Anda di halaman 1dari 7

CONSELHO DE CONTRIBUINTES DO ESTADO DE MINAS GERAIS Acrdo: PTA/AI: Impugnao: Impugnante: Proc. S. Passivo: Origem: 20.237/11/3 01.000168254-01 40.

010128760-71 DLirius Moda Intima Ltda. Rmulo Damasceno Naves/Outro(s) DF/Governador Valadares Rito: Sumrio

IE: 277317778.00-58

EMENTA
MERCADORIA SADA DESACOBERTADA - OMISSO DE RECEITA CARTO DE CRDITO E/OU DBITO. Constatada a sada de mercadorias desacobertadas de documentao fiscal, apuradas mediante confronto entre as vendas declaradas ao Fisco pela Impugnante e os valores constantes em extratos fornecidos por administradora de cartes de crdito e/ou dbito. Procedimento considerado tecnicamente idneo, nos termos do art. 194, incisos I e VII da Parte Geral do RICMS/02. Exigncias de ICMS, Multa de Revalidao capitulada no art. 56, inciso II e Multa Isolada prevista no art. 55, inciso II, ambos da Lei n 6.763/75. Lanamento procedente. Deciso unnime.

RELATRIO
Trata-se, o presente lanamento, da constatao de sadas de mercadorias desacobertadas de documentao fiscal apuradas mediante concluso fiscal, no perodo de no perodo de janeiro de 2007 a dezembro de 2009, tendo como base o valor das vendas declaradas ao Fisco pela Autuada e os valores constantes em extratos fornecidos por administradora de cartes de crdito e dbito. Exige-se ICMS, a Multa de Revalidao prevista no art. 56, inciso II e a Multa Isolada prevista no art. 55, II, ambos da Lei n 6.763/75. O processo encontra-se devidamente instrudo com o Auto de Infrao AI (fls. 02/03); Demonstrativo de Correo Monetria e Multas DCMM (fls. 04/05); Auto de Incio de Ao Fiscal AIAF (fls. 13/14); Planilhas de fls. 06/12; Termo de Intimao n 370/2010 (fls. 16); Termo de Auto Denncia (fls. 19/20); Tela SICAF Alterao do DCMM do Termo de Denncia (fls. 21/22); Termo de Auto Denncia Extrato de Dbito (fls. 23/24); Requerimento de Habilitao (fls. 25/28); Extrato do Simples Nacional (fls. 29/88); Tela SICAF Incluso de Data de Recebimento (fls. 89). Da Impugnao Inconformada, a Autuada apresenta tempestivamente e por procurador regularmente constitudo, Impugnao s fls. 90/94, com documentos juntados s fls. 95/111, alegando o seguinte:

