Anda di halaman 1dari 56

Para os fsicos e amigos da fsica.

W W W . G A Z E T A D E F I S I C A . S P F. P T

SOCIEDADE PORTUGUESA DA FSICA / VOL. 30 - N.os 3/4 / 2007 / Publicao Trimestral / 5,00

Ouro e tesouros patrimoniais: compreender e conservar.


O mistrio da origem da energia escura.

A Recordar o Passado, a Pensar o Futuro: era uma vez uma Gazeta de Fsica

NOVAS SECES / NOVAS CRNICAS / NOVAPara os E TA D E F I S I C Afsica.F. P T G A Z fsicos e amigos da . S P


W W W . G A Z E T A D E F I S I C A . S P F. P T

ndice
VOL. 30 N.2/3

ndice
3

O mistrio da origem da energia escura


Lawrence M. Krauss

32

Notcias
Por Joo Caraa, Marta Loureno, Lus Melo, Filipe Moura,Tnia Rocha, Jos Paulo Santos

39

Ouro e tesouros patrimoniais: compreender e conservar


Maria Filomena Guerra

Que espaos para o ensino das cincias?


Maria de Luz Castro

40

12

Armando Carlos Gibert


(1914-1985),

Modernizao dos espaos para o ensino das Cincias no Ensino Secundrio


Teresa Heitor, Vitor Duarte Teodoro, Joo Fernandes, Clara Boavida

44

o fundador da Gazeta da Fsica


Jlia Gaspar

Porque rodopia o mbile?


Constana Providncia

46 47

O cogumelo e a ma
Gonalo Figueira

14

A Recordar o Passado, a Pensar o Futuro: era uma vez uma Gazeta de Fsica...
Ana Simes e Jlia Gaspar

Entrevista a Ene Ergma


Por Gonalo Figueira e Teresa Pea

17 21 23

Fsicos Dente-de-leo
Karin Schnning e Agnes Lundborg

48

WS Energia
Gonalo Figueira

Videos para o Ensino da Fsica e da Qumica


Gonalo Figueira

A experincia da Gravity Probe B (GPB)


Entrevista a Francis Everitt Por Carlos Herdeiro

49 50 51

Cartoons

Histrias da Luz e das cores


Gonalo Figueira

26

Entrevista a Freeman Dyson


Por Filipe Moura
crnica: fsica divertida

29

Arthur C. Clarke: da rbita ao elevador espacial


Carlos Fiolhais
crnica: pensamentos qunticos

Porque que o mar azul? E outras 101 Questes sobre a Cincia do dia-a-dia
Gonalo Figueira

30

Cala-te enquanto calculas ou cala-te e calcula?


Jim Al-Khalili

52

Nova Lei, novo Futuro?


Teresa Pea

Publicao Trimestral Subsidiada

Para os fsicos e amigos da fsica.


W W W . G A Z E T A D E F I S I C A . S P F. P T

1
editorial
VOL. 30 N.2/3

Editorial
NOVO CICLO, COM NOVA EQUIPA E DIRECO, NA GAZETA DE FSICA: NOVAS SECES, NOVOS COLUNISTAS. O QUE NOS MOTIVA? O FUTURO CONTRA PASSADO? NO, ANTES O FUTURO COM PASSADO: UM PRINCPIO QUE QUEREMOS SEGUIR.

a cincia que nos move. Como dizia Niels Bohr, o fsico que inventou o primeiro modelo matemtico do tomo, embora a matemtica seja a linguagem do desenvolvimento da fsica, no nal, na linguagem normal que o conhecimento acumulado se tem de exprimir. Dito de outra forma, por mais que se queira, no h cincia a srio sem especializao, mas o valor da cincia s comea quando a cincia se comunica, e permite a sua apropriao fora do seu ciclo fechado. Ora, as sociedades de hoje so, por um lado, cada vez mais aliceradas no desenvolvimento cientco, e por outro, mais atentas aplicao dos dinheiros pblicos. Existem pois duas ameaas sustentao do progresso das sociedades modernas no desenvolvimento cientco: o de a cincia permanecer opaca para o pblico e pouco motivante para as geraes do futuro, e o de os cientistas se fecharem s ligaes interdisciplinares que verdadeiramente tecem a complexidade do mundo real. A Gazeta quer contrariar estas tendncias. Porque o progresso no se faz s de mudana, mas tambm da conservao do que j est bem, a nova direco da Gazeta de Fsica revse nos princpios editoriais denidos h 7 anos pela direco antecedente (www.spf.pt). Assim, continuar a publicar artigos de interesse para estudantes, professores e investigadores em Fsica, e que visem tambm promover o interesse dos jovens pelo estudo da Fsica, o intercmbio de ideias e experincias prossionais entre os que ensinam, investigam e aplicam a Fsica.

A nova equipa descobriu ainda outras fontes de inspirao mais remotas, na histria da Gazeta. Mais precisamente, inspirmo-nos no primeiro nmero da Gazeta de Fsica, datado de Outubro de 1946: (...) Desejamos pr as pginas da Gazeta de Fsica ao servio do maior nmero de fsicos ou amigos da Fsica e para defesa das ideias mais diversas. (Armando Gibert, um dos fundadores da Gazeta de Fsica). Paradoxalmente, esta ideia, que tem 60 anos, muito actual. S no sculo XXI, depois da internet dos anos 90, se pode concretizar plenamente. H um espao editorial democratizado aberto autoria de todos. So os blogues, os vdeos, os podcasts. O melhor exemplo a Wikipedia que atravs da abertura participao de todos, evolui sem degradao da informao. E a credibilidade da Wikipedia real. Faz com que os polticos tenham especial cuidado na sua entrada na mesma. E faz com que nas dissertaes de mestrado e doutoramento das nossas universidades comecem a surgir citaes Wikipedia. Sinais dos tempos. Como o so os iPhone, iPod, iTunes. As tecnologias intuitivas da Apple de Steve Jobs e da Microsoft de Bill Gates esto a desenterrar, sua maneira, a utopia morta com a queda do Muro de Berlim: anal, sempre possvel partilhar escala mundial e produzir riqueza! No a riqueza material, a das ideias. E na cincia as ideias so o principal. Assim, alm da participao de colunistas regulares, a nova equipa editorial decidiu introduzir duas outras novas componentes na Gazeta de Fsica: a edio online e a abertura internacional. Neste ciclo editorial integra-se a Gazeta no contexto globalizante de hoje. A produo online visa a internacionalizao: permite o acesso sem fronteiras da distribuio da revista, facilita a publicao de autores internacionais. Acima de tudo, cria-se um Espao de Opinio e Autoria aberto, onde, por exemplo, professores e alunos, podem publicar materiais vrios, fotograas, vdeos, testemunhos, documentrios, experincias laboratoriais, etc... Claro, queremos um espao integrador, dinmico, fcil e rapidamente actualizvel.

Para os fsicos e amigos da fsica.


W W W . G A Z E T A D E F I S I C A . S P F. P T

Para a Fsica e os amigos da Fsica! a nossa dedicatria inspirada nas palavras de 1946 do fundador da Gazeta Armando Gibert.

E que traz este volume, que sai mesmo antes do Natal? Sendo duplo, traz muito. At brincadeiras para as crianas! Experimentem p-las a fazer mbiles de Natal, seguindo as instrues da Constana Providncia. Com as crianas entretidas, haver paz para saborear o artigo de Lawrence Krauss sobre o mistrio da energia escura. Ou para ler as histrias do fundador da Gazeta e da cincia nos anos 40 em Portugal, por Ana Simes e Jlia Gaspar. Neste nmero, onde o futuro se cruza com o passado, o artigo de Filomena Guerra expe os mtodos da Fsica actual para desvendar a histria da tecnologia de trabalhar o ouro. E revelar pastiches, o que pode dar ideias aos mais desconados que tenham recebido uma jia como prenda de Natal. Na entrevista de Carlos Herdeiro a Francis Everitt discute-se A experincia da Gravity Probe B. E h tambm a entrevista a Freeman Dyson, feita por Filipe Moura, por ocasio da Conferncia A Cincia ter limites?, organizada em Outubro passado na Fundao Calouste Gulbenkian. Tambm no pode car esquecido o artigo de Gonalo Figueira sobre uma jovem empresa portuguesa, que apesar dos limites da cincia e da vida, faz e vende tecnologia. Mas h mais histrias e apontamentos. Se o sc. XVIII foi o sculo das luzes, j o sc. XIX foi o sculo de ouro da ptica. Disso nos fala o livro da Histria da luz e das cores de Lus Miguel Bernardo, apresentado por Gonalo Figueira. Este volume traz tambm os resultados de um estudo sueco de Karin Schnning e Agres Lundborg sobre o gap entre gneros na Fsica. Incidentalmente, em 2007-2008, continuar a decorrer o Projecto Europeu gapp (Gender Awareness Participation Process) sobre as diferenas de gnero na escolha de estudos e carreiras cientcas, em que o Pavilho do Conhecimento Cincia Viva um dos parceiros. Na Europa, h pases onde a percentagem de mulheres investigadoras no excede 17%. No resistimos a recordar Eduardo Prado Coelho seria incapaz de escrever se as mulheres fossem incapazes de ler. Na cincia, apetece
Colunistas e Colaboradores regulares Jim Al-Khalili Carlos Fiolhais Constana Providncia Ana Simes

dizer que no valeria a pena escrever artigos cientcos se os homens no os lessem. Em Portugal, a situao bem melhor que no geral da Europa. No entanto, nas cincias e nas engenharias as mulheres portuguesas so apenas cerca de 30%. Tm os homens mais condies para fazer cincia que as mulheres? So estas menos aptas para a cincia? O que existe preconceito. A base desse preconceito a histria das mulheres na cincia ser mais curta que a histria dos homens na cincia. S a partir do princpio do sculo XX que lentamente as universidades se foram abrindo s mulheres. pois natural que haja menos mulheres nos livros de histria da cincia. A percepo de compatibilidades/incompatibilidades resulta de uma miopia, isto , de quem s v de muito perto a histria das universidades e da cincia. Esta de facto (ainda) uma histria dos homens, e no de mulheres. Finalmente realamos as colunas que vo ser regulares de Carlos Fiolhais e de Jim Al-Khalili, respectivamente, Fsica Divertida e Pensamentos Qunticos. Neste nmero, a primeira evoca o lanamento do Sputnik h 50 anos, a segunda uma notcia de 2007 sobre avanos na ainda incompreensvel, mas serenamente inabalvel, Mecnica Quntica. Para a Fsica e os amigos da Fsica! a nossa dedicatria inspirada nas palavras de 1946 do fundador da Gazeta Armando Gibert. Porque, como diz Freeman Dyson na entrevista que publicamos, a Fsica uma ferramenta de construo. E tambm, como diz Francis Everitt na outra entrevista deste nmero, vale a pena fazer cincia pela cincia.
Teresa Pea

