Anda di halaman 1dari 82

A Busca de Sri Krsna, a Realidade, o Belo.

Srila Sridhara Maharaja A Busca de Sri Krsna, A Realidade o Belo foi produzido a partir de conversas informais dadas por Srila Sridhar Maharaj. O servio de organizar e editar estas conversas foi dito por Bhakti Sudhir Goswami e Mukunda Mala Vilasa Das, da Guardian of Devotion Press, de San Jos, California.

Traduo: Jos Adailton M. Cavalcanti (Advaya Das).

INTRODUO
Todos esto buscando por rasa, prazer. O status de rasa o mais elevado. Como pessoas temos nossa existncia subjetiva, mas rasa, prazer, tem Sua existncia supersubjetiva. Ele uma pessoa. Ele ahkila rsamrta murtih: o reservatrio de todo o prazer. Ele Krsna Rasa Krsna No pode haver rasa em qualquer outro lugar alm de Krsna. Ele a fonte de todos os diferentes tipos de rasa. Assim, pela natureza de nossa constituio temos de buscar por Krsna. No Brahma-sutra se diz, "Indague pela suprema causa deste mundo. Busque-a! "De onde tudo veio? Como a existncia de tudo mantida? Por quem? E finalmente, onde tudo entra aps a morte? Isto brahm, esprito, o plano mais fundamental de onde tudo brota, permanece e finalmente entra. Onde est brahm? O Brahma-sutra nos aconselha a indagar sobre a causa primordial, o maior, o todo-acomodante. Mas Sri Caitanya Mahprabhu substituiu isto, o Srimad-Bhgavatam substituiu isto por Krsnanusandhna: a busca de Sri Krsna. Brahm-jijnasa a busca do esprito, uma coisa s seca apenas o exerccio de nossa faculdade de pensamento, um jogo da razo. Deixe isto para trs. Comece a busca de Sri Krsna e satisfaa a sede do seu corao. Rasa jijnasa, raso vai sah. As coisas adquiridas por sua razo no vo satisfaz-lo. Jnna, conhecimento, no pode realmente matar sua sede; ento, ao invs de brahmjijsa aceite krsnnusandhna e comece a busca por ri Krsna. Onde est Krsna? Nossa verdadeira necessidade ser satisfeita apenas obtendo o servio a Krsna; no por qualquer outra coisa. Queremos satisfazer as mais intimas demandas de nosso corao. No nos importamos em saber onde estamos ou o que est controlando tudo, mas realmente queremos matar a nossa sede de rasa, de madhurya, de doura. No devemos buscar conhecimento nem o controlador deste mundo; devemos buscar rasa, anandam, beleza e encanto. Sri Caitanya Mahaprabhu e o Srimad-Bhagavatam tm nos ensinado o que implorar, para o que orar, o que desejar. Eles nos ensinam, Se implorares, implora por Krsna, e no por qualquer outra coisa". Assim, o destino dos Vaisnavas, os estudantes do Bhagavata e seguidores de Mahprabhu, se consuma na busca de Sri Krsna. No queremos nada alm de Krsna.

http://www.sridhar.hpg.com.br

A Busca de Sri Krsna, a Realidade, o Belo. Srila Sridhara Maharaja

Os Vedas dizem, srnvantu visve amrtasya putrh- "0 filhos do nctar, filhos do nectariano oceano, ouvi-me: Nascetes no nctar; nascestes para saborear o nctar, e no deveis permitir satisfazer-vos com nada alm de nctar. Assim, por mais desorientados que possais ter sido at agora, despertai! Levantai-vos! Buscai este nctar, esta satisfao." Os Vedas nos dizem, "Om!". Om significa um grande "Sim!". "Eis aquilo que voc busca. No se desaponte". Os Vedas dizem que o objeto de nossa busca interior existe. A busca comum de todos seus coraes existe, e sua sede ser satisfeita. Por constituio vocs esto destinados a isto e o merecem, portanto, no temam. No se intimidem. Isto j est dado em seu ser. E nunca podero se satisfazer com nada mais. Assim, preparem-se, aps sua longa sede, para receber aquele nctar que h muito faltava em sua plena forma e qualidade. Despertem! Levantem! Busquem sua fortuna e no podero deixar de obt-la seu direito de nascimento. a riqueza de sua prpria alma. Ela no pode estar em outro lugar que no seja dentro de vocs. Vocs no tm outro interesse, nenhuma outra ocupao alm de krsnanusandhana, a Busca de Sri Krsna: Realidade, O Belo.

Captulo 1

CONSCINCIA DE KRSNA AMOR E BELEZA


No comeo do sculo XX, o poeta Bengali Hemachandra escreveu: Existem muitos pases se tomando proeminentes: esta terra, aquela terra - o Japo um pas muito pequeno. mas est se levantando como o sol; Somente a ndia est sob sono eterno." Quando ele mencionou a outra parte do mundo. ele disse: "Os Estados Unidos esto se levantando com grande fora, como se fossem engolir o mundo inteiro. s vezes eles gritam. como se fosse um grito de guerra. e o mundo inteiro treme. Seu entusiasmo to intenso e grande que querem arrancar o mundo do sistema solar. e dar-lhe uma nova forma. um novo molde." Os Estados Unidos foram mencionados por Hemachandra desta maneira. Do mesmo modo. Bhaktivedanta Swami Mahrja veio dar ao mundo uma nova forma atravs da conscincia de Krsna. Certa vez ele disse: "Devemos ir l e constru-lo de uma nova maneira - com a conscincia de Krsna." O que conscincia de Krsna? Conscincia de Krsna significa verdadeiro amor e beleza Verdadeiro amor e beleza tem que predominar: no o egosmo ou a explorao. Geralmente. sempre que vemos a beleza. pensamos que ela deve ser

http://www.sridhar.hpg.com.br

A Busca de Sri Krsna, a Realidade, o Belo. Srila Sridhara Maharaja

explorada, mas na verdade a beleza o explorador, a beleza o mestre, e a beleza o princpio controlador. E o que amor? Amor significa sacrifcio pelos outros. No devemos pensar que o sacrifcio deva ser explorado por ns. Quem deve ser o recipiente do sacrifcio? Nosso grupo? No. Estamos no grupo daqueles que se sacrificam: o grupo negativo predominado, o grupo de Mahbhava. 0 princpio subliminar do amor o sacrifcio, mas sacrifcio para quem? E quem o beneficirio? 0 amor o beneficirio. Todos devem contribuir com o centro, mas ningum deve tirar energia dali. "Morra para viver." Com este esprito, devemos nos unir e trabalhar para o verdadeiro amor e beleza. A BANDEIRA DO AMOR E a beleza ser vitoriosa no mundo. 0 amor ser vitorioso no mundo. Sacrificaremos tudo para ver a bandeira do divino amor tremulando em todo o mundo , pois uma partcula daquele amor divino ser capaz de manter a paz e distribuir a paz em todas as direes. Assim como soldados lutadores dedicam tudo e do suas vidas para que seus compatriotas se beneficiam no futuro, devemos sacrificar nossas vidas e trabalhar para ~r verdadeira paz para todos. Em Vrndavana, a terra de Krsna, o padro de sacrifcio ilimitado. Os devotos ali desejam arriscar tudo por Krsna. Se aquele princpio de sacrifcio for entronizado, ento a paz automaticamente seguir-se-. A conscincia de Krsna deve ser entronizada acima de todas as outras concepes. Todas as outras concepes destinam-se a ser subservientes conscincia de Krsna. O ideal de Vmdvana, a morada de Krsna, est acima de todos os outros ideais. Na comparao testa, a concepo do lila de Sri Caitanya Mahaprabhu est acima de todas as outras concepes. L, o tesmo alcana o seu znite. Esta a nossa meta mais elevada, e passo a passo, deve ser explicada, pensada, aceita e divulgada. MORTE ATMICA Sem isto, que tipo de benefcio voc espera em sua atual ocupao? Somente a morte o espera. Voc to orgulhoso de sua civilizao cientfica e faz tanto alarde, mas a morte o espera, seja ela atmica ou natural. Voc no pode evitar a morte. Um poeta Ingls escreveu: 0 alarde da nobreza, a pompa do poder, E toda aquela beleza, toda aquela riqueza obtida Esperam igualmente a hora inevitvel:

http://www.sridhar.hpg.com.br

A Busca de Sri Krsna, a Realidade, o Belo. Srila Sridhara Maharaja

Os caminhos da glria levam apenas ao tmulo. - Thomas Gray - "Elegy in a Country Churchyard" Vocs no se preocupam em resolver o maior perigo. Dizem ser grandes pensadores, grandes homens, e desejam o respeito da sociedade, mas o problema geral e inevitvel para todo tomo aqui a morte. Qual a sua contribuio para resolver o maior perigo que espera para devorar a todos cientista, inseto, ou vrus? Qual a sua soluo para a morte? Tomaram alguma providncia para resolver este perigo universal? 0 que fazem no presente explorao, e encorajam uma vida inferior como reao. Exploram a natureza, e todos que dela obtm benefcios tero que pagar a conta com juros. "Para toda ao existe uma reao igual e oposta." Esta sua afirmativa, mas o que fazem para resolver isto? Esto pondo em perigo o destino do mundo com suas propostas fascinantes de conforto aparente. 0 que isto? Esto evitando o maior e inevitvel perigo, e assim sua vida uma intil m-ocupao. Em um sentido, vocs so traidores da sociedade. Venham com coragem enfrentar e resolver o verdadeiro problema, o problema comum, e o mais perigoso problema; de outro modo devem deixar o campo e ir embora. Deixem-no para ns. Provaremos que o mundo uma morada de perfeita felicidade: (visvam purna sukhayate).

MERGULHE A FUNDO NA REALIDADE Ma~ entender isto, voc tem que mergulhar fundo, no no plano do corpo e da mente, mas no plano da alma. Ter que mergulhar fundo na ma~ que est dentro de ns. Ela no uma coisa alheia a ser "~a par emprstimo a= a alma est dentro de todos, me~ dos insetos e das rvores. Assim, temos que nos elevar ao plano da alma. Eliminem seus invlucros fsicos e mentais e encontraro seu verdadeiro eu. Ali encontraro a chave. o segredo para o mundo adequado onde a vida digna de ser vivida. A soluo est ali; uma pista dada por muitos mahajanas. Pelos grandes santos em toda seita religiosa, at certo ponto, mas nossa alegao que a ndia deu o conceito mais elevado do mundo espiritual na Bhagavad-gita e SrimadBhagavatam. Assim, desafiamos a todos: no somos imaginacionistas; somos os pensadores mais prticos. No evitamos Qualquer grande problema dizendo, "Oh. isto no pode ser resolvido". No pertencemos ao grupo que quer facilmente obter prestgio e fama. No queremos nos classificar entre essas pessoas enganadoras. Venham e vejam se o plano da realidade pode ser encontrado. No se requer que vocs dispendam menos energia em-sua campanha; assim, adotem o nosso programa; tentem e vero.

http://www.sridhar.hpg.com.br

A Busca de Sri Krsna, a Realidade, o Belo. Srila Sridhara Maharaja

Onde voc est? Quem ? Qual a verdadeira natureza do mundo? No Alcoro, na Bblia, nos Vedas e em todas outras escrituras, uma esperana e um caminho so dados sobre a vida real. Seria tudo isto um engano? Que encanto oferecem os materialistas? Este encanto apenas para os auto-enganadores, e est arrastando-os ao pas do emprstimo e dbito, terra onde "Toda ao tem uma reao igual e oposta". Assim, uma civilizao divina deve ser trazida a este plano. Temos que tentar o caminho sugerido pelos grandes santos e escrituras. Isso no irrazovel. No se trata de loucura. Venham, a razo tambm pode ser aplicada aqui. Sri Caitanya Mahaprabhu deu uma soluo para todos os nossos problemas com um exemplo alegrico. Ele disse: "Vemos que s pobre, mas h uma soluo feliz. Tua riqueza est debaixo do cho do teu prprio quarto - simplesmente tenta descobri-la. No te aproximes dela pelo lado sul, o mtodo do toma-l-d-c do karma, pois desse modo tudo que fizeres provocar alguma reao que te capturar e perturbar, e no ters tempo para alcanar a soluo adequada. Se te aproximares daquela riqueza escondida, pelo lado oeste, atravs do sistema de yoga, manipulando as foras sutis da natureza para alcanar poder mstico sobrenatural, isto te encantar e desviar tua ateno da meta desejada. Tua prpria atividade na direo errada criar obstculos tua conquista "

O FANTASMA DO SAMDHI "Se te aproximares do tesouro a partir do norte, o lado daquele grande brahmsmi, a concepo impessoal, com ajuda de mal interpretada lgica Vedantista. ento entrars em eterno samdhi: aquele grande fantasma te engolir, tua existncia no estar em parte Pintura do sculo dezesseis de Sri Caitanya Mahaprabhu e seus associados conversando sobre o Srimad-Bhagavatam alguma, e quem vir desfrutar da paz de obter a riqueza? Somente se te aproximares pelo lado leste. com a ajuda da devoo, obters facilmente a riqueza. Esta a direo do nascer do sol, a direo que d a luz. E aquela luz no preparada por tua prpria mo; aquela luz vem da fonte de toda a luz: a verdade revelada. Ela se estende de um lugar que nos desconhecido. Aquela luz o conhecimento revelado bhakti, o caminho da devoo "

http://www.sridhar.hpg.com.br

A Busca de Sri Krsna, a Realidade, o Belo. Srila Sridhara Maharaja

Adota aquele caminho em tua busca pela verdadeira riqueza dentro de e facilmente encontrars teu prprio eu, que a coisa mais maravilhosa (ascaryavat pasyati kascid enam). Descobrindo que teu prprio eu to maravilhoso. sentirte-s envergonhado. Pensando:
"Como pude ter sido arrastado pelo encanto deste mundo mundano? Sou a alma. Como foi possvel que maya tivesse tamanho poder encantador sobre mim que meu prprio eu, que to maravilhoso e precioso, foi arrastado iluso? A paz que est dentro de mim foi grandemente admirada por insignes espiritualistas, mas entrei em contato com coisas mortais, sujas e rotas. Como espantoso, mas fui enganado " Ento do atma ao Paramtm, da alma Superalma. e depois de Vsudeva a Nryana. e em seguida de Nryana a Krsna, a compreenso progressiva em realizao de Deus no anti-cientfica; realmente cientfica. Isto vijnana conhecimento cientfico: jnanam teham sa-vijnanam idam vaksyamy asesatah yaj jnatva neha bhyo 'nyaj jntavyam avasisyate Na Bhagavad-gita (7.2) Krsna diz, "Arjuna, agora Eu te explicarei o conhecimento cientfico no apenas da alma, mas tambm de sua potncia. A mente, os sentidos, e os modos da natureza so todos no-tm, ou materiais. Existe um enfoque direto e indireto da realidade que agora te explicarei. Por favor, ouve-Me atentamente: jnanam te 'ham sa vijnnam. 0 que isto? Existimos Eu Prprio e Minha potncia, e a jiva, a entidade viva, a potncia marginal que preenche estes mundos materiais." Se a jiva-shakti, a potncia espiritual, fosse subtrada, ento tudo seria pedra, e quem se importaria com a explorao? Toda essa tendncia perigosa, essa tendncia explorao, pararia se a potncia marginal, a jiva, fosse subtrada da matria. Tudo estaria morto. A alma entrou nesta conscincia material e f-Ia uma coisa mvel. Deve-se entender isto apropriadamente de maneira cientfica. No carecemos de habilidade para dar-te uma explicao cientfica "

O PLANO DA AUTO-DECEPO Eis aqui uma compreenso mais elevada do mundo mais sutil. Ele real, e o lugar onde voc tenta ao mximo se assentar, o lugar que considera real, irreal. ya nisha sarva-bhutanam tasym jagarti samyami yasyam jagra ti bh tn i

http://www.sridhar.hpg.com.br

A Busca de Sri Krsna, a Realidade, o Belo. Srila Sridhara Maharaja

sa nis' pasyato muneh "Ests adormecido ao teu verdadeiro interesse prprio e verdade real, enquanto ests desperto no plano da auto-decepo." Devemos nos estabelecer no plano da realidade, e tentar ao mximo estend-lo aos outros. E pregar significa isso: "Sinceramente tenho f na conscincia de Krsna e a saboreio ao mximo. Observo que minha perspectiva futura tambm est aqui. Porque sinto que ela muito saborosa. til e abrangente, vim distribu-Ia a vocs, meus amigos. Devemos levar nossa vida de acordo corri os princpios da conscincia de Krsna, como foram ensinados pelo mestre espiritual. Tomem-na. e vocs sero exitosos em cumprir a meta de suas vidas. RASA.. FELICIDADE, XTASE Dessa maneira, temos que nos aproximar de todos com conscincia de Deus, conscincia de Krsna. Devemos mostrar como a conscincia de Deus finalmente imerge na conscincia de Krsna. Temos que provar habilmente, passo a passo. que Krsna o reservatrio de todo o prazer (akhila rasamrta murtih ) O que a conscincia de Krsna? Rupa Goswami d uma definio cientfica. Rasa, prazer. no pode ser evitado. Estamos todos em busca de rasa. Todos, cada unidade. mesmo a menor unidade do mundo sempre anseia por rasa, felicidade, xtase e todas as possveis fases de rasa so personificadas em Krsna. Tente entender. 0 que rasa? Dessa maneira, passo a passo, chegar a concepo Krsna da Divindade. No se trata de uma fbula das antigas escrituras indianas. Krsna no o objeto de urna fbula, irias um fato. Voc tem que sair para fora de si mesmo e enfrentar este fato. esta realidade. Mostraremos ao mximo de nossa capacidade como isto pode ser um fato. Krsna um fato. Ele uma realidade, e a realidade existe por si prpria. Voc tem que pagar pela meta. Tem que "Morrer para Viver", e desta maneira sentir que isto no uma fraude. Quando progredir no caminho, sentir isto (bhakti pare snubhavo viraktir anyatra ca). A cada passo adiante, sentir estas trs coisas: satisfao, nutrio, e a erradicao da sua fome. Seu anseio em geral diminuir. Geralmente, sentimos, quero isto, quero aquilo, quero tudo: ainda no satisfiz minha fome". Mas voc sentir que sua fome est sendo apaziguada conforme progredir em conscincia de Krsna, e o que antigamente voc pensava que lhe daria alvio vai deix-lo, automaticamente. A atrao por aquelas coisas no continuar; todas elas se retiraro e sua natural inclinao pelo avano espiritual automaticamente aumentar, e voc observar acelerao em seu progresso. "Sentir praticamente estas trs coisas; assim., venha e aceite o que dizemos.- Dessa maneira, voc tem que se aproximar de tudo e de todos, deixando o resultado para o Senhor. FRUTOS DA ENERGIA Somos apenas agentes, e estamos trabalhando porque Ele nos ordenou: assim devemos lembrar o que bhakti, o que devoo adequada. Tudo que fao, o
http://www.sridhar.hpg.com.br

A Busca de Sri Krsna, a Realidade, o Belo. Srila Sridhara Maharaja

salrio que recebo, no deve vir a mim; sou apenas o agente. 0 benefcio deve ir para o proprietrio, para o meu amo, Krsna. Devemos nos mover com essa idia, e isso ser bhakti adequada. Caso contrrio, seremos ocupados em karma-knda: caa ao fruto. Quero desfrutar o resultado de karma por mim mesmo, mas o resultado deve ir para o meu amo. Sou Seu servo. e estou trabalhando sob Sua ordem. Sou Seu escravo; no sou o proprietrio. No sou a pessoa adequada para servir de recipiente dos frutos da energia. 0 amo da energia o Senhor Supremo, e todos os produtos da energia devem ir para Ele. Eles no devem ser desviados do caminho. Essa deve ser a atitude de todo trabalhador. Ento haver bhakti adequada. No somos os recipientes; Ele o recipiente. Devemos sempre estar conscientes de que Ele o nico beneficirio. Somente ento nos tomamos devotos. No somos os beneficirios, mas trabalhadores desinteressados. Est dito na Bhagavad-gita(2.47): karmany evadhikras te ma phalesu kadcana ma karma-phala-hetur bhur m te sango 's tv akarmani Tens direito a executar teu dever, mas no tens direito a desfrutar os frutos do teu trabalho." Esta uma grande advertncia. Krsna diz: No pensa que porque no s o beneficirio dos frutos de Tua ao no tens razo de submeter-te a tantos problemas para trabalhar - nunca!" Esta a atitude mais nefasta, pensar que porque no sou o beneficirio, no trabalharei. Mesmo a atividade desinteressada tambm de ordem inferior. Ao contrrio. devemos executar atividade divina para a satisfao do Senhor Supremo. Isto bhakti, ou devoo. E tambm existe uma graduao em bhakti: existe uma grande diviso entre vdh-bhakti e raga-bhakti, devoo espontnea. AUTOCRATA. DSPOTA, E MENTIROSO Deus no um rei constitucional, mas Ele um autocrata, Trabalhar para um autocrata a posio mais elevada de sacrifcio. Que grau de abnegao e coragem necessrio para trabalhar para um autocrata, um dspota, um mentiroso que est acima de tudo? No apenas isto. Sua posio normal esta. No se trata de um temperamento temporrio. mas de Sua eterna natureza interior. Krsna um autocrata porque a lei emana dEle. Um autocrata est acima da lei. Quando h muitos, h necessidade de lei; quando apenas um, no h necessidade de lei. Krsna um dspota. mas Ele o bem absoluto. Se houver algum impedimento ao Seu despotismo, o mundo ser o perdedor. A Divindade deve ter o Seu pleno fluxo. Isto mal? Pode haver alguma objeo a isto? A Divindade deve ler Sua liberdade de fluir a toda e qualquer parte. Se dizemos que Deus o bem absoluto. ento o que perdemos por ver-Lhe autocracia? Deve a autocracia estar com os ignorantes e os tolos? No. 0 bem absoluto deve ter plena autocracia. No que a lei atar Suas mos. Ento seremos perdedores. E Krsna um mentiroso, para fustigar-nos, porque no podemos entender toda a verdade.
http://www.sridhar.hpg.com.br

A Busca de Sri Krsna, a Realidade, o Belo. Srila Sridhara Maharaja

Assim. para fustigar-nos a gradualmente chegarmos verdade, Ele tomou-Se um mentiroso. A primeira coisa a entender que Ele todo-bondade: assim, tudo que emana dEle no pode ser nada mais que bom. Qualquer defeito est do nosso lado. Somos usurpadores. Ele no um usurpador. Mas Ele mostra isso como Sua brincadeira, lila. Tudo pertence a Ele. assim no h falsidade. Quando Ele diz, "Haja luz", h luz:* "haja gua", h gua, Se Ele tem tal poder potencial, pode haver alguma falsidade? Ternos que nos sacrificar por Krsna, porque Ele o bem absoluto, beleza e amor. F e ausncia de egosmo so necessrios para um grau to elevado. Se aceitamos a conscincia de Krsna como nosso ideal mais elevado, ento muito sacrifcio necessrio, mas sacrifcio significa vida: "Morrer para Viver." No h perda por causa do sacrifcio. Podemos apenas ganhar por dar-nos. Assim, kirtana, ou pregao, aceito como o meio para o fim. Existem muitos meios pelos quais podemos nos aproximar das almas deste mundo com kirtana: atravs de aproximao direta, atravs de livros, e executando sankirtana, o canto congregacional do santo nome. Ajudando os outros ajudamos a ns mesmos: ajudamos nossa prpria fortuna e nossa prpria f. No apenas outros se beneficiaro com a prtica de kirtana, mas tambm nos beneficiaremos eternamente. O VCUO ETERNO Krsna diz na Bhagavad-git (2.47), "Nunca te apegues a no cumprir o teu dever (ma te sango 'stv akarmani). Porque deves trabalhar para Mim, parars de trabalhar? No te sujeites a essa reao dolorosa, pois ento estars arruinado. No te apegues a parar o trabalho e greve. No, este um vcuo perigoso. No pules naquele eterno vcuo, mas trabalha para Mim e prosperars". Krsna diz: "Abandona toda variedade de dever e simplesmente rende-te a Mim. (sarva dharmn parityajya mm ekam saranam vraja). Minha posio esta: Sou teu guardio, teu amigo, teu tudo. Tua meta de vida ser encontrada em Mim. Acredita nisto Muna. Pelo menos no devo enganar-te. s Meu amigo - podes ter certeza disto man mana bhava mad bhakto mad-yji-man namaskuru mm evaisyasi satyam te pratijane priyo 'si me "Pensa sempre em Mim e toma-te Meu devoto. Adora-Me e prosta-te diante de Mim. Dessa maneira certamente virs a Mim. Meu que rido amigo, juro que te falo a verdade. Sou tudo. Tenta vir a Mim. Sou a meta, o propsito da vida no apenas para ti, mas para todos. A partir da considerao absoluta tal Minha posio.

http://www.sridhar.hpg.com.br

A Busca de Sri Krsna, a Realidade, o Belo. Srila Sridhara Maharaja

Pelo menos s Meu amigo. No vou te enganar. Podes acreditar em mim. Prometo que o Sou -. Quo desavergonhadamente Krsna Se expressa aqui. Ele veio pedir tanto para Si mesmo, para nosso benefcio. E um registro disto mantido na Bhagavad-gita para nossa orientao. E o Senhor Krsna veio como Sri Caltanya Mahprabhu para pregar sobre Si mesmo. Ele veio como Seu prprio cabo eleitoral com Seus eternos associados. Ele at mesmo trouxe consigo Srimati Radharani a devoo personificada, dizendo,---vou mostrar quo encantadora tua posio no Meu servio, quo bela e digna Minha outra metade. Assim. vem comigo". Vrndvana veio para propagar-se em Navadwipa. Assim. estamos muito endividados com o propagador, especialmente quando Krsna em Pessoa vem para fazer propaganda e mostrar quo belo. magnnimo e sacrificado o amor divino. Captulo 2

SANTOS, ESCRITURAS E GURUS


A seguir, apresenta-se uma conversa entre Srila Sridhara Mahrja e trs estudantes europeus, em busca da verdade na ndia Sridhara Mahrja: Por que vocs vieram ndia? Estudante: Para peregrinar. Viemos visitar os lugares sagrados corno Navadwipa, Vrndvana e Jaganntha Puri. Esta a principal razo pela qual viemos ndia Sridhara Mahraja: Como vocs ficaram sabendo de todas essas coisas? Atravs de livros? Estudante: Sim, pelos livros de Srila Prabhupda. Sridhara Mahrja: Que livro? Estudante: Bhagavad-git. Sridhara Maharaja: Oh! A Bhagavad-gt Como EIa , de Bhaktivedanta Swami Mahrja. Estudante: Sim. BHAGAVAD-GIT: "CURA-TE

http://www.sridhar.hpg.com.br

A Busca de Sri Krsna, a Realidade, o Belo. Srila Sridhara Maharaja

Sridhara Maharaja: H muitos anos, um acadmico alemo expressou sua opinio de que a Bhagavad-git a mais elevada literatura espiritual. Seu ponto era que a Bhagavad-gita claramente nos aconselha a no tentar corrigir nosso ambiente. mas a corrigir a ns mesmos, a ajustar-nos ao ambiente. Esta a chave para o conselho da Bhagavad-git.- "Cura-te." No temos poder de provocar mudanas no ambiente. Ele arranjado pela vontade divina. Nosso ambiente, a soma total de todas as foras que agem fora de ns, irremovvel. No temos habilidade para interferir em nosso ambiente; isso ser apenas uma intil perda de energia. Ao contrrio, devemos corrigir-nos para que possamos nos ajustar s circunstncias externas: esta a chave para o nosso sucesso na vida (tal te 'nukampm susamiksamno). Temos nosso dever a executar, mas no aspiramos ao resultado de nossas atividades; os resultados dependem de Krsna (karmany evadhikaras te m phalesu kadacana). Damos nossa contribuio; ao mesmo tempo, milhares e milhes de outros esto contribuindo, criando o ambiente. Assim, devemos cumprir nosso dever, mas teremos de aceitar o resultado final como o melhor, porque isso arranjado pelo Absoluto. Existem muitos resultados para nossas atividades individuais, mas devemos ver como a vontade absoluta harmoniza tudo e ajusta-nos acordernente. Nossa responsabilidade repousa apenas em executar nosso dever. Nunca devemos aspirar a qualquer ambiente definido; o ambiente proceder a seu prprio modo. No temos poder de mud-lo. Ao contrrio, devemos tentar ao mximo mudar nosso prprio eu, para que entremos em harmonia com o ambiente. Nossa responsabilidade nunca desfrutar os resultados de nossas aes. Porque trabalhamos para o resultado particular e no o obtemos, devemos nos desencorajar? No. Devemos continuar cumprindo nosso prprio dever. Tudo que dermos em contribuio deve ser oferecido ao infinito, e o infinito moldar os resultados a Seu prprio modo. Krsna diz: "Nunca aspires a nenhum resultado particular de tua ao. o mesmo tempo, no sejas preguioso. No sejas intil. Continua desempenhando teu prprio dever sem depender de qualquer conseqncia externa." Estudante: Teremos que nos lembrar de Krsna enquanto estivermos fazendo isto? Sridhara Maharaja: Sim. Ento seremos capazes de entrar em conexo com Krsna e gradualmente chegaremos a compreender que nosso ambiente amistoso conosco. Quando as reaes de nossas aes anteriores desaparecerem, observaremos que todas as ondas esto trazendo boas novas para ns. Quando nossa atitude egosta desvanecer ns nos encontraremos em meio s mais doces ondas. Devemos tentar afastar todos os tipos de erros que cometemos at agora. Devemos cumprir nosso prprio dever e nunca esperar qualquer resultado definido, mas devemos lan-lo rumo ao infinito. DISSOLVENDO O EGO E ento chegar o dia em que nosso sentimento egosta se dissolver internamente: nosso verdadeiro eu, um membro do mundo infinito, brotar e
http://www.sridhar.hpg.com.br