CONSELHO DE CONTRIBUINTES DO ESTADO DE MINAS GERAIS - o presente Auto de Infrao no se deu com a acuidade e preciso necessrias para sua lavratura; - muitos dos valores apurados encontram-se dissonantes das suas declaraes e dos extratos apresentados pelas administradoras de carto de crdito; - o valor informado pela Fiscalizao como base de clculo da suposta infrao inferior ao valor por ela declarado e informado nos extratos encaminhados empresa pelas administradoras de carto de crdito; - a Fiscalizao deixou de observar a legislao aplicvel, j que optante pelo regime tributrio do Simples Nacional e estaria abrangida pela no tributao das diferenas apuradas nas vendas feitas por meio de carto de crdito, o que enseja a anulao do auto. Finaliza pugnando pela improcedncia do lanamento. Da Manifestao Fiscal A Fiscalizao, em Manifestao de fls. 114/120, refuta os argumentos da defesa, esclarece o procedimento adotado e alega, em sntese, que: - a obrigatoriedade de transmisso dos dados pelas administradoras de carto de crdito est prevista nos arts. 10-A e 13-A, Parte 1 do Anexo VII do RICMS/02; - os dados utilizados na concluso fiscal foram fornecidos pela Autuada (Relatrio de Vendas e PGDAs) e pelas Administradoras de carto de crdito/dbito; - o que apontado pela Impugnante (planilha exemplificativa de fls. 92) como erro na apurao, trata-se, na verdade, de equvoco da Impugnante na interpretao da planilha dos dados fornecidos pelas administradoras de carto de crdito/dbito, conforme demonstra s fls. 117/118; - fez a conferencia da denncia espontnea apresentada pe Autuada, constatando que estavam incorretos os valores apurados pela Impugnante, mas foram levados em considerao os valores declarados no Termo de Autodenncia, na apurao dos dbitos; - o Auto de Infrao foi lavrado como se a empresa no fosse optante do Simples Nacional, exatamente por fora na alnea f do 1 do art. 13 da Lei Complementar n 123/06. Finaliza pedindo que seja julgado procedente o lanamento. Instruo Processual Esta 3 Cmara de Julgamento, em sesso realizada no dia 26 de abril de 2011, decidiu converter o julgamento em diligncia, para as providncias enumeradas s fls. 130, resultando nos esclarecimentos de fls. 132/136 e juntada de docs. de fls. 137/165. Intimada, a Impugnante no comparece aos autos. Em nova sesso de julgamento realizado no dia 10 de agosto de 2011, constantes s fls. 170, a 3 Cmara de Julgamento do CC/MG, decide em preliminar a

CONSELHO DE CONTRIBUINTES DO ESTADO DE MINAS GERAIS unanimidade, em converter o julgamento em diligncia para que o Fisco renovasse a intimao de fls. 167, no endereo do Procurador da Autuada, s fls. 126, conforme o disposto no art. 11 do RPTA. A Administrao Fazendria de Governador Valadares retorna os autos com a informao de que o Procurador da Autuada j havia sido intimado consoante documento de fls. 126.

DECISO
Conforme j relatado, as exigncias fiscais ora examinadas so decorrentes da constatao de sadas de mercadorias desacobertadas de documentao fiscal apuradas mediante concluso fiscal, no perodo de no perodo de janeiro de 2007 a dezembro de 2009, tendo como base o valor das vendas declaradas ao Fisco pela Autuada e os valores constantes em extratos fornecidos por administradora de cartes de crdito e dbito. Vale destacar, que a Fiscalizao mediante o Termo de Intimao n 370/2010, s fls. 16, determinou que a Autuada preenchesse o formulrio denominado Relatrio de Vendas, detalhando o recebimento das vendas realizadas, bem como apresentasse extrato do PGDAS (Programa Gerador do Documento de Arrecadao do Simples Nacional), referente ao perodo fiscalizado (fls. 16/17).
Conforme se v, o Relatrio de Vendas uma planilha onde informado, ms a ms, o valor dos recebimentos das vendas efetuadas pela empresa utilizando diversas formas de pagamento que podem ser utilizadas como: carto de crdito/dbito, dinheiro, cheque, credirio e outras modalidades.

Em atendimento ao solicitado, a Contribuinte protocola o relatrio referente s vendas realizadas, bem como Termo de Autodenncia (fls. 19/20), extrato gerado pelo PGDAS e Requerimento de Habilitao do PPE, conforme fls. 18/25.
A Fiscalizao conferiu a denncia espontnea, constatando, mediante concluso fiscal, que estavam incorretos os valores apurados pela Impugnante. E, assim, nos moldes do que dispe o art. 211 do Regulamento dos Processos e Procedimentos Tributrios e Administrativos, aprovado pelo Decreto 44.747/08 (RPTA) foi lavrado o presente Auto de Infrao.

O procedimento adotado pela Fiscalizao, ao analisar a documentao subsidiria e fiscal da Autuada para apurao das operaes realizadas, tecnicamente idneo e previsto no art. 194, incisos I e VII, Parte Geral do RICMS/02, nos seguintes termos:
Art. 194 Para apurao das operaes ou das prestaes realizadas pelo sujeito passivo, o Fisco poder utilizar quaisquer procedimentos tecnicamente idneos, tais como: I - anlise da escrita comercial e fiscal e de documentos fiscais e subsidirios. (...)