Ficha Tcnica
Propriedade Sociedade Portuguesa de Fsica Av. da Repblica, 37 - 4 1050-187 Lisboa Telefone: 217 993 665 Equipa Teresa Pea (Directora Editorial) Gonalo Figueira (Editor) Carlos Herdeiro (Editor) Filipe Moura (Editor) Yasser Omar (Editor) Tnia Rocha (Assistente Editorial) Ana Sampaio (Tradutora) Secretariado Maria Jos Couceiro mjose@spf.pt

Design / Produo Grca Dossier, Comunicao e Imagem www.dossier.com.pt NIPC 501094628 Registo ICS 110856 ISSN 037-3561 Depsito Legal 51419/91 Tiragem 2.000 Ex. Publicao Trimestral Subsidiada As opinies dos autores no representam necessariamente posies da SPF. Preo N. Avulso 5,00 (inclui I.V.A.) Assinatura Anual 15,00 (inclui I.V.A.) Assinaturas Grtis aos Scios da SPF.

Colaboraram tambm neste nmero Clara Boavida (FCT/UNL) Joo Caraa (Director do Servio de Cincia da Fundao Calouste Gulbenkian) Maria da Luz Castro (Escola Secundria D. Dinis, Lisboa) Joo Fernandes (FCT/UNL) Jlia Gaspar (UL) Maria Filomena Guerra (CNRS Palais du Louvre, Paris) Teresa Heitor (IST/UTL e Parque Escolar E.P.E.) Lawrence M. Krauss (Case Western Reserve University) Marta Loureno (Museu de Cincia, UL) Agnes Lundborg (Universidade de Uppsala) Lus Melo (IST/UTL) Karin Schnning (Universidade de Uppsala) Vitor Duarte Teodoro (FCT/UNL)

Para os fsicos e amigos da fsica.


W W W . G A Z E T A D E F I S I C A . S P F. P T

Jackson Pollock, 1950 (MoMA, NYC)

3
artigo geral
VOL. 30 N.2/3

O mistrio da origem da energia escura


Lawrence M. Krauss (Traduo: Ana Sampaio)

PODEREMOS ESTAR A VIVER AGORA UMA POCA MUITO ESPECIAL, A NICA POCA NA HISTRIA DO UNIVERSO EM QUE POSSVEL INFERIR A EXISTNCIA DE ENERGIA ESCURA, OBSERVANDO A EXPANSO DO UNIVERSO.
Em 1998, recorrendo a observaes relativas velocidade de recesso de supernovas distantes, dois grupos de astrnomos zeram uma das descobertas cosmolgicas mais profundas e revolucionrias dos ltimos tempos. Utilizando as chamadas supernovas do Tipo 1a (caracterizadas pelo espectro especco de cores emitido pela estrela que explodiu) como velas padro para determinar a distncia s galxias longnquas onde essas supernovas se encontravam, e medindo igualmente o desvio para o vermelho dessas galxias, para determinar as suas respectivas velocidades de recesso csmica, concluram que o nosso Universo no s no est a

reduzir a velocidade da sua expanso, conforme se esperaria de qualquer universo sensato, como, pelo contrrio, est a aument-la! Um universo em acelerao exige algum tipo de antigravidade csmica a controlar a expanso. Essa repulso gravitacional poder surgir, se dotarmos o espao vazio de energia! FOI A OBSERVAO DIRECTA DE UM UNIVERSO EM ACELERAO QUE TORNOU CLARO QUE A VISO DA EVOLUO DO UNIVERSO E DO SEU FUTURO TEM DE SER ALTERADA Muito embora vrios de ns, fsicos tericos, tenhamos defendido h alguns anos que alguma coisa semelhante a energia escura ter de existir, ao nvel que foi agora conrmado pelos dados da supernova, para poder explicar aquilo que de outra forma seriam inconsistncias noutras observaes cosmolgicas, podemos dizer que foi a observao directa de um universo em acelerao que tornou claro para toda a comunidade que a nossa viso no s da actual evoluo do universo, mas tambm do seu futuro a longo prazo, tem de ser alterada. Alm disso, o facto de a energia escura ser completamente inexplicvel a partir das nossas teorias fundamentais da fsi-

Para os fsicos e amigos da fsica.


W W W . G A Z E T A D E F I S I C A . S P F. P T

ca signica que a compreenso da sua natureza nos forar inevitavelmente a rever a nossa concepo dos primeiros momentos do Big Bang. por isso que to entusiasmante tentar resolver o mistrio da origem e da natureza desta forma extica de energia que permeia o espao vazio. O problema, todavia, que bastante provvel que as observaes futuras no consigam esclarecer muito mais todas estas importantes questes. O que signica que resolver a natureza da energia escura poder exigir ideias novas, e boas ideias, no domnio da fsica terica, que so agora frequentemente mais difceis de conseguir do que novas observaes. Embora no disponhamos de bons clculos tericos que nos permitam prever o valor observado para a densidade da energia escura no espao, o candidato mais provvel para a sua origem a famosa Constante Cosmolgica de Einstein. Proposta como um termo adicional nas suas equaes da Relatividade Geral para tornar possvel aquilo que Einstein julgava ento ser o nosso universo esttico e eterno, esta forma de antigravidade que permeia o espao tem agora um suporte terico diferente. A mecnica quntica, combinada com a relatividade, sugere que o espao vazio no est efectivamente vazio, mas sim cheio de uma mistura desordenada de partculas virtuais que aparecem e desaparecem em intervalos de tempo to pequenos que no conseguimos detect-las directamente. No entanto, embora essa deteco directa no seja possvel, os efeitos indirectos destas partculas deixam uma impresso mensurvel em tudo, desde a fora que se exerce entre placas de metal contguas at distribuio por nveis de energia nos tomos.

PODER-SE-IA ESPERAR QUE A ENERGIA NO ESPAO VAZIO VIESSE DE PARTCULAS VIRTUAIS. Assim, poder-se-ia igualmente esperar que estas partculas virtuais fornecessem energia ao espao vazio. Quando analisamos essa possibilidade, descobrimos que ela resulta num termo que idntico constante cosmolgica original de Einstein, que conduz a uma repulso universal e, por consequncia, se conseguir ultrapassar a densidade de energia do universo, a um universo em acelerao. Esta forma de energia gravitacionalmente repulsiva, porque tem uma presso negativa com uma intensidade precisamente igual e de sinal contrrio da sua densidade. Para qualquer substncia, parametrizamos o valor da presso dividida pela energia, atravs de uma quantidade a que chamamos o parmetro da equao de estado w, cujo valor igual a -1 para este tipo de energia do vcuo. Em contrapartida, a equao do factor de estado para a matria 0 e para a radiao 1/3. Na verdade, para todos os tipos normais de matria e radiao, w maior ou igual a zero. possvel demonstrar que se w<-1/3 para qualquer substncia, isso conduz a repulso gravitacional. A energia do vcuo, que parece surgir em quase todas as teorias qunticas fundamentais, assim uma forte candidata a energia escura. At aqui, tudo bem. No entanto, quando tentamos estimar a intensidade da energia do vcuo com base nos nossos conhecimentos actuais sobre fsica das partculas elementares, obtemos um valor 120 vezes maior do que o esperado! A ENERGIA ESCURA UMA CONSTANTE COSMOLGICA OU OUTRA COISA QUALQUER? Se a energia escura que observamos corresponde a uma constante cosmolgica resultante de uma energia de vcuo no nula em mecnica quntica, ento h algo de basicamente errado nas nossas teorias fundamentais de fsica de partculas. Se, todavia, a fonte da energia escura outra coisa qualquer, algo que imita uma constante cosmolgica, mas que pode, por exemplo, ir mudando com

Para os fsicos e amigos da fsica.


W W W . G A Z E T A D E F I S I C A . S P F. P T

OS DESAFIOS OBSERVACIONAIS SO EXTREMAMENTE DESENCORAJADORES, MAS NO DEVEMOS DESISTIR E aqui os desaos observacionais so extremamente desencorajadores. Os dados que j existem revelam-nos que w est prximo de -1 (o valor mais adequado para w igual a -1 0.2). Alm disso, uma vez que no dispomos de qualquer teoria que nos permita dizer que, de facto, w no igual a -1 em momento algum, quando tentamos comparar observaes futuras da taxa de expanso do universo em funo do tempo com previses tericas, temos de permitir a possibilidade de uma variao temporal arbitrria de w. Quando a poeira assentar e as incertezas observaDark matter ring crditos de NASA, ESA e M.J. Jee (John Hopkins University). cionais forem tomadas em linha de conta, esta incerteza terica o tempo, para desaparecer em algum momento adicional sugere que ser muito difcil distinguir observafuturo (como poderia ocorrer com algum campo na cionalmente se a equao de estado da energia escura se natureza que casse preso numa congurao desvia efectivamente de -1 em algum momento. metaestvel, para acabar por se atenuar no futuro Os meus colegas Dragan Huterer, Kate Jones Smith e eu numa congurao com energia nula), ento talvez prprio mostrmos por exemplo que, mesmo que fossem a energia fundamental do vcuo na natureza seja na feitas 3000 observaes de supernovas com uma preciso realidade precisamente igual a zero, talvez devido a ligeiramente superior a tudo o que foi possvel at agora, novas simetrias da natureza que anulassem exacincorporar a incerteza terica na possvel natureza de w tamente as contribuies de todas as partculas signica que as derradeiras restries que se deduzem virtuais. sobre w poderiam melhorar no mximo por um factor de 2. a, precisamente, que est o buslis da questo. A Mas suponhamos que w = -0,96. Isto signica que, mesnica forma que temos de determinar observaciomo que consigamos melhorar a incerteza existente em w nalmente que a energia escura no uma constanpor um factor de 10, utilizando uma variedade de tcnicas te cosmolgica conseguirmos de alguma forma propostas, para alm da simples medio de supernovas medir a sua equao de estado e descobrirmos distantes, a nossa capacidade de estabelecer inequivocaque a certa altura ela no , ou no era, igual a -1. mente que w -1 no ser possvel ao trabalharmos com Se o valor medido for indistinguvel de -1, dentro um grau de conana de 95%, por exemplo. de certas incertezas experimentais, no teremos Isto no signica que devamos desistir de medir w. Signiaprendido nada! Neste caso, a energia escura ca, simplesmente, que, se os observadores querem ter poderia ser quer uma constante cosmolgica, quer uma esperana razovel de obter progressos signicativos, algo menos (ou mais) extico que se limitaria a ser tero de trabalhar muito arduamente para reduzirem as muito semelhante a uma tal constante. incertezas sistemticas para nveis bem abaixo daqueles que restringem as actuais observaes. E mesmo que o faam, teremos de viver com a clara possibilidade de que a resposta observacional nica pergunta que realmente interessa (i.e., a energia escura uma constante cosmolgica ou outra coisa qualquer?) esteja para l da nossa capacidade experimental.

