Anda di halaman 1dari 17

O QUE FAZ BEM

A comida

A tia havia ensinado Nicolasa a caminhar e a cozinhar. Ao p do fogo, havia revelado os segredos dos manjares que, por herana ou inveno, nasciam de sua mo. Assim Nicolasa cresceu descobrindo os antigos mistrios da mesa mexicana, e tambm aprendeu a celebrar assombrosos matrimnios entre sabores e picores que nunca antes haviam tido o prazer de se conhecerem. Um tempinho depois da morte da tia, chegaram queixas vindas do cemitrio. Os defuntos no conseguiam dormir, por causa do rudo que vinha da sua sepultura. Ela no descansaria em paz enquanto suas receitas no fossem feitas. Nicolasa no teve outro remdio a no ser fundar um restaurante. E l que ela oferece comidas que muito deleite dariam aos deuses, se eles no tivessem a desgraa de morar to longe...

Eduardo Galeano
Eduardo Galeano escritor uruguaio (1940), autor de vrios livros, traduzidos em mais de vinte pases. A comida, de Eduardo Galeano, Bocas do Tempo. Porto Alegre: Editora L&PM, 2004, p.102. Texto gentilmente cedido pela Copyrights Consultoria Ltda.

O que que faz bem a voc?

Lazer... Conhecimento... Arte... Comida... Esporte. Nadar no mar...na piscina... no rio... Ir praia... Ouvir msica... Ficar... Tirar fotos... Assistir a um filme de terror... Tocar um instrumento... Ouvir histrias... Comer uma salada de frutas com Leite Moa... Sorrir ... Andar de bicicleta... Ler um livro... Cantar... Jogar videogame ... Viajar... Ir ao cinema... Comer uma salada de frutas com Leite Moa... Tirar fotos... Beijar... Rezar... Sonhar... Apreciar a natureza... Encontrar os amigos... Ir a uma festa... Sentir o vento... Comer um delicioso sanduche natural... Rir ...

ESPORTE... FAZ BEM!


VOC SABIA: ... que passear com o cachorro, recolher folhas do jardim e lavar o carro ou a bicicleta so atividades que, muitas vezes, equivalem ao esforo gasto nas academias?

RECEITA N 1 O SAUDVEL HBITO DE FAZER EXERCCIOS

Ingredientes: 1. Exame mdico importante uma avaliao mdica para saber a condio fsica. 2. Alimentao - o sucesso do exerccio fsico depende de uma alimentao equilibrada: 55 a 75% de carboidratos; 10 a 15% de protenas e 15 a 30% de gorduras (Fonte: FAO / OMS). 3. Moderao no se deixar levar pelos padres estticos ditados pela moda. 4. Cuidados jamais usar substncias que prometem resultados rpidos e trazem efeitos desastrosos. 5. Limites respeite o seu corpo. 6. Hidratao No esquea de se hidratar durante o exerccio. 7. Grupo identificar qual o seu grupo:
G 1 esportes aerbicos atletismo, natao e jogos com bola G 2 modalidade um lado tnis, esgrima e arco-flecha G 3 - modalidade com riscos ginstica olmpica/musculao

8. Ler leia textos informativos sobre seu esporte favorito.

Modos de fazer:
Esporte Natao Vlei, futebol Basquete, handebol Tnis, esgrima, arco Ginstica olmpica Musculao limite por dia 30 minutos 1 hora 1 hora 1 hora 40 minutos Riscos por exagero Leses nos ombros Leses nos joelhos, tornozelos, ombros Problemas de simetria por desenvolver mais um lado do corpo Problemas na coluna vertebral Tendinite, interrupo do crescimento

Leia mais: www.acsm.org.br

ANIMAL DE ESTIMAO... FAZ BEM!


Voc sabia: ... que companheirismo, afeto e sintonia so os motivos que levam as pessoas a adotar um bicho? RECEITA N 2

PARA VIVER BEM COM SEU ANIMAL DE ESTIMAO

Ingredientes: 1. Trato qualquer animal bem tratado dificilmente contrai ou transmite doenas. 2. Vacina animal vacinado tem sua sade mantida. 3. Higiene fezes devem ser retiradas e o local mantido limpo, pois fezes contaminadas podem transmitir toxoplasmose. 4.Posse responsvel ter compromisso em assegurar o bem- estar do animal escolhido. 5. Escolha identifique qual o seu animal: periquito, canrio, peixe, hamster, tartaruga, cachorro ou...gato. 6. Leitura leia textos informativos sobre seu animal favorito.

