Anda di halaman 1dari 11

FESSC Faculdade Estcio de S de Santa Catarina Curso de Psicologia Disciplina Introduo Psicologia Primeira Fase Professora Janine P.

da Luz

Teoria das Emoes

Grupo V

Florianpolis 2011

FESSC Faculdade Estcio de S de Santa Catarina

Introduo
As emoes tem sido um tema de muitas pesquisas ao longo dos ltimos anos, e o seu estudo vem se tornando importante devido necessidade cada vez maior de compreender e controlar as atuais patologias associadas ao aspecto emocional. Por ser um tema presente e marcante na vida humana, esse assunto sofreu um grande avano nos ltimos anos e seu estudo constitui um domnio particularmente interessante nas reas Sociais e Humanas. A psicologia diz que o ser humano traz ao nascer algumas emoes bsicas como o medo, a tristeza, a raiva e a alegria. Todas elas tm uma funo importante em nossas vidas, principalmente no que diz respeito sobrevivncia da espcie. O estudo das emoes tem sido um assunto apaixonante e envolvente, apresenta diversas reflexes, que apontam a emoo numa interao relacional humana, ou seja, das emoes como processo adaptativo da pessoa ao ambiente, bem como um processo adaptativo do homem aos contextos dinmicos sociais. As emoes foram ignoradas por muito tempo at mesmo por filsofos e pesquisadores das cincias em detrimento da razo ou do pensamento lgico. Elas eram consideradas processos menos importantes, primitivos e at mesmo indicadores patolgicos.

FESSC Faculdade Estcio de S de Santa Catarina

1. A Psicologia das Emoes


A psicologia das emoes consiste no estudo cientifico das emoes. A palavra emoo em ingls 'emotion' deriva do francs mouvoir. Que baseada do latim emovere, onde o 'e- (variante de ex-) significa 'fora' e movere significa 'movimento. O termo relacionado motivao assim derivado de movere. 1.1 Definindo Emoes
Como pode ser entendida a emoo? Pinto defende:
A emoo uma experincia subjetiva que envolve a pessoa toda, a mente e o corpo. uma reao complexa desencadeada por um estmulo ou pensamento e envolve reaes orgnicas e sensaes pessoais. uma resposta que envolve diferentes componentes, nomeadamente uma reao observvel, uma excitao fisiolgica, uma interpretao cognitiva e uma experincia subjetiva (2001).

Por seu lado, Goleman disse:


Quanto a mim, interpreto emoo como referindo-se a um sentimento e aos raciocnios a derivados, estados psicolgicos e biolgicos, e o leque de propenses para a ao. H centenas de emoes, incluindo respectivas combinaes, variaes, mutaes e tonalidades (1997).

Uma definio de emoo, numa simplificao do processo neurobiolgico, conforme Damsio diz que consiste numa variao psquica e fsica,

desencadeada por um estmulo, subjetivamente experimentada e automtica e que coloca num estado de resposta ao estmulo, ou seja, as emoes so um meio natural de avaliar o ambiente que nos rodeia e de reagir de forma adaptativa (2000).

2. Emoo
Uma emoo um estado mental e fisiolgico associada a uma variedade de sentimentos, pensamentos e comportamento, trata-se do primeiro fator determinante do sentimento de bem-estar. As emoes so expresses afetivas acompanhadas e reaes e breves do organismo, em resposta a um acontecimento inesperado ou, s vezes a um acontecimento aguardado.