CONSELHO DE CONTRIBUINTES DO ESTADO DE MINAS GERAIS


VII - exame dos elementos de declarao ou de contrato firmado pelo sujeito passivo, nos quais conste a existncia de mercadoria ou servio suscetveis de se constiturem em objeto de operao ou prestao tributveis.

A Autuada, em sua defesa, suscita a insubsistncia do Auto de Infrao, alegando que diversos valores apurados pela Fiscalizao esto dissonantes das declaraes da empresa e dos extratos apresentados pelas administradoras de carto de crdito. Conforme se verifica, esta uma discusso que envolve o prprio mrito do trabalho e sobre o qual ora se discorrer, utilizando-se dos fundamentos da Manifestao Fiscal de fls. 114/120 e esclarecimentos trazidos s fls. 132/136. Insta registrar, inicialmente, que a disciplina regulamentar da matria encontra-se prevista nos art. 10-A e 13-A da Parte 1 do Anexo VII do RICMS/02, in verbis:
Art. 10-A. As administradoras de cartes de crdito, de cartes de dbito em conta-corrente, as empresas que prestam servios operacionais relacionados administrao de cartes de crdito ou de dbito em conta-corrente e as empresas similares mantero arquivo eletrnico referente a totalidade das operaes e prestaes realizadas no perodo de apurao por estabelecimentos de contribuintes do ICMS constantes do Cadastro Resumido de Contribuintes do ICMS disponvel no endereo eletrnico da Secretaria de Estado de Fazenda, www.fazenda.mg.gov.br, cujos pagamentos sejam realizados por meio de seus sistemas de crdito, dbito ou similares (...) Art. 13-A - As administradoras de cartes de crdito, de cartes de dbito em conta-corrente, as empresas que prestam servios operacionais relacionados administrao de cartes de crdito ou de dbito em conta-corrente e as empresas similares entregaro o arquivo eletrnico de que trata o art. 10-A deste anexo at o dia quinze de cada ms, relativamente s operaes e prestaes realizadas no ms imediatamente anterior. 1 - As empresas de que trata o caput devero: I - gerar e transmitir os arquivos, utilizando-se do aplicativo Validador TEF disponvel no endereo eletrnico www.sintegra.gov.br; II - verificar a consistncia do arquivo, gerar a mdia e transmiti-la, utilizando-se da verso mais atualizada do aplicativo validador e transmissor. 2 - A omisso de entrega das informaes a que se refere o caput sujeitar a administradora, a operadora e empresa similar penalidade prevista

CONSELHO DE CONTRIBUINTES DO ESTADO DE MINAS GERAIS


no inciso XL do art. 54 da Lei n 6.763, de 26 de dezembro de 1975.

Acrescenta-se, ainda, que as informaes prestadas pelas administradoras de carto de crdito e/ou dbito so documentos fiscais, nos termos do disposto no art. 132, inciso III do RICMS/02, transcrito a seguir:
Art. 132 fiscais: (...) III as informaes prestadas pelas administradoras de cartes de crdito, de cartes de dbito em conta-corrente, por empresa que presta servios operacionais relacionados administrao de cartes de crdito ou de dbito em conta-corrente ou por similares, relativas s operaes e prestaes realizadas por estabelecimentos de contribuintes do ICMS, cujos pagamentos sejam realizados por meio de sistemas de crdito, dbito ou similar. Pargrafo nico - As informaes a que se refere o inciso III do caput sero mantidas, geradas e transmitidas em arquivo eletrnico segundo as disposies constantes do Anexo VII deste Regulamento e, quando solicitado pelo titular da Delegacia Fiscal da circunscrio do estabelecimento contribuinte, apresentadas em relatrio impresso em papel timbrado da administradora, contendo a totalidade ou parte das informaes apresentadas em meio eletrnico, conforme a intimao. So considerados, ainda, documentos