Modo de escolher: (Segundo o gato Garfield) Lembre-se: GATO o animal que melhor se adapta aos espaos urbanos, pois:

- no barulhento e no precisa ser levado para passear; - cuida da prpria higiene e fica mais tempo sozinho; - era considerado sagrado no Egito, sepultado junto aos donos; - adora caar, dormir e comer (muito); - gil, acrobtico (pulo do gato),equilibrista (cai em p).

... Essa foi a sugesto de Garfield, qual a sua?


L do alto do telhado pula quem quiser/ S o gato que gaiato/ Cai de p... Garfunkel

DORMIR... FAZ BEM!


Voc sabia: ... que existe o Clube dos Corujas, formado por pessoas que no conseguem dormir?

Veja se voc faz parte do Clube ou se encaixa em outra categoria:

56% das pessoas dormem mal ou no conseguem dormir; 23% das pessoas necessitam de uma soneca durante o dia; 44% das pessoas vivem morrendo de sono.

RECEITA N 3

PARA DORMIR BEM

Ingredientes:

Altamente Essenciais: Horrio habitue-se com o horrio de ir para cama e de se levantar. Banho quente ajuda a relaxar, assim como um copo de leite quente. Relaxamento o ideal para dormir, pois atividades mentais dificultam o repouso do crebro. Cama colcho de espuma bem firme ou de molas (no desgastadas) . Leitura leia um bom livro que prepara bom sono e bons sonhos.

Altamente Dispensveis: Comida pesada como duas horas antes de ir se deitar e evite refeies gordurosas e muito TV esquea-se dela na hora de dormir, evitando luz acesa e barulho. Remdio no use, pois causa dependncia. Exerccios s durante dia para deixar o corpo relaxado e cansado.

calricas.

Modos de dormir:

Escolha a posio: 1. Dormir de lado posio ideal, mas o travesseiro no deve ser muito baixo nem muito alto para manter o pescoo alinhado com a coluna. 2. Dormir de costas posio ideal, mas o travesseiro deve ser baixo para no curvar o pescoo. 3. Dormir de bruos posio no aconselhada, causa torcicolo, dores de cabea e dores na coluna, pois a curvatura constante das vrtebras resulta em dolorosa hrnia de disco. 4. Dormir demais no exagere, pois voc deixa de aproveitar a vida. ACORDE!!

Dormir no teu colo tornar a nascer...Joo Bosco

TORCER PELO TIME... FAZ BEM!


Voc sabia: ... que o gol de bicicleta foi inventado em 1931 pelo jogador Lenidas da Silva e que essa denominao brasileira, pois esse gol conhecido por chalaa e chilena fora do Brasil?

RECEITA N 4

PARA TORCER PELO SEU TIME

Ingredientes:

Altamente Essenciais: 1. Ter uma bandeira do time. 2. Pendurar uma flmula na parede do quarto. 3. Vestir a camisa do uniforme. 4. Colecionar - fotos do time e psteres dos dolos. 5. Hidratar-se nos dias quentes, com o estdio cheio, no esquea de ter sempre a mo uma garrafinha de gua. 5. Ler leia um jornal e acompanhe os lances.

Altamente Dispensveis:

Entrar em briga na arquibancada. Xingar a me do juiz (que no tem culpa) Provocar destruio para festejar a vitria do time. Desrespeitar o adversrio.

Modo de torcer: Conhea o vocabulrio bsico: P-de-arroz no, no maquiagem! foi o artifcio utilizado pelo jogador Carlos Alberto (1916), quando apenas jogadores brancos podiam jogar. Ele, negro, usava o p-de-arroz para parecer branco.

Lanterninha no, no luminria! o nome do ltimo colocado e o termo que se refere luz de popa das embarcaes (lado de trs). Corneteiro no, no quem toca corneta! o torcedor que s reclama e critica. O nome vem de boi-corneta que, com seus mugidos, rene o rebanho em volta de si. Zona do agrio no, no a horta! a zona prxima ao gol em que, devido s disputas de bola, a grama no cresce nessa parte do campo. Chaleira no, no para fazer ch! um chute dado com a perna dobrada para trs. Criado por Charles Miller chamava-se Charles. Gol de placa no, no o nmero do gol! foi um gol feito por Pel (1961) que, pela beleza, ganhou uma placa de bronze que se encontra no Estdio do Maracan, em So Paulo. Pelada no, no se anime! apenas o nome de partidas improvisadas de futebol que ocorrem em qualquer espao. Vem da palavra pla = bola de borracha. Placar 0x0 no, no cor! a leitura do placar O X O partida empatada.
A bandeira no estdio um estandarte. Samuel Rosa

TER ESPERANA...FAZ BEM!