A Busca de Sri Krsna, a Realidade, o Belo. Srila Sridhara Maharaja

despertar. e nos encontraremos nas doces ondas daquele ambiente. Ali. tudo doce. A brisa doce, a gua doce as rvores so doces. tudo com que entremos em contato doce, doce, doce. Nosso ego interno nosso inimigo. e para dissolver este ego, devemos cumprir nosso dever da maneira que julgamos adequada, mas nunca devemos esperar qualquer resposta de acordo com nossa vontade. Se adotamos este karma-yoga ento em momento algum observaremos que o ego errado, que sempre esperava algo pervertido, para seu propsito egosta, foi eliminado. o amplo. largo ego interior surge, e estamos em harmonia com todo o universo. O mundo harmonioso aparecer diante de ns, e a cobertura dos desejos egostas desaparecer. -- A causa de nossa doena no est fora, mas dentro de ns. Um paramahamsa Vaisnava, um santo da plataforma mais elevada, v que tudo est bem. Ele no encontra nada de que reclamar. Quando uma pessoa v que tudo bom e doce ao extremo, ela habita o plano da divindade. Nosso falso ego cria apenas perturbao, e este ego deve ser dissolvido. No devemos pensar que o ambiente nosso inimigo. Devemos tentar duramente detectar a graa de Deus em tudo que se nos apresenta, mesmo que venha como um aparente inimigo Tudo a graa do Senhor, mas no podemos ver isto; ao contrrio, vemos o oposto. A sujeira est em nossos olhos. Na verdade, tudo divino. Tudo graa do Senhor. A doena est em nossos olhos. Estamos doentes, e se a doena curada, observaremos que estamos em meio a um mundo gracioso. Somente as coberturas do desejo impedem-nos de ter uma verdadeira avaliao do mundo. Um estudante genuno da escola devocional aceitar tal atitude em relao com o ambiente e em relao com o Senhor. Temos que pensar que a vontade de Deus est em toda parte. Mesmo uma folha de grama no pode se mover sem a sano da Autoridade Suprema. Todos os detalhes so detectados e controlados por Ele. Temos que olhar para o ambiente com otimismo. 0 pessimismo est dentro de ns. Nosso ego o responsvel por todos os tipos de males. INFINITA BEM-AVENTURANA Isto Vaisnavismo. Se pudermos fazer isto, ento em pouco tempo nossa doena ser curada e estaremos em meio infinita bem-aventurana. Nossa tendncia atual curar o que vemos fora. Pensamos, "quero que tudo siga meu controle, meu livre desejo. Quando tudo me obedecer serei feliz", Mas devemos tomar justamente a atitude oposta. Como Mahprabhu disse: Trnad api sunicena taror api sahis nun amnin mnadena kirtanyah sad harih

http://www.sridhar.hpg.com.br

A Busca de Sri Krsna, a Realidade, o Belo. Srila Sridhara Maharaja

No devemos criar resistncia contra nosso ambiente. Ainda, se algumas coisas indesejveis vierem em nossa direo devemos tolerar com a mxima pacincia. E mesmo que algum nos ataque no nos tomaremos violentos; devemos praticar a tolerncia ao extremo. Devemos honrar a todos; no devemos buscar honra alguma. Dessa maneira, com a mnima quantidade de energia e tempo podemos obter a meta mxima: o plano onde o prprio Krsna vive. Este o mais fundamental plano de existncia. Naquele momento, todos os invlucros que cobrem a alma se aniquilaro e morrero, e a alma interior despertar e observar que est brincando em uma doce onda, danando e se divertindo em Vrndvana, com Krsna e Seus devotos. E o que Vrndvana? No uma fbula, nem uma estria inventada. 0 mais amplo e largo plano de todo universo doura e bemaventurana, e isto est presente em Vrndvana em toda sua plenitude. Temos que mergulhar fundo naquele plano de realidade. Nosso ego faz que flutuemos na superfcie dos problemas em, iluso. A especulao e a busca pela satisfao egosta nos levou ali, e essas coisas devem ser dissolvidas de uma vez por todas. E ento, de dentro, nossos egos dourados aparecero, e observaremos que estamos no plano de um feliz esprito danarino, com Krsna em Vrndvana. A "AUTO-DETERMINAO" DE HEGEL Na linguagem Hegeliana, isto chamado de "auto-deteminao". Autodeterminao significa que devemos morrer para viver. Devemos deixar nossa vida material e todos nossos hbitos materiais; temos que morrer como agora somos, se desejamos ter uma vida real. Devemos abandonar nosso falso-ego. Nossos hbitos materiais de diferentes nascimentos so coletados no ego em formas sutis, no apenas a partir da experincia do nascimento humano, mas mesmo de nascimentos animais, nascimentos como rvores, e tantos outros tipos de nascimentos. Conscincia de Krsna significa a total dissoluo do falso-ego. Esta figura inventada, egosta, dentro de ns nosso inimigo. O verdadeiro eu est desamparadamente sepultado sob o falso-ego. To grande a profundidade de nosso esquecimento que nem mesmo sabemos quem somos. Assim, corno o filsofo Alemo Hegel disse. temos que "morrer para viver". A realidade existe por si mesma e para si mesma. O mundo no criado para nosso fim egosta, ele tem um fim universal, e somos suas partes integrantes. Devemos chegar a um entendimento com o todo. O todo completo Krsna e Ele est danando, brincando e cantando, a Seu prprio modo. Devemos entrar naquela harmoniosa dana. Sendo infinitesimais, devemos pensar que o infinito deva ser controlado por ns? Que por nosso desejo tudo acontecer? Esta a mais enganosa, nefasta mentalidade jamais concebida, e estamos sofrendo desta doena. Este o real problema da sociedade. Nossa indagao deve visar a resolver isto.
http://www.sridhar.hpg.com.br

A Busca de Sri Krsna, a Realidade, o Belo. Srila Sridhara Maharaja

Estudante: Acaso isso significa que tenhamos que abandonar completamente a vida material? Sridhara Maharaja: No de imediato. Todos devem progredir gradualmente, de acordo com seu caso particular. Se uma pessoa que tem muita afinidade pela vida mundana subitamente a deixa, ela pode no manter seus votos; pode cair novamente. Assim, de acordo com a capacidade pessoal, devemos progredir gradualmente. Isto deve ser levado em considerao, mas ainda devemos estar sempre ansiosos por abandonar tudo e devotar-nos exclusivamente ao dever mais elevado. Aqueles que tm bastante coragem pularo rumo ao desconhecido, pensando, "Krsna me proteger, estou pulando em nome de Deus. Ele est em toda parte; Ele me pegar em Seu colo ".Com essa idia, uma pessoa que tem verdadeira ansiedade pela verdade pode saltar adiante. Estudante: Tenho um problema. Por dez anos tentei adotar este processo. Por dez anos me abstive de comer carne, peixe e ovos. Evitei coisas materiais - no tenho atrao por elas. Deixei tudo isto para trs. Mas existe uma coisa que eu no consigo deixar e que tambm no quer me deixar. a ganja (maconha). Sridhara Mahrja: Isto uma coisa pequena. Existem trs verdadeiras dificuldades: a primeira so as mulheres, a segunda o dinheiro, e a terceira, bom nome e fama. Esses trs so nossos inimigos. A intoxicao com maconha uma coisa pequena. Qualquer um pode deixar isso facilmente. Mas essas trs coisas so a aspirao fundamental de todo animal, rvore, pssaro, homem ou deus. Essas trs coisas esto em toda parte. Mas a intoxicao e outros hbitos passageiros so coisas muito negligenciveis e podem ser conquistados muito facilmente. Assim como gradualmente desenvolvemos o hbito da intoxicao. temos de deix-lo; gradualmente, e no subitamente. Logo aps a Segunda Guerra Mundial, lemos no jornal que Goering, o general do ar de Hitler, tinha o hbito de se intoxicar muito. Mas quando foi posto na cadeia, nenhuma intoxicao lhe foi fornecida. Ele ficou doente, mas o tratamento prosseguiu e ele se curou. Sua doena foi curada pela medicina. Tambm temos visto muitos comedores de pio que vm aqui, unem-se ao templo e gradualmente deixam seu hbito. Muitos chamados "sadhus" fumam maconha. Ela ajuda a concentrao, mas isto a mente material. Ela perturba a f. Ela um inimigo da f. Nenhuma intoxicao material, mas apenas a f pode levar-nos meta desejada. As almas desorientadas pensam que a maconha, o haxixe, e muitas outras coisas podem ajudar-nos em nossa meditao. Elas podem fazer algo, mas isto mundano e nos frustrar em nosso momento de necessidade. Essas coisas no podem ajudar-nos a elevar-nos bem alto.

http://www.sridhar.hpg.com.br

A Busca de Sri Krsna, a Realidade, o Belo. Srila Sridhara Maharaja

SEXO, NARCTICO E OURO


O Srimad-Bhgavatam (1. 17.38) aconselha que essas cinco coisas devem ser rejeitadas: dytam jogos, ou diplomacia; panam, intoxicao, incluindo ch, caf, betel. e tudo mais; striyah, amor feminino ilegal; sn, abate de animais e transao com ouro. A transao com o ouro faz uma pessoa muito aptica ao progresso na linha da f. Essas cinco coisas so muito tentadoras. Com respeito idia de que a intoxicao nos ajudar em nossa meditao na transcendncia, Devarsi Nrada diz yamdibhir yoga-pathaih kama-lobha-hato muhuh: mesmo aquilo que obtemos atravs da meditao temporrio e no tem efeito permanente. Somente a verdadeira f na devoo pura pode ajudar-nos. SANTOS: AS ESCRITURAS VIVAS Estudante: Ento, corno podemos desenvolver f na conscincia de Krsna? Sridhara Mahrja: Como voc chegou a conceber a conscincia de Krsna? Estudante: Lendo a Bhagavad-git. Sridhara Mahrja: Bhagavad-git. A partir das escrituras. E as escrituras so escritas por quem? Algum santo. Ento a associao de santos e o conselho das escrituras so ambos necessrios. O santo a escritura viva, e a escritura nos aconselha de uma maneira passiva. Um santo pode ativamente se aproximar de ns, e passivamente podemos receber benefcios das escrituras. A associao das escrituras e santos pode ajudar-nos a alcanar a realizao ltima: sadhu sastra krpaya haya. Os santos so mais poderosos. Aqueles que esto vivendo a vida do conselho escritural so a escritura personificada. Na associao deles, e atravs da graa deles, podemos embeber conhecimento e f tio elevados e sutis. Todas nossas experincias so fteis na tentativa de alcanar o destino ltimo; somente a f pode levar-nos ali. O mundo espiritual est muito, muito alm da jurisdio de nossa limitada experincia visual, auditiva e mental. A experincia do olho, do ouvido e da mente muito dbil e limitada, mas a f pode elevar-se e trespassar esta rea, entrando no reino transcendental. A f deve ser desenvolvida com a ajuda das escrituras e dos santos. Eles nos ajudaro a entender que o mundo espiritual real e que este mundo irreal. Naquele momento, este mundo material ser noite para ns, e aquele mundo ser dia. Presentemente, o mundo eterno escurido para ns, e estamos despertos neste mundo mortal. O que noite para um dia para outro. Um santo est desperto em algum plano e um assaltante trabalha em outro plano. Ambos vivem em dois mundos separados. Um cientista vive em um mundo; um desordeiro vive

http://www.sridhar.hpg.com.br

A Busca de Sri Krsna, a Realidade, o Belo. Srila Sridhara Maharaja

em outro. O dia de um noite para outro. As pessoas ordinrias no podem ver o que Einstein e Newton viram, e aquilo que o homem ordinrio v ignorado por um grande homem. Assim, temos que despertar nosso interesse naquele plano, e ignorar os interesses deste plano.

Ill GUERRA MUNDIAL: QUE ACONTEA Estudante: Muitas pessoas esto preocupadas com a guerra nuclear. Elas pensam que est por vir muito brevemente. Sridhara Mahrja: Isto um ponto em uma linha, uma linha em um plano, um plano em um slido. Assim, muitas guerras esto indo e vindo dentro do tempo; tantas vezes o sol, a Terra, e os sistemas solares desaparecem e novamente surgem. Estamos em meio a esse pensamento na eternidade. Essa guerra nuclear um ponto muito pequeno; qual sua importncia? Os indivduos esto morrendo a cada momento; a Terra morrer, toda a seo humana desaparecer. Que acontea! Temos que viver na eternidade: no em qualquer perodo particular de tempo ou espao. Devemos preparar-nos para nosso benefcio eterno, no para qualquer remdio temporrio. O sol, a lua e todos os planetas aparecem e so aniquilados: eles morrem, e ento so novamente criados. Temos de viver dentro dessa eternidade. A religio cobre este aspecto de nossa existncia. Somos ensinados a ver as coisas desse ponto de vista: no apenas este corpo, mas a raa humana, os animais, as rvores, toda a Terra, e mesmo o sol, sero todos aniquilados e novamente ressurgiro. Criao dissoluo, criao, dissoluo - isso continuar eternamente no domnio da falsa concepo. Ao mesmo tempo, h outro mundo que eterno; estamos sendo convidados a entrar ali, a fazer nosso lar naquele plano que no entra nas mandbulas da morte, nem sofre qualquer dano. Na Bhagavad-gita (8.16) se afirma: abrahama-bhuvanl lokh punar avartino 'rjuna mam upetya tu kaunteya punar janma na vidyate "Mesmo o Senhor Brahm, o prprio criador, tem que morrer. At o nvel de Brahmloka, o planeta mais elevado do mundo material. toda a energia material submete-se a tais mudanas. Mas se pudermos cruzar a rea do falso entendimento e entrar na rea da compreenso adequada, ento no haver criao ou dissoluo. Ela eterna e somos filhos daquele solo. Nossos corpos e mentes so filhos desse solo que vem e vai, que criado e ento morre. Temos que sair deste mundo de morte.
http://www.sridhar.hpg.com.br

A Busca de Sri Krsna, a Realidade, o Belo. Srila Sridhara Maharaja

ZONA DE NCTAR Estamos nessa rea. O que deve ser feito? Tente sair. Tente ao mximo sair desta rea mortal. Os santos nos informam: "Venha c querido amigo, vamos para o lar. Por que voc est sofrendo tantos problemas desnecessariamente em uma terra estrangeira? O mundo espiritual verdadeiro; este mundo material irreal: brota e murcha, vem e vai, uma farsa! Do mundo da farsa temos que chegar realidade. Aqui neste mundo material no haver apenas uma guerra, mas guerras aps guerras, guerras aps guerras. Existe uma zona de nctar, e realmente somos filhos daquele nctar que no morre (srnvantu visve amrtasava putrah). De uma forma ou outra. estamos desorientados aqui., mas realmente somos filhos daquele solo eterno, onde no h nascimento ou morte. Corri um corao amplo e aberto, temos de nos aproximar daquele lugar. Isso declarado por Sri Caitanya Mahprabhu, e a Bhagavad-gita os Upanisads, e o Srimad-Bhgavatam todos confirmam a mesma coisa. Este nosso doce, doce lar, e devemos tentar ao mximo ir de volta a Deus, de volta ao lar, e levar outros conosco.

Captulo 3

FOSSILISMO Vs. EVOLUAO SUBJETIVA


Darwin apresentou a teoria da evoluo - fossilismo. O Vednta apresenta a evoluo subjetiva. Na teoria Darwiniana de evoluo objetiva, a matria produz conscincia. Primeiro existe o objeto, e atravs de seu desenvolvimento surge a vida. surge a conscincia - a partir da pedra. Esta a evoluo objetiva. Mas um objeto um termo relativo: sem o sujeito, um objeto no pode permanecer, 0 sujeito a substncia primria. Tudo que pode ser sentido apenas uma idia no oceano subjetivo. Assim, o sujeito, a conscincia. vem em primeiro lugar. O objeto, o grosseiro, procede do sutil. Quando uma potncia particular manejada por Krsna em Sua forma de MahVisnu, ento a energia material comea a se mover e produzir algo (mayjdhyaksena prakrtih syate sa-caracaram). O primeiro produto um ego geral. Ento, gradualmente, muitos egos individuais plurais emanam do ego geral. A experincia desse mundo se desenvolve a partir do ego. Quando o ego entra em contato com o modo da ignorncia a forma produzida. Quando ele contacta o modo da bondade, o sol e a luz so produzidos. Quando o falso-ego entra em coneco com os trs modos da natureza, ocorre uma trifurcao, criando-se os

http://www.sridhar.hpg.com.br

A Busca de Sri Krsna, a Realidade, o Belo. Srila Sridhara Maharaja

objetos dos sentidos. os sentidos materiais e o poder da percepo sensorial. Assim, do sutil surge o grosseiro. Esta a evoluo Vedntica. Mas a teoria de Darwin diz que a partir do grosseiro surge o sutl. Presentemente, as pessoas so aficcionadas teoria de Darwin de que a pedra produz conscincia. A evoluo objetiva de Darwin nos engoliu. Embora externamente a rejeitemos, a odiemos, ainda assim o fantasma da teoria de Darwin devorou a todos. Portanto, difcil faz-los entender que a conscincia mais preciosa que a pedra, fcil para a conscincia produzir pedra; difcil para a pedra produzir conscincia. A conscincia mais valiosa; a pedra menos valiosa. Assim, uma coisa mais valiosa pode produzir urna coisa menos valiosa, mas difcil explicar como urna coisa menos valiosa possa produzir algo mais valioso. PAIS FSSEIS Os cientistas materiais pensam que o sutil procede do grosseiro. Isso virar as coisas de cabea para baixo. A verdade justamente o oposto. No "patenidadefossilista", mas "paternidade-Divina". A teoria deles da "patenidade-fossilista": o fssil o pai de todos. Os cientistas acreditam que tudo se move para cima. Isso incorreto. As coisas esto descendo. Isso descrito na Bhagavad-git: urdhva-mulam adhah-sakham asvattham prhur avyayam chandamsi yasya parnani yas tam veda sa veda-vit "A rvore deste mundo material tem suas razes para cima, enquanto seus ramos se estendem para baixo. As folhas dessa rvore so os hinos Vdicos. Uma pessoa que entende essa rvore e sua origem o verdadeiro conhecedor dos Vedas.'' Assim, de acordo com o conhecimento Vdico, tudo se move de cima para baixo, no de baixo para cima. A matria no produz a alma; ao contrrio, a alma contm em uma de suas pores mais negligenciveis o conceito de matria. Assim corno um eczema, ela uma doena. O mundo existe como um eczema em um corpo total. Esta a compreenso Vedntica. Certamente seria um maravilhoso milagre se a pedra pudesse produzir a alma, mas mais fcil e razovel para ns pensar que a alma produziu o conceito de pedra. Na alma h muitos conceitos, e um conceito o de pedra. Tudo est no plano da conscincia. Mas que a pedra possa produzir alma, ou conscincia, difcil, ridculo, inconcebvel, e irrazovel. Ao contrrio, ocorre o oposto. Algo como a teoria de Berkeley de que o mundo est na mente, e no que a mente esteja no mundo. apenas nosso desvio da verdade que nos trs a este mundo mundano. Como e onde este desvio comea deve ser o objeto de nossa meditao Apenas este desvio da verdade nos trouxe a esta rea falsa.

http://www.sridhar.hpg.com.br

A Busca de Sri Krsna, a Realidade, o Belo. Srila Sridhara Maharaja

Assim, a conscincia est produzindo tudo. A conscincia eterna; este mundo no eterno. uma produo temporria, e a pedra temporria no pode produzir conscincia eterna. A conscincia pura um, sujeito eterno (nitya sanatana). No um produto, produtiva. 0 ter pode produzir fogo e terra, mas a terra no pode produzir ter. O sutil mais eficiente que o grosseiro. 0 grosseiro de importncia secundria. A alma, atma, de importncia principal. A origem de tudo tem que ser consciente; o ponto de partida tem que comear com o grupo interessado. A alma est dotada de interesse, mas uma pedra no tem interesse, plano ou projeto, nada do tipo. Mas existe um plano e um propsito penetrando todas as coisas, e isto o importante. De acordo com tal considerao, a caracterstica do Absoluto, a substncia original, deve ser calculada. Um objeto de capacidades e atributos limitados no pode ser a causa ltima. Somente uma coisa de qualidade e capacidade ilimitadas deve ser tomada como a causa do todo. Esta uma idia mais razovel. A cincia deve realizar isto. Assim, existem alguns que pensam que a cincia est tentando gradualmente encontrar-se com a filosofia. O BUMERANGUE KRMICO A cincia material est apenas aumentando a circunferncia do mundo mortal. Mas aumentar a tendncia de explorao no pode nos ajudar. A cincia est apenas tomando emprestado, extraindo poder da natureza. De acordo com Newton,--- para cada ao existe uma reao igual e oposta ". Temos que ser conscientes deste fato. Toda nossa aquisio aqui nada: como um bumerangue, voltar novamente a zero. Assim, o progresso cientfico no progresso. "progresso" na direo errada. Na verdade, o primeiro princpio de qualquer corpo vivo salvar-se. Este o primeiro princpio, e este deve ser nosso ponto de partida. Nos Upanisads se afirma:asato ma sad gamayo tamaso ma jyoti gamayo mrtyor ma amrta gamayo --- "Sou mortal; fazei-me eterno. Sou ignorante, cheio de nescidade; levai-me cincia, ao conhecimento. E estou afligido pela misria; guiai-me rumo bem-aventurana". Devemos comear nosso trabalho de pesquisa nestas trs fases: como nos salvar e salvar o mundo, como remover a escurido e alcanar a luz, e como remover a misria e saborear o nctar, a doce vida de eternidade, conhecimento, e bem-aventurana (sac-cid-anandam, satyam, sivam, sundaram). A CINCIA AUTO-DEVORA-SE Esta deve ser a linha de nossa pesquisa; todas as outras indagaes so falsas. Esta assim chamada pesquisa cientfica uma caa ao ganso selvagem. suicida. Os pesquisadores atmicos logo provaro que este tipo de cincia devora-se a si mesma; ela suga seu prprio sangue. Ela viver, alimentando-se de sua prpria carne e da carne de seus amigos. O conhecimento cientfico material no conhecimento. Devemos nos familiarizar com uma vital compreenso do puro e real conhecimento. Devemos absorver a ns e a outros naquele
http://www.sridhar.hpg.com.br

A Busca de Sri Krsna, a Realidade, o Belo. Srila Sridhara Maharaja

conhecimento, remover a escurido e trazer a luz, remover a misria e estabelecer a paz eterna. Cincia significa no extender a jurisdio da explorao, sabendo completamente bem que haver uma reao. Estendendo o espao da explorao certamente tambm seremos explorados. Se uma pessoa conscientemente comete urna ofensa, ento ela sobrecarregada com mais punio. Portanto, o chamado avano cientfico suicida. E isto claramente provado: presentemente, os pases lderes do mundo esto ameaando-se, uns aos outros, com armas atmicas, o mais elevado produto dos cientistas. BOMBA DE NEUTRON: 0 RAIO DA MORTE Qual a diferena entre a bomba atmica e a bomba de neutron? A bomba de neutron algo como um raio-de-morte que matar as pessoas, mas no destruir os edifcios. Bomba de neutron: o homem ser morto; as casas, os prdios e tudo mais ficar intacto. A cama permanecer; os mveis, tudo o mais permanecer, mas apenas a vida ir embora, e os corpos apodrecero. Este o efeito da bomba de neutron. E aqueles que emergirem vitoriosos viro desfrutar todas essas coisas. Eles tero que remover os corpos mortos e encher os lugares com seus prprios homens. Isto ao e reao no plano da explorao. Assim, essa uma civilizao suicida. Toda a civilizao est apodrecida em sua base. Eles esto explorando a natureza para o bem aparente da sociedade humana, mas se est tomando um emprstimo da natureza, que tem que ser pago centavo por centavo, com juros. Porque no acreditam nisso, eles no tero escapatria. Sero forados a saldar o dbito; a natureza no vai perdo-los. A natureza est ali como um computador, calculando. Assim, esta civilizao anticivilizao. Toda a coisa est apodrecida, uma camuflagem, uma infidelidade ao mundo da alma. Mas nossa poltica diferente: vida simples e pensamento elevado. Nossa poltica deve ser fazer o melhor uso de um mau negcio. De uma forma ou outra, j viemos aqui; ento, agora temos de utilizar nosso tempo e energia de tal maneira que com a menor explorao possamos escapar deste mundo.

Captulo 4

ORIGEM
DA

ALMA

http://www.sridhar.hpg.com.br

A Busca de Sri Krsna, a Realidade, o Belo. Srila Sridhara Maharaja

Desde tempos imemoriais, o homem tem indagado sobre a origem da alma. Neste breve captulo, Sridhara Mahrja responde esta mais vital de todas as questes: "Quem sou eu? De onde vim?" "Como a alma aparece primeiramente neste mundo? De que estgio de existncia espiritual ela cai no mundo material?" Esta uma questo muito ampla, que requer alguma informao bsica. Existem duas classes de almas, jivas, que vm a este mundo, Uma classe vem dos planetas Vaikuntha pela necessidade de nitya-lila, os eternos passatempos de Krsna. Outra vem por necessidade constitucional. O brahmaiyoti, o plano marginal no-diferenciado. a fonte de infinitas almas jiva, partculas espirituais atmicas de carter no-diferenciado . Os raios do corpo transcendental do Senhor so conhecidos como brahmajyoti, e uma partcula de um raio do brahmajyoti a jiva. A alma jiva um tomo naquela refulgncia, e o brahmajyoti o produto de um nmero infinito de tomos jiva. Geralmente. as almas emanam do brahmajyoti, que vivo e crescente. Dentro do brahmajyoti, o equilbrio delas de alguma forma perturbado, dando incio ao movimento. Da no-diferenciao inicia-se a diferenciao. De um simples lenol de conscincia uniforme, surgem unidades conscientes individuais. E porque a jiva consciente ela dotada de livre-arbtrio. Assim. da posio marginal elas escolhem o lado da explorao ou o lado da dedicao. Krsna bhuli sei jiva anadi bahirmukha. Anadi significa aquilo que no tem comeo. Quando entramos na terra da explorao, adentramos no fator tempo, espao e pensamento. E, quando viemos para explorar, a ao e reao comeam na terra negativa do emprstimo. Embora lutemos por nos tomar mestres, na verdade nos tornamos perdedores. Os servos de Goloka e Vaikuntha tambm so vistos como estando dentro da jurisdio de brahmanda o universo material, mas isto apenas uma brincadeira, lila. Eles vm do plano superior apenas para participar dos passatempos do Senhor e ento retomam. As almas cadas vm da posio marginal dentro do brahmajyoti, e no de Vaikuntha. A primeira posio de uma alma no mundo material ser como a de Brahma, o criador. Ento seu karma pode lev-la para o corpo de urna besta corno o tigre, onde ela cercada de uma mentalidade de tigre, ou para o corpo de uma rvore ou trepadeira, onde diferentes impresses podem cerc-la. Dessa maneira, unia pessoa se envolve em ao e reao. O caso complexo; desnecessrio analisar os detalhes da histria de um tomo particular. Estamos interessados corri a coisa em geral: como a transformao da concepo material brota da conscincia pura. ELTRONS DE CONSCINCIA

http://www.sridhar.hpg.com.br

A Busca de Sri Krsna, a Realidade, o Belo. Srila Sridhara Maharaja

A matria no independente do esprito. No brahmajyoti somos equilibrados na potncia marginal como um nmero infinito de pontculos de raios espirituais, eltrons de conscincia. Conscincia significa dotada de livre-arbtrio, pois sem livre-arbtrio nenhuma conscincia pode ser concebida. Um pontculo atmico de conscincia tem um pequeno livre-arbtrio, e pela m utilizao de seu livre-arbtrio alguns jivas receberam sua chance no mundo material. Eles se recusaram a submeter-se autoridade suprema; quiseram dominar. Assim, com essa idia germina] de domnio, a jiva entra no mundo da explorao. Na Bhagavad-gita (7.27) se afirma: iccha-dvesa samutthena dvandva-mohena bhrata sarva-bhtani sammoham sarge yanti parantapa -Dois princpios em forma crua se despertam na jiva: dio e desejo. Ento, gradualmente a alma desce para misturar-se ao mundo mundano." Primeiramente, simpatia e apatia desenvolvem-se em uma forma crua. assim como quando um broto surge com duas folhas. E gradualmente essas duas coisas nos ajudam a mergulhar profundamente neste mundo mundano. Ao retirar-se do mundo da explorao, a alma pode retornar sua posio anterior no brahmajyoti como esprito. Mas, se a alma obteve a tendncia de dedicao atravs de suas atividades devocionais anteriores, ela no pra ali, ela trespassa o brahmajyoti e vai rumo a Vaikuntha. Por que a alma velo ao mundo da explorao, e no foi ao mundo da dedicao? Isso deve ser atribudo a sua natureza inata, que dotada de livre-arbtrio. uma livre escolha. Isto substanciado na Bhagavad-git (5. 14): na kart rtvam na karmani Ikasya srjati prabhuh na karma-phala-samyogam svabhvas tu pravartate alma responsvel por sua entrada na terra da explorao.---A responsabilidade est com a alma: caso contrrio, o Senhor seria responsvel por sua condio aflita. Mas Krsna diz que o livre-arbtrio inato da alma responsvel por seu enredo no mundo material. A alma consciente, e conscincia significa dotada de liberdade. Porque a alma atlntica, seu livre-arbtrio imperfeito e vulnervel. 0 resultado daquela livre escolha que algumas vm ao mundo material e algumas vo ao mundo espiritual. Assim, a responsabilidade est com a alma individual.