Para os fsicos e amigos da fsica.


W W W . G A Z E T A D E F I S I C A . S P F. P T

Se no conseguirmos responder a esta pergunta, no ser apenas a nossa capacidade de produzir modelos de fsica de partculas que car limitada, mas tambm a nossa capacidade de determinar qual o futuro a longo prazo do universo. Esta questo poder parecer irrelevante para muita gente actualmente, mas ir ser vital para os cientistas no futuro longnquo, j que mostrmos recentemente que, se a matria escura for efectivamente uma constante cosmolgica, os cientistas do futuro perdero todas as provas de que vivemos num universo em expanso dominado pela energia escura. NUM UNIVERSO EM ACELERAO, TODAS AS GALXIAS FORA DO NOSSO SUPERCLUSTER LOCAL ACABARO POR AFASTAR-SE DE NS MAIS DEPRESSA DO QUE A VELOCIDADE DA LUZ E FICARO ENTO INVISVEIS A razo para isso simples: num universo em acelerao, todas as galxias que se encontram fora do nosso supercluster local de galxias sero arrastadas pela expanso e acabaro por se afastar de ns mais depressa do que a velocidade da luz (isso permitido na relatividade geral, se os objectos estiverem a ser arrastados pelo prprio

espao, que est em expanso). Ficaro ento invisveis. Num perodo de cerca de 100 bilies a um trilio de anos, o resto do universo acabar por desaparecer literalmente, deixando-nos aparentemente ss num universo ilha, tal como pensvamos que estvamos ainda cem anos. Neste caso, poderemos estar a viver agora uma poca muito especial, nomeadamente a nica poca na histria do universo em que possvel inferir a existncia de energia escura, observando a expanso do universo. Sendo assim, talvez no nos devamos sentir muito mal se as observaes das prximas dcadas no nos permitirem deslindar o mistrio da natureza e da origem da energia escura. Na cincia, so os prprios mistrios que nos fazem mover e que incitam os tericos a continuarem a especular sobre a natureza ltima da realidade e os observadores a procurarem novos instrumentos para a sondar. E, felizmente, a natureza continua a surpreender-nos de uma forma que ultrapassa em muito a imaginao dos tericos, levando-nos a apreciar mais ainda as extraordinrias circunstncias em que conseguimos explorar o mundo nossa volta.

Lawrence M. Krauss Professor de Fsica Ambrose Swasey, Professor de Astronomia e Director do Center for Education and Research in Cosmology and Astrophysics, da Case Western Reserve University. Os seus livros que abordam a questo da energia escura incluem Quintessence e, mais recentemente, Hiding in the Mirror. O seu site http://www.phys.cwru.edu/~krauss/.
Fotografia: de http://www.phys.cwru.edu/~krauss/, crditos de Lawrence Krauss.

Para os fsicos e amigos da fsica.


W W W . G A Z E T A D E F I S I C A . S P F. P T

7
fsica sem fronteiras
VOL. 30 N.2/3

Ouro e tesouros patrimoniais: compreender e conservar


Maria Filomena Guerra

A ETERNA BUSCA DE CONHECIMENTOS SOBRE A EVOLUO DAS SOCIEDADES QUE NOS PRECEDERAM PASSA PELO ESTUDO DOS DOCUMENTOS QUE NOS FORAM LEGADOS, DAS OBRAS DE ARTES QUE FOMOS CAPAZES DE CONSERVAR E DOS VESTGIOS ARQUEOLGICOS QUE CONSEGUIMOS AT HOJE DESCOBRIR.
Apesar do primeiro trabalho efectuado por Klaproth em 1798 (Klaproth 1798), a revoluo no mundo da Fsica e da Qumica no nal do sculo XIX que faz recrudescer o interesse pelo passado no seio da comunidade cientca. As novas descobertas

cienticas vo encontrar rapidamente uma aplicao no domnio do patrimnio cultural, mesmo se as primeiras aplicaes so raras, pois parcialmente destrutivas. Para citar os cientistas mais clebres, Marcelin Berthelot publica entre 1877 e 1906 vinte trabalhos sobretudo sobre a anlise de metais e Humphrey Davy publica nos anos 1920 anlises de pinturas (Caley 1948). A referir ainda o trabalho de Friedrich Rathgen (Rathgen1898) que foi director de 1888 a 1927 do mais antigo laboratrio de conservao e restauro (Riederer 1976). So, no entanto, os anos 1950 que vem nascer uma nova disciplina, designada Arqueometria, cujo advento est intrinsecamente ligado ao lanamento em Inglaterra de duas novas revistas: Archaeometry e Studies in Conservation (ver Beck 1980). No seu inicio, a Arqueometria contava com trs grandes temas: a datao, a prospeco geofsica e a caracterizao dos materiais. A datao v o seu desenvolvimento ligado s inovaes no campo da Fsica nuclear radiocarbono, sries radioactivas, etc. da Fsica do estado slido e do magnetismo; a prospeco geofsica desenvolve-se graas aos novos aparelhos de medida das propriedades electromagnticas da Terra; e a caracteriza-

Maria Filomena Guerra obteve o doutoramento em Fsica em Portugal, e faz investigao em Frana onde se notorizou pelo seu trabalho em arqueometria. Trabalha no Palais du Louvre, no Centre de Recherche et de Restauration des Muses de France, CNRS.

Para os fsicos e amigos da fsica.


W W W . G A Z E T A D E F I S I C A . S P F. P T

Referncias Beck C.W. 1980. Archaeometric Clearinghouse, Journal of Field Archaeology 7: 4. 461-465. Caley E.R. 1948. On the application of Chemistry to Archaeology, The Ohio Journal of Science 48:1, 1-14. Craddock P.T., Cowell M.R., Guerra M.F. 2005. Controlling the composition of gold and the invention of gold refining in Lydian Anatolia, Anatolian Metal III, Der Anschnitt 18, 67-77 Di Mantova A., Guerra M.F. 2005. Les bagues cartouche.In Trsors antiques, bijoux de la collection Campana, Louvre, Editons 5 Continents, 111-113 Guerra M.F., Calligaro T. 2003. The analysis of gold: manufacture technologies and provenance of the metal, Measurement in Science and Technology 14, 1527-1537. Guerra M.F. 2004a, Fingerprinting ancient gold with proton beams of different energy, Nucl. Instrum. and Methods B 226, 185-198 Guerra M.F. 2004b.The circulation of South Ame-

rican precious metals in Brazil in the end of the 17th century, Journal of Archaeological Sciences 31,1225-1236. Guerra M.F., Calligaro T., Dran J.-C., Moulherat C., Salomon J. 2005. Development of a PIXE, PIGE and PIXE-XRF combination for the analysis of the gold from the First Empire of the Steppes. In Geoarcheological and Bioarchaeological Studies 3, H. Kars & E. Burke eds., 343-346. Guerra M.F. 2005, Trace elements fingerprinting using accelerators and ICP-MS: circulation of gold from the 6th century BC to the 12th century AD, In Cultural Heritage Conservation and Environmental Impact Assessment by Non-Destructive Testing and Micro-Analysis, R. Van Griecken & K. Janssen eds., Balkema, Taylor and Francis group, London, 223-244 Guerra M. F., Calligaro T., Radtke M., Reiche I., Riesemeier H. 2005. Fingerprinting ancient gold by measuring Pt with spatially resolved high energy Sy-XRF, Nucl. Instrum. and Methods B 204, 505511.

Guerra M.F. 2006, Etruscan gold jewellery pastiches of the Campanas collection revealed by scientific analysis. In De Re Metallica: dalla produzione antica alla copia moderna, Studia Archaeologica 150, Cavallini M., Gigante G. E. eds., LErma Di Bretschneider, Roma, 103-128. Guerra M.F., Calligaro T., Perea A. 2007. The treasure of Guarrazar: tracing the gold supplies in Visigothic Iberian peninsula, Archaeometry 49:1, 53-74 (free on-line Archaeometry-Blackwell) Gopher A., Tsuk T., Shalev S., Gophna R. 1990, Earliest Gold Artifacts in the Levant, Current Anthropology 31:4, 436-443. Hall, M E, Brimmer S P, Li F H, Lablonsky L. 1998. ICP-MS and ICP-OES Studies of Gold from a Late Sarmatian Burial, Journal of Archaeological Sciences 25, 545552. Junk S.A., Pernicka E. 2003. An Assessment of Osmium Isotope Ratios as a New Tool to Determine the Provenance of Gold with Platinum-Group Metal Inclusions, Archaeometry 45,2, 313331 Klaproth, M. H. 1798. Mmoire de Numismatique