Voc sabia: ... que esperana o nome de um inseto que, quando pousa em algum diz-se, vem trazer notcia agradvel e feliz? Seu nome vem da simbologia de sua cor, o verde, que significa esperana.

RECEITA N 5

PARA TER ESPERANA

Ingredientes:

Acreditar - que a vida vai melhorar. Agir - movimentar mudanas, construir. No esperar no ficar de braos cruzados esperando milagres. Ler leia biografias de pessoas que venceram porque agiram e acreditaram.

Modos de sentir, modos de saber:

Esperana :

- ter expectativas; - estar alerta e no deixar de viver o presente; - confiar.

- Palavra que vem do latim sperantia , sperare, que significa esperar; - a ltima que morre, segundo dito popular; - o que restou na Caixa de Pandora1, quando ela foi aberta e espalhou todos os males no mundo.
Pandora , na mitologia grega, foi a primeira mulher, provida de todos os dons. Veio ao mundo com uma caixa que guardava todos os bens e todos os males. Aberta a caixa, seu contedo espalhou-se, permanecendo no fundo apenas a Esperana.

Quando no houver esperana Quando no restar nem iluso Ainda h de haver esperana Em cada um de ns, algo de uma criana... Tits

SER VOLUNTRIO... FAZ BEM!


Voc sabia: ... que a participao de jovens em trabalhos voluntrios passou de 7% para 34% em apenas 5 anos, significando que mais de 8 milhes de jovens fazem esse tipo de trabalho? RECEITA N 6 PARA SER VOLUNTRIO Ingredientes: Trabalho prefira atividades que voc j conhea. Visita visite uma entidade assistencial para saber o que esperam de voc. Distncia procure uma entidade prxima de casa ou da escola. Seriedade o trabalho exige seriedade, constncia e profissionalismo. Cuidados procure saber se a instituio legalizada. nimo no desista se a experincia no der certo, tente em outra entidade. Leitura leia para algum: uma criana, um idoso, um doente, algum que no saiba ler

mostre-lhes um novo mundo. Modos de agir: 1. Escolha seus motivos para o trabalho voluntrio: vontade de ajudar a resolver problemas e desigualdades sociais; vontade de se sentir til e fazer algo por algum; vontade de realizar um trabalho diferente.

2. Escolha as reas de atuao: trabalho com crianas carentes; trabalho de reforo escolar ou ligado educao; trabalho com o meio ambiente.

3. Escolha o vnculo: trabalho em projetos da escola; trabalho ligado a instituies religiosas; trabalho em ONGs ou associaes assistenciais.

Lembrete: tem muita gente precisando de ajuda!


T relampiando, cad nenm? T vendendo drops no sinal pra algum... Lenine

TER ALIMENTAO EQUILIBRADA... FAZ BEM!


Voc sabia: ... que a proporo de jovens obesos quadruplicou em 30 anos e atinge 15% dos jovens? RECEITA N 7

COMER BEM Ingredientes: Frutas e verduras vontade. Sucos de frutas, principalmente com vitamina C (laranja, abacaxi, acerola). Lembre-se de que as Leite pelo menos 4 copos/dia, pois o clcio ajuda o crescimento. Iogurtes para substituir o leite, assim como os queijos. gua muita gua. Fibras presentes em frutas, legumes e barrinhas de cereais. Carne com controle da quantidade; Chocolate impossvel resistir quele que tambm chamado de Teobroma cacao: alimento dos

frutas contm acar natural, portanto evite adicionar acar ao suco.

deuses, porm, por ser um alimento energtico, deve ser consumido com moderao. 9. Ler alimente tambm seu esprito com boas leituras, deliciosos romances, saborosos poemas.

Modos de comer:

Conhea o vocabulrio bsico: Hambrguer inventado pelos alemes, em Hamburgo, e levado aos E.U.A. pelos marinheiros. E a fama ficou com os americanos... Sanduche inventado por um lorde de Sandwich, um jogador que, para no perder tempo nas jogadas, colocava a comida no meio do po, para comer sem talheres... Pssego nome dado fruta por engano: os romanos receberam a fruta vinda da Prsia, da pssego. Mas a fruta originria da China...