O DIREITO AO ERRO

http://www.sridhar.hpg.com.br

A Busca de Sri Krsna, a Realidade, o Belo. Srila Sridhara Maharaja

Certa vez, um lder poltico indiano. Svmasundara Cakravarti. perguntou a nosso mestre espiritual. Prabhupda, "Por que o Senhor deu liberdade ao jiva''? Prabhupada lhe disse: "Voc est lutando pela liberdade. Voc no conhece o valor da liberdade. Desprovida de liberdade, a alma apenas matria. A liberdade nos oferece a alternativa de fazer o certo ou o errado. Certa vez. Gandhi disse s autoridades britnicas: Queremos liberdade". Eles responderam: "Vocs no so capazes de ter governo prprio. Quando forem capazes, ns lhes daremos liberdade " . Mas finalmente, ele lhes disse, "Queremos liberdade para errar " Assim, liberdade no garante agir apenas de maneira correta; liberdade tem seu valor independente de acerto e erro. O livre-arbtrio apenas absoluto com a Verdade Absoluta. Porque somos finitos, nosso livre-arbtrio infinitesimal. A possibilidade de cometer um erro existe. Nossa primeira escolha foi dominar, e assim, gradualmente, entramos no mundo do domnio. Como resultado desta primeira ao, tudo mais se desenvolveu. Desse modo, em diferentes nveis, as espcies foram divididas, descendo de semideuses at rvores e pedras. E os corpos aquticos, corpos gasosos, tudo que encontramos aqui surgiu daquela maneira. O princpio ativo em qualquer forma de desenvolvimento embriolgico a alma, e da alma tudo se desenvolveu. Captulo 5

CONHECIMENTO ACIMA DA MORTALIDADE

O conhecimento acima da mortalidade conhecimento adequado. O conhecimento mundano no tem valor,. pois no perdura. Devemos indagar de alguma outra parte pelo conhecimento permanente. Conhecimento verdadeiro estvel; tem uma base firme, e a educao Vdica lida com o processo de adquirir tal conhecimento. O significado da palavra veda conhecer". Nenhum motivo ou razo so dados a respeito de porque voc deve conhecer; nenhuma explicao dada: simplesmente "conhea". Porque a dvida est ausente no plano espiritual. nenhuma trapaa possvel. Trata-se de uma transao simples, direta "Conhea". Naquele plano transcendental, todos so amigos confidenciais e impecveis em sua conduta. Nenhuma tendncia enganadora possvel ali; assim, no h suspeita. Aqui, estamos no plano do desentendimento e da dvida; desse modo queremos examinar tudo. Estamos vivendo num plano vulnervel e viciado, onde as pessoas enganam-se umas as outras. No podemos acreditar nos outros, pois eles podem nos enganar. Mas no lugar onde a enganao desconhecida, as transaes so muito simples e corretas. Assim, no se d qualquer razo a sugestes que desam daquele plano. Surge agora a questo de como alcanar tal tipo de
http://www.sridhar.hpg.com.br

A Busca de Sri Krsna, a Realidade, o Belo. Srila Sridhara Maharaja

verdade, conhecimento compreensvel e no-decepcionante. Na Bhagavad-gita (4.34) Krsna diz: tad viddhi pranipatena pariprasnena sevaya upadk yanti te jnam jninas tattva darsinah "Para aprender o conhecimento acima da mortalidade voc tem que se aproximar de uma alma auto-realizada, aceit-la como seu mestre espiritual e ser iniciado por ela. Indague submissamente e preste-lhe servio. As almas auto-realizadas podem transmitir-lhe conhecimento pois viram a verdade." SUPERCONHECIMENTO Temos que nos aproximar do domnio do conhecimento com rendio do ego, indagao honesta e uma atitude de servio. Temos que nos aproximar daquele plano com a mentalidade de escravido. O conhecimento superior no servir uma pessoa de status inferior. Se queremos conhecimento perfeito em absoluto., teremos que servir o Senhor Supremo. Ele nos usar para Seu propsito; no que ns O usaremos. Podemos ser sujeitos neste mundo mundano, mas teremos que nos tomar objetos para sermos manejados pelo superconhecimento daquele plano. Se queremos nos conectar com o conhecimento mais elevado, temos que nos aproximar com esta atitude. Pranipata significa que terminei minha experincia aqui: no tenho mais atrao ou aspirao a nada neste mundo. Ento ocorre pariprasna, ou honesta., submissa e humilde indagao com sincera ansiedade, e no com um esprito de desafio; caso contrrio o conhecimento perfeito no se importar de descer at ns. Krsna j pleno em Si mesmo, assim temos que entrar em Seu domnio apenas para satisfazer Seu propsito. Ele no pode ser subserviente a ns, pois somos pequenssimas pessoas com mesquinha experincia e uma concepo de satisfao insuficiente. No podemos manej-lO; podemos nos aproximar dEle apenas se quisermos ser manejados por Ele. Assim, tal ambiente favorvel deve ser criado, onde o verdadeiro conhecimento seja cultivado. Tal conhecimento supremo, e no pode ser subserviente concepo mundana, o mundo da mortalidade. Ele sac-cid-nanda. Sat significa existncia inexpugnvel, cit significa conscincia, e nanda significa beleza e prazer. "Devo tentar libertar-me de minhas presentes misrias materiais e indagar sobre uma terra adequada onde possa viver feliz ". Tendo chegado a esta concluso, teremos que buscar uma pessoa que seja um agente fidedigno do mundo superior e consult-la sobre como podemos nos aliviar deste atual ambiente indesejvel. No Srimad-Bhgavatam ( 11.3.2 1) se afirma: tasmad gurum prapadyeta jijsuh sre vah uttamam
http://www.sridhar.hpg.com.br

A Busca de Sri Krsna, a Realidade, o Belo. Srila Sridhara Maharaja

sabde pare ca nisntam brahmany upasamasrayam Qual a concepo do bem verdadeiro, e quem considerado um agente fidedigno da verdade? Uma pessoa que tenha conhecimento da escritura que desceu do domnio superior. que tenha conhecimento terico e prtico da verdade superior, deve ser abordada por um indagador genuno, pois tal mestre espiritual qualificado pode transmitir conhecimento ao estudante sincero". No Mundaka Upanisad (1.2.12) tambm se afirma: tad-vijnrtham sa gurum evbhigacchet samit panih srotriyam brahma nistham "Para aprender o conhecimento transcendental, uma pessoa deve se aproximar de um mestre espiritual genuno que venha em sucesso discipular e seja fixo na Verdade Absoluta ". Neste verso, a palavra tata significa "depois disto---. Quando a programao de uma pessoa termina, ela pensa, "a vida no digna de ser vivida neste mundo de nascimento, morte, velhice e doena. Devo ter um mundo melhor no qual viver, onde possa viver como um cavalheiro. A cada momento a morte est devorando tudo. O nascimento, a morte, a velhice. e doena - todos esses problemas me impedem de satisfazer minhas ambies aqui. Quero algo categoricamente diferente". Em tal momento. assumindo a responsabilidade sobre seus prprios ombros. sem criar qualquer problema para o guru, e ao risco de pobreza subalimentao e muitas outras austeridades. a pessoa se aproximar do guru. uma transao livre. No que ela v dar algo ao gurudeva, mas coletar o que for necessrio para sacrifcio, para educao, e a seu prprio risco se aproximar do mestre espiritual. E qual ser a posio do guru? Ele ser bem versado nas escrituras, o sruti-sastra, ou aquele conhecimento que pode ser apenas adquirido atravs do som, por audio atenta e ansiosa (srotriyam brahma nistham). Brahma nistham significa "uma pessoa que esteja estabelecida em brahman, esprito, que seja versada na posio causal do universo". Isto descrito nos Upanisads: yato v imni bhtni jayante yena jatani jivanti yat prayanty abhisamvisanti tad brahma tad vijijnasa (Taittirya Upanisad 3.1). "O Brahman Supremo a origem e o refgio de todos os seres vivos. Quando existe uma criao, Ele os traz de seu estado original, e na hora da aniquilao, Ele os devora. Aps a criao, tudo repousa em Sua onipotncia, e aps a aniquilao, tudo novamente retoma para repousar nEle." Essas so as confirmaes dos hinos Vdicos: yasmin vijnte sarvam evam vijntam bhavati yasmin prapte sarvam idam prptam bhavati "Conhecendo-O, tudo conhecido - obtendo-O, tudo obtido." Chegamos ao ponto de indagar sobre Brahman, o maior, o princpio todo-acomodante atravs de
http://www.sridhar.hpg.com.br

A Busca de Sri Krsna, a Realidade, o Belo. Srila Sridhara Maharaja

cujo conhecimento podemos conhecer toda e qualquer coisa. E isso possvel; no impossvel. Os upanisads dizem: "Se quiseres conhecer algo, ento conhece o todo. E qual a natureza do todo? Tudo vem dEle, tudo est sendo mantido por Ele, e novamente tudo entra nEle. Isto Brahman; assim, tenta conhec-Lo. Se puderes conhecer isto, tudo te ser conhecido." Isso tambm explicado no Srimad-Bhagavatam (4.31.14): yath taror mula nisecanena trpyanti tat-skandha bhujopasakhah pranopahrc ca yathendriynm tathaiva sarvrhanam acyutejya "Tal como quando regas a raiz de uma rvore, toda a rvore alimentada, e tal como quando forneces alimento ao estmago, todo o corpo alimentado, do mesmo modo, se obtiveres conhecimento da causa primria. Brahman, conhecers toda e qualquer coisa." A f nisso chama-se sraddh. o Vedantasutra, a prpria essncia dos Vedas, diz athato brahma jijsa: "Agora que encerraste as atividades fruitivas recomendadas na seo karma-kanda dos Vedas por Jaimin, pedimos que indagues sobre Brahman." Isso descrito no Srimad-Bhagavatam (1.1.1) janmady asya yato 'nvayad itarathas carthesv abhijah svarat "Amigos, indaguemos sobre a causa primria, cuja natureza tal que tudo que possamos ver, e tudo que possamos conceber brota dEle. Ele a causa ltima de tudo, direta e indiretamente ". Somente Ele conhece o propsito pelo qual tudo criado e mantido. Somente Ele sabe para onde tudo vai. Somente Ele consciente deste fato ningum mais.

Arthesv abhijah svart quer dizer que Ele conhece o significado de todo incidente da existncia e que Ele est acima de dar qualquer explicao a outrem. Ele no tem responsabilidades para com qualquer lei ou pessoa. Ele absoluto e independente.

REVELAO VDICA E como sabemos disto? Ele expandiu o conhecimento de Si mesmo atravs dos Vedas. Brahma significa Veda. Assim, atravs da linha de inspirao, ou revelao, o conhecimento Vdico foi transmitido ao primeiro ser vivo, o criador do mundo, o Senhor Brahma (tene brahma hrd ya di kavaye). Os acadmicos do mundo falham em compreender a estratgia e natureza deste tipo de conhecimento. Eles no podem entender os pontos vitais e fundamentais do conhecimento Vdico, tais como a transformao de uma coisa em outra (muhyanti yat surayah). A gua pode ser transformada em gs, o gs pode ser transformado em ter. e o ter pode ser transformado em calor: atravs de tal

http://www.sridhar.hpg.com.br

A Busca de Sri Krsna, a Realidade, o Belo. Srila Sridhara Maharaja

processo, podemos entender a existncia desse mundo (tejo vari mrdm yath vinimayo yatra tri-sargo mrs), pois atravs da transformao da energia do Senhor este mundo vem existncia. Essa transformao envolve os trs modos da natureza, ramas, raias e sattva. Tama significa matria dura. esttica. Raja significa energia, e sattva significa esprito, luz, conhecimento. Assim, este mundo foi criado atravs da transformao. Em Sua morada, que iluminada pelo raio de Seu prprio conhecimento, no h possibilidade de decepo ou desentendimento. (dhamn svena sada nirastakuhakam satyam param dhimahi). Aqui, estamos sendo enganados pelo entendimento errneo. Entramos em um plano de existncia onde todo o mundo est repleto de concepo enganosa, falsidade e clculo errneo. Presentemente vivemos no mundo de my. My significa m-y: "Aquilo que no . Estou vendo algo que realmente outra coisa. REALIDADE: POR SI PRPRIA E PARA SI PRPRIA Isvsyam - tudo destina-se a Deus. Esta a teoria Hegeliana: a realidade existe por Si prpria e para Si prpria. Hegel o fundador do Realismo Ideal, e assim ele diz `A realidade existe por Si prpria e para Si prpria'.' "Por Si prpria" significa que Ele Sua prpria causa; ningum O criou. Caso contrrio qualquer pessoa que o tivesse criado teria importncia primria. "Para Si prpria", significa que Deus existe apenas para satisfazer Seu prprio propsito. Esta a verdade universal: tudo existe para Ele, e nada existe para qualquer outra pessoa. Assim, quando pensamos que as coisas em volta de ns destinam-se a ns, ou nossa nao, ou aos seres humanos, tudo isso clculo errneo, e conhecimento baseado em tal clculo errneo tem sua reao. "Para toda ao, existe urna reao igual e oposta ".Estou comendo algo; chamase a isto comer-me. No Manu Samhit, a palavra mamsah usada para indicar carne, Mam significa "Eu", sah significa "ele". Mamsah significa "eu-ele". Qual o significado? Eu o estou comendo.. e ele vai me comer depois corno reao. Ele ir me devorar, assim como agora o estou devorando. Este o significado subliminar - toda ao, qualquer que seja. tem sua reao, Isto confirmado na Bhagavadgita (3.9): yajrtht karmano 'n yatra loko 'yam karma-bandhanah tad-artham karma kaunteya mukta-sangah samacara A menos que se trabalhe corno sacrifcio a Visnu o trabalho ser causa de cativeiro; portanto, trabalha em Meu benefcio. e liberta-te da corrente de ao e reao.'' A Bhagavad-gita diz que qualquer trabalho, no importa qual seja, causa uma reao. Voc pode. por exemplo. cuidar de um paciente. Aparentemente. uma coisa boa, mas voc est dando ao paciente um remdio que vem da matana de tantos insetos, rvores, trepadeiras e animais. Voc pode pensar que
http://www.sridhar.hpg.com.br

A Busca de Sri Krsna, a Realidade, o Belo. Srila Sridhara Maharaja

o seu cuidado um dever muito puro, mas voc est causando uma perturbao no ambiente, e voc ter que pagar por isto. Dessa maneira, tudo que ns fazemos aqui no pode ser perfeitamente bom. O filsofo Alemo Kant dizia: "Sem boa vontade, nenhuma ao pode ser perfeitamente boa " Mas ns somos da opinio de que mesmo a boa vontade impossvel aqui neste plano mundano. De acordo com Kant, a boa vontade uma coisa pura, enquanto nenhuma ao aqui pode ser perfeita, mas ns dizemos que mesmo a boa vontade impossvel no calculo relativo do mundo, porque estamos nos afundando no lodo do desentendimento. O conhecimento puro vem apenas de cima, e temos que aprender a aceit-lo. Quando tal tipo de compreenso surge dentro de ns, isso conhecido como sraddh, ou f. F tambm uma grande coisa. Devemos ter f de que se cumprirmos nosso dever para com o absoluto, ento todos nossos deveres para com o ambiente, em todas as direes, sero automaticamente cumpridos (Krsna bhakti kaile sarva karma krta haya). Satisfazendo a Krsna, todo o universo fica satisfeito, pois uma pessoa que querida por Krsna querida por todo o universo (yasmin tuste jagat tustam prinite prinito jagat). Assim como regando a raiz da rvore todas as folhas e ramos so automaticamente nutridos, cumprindo nosso dever para com o Senhor Krsna todos nossos deveres sero automaticamente cumpridos. A MORADA TRANSCENDENTAL DE KRSNA Tudo se destina a Krsna. Tambm nos destinamos a Ele (isvsyam idam sarvam). Este o conhecimento verdadeiro, e esta a verdadeira situao do mundo. A explorao uma idia incompleta e reacionria pela qual incorremos em um dbito que teremos que pagar mais tarde. Podemos ir at Satyaloka, o planeta mais elevado no universo material, mas, explorando a natureza, incorremos em um dbito, tornamo-nos pesados e descemos. E, quando descemos, outros vm explorar e extorquir-nos at que nossos dbitos sejam pagos, Ento o peso vai embora, ficamos leves e subimos at os sistemas planetrios superiores novamente. Enquanto subimos, exploramos aqueles que esto em uma posio inferior. Dessa maneira, existe uma contnua explorao e pagamento de dbito. Isso confirmado na Bhagavad-git (8.16): brahma-bhuvanl lokh punar avartino 'rjuna mm upetya tu kaunteya punar janma na vidyate "Todos os sistemas planetrios dentro deste mundo de matria so lugares de repetidos nascimentos e mortes, mas aquele que alcana Minha morada, 6 filho de Kunti, nunca volta a nascer " Ao chegar ali, uma pessoa nunca regressa a este mundo material (yad gatva na nivartante tad dhma paramam mama). A morada de Krsna nirguna, ou transcendental a qualquer qualidade material.
http://www.sridhar.hpg.com.br

A Busca de Sri Krsna, a Realidade, o Belo. Srila Sridhara Maharaja

Devemos estabelecer firmemente a concepo de isvsyam: tudo, incluindo ns prprios, destina-se ao Senhor Supremo. Todos ns somos Seus servos, e destinamo-nos a utilizar tudo em Seu servio. Qualquer trabalho que executemos nos atar a este ambiente de matria, a menos que realizemos yaja, sacrifcio. (yajrtht karmano 'nyatra loko 'yam karma-bandhanah). E os Vedas prescrevem, yajo vai visnu: "O sacrifcio destina-se exclusivamente a Visnu, ou Krsna Isso confirmado na Bhagavad-gita (9.24), onde Krsna diz: "Eu sou o nico desfrutador de todo sacrifcio." (aham hi sarva-yajnnm bhokt ca prabhur eva ca). Sacrifcio no se destina a um pas, ou sociedade, ou a qualquer outra coisa. Sacrifcio destina-se unicamente ao Senhor Supremo. Ningum alm d'Ele digno de sacrifcio. Assim, somente conectando nossas atividades com o infinito podemos nos livrar do presente ambiente de ao e reao. Quando entra em contato com o absoluto. o conhecimento perde sua caracterstica imunda. Ento podemos ter pleno conhecimento, que nos levar a prema-bhakti, amor a Deus. Tudo se destina a Krsna. Ele o nico desfrutador de todas as coisas. Ele o autocrata absoluto e o bem absoluto. Todos somos Seus servos, e tudo destina-se Sua satisfao. Devemos chegar a essa compreenso. O sistema guru-kula de educao Vdica deve ser concebido nessa linha.

GURU - MAIS PESADO QUE OS HIMALAYAS Guru significa "pesado". Guru significa "aquele que dissipa a escurido". e "aquele que pesado; que no pode ser movido para qualquer propsito". Ele est to bem estabelecido na verdade, que nenhuma oferta de conhecimento alternativo, ou qualquer outra proposta, podem mov-lo de sua posio. Ele est firme ali. Ele pode ajudar os laghus. as pessoas que so muito leves; aqueles que qualquer um pode manejar como fantoches. Mas o guru nunca pode ser movido de sua posio. Ele se sentar ereto ali, mais pesado que os Himalayas, e enfrentar todas as concepes oscilantes de conhecimento, partindo-as ao meio e estabelecendo a caracterstica universal do conhecimento absoluto. Ele transmitir o conhecimento da Verdade Absoluta, Brahman, o supremo todo, dissipando todas as falsas concepes e estabelecendo o conhecimento do absoluto no trono do corao. Esta a concepo de guru-kula, o sistema Vdico de educao da ndia milenar. O sistema Vdico de educao lida com o conhecimento prprio; no com o semiconhecimento, mas o conhecimento do todo, que pode nos libertar de todos os problemas e guiar-nos posio mais desejvel. Hoje em dia podemos vender conhecimento, mas este conhecimento no pode ser vendido. O conhecimento intelectual pode ser apanhado no mercado, mas este conhecimento no pode ser apanhado no mercado, pois este o conhecimento absoluto. O conhecimento vdico nos d nossa realizao na vida, alcanando a qual no mais sentiremos necessidade de correr daqui para ali em busca de algum conhecimento maior.
http://www.sridhar.hpg.com.br

A Busca de Sri Krsna, a Realidade, o Belo. Srila Sridhara Maharaja

Antigamente, este conhecimento era ensinado dentro do guru-kula, a milenar escola Vdica. O conhecimento Vdico significa conhecimento que vem de fora da rea do falso entendimento, clculo errneo e falsa historiografia. Os livros aqui registrados esto repletos de verdades temporrias e concepes errneas. Tais coisas podem ser teis agora, mas depois de algum tempo isto no funcionar; ser dissolvido. A Terra ser dissolvida. A matria ser dissolvida e no seremos capazes de vislumbrar qualquer qualidade de matria, quando tudo se reduzir ao ter. Nenhum vestgio de ar, ou calor, ou qualquer outra coisa permanecer de modo algum. Com a dissoluo deste mundo mundano, nada permanecer alm do conhecimento transcendental. A TERRA DA DEDICAO Na Bhagavad-gita (15.6) Krsna diz -. "Aquele que alcana Minha morada jamais retoma a este mundo material (yad gatv na nivartante tad dhma paramam mama). A dissoluo prosseguir no plano do mundo material, mas se puderes garantir um visto para aquela terra, se puderes entrar naquele solo, nunca sers desencaminhado. Quando o sol, a lua e as estrelas forem dissolvidos, seu eu eterno, seu ego devocional. estar completamente a salvo em Meu plano." 0 mundo material a terra da explorao; o mundo espiritual o oposto - a terra da dedicao. No meio est o brahamajyoti - a linha de demarcao entre a explorao e a dedicao. Aqui neste mundo material, toda unidade de natureza exploradora ; l justamente o oposto. Tudo ali est completamente dedicado ao servio a Krsna. e no h necessidade de nada; ao contrrio. tudo que necessrio para tornar possvel o servio a Krsna vem automaticamente. Aqui, tudo se baseia em kma, desejo, e desse modo o servio verdadeiro no possvel neste plano. No h possibilidade de existncia de exploraro na terra da dedicao, pois cada unidade ali uma unidade dedicadora. Na parte inferior da terra da dedicao existe algum clculo. venerao e reverncia. Mas, na esfera superior. tudo automaticamente amor espontneo: um trabalho de amor, com crescente intensidade e seriedade. E somos apenas encantados pela beleza e o amor que se encontram em Goloka Vrndvana, a suprema morada de Krsna. Em suma, isso o que entendemos pela graa de nossos mestres espirituais. Somos muito atrados por esta concepo que nos foi dada por nosso gurudeva, conforme ele a recebeu das escrituras Vdicas, especialmente o Srimad-Bhagavatarn. Isso foi explicado pelo prprio Sri Caitanya Mahprabhu, atravs de Seus ensinamentos e prticas, e esta concepo foi exposta por Seus seguidores, os Seis Goswmis de Vrndvana.