o desenvolve-se em paralelo com as novas descobertas ligadas s propriedades fsicas, qumicas, mecnicas, etc. dos diferentes materiais. O desenvolvimento de outros centros de interesse, trazendo chaves diferentes para abrir os segredos do passado, tais como a biologia, a climatologia, e a gentica, teve como consequncia a reorganizao dos temas de investigao da Arqueometria em reas mais especcas e, por conseguinte, o aparecimento de novos grupos de investigao e de novas revistas de especialidade (as actas do International Symposium on Archaeometry do uma ideia desta evoluo). A cincia dos materiais do patrimnio um dos grandes temas actuais da Arqueometria. Este tema agrupa uma larga comunidade cientca que investiga a evoluo das tcnicas de fabricao dos objectos do passado, tenta traar as antigas rotas de comrcio e compreender os mecanismos de alterao. Vidros, metais, cermicas, pedras preciosas, pigmentos, tecidos, obsidianas, so alguns dos materiais utilizados na fabricao das diferentes obras que chegaram at ns (Pollard et al 2007). Entre eles o ouro, metal de prestigio que tem acompanhado a nossa histria desde o nal do V milnio a.C., de acordo com os vestgios encontrados at hoje na Bulgria, Anatlia, Mesopotmia e Egipto (Gopher et al 1990). Sob a forma de pepita ou p (visvel), o ouro pode ser encontrado em depsitos primrios (quartzo aurfero) ou em depsitos secundrios (p.e. nas guas dos rios: ouro aluvial). A sua ductibilidade e a sua maleabilidade fazem do ouro um metal que pode ser trabalhado a frio. por esta razo que o ouro um dos primeiros metais a ser trabalhado pelo Homem. Mais tarde, o ouro anado (por copelao e cementao, Craddock et al 2005) para ser depois misturado com prata e cobre de modo a obter ligas com cor (do verde por adio de prata ao vermelho por adio de cobre, Rapson 1990), com dureza e com outras propriedades fsicas e mecnicas escolhidas de acordo com o objectivo utilitrio ou esttico da pea. a partir dessas ligas que o objecto (moeda, jia, estatueta, etc.) realizado: as formas de base so obtidas por fundio ou por deformao plstica (p. ex. simples martelagem) para serem em seguida submetidas a um largo nmero de operaes sucessivas polimento, soldadura, montagem, decorao, etc. at que a forma nal do objecto seja atingida (Untrach 1982). A mera observao de um objecto em ouro e a medida das suas dimenses so importantes para a seu estudo.

No entanto, s as tcnicas cientcas fornecem as informaes necessrias identicao da regio geolgica de explorao do metal, ao estabelecimento das operaes necessrias produo da liga, proposta dos processos de fabricao do objecto at sua forma nal, compreenso dos possveis mecanismos de corroso, recomendao de normas de conservao do objecto e de autenticao do objecto (Guerra 2006). com esta nalidade que vrias tcnicas de exame e de anlise foram desenvolvidas e adaptadas para o estudo dos objectos em ouro do patrimnio cultural, de tal modo que o maior nmero de informaes seja obtido sem que o estado de conservao do objecto seja alterado (Guerra&Calligaro 2003). As tcnicas da Fsica baseadas na interaco da luz e da radiao, das partculas em geral, com a matria, frequentemente no invasivas, so a base destes estudos. O exame dos objectos feito com lupas binoculares, microscpios electrnicos de varrimento, topograa sem contacto ou ainda por radiograa e tomograa. As anlises metalogrcas, necessitando de uma amostra previamente polida e atacada quimicamente, so evitadas no caso dos objectos de ouro. Quanto s tcnicas de anlise, elas podem ser elementares, isotpicas e estruturais. Em geral as anlises isotpicas, por TIMS ou MC-ICP-MS (Junk&Pernicka 2003), so utilizadas para determinar a provenincia do metal. No entanto, como uma amostra (de maior ou menor dimenso conforme o modo operatrio) destruda durante estas anlises, estas tcnicas so assim pouco utilizadas no caso do ouro. As corroses e os tratamentos de superfcie de tipo ptina sendo raros, as tcnicas estruturais, como o XRD, so de pouca aplicao no caso do ouro. Enm, as tcnicas de anlise elementar, que podem ser no invasivas, logo mais indicadas no estudo de metais preciosos, do acesso s tcnicas de fabricao dos objectos e de provenincia do metal (Guerra et al 2006). Dos pequenos equipamentos de uorescncia de raios X, pouco dispendiosos e portteis, aos grandes aceleradores de partculas, passando pela espectrometria de massa, um vasto leque de tcnicas (Regert et al 2006, Pollard et al 2007), mais ou

Para os fsicos e amigos da fsica.


W W W . G A Z E T A D E F I S I C A . S P F. P T

Docimastique. In Mmoires de IAcadmie Royal des Sciences et Belles Lettres (Berlin: Classe de Philosophie Exprimentale), 97-113. Pollard A.M., Batt C.M., Stern B., Young S.M.M. 2007. Analytical chemistry in archaeology, Cambridge Manuals in Archaeology Series. Cambridge University Press. Rapson R.W., 1990. The Metallurgy of the Coloured Carat Gold Alloys, Gold Bulletin 23,4, 128-133 Rathgen F. 1898. Die Konservierung von Altertumsfunden, Berlin (traduzido em ingls em 1905: The presenvation of Antiquities) Regert M., Guerra M.F., Reiche I. 2006. Analyses physico-chimiques des matriaux du patrimoine culturel : Objectifs, principes, mthodes et exemples dapplication, Techniques de lIngnieur: partie 1: P 3780 (pages 1 21); partie 2: P 3781 (pages 1 11). Riederer J. 1976. The Rethgen Research Laboratory at Berlin. Studies in Conservation 21:2, 67-73. Stutz F., Bell B., Guerra M.F. in press. Petites fibules anses tte triangulaire : tude technique, In Louviers (Eure) au haut Moyen Age. Dcouvertes anciennes et fouilles rcentes de la rue du Mrier, F. Carr & F. Jimenez eds., Gallia. Untrach O., 1982, Jewelry Concepts and Technology, Doubleday, New York.

IBA: Ion Beam Analysis termo geral utilizado para designar as tcnicas de anlise por feixes de ies, tais o PIGE, o PIXE e o RBS, obtidos em aceleradores de partculas. PIGE: Particle Induced Gamma-ray Emission emisso de radiao X caracterstica dos elementos que constituem o alvo bombardeado com um feixe de partculas incidentes, em geral protes. PIXE: Particle Induced X-ray Emission emisso de radiao por desexcitao dos tomos dos elementos que constituem o alvo, bombardeado com um feixe de partculas incidentes. RBS: Rutherford Backscattering deteco das partculas retrodifundidas por bombardeamento de um alvo com um feixe de partculas incidentes. ICP anlise: Inductively Coupled Plasma ionizao de uma amostra num plasma inductivo para determinar os elementos trao de uma amostra por associao com as tcnicas AES, MS, OES. ICP -AES: associao com a tcnica de espectrometria atmica de emisso. ICP-MS: associao com a tcnica de espectrometria de massa. ICP-OES: associao com a tcnica de espectrometria de emisso ptica. MC-ICP-MS: a utilizao de um multicolector (MC) e de uma ablao laser (LA) permite a medida directa sobre a amostra das razes isotpicas e elementares. SEM-EDX: Scanning Electron Microscope-Energy Dispersive X-ray Microanalysis a microscopia electrnica de varrimento permite obter uma imagem de electres da superfcie da amostra e a associao de um sistema de uorescncia de raios X em disperso de energia fornece a composio da zona analisada. SR-XRF: synchrotron radiation XRF uorescncia de raios X provocada num alvo por bombardeamento com radiao electromagntica proveniente de um sincrotro. TIMS: Thermal Ionisation Mass Spectrometry espectrometria de massa associada ionizao trmica para a determinao das razes isotpicas de uma amostra. XRD: X-ray Diffraction difraco de um feixe de raios-X num sistema cristalino para anlise estrutural de uma amostra XRF: X-ray Fluorescence uorescncia de raios X provocada por bombardeamento de um alvo com radiao de tipo electromagntico (em geral um tubo de raios X ou uma fonte radioactiva anelar)

menos superciais para este material pesado, medem, com limites de deteco que podem ir alm de 0.01 ppm, os vrios elementos que entram na composio das ligas de ouro. De um modo geral, as tcnicas mais utilizadas para a anlise dos objectos de ouro do patrimnio so: XRF, SEM-EDX (Guerra 2006), IBA (sobretudo PIXE, PIGE e RBS, Guerra 2004a), ICP-MS (Guerra 2005), por vezes, ICP-AES e ICP-OES (Hall et al 1998), e SR-XRF (Guerra et al 2005). Infelizmente, e como no caso dos outros materiais do patrimnio cultural, no exite nenhuma tcnica milagre nem nenhum protocolo de rotina. A combinao das tcnicas de exame e de anlise o nico modo de abordar as questes frequentes vinculadas ao ouro, tais como a autenticidade de jias e moedas, as tcnicas da fabricao das ligranas e da granulao, as ferramentas utilizadas na gravura e estampagem de motivos, as tcnicas de acabamento de jias, a provenincia do ouro utilizados para fabricar moedas e jias... EXEMPLOS 1. (Fig. 1.1 e 1.2) A decorao em bandas e ores de ouro de tmulos da necrpole Xiongnu (povo nmada que viveu no lado asitico da grande estepe euro-asitica) de Gol Mod, escavada pela misso arqueolgica francesa na Monglia, foi analisada por PIXE com um ltro selectivo de Cu (Guerra 2005a). O ouro utilizado para fabricar as ligas de tipo aluvial e a qualidade destas ligas (quantidade de ouro) varivel com a forma da folha de ouro (banda ou folha) e com o estrato social do personagem enterrado (Guerra et al 2005).

1.2. Flor em ouro de Gol Mod (fotografia D. Bagault)

Para os fsicos e amigos da fsica.