Acabar em pizza expresso que surgiu em 1950 depois de uma briga entre dirigentes do futebol que, para fazer as pazes, foram a uma pizzaria... Arroz de festa expresso que vem de Portugal em cujas festas de famlias ricas no faltava arrozdoce: estava sempre presente, como certas pessoas... Comer com os olhos expresso que vem da Roma Antiga em que se faziam banquetes para os deuses em cerimnias religiosas, mas ningum comia, s olhava... V plantar batatas expresso que veio de Portugal e se referia agricultura como uma atividade sem importncia, afinal o sucesso era navegar e descobrir terras...

Se voc arroz de festa e acha que tudo pode acabar em pizza, v plantar batatas!

IR BEM NOS ESTUDOS... FAZ BEM!


Voc sabia:

... que um mtodo de estudo adequado vale mais do que estudar horas a fio?
RECEITA N 8

PARA IR BEM NOS ESTUDOS

Ingredientes: Aula participe, faa perguntas, preste ateno, tome notas. Estudo no deixe para estudar quando estiver com sono ou cansado. Erros refaa os exerccios e procure entender porque errou. Habilidades descubra seus pontos fracos para dedicar-se mais a eles. Tarefas faa as lies de casa no dia e procure revisar o que aprendeu. Material prepare seu material de vspera para no faltar nada em aula. Plano faa um plano do que precisa estudar na semana. Prazer tenha curiosidade e vontade de aprender. Ler amplie seus conhecimentos com leitura de livros e de revistas.

Modo de estudar:

Escolha a tcnica que melhor funciona pra voc:

falar em voz alta; fazer resumos; fazer esquemas; fazer exerccios; estudar sozinho; estudar em grupo.
A lio sabemos de cor, s nos resta aprender... Beto Guedes

POESIA... FAZ BEM!


POEMA CULINRIO RECEITA DA VOV Acar, manteiga, gemas, NO CROQUETE DE GALINHA, A CEBOLA BATIDINHA COM DUAS FOLHAS DE LOURO VALE MAIS DO QUE UM TESOURO. TAMBM DOIS DENTES DE ALHO NUNCA SERO ESPANTALHO. (AO CONTRRIO.) E TRS TOMATES, EM VEZ DE CAUSAR DISLATES, SEM PELES E SEM SEMENTES, SO AJUDAS PERTINENTES AO LADO DO SAL, DA SALSA, (A RECEITA NUNCA FALSA) TODOS BIAM NA MANTEIGA DE NATURAL DOCE E MEIGA. E PARA MAIOR DELEITE, UM COPO E MEIO DE LEITE. AH, ME ESQUECI: TRS OVOS BEM GRADOS E BEM NOVOS JUNTO FARINHA DE ROSCA (ESPANTE-SE LOGO A MOSCA) MAIS A PITADA DE LEO, SEM SE MANCHAR O LINLEO, E MAIS FARINHA DE TRIGO... AI, MEU DEUS! DEIXA COMIGO.
Poema Culinrio, de Carlos Drummond de Andrade. In: A senha do mundo. Rio de Janeiro: Record, 1997, p.33. Carlos Drummond de Andrade Grana Drummond www.carlosdrummond.com.br Receita da Vov, de Elza Beatriz, Caderno de Segredos, So Paulo: FTD, 1998; pgina 46.

bater at esbranquiar. Mexer de leve a farinha mais o leite (com fermento) pra fazer a massa inchar. Por fim, a clara em fumaa clara-nuvem, clara-neve. Forno quente feito ninho, pois em calor de carinho o bolo assa sozinho, fica fofo como o beijo que a doceira quer no gosto de prender namoradinho.