Captulo 6

http://www.sridhar.hpg.com.br

A Busca de Sri Krsna, a Realidade, o Belo. Srila Sridhara Maharaja

SEIS
FILOSOFIAS

DA NDIA

Existem seis milenares sistemas filosficos da ndia. O primeiro a filosofia Vaissika de Kanda Rsi: a teoria atmica. De acordo com ele, tudo feito de tomos. Muitos diferentes tomos se combinam e produzem este mundo. Kana significa partcula atmica. Muitas partculas atmicas se combinaram e produziram este mundo por acaso, sem necessidade de qualquer razo. harmonia. conscincia, nada do tipo. E o resultado dessas combinaes produziu o que aqui encontramos. Esta a opinio de Kanda: este um mundo atmico. Bhaktivinoda Thkura, o fundador do movimento para a conscincia de Krsna no sculo dezenove. canta em uma cano: kesava! tu y v jagata bicitra. " meu Senhor Krsna, vejo que tudo disponvel em Seu mundo. que tem uma natureza infinita e variada. Separados de Ti. entretanto. sempre estamos sofrendo misrias. Um fluxo contnuo de sofrimento nos engoliu do nascimento at a morte, e no podemos tolerar a dor de tal misria. E tantos agentes aliviadores, Kapila, Patajali, Gautama. Kanda, Jaimini, Buddha, esto correndo em nossa direo, oferecendo-nos suas solues. ANLISE, YOGA E LGICA Kapila surge com o sistema de anlise filosfica Sankhya, dizendo: "Analise a matria, e voc se libertar de toda esta dor Patajali surgiu com o yoga, "Ei, jivtm! V encontrar Paramtm! Ento, todos os problemas deste mundo se afastaro de voc. Entre em conexo com Paramtm, a Superalma ". Esta a sua recomendao. Gautama surge com a lgica, nyya sastra, "Existe um Autor, um Criador, mas Ele indiferente. Ele criou este mundo, terminou e o deixou. E voc tem que tentar viver com a ajuda de sua razo. Desenvolva sua faculdade de raciocnio e seja razovel em toda sua conduta. Somente ento voc poder ajudar a si mesmo neste mundo. No h outro remdio. Seja um bom lgico e assim ser capaz de controlar o ambiente com o poder da razo, e voc ser feliz ". E Kanda: "Por acaso os tomos se combinaram, e com a dissoluo dos tomos nada permanecer. Por que voc se incomoda? No se preocupe. 0 que o destino? No nada; ignore-o. E quando o corpo for dissolvido, nada permanecer. Por que lamentar?"

http://www.sridhar.hpg.com.br

A Busca de Sri Krsna, a Realidade, o Belo. Srila Sridhara Maharaja

TEORIA ATMICA E KARMA Depois, com a filosofia de kama-mimamsa, Jaimini diz: Pode ser que haja Algum que tenha nos conectado com este mundo e nosso karma, mas o karma tudo. Ele (Deus) um inspetor indiferente. J no tem domnio sobre ns. De acordo com nosso karma prosperaremos ou decairemos. Assim, essas atividades lhe so recomendadas. Se voc continuar com seu karma ser feliz. Evidentemente, isto no pode ser negado; karma phala, resultado do karma, diminui e termina. Mas apegue-se ao karma, ao bom karma; no adote o mau karma. O resultado do bom karma terminar, mas isto no importa; continue novamente fazendo bom karma e o bom resultado o esperar no cu, e voc ter uma vida feliz. Se qualquer coisa lhe amigvel, isto o seu karma Existe Deus, mas Ele indiferente. Ele obrigado a servi-lo por bem ou por mal, de acordo com seu karma Ele no tem independncia ". DISSOLVA A MENTE" -BUDDHA Outra classe de filosofia, ento, a de Buddha: "Somente a combinao de diferentes coisas criou seu sistema mental. Com a dissoluo do sistema mental nada permanece. Assim, de alguma forma, devemos dissolver o sistema mental. Pratique ahimsa, no-violncia, satya, veracidade, e assim por diante ". Observa-se que todos esses filsofos esto falando de renncia ou explorao (bhukti, mukti). E por estabelecerem diferentes tipos de armadilhas encantadoras, eles fazem arranjos para capturar a alma jiva. Bhaktivinoda Thkura diz,. "Mas eu compreendi que todos esses sujeitos so enganadores. E todos tm este ponto em comum: eles no tem contato com a devoo a Ti, com o Teu servio. Nisto, eles so unos. Eles no podem oferecer qualquer bem real. Eles so concordes em se opor ao Teu servio devocional e Tua supremacia. E, finalmente, eles nos deixam no caos ". "Mas, do ponto de vista derradeiro, observo que eles so agentes encarregados, por Ti, de segregar as pessoas seriamente doentes para outra ala, para o bem dos pacientes menos seriamente adoecidos. E Teu arranjo segregar as pessoas desesperanadas para outro lado, para o benefcio do lado bom. Este Teu desgnio, e eles esto brincando em Tuas mos, como muitos fantoches. Eles so Teus agentes e tambm esto Te servindo de algum modo, porque nada est fora de Ti ". Bhaktivinoda Thkura conclui. dizendo -. "Dou adeus a todos eles. Sinto em meu corao que devo demonstrar respeito por todos esses chamados bons agentes distncia, mas meu nico verdadeiro capital a poeira dos sagrados ps de Teus devotos. Repouso nesta poeira como a fonte de todas as minhas perspectivas. Espero depositar toda a minha energia em tomar a poeira dos ps de Itus deles sobre minha cabea. Isto tudo para mim.

http://www.sridhar.hpg.com.br

A Busca de Sri Krsna, a Realidade, o Belo. Srila Sridhara Maharaja

Captulo 7

ALM DO CRISTIANISMO

Na conversa seguinte, Srila Sridhara Maharaja compara crenas testas com alguns estudantes Cristos dos Estados Unidos da Amrica. Cristo: O senhor poderia explicar o ponto-de-vista Vaisnava acerca do Cristianismo? Sridhara Mahrja: O Cristianismo Vaisnavismo incompleto; no plenamente desenvolvido, mas a base do tesmo devocional. Encontramos o princpio "morrer para viver" at certo ponto, pelo menos fisicamente. Os Cristos dizem que o ideal mostrado por Jesus auto-sacrifcio. Em nossa considerao. entretanto, isso no tesmo plenamente desenvolvido. mas apenas a base. um conceito pouco claro, vago, da Divindade: "Somos para Ele." Mas quanto? E em que forma. em que atitude? Todas essas coisas no so explicadas e no so claras no Cristianismo. Tudo nublado. como que visto distancia. No assume qualquer forma apropriada. A cobertura no plenamente removida. a ponto de permitirnos chegar face face com o objeto de nosso servio. H o conceito de servio a Deus. bem como um forte mpeto para alcan-lo; assim. a base boa. mas a estrutura sobre o alicerce opaca, vaga e imperfeita. Cristo: Os Cristos gostam da idia de rendio, servio e entrega de tudo a Deus. Sridhara Mahrja: Sim, isto comum. Mas, rendio a quem? Cristo: Os Cristos dizem que Jesus o nico caminho. Sridhara Mahrja: Sim, e seu caminho "morrer para viver", mas para que? Qual a conquista positiva? Qual nossa ocupao positiva no servio ao Senhor? Devemos no apenas nos submeter em agradecimento autoridade mxima, mas devemos ter uma ligao direta com Ele, bem como ocupao cempor-cento em Seu servio. Simplesmente caminhar por ns mesmos, orando, "Oh, Deus, dai-nos nosso po!" e ir igreja uma vez por semana no suficiente. Vinte e quatro horas de ocupao possvel no tesmo completo. Deus pode nos ocupar vinte e quatro horas por dia. Devemos alcanar esta posio - plena ocupao com Ele. Tudo mais subordinado a esta posio.

http://www.sridhar.hpg.com.br

A Busca de Sri Krsna, a Realidade, o Belo. Srila Sridhara Maharaja

ADO E EVA: FORADOS A TRABALHAR Cristo: Existem algumas tradies crists que so muito semelhantes conscincia de Krsna. Sridhara Mahrja: Elas so muito afins em sua base. Concordamos que devemos sacrificar tudo por Deus. Mas, quem Ele? E quem sou eu? E qual nossa relao? O Cristianismo nos d apenas uma concepo nublada. Na concepo Crist, quando Ado e Eva eram entregues, eles no tinham problemas na vida. Mas ento provaram o fruto da rvore do conhecimento, clculo de interesse prprio, e caram, sendo forados a viver uma vida de trabalho. Somente uma idia geral de nossa relao com Deus dada ali, mas quando temos que definir detalhadamente as caractersticas de Deus, e em que relaes devemos dEle nos aproximar, o Cristianismo d-nos apenas uma idia opaca. Certa vez alguns sacerdotes Cristos disseram a nosso guru mahrja que mdhurya rasa, relao conjugal com Deus, tambm se encontra no Cristianismo. Na Idade Mdia havia uma moda entre os Cristos de considerar Cristo como noivo, e tambm h uma parbola em que o Senhor Jesus Cristo considerado como um noivo. Assim, eles disseram que mdhurya rasa, a relao conjugal, tambm se encontra dentro do Cristianismo. Prabhupda disse-lhes. "Isto com Seu filho, com Seu devoto, no com Deus ". Filho significa guru, o libertador. PAI, FILHO E ESPRITO SANTO A concepo que eles tem de Deus a Trindade: Deus Pai, Deus Filho e Deus Esprito Santo. 0 Esprito Santo talvez seja considerado como tendo a posio mais elevada. Se for assim. ento Cristianismo termina em brahmavda nirvisesa. Entende? Cristo: Sim Creio que o senhor explicou antes que Brahman significa o as~ impessoal da existncia de Deus. S~ Mahrja: Deus-Pai significa-Deus, o criador. Deus-Filho significa o guru. E Deus Esprito-Santo talvez mantenha a posio suprema no Cristianismo: acima da concepo de Pai e da concepo de Filho. Sendo este o caso, ento a compreenso deles vai ao Brahman impessoal. Certa vez disseram-me que, em um drama na Alemanha, tinham que mostrar a figura de Deus, e assim, em alguma posio elevada sobre um balco, puseram uma figura de natureza grave, com uma barba cinzenta, dando ordens dali. Deus, o Pai, era mostrado daquela maneira. Esta a idia deles: a Paternidade de Deus, barba cinzenta, um velho como Deus. Mas a partir da considerao de rasa e nanda, xtase, Deus deve ser o centro de todas as diferentes relaes, incluindo amor filial e amor conjugal.

http://www.sridhar.hpg.com.br

A Busca de Sri Krsna, a Realidade, o Belo. Srila Sridhara Maharaja

Conceber Deus como nosso Pai urna compreenso incompleta, pois pas tambm so servos. Ele tem que estar no centro; no na extremidade do todo. Ele no est simplesmente observando o todo; o conceito de Krsna que Deus est no centro. De todas as aproximaes de Deus, a aproximao para uma relao amorosa suprema. A intensidade desta relao deve ser considerada. e Deus deve estar no centro de todas relaes amorosas. nandam brhmano vidvn. Ananda a coisa mais preciosa jamais descoberta. E a plena' representao da nanda mais elevada deve ser considerada como o absoluto mximo que pode atrair a todos: no por poder, no por fora. mas por encanto. 0 centro de toda atrao Krsna Sua atrao se faz pela beleza, pelo encanto, e pelo amor; e no por coao e fora. Essa a concepo Krsna da Divindade. Cristo: Os Cristos temem ir alm de Jesus, porque Jesus nos advertiu quanto a enganadores. Sridhara Mahrja: No estou falando sobre os cristos; estou falando sobre Jesus, que deu os ideais do Cristianismo. Estou falando sobre os princpios de Jesus. Ele deu alguma compreenso em prestaes, mas no pleno conhecimento, Concordamos sobre a forte base de tesmo. Jesus foi crucificado porque disse, "Tudo pertence ao meu Pai. Dai a Csar o que de Csar. e a Deus o que Seu". Assim, a base muito boa; louvvel. mas apenas a primeira prestao na concepo testa. Quem meu Senhor? Qual Sua natureza? Quem sou eu? 0 que o meu eu interior, e qual minha conexo com Ele? Como posso viver continuamente em Sua lembrana e servio? A concepo de que nos destinamos a Ele, somos designados e feitos para Ele, louvvel, mas tem que ser esclarecida. Devemos alcanar a posio mais elevada. Todas essas coisas esto ausentes no Cristianismo. Apenas o sacrifcio pelo Senhor dado, e isso est bem, a necessidade bsica da alma. Mas, aps isto, o que deve ser alcanado? Eles ficam silenciosos.

ALM DE JESUS
Cristo: Eles temem ir alm de Jesus. Sridhara Mahrja: Sim, mas existe tanta graa, tanto amor na divindade que Deus pode sentar-se em nosso colo e abraar-nos. Uma ligao muito mais ntima revelada no Vaisnavismo. Mas se tememos ultrapassar o conselho fundamental de Jesus, ento nos tornamos sahajiyas (imitadores). Devemos arriscar tudo pelo nosso Senhor e devemos tornar firme nossa posio em Seu servio. Devemos morrer para viver . E o que est vivendo? Temos que analisar o que vida real. E se, sem morrer, queremos arrastar Deus para nosso jogo carnal, ento nos tornamos sahajiyas imitadores. Devemos ultrapassar o umbral dado por Jesus. Ele declarou, "Morrer para viver". A companhia do Senhor to valiosa para ns que devemos arriscar tudo por Ele.

http://www.sridhar.hpg.com.br

A Busca de Sri Krsna, a Realidade, o Belo. Srila Sridhara Maharaja

Esta conquista material no nada; tudo veneno. No devemos sentir atrao por ela. Devemos estar prontos para deixar tudo, todas nossas perspectivas e aspiraes materiais, incluindo nosso corpo, por Ele. Deus grande. Mas qual Sua grandeza? Qual minha posio? Como posso me ocupar em Seu Servio, vinte-e-quatro horas por dia? Aqui, Jesus silencia. No recebemos programas especficos dos Cristos neste estgio, e assim, vem o Vaisnavismo para o alvio de nosso corao, para satisfazer nossa necessidade interior, qualquer que ela seja. Nossa sede interior ser satisfeita aqui. Voc pode ser consciente ou inconsciente de muitas demandas dentro de si. mas elas tero plena satisfao em sua mais bela forma apenas ali. No que de algum lugar distante mostraremos a Deus alguma saudao reverencial, mas podemos t-lo de uma maneira muito ntima. 0 ideal de uma conexo amorosa ntima com Deus dado pelo Vaisnavismo. especialmente por Sri Caitanya Mahprabhu, pelo Srimad-Bhagavatam, e em Vrndvana, a terra de Krsna. O sentimento de possuir qualquer coisa aqui no mundo material no pode ser real; um reflexo pervertido, mas este sentimento tem que estar presente no mundo original, caso contrrio qual sua origem? De onde surgem os diferentes sentimentos de necessidade dentro de ns? Eles devem estar presentes no mundo causal, pois tudo emana de Krsna. Assim, o anseio de cada tomo de nosso corpo, mente e alma receber sua maior satisfao ali. Essa compreenso dada pelo Vaisnavismo, por Sri Caitanya Mahprabhu, pelo Srimad-Bhagavatam e por Krsna na Bhagavad-gita.

BHAGAVAD-GIT: SUA HISTRIA E ENSINAMENTOS Cristo: J ouvi falar da Bhagavad-gita. Qual a histria de sua origem? Sridhara Mahrja: Na Bhagavad-gita, Krsna diz a Arjuna, "O que estou te dizendo agora no coisa nova: j disse isto a Surya, o deus-do-sol, e ele transmitiu a Manu, o pai da humanidade. Desta maneira, este conhecimento desceu em sucesso discipular, e pela influncia do tempo foi interrompido. Novamente, estou repetindo-te este antigo conhecimento". Isso se refere a Karma-yoga: "No se importe com o resultado, bom ou mau; continue com seu dever. Ento pode ter paz geral em sua mente." Cristo: Qual a mensagem da Bhagavad-gita? Sridhara Mahrja: Existem diferentes estgios de educao transmitidos na Bhagavad-git: bhakti-yoga, karma-yoga, jna-yoga, astnga-yoga, tantas diferentes camadas de tesmo. mas o tesmo devocional puro comea onde Krsna diz, sarva dharman parityajya: "Abandona tuas afinidades por todas outras atividades, religiosas ou irreligiosas, e rende-te completamente a Mim. No tentes
http://www.sridhar.hpg.com.br

A Busca de Sri Krsna, a Realidade, o Belo. Srila Sridhara Maharaja

impor tuas demandas a Mim, mas pede-Me o que te ser mais benfico. E o que farei em teu benefcio? Rende-te plenamente a Mim, e dar-te-me-ei. "Todos esses outros mtodos e suas perspectivas so mais ou menos efetivos e valiosos, mas no aspires a nada alm de Mim. Esta ser tua mxima perspectiva: Querer-Me, Ter-Me, viver coMigo, fazer o que digo, entrar em Minha prpria famlia pessoal, em Minha vida privada. Esta ser tua maior conquista. No aspires a nada alm de Mim. O estudo comparativo de todas aspiraes religiosas mostrar que a necessidade mxima interior pode ser satisfeita atravs da entrada em Meus relacionamentos privados e pessoais. Cristo: Os Cristos pensam que, se queremos ser sinceros, devemos seguir a Bblia. Aceitamos muito literalmente a palavra de Cristo. Sridhara Mahrja: Sim, de acordo com a capacidade de cada um ele pode ser classificado em uma classe particular. Alguns iro ao Cristianismo, e aps passar por isto, se seu anseio ainda no estiver satisfeito, iro a algum outro lugar, pensando, "O que Deus? Quero conhec-Lo mais perfeitamente". Com relao a isto, posso dar um exemplo: havia um certo professor Nixon na Inglaterra. Ele foi lutar contra os alemes na Primeira Guerra Mundial, ao lado da Frana. Conforme voava sobre as linhas alems, seu avio foi atingido e comeou a cair. Ele viu o avio caindo nas linhas alems. Quando o encontrei aqui na ndia, ele me disse, "Naquele momento. orei: 'Se existe qualquer Deus, que ele me salve, e prometo que, se no morrer neste desastre areo. vou busc-Lo. Vou devotar toda minha vida busca dEle."' O avio se esmagou, e quando o professor Nixon recobrou a conscincia observou que estava atrs das linhas francesas, em um hospital da Frana. Naquele momento, pensou consigo mesmo, Existe Deus! Ele ouviu minha ltima orao. Quando suas feridas cicatrizaram, ele foi diretamente Inglaterra para ver alguns sacerdotes. Disse-lhes: "Quero encontrar, Deus. e ocupar-me vinte-equatro horas por dia na causa de Seu servio. Quero v-Lo face a face -. BISPOS: V NDIA Ele viu muitos sacerdotes e mesmo alguns bispos. e finalmente o aconselharam. "Se voc quer ver Deus face face. ento v ndia. No podemos lhe recomendar esse processo. Mas ouvimos dizer que na ndia existem yogis que internamente se conectam com o Senhor no corao. Voc pode tentar sua sorte l ". Assim. ele veio aqui para a ndia. onde se encontrou com o vice-reitor da Universidade de Lucknow. Falando com ele. o professor Nixon encontrou-se com a esposa do vice-reitor. que era uma Gaudiya Vaisnava. uma devota de Mahaprabhu. Ele ficou to encantado com seu conselho que a aceitou como guru. Finalmente ele tomou sannysa (a ordem renunciada da vida), e seu nome tomouse Swami Krsna Prema. Estabeleceu um templo aqui na ndia e pregou sobre* Bhagavata-dharma e Mahprabhu Ele fez um estudo comparativo de todas
http://www.sridhar.hpg.com.br

A Busca de Sri Krsna, a Realidade, o Belo. Srila Sridhara Maharaja

religies, comeando com o Cristianismo, e gradualmente chegou ao Vaisnavismo, atrado pela ddiva de Mahprabhu. Um acadmico alemo tambm disse: "Em todas as concepes religiosas do mundo, a concepo de ocupao vinte-e-quatro horas com Deus (astakaliya-lila) nunca foi dada. Estudei todas as teologias religiosas, mas nenhuma pode mesmo conceber um servio ao Senhor Supremo vinte-e-quatro horas por dia. Ele dado apenas no SrimadBhgavatam". Rpa Goswmi apresentou uma representao cientfica de Krsna: akhilarasmrta-murtih. Ele o reservatrio de todos os prazeres possveis. Todas as possveis tendncias de satisfao que possamos sentir, e mesmo aquelas que no possamos sentir esto presentes em Krsna e tm seu ideal, mais pura satisfao apenas com Ele. Ele todo-acomodante e todo-abrangente. Qualquer satisfao que nosso mago do corao demande pode ser preenchida apenas por Ele. Cristo: Alguns Cristos tem tamanho medo de ir alm da Bblia a ponto de no estudarem outras crenas testas. Sridhara Mahrja: De acordo com a capacidade dela, uma pessoa comprar no mercado (sve sve 'dhirare ya nistha sa gunah parikirtitah). No mercado, pode haver muitas coisas valiosas, mas o comprador tem que ter alguma capacidade para compr-las. Os rsis, os mercadores do conhecimento, tambm foram to longe a ponto de dizer, "Isto o mximo. No v adiante". Similarmente, Krsna diz na Bhagavad-git (3.35), sva-dharme nidhanam sreyah para-dharmo bhayvahah: "No vs adiante - estars arruinado. Permanece aqui: no prossigas Por que to grande advertncia nos dada? Geralmente nossos mestres nos aconselham, "Preste completa ateno aqui. Somente ento voc vai entender tudo completamente, e sua marcha at o ponto final ser sincera e satisfatria. Caso contrrio, sahajiyaismo, o imitacionismo entrar em seu corao. Voc pensa que com um s passo poder alcanar o cume de uma colina? Impossvel. Voc tem que marchar, mas sua marcha tem que ser sincera. Voc tem que fazer progresso verdadeiro, no progresso imitativo ". Essa advertncia dada a cada estgio da vida. "Isto o mximo para voc. D toda a ateno a isto. No seja distrado e audacioso em seu estudo. Ocupe-se plenamente nesta lio, e o estgio seguinte vir a voc automaticamente ". Por uma questo de estratgia, ensina-se-nos que nosso presente estgio de instruo o mais elevado. Quando o professor vem ensinar uma criana, ele vai aceitar a mentalidade da criana. Dir, "V apenas at este ponto, no v adiante. Este o estgio final; d toda sua ateno compreenso deste ponto, e quando ele estiver terminado, ento v adiante ". Dessa maneira, atravs de sucessivos degraus, o conhecimento revelado. Cristo: Assim, existem diferentes estgios para diferentes pessoas?

http://www.sridhar.hpg.com.br

A Busca de Sri Krsna, a Realidade, o Belo. Srila Sridhara Maharaja

Sridhara Mahrja: Bhaktivinoda Thkura deu sua deciso, em seu Tattva-sutra, de que embora quando a Bhagavad-git foi falada a Arjuna ele tenha se ocupado em lutar, se fosse falada a Uddhava ao invs, de Arjuna, aps ouvir a concluso da Bhagavad-gita, onde Krsna diz, "Abandona tudo e rende-te a Mim", Uddhava teria aceito isso e ido embora do campo de batalha. Ao ouvir o mesmo conselho, Arjuna agiu de uma maneira. mas Uddhava teria agido de outra. Aps ouvir a primeira apresentao das instrues de Krsna, Arjuna diz a Krsna na Bhagavadgit (3. 1 - 2): jyyasi cet karmanas te mat buddhir janrdana tat kim karmani ghore mm niyojayasi kesava vymisreneva vkyena buddhim mohayasiva me tad ekam vada niscitya yena sreyo 'ham pnuym Dizeis que jna conhecimento. melhor que karma. trabalho. Por que ento quereis que eu me ocupe neste karma horrvel de lutar?" Ento Krsna disse: Tens tua capacidade em Karma: encerra tua carreira. e ento podes aspirar a chegar ao nvel de jna indagao em conhecimento. No uma coisa barata transcender toda atividade e alcanar naiskarmya, liberdade do karma. Primeiro encerra o curso de teu karma: ento ficars livre do karma, e gradualmente desenvolvers conhecimento e devoo transcendentais. Assim. digo. 'Ocupa-te nesta presente batalha.' A guerra no recomendada para todos.. mas para ti e homens de tua seo . Cristo: Em sua opinio, que estgio de compreenso de Deus as pessoas devem ser aconselhadas a seguir? Sridhara Mahrja: A conscincia de Krsna deve ser pregada de maneira geral. e as pessoas viro de acordo com a sua resposta interior. Alguns podem mesmo chegar a nos atacar. Os comunistas diro: Nenhuma pregao religiosa permitida aqui. Isto terico; vocs negligenciam o mundo concreto e tomam o abstraio como sendo tudo. Ouvindo isso, as pessoas sofrero; assim, no vamos permitir Este um estgio. Comeando da, existem tantos estgios. Se voc pregar para a multido, aqueles que encontrarem uma resposta no mago de seus coraes chegaro a voc de acordo com o grau de realizao deles. A demanda interior deles os colocar em contato com um agente de verdade. Bhaktivedanta Swmi Mahrja foi ao Ocidente e pregou, e assim tantas pessoas se converteram conscincia de Krsna. Como isto foi possvel? Eles no eram Gaudiya Vaisnavas, mas sentiram uma afinidade interna. Enquanto perambulam pelo mundo, todos esto adquirindo alguma nova experincia, algum novo sabor. De acordo com o grau de seu despertar, uma pessoa responder a um pregador
http://www.sridhar.hpg.com.br

A Busca de Sri Krsna, a Realidade, o Belo. Srila Sridhara Maharaja

em seu prprio nvel. Ela descobrir, "Oh! Depois de tanto tempo, vejo que existe a possibilidade de uma sada para a necessidade que encontro em meu corao. Existe um plano que pode satisfazer aquela minha aspirao. Devo me conectar com ele e indagar sobre esta terra de meus sonhos". Dessa maneira, as pessoas viro buscar a companhia de devotos. "Pssaros de mesma plumagem voam juntos ". De acordo com seu gosto interior, elas se associaro e continuaro com seus deveres naquele plano, naquela passagem, at que dali possam ir adiante, para uma posio superior. s vezes, na mesma vida, uma pessoa muda de credo e vai adiante, e s vezes ocorre que ela espera at seu nascimento seguinte. Cristo: Se a qualidade da pregao muito elevada, as pessoas podem se sentir desencorajadas. Sridhara Mahrja: Pode ser muito elevada para um e muito prxima para outro. No que seja muito elevada para todos, pois se o fosse, ento como a converso seria possvel? Tantas pessoas esto se tomando Muulmanas, Cristos, e Hindus. Nem todos Cristos nasceram Cristos. Como as pessoas se atraram, originalmente, a tornarem-se Crists? Em seus coraes surgiu o anseio pelo Cristianismo. Quando Acyutnanda Swmi, o primeiro discpulo de Bhaktivedanta Swmi Mahrja, foi ao meu lugar de nascimento aqui em Bengala, um diretor de escola perguntou-lhe, "Estamos to prximos e no podemos apreciar os ensinamentos de Sri Caitanya Mahprabhu; como que, de um pas to distante, voc veio sacrificar sua vida no servio a Sri Caitanyadeva?" Acyutnanda Swmi respondeu, "Brahmnda brahmite kona bhagyavan jiva: Temos que adquirir esta capacidade durante o decurso de nossas perambulaes em diferentes posies, por toda a criao. Estamos vagando dessa terra para outra terra. dessas espcies aquelas espcies, e no decorrer disto, obtemos alguns sukrtis, crditos piedosos. Ajta sukrti significa que, inconscientemente, nossa energia gasta no servio ao Senhor, e a reao vem na forma de alguns crditos piedosos. Quando o sukrti mais desenvolvido, toma-se jata sukrti, ou atividades piedosas realizadas conscientemente. Ento, sraddh f, nossa atrao interna pela verdade universal, vem superfcie. Dessa maneira ela pode se desenvolver de qualquer estgio. Mesmo uma besta pode sentir a tendncia a servir a Krsna. Em Vrndvana, tantos seres vivos: rvores, bestas, e mesmo a gua adquiriram sua posio por desejarem isto conscientemente. Embora tenham aceito uma posio aparentemente material, eternamente mantm tal posio no servio a Krsna. O CAMINHO DO PEREGRINO Cristo: Existe um livro chamado O Caminho do Peregrino, sobre um Cristo que canta o nome de Jesus em contas.

http://www.sridhar.hpg.com.br

A Busca de Sri Krsna, a Realidade, o Belo. Srila Sridhara Maharaja

Sridhara Mahrja: Sim, os catlicos tambm usam contas, alguns Cristos podem cantar o nome de Cristo. Cristo: Este homem estava cantando o nome de Jesus. seu corao se tomava suave. e ele sentia xtase, grande amor por Jesus. Sridhara Mahrja: Ento ele pode alcanar a posio de Jesus, no mximo. Pode ser que em sua tentativa de perfeio seu crescimento pare ali, na parafernlia eterna de Jesus. Ele pode permanecer ali. Se ele encontrou sua plena satisfao, ele est destinado a permanecer ali. Pela vontade de Deus, e pelo poderoso desejo de um devoto exaltado, mesmo a partir da refulgncia Brahman impessoal uma pessoa pode ser elevada de seu sono e movida para a ao no servio devocional. Geralmente, eles passam longas eras ali no plano no-diferenciado. satisfeitos com sua conquista espiritual. entretanto, na considerao do tempo infinito, nada muito grande ou espaoso. Eles podem permanecer mantendo aquela posio por longo tempo. muitas dissolues e criaes podem vir e ir, mas permanece a possibilidade de que seu sono possa ser quebrado a qualquer momento. Desde tempos imemoriais. este mundo criado existe. e tantas almas esto ascendendo refulgncia Brahman e novamente descendo. Assim, mesmo em meio infinita refulgncia Brahman, algumas almas esto saindo dali. uma questo de infinitude, e assim a posio de Jesus pode ser considerada como eterna, e pode chegar o tempo em que o prprio Jesus seja convertido ao Vaisnavismo. Isto no impossvel. JESUS: DINMICO OU ESTTICO Cristo: O senhor acredita que Jesus tivesse conhecimento de Krsna como a Personalidade de Deus? Sridhara Mahrja: Quando sua conquista interior for mais proximamente detectada, ento seremos obrigados a dizer que no decorrer de sua vida eterna, existe alguma possibilidade de ele alcanar Krsna. Cristo: No entendo. Sridhara Mahrja: Jesus esttico ou progressivo? O lugar que ele alcanou est encerrado para sempre, ou ele dinmico? Cristo: Cristos diro que ele tem pleno conhecimento. Sridhara Mahrja: Mesmo assim, ele permanece esttico ali, finalmente fixo? Esta a posio de Jesus? Os bispos dizem que sua posio final? Ele tem uma vida progressiva? Ou Jesus ser a nica pessoa impedida de fazer progresso ulterior? ele um membro do mundo dinmico? Ou do mundo esttico?

http://www.sridhar.hpg.com.br

A Busca de Sri Krsna, a Realidade, o Belo. Srila Sridhara Maharaja

Assim, esta a natureza do infinito. Como vamos lidar com o infinito? Esta a nossa tendncia ridcula. ridculo para ns lidarmos com o infinito. Por que Krsna considerado a Verdade Absoluta? Voc pode perguntar isso de uma maneira cientfica, passo a passo. Como recomendei, voc deve continuar lendo sobre isso no Sri Krsna Samhita, e no Brhad Bhagavatamrta. Voc deve tentar seguir muito minuciosamente o desenvolvimento dinmico do tesmo, como apresentado ali.

REENCARNAO - TRANSMIGRAO
Cristo: Conforme seu entendimento, reencarnao significa que uma alma pode regredir em espcies inferiores por executar atos pecaminosos. Mas como se beneficia a alma em ser punida atravs do nascimento em espcies animais, se mais tarde ela no tem lembrana disto? Sridhara Mahrja: s vezes necessrio que os mdicos faam o paciente ficar inconsciente. As vezes, um assaltante aprisionado e posto sob correntes. Quando seus movimentos so prejudiciais sociedade, ele confinado em uma cela e acorrentado. Assim, s vezes necessrio tirar a independncia de uma pessoa, sua ao voluntria. Sofrendo as reaes de seu karma anterior, uma pessoa pode se aliviar; ento, novamente, ela pode receber ao voluntria. Quando, atravs de sua vontade voluntria, uma alma executou tantos malfeitos e adquiriu tantas reaes, necessrio que seu livre arbtrio seja parado temporariamente. Ela ter a oportunidade de sofrer as reaes de seus pecados anteriores, e ento, novamente, lhe ser dada alguma liberdade para que possa tomar o curso adequado que lhe for til. Enquanto um bbado um bbado, quando se espera que ele cause algum mal ao ambiente, ele deve ser confinado. E quando a loucura de beber desaparecer, ento ele ser solto e ter permisso de se mover livremente.