W W W . G A Z E T A D E F I S I C A . S P F. P T

1.1. Anlise por PIXE-PIGE no acelerador AGLAE do C2RMF de uma banda de ouro de Gol Mod

2.1. Radiografia X de um quadrado de bracelete (radiografia Th. Borel)

2.3. e 2.4. Pormenores de quadrados de bracelete observados com uma binocular (fotografias D. Bagault)

2. (Fig. 2.1 a 2.4) Uma simples radiograa de um bracelete em ouro, datado do sculo VI a.C., constitudo de motivos em ligrana e granulao, mostra a existncia de duas partes diferentes: uma placa central quadrada, tipologicamente semelhante s placas de brincos etruscos, enquadrada por uma srie de motivos orais alinhados. A simples observao com uma lupa binocular das ligranas destas duas partes mostra que as que constituem a parte central so ocas torcidas, tpicas da ourivesaria etrusca, enquanto as do contorno so realizadas com uma eira tpica do sculo XIX. O bracelete um pastiche, isto , uma montagem moderna, mas de inspirao antiga, de peas modernas e antigas (Guerra 2006). 3. (Fig. 3.1 e 3.2) A determinao das concentraes de platina e paldio nas ligas de ouro dos lingotes fabricados no Brasil aps a descoberta de minas de ouro em Minas Gerais, mostra que este ouro caracterizado por quantidades elevadas de platina e muito elevadas de paldio. A medida destes elementos caractersticos da provenincia geoqumica do ouro nas moedas portuguesas, espanholas e colombianas da mesma poca mostra que o numerrio cunhado na Pennsula Ibrica tem uma relao directa com as colnias sul-americanas. No entanto, se Portugal utiliza um ouro brasileiro a Espanha utiliza um ouro colombiano (Guerra 2004).

4. (Fig. 4.1 a 4.5) As jias guardam traos do trabalho do artista que so revelados pelos estudos topogracos. A tcnica utilizada (gravura, cinzeladura, estampagem...), o tipo e dimenses da ferramenta e o gesto do ourives so assim identicveis. A observao ao microscpio electrnico de varrimento do cartucho de um anel fabricado em cerca de 650 a.C., mostra a histria da fabricao do motivo graas sobreposio dos traos deixados pela ferramenta. As echas indicam os traos que so feitos segunda passagem (Di Mantova&Guerra 2005).

2.2. Brinco etrusco (fotografia D. Bagault)

3.1. Lingote de ouro feito em Sabar, Brasil, em 1867

3.2. Grfico representando as quantidades de platina e de paldio normalizadas concentrao em ouro para as moedas de Portugal, Espanha e Colmbia e os lingotes do Brasil.

10

Para os fsicos e amigos da fsica.


W W W . G A Z E T A D E F I S I C A . S P F. P T

4.1. Anel etrusco analisado por SEM-EDX

4.2. Traos de ferramenta identificados no SEM 4.3. Imagem 3D digitalizada de um pormenor de uma asa da esfinge do motivo 4.4. Perfil extrado numa seco da asa do motivo 4.5. Anel etrusco analisado por rugosimetria ptica sem contacto

A anlise topogrca da superfcie deste anel, em regies seleccionadas, com uma tcnica de rugosimetria ptica sem contacto com digitalizao 3D mostra, por um lado, o volume do trabalho do artista, graas a uma representao a 3D em escala de cor dos dados obtidos em ponto por ponto e, por outro lado, a forma da ferramenta e as suas dimenses, assim como o tipo de tcnica utilizada graas extrao de um prol em seco (Guerra 2006). No caso do anel, a asa de uma esnge realizada com um cinzel triangular cujas arestas so de cerca de 1mm, e que fazem entre elas um ngulo de cerca de 95.

5. (Fig. 5.1 e 5.3) O ouro um metal caro, sobretudo em perodos de carncia, o que leva produo de objectos que, no sendo em ouro, tm uma aparncia dourada. Sob os Romanos, corrente a utilizao de lato (liga de cobrezinco de aspecto dourado) assim como de bronzes e prata total ou parcialmente dourados. As jias douradas so correntes na alta antiguidade. Uma observao e anlise ao microscpio electrnico de varrimento com um sistema EDX de uma fbula aviforme do sculo V mostra por um lado uma folha de ouro sobre um substrato de uma liga de prata e cobre e por outro lado a presena entre os dois de mercrio. Estes elementos so tpicos da tcnica de douradura amalgama de mercrio daquela poca (Stutz et al. no prelo).

5.1. Pormenor da cabea de uma pequena fbula aviforme observado com uma binocular 5.2. Folha de ouro identificada no SEM sobre um substrato em prata 5.3. Espectro EDX da zona dourada mostrando a presena de mercrio.

Para os fsicos e amigos da fsica.


W W W . G A Z E T A D E F I S I C A . S P F. P T

11

12
fsica e sociedade
VOL. 30 N.2/3

Armando Carlos Gibert


(1914-1985),

o fundador da Gazeta da Fsica


Jlia Gaspar

NO MEU REGRESSO A LISBOA FUNDEI, COM ALGUNS COLEGAS, UMA NOVA REVISTA, A GAZETA DE FSICA, DE CARCTER PROFISSIONAL E EDUCATIVO
CARTA DE GIBERT PARA GUIDO BECK, 19 DE NOVEMBRO DE 1946i

Em Junho de 1946 Armando Gibert deixava Zurique onde, no Instituto de Fsica da Escola Politcnica Federal, tinha efectuado o doutoramento com uma tese sobre a difuso de neutres lentos pelo hidrognio gasoso a vrias temperaturas. Quando se apresentou na Faculdade de Cincias da Universidade de Lisboa o seu lugar de assistente de fsica encontrava-se preenchido. Por outro lado o contrato com a Faculdade, que terminava antes de Outubro, no seria renovado de acordo com a legislao em vigor. A soluo seria a concesso da equivalncia ao doutoramento
Jlia Gaspar professora do ensino secundrio e investigadora do Centro de Histria das Cincia da Universidade Lisboa. Fotografia e documentos cedidos gentilmente pela famlia de Armando Gibert.

pelas Universidades portuguesas. Tratou da papelada que lhe pediram e depois cou espera sem aulas e perante a perspectiva de muitos meses at conseguir reunir alguns dos elementos necessrios preparao de uma instalao para estudar as propriedades dos neutres. Tinha de descobrir uma actividade! Vieram em seu socorro as relaes de trabalho e amizade com os matemticos Antnio Monteiro e Hugo Ribeiro, que fundaram a Gazeta de Matemtica em 1940, em conjunto com outros matemticos. Esta revista destinava-se a alunos de matemtica no s das Faculdades de Cincias de Lisboa, Porto e Coimbra, mas tambm do 7 ano dos liceus e, por isso, em cada nmero, inseriam-se pontos de exame de matemtica, de admisso Faculdade ou do 7 ano, com as respectivas resolues. Alm disso publicava tanto artigos de divulgao como artigos de investigao. O interesse e utilidade da Gazeta de Matemtica reectiram-se num acolhimento muito favorvel. Porque no tentar fazer uma publicao anloga de matemtica e chamar-lhe Gazeta de Fsica? Esta ideia foi bem recebida pelos professores de Fsica da Faculdade, mas no era bvio encontrar nan-

Para os fsicos e amigos da fsica.


W W W . G A Z E T A D E F I S I C A . S P F. P T

Circular destinada aos comerciantes, apelando para anunciarem os seus produtos na Gazeta de Fsica.

ciamento para um tal empreendimento, tanto mais que o Instituto para a Alta Cultura no se queria comprometer. Gibert pensou ento que a soluo seria arranjar anncios, designadamente de rmas vendedoras de aparelhagem para ensino ou para ns tcnicos, como engenharia, medicina, etc. O mais difcil foi arranjar anunciantes, mas tambm isso foi ultrapassado, com algumas diculdades e peripcias! Para o primeiro nmero Gibert conseguiu juntar uns milhares de escudos quando o seu ordenado da Faculdade era 900$00. Escreveu tambm a todos os professores de fsica e qumica dos liceus, convidando-os a colaborar, em particular na soluo de pontos de exame, artigos com sugestes didcticas, etc. S houve uma resposta positiva, a de Rmulo de Carvalho, que se tornou um colaborador assduo e muito eciente! Quando saiu o primeiro nmero da revista, em Outubro de 1946, ele era um dos directores, responsvel por uma das seces. Foi um problema arranjar colaboradores, mas no to grave como o de arranjar anunciantes! A revista foi bem acolhida e devido dedicao de vrias pessoas tarefa de angariao de fundos, entre as quais se contavam Ldia Salgueiro, assistente de fsica e Rmulo de Carvalho (o clebre poeta Antnio Gedeo) viabilizaram a publicao da revista embora a periodicidade prevista nem sempre se tivesse conseguido manter.ii A carreira acadmica de Gibert no teve o mesmo xito. A equivalncia ao seu doutoramento demorava e, em 1947, o conselho de ministros de Salazar determinou a resciso do contrato de 2 assistente de Fsica que entretanto tinha conseguido assinar.iii
ESTE ARTIGO COMEOU COM UMA CITAO DE UMA CARTA DE GIBERT A GUIDO BECK. QUEM FOI E QUE IMPORTNCIA TEVE GUIDO BECK, NA FORMAO CIENTFICA DE GIBERT?

Guido Beck era um fsico judeu austraco exilado de guerra. Encontrou-se em Portugal entre 1941 e 1943, de passagem para a Argentina, estando autorizado pelas autoridades portuguesas a realizar cursos de fsica terica, tanto em Coimbra como no Porto. Quando, em 1942, tomou conhecimento do desejo de Gibert de se especializar nas tcnicas de transmutao articial por aco de partculas aceleradas, intercedeu junto de Paul Scherrer, director do Instituto de Fsica da Escola Politcnica Federal de Zurique, para que o recebesse. Graas a uma bolsa do Instituto para a Alta Cultura, a investigao de Gibert decorreu no Laboratrio deste Instituto at realizao do doutoramento em Maio de 1946.iv
i. FITAS, Augusto J.S. e VIDEIRA, A. P. Antnio, Cartas entre Guido Beck e Cientistas Portugueses, Lisboa: Instituto Piaget, 2004, p.228. ii. A descrio relativa fundao da Gazeta de Fsica foi adaptada dum excerto das Memrias que Gibert escreveu para os seus netos, cedido por familiares.

