Anda di halaman 1dari 2

A Bblia qualifica a Igreja como Coluna e Fundamento da Verdade

SEX, 18 DE NOVEMBRO DE 2011 13:26 JOEL PETERS

muito interessante que em 1 Tm 3,15 vemos no a Bblia, mas a Igreja - isto , a comunidade viva de crentes fundada sob Pedro e os apstolos e mantida pelos seus sucessores - sendo chamada de coluna e fundamento da verdade. Claramente esta passagem de modo algum significa diminuir a importncia da Bblia, mas sua inteno de mostrar que Jesus Cristo de fato estabeleceu um magistrio autorizado que foi enviado a ensinar todas as naes (cf. Mt 28,19) Em outro lugar esta mesma Igreja recebeu de Cristo a promessa de que os portes do inferno no prevaleceriam contra ela (cf. Mt 16,18), pois Ele sempre estaria presente (cf. Mt 28,20) e enviaria o Esprito Santo para ensin-la todas as verdades (cf. Jo 16,13). Ao chefe visvel de sua Igreja, So Pedro, Nosso Senhor disse: Te darei as chaves do Reino dos Cus. Tudo que ligares na terra ser ligado no cu; e tudo que desligares na terra ser desligado no cu (Mt 16,19). evidente a partir destas passagens que Nosso Senhor enfatiza a autoridade de Sua Igreja e a norma que deveria seguir para salvaguardar e definir o Depsito da F.

Tambm evidente destas passagens que esta mesma Igreja seria infalvel, pois se em algum lugar de sua histria a Igreja ensinou o erro em matria de f e moral ainda que temporariamente - cessaria de ser coluna e fundamento da verdade. Pelo fato de todo fundamento existir para ser firme e permanente, e de que as passagens acima no permitem a possibilidade da Igreja ensinar algo contrrio reta f e moral, a nica concluso plausvel que Nosso Senhor foi muito preciso em estabelecer a sua infalibilidade quando chamou-a de coluna e fundamento da verdade.

O protestante, entretanto, v aqui um dilema quando afirma que a Bblia a nica regra de f para os crentes. Qual a capacidade, ento, da Igreja - coluna e fundamento da verdade - se no deve servir para estabelecer autoridade alguma? Como a Igreja

pode ser coluna e fundamento da verdade se no palpvel, habitualmente prtica para servir como autoridade na vida do cristo? O protestante efetivamente nega que a Igreja seja o fundamento da verdade por negar que ela possua qualquer autoridade para ensinar.

Alm disso, os protestantes entendem o termo Igreja como sendo algo diferente do que entende a Igreja Catlica. Os protestantes vem a igreja como uma entidade invisvel, e para eles ela a coletividade de todos os cristos ao redor do mundo unidos na f em Cristo, apesar das grandes variaes nas doutrinas e alianas denominacionais. Os catlicos, por outro lado, entendem que no somente os cristos unidos na f em Cristo formam seu corpo mstico, mas entendemos simultaneamente que esta seja - e somente uma - a nica organizao que possa traar uma linha ininterrupta at os prprios apstolos: a Igreja Catlica. esta Igreja e somente esta Igreja que foi estabelecida por Cristo e que tem mantido uma consistncia absoluta em doutrina atravs de sua existncia, e, portanto, somente esta Igreja que pode requerer ser a coluna e fundamento da verdade.

O protestantismo, por comparao, tem conhecido histria de fortes vacilos e mudanas doutrinrias, e nem mesmo duas denominaes concordam entre si completamente - mesmo quanto a doutrinas importantes. Tais mudanas e alteraes no permitem que sejam consideradas fundamento da verdade. Quando os fundamentos de uma estrutura alteram-se ou so dispostos inapropriadamente, este mesmo fundamento fraco e sem suporte firme (Mt 7,26-27). Pelo fato de o protestantismo ter experimentado mudanas tanto intradenominacional quanto entre as diversas denominaes que surgem continuamente, estas crenas so como uma fundao que muda constantemente. Tais credos ento cessam de prover o suporte necessrio para manter a estrutura que sustentam, e a integridade dessa estrutura fica comprometida. Nosso Senhor claramente no pretendeu que seus discpulos e seguidores construssem suas casas espirituais em tal fundamento instvel. Fragmentos da obra "Scripture Alone? 21 Reasons to reject Sola Scriptura" de Joel Peters, traduzido e editado em portugus pelo Apostolado Veritatis Splendor na forma de ebook com o ttulo "Somente a Escritura?". Traduo de Rondinelly Ribeiro Rosa. Pgs 18-19. Fonte: http://www.veritatis.com.br/apologetica/106-biblia-tradicaomagisterio/1305-a-biblia-qualifica-a-igreja-como-coluna-e-fundamento-daverdade

Anda mungkin juga menyukai