"AMOR AO PRXIMO'' INCLUI OS ANIMAIS


Cristo: Os Cristos, geralmente, no aceitam que os animais tenham almas. Sridhara Mahrja: Jesus no se importou em trazer seus seguidores para dentro desta concepo. Ele viu que eles estavam acostumados a comer animais e peixes, assim no quis embara-los com todas estas questes. Ele pensava que eles deveriam comear a vida testa, e quando novamente fossem capazes de considerar esses pontos, naquele momento poderiam receber esta graduao. A vida tambm est presente dentro das espcies no humanas, e ela no menos qualificada que a posio humana, mas no decurso de seu movimento evolutivo a alma atirada em tal condio como resultado do karma. Onde quer

http://www.sridhar.hpg.com.br

A Busca de Sri Krsna, a Realidade, o Belo. Srila Sridhara Maharaja

que a vida esteja presente, a alma est ali dentro. uma coisa comum, mas Jesus pensava ser impossvel para eles ajustar sua compreenso do ambiente a tal nvel. Ele pensava em deix-los comear com a cultura do tesmo, e ento, gradualmente, tal instruo poderia ser dada. Ele disse-lhes, "Faz aos outros o que queres que te faam. Isso tambm bom, Mas no apenas a alma est presente ali; Deus tambm est ali, e em toda a parte. As espcies inferiores tambm sentem prazer e dor. Nos animais completamente claro que quando eles so mortos, sentem dor. Assim, existe vida. A vibrao da dor existe, a conscincia existe, e a alma urna unidade de conscincia pura. Mas as pessoas para que em Jesus pregou no eram to qualificadas a ponto de estender seu conhecimento to longe. Ainda assim, tudo foi ordenado a partir do mesmo centro comum. O Cristianismo tem sua necessidade, o Islamismo tambm tem sua necessidade. H lugar para tais credos no universo. Eles no so desnecessrios, mas mantm uma posio relativa. Ento qual a posio da Verdade Absoluta? Quando temos que indagar profundamente acerca disso, ento chegamos ndia Ali ela tratada muito extensamente, com todas as concepes possveis de religio. Tantas concepes teolgicas variadas so encontradas na ndia que nem uma frao delas pode ser encontrada em qualquer outro lugar do mundo. Mas. em ltima anlise, o Srimad-Bhagavatam foi dado como a concepo mais elevada. Como? Isso temos que entender e seguir muito minuciosamente. Voc deve estudar o Brhad Bhgavatamrta e sua forma mais moderna, Sri Krsna Samhita, de Bhaktivinoda Thkura. Cristo: J li. Sridhara Mahrja: Mas voc deve ler mais de perto. e mais minuciosamente. Voc deve ler repetidamente, at encontrar satisfao e respostas para suas perguntas. L, a graduao de nossa relao com Deus mostrada. explicando como, de um estgio particular de tesmo, uma pessoa forada a progredir para um nvel superior de conquista. Captulo 8

NVEIS
DE

COMPREENSO DE
DEUS
http://www.sridhar.hpg.com.br

A Busca de Sri Krsna, a Realidade, o Belo. Srila Sridhara Maharaja

A gradao da compreenso transcendental foi explicada por Srila Santana Goswami em seu livro Brhad-Bhagavatmrta. Ali observamos que no decorrer da compreenso de sddha-bhakti, servio devocional puro. o grande sbio Nrada Muni visita diferentes lugares. Primeiro, ele encontra karma-misr bhakti, ou servio devocional misturado com atividades fruitivas. Certa vez havia um brhmana em Allababad. Ele era um homem rico e por ocasio do Kumbha-mela, quando milhes de sbios e devotos se renem para um festival religioso, ele tomou providncias para o servio aos diferentes tipos de pessoas santas ali presentes. Ele conduziu um sacrifcio e finalmente terminou a funo com o cantar do santo nome do Senhor. O brhmana estava basicamente ocupado em karma-kanda, ou trabalho fruitivo, mas tambm estava prestando servio s pessoas santas. Finalmente ele encerrou tudo com nma sankirtana, o canto dos santos nomes do Senhor. Nrada Muni aproximou-se do brahmana, dizendo: s muito afortunado por estares fazendo tais coisas. Esta a utilizao prpria de teu dinheiro e casta. Ocupando-te em semelhantes atividades sagradas. certamente s a pessoa mais afortunada ". O brahmana disse, O que estou fazendo? Isto nada. Deves ver a fortuna do Rei lndradyumna. Ele est distribuindo restos de prasada do Senhor Jaganntha em grande estilo. Quo grandiosa a adorao de Nryana ali! V l, e apreciars seu servio devocional ". Assim Nrada Muni foi ver Indradyumna Mahrja, e l tambm encontrou o Rei extensamente ocupando todos seus recursos na adorao do Senhor Jaganntha. Nrada aproximou-se dele, dizendo, "s to afortunado neste mundo!" 0 Rei lhe disse, "Que posso fazer Nrada? Isto nada. Se queres ver como o servio devocional deve ser praticado, deves ir ao Senhor Indra, o Rei do cu ". Nrada Muni dirigiu-se a Indradeva e o louvou, dizendo, " Indra, s muito afortunado! Vmanadeva, a Suprema Personalidade de Deus, apareceu como teu irmo caula. E aqui em Indraloka, sempre h festivais religiosos adorando Krsna". Indra disse, "Oh, o que dizes? Que amor tenho eu por Krsna? Tudo pertence a Ele., mas em minha tolice, tentei impedi-lO de* levar a rvore parijata do cu. No apenas isto, mas sempre estou sendo atacado pelos demnios, e minha esposa s vezes tambm fica perturbada; que fortuna encontras em mim?" De Indra, Nrada foi at o Senhor Brahm, o criador do universo. L encontrou os Vedas personificados cantando louvores ao Senhor Brahm. Nrada, que tambm era seu filho e discpulo, aproximou-se do Senhor Brahm, dizendo, "Quo grandemente afortunado sois. O Prprio Senhor Nryana vos confiou a administrao de todo o universo, e s vezes 0 visitais para obter orientaes sobre a administrao do universo. Tambm observamos que algumas pores dos Vedas esto ocupadas em cantar vossas glrias. Sois to afortunado!"

http://www.sridhar.hpg.com.br

A Busca de Sri Krsna, a Realidade, o Belo. Srila Sridhara Maharaja

O Senhor Brahm sentiu-se um pouco perturbado. Disse: "O que ests dizendo, Nrada? Ests me louvando e aumentando meu falso orgulho, mas acaso no te disse que sou uma pequena criatura nas mos de Nryana? Estou ocupado em atividade externa. No tenho tempo para usar no interesse de minha vida devocional. Meu Senhor, ao contrrio, ludibriou-me, ocupando-me nesta sobrecarregada tarefa de administrar o universo. Sou desafortunado. Deverias ir at Mahdeva, o Senhor Siva. Ele est parte, indiferente e est voltado para o Senhor Nryana. Ele devotado ao Senhor Rmacandra e muito atrado a(santo nome do Senhor Rama. Sua esposa, Prvati-devi, tambm o ajuda em sua vida devocional, e ela muito feliz". Nrada Muni foi at Sivaloka e comeou a cantar em louvor ao Senhor Siva. "s o mestre do mundo. Os Vedas cantam tuas glrias. Mantns a posio mais elevada". Dessa maneira, Nrada comeou a glorific-lo, mas o Senhor Siva ficou muito excitado e um pouco irado disse: "0 que ests dizendo Nrada? Tenho tanta indiferena por este mundo que estou somente interessado em conhecimento e penitncia. Estas coisas ocupam a melhor poro do meu interesse. Qualquer pequena inclinao que tenha pelo Servio devocional a Nryana muito negligencivel. As vezes tenho um esprito to aptico para corri Nryana que at mesmo luto contra Ele em favor de um de meus discpulos! Estou muito desgostoso com minha posio. Penitncia, poder, perfeio de Yoga mstica e indeferena ao mundo; este o meu negcio ". Isso jna-misra bhakti, ou servio devocional misturado com conhecimento emprico especulativo. O Senhor Brahm o ideal de karma misra bhakti, ou servio devocional misturado com atividade fruitiva, e o Senhor Siva o ideal de jna-misra-bhakti. Ele ainda mantm alguma afinidade com alguma posio independente, e no com a aceitao cem-por-cento do servio ao Senhor Supremo. Nryana. O Senhor Siva disse, "Se realmente queres experimentar suddha-bhakti. vai at Prahlda Mahrja. Ali encontrars servio devocional puro. Dessa maneira, estamos sendo dirigidos a traar o desenvolvimento de suddhabhakti, servio devocional puro, comeando com Prahlada Mahrja. porque Prahlada no quer nada em troca de seu servio devocional. No SrimadBhgavatam (7.10.4) ele diz: nnyath te 'khila-guro ghateta karuntmanah `te yas ta asisa asas na sa bhrtyah sa va vanik Qualquer pessoa que esteja fazendo algo para a satisfao de Nryana e queira algo em troca. no um servo, mas um mercador. Ele quer dar algo ao Senhor e ento cobrar algum preo em troca. Assim, Prahlda Mahrja um devoto puro.

http://www.sridhar.hpg.com.br

A Busca de Sri Krsna, a Realidade, o Belo. Srila Sridhara Maharaja

e apenas atravs de um devoto puro de Nryana pode algum alcanar devoo pura. AMOR NEUTRO POR DEUS Todas essas conquistas peculiares no mundo devocional comeam COM Prahlda Mahrja. A natureza de seu servio devocional de santa rasa, neutralidade, onde no h verdadeiro servio, mas apenas perfeita aderncia a Nryana sob todas as circunstncias. Qualquer que seja a condio desfavorvel do ambiente, ele permanece veraz f de que Nryana o todo-de-tudo, e de que Ele nosso mestre. Assim, Prahlda Mahrja e os quatro Kumras, os filhos do Senhor Brahm, esto na posio de santa rasa bhakti, ou amor neutro por Deus. Prahlda Mahrja discpulo de Nrada Muni. Ainda, para nosso benefcio, Nrada Muni estava se aproximando dele para medir o padro de sua devoo em um estudo comparativo do mundo devocional. Aproximando-se de Prahlada Mahrja, Nrada disse, "Vim ver-te, Prahlada, porque o Senhor Siva tambm aprecia tua posio. Realmente s um devoto do Senhor Krsna. Es to afortunado! Vim ver como s ". Prahlada Mahrja disse-lhe: "Gurudeva, sois o todo-de-tudo. Viestes testar-me? Qualquer fortuna que possa ter, recebi por vossa graa. Nasci em famlia de demnios, e assim as qualidades demonacas ainda no me deixaram exclusivamente. Acaso no sabeis que em Naimisranya, fui lutar contra o Senhor Visnu? Arrependo-me daquilo, mas que posso fazer? Ele deu-me tal posio. No posso ter o privilgio do servio direto a Ele, mas apenas mentalmente penso nEle. Creio que Ele tudo, mas no tenho a grande fortuna de prestar-lhe servio. Hanumn realmente um devoto. Quo afortunado ele ! Que graa recebeu! Ele deu tudo ao Senhor Rmacandra. Invejo sua situao, mas que posso fazer? Os desgnios de Deus so absolutos. Devemos aceit-los. A posio de Hanumn realmente invejvel. Quo apegado ele a seu amo, e que grande magnitude de servio prestou ao Senhor Rama?" HANUMAN: SERVO DE RAMA Dali. Narada Muni foi visitar Hanumn. Aproximou-se da residncia de Hanuman, tocando em sua vina o mantra: Rama Rma Rama Rama Rama. Quando Hanumn subitamente ouviu o nome de seu amo, Senhor Rma, saltou naquela direo e, mesmo no cu, abraou Nrada Muni. Hanumn disse: "Oh! Quem est me ajudando a ouvir o sorri do santo nome do Senhor Rma? Aps longo tempo, o som de Rama nama est me vivificando. Estava morrendo sem ouvir o nome de Rma ". Lgrimas extticas deslizavam dos olhos de ambos. Ento Nrada Muni foi aos aposentos de Hanumn, e comeou a louvar sua fortuna, dizendo: "Quo afortunado s! Oh! Hanumn, serves o Senhor Rrnacandra to intimamente; no

http://www.sridhar.hpg.com.br

A Busca de Sri Krsna, a Realidade, o Belo. Srila Sridhara Maharaja

conheces nada alm de teu amo, o Senhor Rama Prestas to grande servio a Ele que teu servio tomou-se o ideal para toda a sociedade humana ". Hanumn disse a Nrada: "Sim, por Sua graa fui capaz de fazer algo, mas tudo isso Sua graa; nada sou, sou intil. Mas ouvi que agora o Senhor Rmacandra veio como Senhor Krsna. Embora no goste de qualquer encamao alm do Senhor Rma, ouvi distncia como Krsna, que o prprio Rmacandra, est mostrando Seu favor aos Pndavas. Os Pndavas so muito afortunados porque o Senhor est lidando com eles como um amigo ntimo. Assim, tenho grande apreciao pela fortuna dos Pndavas ". Dessa maneira, Hanumn comeou a louvar os Pndavas por sua fortuna.

AMIGOS DE KRSNA, OS PNDAVAS A seguir Nrada Muni, deixando Hanumn, foi at os Pndavas. Ali encontrou Yudhisthira Mahrja, sentado sob um trono, e comeou a cantar as glrias dos Pndavas. Disse a Yudhisthira Mahrja: "Quo amigvel s em tua relao com Krsna! Quo afortunado s!" Yudhisthira Mahrja disse: "O que ests dizendo Devarsi? Evidentemente Krsna nos favorece, isto no podemos negar, mas qual nossa posio? Absolutamente no temos posio. Por outro lado, agora sinto que, vendo nosso exemplo, as pessoas em geral no desejaro servir a Krsna, porque calcularo que., sendo amigos to ntimos do Senhor Krsna, os Pndavas tiveram que passar por difceis problemas e perigos por todas suas vidas. Elas pensaro que ser um devoto de Krsna significa ter que sofrer problemas por toda a vida. Assim, estou temeroso de que, por pensar em ns, as pessoas no se aventurem a se aproximarem de Krsna Devarsi Nrada disse: "No, no, no vejo isto sob este ponto de vista. O que perigo ou aflio para os Pandavas? Qual o significado disto? Este o sinal de que Krsna est vindo. Quando os Pndavas esto em perigo isto nada alm do sinal de que Krsna est vindo para salv-los. Assim, tua me tambm orou: vipadah santu th sasvat tatra tatra jagad-guro bhavato darsanam yat syd apunar bhava-darsanam Que venham os perigos: que sempre me visitem. No me importo, porque isto trs Krsna mais perto de ns. At gostamos dos perigos que trazem Krsna para nossa ligao ntima.' Esta famosa afirmao de tua me. Kuntidevi, a permanece"'. Os Pandavas, liderados por Mahrja Yudhisthira disseram, Sim, Krsna visita-nos de vez em quando, nos momentos de grande necessidade, mas quo afortunados so os Yadus! 0 Senhor Krsna sempre est com eles. Eles so to orgulhosos de
http://www.sridhar.hpg.com.br

A Busca de Sri Krsna, a Realidade, o Belo. Srila Sridhara Maharaja

seu amo. o Senhor Krsna, que no se importam com qualquer outro poder no mundo. So de tal maneira afortunados que o Senhor Krsna est sempre intimamente conectado com eles. Assim, Nrada Muni foi at os Yadus e comeou a cantar em louvor a eles. Eles disseram:---0que ests dizendo. Devarsi Nrada? Krsna est conosco, evidentemente. e em qualquer momento de grande perigo Ele vem ajudar. mas quanto nos importamos com Ele? Estamos vivendo independentemente, sem nos importar com Sua existncia. Mas, entre ns, Uddhava realmente Seu favorito. Em tudo que Krsna faz, Ele sempre pede a opinio de Uddhava, e em todos Seus assuntos confidenciais Uddhava est ali presente; e em qualquer caso, Ele est sempre muito prximo de Uddhava. Mesmo ns invejamos a fortuna de Uddhava. UDDHAVA: MAIS QUERIDO QUE KRSNA Em seguida Nrada foi at Uddhava e disse-lhe: Uddhava, s o devoto favorito de Krsna. Krsna diz: na tath me pri yatama tma- yonir na sankarah na ca sankarsano na srir naivatma ca yath bhavn Uddhava! Para no falar de outros devotos como Brahm, Siva, Sankarsana, ou Laksmi; s mais querido por Mim que Minha prpria vida.' Es um associado to ntimo que Krsna d mais valor a ti que Sua prpria vida ". Uddhava disse: "Sim, Evidentemente, por benevolncia imotivada Ele pode ter dito algo assim, mas no creio que eu seja Seu verdadeiro devoto, especialmente aps visitar Vrndvana. Todo meu orgulho se derreteu ao ver aqueles devotos. O esprito de servio e a intensidade de amor por Krsna que observei nos devotos de Vrndvana no tem paralelo. O Devarsi, no estou em lugar algum. Acaso conheces esta minha afirmao? Ela est registrada no Srimad-Bhgavatam (10.47.6 1): asam aho carana-renu-jusam aham sym vrndvane kim api gulma-Iatausadhuinam y dustyajam svajanam rya-patham ca hitv bhejur mukunda-padavim sru tibhir vimrgyam As gopis de Vrndvana abandonaram seus esposos, filhos e famlias, aos quais muito difcil renunciar, e sacrificaram mesmo seus princpios religiosos para se refugiarem aos ps de Itus de Krsna, que so buscados mesmo pelos prprios Vedas. ! Que eu possa ter a fortuna de nascer como uma folha de grama em Vrndvana, para que possa ter a poeira dos ps de Itus daquelas grandes almas sobre minha cabea '. "Ali revelei plenamente meu corao. A qualidade de amor por Krsna que encontrei nas donzelas de Vrndvana to exaltada que, o mnimo que eu podia, era aspirar nascer em Vmdavana como um pedao de grama, para que a poeira
http://www.sridhar.hpg.com.br

A Busca de Sri Krsna, a Realidade, o Belo. Srila Sridhara Maharaja

dos ps daquelas divinas donzelas pudessem tocar minha cabea. Assim, o que ests dizendo Devarsi? Se queres verdadeira devoo, verdadeiro amor divino, deves ir a Vrndvana. No nos ponhas em posio incmoda, dizendo que possumos devoo por Krsna; isso nada mais que uma brincadeira, unia afirmativa infundada. Encontro verdadeiros devotos do Senhor em Vrndvana ". Dessa maneira, Santana Goswmi tenta ao mximo levar-nos pelo caminho, mostrando-nos o gradual desenvolvimento de devoo Por Krsna. Prahlda Mahrja aceito como a base de suddha-bhakti, o comeo do servio devocional puro, porque ele est situado em santa-rasa, ou servio devocional em neutralidade. Acima disto h dsya-rasa, amor a Deus em servido, como foi mostrado por Hanuman, e acima disto existe sakhya-rasa, ou o esprito de amizade. Este exemplificado pelos Pndavas. Uddhava de algum modo sakhya, depois do que vem vtsalya, amor paterno, e madhurya, amor conjugal. Dessa maneira, podemos esboar o desenvolvimento da devoo. Nossa aderncia a Krsna se desenvolve dessa maneira at Vrndvana. O acme do servio devocional se encontra ali. Na conversa entre Rmnanda Rya e ri Caitanya Mahprabhu encontramos a meno de que o servio devocional de Rdhrni categoricamente mais elevado que o das gopis ( tebhyas tah pasupIa-pankaj-drsas tbhyo 'pi s radhika). O tipo de esprito servil que ali encontramos irrelatvel e inconcebvel. Sri Caitanya Mahprabhu veio com esta qualidade de aderncia verdade: rendio incondicional. Ele veio buscar aquela fortuna de servir verdade. Se pudermos buscar um tipo mais elevado de existncia, devemos nos considerar os mais afortunados. A Rendio do eu a prpria base da nossa mais elevada fortuna. No podemos nada mais que nos render a qualquer coisa bela e valiosa com que cruzemos. Nossa apreciao por qualquer coisa mais elevada avaliada pelo grau de nossa rendio a ela. Assim, podemos medir a qualidade da verdade com a qual estamos conectados apenas atravs da intensidade de nossa rendio.

Captulo 9

A CONCEPO DE KRSNA
Rendio no uma transao barata. Render-se significa no apenas entregar as posses, mas compreender que as prprias posses so falsas. No sou amo de

http://www.sridhar.hpg.com.br

A Busca de Sri Krsna, a Realidade, o Belo. Srila Sridhara Maharaja

nada. No sou sequer amo de mim mesmo. Rendio significa dar tudo ao guru, e livrar-nos da ligao profana de tantas posses, para que elas no possam mais nos perturbar ao sempre sugerir: s meu amo, e dessa maneira nos desencaminhar. Devemos pensar, "Tudo pertence ao Senhor e Sua delegao, o guru. No sou amo de nada. Devemos entender este tipo de conhecimento e isso ser de grande ajuda para nosso progresso espiritual. Esta e a realidade. Temos que compreender este fato. Queremos a verdade. e queremos nos livrar das falsas noes. Assim, apropriada diksa, iniciao espiritual, transmite o conhecimento divino de que nada nos pertence: no penas isto, mas tudo pertence a Deus. inclusive ns prprios. Esta a concepo de diksa: "Eu perteno a Ele. tudo pertence a Ele. Sou Seu servo. e esses so os objetos de Seu-servio . PARAISO DE TOLOS Isto realidade, e estamos sofrendo sob a no-realidade em um mundo imaginrio. Estamos vivendo em um paraso de tolos. Devemos jogar fora este paraso de tolos e tentar entrar no verdadeiro paraso. Quando deslumbrarmos a caracterstica do ambiente absoluto da realidade, e quando pudermos ter apenas um pequeno interesse pela verdade, no poderemos mais saborear a parafernlia deste mundo corno fizemos antes. Porque obtivemos um verdadeiro gosto da verdade superior, no sentiremos mais encanto por este mundo material. No sentiremos mais encorajamento para executar os deveres que se relacionam a este mundo de gozo. Seremos indiferentes. Sabemos que a conexo corri o presente esprito de gozo traz urna reao dolorosa. Podemos compreender isto, mas no podemos deix-lo. No estgio de sadhana, prtica espiritual, no podemos cortar a conexo completamente. Ainda assim, no ternos qualquer outra alternativa. Nossa afinidade pela verdade positiva deve ser incrementada, mais e mais, e, gradualmente, nossa afinidade por nossa parafernlia e obrigaes desaparecer. Embora, repetidamente, possamos no ser exitosos, ainda assim seremos incapazes de abandonar a idia. Vamos tentar repetidamente progredir rumo verdade e, se no formos exitosos. nosso corao se perturbar pensando que estamos continuamente sendo derrotados por todos os inimigos que nos rodeiam. FUNGO MENTAL Mas o fogo da conscincia de Krsna existe. e este fogo no pode ser apagado. uma centelha de verdade eterna. Assim. o fogo continuar, e chegar o dia em que os inimigos que nos cercam tero que se retirar de uma vez por todas. Um dia vamos observar que Krsna gradualmente capturou todo nosso corao, e os outros tero se retirado para sempre; eles j no estaro presentes para nos causar problemas em nosso crculo mental. Observaremos que aquelas coisas indesejveis eram como fungo; elas vieram de nosso solo mental, e agora foram embora e morrero. Todas partiram, e Krsna sozinho est no corao. Neste
http://www.sridhar.hpg.com.br

A Busca de Sri Krsna, a Realidade, o Belo. Srila Sridhara Maharaja

momento, o corao est apenas repleto de Krsna, repleto da concepo de Krsna. Srila Bhaktisiddhanta Saraswati Thakura certa vez instruiu um discpulo, hora da iniciao no mantra Hare Krsna que Krsna deve receber permisso de aterrizar em nossos coraes, assim como um exrcito desembarca de uma esquadra. Um exrcito carregado por um navio, e quando desembarcam, a luta comea; e eles capturam o pas e, tal como Jlio Cesar, dizem: "Veni vidi vinci", vim, vi e venci. Deste modo temos que permitir que Krsna, aborde nossos coraes. Ento a luta comear. Qual a proposta da conscincia de Krsna, e qual a proposta de tantas outras concepes? Todas esto nos dando suas garantias desde tempos imemoriais, dizendo, "Vou dar-lhe isto, vou dar-lhe aquilo", mas a concepo de Krsna vai entrar e dizer, "Minha afirmao esta: tudo Meu, e todos vocs so invasores". A luta comear; as coisas indesejveis certamente se retiraro, e a conscincia de Krsna capturar todo o corao. Este o processo. A conscincia de Krsna tem apenas que abordar nossos coraes. De unia forma ou outra, o ponto de vista de um devoto puro, urna pitada de verdadeira conscincia de Krsna deve entrar atravs de nossos ouvidos rumo a nossos coraes, e Krsna fornecer tudo que for necessrio. Uma pessoa que se embebeu de mesmo um leve interesse pela conscincia de Krsna tem garantia de sucesso na vida espiritual. hoje ou amanh. KRSNA UM LADRO Podemos ter erigido altos muros de todos os lados para proteger-nos, de modo que a conscincia de Krsna no entre, mas Krsna um ladro, e um ladro no precisa de convite. Nenhuma preparao necessria para Sua auspiciosa vinda. Ele entrar por Seu prprio interesse, e este nosso consolo. Nosso consolo que Krsna um ladro. My erigiu seus altos muros por todos os lados. mas nada suficiente para parar a conscincia de Krsna. Krsna um ladro. e, clandestinamente, um dia entrar. Um devoto pode ficar desesperanado, pensando. "O inimigo est dentro de minha prpria casa; meus prprios parentes so meus inimigos. Estou desesperanado". Podemos ficar desapontados. mas a conscincia de Krsna no nos deixar de modo algum. Krsna perseverar e, no decorrer do tempo, Ele conquistar. E outras coisas tero de ir embora, no importa quo intimamente relacionadas possam estar, guardadas em recintos fechados e bem-protegidos de nossos coraes. Tero que ir embora. Tero que deixar cada canto do corao. Krsna conquistar. Krsna capturar tudo. Os indesejveis desejos luxuriosos de nossos coraes so coisas estrangeiras, So apenas fungos. Como fungos, eles aparecem; no tm estabilidade permanente ou raiz. Eles no esto enraizados no solo. Podemos achar que aquilo que temos estocado em nos" coraes muito prximo e querido, e que j est misturado conosco como parte de nossa

http://www.sridhar.hpg.com.br

A Busca de Sri Krsna, a Realidade, o Belo. Srila Sridhara Maharaja

existncia, mas, quando a conscincia de Krsna entrar, todas essas coisas flutuaro como fungos. Em ltima anlise, elas so fungos; elas no tm raiz, nenhuma conexo com o solo. Esto apenas flutuando. Todos os interesses materiais esto apenas flutuando na superfcie. Eles no esto profundamente enraizados dentro e fora do todo de nossa existncia. Apenas a conscincia de Krsna tem sua existncia em todo lugar, dentro de todas as partes de' nossa existncia. Assim, o fungo ter que desaparecer um dia. Isto confirmado no Srimad-Bhagavatam (2.8.5): pravistah karna-randhrena svanam bhava-saroruham dhunoti samolam krsnah salilasya yath srat Quando Krsna entra no corao, atravs do ouvido, Ele captura o Itus do corao e ento, gradualmente, faz toda a sujeira no corao desaparecer. Assim como, quando a estao de outono vem, toda gua em toda a parte torna-se pura, do mesmo modo, quando Krsna entra em nossos coraes. todas as impurezas ali dentro gradualmente desvanecem, e apenas Krsna permanecera para sempre.