TORTA

DE

CEBOLA

PARA

PRENDER

ASSIM EST PRONTO O RECHEIO AGORA S ASSAR EM FORNO BRANDO E SERVIR BEM QUENTE COM MUITOS

NAMORADO MINHA AV J DIZIA QUE HOMEM SE PRENDE PELA BOCA OS TEMPOS ESTO MUDADOS HOJE SO MUITO DIFERENTES OS NAMORADOS MAS PELO SIM PELO NO VAI NESTE POEMA UMA TORTA CAPRICHADA FAA A MASSA COM FARINHA MANTEIGA UMA GEMA DE OVO E DE SAL UMA PITADA DEPOIS CORTE UM QUILO DE CEBOLAS GRADAS (APROVEITE PARA CHORAR ANTIGAS MGOAS ESQUECIDAS) PONHA MARGARINA NA PANELA E DEIXE A CEBOLA DOURAR BATA TRS OVOS INTEIROS E DESPEJE TUDO L DENTRO PONHA QUEIJO RALADO ALGUNS SEGREDOS DELICADOS E BASTANTE NOZ-MOSCADA

BEIJOS E VINHO BRANCO


Torta de cebola para prender namorado, de Roseana Murray, Fruta no Ponto, So Paulo: FTD, 1997; pgina 37.

Banho-Maria Amor no deve ser mantido em banho-maria pois seus poderes de luz e encantamento se esvaem neste lento cozinhar amor pede fogo alto grossas chamas sol intenso e muita pimenta amor pede tempero forte pede tudo em exagero mel de se lambuzar

Banho-Maria, de Roseana Murray, Fruta no Ponto, So Paulo: FTD, 1997; pgina 39.

LER...FAZ BEM!

Comida de alma

Comida de alma aquela que consola, que escorre garganta abaixo quase sem precisar ser mastigada, na hora de dor, de depresso, de tristeza pequena. No , com certeza, um leito pururuca, nem um menu nouvelle seguido risca. D segurana, enche o estmago, conforta a alma, lembra a infncia e os costumes. a canja da me judia, panacia sagrada a resolver os problemas de nusea existencial. O macarro cabelo-de-anjo cozido mole e passado na manteiga. O caldo de galinha gelatinoso, tomado s colheradas. So as sopas. O leite quente com canela, o arroz-doce, os ovos nevados, a banana cozida na casca, as gelatinas, o pudim de leite.(...) Comida de alma tem de ser neutra. Sorvete comida de alma? No . Tem um pique gelado que a tristeza no suporta. A temperatura deve estar entre ambiente e morna. Chocolate vale? No, nem pensar. sexy, sedutor, pressupe prazer e culpa. Tudo tem de ser especial na comida de alma. A tia Lonie de Proust comia seus ovos com creme em pratos rasos, com desenhos e legendas. Punha os culos e decifrava contente: Ali Bab e os quarenta ladres, ou Aladim e a lmpada maravilhosa. O mingau de aveia ou fub pode ser em prato fundo, o quadrado de manteiga se derretendo por cima. O leite em boa caneca grossa, o ch em xcara inglesa florida, e, para casos extremos, a mamadeira, claro. A comida, de preferncia, deve ser bebida aos goles ou tomada de colher...
No sopa: crnicas e receitas de comida, de Nita Horta -- So Paulo: Companhia das Letras, 1995.

Comida perversa

Comida perversa aquela que voc come sabendo que brega e que faz mal. auto-destrutiva e gostosa. Est fincada no imaginrio, mata a profunda fome do vulgar de cada um. mais encontrada em botequins, padarias, nas lembranas de infncia, em feiras, na rua. Em primeiro lugar, disparado, est o pastel de feira, este enigma(...) De carne soltinha com azeitona, pouca carne, para que, sacudido, faa um barulho de chocalho. De queijo, um enorme retngulo, com o queijo, objeto do desejo, l, na ltima mordida, j comeando a endurecer. O de palmito, bendito na sua umidade, e todos eles fritos na panela de mil frituras. Comer um pastel, encostada no carrinho de feira j cheio, tomando garapa gelada, de preferncia com bobs e leno amarrado na cabea, o mximo de perversidade e coragem a que se pode chegar. Mas h outras, h outras. Nos botequins simplesinhos existe sempre uma esperana, nem que seja um ovo cozido pintado de vermelho. Torresmo de padaria, bem crocante, grande, embrulhado em papel pardo para viagem. Fatias de pernil com bastante molho, dentro de po francs. Coxinhas de galinha com osso, muito mais saborosas que as outras. Podem ser de camaro, quando so apelidadas de Jesus est chamando. Po com mortadela respingada de limo. Ch-mate com leite, acompanhado por lingia, e manjubinhas fritas, secas, torradas e j frias...Chicken nuggets com trs molhos e batatas fritas com ketchup...
No sopa: crnicas e receitas de comida, de Nina Horta -- So Paulo: Companhia das Letras, 1995.

Anda mungkin juga menyukai