FESSC Faculdade Estcio de S de Santa Catarina

Nossa existncia est contextualizada no mundo e como tal, vivemos cercados de objetos, situaes e de outras pessoas com quem interagimos. Tudo o que nos cerca provoca um desejo de afastamento ou de aproximao e estes desejos, mesmo que no sejam realizados, constituem a experincia afetiva de cada um. Nas emoes possvel observar uma relao entre os afetos e a organizao corporal, ou seja, as reaes orgnicas, as modificaes que ocorrem no organismo, como distrbios gastrointestinais, cardiorrespiratrios, sudorese, tremor. No existe uma classificao precisa para emoes e sentimentos, mas h um certo consenso entre os profissionais da psicologia que consideram alegria, tristeza, medo e raiva como emoes fundamentais.
2.1 - Emoes e Sentimentos
Verifica-se que muitas vezes, uma confuso conceitual entre sentimentos e emoes, pois so dois processos que se relacionam, no entanto so diferentes entre si, e so usados de certa forma como se fosse o mesmo conceito. Segundo Damsio, o que distingue essencialmente sentimento de emoo : enquanto a primeira orientada para o interior, o segundo eminentemente exterior; ou seja, o indivduo experimenta a emoo, da qual surge um efeito interno, o sentimento. Os sentimentos so gerados por emoes e sentir emoes significa ter sentimentos. Na relao emoo / sentimento, Damsio diz ainda que apesar de alguns sentimentos estarem relacionados com as emoes, existem muitas que no esto, ou seja, todas as emoes originam sentimentos, se estivermos atentos, mas nem todos os sentimentos provm de emoes (2000).

FESSC Faculdade Estcio de S de Santa Catarina

2.1 Principais teorias da emoo 2.1.1 Teoria perifrica A emoo depende de um conhecimento prvio e a repercusso orgnica desencadeada por uma reao afetiva a este conhecimento. Neste conceito, as reaes nos rgos viscerais ou musculares antecedem emoo, que desencadeada quando o indivduo toma conhecimento destas reaes. 2.1.2 Teoria excitatria mais recente e valoriza a idia de que a percepo do valor que o objeto tem, no momento em que ele se apresenta ao sujeito, to importante quanto a percepo das excitaes, que so produzidas pelos rgos perifricos no desencadeamento das emoes. No existe uma taxionomia ou teoria para as emoes que seja geral ou aceite de forma universal. Vrias tm sido propostas, entre elas: 'Cognitiva' versus 'no cognitiva' "Emoes intuitivas" (vindas da amgdala) cognitivas" (vindas do cortex prefrontal) versus "emoes

"Bsicas" versus "complexas": Onde emoes bsicas em conjunto constituem as mais complexas Categorias baseadas na durao: Algumas emoes ocorrem em segundos (ex. surpresa) e outras levam anos (ex. amor) Alguns exemplos de emoes: Agressividade, afetividade, aflio, alegria, altrusmo, ambivalncia, amizade, amor, angstia, ansiedade, antipatia, antecipao, apatia, arrependimento, auto-piedade, bondade, carinho, compaixo, confuso, cime, constrangimento, coragem, culpa, curiosidade, contentamento, depresso, desabafo, deslumbramento, d, decepo, dvida, desapontamento, egosmo, empatia, esperana, euforia, entusiasmo, epifania, excitao, fanatismo, felicidade, frieza,

FESSC Faculdade Estcio de S de Santa Catarina frustrao, gratificao, gratido, histeria, hostilidade, humor, humildade, humilhao, incmodo, inspirao, interesse, indeciso, inveja, ira, isolamento, luxria, mgoa, mauhumor, medo, melancolia, nojo, nostalgia, dio, orgulho, paixo, pacincia, pnico, pena, piedade, possessividade, prazer, preguia, preocupao, raiva, remorso, repugnncia, resignao, ressentimento, saudade, simpatia, soberba, sofrimento, solido, surpresa, susto, tdio, timidez, tristeza, vergonha e vingana.

Existe uma distino entre a emoo e os resultados da emoo, principalmente os comportamentos gerados e as expresses emocionais. As pessoas frequentemente se comportam de certo modo como um resultado direto de seus estados emocionais, como chorando, lutando ou fugindo. Ainda assim, se podem ter a emoo sem o correspondente comportamento, ento ns podemos considerar que a emoo no apenas o seu comportamento e muito menos que o comportamento no a parte essencial da emoo. A Teoria de James-Lange prope que as experincias emocionais so consequncia de alteraes corporais. A abordagem 'funcionalista das emoes sustenta que as emoes se envolvem com uma particular funo, como a de fugir de uma pessoa ou objeto para obter segurana. 3. Classificao Bsicas e complexas categorias, onde algumas so modificadas de algum modo para as emoes complexas. Neste modelo, as emoes complexas constrem-se sobre condies culturais ou associaes combinadas com as emoes bsicas. De outro modo, anlogo ao modo como as cores primrias so combinadas, as emoes primrias podem ser combinadas gerando um espectro das emoes humanas. Como, por exemplo, raiva e desgosto podem ser combinadas em desprezo.Robert Plutchik props a tridimensional modelo "circumplex model" para descrever a relao entre as emoes. Este modelo similar a roda de cor. A dimenso vertical representa a intensidade, o crculo representa a similaridade entre as emoes. Ele determina oito emoes primrias dispostas em quatro pares de opostos.