Captulo 10

O MANTRA HARE KRSNA

Antes de cantar o santo nome de Krsna. devemos primeiramente cantar o Pancatattva mantra:
Sri Krsna-Caitanya, Prabhu Nitynanda

Sri Advaita, Gdadhara, Srivasadi Gaura-bhakta-vrnda O Panca-tattva, ou cinco aspectos da Verdade Absoluta, veio para dar o mahmantra Hare Krsna aos devotos cados desta era. e assim eles so a representao geral do guru para ns, Eles nos ajudam a entrar no domnio de Krsna e tambm no plano de Sri Caltanya Mahprabhu.

http://www.sridhar.hpg.com.br

A Busca de Sri Krsna, a Realidade, o Belo. Srila Sridhara Maharaja

Aps cantar o Pnca-Tattva mantra, devemos contar nas contas da japa-mla e cantar o mah-mantra: Hare Krsna Hare Krsna Krsna Krsna Hare Hare Hare Rama Hare Rama Rima Rama Hare Hare Enquanto contamos nas contas e cantamos o santo nome. as contas devem ser colocadas dentro de um saquinho de pano. e o dedo indicador. que geralmente considerado inauspicioso, no deve tocar as contas, mas deve permanecer fora do saquinho. Geralmente usamos o polegar e o dedo mdio para contar. Deve-se cantar dezesseis voltas, corno foi recomendado por Bhaktivedanta Swmi Mahrja, mas se houver qualquer emergncia, pode-se cantar,pelo menos, quatro voltas; a mala nunca deve jejuar. No processo de contar, comeamos a partir das contas maiores, e vamos at as menores, e novamente retornamos na mesma linha. A conta gigante no centro chamada de Monte Sumeru. No devemos cruz-la. Este harinma mah-mantra encontrado nos Upanisads, bem como no Agni Purana e no Brahmnda Purna. No Kalisantarana Upanisad, ele recomendado como o mais elevado mantra, e acadmicos mencionam este mantra como apenas um meio de invocao; nenhum apelo deve estar apegado a ele. Este maha-mantra Hare Krsna o yuga dharma nma, ou o processo de realizao de Deus especialmente destinado a esta era atual: Kali-yuga. Encontramos o mahmantra mencionado em toda parte nos Purnas. Este mantra pode ser cantado silenciosamente, mentalmente e alto. Ele nos foi dado por Mahprabhu como a recomendao geral para as almas cadas. Ele dado para todos, sejam qualificados ou desqualificados. A nica condio para receb-lo sraddha, f. Menciona-se no Padma Purna que existem dez tipos de ofensas que devemos tentar evitar no cantar do mah-mantra Hare Krsna. H tambm quatro tipos de nmbhsa, ou canto aptico, que no nos daro entrada no domnio da misericrdia. Mera liberao ser obtida por este tipo de invocao. Estes dois tipos imprprios de cantos surgem de nossas tendncias para explorao e renncia. Devemos cantar o nome com esprito de servio e evitar as dez ofensas. HOSTILIZAR SANTOS A primeira ofensa hostilizar os devotos que so agentes da propagao da grandeza e nobreza do Senhor Supremo, Krsna. Se hostilizamos e desonramos Seus agentes, o nome fica insatisfeito. Apenas os devotos de Krsna so verdadeiros santos, porque esto em busca da vida eterna. Aquelas pessoas que adoram semideuses para ganho temporrio no so consideradas santas. Elas podem ser negligenciadas, pois no so devotas. Santo significa Vaisnava, ou devoto. Todos os outros, tais como os adoradores dos semideuses, no so
http://www.sridhar.hpg.com.br

A Busca de Sri Krsna, a Realidade, o Belo. Srila Sridhara Maharaja

considerados santos. Ns os evitamos. Um santo aquele que no tem misso em sua vida alm de ter uma ligao de servio amoroso com o Senhor Supremo. Somente aqueles que so agentes da verdade eterna, do bem absoluto., devem ser considerados santos. No devemos hostilizar tais pessoas santas. ADORAO A SEMIDEUSES A segunda ofensa se refere a como devemos tratar os semideuses. incluindo Siva, Sakti, o deus do sol e outros. Eles no devem ser considerados iguais ou maiores que Visnu, ou Krsna. Eles esto sob Ele, e so inferiores a Ele. Eles recebem tarefas do Senhor Supremo, Krsna, e tm que desempenhar seus deveres de acordo com Sua ordem. Eles nunca so iguais ou superiores a Krsna. GURU: BOM COMO DEUS A terceira ofensa considerar o guru um ser humano. Embora tantos sintomas humanos possam ser encontrados nele, ainda assim, de acordo com nossa sinceridade de encontrar a Divindade, o Senhor desce e representa-se no guru para satisfazer nossa fome pela verdade. Devemos v-lo como o agente do Senhor. Foi-nos aconselhado, de maneira geral, a no pensar que o guru um ser mortal, porque se nossa tentativa de alcanar o Absoluto for sincera, ento Ele tambm vir nos liberar. Deus onisciente, e assim, atravs de um agente particular que age como Seu representante, Ele vem aqui para aceitar-nos e elevar-nos ao plano superior. 0 conselho das escrituras guia a que vejamos o guru como o representante do Absoluto, porque ningum pode dar-nos Krsna alm dEle prprio. A presena de Deus deve ser percebida em, nosso gurudeva. Devemos ver que Deus veio para Se dar a ns. Geralmente observamos sinais mortais no corpo do mestre espiritual, mas devemos transcender isto. A gua do Ganges pode ser suja em sua aparncia externa, mas ainda assim a gua suja do Ganges pode purificar-nos atravs de seu contato. Para nossos sentidos materiais a Deidade parece ser madeira, pedra ou terra. mas esta nossa viso poluda. Krsna est- ali, e, s vezes. Ele visto caminhando e falando com devotos de uma ordem superior. No devemos pensar que Ele feito de ingredientes materiais. Quando vamos e ficamos em p diante da Deidade, no devemos pensar que podemos v-lO, mas que Ele est nos vendo. Ele est no plano subjetivo; sou Seu objeto. Ele est misericordiosamente vendo-nos para nos purificar. Dessa maneira nossa viso deve ser ajustada. Krsna foi morto por um caador; os atestas vo interpretar que este era um incidente ordinrio, mas no se trata disto. Sita foi raptada por Ravana. Tudo isto externo, tudo ilusrio. A verdade real est acima, no reino transcendental. Assim, somos solicitados pelos hbeis transcendentalistas e pelo sastra a ver que nosso gurudeva est acima desses sinais mortais. Krsna diz: acryam mm vijaniyn nvamanyeta karhichit
http://www.sridhar.hpg.com.br

A Busca de Sri Krsna, a Realidade, o Belo. Srila Sridhara Maharaja

na martya-buddhysyeta sarva-devamayo guruh Eu prprio sou o acarya. No pense que o guru um homem ordinrio. Eu mesmo resido dentro do corao de gurudeva com todas Minhas partes integrantes, para o benefcio do discpulo BLASFEMAR AS ESCRITURAS A quarta ofensa sastra ninda; blasfemar o sastra, as escrituras. Evidentemente isso significa aquelas escrituras que esto ligadas com o louvor da grandeza e nobreza de Krsna; no as outras. No devemos hostilizar as escrituras que nos instruam sobre Deus e Seus devotos. e que nos ensinem o bem eterno. SANTO NOME: DEUS EM SOM A quinta ofensa interpretar o santo nome de Krsna com a ajuda de dicionrio e gramtica, para encontrar diversos significados nas palavras do nome. O som transcendental. O dicionrio. a gramtica e quaisquer outros livros de conhecimento mundano no podem limitar ou qualificar o santo nome. Acima do som material do nome est o som transcendental interno (sabda brahma). O nome em si a Pessoa Suprema encarnada por Sua prpria livre vontade. Ele inseparvel de Seu nome e est plenamente presente em Sua : forma sonora. O vaikuntha sabda, som transcendental. diferente do som mundano que pode ser produzido pela lngua e pelos lbios. Em medicina homeoptica, todos os glbulos so aparentemente o mesmo, mas a potncia interna completamente importante. algo assim. O som ordinrio do nome e o som vibrado por um devoto puro vm de planos diferentes. A diferena est na potncia interior. O santo nome desce do mundo espiritual e vem se expressar, danando sobre a lngua. 0 som transcendental do santo nome est inseparavelmente ligado com a pessoa que ele representa. A sexta ofensa considerar as glrias do santo nome de Krsna como imaginao. PECAR E CANTAR SUICDIO A stima ofensa pecar sob a fora do santo nome. As escrituras declaram que um nome suficiente para limpar todos os pecados que uma pessoa possa cometer, e assim, se continuarmos cometendo muitos pecados com a idia de que cantaremos o nome para limpar o pecado, isto ser uma ofensa ao nome, e no o nome em si. No podemos tentar utiliz-lO a nosso servio; Ele est acima de toda esta my. 0 verdadeiro nome no aparecer ali. No devemos pensar, "Posso fazer toda e qualquer coisa, e o nome me purificar. Est escrito nas escrituras que se voc continua com este esprito isto ser suicida. HARE KRSNA: A SUPREMA PURIFICAO
http://www.sridhar.hpg.com.br

A Busca de Sri Krsna, a Realidade, o Belo. Srila Sridhara Maharaja

A oitava ofensa pensar que cantar o santo nome outra atividade piedosa como penitncia, peregrinao, dar caridade, servio ao pas e assim por diante. Se pensamos no santo nome superficialmente, logo, ento cometemos uma ofensa, porque o santo nome absoluto e esses outros processos tem apenas uma posio parcial, relativa. Outros processos so parciais; concedem algum sucesso neste mundo mundano, mas o nome pode dar o Prprio Senhor. Assim, nenhum outro processo de purificao pode manter a mesma posio do canto do santo nome de Krsna. Ele supremo e ningum pode se aproximar dEle.

PROIBIDO AOS INFIIS


A nona ofensa dar o nome aqueles que no o merecem, que no tm f no canto do nome. Se voc os forar a cantar o santo nome, urna m reao vir em sua direo. Tambm, sem obter qualquer inspirao, no devemos fazer discpulos e dar-lhes iniciao harinma. Cometeremos ofensas contra o nome se fizermos da atividade de dar o nome um negcio. Se dermos o nome a toda e qualquer pessoa, por cobia de nos tornarmos um guru, ento isto ser uma ofensa. Sem sano superior, se uma pessoa se apressa em tornar-se um guru para obter nome e fama, com algum propsito mundano, ento isto uma grande ofensa.

DE VOLTA AO SUPREMO A dcima ofensa estar muito apegado a uma coisa particular, ou ter demasiada afinidade com o corpo e com a riqueza corprea. Quando um barco est ancorado, remar simplesmente mover o barco em volta da ncora. A ncora deve ser levantada, e ento o barco poder mover-se adiante. Assim, no devemos nos ancorar a uma coisa particular. Devemos estar abertos. O nome criar alguma transformao dentro do sistema mental, e devemos estar abertos e aptos o bastante para ir para onde o nome ns enviar. Se cuidadosamente tentarmos evitar a transformao e nos apegarmos a nossa presente vida, esta ser uma ofensa contra o nome: convid-lO e. ento, ignor-lO. No devemos aceitar o nome como uma coisa aliengena: Ele nosso amigo. Devemos estar vontade com Ele. Vamos obter uma muito suave amistosa conexo atravs da realizao do santo nome de Krsna, que todo-born, todobelo e todo-encantador. Atravs do canto do santo nome alcanaremos o fim mais desejvel da vida e voltaremos a Deus, de volta ao lar. e no para qualquer pas, Devemos tomar o nome de uma maneira amistosa, afetuosa. O nome o nico objeto de nosso amor. Ele nosso amigo, e no qualquer rival. Assim. o nome nos

http://www.sridhar.hpg.com.br

A Busca de Sri Krsna, a Realidade, o Belo. Srila Sridhara Maharaja

levar de volta para casa. e no para qualquer terra estrangeira. Este nosso doce lar. e Ele nosso doce guardio. Com este esprito. continuaremos cantando o santo nome de Krsna. Essas so as dez ofensas a serem evitadas no canto do mah-mantra Hare Krsna: Hare Krsna Hare Krsna Krsna Krsna Hare Hare-Hare Rma Hare Rma Rma Rma Hare Hare. NMBHSA: A SOMBRA DO NOME No canto do santo nome, existem tambm quatro tipos de nmbhsa. Nmbhsa significa uma esmaecida conexo corri o santo nome, Nmbhsa no ofensa nem esprito de servio, mas est entre os dois. Sua base a renncia, mas tambm devemos descartar esta indiferena e nos tornar ansiosos por servir o nome, que nosso amigo e amo. Nmbhsa pode ser classificado em quatro categorias. A primeira sanketyam: cantar indiretamente, para indicar outra coisa, como no caso de Ajmila. Ajmila era filho de um brhmana. De alguma forma. ele entrou em contato com uma mulher de classe inferior e entrou em ti ma vida degradada como um salteador, bebendo e fazendo muitas outras coisas abominveis. Aps muitos anos, chegou a hora de sua morte. Conforme ele jazia em corria, subitamente viu trs mensageiros com uma aparncia horrvel se aproximando, pondo uma corda em volta de seu pescoo e comeando a arrast-lo para fora. Ele estava horrorizado. Pouco antes disto, ele vira seu filho Nryana brincando ali perto, e assim buscou a ajuda da criana e gritou, "Nryana!" Mas enquanto chamava seu nome, Ajmila pensou consigo mesmo, "Que pode esse menino Nryana fazer? Como ele lidar com estas trs figuras furiosas? Ele no nada". Assim, atravs da conexo do santo nome de Nryana, o Senhor Nryana apareceu em sua mente. Quando, em sua apreenso, seu chamado a Nryana foi sincero quatro agentes de Vakuntha desceram. Eles eram sbrios e meigos, e dirigiram-se aos Yamadutas, os mensageiros da morte, dizendo: "Quem sois? Por que viestes?" "Viemos porque este o ltimo dia de Ajmila. Ele era um grande pecador, e fomos enviados por nosso rei, Yamarja, o Senhor da morte, para arrast-lo at a punio " "No sabeis o que dharma, dever? "Sim, sabemos ". "Ento, por que estais aqui?" "Ele cometeu imenso pecado "Acaso no o ouvistes invocar o nome de Nryana?"

http://www.sridhar.hpg.com.br

A Busca de Sri Krsna, a Realidade, o Belo. Srila Sridhara Maharaja

Sim, ouvimos. Porque? Toda sua vida ele cometeu tantos atos pecaminosos, e apenas um nome de Nryana vai afastar tudo isto? No possvel ". "Oh, no fostes apropriadamente orientados por vosso amo. Agora que Ajmila invocou o nome de Nryana, sua jurisdio imediatamente mudou, Ele no est mais sob a jurisdio de vosso amo. Ele no vos deu tais instrues?" No, no. No conhecemos essas coisas. "Ento, voltai, e indagai dele Ajmila foi libertado. Afligidos pela postura e grandeza dos mensageiros de Visnu, os Yamadtas fugiram. Ajmila pensou, "Qual a instruo a ser entendida aqui?" Isto nmbhsa. uma esmaecida conexo com o santo nome. No foi por f. nem pela ordem de seu guru, que ele cantou o nome de Nryana. No ocorreu que ele tenha propositalmente invocado o nome. mas por acidente ele reluziu em sua mente. Ainda. como resultado de sua atividade piedosa anterior. nmbhsa deu-lhe salvao. Ajmila despertou imediatamente, lembrou-se de todas suas atividades pecaminosas passadas e comeou a se arrepender. Ele comeou sua caminhada rumo a Hardwar, sem falar uma simples palavra para a famlia ou amigos. L. cantou o nome de Nryna por longo tempo. No momento adequado, aqueles quatro Visnudtas desceram com uma divina quadriga e o levaram ao domnio espiritual consciente de Vaikuntha. BRINCAR E CANTAR Parihsya outro tipo de nmbhsa. Parihsya significa: por brincadeira. As vezes, brincando, podemos dizer, -0h, voc est cantando o nome de Krsna?" Se uma pessoa est dizendo piadas, ridicularizando os devotos Hare Krsna na rua, e diz "Hare Krsna", isto pode ser nmbhsa se estiver conectado com seus crditos piedosos anteriores. Mukti, ou liberao, pode ser obtida por este tipo de canto, mas no a oportunidade para o servio divino. KRSNA COMO PALAVRA CDIGO Outra forma de nmbhsa stobha: usar o nome com alguma outra inteno. As vezes essas palavras, Nryana, ou Krsna, podem ser usadas para algum significado tcnico, ou como uma senha. Jiva Goswmi tirou proveito disso em seu livro de gramtica snscrita, o Harinmmrta-vykarana. Quando uma pessoa est tocando o tambor mrdanga, usando os nomes gaura nitai, gaura nitai para representar diferentes batidas de tambor, isso pode ser namabhasa CANTO INDIRETO
http://www.sridhar.hpg.com.br

A Busca de Sri Krsna, a Realidade, o Belo. Srila Sridhara Maharaja

Hela outro tipo de nmbhsa: canto negligente do nome. Quando estamos nos levantando da cama pela manh, s vezes dizemos negligentemente "Hare Krsna". Dessa maneira podemos lanar fora nossa indolncia. Mesmo a pode haver nmbhsa. Isso pode nos liberar de nossa presente posio, mas no pode dar-nos entrada em Vaikuntha. Isto possvel apenas atravs do servio devocional. Um muulmano, que estava sendo morto pela presa de javali, gritou "H rm! " significando, "Isto abominvel! " mas devido a seu prvio sukrti, ou crditos piedosos, isto se tomou nmbhsa, e ele alcanou a liberao cantando o nome do Senhor Rma. Nmbhsa pode surgir, e mukti, liberao, pode se efetivar, mas no podemos obter a oportunidade de servio ali. Somente se nossa mente estiver sobrecarregada com a atitude de servio isso nos levar ao plano sutil e superior, caso contrrio no. Se as tendncias para a renncia e explorao estiverem misturadas com o nosso canto, isso no produzir o resultado desejado. O canto deve ser feito com urna atitude de servio (sevonmukhe hijihvdau). Qual nossa meta? Queremos o servio ao Senhor: "Morrer para viver." Queremos uma vida de pureza, que seja plena de abnegao; queremos uma vida generosa. Queremos viver a vida daqueles que no querem extrair, mas dar. Queremos uma vida civilizada no domnio da civilizao superior, onde todos so uma unidade dativa, uma unidade emanadora, e no uma unidade absorvedora. Ali, todos so especialmente harmoniosos e centralizados em Deus, Eles so todos de natureza divina. E a divindade significa dedicao ao centro de toda harmonia, ao bem absoluto. Assim, com este esprito, devemos cantar o santo nome, e toda ao ser feita com devoo por Krsna. Devemos tentar tomar a linha positiva de servio a Visnu e ao Vaisnava, a Krsna e aos Seus devotos, e, com este tipo de atitude, devemos cantar o santo nome de Krsna. Captulo 11

SERVIO
DO

SANTO NOME
Estudante: Tenho uma pergunta sobre o canto do Mantra Hare Krsna em contas (japa-ml). Meu mestre espiritual deu-me muitos deveres de pregao. e assim. s vezes, quando estou tentando concentrar-me em minha japa-ml, ao invs de ouvir o santo nome, penso em todos esses diferentes deveres que tenho a fazer.

http://www.sridhar.hpg.com.br

A Busca de Sri Krsna, a Realidade, o Belo. Srila Sridhara Maharaja

Sridhara Mahrja: Srila Bhaktisiddhnta Saraswati Thakura enfatizava que kirtana significa no apenas cantar alto o santo nome. mas pregar. Jiva Goswmi deu uma definio de sankirtana, bahu bhir militv vat kirtanam tad eva sarikirtanam: "Quando muitas pessoas se renem e glorificam o Senhor Supremo. Krsna, isto conhecido como sankirtana ". Sri Caitanya Mahprabhu veio e introduziu sankirtana. Nesta era de Kali. se o santo nome for cantado congregacionalmente. os esforos combinados sero frutferos, ( sango, sakti kalau yuge), Existe diferena entre a misso de pregao de Srila Bhaktisiddhnta Saraswati Thkura e o assim-chamado bhajana dos sahajiyas, ou imitadores. Certa vez. um de nossos irmos espirituais foi objeto da severa advertncia de nosso guru mahria. Ele era um homem de bom carter, mas sua tendncia geralmente se voltava para nma bhajana. Ele no gostava de fazer qualquer outro servio. mas estava apenas inclinado a cantar 0 nome de Krsna em suas contas. Eu estava encarregado do templo de Delhi naquela ocasio e tinha muita intimidade com ele e assim escrevi a Prabhupda: "Se o senhor permitir, gostaria de ocupar meu irmo espiritual em algum trabalho de pregao aqui no templo de Delhi ". A carta que Prabhupda escreveu ainda est aqui. Ele escreveu-me em sua carta, "Se voc puder lev-lo para l e faz-lo ajudar no trabalho de pregao, ento estar fazendo servio de um verdadeiro amigo para ele. No reconheo que sentar-se na selva de Balihati apenas cantando, contando em contas, seja krsnnusilanam, cultivo apropriado de conscincia de Krsna." PREGAAO SIGNIFICA UMA LUTA Assim, kirtana significa pregao, sravanam, kirtanam. Kirtana no significa simplesmente cantar alto, mas pregar. E pregar significa que tem de haver uma luta com o grupo da oposio. Kirtana significa uma luta. Kirtana cria a vibrao divina que lutar contra todas as vibraes ordinrias que flutuam neste mundo em ondas sutis e grosseiras. Assim, Prabhupda disse-nos que nossas contas de tulasi no devem jejuar. Seu conselho mnimo era que devemos fazer algum servio, na forma do canto de Hare Krsna, enquanto contamos nas contas, pelo menos uma vez por dia. Suas palavras exatas eram mlika upabsa n: "As contas no devem jejuar ". E sua instruo geral era de pregar o mximo possvel. Certa vez tive uma conversa com um dos grandes lderes espirituais do templo de Udupi, em Madras. Ele me disse: "s vezes, prego sobre Madhvcrya e o culto bhakti. mas no tenho tempo para sdhana, (prticas espirituais reguladas tais como japa, gaytr mantra, estudo das escrituras e assim por diante)". Eu o apoiei. Nosso guru mahrja disse que hari-kath, pregar sobre Krsna, no menos importante que sdhana. Ao contrrio, uma coisa mais viva. A pregao mais vital. Quando estamos pregando, automaticamente temos que ter a mxima concentrao. Por outro lado, enquanto cantamos em nossas contas de japa, podemos estar ausentes mentalmente. Quando estamos falando sobre Krsna para outra pessoa, temos que estar completamente atentos. Caso contrrio no podemos falar acuradamente. Toda nossa ateno ser automaticamente concentrada quando falarmos sobre Krsna. E ao escrever sobre Krsna, a acuidade
http://www.sridhar.hpg.com.br

A Busca de Sri Krsna, a Realidade, o Belo. Srila Sridhara Maharaja

ainda mais necessria que ao falar sobre Krsna. Assim, escrever tambm kirtana. 0 cultivo de conscincia de Krsna pode ser at mesmo mais intenso quando estamos ocupados em escrever sobre Krsna.

GAUDIYA MATH: GUERRA CONTRA MY Assim. a misso de pregao de Sri a Bhaktisiddhnta Saraswati Thakura, a Gaudya Math , declarou guerra total contra my, iluso, e mesmo contra todas outras concepes de religio existentes. E nossa autoridade o SrimadBhgavatam e Sri Caitanya Mahprabhu. O amor divino a suprema meta de toda alma. Beleza e amor so o summum bonum, nossa conquista mxima; este o princpio controlador ltimo, e no o poder. E beleza e amor so encontrados em sua posio mais elevada em Krsna. em Vrndvana. A concepo ltima da Verdade Absoluta a da realidade, o belo e a do divino amor. Ao mesmo tempo, a diferena entre luxria e amor deve ser claramente compreendida. Isso no deve ser mal interpretado. 0 acme da dedicao demonstrado no amor dos habitantes de Vraja. Assim. o verdadeiro servio a Krsna a divulgao, sankirtana, e no o contar em contas, japa. Mas, porque assumimos um voto, como ordenado por Mahprabhu e nosso gurudeva. devemos cantar o santo nome enquanto contamos nas contas: nosso dever. Nosso guru mahrja nos disse: As contas de japa no devem jejuar ". Assim. se nos ocupamos em trabalho de pregao. no deve haver dvida de que estamos realmente obedecendo a ordem de Mahprabhu. Embora ele tenha nos aconselhado a cantar cem mil nomes, ou sessenta-e-quatro voltas por dia. esta uma afirmao circunstancial. 0 que de fato completamente importante o esprito de servio. Nunca nos disseram que as gopis sempre contam o nome em contas de tulasi. todavia elas possuem a posio mais elevada no servio a Krsna em Vrndavana. TREM EXPRESSO DE VRNDVANA Assim, Krsna nma nos ajudar grandemente a ir rumo a Vrndvana. Sua importncia est ali. Como um trem expresso. o santo nome de Krsna nos carrega meta sem parar em qualquer outra estao. Se estamos cantando o nome sem qualquer pedido formal, sem pedir: "D-me isto ou d-me aquilo", ele age como um trem especial, que vai at Vrndvana, sem paradas. L, as impurezas de karma e jana esto ausentes. Os devotos de Vmdvana simplesmente pensam: -Quero Krsna. No sei o que bom ou mau. Apenas quero Krsna". Estudante: Quantas voltas seu guru mahrja pediu que seus discpulos iniciados cantassem diariamente? Ele prescrevia algum nmero?

http://www.sridhar.hpg.com.br

A Busca de Sri Krsna, a Realidade, o Belo. Srila Sridhara Maharaja

Sridhara Mahrja: Sua recomendao geral era que cantssemos vinte-e-cinco mil nomes, dezesseis voltas diariamente, ou pelo menos quatro voltas. Quando algum no tinha trabalho, poderia cantar cem mil nomes. ou sessenta e quatro voltas. Estudante: Bhaktisiddhanta Saraswat Thakura daria iniciao harinma a algum que pudesse cantar apenas quatro voltas por dia? QUALIDADE. NO QUANTIDADE Sridhara Mahrja: No havia tal considerao. Formalmente, uma pessoa tinha que executar algum nmero de voltas. mas no havia limitao rgida. 0 que ele queria de ns era uma intensa ocupao no servio do Senhor. sob a orientao de um Vaisnava, porque o ponto todo-importante o servio. Nossa conquista da meta no assegurada simplesmente por aumentar o nmero de vezes que repetimos o nome; somente aumentando a qualidade alcanaremos o sucesso. Existem vrias afirmativas nas escrituras que encorajam, em diferentes maneiras. nossa realizao do santo nome. Mas Srila Rpa Goswami deu-nos um pensamento central. Ele cita o Padma Purna: tah sri krsna namadi na bhaved grhyam indri yaih. Nossos sentidos, fsicos ou mentais. so inelegveis a entrar em contato com o transcendental. O nome no-material (aprakrta). sem limitao mundana (vaikuntha). Pertence a outro plano. Assim. nada sobre Krsna. Seu nome. forma, qualidades ou passatempos pode ser tocado pelos nossos sentidos fsicos ou mentais. Mas quando temos uma atitude de servio, ele desce at ns por Sua prpria conta. Somente ento nossa lngua pode pronunciar o nome de Krsna. Caso contrrio, somente o som fsico das letras do nome pode ser produzido. Nossa lngua. nossas mos, o som fsico, todas essas coisas mundanas no podem entrar em contato com Krsna. Algum meio intermedirio necessrio para conectar este corpo com o supramundano. E em conexo est em nosso desejo intenso de servir a Krsna, de satisfaz-lO. Uma lmpada no iluminar se no houver eletricidade. Somente quando a corrente eltrica estiver presente a lmpada se acender. Assim, o nome pode aparecer na lngua e no ouvido, na mente, na escrita, mas devemos ter a conexo de Vaikuntha com este mundo mundano. E esta conexo o servio devocional, urna atitude funcional de servio. Somente isto pode conectar o reino fsico com Vakuntha e Vrndvana. DISPARANDO MANTRAS DE FESTIM Krsna aparecer por Sua prpria vontade. Ele descer sobre sua lngua, e ento sua lngua ser capaz de cantar o nome de Krsna. Um revlver que no tem bala, mas apenas festim, pode fazer algum som, mas nenhuma bala realmente disparada. Igualmente, o canto do nome de Krsna sem uma atitude de servio produz som, mas isto apenas de boca. como disparar um revlver com festim

http://www.sridhar.hpg.com.br

A Busca de Sri Krsna, a Realidade, o Belo. Srila Sridhara Maharaja

ao invs de balas. Nosso canto do santo nome de Krsna deve estar , sobrecarregado de um temperamento servil , da tendncia a satisfazer Krsna. Caso contrrio, o som que produzirmos ser falso. Ser apenas uma imitao, ou uma permutao. 0 santo nome no pode ser experimentado pelos nossos sentidos. Ele supra-mental e transcendental. O som ordinrio deste mundo mundano no pode ser o nome de Krsna. Nosso ouvido no pode mesmo ouvir o nome se aquele mediador, a atitude de servio, no estiver presente. A ansiedade por satisfazer a vontade de Krsna tem que intermediar Krsna e o ouvido, atravs da mente. Somente ento o nome de Krsna entrar em nosso ouvido e nos revelar Sua forma, qualidades e passatempos. O santo nome no fsico, aprakrta, transcendental, supramundano. Somente atravs de nossa atitude de servio ele descer a este mundo mundano. Nosso guru mahrja dava maior nfase a desenvolver uma atitude de servio. Caso contrrio, tudo falso, tudo imitao. E as pessoas diro, "Oh, no existe Krsna ali! Esses homens so hipcritas. Eles esto apenas danando e fazendo barulho, no esto sobrecarregados com um esprito de servio". Somente atravs do servio podemos entrar diretamente em contato com Krsna. O verdadeiro ponto praticar o processo de alcanar o esprito de servio, vaisnava sev. O Vaisnava est servindo, e devemos embeber dele os mtodos de alcanar esta atitude de servio. Sob a ordem de um devoto, devemos praticar o ato de nos entregar. A abnegao e dedicao do ego so necessrias. Essa coisa positiva receberemos de um devoto. Se as crianas recebem caneta e papel no comeo, isto no ser frutfero, e assim d-se uma pedra, e na terra elas praticam a escrita. Desse modo, no comeo, devemos tentar praticar como desenvolver uma atitude de servio, o hbito da dedicao. Esta nossa riqueza inata, e este nosso consolo. Se tentarmos desenvolver uma atitude de servio, o devoto puro nos ajudar. Est dito que, se uma pessoa mesquinha, ela deve, pelo menos, dar alguma coisa usada em caridade a qualquer pessoa. Fala-se a um mesquinho: Pelo menos d alguma cinza aos outros e faa sua mo desenvolver o hbito de dar. Assim, o esprito de servio e uma coisa elevada. Devemos praticar dar-nos no servio a Krsna. No devemos temer que no-estejamos alcanando a forma mais elevada de servio em nmabhajan, a adorao do santo nome. No devemos pensar: "Por que me pediram para varrer o templo? Qualquer pessoa ordinria pode fazer isto". No devemos tem-lo. E necessrio que adquiramos uma atitude de servio. Entrega do eu, ausncia de egosmo. e auto-esquecimento so necessrios. E dito que Scrates deu um exemplo de auto-esquecimento e Jesus Cristo um exemplo de auto-sacrifcio, e para que propsito? Para a causa do Supremo. E para isto ternos que ter uma conexo positiva com um devoto. Sob sua ordem vamos nos conectar com o plano de servio. Nossa energia pode se dirigir ao plano transcendental apenas por sua graa ou mediao. Desse modo, nosso
http://www.sridhar.hpg.com.br

A Busca de Sri Krsna, a Realidade, o Belo. Srila Sridhara Maharaja

guru mahrja, Srila Bhaktisiddhnta Saraswati Thkura, depositava noventa por cento de nfase no desenvolvimento de uma atitude de servio para com a pregao, e esta deve ser nossa meta, qualquer que seja nossa posio.