O interesse de Gibert pela fsica experimental manifestou-se ainda enquanto estudante da Licenciatura em Matemtica que terminou em 1938, ano em que foi contratado como assistente de Fsica. Os primeiros trabalhos que realizou incidiram sobre a radiao csmica e foram supervisionados por Manuel Valadares, investigador do Laboratrio de Fsica da Faculdade de Cincias de Lisboa. O primeiro artigo de Gibert, numa revista estrangeira, foi publicado na Nature em 1940, Cosmic Rays and Poissons Law. Mais tarde, publicaria outros artigos em francs na Portugaliae Physica, revista com projeco internacional, fundada por investigadores do Laboratrio de Fsica da Faculdade de Cincias de Lisboa, em 1943. Durante a sua estadia em Zurique, publicou trabalhos de investigao experimental na Helvetica Physica Acta. Como fsico, Gibert trabalhou ainda no Instituto Portugus de Oncologia e depois de 1947 no Laboratrio Nacional de Engenharia Civil. Tambm exerceu actividades empresariais, nomeadamente na Companhia Portuguesa de Indstrias Nucleares, que fundou em 1958. O seu doutoramento na Suia, s foi reconhecido pelas Universidades Portuguesas em 1974, tendo Gibert sido reintegrado na Faculdade de Cincias de Lisboa em 1975 e tendo a seu cargo a regncia da disciplina de Histria da Fsica no ano lectivo de 1975/76. Em 1979 foi aposentado por motivos de sade.v
iii. Nota oficiosa do Conselho de ministros publicada no Dirio de Lisboa, de 15 de Junho de 1947. iv. FITAS e VIDEIRA, op.cit.(ref.1) v. SALGUEIRO, Ldia, Armando Gibert (1914-1985), Gazeta de Fsica, 8 (4) (1985), 124-125.

Para os fsicos e amigos da fsica.


W W W . G A Z E T A D E F I S I C A . S P F. P T

13

14
fsica e sociedade
VOL. 30 N.2/3

Laboratrio de Fsica (Faculdade de Cincias da Universidade de Lisboa), instalao da Cmara de Wilson.

A Recordar o Passado, a Pensar o Futuro: era uma vez uma Gazeta de Fsica...
Ana Simes e Jlia Gaspar

NO A PRIMEIRA VEZ NEM SER CERTAMENTE A LTIMA QUE NA GAZETA

DE FSICA SE RECORDAM OS TEMPOS DA SUA CRIAO. ALIS A GAZETA TEM MOSTRADO AO LONGO DAS SUAS SEIS DCADAS DE EXISTNCIA UM INTERESSE RECORRENTE PELO PASSADO DA FSICA PORTUGUESA QUE LHE EST DIRECTAMENTE ASSOCIADO.
Pela pena de participantes, cientistas ou historiadores da cincia, em momentos amide comemorativos, esse passado pode ser visitado ao longo das suas pginas.1 Nesta fase de renovao da Gazeta que, curiosamente, coincide com um momento de mutao profunda da vida da universidade portuguesa, particularmente oportuno recordar alguns aspectos do seu nascimento pois, para alm do intrnseco interesse histrico e de paralelos entre os dois momentos, a verdade que a nova equipa editorial

adoptou as palavras de Armando Gibert (19141985) no seu manifesto inaugural. Armava o seu fundador que a Gazeta se encontrava ao servio dos amigos da fsica.2 Mas, e preciso sublinhlo agora, fazia-o em simultneo com a armao da fsica enquanto prosso cientca partilhada por uma comunidade que urgia desenvolver. Analisado luz do contexto da altura era este o principal motor da nova revista que se anunciava como a revista dos estudantes de fsica e dos fsicos e tcnicos-fsicos portugueses.3 Alguns anos antes, o mdico Celestino da Costa, e antigo dirigente do Instituto para a Alta Cultura, tinha armado: Em Portugal no tem havido fsicos, mas s professores de Fsica.4 E nesta frase lapidar encapsulava o passado da fsica em Portugal. Precisamente aquilo que o jovem Gibert e a sua gerao queriam mudar. Com efeito, tanto nos tempos do absolutismo iluminado como nos do liberalismo oitocentista e nos do cientismo positivista da Primeira Repblica a fsica, por via das suas aplicaes, tinha estado fundamentalmente associada formao de militares, engenheiros e

As autoras so investigadoras do Centro de Histria das Cincia da Universidade Lisboa, coordenado por Ana Simes, historiadora das cincias. Jlia Gaspar professora do ensino secundrio.

Para os fsicos e amigos da fsica.


W W W . G A Z E T A D E F I S I C A . S P F. P T

Laboratrio de Fsica (Faculdade de Cincias da Universidade de Lisboa), instalao de Contadores de Partculas Ionizantes.

mdicos. Foi com a Repblica, a reforma da Universidade e a criao das Faculdades de Cincias que substituram as Escolas Politcnicas do sculo anterior, que se armou em Portugal a ideia humboldtiana da aliana entre o ensino universitrio e a investigao e, ainda assim, mais na teoria do que na prtica. A Primeira Repblica armou-a por decreto (1911) e, mais tarde, lanaria a ideia que viria a conduzir j no perodo do Estado Novo Junta de Educao Nacional (JEN) (1929).5
PARADOXAL QUE A GAZETA DE FSICA NASA NO AMBIENTE ADVERSO DE 1946

Antecessora do Instituto para a Alta Cultura (IAC) (1936), esta foi a primeira instituio estatal que apostou no nanciamento da formao especializada enviando os seus bolseiros para o estrangeiro. Foi assim que puderam prossionalizar-se em instituies cientcas europeias de referncia muitos dos jovens ligados ao Laboratrio de Fsica da Faculdade de Cincias de Lisboa, associado desde 1940 ao Centro de Estudos de Fsica, um centro de investigao tambm nanciado pelo IAC, e ambos cheados por Cyrillo Soares (1883-1950), lder carismtico que conjugava uma ampla viso a um grande sentido prtico. E foi no nico ncleo universitrio portugus onde consistentemente se fazia investigao em fsica que Gibert se integrou a partir de 1938, de onde partiu, em 1942, para fazer o doutoramento em fsica nuclear no afamado ETH (Eidgenssische Technische Hochschule) de Zurique e para onde regressaria em 1946, nalizada uma tese sobre o efeito da temperatura na difuso de neutres lentos atravs do hidrognio.6 O processo de nanciamento governamental da investigao cientca implicava uma mudana pro-

funda de mentalidades. A transformao das universidades em instituies de ensino e, tambm, de investigao, a que mais tarde se juntaria a aposta em institutos independentes de investigao, deparou-se com nanciamentos decitrios e com uma comunidade acadmica conservadora que olhava com desconana todos os que ousavam no restringir as suas actividades universitrias docncia. E no iria car imune s consequncias de um perodo particularmente sombrio da vida poltica mundial o perodo da Segunda Guerra Mundial. Em Portugal, e no que investigao cientca diz respeito, o perodo da guerra foi acompanhado por retraco acentuada de nanciamento e os momentos de euforia do ps-guerra, que tinham trazido a esperana v nas eleies legislativas de 1945, colocaram em posio bastante delicada muitos dos bolseiros do IAC que assinaram listas a favor de eleies verdadeiramente democrticas. As consequncias negativas de tal acto j na altura do nascimento da Gazeta se faziam sentir, tendo-se alguns meses mais tarde materializado no drama das demisses, aposentaes e rescises de contratos de docentes universitrios incmodos para o regime. Entre eles encontravam-se Gibert, Manuel Valadares (19041982) e Aurlio Marques da Silva (1905-1965), para s referir os associados ao Laboratrio de Fsica. No deixa, pois, de parecer paradoxal que a Gazeta de Fsica tenha nascido em ambiente to adverso, precisamente em Outubro de 1946, e sob a direco de dois jovens assistentes universitrios. Gibert tinha ento 32 anos e Ldia Salgueiro (n. 1917) apenas 28 anos. A eles associaram-se dois professores de liceu, Jaime Xavier de Brito (1893-1960) e Rmulo de Carvalho (1906-1997).

Para os fsicos e amigos da fsica.


W W W . G A Z E T A D E F I S I C A . S P F. P T

15

fsica sem fronteiras


N.12 / DEZ.2007

Acabado de regressar de Zurique, Gibert, licenciado em matemtica mas doutorado em fsica, trabalhando com igual vontade em assuntos tericos, experimentais e at mesmo frequentemente tcnicos, vai capitalizar o seu conhecimento do meio cientco portugus, principalmente no que respeita matemtica e fsica e aos laos tecidos entre elas desde os nais da dcada de 30 por um grupo de bolseiros apostado teimosamente na emergncia de uma comunidade cientca slida e interdisciplinar. A convivncia com elementos do efmero Ncleo de Matemtica, Fsica e Qumica (1936-1939) constitudo maioritariamente por fsicos e matemticos; o exemplo da criao da Gazeta de Matemtica (1940) assim como das revistas irms Portugaliae Mathematica (1937/40) e Portugaliae Physica (1943);7 as conversas recentes tidas em Zurique com o matemtico Hugo Ribeiro e o apoio constante do mestre, como carinhosamente era tratado Cyrillo Soares, levaramno a apostar na fundao de uma Gazeta de Fsica que oferecesse o necessrio complemento Portugaliae Physica na consolidao dos valores da emergente comunidade de fsicos, discutindo assuntos do seu interesse enquanto prosso, mas tambm enquanto disciplina do ensino liceal e, mais geralmente, promovendo a divulgao da fsica e

das suas aplicaes junto de um pblico to vasto quanto possvel.8 Com efeito, nenhum dos colaboradores do Laboratrio de Fsica militou como ele na promoo da fsica enquanto prosso. E a Gazeta foi a sua Tribuna. Volvidos pouco mais de sessenta anos, num contexto poltico radicalmente diferente, encontramonos mais uma vez a reectir sobre os destinos da fsica e das suas aplicaes, o seu lugar nas universidades e o tipo de fsica e de fsicos de que o pas necessita, a relao entre centros de investigao e universidades, os mecanismos de reintegrao ecaz dos bolseiros formados no estrangeiro, o papel dos politcnicos, a funo da fsica no ensino secundrio e a importncia da sua divulgao, etc etc. Questes recorrentes cuja soluo no pode ser deixada aos polticos e que clamam por fsicos to militantes quanto os da primeira gerao. Que a nova Gazeta de Fsica possa tornar-se um espao de discusso entre todos aqueles que se denominam amigos da fsica.!