Ao confrontar as vendas mensais realizadas por meio de carto de crdito e/ou dbito (informadas pela administradora dos cartes) com as vendas por meio de tais cartes (declaradas pela Contribuinte), a Fiscalizao constatou que a Autuada promoveu vendas desacobertadas de documentos fiscais, no perodo autuado. Repita-se, por oportuno, que as vendas no levadas tributao foram apuradas pelo cotejo das vendas com carto de crdito e/ou dbito (conforme informao da administradora dos cartes) com vendas informadas pela Contribuinte por meio do Detalhamento de Vendas, estando o clculo demonstrado na planilha de fls. 07/09. A Impugnante alega erro na apurao realizada. Contudo, conforme demonstrado pela Fiscalizao s fls. 117/118 e reiterado s fls. 134, o que houve foi uma interpretao equivocada da Impugnante em relao aos dados fornecidos pelas administradoras de carto de crdito/dbito. Na verdade, as divergncias existentes esto nas declaraes protocoladas pela Impugnante, quais sejam: - divergncia entre os valores informados nas operaes feitas com o carto de crdito no relatrio de fls. 20, anexo ao pedido de parcelamento, com os valores declarados no relatrio de detalhamento de vendas, s fls. 26/28;

CONSELHO DE CONTRIBUINTES DO ESTADO DE MINAS GERAIS - divergncia entre os valores de faturamento declarados nos relatrios de detalhamento de vendas de fls. 26/28 e os que foram transmitidos e esto no extrato do Simples Nacional, especificamente os meses de fevereiro, maro e abril de 2008 e, ainda, julho de 2009. O demonstrativo de fls. 92, elaborado pela Impugnante, na tentativa de comprovar que o valor utilizado pela Fiscalizao inferior ao valor informado por ela, no se sustenta diante dos clculos elaborados s fls.117/118 ( Manifestao Fiscal) e s fls. 134, em face dos esclarecimentos solicitados por esta Cmara.
Importante salientar que, ao elaborar o seu trabalho, a Fiscalizao considerou os valores declarados no Termo de Autodenuncia na apurao dos dbitos. Para tanto, foi elaborado o quadro de fls. 6 (planilha 2), onde esto os clculos bem como os parmetros utilizados e a compensao dos valores pagos por meio do Pedido de Parcelamento Especial.

Uma vez comprovada a realizao de operaes sem a devida emisso de documentos fiscais, resulta correta a exigncia, margem do regime do Simples Nacional, do imposto e respectivas penalidades, conforme decorre do preceito legal abaixo reproduzido:
Art. 13. O Simples Nacional implica o recolhimento mensal, mediante documento nico de arrecadao, dos seguintes impostos e contribuies: (...) 1 O recolhimento na forma deste artigo no exclui a incidncia dos seguintes impostos ou contribuies, devidos na qualidade de contribuinte ou responsvel, em relao aos quais ser observada a legislao aplicvel s demais pessoas jurdicas: (...) XIII - ICMS devido: (...) f) na operao ou documento fiscal; prestao desacobertada de

Deste modo, no assiste razo Impugnante quando alega que o procedimento fiscal no se deu com preciso e acuidade necessrias. Ao contrrio, evidencia-se a observncia das normas legais e regulamentares na lavratura do Auto de Infrao. Portanto, restou caracterizada a infringncia legislao tributria, sendo, por conseguinte, legtimas as exigncias constantes do Auto de Infrao em comento. Diante do exposto, ACORDA a 3 Cmara de Julgamento do CC/MG, unanimidade, em julgar procedente o lanamento. Participaram do julgamento, alm da signatria, os Conselheiros Andr Barros de Moura (Revisor), Fernando Luiz Saldanha e Luiz Fernando Castro Trpia.

CONSELHO DE CONTRIBUINTES DO ESTADO DE MINAS GERAIS Sala das Sesses, 06 de outubro de 2011.

Maria de Lourdes Medeiros Presidente / Relatora

Anda mungkin juga menyukai