FESSC Faculdade Estcio de S de Santa Catarina Outro importante significado sobre classificao das emoes refere-se a sua ocorrncia no tempo. Algumas emoes ocorrem sobre o perodo de segundos (ex. surpresa) e outros demoram anos (ex. amor). O ltimo poderia ser considerado como uma tendncia de longo tempo para ter uma emoo em relao a um certo objeto ao invs de ter uma emoo caracterstica (entretanto, isto pode ser contestado). Uma distino ento feita entre episdios emocionais e disposies emocionais. Disposies so comparveis a peculiaridades do indivduo (ou caractersticas da personalidade), onde quando alguma coisa ocorre, serve de gatilho para a experincia de certas emoes, mesmo sobre diferentes objetos. Por exemplo, uma pessoa irritvel geralmente disposta a sentir irritao mais facilmente que outras. Alguns estudiosos, colocam a emoo como uma categoria mais geral de 'estados afetivos'. Onde estados afetivos podem tambm incluir fenmenos relacionados, como o prazer e a dor, estados motivacionais (ex. fome e curiosidade), temperamentos, disposies e peculiaridades do indivduo. H ainda a relao entre processos neurais e emoes. atravs de processos j possvel investigar a emoo 'dio' e sua manifestao neural. Neste experimento, a pessoa teve seu crebro 'escaneado' (examinado) enquanto via imagens de pessoas que ela odiava. Os resultado mostraram incremento da atividade no mdio giro frontal, putmen direito, bilateralmente no cortex pr-motor, no polo frontal, e bilateralmente no mdio insula. Os pesquisadores concluram que existe um padro distinto da atividade cerebral quando a pessoa experimenta o dio. 4. Teoria de James-Lange William James, no artigo What is an Emotion? (Mind, 9, 1884: 188-205) argumenta que as experincias emocionais so devidas principalmente a experincia de alteraes corporais. O psiclogo dinamarqus Carl Lange tambm prope uma teoria similar no mesmo perodo da histria. Assim esta pespectiva conhecida como a Teoria de James-Lange. Esta teoria e as suas derivaes consideram que uma nova situao conduz a uma alterao do estado corporal. Como James diz ' a percepo das alteraes corporais assim como elas ocorrem a emoo.'. James ainda argumenta que 'nos sentimos mal porque choramos, ficamos com raiva porque agredimos, ficamos com medo porque trememos. Entretanto ns no choramos, agredimos nem trememos porque

FESSC Faculdade Estcio de S de Santa Catarina estamos sentidos, com raiva ou amedrontados, como era de ser esperar. Esta teoria sustentada por experincias em que quando manipulamos um estado corpreo, uma emoo esperada induzida. Assim estas experincias possuem implicaes teraputicas. A teoria James-Lange freqentemente mal compreendida porque aparenta ir contra a intuio ou senso-comum. A maioria das pessoas acredita que as emoes actuam sobre aces especificas: Como por exemplo: "Eu estou chorando porque estou me sentindo mal" ou "Eu fugi porque estava com medo". Esta teoria, inversamente, assegura que primeiro ns reagimos a uma situao (fugir e chorar acontecem antes da emoo) e depois ns interpretamos nossas aes atravs de uma resposta emocional. Deste modo, as emoes servem para explicar e organizar as aes para o nosso sistema mental. 5. Teorias Neurobiolgicas Estas teorias so baseadas nas descoobertas feitas sobre o mapeamento neural do sistema lmbico, a explicao neurobiolgica para a emoo humana que a emoo um 'agradvel' (prazeroso) ou 'desagradvel' (doloroso) estado mental organizado no sistema lmbico do crebro dos mamferos. Isto se distingue das respostas reativas dos rpteis, emoes poderiam ento ser elaboraes dos mamferos da avaliao de padres (nos vertebrados), onde substncias neuro-qumicas (ex. dopamina, noradrenalina e serotonina) regulam o nvel de atividade cerebral, com movimentos corporais visveis, gestos e posturas. Nos mamferos, primatas e seres humanos, sentimentos so demonstrados por manifestaes emocionais. Por exemplo, a emoo humana do amor apresentada envolvendo os circuitos de Paleo (paleocircuits) do crebro mamfero (especificadamente, os mdulos do 'giros cngulo') com capacidade de cuidar, alimentar e ordenar a prole. Os crcuitos de Paleo so plataformas neurais para expresso corporal configurados em forma de redes de neurnio no prosencfalo, tronco cerebral e coluna espinhal. Eles se desenvolveram principalmente nos mamferos mais recentes (earliest mammalian ancestors), tal como feito pelo peixe sem mandbula, para controlar seu sistema motor. Presumilvelmente, antes do crebro mamfero, a vida no mundo no verbal era automtica, pr-consciente e previsvel. O controle motor dos rpteis