Fernando Bragana Gil, O estudo dos Raios X e o incio da investigao em Fsica nas Universidades Portuguesas, Gazeta de Fsica, 18 (3) (1995), 11-17; Ldia Salgueiro, A epopeia do comeo da Gazeta de Fsica, Gazeta de Fsica, 20 (1) (1997), 3-5; Amlia Pereira e Isabel Serra, A Gazeta de Fsica e a Fsica em Portugal, Gazeta de Fsica, 21 (1) (1998), 7-11. Armando Gibert, 1. Tribuna de Fsica. Em nome da direco, Gazeta de Fsica, 1 (1946), 1-3, 1. Subttulo da Gazeta de Fsica. A. Celestino da Costa, Relatrio do Vice-

Presidente do Ramo de Scincias, sobre as necessidades da investigao cientca em Portugal in Relatrios, Propostas e Projecto de Oramento para o ano econmico 193031 (Lisboa: Junta de Educao Nacional, 1930), pp. 9-43, 13. Para uma outra anlise deste perodo no que se refere s tentativas de desenvolvimento da fsica terica ver J.S. Augusto Fitas e Antnio A. P. Videira, Cartas entre Guido Beck e Cientistas Portugueses (Lisboa: Instituto Piaget, 2004).
6 Currculo de Gibert in Effet de la temprature sur la diffusion Neutron-Proton, Tese apresentada Escola Politcnica Federal, 5

Zurique, para obteno do grau de Doutor em Cincias Naturais (Basileia, 1946).


7 Ilda Perez, Movimento Matemtico 19371947 (Lisboa: Cmara Municipal de Lisboa, 1997), p.46. 8 Nas suas palavras: contribuir activamente para o desenvolvimento e elevao dos estudos de Fsica em Portugal em todos os graus de ensino, assim como para o esclarecimento dum pblico mais vasto sobre a posio real da interveno da fsica na vida moderna e sobre a aco do nvel cientco dos fsicos e tcnicos fsicos no ritmo e na independncia do progresso industrial do nosso pas, op.cit. (ref.2), 1.

3 4

16

Para os fsicos e amigos da fsica.


W W W . G A Z E T A D E F I S I C A . S P F. P T

Crditos de Karin Kjellman.

17
fsica e sociedade
VOL. 30 N.2/3

Fsicos Dente-de-leo
Karin Schnning e Agnes Lundborg (Traduo: Ana Sampaio)

AS MULHERES ACABAM POR SER FSICOS DENTE-DE-LEO, AFIRMANDO-SE, COMO ESTA PLANTA, QUE FLORESCE MESMO EM CONDIES ADVERSAS.

NOTA EDITORIAL A Europa tem uma mdia de 5,5 investigadores por 1000 trabalhadores activos enquanto nos Estados Unidos este nmero 9. Apesar do nmero europeu estar a aumentar, o ritmo de crescimento pretendido necessita de ser sustentado pela participao da populao feminina. Mas o crescimento do nmero de mulheres na cincia europeia no perodo 1998-2004 foi menor que o dos homens, o que agravou o fosso existente entre os gneros. Este especialmente srio em pases como a Holanda, ustria e Sua, onde a percentagem de mulheres investigadoras varia entre os 17% e os 21%. A este respeito Portugal est bem melhor que

o geral da Europa. Embora tenhamos apenas 4,5 investigadores por 1000 trabalhadores activos, o nmero de investigadores duplicou na ltima dcada, havendo boas notcias no campo da diferenciao dos gneros, dado o nmero de mulheres a fazer investigao ser quase igual ao dos homens. No entanto, nas cincias e nas engenharias as mulheres portuguesas so apenas 30% do total, nmero que a tendncia de globalizao de costumes poder fazer diminuir. Com o dado adicional de, na pirmide da carreira acadmica, a posio mais elevada, a de professor catedrtico, ser muito dominantemente ocupada por homens. Para conhecer melhor a realidade de um pas bem diferente do nosso, a Sucia, as jovens fsicas Karin Schnning e Agnes Lundborg mostram-nos alguns dados de um estudo que realizaram.

Karin Schnning e Agnes Lundborg so jovens investigadoras do Departamento de Fsica Nuclear e de Partculas, Universidade de Uppsala.

Para os fsicos e amigos da fsica.


W W W . G A Z E T A D E F I S I C A . S P F. P T

NA SUCIA, UMA CRIANA DENTE-DELEO UMA CRIANA QUE, EMBORA TENDO TIDO UMA INFNCIA DIFCIL, ACABA POR SE TORNAR UM MEMBRO DA SOCIEDADE POSITIVO semelhana do dentede-leo que consegue orir at no asfalto. Somos duas jovens fsicas a trabalhar em Fsica Hadrnica e Nuclear e zemos recentemente um inqurito aos nossos 105 colegas que esto a fazer o seu doutoramento em Fsica na Universidade de Uppsala1. As perguntas versavam recrutamento, orientadores, ambiente de trabalho, experincia como fsicos, auto-imagem e igualdade entre homens e mulheres2. As respostas reectem um ambiente dominado pelos homens, onde por vezes o contexto social se conluia contra as mulheres, que acabam por ser fsicos dente-de-leo, na medida em que tm de ser mais fortes e dedicadas do que os seus colegas homens para alcanarem um xito semelhante. As concluses surpreenderam muitos dos professores homens, mas poucas de entre as mulheres envolvidas.

RAZES PARA ESTE ESTUDO As mulheres so ainda raras no domnio da Fsica e os alunos de licenciatura consideram que isso um problema.3 Feche os olhos e imagine uma pessoa que trabalha em Fsica. O que v? Um senhor de idade ou um jovem mal vestido. Um homem corpulento de cabeleira branca. Um velhinho baixo, com uma bata branca, careca e com cabelo comprido e encaracolado dos lados. Lamento, mas vejo um homem. grisalho, usa culos e tem rugas na testa de tanto pensar. difcil ter um modelo feminino neste mundo dominado pelos homens. Alm disso, a metfora da conduta no estanque (leaky pipeline)4, um fenmeno tambm designado por perdas a meio do percurso, descreve a forma como a percentagem de mulheres vai diminuindo progressivamente desde o ensino bsico at ao topo da hierarquia acadmica. Em Uppsala, a percentagem de alunas de licenciatura em Fsica 30%, de doutoramento 21% e de mulheres cientistas 12%. Para tentarmos perceber a razo pela qual ocorrem estas perdas, resolvemos fazer um levantamento da situao actual e utilizar esse conhecimento para lanar novas ideias sobre como melhor-la.

18

http://www3.tsl.uu.se/~schonnin/femabstract.pdf 1 Este estudo foi financiado pela Comisso para a Igualdade entre Homens e Mulheres da Universidade de Uppsala, pelo Grupo de Fsica e pelo Departamento de Fsica Nuclear e de Partculas e foi coordenado por Anneli Andersson, do Centro de Pesquisa sobre o Gnero. 2 Pode obter um formulrio integral do inqurito em http://www3.tsl.uu.se/~schonnin/questionnaire.pdf. 3 Esta foi uma das concluses de um questionrio anterior a estudantes de licenciatura, efectuado por A. Lundborg e K. Schnning, Kvinnliga Fysikstudenter vid institutionen fr strlningsvetenskap. Resumo em ingls em: http://www3.tsl.uu.se/~schonnin/femabstract.pdf (2004). 4 Blickenstaff, J.C. Women and science careers: leaky pipeline or gender filtre?, Gender and Education, 17:4, 369-386 (2003)

Para os fsicos e amigos da fsica.


W W W . G A Z E T A D E F I S I C A . S P F. P T

QUANDO CONSIDEROU PELA PRIMEIRA VEZ FAZER O DOUTORAMENTO?

TCNICAS DE DESCAPACITAO Em 1978, o psiclogo social noruegus Berit s identicou cinco tcnicas de descapacitao, referindo-se-lhes como um meio especco de impedir os indivduos especialmente as mulheres de progredirem na carreira: 7 tornar algum invisvel desvia a ateno de uma pessoa, para que ela no receba o devido crdito pelas suas realizaes ou ideias; sonegar informao impede algum de participar no processo de tomada de decises; ridicularizar algum pode fazer com que essa pessoa se sinta desintegrada do grupo, minando a sua autoconana; a dupla penalizao coloca algum numa situao em que preso por ter co e preso por no ter co; humilhar algum minar sistematicamente a autoconana dessa pessoa, responsabilizando a vtima por isso e acabando por a fazer acreditar que a culpa efectivamente dela. O nosso trabalho revela que as tcnicas identicadas por Berit s so utilizadas na comunidade dos fsicos e tanto homens como mulheres esto sujeitos a elas. No entanto, o nmero de mulheres expostas superior e a frequncia da exposio mais elevada. Algumas alunas de doutoramento foram vtimas de assdio sexual8 e muitas das inquiridas adaptaram o seu comportamento o que vestem, com quem falam, quando saem do trabalho para o evitarem. O assdio sexual por vezes classicado como uma outra tcnica de descapacitao9.

Nmero de alunos de doutoramento

25 20 15 10 5 0
No liceu, a fsica parece ser razoavelmente neutra em termos de gnero, no que se refere ao recrutamento. J na universidade, o doutoramento atrai mais homens.

Mulheres
Infncia Liceu Universidade

Homens
Tese de licenciatura Procura de emprego Trabalho de Vero

RECRUTAMENTO O nosso estudo revela que essencial anunciar adequadamente as vagas para doutoramento, de modo a aumentar o nmero de mulheres que escolhem esta opo. Muitos departamentos deixam que sejam os prprios alunos de licenciatura a abordar os professores, inquirindo sobre vagas disponveis, mas este e outros estudos mostram que os alunos homens, talvez devido sua autoestima mais elevada5, so beneciados com este mtodo. De uma maneira geral, as alunas s se candidatam a um doutoramento se forem incentivadas a faz-lo.6
COMO INICIOU O SEU DOUTORAMENTO?

30
Nmero de alunos de doutoramento

25 20 15 10 5 0

Incentivo pessoal pode ser importante no recrutamento de fsicas.

Entre os alunos que abordaram os professores, 97% so homens.

Numa faculdade em Linkping, a percentagem de mulheres reduziu-se de 54% para 20%, quando o sistema de recrutamento oficial foi substitudo por um no oficial.

Homens Mulheres

Fui incentivado/a pessoalmente

Abordei um professor

Candidatei-me a uma vaga anunciada

Outras situaes

Para os fsicos e amigos da fsica.


