Anda di halaman 1dari 8

UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJA CURSO DE FORMAO DE OFICIAIS

ANDERSON STHANKE RAFAEL VICENTE

GERENCIAMENTO DE CRISES E NEGOCIAO DE DELITOS COM REFNS

Florianpolis

2004 ANDERSON STHANKE RAFAEL VICENTE

GERENCIAMENTO DE CRISES E NEGOCIAO DE DELITOS COM REFNS

Projeto apresentado como requisito para a aferio da mdia na disciplina de Metodologia Cientfica pela Universidade do Vale do Itaja, Centro de Ensino da Polcia Militar de Santa Catarina. Prof.: Michele Catherin Arend Henrique

Florianpolis

2004 INTRODUO Nas situaes de crise com envolvimento de refns, se faz necessria a pronta interveno de uma instituio policial, com profissionais qualificados, a fim de assegurar o bem mais precioso do homem, a vida. A sociedade no mais admite improvisos, exigindo uma pronta atuao da Polcia, com desenvoltura e competncia. Sabemos, atravs da doutrina, que uma resposta inoportuna crise ser pior do que a prpria crise; citamos, como exemplo, o Caso Montanha, na cidade de Florianpolis, em 1993, no qual um segurana do Bar Barulho Urbano morreu atingido por um disparo de arma de fogo de um policial da Companhia de Choque; o nibus 174, no de 12 de junho, na cidade do Rio de Janeiro, em 200; e a invaso do complexo penitencirio do Carandiru, em So Paulo, em 22 de outubro de 1992, com o saldo de 111 de detentos mortos. Por isso, a necessidade de qualificarmos os integrantes das Instituies policiais a fim de atuarem como negociadores em eventos envolvendo refns, criando uma conscincia profissional, evitando o uso de mediadores (Juzes, Promotores, Diretores de Estabelecimentos Penais, Advogados, Reprteres, etc.), que, apesar da boa vontade, no possuem os conhecimentos bsicos para atuarem como negociadores. Esta pesquisa tem por objetivo apresentar a importncia da funo do negociador, trazendo a necessidade de se ter negociadores policiais, treinados e capacitados, sem a interferncia de autoridades incapacitadas para a situao.

Assunto: Gerenciamento de crises Tema: Gerenciamento de crises e negociao de delitos com refns Delimitao do tema: Gerenciamento de crises e negociao em delitos com refns, no Estado de Santa Catarina. Hiptese: Atravs de situaes de risco em que exista negociao com refns. Variveis: treinamentos especializados na fora policial; pessoas incapacitadas no comando da negociao. PROBLEMA Por que a negociao uma das dificuldades presentes, em situaes de crise que envolvam refns? Pois, a negociao, por pessoas incapacitadas, pode trazer risco ao sucesso da operao, colocando, principalmente, a vida dos envolvidos em grave ameaa. OBJETIVOS a) Objetivo Geral: Analisar as situaes que envolvam a negociao com tomada de refns. b) Objetivo Especfico: Analisar as dificuldades constantes da equipe de negociao, assim como, a funo do negociador, infocando: o perfil, o treinamento e a responsabilidade. A pesquisa tem por objetivo apontar a importncia de uma poltica a ser adotada nesses casos pelos orgos responsveis pela Segurana Pblica. CONCEITOS OPERACIONAIS Negociao Segundo Carvalhal (2002, p. 28) define negociao como:

5 [...] um processo que se desenvolve num determinado ambiente entre duas ou mais partes, que abordam uma dada situao (problema ou oportunidades) a partir de interesses comuns e antagnicos. Para isso, segundo regras do jogo, as partes utilizam meios de comunicao, por meio dos quais manifestam comportamentos de influncia, para confrontar e discutir propostas explcitas com o objetivo de alcanarem um acordo.

Negociador O Manual de Gerenciamento de Crises da Polcia Federal (2000, p. 36) nos mostra que negociador a pessoa da lei que especialmente selecionada e treinada para conduzir comunicaes com tomadores de refns, a fim de obter sua rendio pacfica, sob custdia da polcia. Refm Segundo o Manual de Gerenciamento de Crises da Polcia Federal (2000, p. 50) refm qualquer pessoa que for detida ou restringida em seu movimento livre ou presa contra sua vontade por um perpetrador, que possua os meios, a vantagem ou o uso da fora subentendido para prender a vtima em troca de algo que o perpetrador procure. Tomadores de refns So aqueles que valem-se de refns para obterem vantagens ilcitas como meios de transporte para fugas, obteno de dinheiro e armas, entre outros.

JUSTIFICATIVA A escolha pelo tema foi devido a preocupante situao em que diversas autoridades, sem treinamento, tomam a frente da negociao, por interesses diversos: polticos, sociais, pessoais, entre outros. Assim como, o descaso em que se tratado o assunto. Pessoas vtimas de situaes de risco, as quais dependendo de uma ao eficiente, ficam sem uma expectativa, pois o problema tratado de uma forma emprica. H algumas dcadas era comum que as corporaes policiais que se deparavam com situaes de negociao com tomada de refns confiassem nas habilidades verbais e individuais dos policiais, deixando os fatos se desenvolverem e aumentando a quantidade de policiais no local. Em seguida, exigiam que o captor soltasse o refm e se rendesse, se esta situao no fosse aceita, ento ocorria a invaso do local da crise pela fora policial. Mostrava-se assim, o despreparo e o improviso com o qual o assunto era tratado pelas autoridades de segurana. No havia treinamento em gerenciamento de crises ou negociao de refns nas foras policiais antes da dcada de 90. Analisando estas informaes, fica claro que de extrema importncia para a fora policial a existncia de agentes especializados em negociaes de risco nos quadros da corporao. necessrio treinamento rigoroso para transformar o agente policial em um negociador de alta qualidade. O negociador deve ser o elo de ligao entre as partes envolvidas e as autoridades que cuidam do caso, seu objetivo o de fazer os tomadores de refns se entregarem para a fora policial. Por estes motivos que pessoas despreparadas no podem assumir a frente de qualquer negociao de risco, pois neste momento no importa a condio social, econmica ou poltica deste cidado, j que o mais importante so seus conhecimentos, treinamentos e experincias na rea. Dentre queles que no fazem parte da fora policial e que assumem o papel de negociador so encontrados freqentemente familiares ou pessoas

envolvidas emocionalmente com os tomadores de refns, mesmo tendo as melhores das intenes, esta prtica j se mostrou desastrosa em vrias ocasies. Porm, ainda nos dias atuais, comum encontrarmos em algumas foras policiais de nossa Federao este tipo de prtica, devido a uma falta de preparo adequado para enfrentar crises que necessitem de negociadores especializados. Deste modo, recorrem criatividade para solucionar o problema, valendo-se de quaisquer meios ao seu alcance, at mesmo de negociadores improvisados. Verifica-se a necessidade de preparar o policial para proceder na negociao em eventos crticos, fixando modelos e proporcionando conhecimentos tcnicos ele com o objetivo de torn-lo preparado para agir em todos os momentos em que for necessria a ao da fora policial.

BIBLIOGRAFIA CARVALHAL, Eugenio do. Negociao - fortalecendo o processo: como construir relaes de longo prazo. 2. ed. Rio de Janeiro: Vision, 2002. MONTEIRO, Roberto das Chagas. Manual de gerenciamento de crises. 4. ed. Academia Nacional de Polcia. Braslia: Departamento de Polcia Federal, 2000.

Anda mungkin juga menyukai