Anda di halaman 1dari 3

2.

9 - Outros integrados bsicos (em construo)


2.9.1 - LM567 - detector de freqncias
Este integrado detecta a presena de uma determinada freqncia em sua entrada. Quando ocorre a deteco, o pino 8 aterrado, podendo absorver at 100mA. O valor da freqncia determinado por um capacitor e um resistor (CX e RX), de acordo com a frmula:

Freqencia Central=

1 1,1CX RX

No exemplo prtico abaixo, o LM567 utilizado para acender uma pequena lmpada (max. 100mA) quando existe uma determinada frequncia em sua entrada.

C1 - 1uF C2 - 1uF
1 2 3 4 8 7 6 5

entrada CX 0,1uF

1 2 3 4

8 7 6 5

entrada C3 - 0,1uF

RX - 4k7

C4 - 1uF

9V

Figura 2.9.1 - Circuito bsico do LM567 como detector de freqncia e montagem pelo mtodo das ilhas coladas.

CX e RX: Usando um resistor de 4k7 e um capacitor de 0,1F, o circuito responde a uma frequncia de cerca de 1.900 Hz. Capacitor C1: determina a diferena de voltagem no pino 8 (sada) entre o estado "ativado" e o "desativado". Por exemplo: se este capacitor tiver menos que 1F, a lmpada ficar fracamente acesa em uma ampla faixa de frequncias, apenas aumentando o brilho na frequncia central Fo. Um capacitor igual ou maior a 1F faz com que a lmpada fique bem apagada fora da frequncia central e bem acesa nesta frequncia. Resumindo: deve ser igual ou maior que 1F. Capacitor C2: determina a largura de banda de acordo com a frmula:

Largura da banda em % da freqencia central Fo=1070

Ventrada FoC2

Ou seja, quanto maior este capacitor C2, mais seletivo ser o circuito. Se C2 tiver um valor pequeno, o circuito responder a uma faixa maior de freqncias prximas freqncia central Fo. Observe que a largura da banda tambm depende da voltagem rms do sinal de entrada (Ventrada). A largura da banda est limitada a um mximo de 14% de Fo. Em uma montagem real do circuito acima, foi observado que usando um capacitor C2 de 1F o circuito respondia a frequncias entre 1800 e 2100 Hz, enquanto usando um C2 de 0,1 F, a resposta ficava entre 1780 e 2300 Hz. Capacitor C3: filtra a entrada, deixando passar apenas corrente alternada. Seu valor no crtico. Capacitor C4: filtra a alimentao, impedindo que as variaes de tenso de alimentao provocadas por outros circuitos sejam interpretadas como sinais. No circuito do nosso exemplo, alimentado individualmente por uma pilha, este capacitor dispensvel. Mximos e mnimos: A tenso mxima de alimentao de 9 volts e a mnima 4,75volts. O sinal de entrada no pino 3 (no no capacitor) deve ser maior que 20mV rms e menor que 200mV rms, e a freqncia central mxima de 500kHz.
Vcc (4,75 a 9V)

1 2 3 4

8 7 6 5

Observao importante Quando a frequncia central est presente na entrada, a sada do LM367 aterrada, absorvendo at 100mA. Note que o circuito no fornece corrente pelo pino 8, ele no tem um sinal positivo quando no est ativado. Portanto, a carga deve estar ligada entre o pino 8 e a alimentao positiva. O LM567 como oscilador A figura 2.9.2 mostra um circuito que fornece um sinal de onda quadrada para um alto falante ligado alimentao positiva. Um capacitor de 1F ligado entre o pino 2 e o terra aumenta a estabilidade do circuito. Cabe lembrar mais uma vez que o pino 8 somente absorve corrente. Portanto, se a sada for ligada a um dispositivo de alta impedncia, necessrio um resistor de pull-up (cerca de 1k) entre o pino 8 e Vcc para que exista um sinal de corrente efetivamente alternada. Por outro lado, neste circuito, existe um sinal de onda quadrada positiva em relao ao terra. o sinal nos pinos 3 e 5 do integrado. Entretanto um sinal incapaz de fornecer muita corrente, e deve ser ligado sada atravs de um resistor (cerca de 1k) sob pena de cessar a oscilao.

Figura 2.9.2 - O LM567 como oscilador.

2.9.2 - LM331 freqncia.

conversor

tenso-

Este integrado transforma uma tenso na sua entrada em uma freqncia com valor proporcional na sua sada. Quanto maior a tenso, maior a frequncia. Sua maior utilidade na converso de sinais analgicos em digitais. O
sada resistor pull-up 10k +Vcc (4 a 40V) filtro

100k 15k LM331

Figura 2.9.4

LM331 capaz de grande preciso e linearidade mas, para isso, necessrio usar capacitores que sejam estveis frente s variaes de temperatura. Usando componentes de preciso, possvel obter uma converso direta como, por exemplo, 10 volts/10kHz, mas o usual que o circuito satisfaa somente as exigncias de linearidade, deixando a parte numrica para o microprocessador. O circuito da figura 2.9.4

AVISO: Este texto uma leitura proporcionada por www.centelhas.com.br. Seu contedo, assim como todo o contedo do site, propriedade intelectual do autor e no pode ser copiado ou modificado sem sua autorizao. No autorizado o uso comercial deste trabalho. Entretanto, permitido o download e a distribuio deste arquivo sem modificaes para uso pessoal. Nem o autor nem os administradores do site assumem qualquer responsabilidade sobre o uso das informaes deste texto. Muitos precedimentos aqui descritos so potencialmente perigosos. A execuo de qualquer destes procedimentos no deve ser tentada por quem no tem o conhecimento e a habilidade necessria. Este texto um trabalho em desenvolvimento e pode conter erros e lacunas. Verifique no site a existncia de verses mais atualizadas.

Anda mungkin juga menyukai