Anda di halaman 1dari 9

PVS - Pr-Vestibular Social do Rio de Janeiro - Prof Afrnio - Polo: Natividade - 2011

REAES REVERSVEIS E EQUILBRIO QUMICO Vamos comear o estudo deste tema com uma pergunta simples: quando voc pensa em uma reao qumica, o que voc imagina acontecendo? s vezes, principalmente nos estudos, lidamos muito com certos conceitos sem nunca ao menos entend-los. Pense um pouco, s depois leia o prximo pargrafo. Bom, a resposta de muitas pessoas (inclusive a minha) a esta pergunta seria: transformao. O esquema das reaes que vocs viram at agora foi sempre o mesmo: uma seta, e substncias antes e depois dela. As substncias que se encontram antes da seta so os reagentes. As que vm depois so os produtos. E o que isto significa, afinal? Simples: os reagentes se transformando em produtos. Um exemplo: a combusto - reao com oxignio formando gs carbnico e gua - do octano (principal componente da gasolina): Ok, vemos a gasolina se juntando com o oxignio formando gs carbnico e gua. Agora tente imaginar o seguinte: o gs carbnico se juntando com a gua para formar a gasolina e oxignio. Ser que isto possvel? Mas claro que no! Se isto acontecesse, os postos de combustvel iriam falir, concorda? Ningum mais iria precisar comprar gasolina! Ento, quando os produtos no podem se transformar de novo nos reagentes, dizemos que a reao irreversvel. Uma pena a combusto do octano ser irreversvel. Ento quer dizer que se existe a reao irreversvel existe a reversvel? Sim, e representada da seguinte forma:

aA+bB cC+dD
Onde A, B, C, D so as substncias que participam da reao e a, b, c, d so os coeficientes estequiomtricos (os nmeros que a gente ajusta na hora de balancear, lembram?). E o que equilbrio qumico? Simples: quando a velocidade da reao direta se iguala da reao inversa. um conceito importante e de fcil compreenso. No se esquea dele.

A MATEMTICA DA PARADA Agora chegou a parte que todos adoramos. Como e para que representar o equilbrio matematicamente? Pois bem, existe um negcio chamado constante de equilbrio, Kc. Ele representado da seguinte forma:

E o que ele significa? Ele uma constante (haha, bvio, n) que s depende da reao e da temperatura. Ele serve para medirmos o estado do equilbrio. Um Kc grande indica um equilbrio com maior concentrao de produtos; um Kc pequeno indica maior quantidade de reagentes. Com o valor do Kc e da concentrao de um dos componentes do equilbrio, podemos achar a concentrao de outros! Ex: (CEDERJ)

Ex: (UERJ-2011)

Kc, Ki, Ka, Kb, Kw: QUAL VOC PREFERE?

Pessoal, ms notcias: existe um monte de K. Vamos comear falando um pouquinho do Ki e a d pra entender todos os outros. O que o Ki? a representao matemtica do equilbrio inico. Uma figura vale mais do que mil palavras:

Reao:

Nela vemos que a transformao de uma substncia neutra em ons tambm um processo de equilbrio qumico. Portanto, Ki simplesmente o Kc do equilbrio inico. E o que o Ka? O Ki do equilbrio inico de cidos. E o Kb? O Ki do equilbrio inico de bases. E o Kw? O Ki do equilbrio inico da gua (w de water). Moleza, fala srio. tudo na verdade Ki com nomes diferentes.

Ex (CEDERJ):

pH: AFINAL, O QUE ISSO? Para saber o que o to aclamado pH, que vocs tanto ouvem falar em comerciais de sabonetes ntimos femininos, e que acabamos de medir na gua que vocs trouxeram, precisamos entender o equilbrio inico da gua. , a gua que voc bebe todo dia tambm faz um equilbrio inico...Ela se ioniza formando dois ons j bem conhecidos seus: H+ e OH-. Olhe:

A representao mais correta a primeira, apesar de por simplicidade, usarmos a segunda na grande maioria das vezes. E como achar o Kw? A figura a seguir explica bem como ele definido:

Montamos o Ki da gua. Depois, multiplicamos cruzado com as concentraes de gua (que tambm so constantes!). Ou seja, encontramos assim uma nova constante, o Kw. (Na ltima linha acima, o H3O+ tambm poderia ser escrito como o mais simples H+). A 25 graus Celsius, muita gente desocupada j mediu o valor do Kw: 10-14 . E como as concentraes de H+ (ou H3O+ se voc quiser ser chato) e OH- tem de ser iguais, concorda comigo que estas concentraes devem valer 10-7? (faa a continha a, qualquer coisa procure a Maringela pra ajudar). T, beleza. Como a gua neutra, estabelecemos como 10-7 o valor de uma soluo neutra: no nem cida (excesso de H+) nem bsica (excesso de OH-). Ou seja, acabamos de definir o seguinte: se a concentraco de H+ for maior que 10-7, a soluo cida. Se for menor, a soluo bsica. Mas o problema que estas potncias de dez elevadas a nmero negativo so chatssimas de se trabalhar. Difcil fazer conta com elas. Assim, algum espertinho inventou um jeito de simplificar estes nmeros: tirar o log negativo deles. Por exemplo, -log10-7 d simplesmente... 7! Ou seja, em vez de medir a concentrao de H+ para verificar a acidez de uma soluo, melhor medir -logH+. Trabalhamos assim com nmeros mais bonitos. Concordam? E na qumica, a operao -log chamada de p. Assim, -logH vira... pH!! Ah!! Da que ele vem. Portanto, no se esqueam nunca: o pH nada mais do que uma representao cmoda da medida da concentrao de ons H+ numa soluo. E pra que medimos a concentrao de H+ na soluo? Para verificar a acidez! Ento, em vez de trabalhar em uma escala de que vai de 1 a 10-14 (ou de 1 a 0,00000000000001) no melhor trabalhar com uma que vai de 0 a 14? bem mais simples! E no se esquea da definio: pH = - logH+. Agora que voc j sabe de onde vem, tambm pode entender mais plenamente como se constri uma escala de pH:

Sendo curto e grosso: pH menor que 7, soluo cida. pH maior que 7, soluo bsica (ou alcalina). pH = 7, soluo neutra. Simples assim. Existe tambm o conceito de pOH: exatamente a mesma coisa que fizemos para o pH (usamos a concentrao de H+), mas usando a concentrao de OH-. Uma

formulazinha que voc tem de decorar e vem diretamente da equao do Kw (quem quiser a deduo me procure) : pH+pOH = 14 Ex (CEDERJ):

Ex (UFF 2010):

Ex (UERJ 2010):

O EQUILBRIO NO GOSTA DE SER PERTURBADO: LEI DE LE CHATELIER A lei de Le Chatelier simples, apesar de assumir diversas facetas talvez complicadas. Podemos enunci-la da seguinte maneira geral: se for imposta uma alterao a um sistema qumico em equilbrio, a composio do sistema deslocar-se- no sentido de contrariar a alterao a que foi sujeito. Ou seja: se voc mexer no equilbrio de alguma forma ele vai pensar: Opa! Mexeram comigo! Isso no vai ficar assim! E a ele vai tentar de alguma forma compensar o que voc fez. Claro que o equilbrio no vivo e nem pensa, mas assim que funciona. Por exemplo, consideremos o seguinte sistema qumico:

2 CrO2-4 (aq) + 2 H+ (aq) CrO2- 7

(aq)

+ H2O

(l)

O que acontece se pingarmos algumas gotas de limo nesta soluo? Antes de respondermos, precisamos lembrar: o limo cido. Portanto, contm ons H+. Ou seja, quando pingarmos limo, o equilbrio vai logo perceber e pensar: Opa! Mexeram comigo, colocaram mais H+ aqui! Vou dar um jeito nisso. E qual o jeito que o equilbrio d? Ele consome o H+ que foi adicionado. Ele no quer mais H+ ali. E consumir o H+ significa deslocar o equilbrio para a direita (olhem a seta l em cima), ou seja, favorecer a reao para a direita, que a de consumo do H+. E se adicionarmos NaOH? Lembrando que este o hidrxido de sdio (uma base), que libera OH-, e este reage com o H+ em uma reao de neutralizao. E l se vai o H+ embora. Ok, moral da histria: adicionando base, estamos retirando H+ no equilbrio. E o equilbrio, fresco que di, pensa logo: Opa! Mexeram comigo! Cad o H+ que estava aqui?. E a ele tem de dar um jeito. Neste caso, ele se desloca para a esquerda, ou seja, no sentido de formao do H+. E tudo segue nessa mesma lgica: mexemos com o equilbrio, e ele d um jeito de compensar o que a gente fez. Ex (UFF):

E quando mexemos na temperatura? Para tal, precisamos saber qual sentido da reao endotrmico (H>0, absorve calor) ou exotrmico (H<0, libera calor). E ter em mente que se um sentido exotrmico, o outro endotrmico, e vice-versa. Um exemplo:

Neste caso, o sentido de formao de tetrxido de dinitrognio (o direto, para a direita) exotrmico e libera calor. O sentido inverso (para a esquerda), de formao de dixido de nitrognio, endotrmico e absorve calor. Agora o importante: um aumento na temperatura ir favorecer o sentido direto (para a direita) da reao. Por qu? Porque aumento da temperatura o mesmo que adio de calor, no ? Ento o equilbrio vai pensar: Opa! Mexeu comigo. Vou ter de tirar esse calor da! A ele deslocar no sentido endotrmico da reao, que absorve o calor! Seguindo o mesmo raciocnio, poderemos concluir que a diminuio da temperatura desloca a reao no sentido exotrmico. Resumindo: o aumento da temperatura favorece o sentido endotrmico da reao. E uma diminuio da temperatura favorece o sentido exotrmico. E a presso? A presso s afeta o equilbrio se: houver gases, e mais, se houver variao do nmero de moles dos gases. Voltemos reao anterior. Quantos moles de gases h antes da seta? Dois. E depois da seta? Um. Portanto, houve a tal variao de que falei. Portanto, caso aumente-se a presso (ou diminua-se o volume, a mesma coisa), o equilbrio se deslocar no sentido em que h menor nmero de moles totais o que ocupa menos espao. Neste caso, para a direita. Se diminuirmos a presso (aumentarmos o volume), o equilbrio se deslocar para o sentido onde h o maior nmero de moles totais (no caso, para a esquerda. Tenha em mente sempre que o equilbrio quer compensar a modificao que voc fez, e no tem erro.

Ex:

: Dado: Ex: H=13,1kcal/mol

Anda mungkin juga menyukai