Captulo 12
NCTAR

DO SANTO NOME
No apenas o som do santo nome de Krsna necessrio. mas tambm o significado adequado, a substncia. o esprito do som. Somente o aspecto fsico do santo nome representado em nma-apardha, canto ofensivo. no o nome real. O nome real todo-espiritual. nmksara bahirava batu nma kabu naya: o som das letras do nome sozinho nunca o nome real. Isto explicado no Premavivarta de Jagadnanda Pandita. o livro que est repleto de concluses filosficas sobre a conscincia de Krsna. Ele foi publicado e editado por Bhaktivinoda Thakura. L voc encontrar esta passagem: nmksara bahiraya batu nma kabu naya: meramente o som do santo nome de Krsna nunca deve ser tido como o verdadeiro nome. Mesmo em nmbhsa, o crepsculo do santo nome que ocorre antes do canto puro inofensivo, o som do nome est ali presente, mas a substncia interna do nome no est. Nmbhasa pode dar-nos mukti, ou emancipao do lado negativo. o mundo material. Mas ali no podemos participar do lado positivo, o mundo espiritual. o nome est ausente l. O santo nome de Krsna uma coisa positiva. e se realmente queremos um contato com o santo nome. devemos obter admisso no mundo positivo. Quando estamos no lado negativo, como podemos entrar em contato com o nome? Nmbhsa pode dar-nos liberao, mas no participao no reino devocional. Assim, o nome real no encontrado em nmbhsa. JIAS DOS VEDAS Somente um grupo particular de almas liberadas adota o santo nome; e no todos. Srila Rpa Goswmi escreveu em seu Nmstakam nikhila-sruti-mauli rama ml dyuti nirjita-pda-pankajnta ayi mukta-kulair upsyamnam paritas tvm hari-nm samsraymi " Santo Nome! As pontas das lnguas dos Vossos ps de Itus so eternamente adoradas pela refulgncia deslumbrante que irradia dos captulos ureos dos
http://www.sridhar.hpg.com.br

A Busca de Sri Krsna, a Realidade, o Belo. Srila Sridhara Maharaja

Upanisads, a jia dos Vedas. Sois eternamente adorado e cantado pelas grandes almas liberadas corno Nrada e Sukadeva Goswmi. O Har Nma! Limpando-me de todas as ofensas, refugio-me completamente em Vs ". Rpa Goswmi diz que muitas almas liberadas adoram o santo nome de Krsna, oferecendo seus respeitos de todos lados. Ele explica que a grandeza do santo nome no pode ser encontrada nas escrituras ordinrias, mas se voc estudar todas elas como um todo, encontrar o mesmo esprito do santo nome. Ordinariamente, as pessoas no podem encontrar isso em seu estudo, mas existem aqueles que podem coletar a verdadeira substncia, o verdadeiro propsito daqueles vastos escritos, e detectar a grandeza do santo nome como o significado total de todas as principais escrituras vdicas. SELVA DE SONS Os cdigos principais no sruti, os Vedas, do indicaes sobre o santo nome de Krsna. Sruti significa sabda: aquilo que pode ser captado pelo ouvido. a forma sonora de verdade revelada que desceu de cima. Os Vedas. naturalmente, nos dizem que podemos nos aproximar da realidade suprema apenas atravs do som. Caso contrrio, eles seriam suicidas. Se no dissessem que s atravs do som alcanaremos a verdade, ento qual seria a necessidade dos Vedas, que so apenas sons corporificados? Assim, se podemos traar sua real caracterstica encontraremos que o principal Veda diz que atravs do cultivo do som podemos alcanar o Senhor. Assim, podemos chegar a entender isto apenas atravs do som (sabda pramnam). Somente o som pode dar a realidade, Os Vedas tem que dizer isto, caso contrrio seriam apenas uma inefetiva selva de sons. Sruti significa aquilo que pode ser recebido atravs do ouvido, e tal som absoluto. Os srutis vem para declarar-nos que apenas atravs do som podemos alcanar o fim mximo. Os principais cdigos (sutras) do sruti nos informam: nikhila sruti mauli rama ml. Mauli significa as principais escrituras. Elas so como muitas gemas ou jias, formando um colar. Atravs do seu brilho, os ps de Itus do santo nome esto sendo revelados. Assim corno enquanto executamos rti, oferecemos uma lamparina para mostrar a forma de Deidade do Senhor mais claramente s pessoas ordinrias, os principais srutis esto nos ajudando a ter a percepo de que podemos ter o Senhor Supremo, somente atravs do sorri. Rpa Goswmi diz que se formos mais atentos ao seu significado, encontraremos que os principais srutis esto apenas tentando mostrar-nos os ps de Itus do santo nome, assim corno durante o rti a lamparina de ghee nos ajuda a ver a figura do Senhor. Podemos ter uma viso geral da Deidade, mas com a ajuda da lamparina, podemos ter uma concepo particular das diferentes partes do corpo do Senhor. Similarmente, encontramos que os principais srutis, com sua luz, esto tentando mostrar-nos a poro inferior do santo nome de Krsna. Eles esto nos conduzindo e ajudando a ter uma concepo da parte mais remota do santo nome, uma vaga concepo de que o nome tudo. Rupa Goswmi diz que aqueles que so realmente liberados esto todos cercando o santo nome e
http://www.sridhar.hpg.com.br

A Busca de Sri Krsna, a Realidade, o Belo. Srila Sridhara Maharaja

oferecendo louvor e adorao. E ora, "Neste esprito, refugio-me no santo nome de Krsna O verdadeiro significado dos Vedas difcil de entender. Algumas pessoas diro, "Cantar Hare Krsna no recomendado nos Vedas. Ao contrrio, s vezes 'Krsna' mencionado como o nome de um demnio. Por que devemos cantar o nome de Krsna?" Nos Vedas (Chndogya Upanisad 8.13.1), encontramos este verso: symc chavalam prapadye savalac chymam prapadye Com a ajuda do negro (Syma), seremos introduzidos ao servio do branco (saval); com a ajuda do branco (saval), seremos introduzidos ao servio do negro (syma) ". Qual o significado deste verso? Nossos acaryas explicaram que o absoluto pode ser compreendido com a ajuda da energia e do energtico. Syma significa Krsna, que anegrado, e sval, branco, significa Rdhrni. Assim, com a ajuda de Rdh, podemos ter o servio de Krsna, e com a ajuda de Krsna, podemos ter o servio de Rdhrni. DEUS ATRAVS DO SOM Assim, Rupa Goswmi diz que apenas um estudo superficial dos Vedas nos frustrar. Mas se buscarmos com mente positiva, pela graa dos sdhus, dos cryas e dos mahjanas descobriremos que os principais srutis esto nos levando rumo concepo de que o objeto de todos os sons Vdicos aquele som central: o santo nome de Krsna. Existem muitas sees dos Vedas que vm para distribuir as mars do reino absoluto, mas tem que haver um centro. Assim, todos os principais sons esto emitindo luz como archotes, para mostrar-nos que eles tem um som central que representa o todo supremo, e este Krsna. Assim, muitas almas liberadas esto em volta, oferecendo seus respeitos ao nome de Krsna. aquele som central do qual todos os mantras Vdicos surgiram para darnos alguma idia do aspecto sonoro do centro absoluto. Este o argumento de Rupa Goswmi. Os ramos dos Vedas so todos sons, e tantos sons tem que vir de uma posio central. Eles no podem deixar de orientar aquele que tem viso apropriada, rumo fonte do som, dizendo: "Vai! Corre naquela direo! Em nossa fonte encontraras tudo. Estamos representando parcialmente tantas coisas, mas temos um centro. temos uma fonte. Vai naquela direo e encontraras o som que pode suficientemente te satisfazer, e tambm poders ser apresentado a outros aspectos daquele som ". O santo nome de Krsna o mais importante: ele no menos que o prprio Krsna. Ele representa plenamente o todo. Rupa Goswmi diz. " Santo Nome. refugio-me aos vossos ps de ltus. Seis o grande e central som que d coeso a todos os sons das escrituras reveladas ".

http://www.sridhar.hpg.com.br

A Busca de Sri Krsna, a Realidade, o Belo. Srila Sridhara Maharaja

E Santana Goswmi, que o mestre espiritual de Rupa Goswmi, diz: jayati jayati nmnanda rupam murarer viramita nija dharma dhyna pujyadhi yatna katham ap sak rdttam muktidam prninm yat parammrtam ekam jivanam bhusanam me "Que o xtase no servio ao divino nome seja vitorioso. Se de alguma forma pudermos entrar em contato com aquele sorri, nma rupam murreh, ento todas nossas outras atividades sero paralizadas; no teremos necessidade de realizar qualquer outra atividade. Nossos muitos variados deveres no tero importncia para ns em absoluto, se pudermos alcanar o servio ao nome divino de Krsna ". Dharma significa a ocupao dos karmis, ou trabalhadores fruitivos. Dhyna significa retirar-se deste mundo fsico e realizar meditao interior, tentando explorar o mundo interno, Ambas estas atividades so interrompidas, paralisadas pelo xtase do servio ao divino nome. A seita de Rmnuja adora Laksmi-Nryana no esprito de opulncia e venerao, em Vaikuntha. Atravs do xtase do santo nome, isto tambm ser paralisado. Uma pessoa que obtm o real graa do nome divino de Krsna se retirar de todas as fases destes diferentes tipos de adorao, a saber: varnsrama dharma, ou dever social, dhyna, a meditao interna dos jnis (especuladores mentais) e yogis, e puja, a opulenta adorao de Vaikuntha, aps a liberao, que atrai os seguidores da Rmnuja sampradya 0 santo nome nos levar percepo de Goloka, a prpria morada de Krsna, onde teremos que nos retirar completamente de todas essas outras fases de nossa vida divina. Teremos que nos retirar de qualquer trabalho, mesmo que ele possa ser feito para Krsna. Teremos que abandonar a meditao interna e o calculismo, e mesmo puj adorao em venerao e reverncia. O santo nome parar todas essas tendncias, e encontraremos tanta doura no canto do nome que no seremos capazes de dar ateno a nada mais. Quando realmente entramos em contato com o aspecto sonoro do absoluto, ento iodos nossos outros entusiasmados esforos e funes sero paralisados. Seremos incapazes de tent-los. Tomaremos apenas o nome. Ento, quando o nome nos der novamente a oportunidade de executar outro servio, se remos capazes de faz-lo. 0 nome tem tamanho poder, to alto grau de potncia, que parar todos os outros ramos de servio, e nos encantar. QUERO MILHOES DE OUVIDOS! Nos escritos de Rupa Goswmi encontramos este verso: tunde tndavani ratim vitanute tundvali-Iabdhaye karna-kroda kadambini ghatayate karnrbhudebhyah sprhm cetah prngana-sangn vijayate sarvendriynm krtim no jne janit kiyabdhir amrtaih krsneti varna-dvayi
http://www.sridhar.hpg.com.br

A Busca de Sri Krsna, a Realidade, o Belo. Srila Sridhara Maharaja

Quando o santo nome de Krsna desce. e captura a lngua e os lbios. ele os controla to fortemente que nos ocupa em cantar o santo nome corno se os lbios e a lngua tivessem enlouquecido. Dessa maneira, o poder do nome desce neles, e sente-se que somente uma lngua e urna boca no so o bastante; milhares de bocas so necessrias para saborear o nome. Ento. o santo nome de Krsna entra pelo ouvido, com to grande fora e impacto que os ouvidos so capturados, e pensa-se que apenas dois ouvidos so insuficientes; deseja-se milhes de ouvidos para atende r doce corrente que entra pelos ouvidos. Dois ouvidos no so nada; deseja-se milhes de ouvidos. O nctar do santo nome vem como uma inundao, atravs de nossos ouvidos, forando seu caminho para dentro do corao. Ele to doce que conforme caminha para capturar o corao. o centro de todos os sentidos, tudo paralisado. Onde quer que o doce agressor toque, tudo capturado com tal intensidade que tudo mais ignorado. Rpa Goswmi escreve, No sei, no posso dizer, falho em expressar quanto nctar existe no santo nome de Krsna. Essas duas slabas contm tanta doura, e uma qualidade to elevada de doura! E esta doura to agressiva que captura tudo. Este verso encontrado no Vidagdha Madhava escrito por Srila Rpa Goswmi. Em seu livro, Sarangati, Srila Bhaktivinoda Thkura explicou o Nmastakam, oito oraes em glorificao ao santo nome, escritas por Rpa Goswmi. Tudo descrito ali muito belamente. Ele escreve: Meu corao como um deserto. quente como os raios do sol. Esta minha condio mental interna. O desejo por coisas mortais no pode me satisfazer porque, por natureza. elas produzem a morte. E no apenas um ou dois, mas milhares destes desejos que produzem a morte se refugiaram em minha mente. Assim, minha regio subconsciente est sempre queimando. Esta minha condio." Mas, de alguma forma, pela graa do sadhu e guru, o santo nome de Krsna, com sua perspectiva infinita, entrou atravs dos orifcios de meus ouvidos e alcanou o plano de meu corao. E l, com alguma esperana peculiar, com infinitas, auspiciosas possibilidades, ele tocou meu corao com um novo tipo de nctar. XTASE DO NOME "Nova esperana surge atravs daquele sorri. Ento, fora, ele vem do corao rumo lngua. No que pelo esforo de minha lngua eu esteja produzindo tal som - no. Aquilo que veio do corao de um santo atravs de meu ouvido, que entrou em meu corao. e que forosamente apareceu em minha lngua, e comeou a danar - isto o santo nome adequado. Ele vem de cima. No pode ser produzido pela forma material desta, lngua. Sua fonte est acima.

http://www.sridhar.hpg.com.br

A Busca de Sri Krsna, a Realidade, o Belo. Srila Sridhara Maharaja

E atravs de um agente do absoluto, ele vem atravs do ouvido, rumo ao corao. Do corao ele obtm alguma simpatia, e ento o santo nome de Krsna forosamente aparece na lngua, e comea a danar. Com grande fora ele vem at a ponta da lngua, e este doce som comea sua dana . Os verdadeiros efeitos do divino nome so descritos aqui. Caso seja o nome vivo e verdadeiro, a voz se embargar, haver tremores no corpo, e as pernas sero incapazes de permanecer em p. s vezes, lgrimas fluiro em uma corrente pelo corpo, e os pelos se arrepiaro. s vezes mudanas de cor se observaro no corpo, e seremos incapazes de encontrar qualquer vestgio de mente ou conscincia. Poderemos cair desmaiados, todo o corpo e a mente parecero estar sendo atacados, tremendo, sendo influenciados de diferentes maneiras. Aparentemente, parecer que muitos problemas sero criados no corpo e na mente, mas o corao em si estar se inundando com um tipo particular de estranho, doce sumo. OCEANO DE NCTAR s vezes, ele pensa: "Estou em um oceano de nctar. Toda minha existncia est dentro de um oceano de lquido nectreo. Estou ao lado de mim mesmo. No posso entender onde estou. Onde estou? O que isto? O que acontece comigo? Isso quase me deixou louco. Estarei louco? Onde est minha experincia passada, minha seriedade, minha gravidade, onde esto? 0 que sou eu?" Fui convertido totalmente por algo estranho. Sou um fantoche nas mos de uma grade fora, que tambm me tem muita afeio. No posso determinar como possvel que atravs de minha f tenha entrado neste grande. desconhecido ambiente. jamais experimentado antes. E, finalmente, descubro que estou cativo. Todo meu ser, dentro e fora, foi capturado por urna doce fora particular. No posso me socorrer, tendo sido capturado por um poder to doce. No posso dar qualquer descrio adequada disto. Vim me refugiar sob Ele e aceit-lO como meu guardio; agora, em Suas mos. estou sendo tratado de maneira to desptica e sem misericrdia. Ainda assim, sinto que tudo muito agradvel. alm de minha experincia. O que isto?" No posso resistir mais. Estou plenamente capturado. Que meu destino v aonde quiser. No posso escapar. Estou cativo nas mos de um doce amigo: toda minha independncia se foi. No h alternativa para mim alm da rendio. Sou incapaz de descrever minha real posio. Creio que Ele um autocrata. Tudo que Ele quiser fazer, far. Uma vez que no me possvel opor qualquer resistncia, devo render-me. Que eu tambm coopere com qualquer coisa que Lhe aprouver. De outro modo, o que posso fazer? Estou desamparado".. s vezes, observo que a doura do nome est condensada como uma flor desabrochante. e maravilhosssimas correntes de doces ondas esto fluindo dele.
http://www.sridhar.hpg.com.br

A Busca de Sri Krsna, a Realidade, o Belo. Srila Sridhara Maharaja

O santo nome contm tantas doces e variadas formas de corrente dentro de Si, e Ele est maravilhosamente Se expressando de diferentes maneiras. s vezes Ele emana um tipo peculiar de cor e figura. e desaparece. Tantos aspectos encantadores so mostrados. corno que para meus olhos interiores. e Ele forosamente leva-me a render-me aos ps daquele altar. Ele mostra-se em Sua forma completa. em Vrndvana, em Sua Braja lil, com Rdhrni, e leva-me para l. Descubro que estou em meio de Sua peculiar, muito doce e amorosa parafernlia. E Ele diz, 'V! Tenho tantas coisas maravilhosas. Este teu lar. No Sou meramente imaginao. mas realidade concreta. Aqui observars que o ambiente muito favorvel e doce. Deves viver aqui "Vejo que Ele est lidando de diferentes maneiras com Seus associados, em diferentes rasas. E observo que tenho outro corpo que emergiu do meu corpo anterior, e que este tem um lugar permanente aqui em Seu servio. Esta a nova vida que encontro aqui. Ento descubro, finalmente, que toda minha considerao por minha vida e experincia passadas se extinguiu. E verdade: minha verdadeira vida aqui. Esta verdadeira, e aquela era um engodo, aquela vida se acabou. "Ento observo que o canto do santo nome me d novo encorajamento, uma nova perspectiva e nova esperana. Tudo que desejamos, qualquer que seja nossa demanda interna, suprido pelo nome. Se tomarmos o nome, todos nossos anseios internos sero satisfeitos. Ele eterno, o mais puro entre os puros, e pleno de xtase. Agora observo que fui completamente convertido. "Agora, meu anseio mais ntimo este: que tudo que seja contra este doce nome se apague eternamente do mundo. Se houver qualquer coisa em oposio a esta doce vida, que se apague, e se necessrio, darei minha vida para fazer isto desaparecer do mundo para sempre. Ento outros sero capazes de desfrut-lo vontade. Nenhum obstculo deve surgir satisfao da vida. Ele no tem rival. Assim, todos podem vir aqui, e, se necessrio, sacrificar-me-ei para dar cabo de qualquer oposio, de modo que todos possam suave, pacificamente, e sem qualquer perigo, desfrutar esta vida absoluta, doce e bem-aventurada ". Esta a afirmao de Srila Bhaktivinoda Thakura, na cano final de seu livro, "Sarangati"(Rendio).

Captulo 13
A

REALIDADE, O BELO

http://www.sridhar.hpg.com.br

A Busca de Sri Krsna, a Realidade, o Belo. Srila Sridhara Maharaja

Rmnanda Rya era um homem casado, mas foi reconhecido por Sri Caitanya Mahprabhu como mestre de seus sentidos ao grau extremo. Certa vez um sacerdote brhmana chamado Pradyumna Mura veio at Mahprabhu e disseLhe: 'Gostaria de ouvir sobre Krsna de Teus lbios. "Mahprabhu disse:'No sei nada sobre Krsna, mas Rmnnda Rya conhece. Vai at l e ouve sobre Krsna. Usa Meu nome, e talvez ele fale contigo ". Pradyumna Misra estava hesitante, mas foi e observou Ramananda Raya por algum tempo e ento retomou e fez um relato a Mahaprabhu. Mahprabhu perguntou-lhe: "0uviste Rmnnda falar a respeito de Krsna?" "No." "Por que?" "Eu o vi ocupado em algo duvidoso. Observei-o por algum tempo, e ento voltei aqui ". "O que viste'- Pradyumna Misra disse: "Vi Rmnnda Raya treinando as danarinas!" As meninas que geralmente so devotadas ao servio da Deidade de Jagarinatha, desde que eram bens jovens, so conhecidas corno devadsis Elas no se casam, e s vezes seu carter no muito bom. Pradyumna Misra viu Rmananda Raya treinando devadasis de uma maneira muito duvidosa. mostrando-lhes como danar e cantar diante da Deidade de Jaganntha. Mostrava-lhes como deveria ser sua postura. Como deveriam gesticular, e como suas silhuetas deveriam ser sedutoras. E para este treino ele s vezes at mesmo tocava suas partes privadas. Assim Pradyumna Misra disse a Mahprabhu, "Vendo Rmnanda fazer todas essas coisas no pude respeit-lo, e assim, por algum tempo, o vi ativamente ocupado naquele afazer, e depois fui embora MESTRE DOS SENTIDOS Mahprabhu disse-lhe, "No subestima Rmnnda Rya. Ele o mestre de seus sentidos. No h urna mcula sequer de malcia nele. Mesmo Eu sinto problemas corri a perturbao dos sentidos dentro Mim, mas Ramnanda no tem tal problema. No ternos experincia direta de um estgio que possa ser alcanado em que seja possvel estar acima do prazer sensual mundano, mas simplesmente ouvimos atravs das escrituras que existe um estgio em que um homem pode transcender todos esses apegos grosseiros. Isto mencionado no Srimad-Bhagavatam (10.3339): vikriditam vraja-vadhbhir idam ca visnoh sraddhnvito 'nusrnuyad atha varnayed yah bhaktim param bhagavati pratilabhya karmam hrd-rogm s'v apahinoty acirena dhirah "Urna pessoa que ouve com firme f os supramundanos afazeres amorosos do Senhor Krsna e as gopis, como descritos por um devoto puro do Senhor, logo liberta-se da luxria mundana e alcana divino amor por Krsna ". Uma pessoa pode estar ocupada corporeamente em tais atividades, enquanto seu corao est
http://www.sridhar.hpg.com.br

A Busca de Sri Krsna, a Realidade, o Belo. Srila Sridhara Maharaja

em outra parte. E existe apenas urna pessoa deste tipo: Rmnanda Rya. No h um grande nmero de Rmnandas; existe apenas um Rmnanda, que adquiriu tal estgio porque bem versado no tipo de sentimento e realizao necessrio para o servio a Krsna e s gopis. Seu corao completamente dedicado causa de Krsna; ele no tem interesse egosta. Est sempre em conscincia de Krsna, e tudo que faz para a satisfao de Krsna; assim, no pense mal dele. Vai l novamente". LOUCO POR KRSNA Ento Pradyumna Misra novamente foi ver Rmnanda Rya, e Rmnnda comeou sua conversa dizendo: ", naquele dia no pude receber-te. Mas novamente vieste ouvir sobre Krsna. Quo afortunado sou!" Pela manh, Rmnnda Rya comeou a falar, e quando veio a tarde, ele ainda estava loucamente falando sobre Krsna. Esqueceu-se completamente de comer. banharse, ou qualquer outra coisa. Estava louco, falando incessantemente de Krsna. Ento, quando j era tarde, seus servos vieram duas, trs vezes. para pedir-lhe que se banhasse e comesse seu jantar, e finalmente ele teve que deixar a conversa e ir. Em seguida, Pradyumna Misra retomou a Mahprabhu e disse. "Sim, ouvi Rmnanda Rya, e meu corao est satisfeito por ter ouvido sobre Krsna de sua parte." O prprio Mahprabhu havia ouvido Rmnnda Rya, e disse: "Rmnanda sabe o que Krsna. O que ensinei a Rpa e Santana. Ouvi de Rmnnda ". E mencionado que Mahprabhu tomou diksa, iniciao, de lsvara Puri; para propsitos de pregao Ele tomou sannyasa, a ordem renunciada, de Kesava Bhrati. e para entrada nos passatempos transcendentais de Krsna em Vrndvana. Ele tomou iniciao rga marga de Rmnnda Rya. Evidentemente. Isvara Puri, Kesava Bhrati e Rmnanda Rya nunca julgavam-se gurus de Sri Caitanya Mahprabhu. Mas observa-se que Mahaprabhu tratava Rmnanda com algum respeito. mencionado no Caitanya caritamrta (Madhya 8.204) que se uma pessoa quiser entrar na devoo espontnea dos passatempos de Krsna em Vraja, necessrio que se refugie em uma criada confidencial da doura conjugal, madhurya rasa (sakhivna ei lilaya anyera nhi gati). Elas so mestras daquela situao. Todo reservatrio desta madhurya lila est nas mos daquelas criadas. Somente elas podem d-Ia aos outros. Em madhurya rasa, o guru visto na forma e esprito de uma sakhi, uma criada de Rdhrni(guru rpa sakhi). Ramannda Rya era Viskha-sakli, a assistente pessoal e brao-direito de Srimati Rdhrni. Sri Caitanya Mahprabhu d-nos um exemplo da necessidade de nos aproximarmos de um associado confidencial de Srimati Rdhrni quando diz a Ramnanda: kiba vipra, kiba nyasi sudra kene naya, yei krsna-tattva vett sei 'guru'haya: "Porque evitas instruir-me? Estou aprendendo tanto contigo. s bem versado nos afazeres de Krsna, e assim s guru; portanto estou ouvindo-te. Quem quer que seja amo daquele reservatrio de krsna-lil, e quem quer que possa distribui-lo - ele guru; quanto a isto no h dvida,"

http://www.sridhar.hpg.com.br

A Busca de Sri Krsna, a Realidade, o Belo. Srila Sridhara Maharaja

Os famosos dilogos entre Rmnanda Rya e Sri Caitanya Mhprabhu aconteceram s margens do rio Godvari. O nome Godvari significativo, pois indica aquele lugar onde a mais elevada satisfao de nossos sentidos foi dada. A mais completa ocupao de todos nossos sentidos foi anunciada ali s margens do Godvari: "Teus sentidos no devem ser rejeitados. Se abandonares o esprito de explorao e renncia, ento teus sentidos tero sua satisfao em Krsna. Aquelas tendncias impedem tua aproximao de Krsna; para aproximar-te propriamente de Krsna, ters que utilizar teus sentidos ao mximo ". Isto foi tratado s margens do Godvari. A META ULTIMA DA VIDA L, em Suas famosas conversas com Rmnanda Rya, Sri Caitanya Mhprabhu comeou a abordagem do servio devocional puro de uma maneira geral e compreensiva. Isto registrado na Madhya-lila do Caitanya-caritmrta (8.51 - 313). Ele perguntou a Rmnanda Rya, prabhu kahe, - "pada sloka sadhyera nirnaya "Qual a meta ltima da vida? No apenas quero ouvir tuas afirmaes, mas tambm evidncia das escrituras A resposta velo de Rmnnda Rya: rya kahe, sva-dharmcarane visnu-bakti haya. " "Desempenha teu prprio dever sem esperar nada em troca - Sva dharma significa varnasrama dharma, a diviso social vdica. "Ests situado em tua presente posio devido a teu karma anterior. De acordo com tua presente posio, tens que desempenhar teus deveres sob uma condio: deves faz-lo sem remunerao. Se continuares teus deveres em varnasrama dharma, sem qualquer meta mundana, poders alcanar visnubhakti, devoo a Deus. Isto confirmado no Visnu Purana (.3.8.9): varnasramacravat purusena parah puman visnur aradhyate pantha nanyat tat-tosa-karanam A nica maneira de satisfazer a Suprema Personalidade de Deus, o Senhor Visnu, ador-Lo, executando propriamente nossos deveres no sistema social de varna e asrama ". Aqui. Rmnnda Rya diz que visnu-bhakti, aderncia ao Senhor que tudo permeia. o objetivo e destino ltimo de nossa vida. Esta a concepo Vsudeva: tudo est nEle. e Ele est em toda parte. Rmnnda explicou que de nossos interesses locais, devemos chegar a abraar o interesse geral, e isto deve chegar ao nvel da conscincia de Visnu: visnu-bhakti. Nossa submisso a Visnu, o esprito interno que est em toda a parte, o objetivo da vida. Devemos nos conectar com Ele e viver acordemente; no uma vida fenomenal, mas uma vida espiritual pertinente a um plano mais profundo.. mais sutil. DEVOAO MISTURADA COM DESEJOS