FESSC Faculdade Estcio de S de Santa Catarina reage s indicaes dos sentidos de viso, audio, tato, cheiro, gravidade e movimentao com um pr-conjunto de padres de movimentao e posturas programadas. Com o surgimento dos mamferos nortunos, cerca de 180 milhes de anos depois, o cheiro substitui a viso como o sentido dominante, e o modo diferente de obter respostas do sentido olfativo, assim como proposto nisto ter se desenvolvido nos mamferos a emoo e a memria emocional. No perodo jurssico, o crebro dos mamferos investiu pesadamente na funo olfativa para sobreviver durante a noite, enquanto os rpteis dormiam. Este padro de comportamento orientado ao cheiro, gradualmente formou os alicerces do que seria o atual sistema lmbico humano. Emoes so conhecidas por serem relacionadas com atividade cerebral em reas relacionadas com a ateno, motivao do comportamento, e determina o que relevante para os seres humanos. Trabalhos pioneiros de Broca (1878), Papez (1937) e MacLean (1952) sugerem que a emoo relacionada com um grupo de estruturas no centro do crebro chamado sistema lmbico, tais como o hipotlamo, o crtex cingulado, hipocampo e outras estruturas. Pesquisas mais recentes vem mostrado que alguma destas estruturas do sistema lmbico so no to diretamente relacionadas com a emoo, enquanto estruturas no lmbicas tem se mostrado mais relevantes no processo emocional. 6. Emoo Homeosttica Uma outra abordagem neurolgica, descrita em Bud Craig em 2003, distingue entre duas classes de emoo: "Emoes clssicas", incluem luxria, raiva e medo, e eles so sentimentos envocados por um estmulo ambiental, cada um motivado por ns (como, por exemplo, respectivamente, sexo/luta/fuga). " Emoes homeostticas humanas so sentimentos evocados por estados internos corporais, cada modulando nosso comportamento. Sede, fome, sentido de calor ou frio, sentimento de sono, desejo de sal e ar, so exemplos de emoes homeostticas; Cada uma um sinal do corpo dizendo "Coisas no esto certas em mim. Bebida/comida/movimento para obter sombra/calor/dormir/comer sal/respirar". Ns comeamos a sentir uma emoo homeosttica quando um desses sistemas sai do balano, e o sentimento nos apresenta para fazer o que necessrio para tornar o sistema balanceado novamente. Dor uma emoo

FESSC Faculdade Estcio de S de Santa Catarina homeosttica que nos diz "Alguma coisa no est certa aqui. Recolhase e proteja-se."

FESSC Faculdade Estcio de S de Santa Catarina

Concluso
O estudo das emoes muito importante com relao a nossa sobrevivncia enquanto seres Humanos. Se no mantivermos nossas emoes bem estruturadas, nossas chances de sobrevivncia ficam bem reduzidas. Somos seres com uma biologia elaborada e de emoes bem refinadas como altrusmo, solidariedade, compaixo. Mas imprescindvel que essas atividades emocionais sejam harmonizadas e equilibradas com o uso da racionalidade e do pensamento analtico e investigativo. Cultivando a tolerncia e respeitando as diferenas individuais, a fim de termos um convvio pacfico, teremos todas as chances possveis para sobreviver em pocas to difceis quanto as que nos aguardam no futuro.

Anda mungkin juga menyukai