http://www.sridhar.hpg.com.br

A Busca de Sri Krsna, a Realidade, o Belo. Srila Sridhara Maharaja

Sri Caitanya Mahpra bhu disse: "Isso superficial; aprofunda-te ". Evidentemente. pode-se pensar que a verdadeira vida testa comea daqui, abandonando-se propsitos especiais. locais e agindo por um propsito universal, como j foi ordenado e programado nos Vedas e Upansads. Mas Sri Caitanya Mahaprabhu disse: "Isto superficial; aprofunda-te . Ento, Rmnnda Rya disse: krsne karmarpana sarva-sdhya-sra: 'Oferecer os resultados de nossas atividades a Krsna a essncia de toda a perfeio ". No varnasrama dharma correnteque as pessoas geralmente se ocupem em atividades externas e no se importem de abandonar os frutos de suas aes. Mesmo que o faam, no tm conscincia direta de Visnu ou Krsna. Elas adoram a deusa Durg, realizam a cerimnia funebre sraddha e executam tantas outras prticas religiosas. Indiretamente, isto est conectado em ltima anlise, com Visnu. Elas podem ou no saber, mas existe o elo. Esta a concepo geral de Varnsrama, mas aqui Rmnnda diz que ser melhor ter conscincia direta de que Krsna a autoridade. Todos os resultados de tudo que fazemos dentro do sistema social varnsrama devem ser dados a Krsna. Se executamos todas nossas atividades fsicas, sociais, nacionais e espirituais em conscincia de Krsna, ento podemos nos proximar da satisfao de nossa meta na vida. Sri Caitanya Mahprabhu disse: "Isto superficial; aprofunda-te ". Ento Rmnnda Rya revelou nova luz, citando a Bhagavad-gita (18.66): sarvadharmn parityaiya mm ekam sranam vraja, "Abandona todos teus deveres e simplesmente rende-te a Mim Devemos ter intimidade com o objetivo da vida; no com as atividades externas do varnasrama. Menor importncia deve ser dada forma de nossa atividade; seja eu um rei, um brhmana intelectual, ou um trabalhador, isto no importa. Podemos pensar, "Tenho este tipo de dever, tenho aquele tipo de dever", mas isto no importa muito. No devemos ter apego por isto. O rei pode deixar seu reino e adotar uma vida bramnica de renncia e austeridade. Um sudra pode abandonar seu trabalho, tomar-se um mendigo e cantar o nome de Krsna. Um brhmana pode abandonar sua prtica de sacrifcio e tornar-se um mendigo . . Assim, devemos ser versados na meta da vida; no na forma de nosso dever. Devemos devotar-nos exclusivamente causa do Senhor, ignorando nossa presente parafernlia e dever. CONHECIMENTO E DEVOO Sri Caitanya Mahprabhu disse: "Isto tambm superficial; vai adiante. Aprofunda-te." Ento, Rmnnda Rya explicou jna-misr bhakti, servio devocional misturado com conhecimento. citando a Bhagavad-git (18.54) onde Krsna diz: brahma-bhtah prasanntm na socati na knksati samah sarvesu bhu-tesu mad-bhaktim labhate param

http://www.sridhar.hpg.com.br

A Busca de Sri Krsna, a Realidade, o Belo. Srila Sridhara Maharaja

Uma pessoa que chegou ao estgio de se identificar com o "frito acima da matria nada tem a ver com este mundo mundano. Qualqueperda ou ganho neste mundo mundano no tem nenhuma utilidade para ela. Ela esprito; sua perspectiva est no mundo da alma, e ela nada tem a ver com este mundo material, seja ele elogivel ou censurvel. Ela j se encontra estabelecida na conscincia de que a prpria alma e nada tem a ver com a matria, e assim sente satisfao dentro de si mesma. Ela atmarama: contente em si; ela nem se lamenta nem aspira a nada. Se perde algo acaso se lamenta? No. Ela pensa, Isto nada; apenas matria ". E quando obtm algo, no fica excessivamente encantada, porque aquilo apenas matria algo desnecessrio e sem importncia. Agora o verdadeiro servio devocional pode comear; sua alma pode comear a viver no plano espiritual. com uma pura atitude de servio, sem mistura de qualquer aspirao mundana. Quando uma pessoa alcana a plataforma espiritual obtm a oportunidade de praticar um tipo superior de servio. Sri Caitanya Mahprabhu disse: "Isto tambm superficial. Tal pessoa est apenas no limiar do servio devocional ela no tem toque substancial de devoo. Ela no entrou no domnio,de bhakti, est apenas esperando da posio marginal, porta. Ela pode alcanar bhakti, mas ainda no alcanou. Suas foras negativas terminaram, mas ainda est simplesmente porta; ainda no entrou. Ela pode entrar ou no entrar. Dali, se obtiver algo. isso ser puro, mas eia ainda est porta -. APROFUNDA-TE" ALM DO ESPRITO Rmnnda Rya ento disse: jae praysam udpsya namanta eva: " uma coisa muito difcil ultrapassar o encanto do conhecimento". Pensamos: "Quero, primeiro. compreender tudo e ento agirei ". Clculo e suspeita subliminar esto ali presentes. Antes de agirmos, queremos conhecer tudo plenamente; somente ento arriscaremos nosso capital. O ego, o "Eu". muito forte. e a pessoa quer fazer um balano de sua perda e ganho. Ela pensa, Sou o mestre. A chave est em minha mo, quero testar tudo. quero conhecer tudo isto. Sei o que bom para mim". Assim, pensamos ser os mestres, no servos. e da posio de mestres fazemos nossa indagao. Mas esta mentalidade calculista deve ser abandonada se queremos absolutamente entrar no domnio do Senhor, onde tudo superior a ns. Ningum ali vai se importar de vir em nossa direo com uma explicao, pensando que somos seu mestre. Eles no nos reasseguraro, dizendo: "Sim, no haver perda; seu ganho ser grande". Podemos pensar, Sou uma identidade separada e independente, e assim,em minha conta,no deve haver perda. Devo permanecer aqui com minha cabea ereta", mas assim no vai dar. Devemos ir ali como escravos, no como amos. Este tipo de mentalidade necessria: devemos prostrar nossas cabeas. No que com nossas cabeas eretas, marcharemos sobre tudo; mas tudo ali superior em qualidade a ns. ESCRAVIDO DIVINA
http://www.sridhar.hpg.com.br

A Busca de Sri Krsna, a Realidade, o Belo. Srila Sridhara Maharaja

Assim, temos que entrar naquela terra transcendental, onde mesmo a terra, a gua, o ar e tudo que encontraremos, feito de substncias superiores de que somos feitos. Eles so todos gurus, e ns somos discpulos. Eles so todos mestres, e ns somos servos; temos que entrar na terra onde tudo nosso mestre. Teremos que nos submeter: esta ser nossa verdadeira qualificao. Aquilo que for ordenado, faremos. No temos que exercitar tanto nosso crebro l. L o crebro no tem lugar; todos eles tem muito mais crebro do que ns. Nossocrebro desnecessrio l; somente nossas mos so necessrias. L o trabalho servil necessrio. Basta de crebro por l. Estamos destinados a entrar naquela terra, se desejarmos. a terra da escravido para ns. Assim, devemos odiosamente demitir nossos crebros, e, apenas com nossos coraes, devemos nos aproximar daquela terra e nela entrar. Devemos pensar: "Sou to insignificante como um mosquito", assim como o Senhor Brahm o fez quando foi a Dwrak visitar o Senhor Krsna. E isto no apenas por algum tempo; no que algum v aceitar uma atitude humilde, terminar seu trabalho e no voltar. No. Teremos que aceitar esta posio insignificante eternamente. Evidentemente, podemos esperar ser educados pela conscincia de Krsna: como ela boa, como ela grande. como ela nos til, Receberemos a oportunidade de pariprasna: indagao honesta. No reino transcendental, todos so nossos amigos. Eles viro nos ajudar, fazer-nos entender que o servio devocional belo e que a conscincia de Krsna a melhor forma de vida. Nossa aspirao e pureza de propsito devem ser avaliadas; no nossa posio externa. Os recrutas daquele lado consideraro nossa pureza de propsito, no tanto nossa presente posio e capacidade. E embora aparentemente parea que estamos nos tomando escravos, o resultado ser justamente o oposto. Se voc puder aceitar tal atitude de rendio e escravido, ento Aquele que nunca pode ser conquistado ser conquistado. Amigos viro e o ajudaro; os sadhus viro e o faro entender que devemos nos tomar escravos, que Krsna gosta muito de Seus escravos. Ele o amo dos escravos, e s vezes Ele quer tonar-se um escravo de Seus escravos (gopibhartuh pada-kamalayor dsa-dsnudsah). Esta a chave do sucesso, e podemos alcanar o maior ganho atravs dessa atitude. Sri Caitanya Mahprabhu disse a Rmnnda Rya: "Sim, isto verdade. O inconquistvel conquistado pela rendio. Podemos captur-Lo. Aceito isto como o plano inicial do amor divino: ao dar-nos podemos obter tanto quanto arriscamos. Quanto mais arriscarmos dando-nos, tanto mais necessitaremos daquele infinito inconquistvel ". Sri Caitanya Mahprabhu disse: Aceito isto como o comeo de suddha-bhakti, servio devocional puro. Mas vai adiante. A CINCIA DE RASA Rmnnda Raya explicou que a partir dali o servio, devo cional puro se desenvolve em uma forma crua, de uma maneira geral, e quando se torna mais
http://www.sridhar.hpg.com.br

A Busca de Sri Krsna, a Realidade, o Belo. Srila Sridhara Maharaja

maduro assume a forma de santa, neutralidade, dasya, servido. sakhya, amizade, vtsalya, afeio paterna, e mdhurya rasa, amor conjugal. Em santa rasa, existe adeso. Em nistha. a pessoa pensa, "No posso retirar-me desta conscincia de contnua submisso verdade". A neutralidade transforma-se em dsya rasa, o desejo de executar algum servio. Quando um devoto no est satisfeito em apenas sentar-se, mostrando lealdade Autoridade Suprerna. ele deseja ser utilizado por Ele. Ele espera a ordem do Senhor. orando para que o Senhor possa dar-lhe alguma ocupao. Quando um devoto se aprofunda tanto que quer ser utilizado de qualquer forma pelo Senhor. isto conhecido como dsya rasa. ou devoo no esprito de servio. Depois h sakhya rasa: servio devocional em amizade. DEUS, 0 AMIGO Quando, em dsya rasa, se acresce confiana ao servio, ento ele torna-se um pouco superior. Geralmente, velhos servos que so fiis tornam-se servos confidenciais; e assim, quando o estgio confidencial acrescido ao servio, ele se torna sakhya rasa, ou servio devocional como um amigo do Senhor. Primeiro h nisth, adeso e submisso, e depois o devoto quer ser utilizado para Sua satisfao, seguindo-se a utilizao confidencial, aps o que ele chega ao servio amistoso, sakhya rasa. Em Vakuntha, onde o Senhor Nryana servido em devoo calculativa, apenas santa rasa, dasya rasa, e metade de sakhya rasa so vistos. Completa confiana no possvel ali. Venerao, reverncia, esplendor, grandeza, pompa, apreenso,tudo isso se extingue quando desenvolvemos uma relao mais confidencial com o Senhor Supremo. Neste momento, o objeto de nossa adorao ou amor se transforma. Ento, de Vaikuntha, sentimos atrao por Ayodhy, a morada divina do Senhor Rmacandra, onde h neutralidade, servido, e amizade com Vibisana e Sugriva. L, tambm podemos vislumbrar vatsalya rasa, amor paterno por Deus. DEUS, 0 FILHO Em vatsalya rasa, a confiana se desenvolve ao estgio peculiar no qual o servo julga-se promovido ao posto de proteger o objeto de sua venerao. Afeio filial tambm servio. Embora parea que os pais sejam mestres da situao, controlando o Senhor como o seu filho, s vezes castigando e punindo, esta uma viso superficial. Se entrarmos na profundidade do seu servio, encontraremos um amor incomparvel do tipo mais peculiar. Superficialmente, eles esto ocupados em punir e admoestar o Senhor, no fundo, eles esto cheios de interesse pelo bem estar do objeto de seu servio. Vatsalya, ou amor paterno por Deus, um tipo peculiar de amor divino. Vemos um muito leve tipo de vatsalya em Ayodhy, e assim ele quase ignorado. MATHURA: A CONCEPO DE KRSNA,

http://www.sridhar.hpg.com.br

A Busca de Sri Krsna, a Realidade, o Belo. Srila Sridhara Maharaja

Rpa Goswmi saltou de Vaikuntha a Mathura de um s pulo. Em seu Upadesamrta (9), ele escreve: vaikunthaj janito vara madhu-puritatrapi rsotsavad. "Mathur superior a Vaikuntha porque o Senhor Sri Krsna apareceu l ali que tudo mostrado de uma maneira clara e substancial. Em Mathur observamos a concepo Krsna da Divindade. Em um s impulso ele veio de Vaikuntha concepo de Krsna, mas Santana Goswmi preencheu a lacuna. Em seu livro, Brhad-bhgavatmrta, ele diz que a caminho de Mathura existe Ayodhya, o reino espiritual do Senhor Rma, e l encontramos sakhya e vtsalya rasa. Mas Rpa Goswmi vai a Mathur de uma vez. Ele diz: "Vem a Mathur; aqui encontrars sakhya e vtsalya rasa claramente visveis. Ele mostrou como o servio em sakhya rasa est ali presente. Os devotos ali esto brincando com Krsna, s vezes montando em Seus ombros, e talvez s vezes at dando-lhe um tapinha. Mas, embora eles possam se misturar com Ele dessa maneira, seu corao est repleto de um tipo peculiar de atitude de servio. Este o critrio: eles podem abandonar suas vidas mil vezes para tirar um espinho de Sua sola. Eles podem se sacrificar mil vezes pela mais leve satisfao do seu amigo. Eles consideram-nO mil vezes mais valioso que sua prpria vida. Em vtsalya rasa, tambm, o critrio semelhante: pelo mais leve interesse do objeto de sua venerao eles podem dar suas vidas milhes de vezes. Tal afeio ali encontrada. E depois, de vtsalya, progride-se ao amor conjugal (mdhurya rasa). o rasa todoabrangente que inclui adeso (santa-nstha). servio (dsya). confiana amistosa (sakhya), e amor paterno (vtsalya rasa). Mas a completa dedicao de todo tomo de nossa existncia para a satisfao de Krsna encontrada em mdhurya rasa, que inclui todos os outros rasas. DOURA CONJUGAL E mdhurya rasa mais realado quando se estabelece na forma de parakyia, ou relao de amante. Em parakiya rasa, as gopis arriscam tudo pelo servio a Krsna. Parakiya rasa assume duas formas: em uma, no h obrigao de nada; a unio pode acontecer ou no. Assim. porque seu encontro muito raro, torna-se ainda mais doce. H outro tipo de parakiya rasa: ouvimos que alimentos ordinrios no so agradveis a Krsna, mas quando Ele toma alimentos roubando, isto Lhe mais saboroso. Se pudermos seguir esta arte, isto tambm pode ser aplicado no caso de parakiya rasa. Estou enganando o grupo, obtendo o que quero. Estou roubando a propriedade alheia Este tipo de postura torna-se mais saboroso ao grupo subjetivo. E o grupo dedicado arrisca tudo: seu bom nome, sociedade, futuro, e mesmo o ditame das escrituras religiosas. Eles assumem um risco completo. E assim, como certa vez, quando estvamos em Madras, o Rei de Jaipur deu algum dinheiro para a construo de um templo. O dinheiro foi enviado para nosso escritrio central em Calcut. De um total de 5 .000 rpias, a primeira parcela era de 1.000 rpias, e a construo comeou enviando-se uni trabalhador de nosso centro principal.
http://www.sridhar.hpg.com.br

A Busca de Sri Krsna, a Realidade, o Belo. Srila Sridhara Maharaja

Depois, Mdhava Mahrja e eu fomos enviados a Madras, onde ouvimos que o rei logo viria. Para mostrar-lhe que algum trabalho tinha sido feito erguemos a construo at certo ponto, para que o rei pudesse ser informado: "Seu dinheiro foi gasto e,agora, necessrio a prxima parcela". Para fazer isto, nos endividamos. Tomamos emprstimo para comprar tijolos e outras coisas e elevamos a construo at um-nvel bem alto. Quando escrevemos isto pra nosso gwu mahrja, tnhamos alguma apreenso de que ele nos castigaria: "Por que vocs tomaram este emprstimo?" Ao contrrio, ele nos deu sua apreciao, Vocs arriscaram seu futuro no servio a Krsna. Vocs tomaram um emprstimo e isso significa que tero que pag-lo, e assim ocuparam sua energia futura no servio a Krsna. Tero que coletar o dinheiro e pagar o emprstimo, e assim se estabelece servio com o risco do futuro ". As gopis, conscientemente, arriscaram seu futuro: "Desobedecemos nossos superiores e as orientao dos Vedas, o que fazemos no aprovado pela sociedade, nem pelos livros religiosos; nosso futuro negro". Ainda, elas nada podiam fazer alm de servir a Krsna. Assim, vaikunthaj janito var madhu-puri tatrpi rsotsavd. Janito significa vtsalya rasa e mdhurya rasa em Vrndvana: rdh-kundam ihpi gokula-pateh. Tambm em mdhurya rasa mostram-se trs grupos: Vrndvana em geral, grupos selecionados em Govardhana, e o grupo mais elevado em Rdh-kundha. Todas essas coisas foram mostradas na conversa entre Rmnnda Rya e Sri Caitanya Mahprabhu. RDH: A RAINHA DAS GOPIS Depois disto, Sri Caitanya Mahprabhu disse: "Vai adiante." Ento, Rmnnda Rya comeou a explicar o tipo de servio prestado por Rdhrni em mdhurya rasa. O servio devocional dela categoricamente superior ao de todas as outras gopis. Rdhm dhya hrdaye tatyja vraja sundarih (Git-govinda 3.1 - Jayadeva Goswmi). Todo o grupo de gopis pode ser cancelado por apenas uma: Srimati Rdhrni. Que tipo peculiar de servio pode vir dEla! E Krsna, a Original Personalidade de Deus (svayam rupa) est apenas ao lado de Rdhrni. Ao lado das outras gops. est prabhva praksa, uma expanso plenria, no svayam rpa, a forma original. Tal a qualidade de Srimati Rdhrni. Devemos mostrar nossa mais elevada reverncia a este supremo ideal de servio devocional. RDH-KRSNA: UNIO EM SEPARAO Ento,a ltima pergunta veio de Sri Caitanya Mahprabhu: ---Acasopodes pensar em algo mais que isto?" Ento, Rmnnda Rya disse: Pediste-me para citar as escrituras para apoiar tudo que digo, mas aqui no serei capaz de citar nenhuma passagem das escrituras. Ainda assim, tenho um novo sentimento dentro de mim, e, se quizeres conhec-lo, posso explicar-te ". Dessa maneira, Rmnnda Rya compos uma cano. Ele apresentou esta cano dizendo "No sei se isto te ser agradvel, mas parece-me que existe um estgio que ainda melhor que o encontro de Rdh e Govinda". Existe um estgio onde ambos, o positivo e o
http://www.sridhar.hpg.com.br

A Busca de Sri Krsna, a Realidade, o Belo. Srila Sridhara Maharaja

negativo esto combinados, nenhuma conscincia individual clara, e um est buscando o outro em auto-esquecimento. Esta busca de uma parte pela outra muito forte e intensa. Ela parece ser um amor mais altamente elevado: unio em separao. Rdh e Govinda so to intensos em Sua busca um do outro que mesmo Eles no so conscientes de que tenham alcanado um a outro. Rdhrni s vezes experimenta que mesmo enquanto Krsna est presente diante dEla, Ela teme perd-Lo; este sentimento torna-se to intenso como se Ela 0 tivesse perdido. Eles esto juntos, mas a apreenso de que um possa perder o outro faz este encontro intoleravelmente doloroso, assim como uma me est sempre alerta quanto segurana de seu filho (anistsankini bandhu-hrdayni bhavanti hi). A me pensa, ", meu filho est fora - ter sofrido um acidente?" Este temor da separao o sintoma do amor profundo. SRI CAITANYA AVATARA A composio de Rmnnda Rya traou um esboo do divino aparecimento de Sri Caitanya Mahprabhu no qual Rdh e Govinda esto combinados, e isto como se Eles estivessem inconscientes de Sua existncia separada. Um est buscando o outro, o prprio Krsna est inundado com os sentimentos de Rdhrni, e eles esto to profundamente abraados que um est perdido no outro. Ento, Sr Caitanya Mahprabhu ps Sua palma sobre a boca de Rmnnda Rya, e disse-lhe: "Chega ". Rasa-rja mah bhva - dui eka rupa. O Senhor Sri Krsna a fonte de todo o prazer, e Srimati Rdhrni a corporificao do amor exttico a Deus. Essas duas formas so unidas como uma s em Sri Caitanya Mahprabhu. RSARJA: O PRPRIO XTASE Mhprabhu respondeu: ", porque s um devoto cem por cento, onde quer que lances teu olhar ves apenas Krsna, nada mais. 0 objeto de teu interesse est representado em toda a parte Rmnnda Rya disse: "Meu Senhor, no me enganes desta maneira. Vieste aqui to graciosamente para purificar esta pessoa medocre, e se agires diplomaticamente agora no te ficar bem. Nao quero ouvir o que dizes; vem com Tua verdadeira posio. Quem s?" Mahprabhu disse: "Devido tua devoo amorosa, podes conhecer tudo neste-mundo; nada pode ser escondido de teu olho amoroso. Premnjana-cchurita-bhakti-vilocanena. Em seguida, Mahprabhu revelou-Se: "Quando Me vs, tendo externamente uma cor dourada, isto no verdade. Deve-se isto ao toque da cor de Rdhrni. E quem Rdhrni pode tocar e abraar bem junto? Ela jamais tocar ningum exceto Krsna. Assim, agora sabes quem Sou: Rsrja - o prprio xtase, e Mahabhva - aquele que pode saborear este rasa Supremo. V como ambos se misturam! Rmnnda Rya desmaiou e caiu no cho. Ele no pode manter-se consciente. Ento, atravs do toque de Sua mo, Sri Caitanya Mahprabhu novamente o trouxe conscincia. Rmnnda retornou a seu estgio anterior de conscincia e
http://www.sridhar.hpg.com.br

A Busca de Sri Krsna, a Realidade, o Belo. Srila Sridhara Maharaja

viu um sannysi sentado diante dele. Aps uma curta pausa, Mahprabhu disse: "Permanece aqui, estou partindo." Em seguida, Rmnnda Rya e Sri Caitanya Mahprabhu tiveram outras conversas, e Mahaprabhu disse: "Rmnnda, enquanto viver quero tua companhia". Rmnnda respondeu, "Sim, devo tomar o abrigo de Teus Divinos ps e viver ali pelo resto de minha vida". Rmnnda, mais tarde fez arranjos com o Rei de Orissa para retirar-se de seu posto como Governador de Madras e foi a Jaganntha Puri. Por quase dois anos, Sri Caitanya Mahprabhu perambulou pelos lugares sagrados da ndia Meridional e Ocidental e finalmente retornou a Puri. L, eles se encontraram novamente. LOUCURA TRANSCENDENTAL Depois disto, Mahprabhu foi a Vrndvana, atravs de Bengala. Passaram-se seis anos, e dvaita, Prabhu quase despediu-se de Mahprabhu, dizendo "Nossos passatempos de introduzir o canto de Hare Krsna terminaram". Ento Mahprabhu continuamente mostrou o esprito de Rdhrni em saborear krsna-prema, amor exttco por Krsna, por doze anos. Svarpa Dmodara e Rmnnda Rya, que so Lalit e Viskh, as duas principais gopis assistentes de Rdhrni. eram a companhia mais importante de Mahprabhu durante aquela poca. Ali tantas coisas sobre os profundos sentimentos de amor Divino foram exibidas. Elas nunca foram encontradas na histria do mundo. nem sequer qualquer escritura jamais expressou como to intenso amor interno possa produzir tais sintomas coff espondentes na superfcie. Isto foi mostrado por Rdhrni e mais tarde exibido por Sri Caitanya Mahprabhu. Isto tambm foi mostrado por Mahprabhu em Suas prticas como Krsna-prema, amor por Krsna. pode fazer de um homem um fantoche. As vezes Suas pernas e mos entravam inconcebivelmente em Seu corpo, e s vezes Suas juntas se desconectavam e Seu corpo transcendental parecia alongado. s vezes todo seu corpo se tornava a branco, e Ele caa inconsciente, respirando to vagarosamente que Sua respiraao no podia ser detectada. Dessa maneira, Ele exibiu muitos sintomas espantosos de xtase. Svarupa Dmodara, o secretrio pessoal de Sri Caitanya Mhprabhu, explicou o significado de Seu aparecimento em suas memrias, que foram registradas no Caitanya-caritmrta de Kavirja Goswmi. Ele escreve: rdh krsna-pranaya-vikrtir hldini saktir asmd ektmnv ap bhuvi pur deha-bhedam gatau tau caitanykhyam prakatam adhun tad-dvayam caikyam aptam rdh-bhva-dyuti-suvalitam naum krsna-svarupam s vezes Rdh e Krsna se combinam, s vezes se separam. Eles se separam em Dvpara-Yuga, e em Kali-yuga combinam-se como Sri Catanya Mhprabhu. Ambos so expresses eternas da mesma Verdade Absoluta. Vero, outono, inverno e primavera continuam em ordem cclica; no se pode dizer que o vero
http://www.sridhar.hpg.com.br

A Busca de Sri Krsna, a Realidade, o Belo. Srila Sridhara Maharaja

o comeo e o inverno o fim. Assim, os passatempos de Sri Rdh e Krsna esto sendo eternamente realizados. Antigamente, s vezes Rdh e Krsna dividiam-se e mostravam Seus passatempos; novamente ambos, a potncia e o proprietrio da potncia combinam-se e Se abraam apertadamente como Sri Caitanya Mhprabhu. As metades predominante e predominada se misturam, e um extraordinrio sentimento exttico se faz presente. Krsna dominado por Sua potncia, e Ele Prprio est buscando pelo Seu prprio Eu: krsnasya tmnusandhana O prprio Krsna est ocupado em buscar por Sri Krsna, Realidade o Belo. A influncia de Rdhrni sobre Krsna O transformou em um devoto, e Ele est se procurando. A doura est Se saboreando e enlouquecendo. E uma doura viva, no morta ou esttica, mas xtase dinmico - doura dotada de vida. E Ele est saboreando a si mesmo, a personificao da felicidade, xtase e beleza, e danando em loucura. E sua realizao de kirtana significa distribuir este xtase aos outros. A doura ltima, ou nanda, tal, que nada existe que possa saborear-se e expressar sua prpria felicidade com tamanha intensidade. Descrevi Sri Caitanya Mahprabhu no Prema Dhrma Deva Stotram: tma-siddha-sva lila-prna-saukhya-laksanam svnubhva-matta-nrtya-kirtantma-vantanam advavaika-laksya-purna-tattva-tat-paratparam prem-dhma-devam-eva naumi gaura-sundaram A concepo mais elevada da Verdade Absoluta tambm deve ser a forma mais elevada de nanda, xtase. A dana de Mahprabhu indica que Ele pleno de xtase, e Seu kirtana a distribuio deste rasa. Assim, se procurarmos saber cientificamente quem Mahprabhu, no poderemos concluir nada alm de que Ele a Realidade ltima. Ele est louco em saborear Seu prprio nctar interno. e Sua dana a exteriorizao de Seu xtase transcendental. E Ele est cantando, distribuindo-o aos outros. Assim, estudando muito de perto o carter de Sri Caitanya Mahprabhu, podemos apenas concluir que Ele a Suprema Verdade Absoluta, em Sua expresso mais completa e dinmica.

http://www.sridhar.hpg.com.br

Anda mungkin juga menyukai