W W W . G A Z E T A D E F I S I C A . S P F. P T

19

OUTROS ASPECTOS DO AMBIENTE SOCIAL Assdio sexual As fsicas raramente sentem que os outros apreciam os seus esforos10 ou que os colegas as valorizam por aquilo que so. Os alunos de doutoramento homens obtm mais ajuda do que as alunas por parte dos cientistas mais velhos, embora homens e mulheres peam ajuda na mesma proporo. Muitas mulheres sentem que os seus orientadores no as ajudam a tornar o seu trabalho visvel para a comunidade cientca exterior. Na verdade, as fsicas sofrem, com muito mais frequncia do que os fsicos, de sintomas de stress fsico, como dores de cabea e de estmago e insnias.
QUEM CONTRATA AS PESSOAS E DIRIGE OS GRUPOS SO HOMENS MAIS VELHOS. QUANDO ELES MORREREM, AS COISAS VO MELHORAR

Questiona a minha competncia por razes de gnero D a entender que obtive o meu lugar por outras razes que no o meu mrito Faz troa de mim quando no estou presente
Tcnicas de descapacitao e percentagem de alunos de doutoramento de cada sexo que foram sujeitos a elas.

Graas ofensivas

Ridicularizar

Humilhar

Recusa acesso a informao importante

Decises tomadas a meu favor so alteradas Outros ficam com o crdito do meu trabalho Outros falam entre si durante as minhas apresentaes Outros interrompem-me quando falo em reunies

Tornar invisvel

Sonegar informao

Outros tomaram uma deciso antes da reunio

Esta uma frase de um dos alunos de doutoramento, que descreve um equvoco muito comum: a situao ir melhorar por si s, medida que o tempo for passando. No entanto, o nosso trabalho revela que uma maior proporo de mulheres do que de homens quer deixar a universidade, referindo-se sobretudo ao ambiente social e falta de oportunidades, o que ilustra muito claramente a questo das perdas a meio do percurso. As alunas de doutoramento tm geralmente atitudes positivas em relao a medidas para promover a igualdade entre os sexos. Embora alguns homens sejam muito progressistas, a grande maioria mostra-se razoavelmente neutra e pouco interessada na questo. Um pequeno grupo de homens reagiu fortemente s perguntas relativas questo da igualdade entre os sexos e assumiu uma atitude hostil. Uma vez que a maior parte destes homens tenciona permanecer no meio acadmico, eles podero precaver-se contra a mudana durante ainda muito tempo. PERSPECTIVAS PARA O FUTURO Este estudo deu origem a um livro, Maskrosfysiker11, no qual no s descrevemos o estudo e as nossas concluses, mas tambm sugerimos medidas que podem ser tomadas para promover a igualdade entre os gneros dentro do Grupo de Fsica; algumas destas medidas foram j postas em prtica. Embora haja ainda muito trabalho para fazer, o debate j comeou e a tomada de conscincia em relao a estas questes tem vindo a aumentar.

Homens Mulheres

10

20

30

40

50

Percentagem dentro do grupo (%)

5 Esta foi uma das concluses, por exemplo, dos estudos de Dretzke, B.J. e Junge, M.E. Mathematical Self-Efficacy Gender Differences in Gifted/Talented Adolescents, Gifted Child Quarterly 39(1), p. 22-26 (1995) e de Lundborg A. e Schnning K. Kvinnliga Fysikstudenter vid institutionen fr strlningsvetenskap, http://www3.tsl.uu.se/~schonnin/femabstract.pdf (2004). 6 Em concordncia com Brett, B. e Rayman, P. Woman in Science majors what makes a difference in persistence after graduation?, Journal of Higher Education, 66(4): 386-414 (1995) 7 s, B. Herskerteknikker, Kjerringrd, 3:17-21, (1978). 8 Pode encontrar mais informao sobre assdio sexual e discriminao encoberta no meio acadmico em Husu, L. Sexism, support and survival in academia, tese de doutoramento, Universidade de Helsnquia (2001). 9 Holter, H., Sex i arbeid(et), p. 130-132, editado por Brantsaeter, M. e Widerberg, K. e publicado por Tiden, Norsk Forlag, Oslo (1992). 10 Exemplos desta situao esto quantificados em Wenners, C. e Wold, A. Nepotism and Sexism in peer review, Nature 387, 341 (1997). 11 Em sueco, publicado por Uppsala Universitetstryckeri, Uppsala (2007).

20

Para os fsicos e amigos da fsica.


W W W . G A Z E T A D E F I S I C A . S P F. P T

Cortesia WS Energia

21
inovao
VOL. 30 N.2/3

WS Energia
Gonalo Figueira

A WS ENERGIA NASCEU COM O OBJECTIVO DE CRIAR PRODUTOS INOVADORES COM DESIGN PRPRIO E ALTA PERFORMANCE NO SECTOR DA ENERGIA SOLAR. A IDEIA DESENVOLVER KNOW

HOW E TECNOLOGIA PRPRIA MANTENDO INALTERADO O GOSTO DE CRIAR PRODUTOS NICOS, DESIGNED IN PORTUGAL. A SUA MISSO AMBICIOSA: SER NMERO UM NA CRIAO DE TECNOLOGIA DE PONTA E CONHECIMENTO EM ENERGIA SOLAR.

Joo Cordovil Wemans e Gianfranco Sorasio conheceramse no Instituto Superior Tcnico (IST) de Lisboa, onde ambos so investigadores. O primeiro realizou a o seu mestrado em Fsica, especializando-se em ptica, e continuou o doutoramento na mesma rea. O segundo, vindo de Itlia, onde se formou em Engenharia Nuclear no Politcnico de Torino, doutorou-se em Fsica pela Univ. Umea (Sucia), e actualmente Prof. Auxiliar Convidado do IST. No ano passado, decidiram unir os seus esforos e lanar-se no mundo empresarial na rea da energia solar. A WS Energia nasce a 18 de Setembro de 2006, depois de 8 meses de incubao, dos quais 6 no Taguspark. A motivao para apostarem nesta aventura resultou do actual panorama energtico e da combinao das suas especializaes: O desao de criar um produto que conseguisse duplicar a produo de energia dos sistemas fotovoltaicos tradicionais foi lanado em Dezembro de 2005 pelo Centro Ricerche ISCAT s.r.l., empresa italiana lder no sector. A necessidade de envolver equipamento ptico pareceu, desde logo, a opo mais interessante do lado cientco, e o forte crescimento econmico do sector fotovoltaico convenceu-nos a investir capitais prprios para criar o primeiro prottipo. Os meses que se seguiram foram de trabalho intenso: em Junho de 2006, entra em

Para os fsicos e amigos da fsica.


W W W . G A Z E T A D E F I S I C A . S P F. P T

Cortesia WS Energia

fsica sem fronteiras


N.12 / DEZ.2007

funcionamento o primeiro prottipo de sistema de seguimento solar com concentrao na cobertura do Taguspark, e em Setembro era formalizada a empresa. A dinmica da equipa mereceu o reconhecimento do jri do Prmio BES Inovao, que lhes foi atribudo graas ao desenvolvimento da tecnologia DoubleSun, denida como a melhor inovao em Portugal no sector das energias renovveis em 2006; e tambm a escolha como empresa NEOTEC pela Agncia da Inovao. Alm destes apoios, contaram ainda com o Taguspark para a elaborao de um primeiro business plan, e do programa SIUPI do Instituto Nacional da Propriedade Industrial. At agora, foram investidos na empresa cerca de 130.000 euros, dos quais 60% em I&D e registo de propriedade industrial, 20% em recursos humanos e 20% em despesas gerais. Em Agosto, a empresa instalou em Itlia a primeira central fotovoltaica na Europa com concentrao solar integrada num edifcio comercial, um marco importante na sua armao industrial. A expanso da actividade da WS Energia est orientada para Itlia, Espanha e Grcia. Estes empresrios lamentam que em Portugal, de momento, no haja apoio para este sector da parte das polticas energticas, o que os leva a adiar a construo de projectos em solo nacional. E alertam para os resultados: A Alemanha, a Espanha e a Inglaterra esto a ganhar a corrida das energias renovveis. Nos pr-

ximos 10 anos, como j aconteceu no sector elico nos anos 90, sero decididas quais as empresas que governaro o mercado, fechando as portas s outras. Se Portugal falhar esta oportunidade, car fora do sector energtico, com claras consequncias para a sua economia. Relativamente formao de ambos em Fsica, vm nela vantagens e defeitos: A capacidade de encontrar solues para os problemas a vantagem mais importante. No ter sensibilidade para os problemas de gesto o maior desao duma formao em cincia, quando confrontada com o meio empresarial. Mas confessam ter aprendido bastante com a experincia: Primeiro: h mesmo muito dinheiro no mundo. preciso saber atra-lo. Segundo: os fsicos so mesmo mal pagos. Terceiro: esperamos tornar muitos fsicos bem pagos! E deixam o conselho a aspirantes a empresrios tecnolgicos: Write what you want to do. Do what you write. Find good partners.

22

Para os fsicos e amigos da fsica.


W W W . G A Z E T A D E F I S I C A . S P F. P T

Fotografia: Crditos de Carlos Herdeiro

23
entrevista
VOL. 30 N.2/3

A experincia da Gravity Probe B (GPB)


Entrevista a Francis Everitt Por Carlos Herdeiro (Traduo: Ana Sampaio)

EM 1918, OS FSICOS AUSTRACOS JOSEPH LENSE E HANS THIRRING MOSTRARAM QUE A TEORIA DA RELATIVIDADE GERAL PREVIA QUE A ROTAO DE UM CORPO AFECTAVA, ARRASTANDO NA ROTAO, OBSERVADORES EM QUEDA LIVRE, ISTO , INERCIAIS.
Em 1960 o fsico norte-americano Leonard Schiff demonstrou que a rotao de um corpo como a Terra, o Sol ou um buraco negro, deveria tambm provocar a precesso do eixo de rotao de um pequeno giroscpio na sua vizinhana. Estes efeitos, provocados por correntes de massa, tm uma forte analogia com efeitos magnticos provocados por correntes de carga, denominando-se por isso efeitos gravitomagnticos. Em 2004, a sonda Gravity Probe B (GPB) foi enviada para o espao para medir o efeito previsto por Schiff, devendo os resultados nais ser anunciados no nal deste ano. O desao tecnolgico tremendo. A sonda tem por objectivo medir um

ngulo correspondente espessura de um cabelo visto distncia de 400m. Para isso a equipa da GPB desenvolveu uma tecnologia de extrema preciso, como por exemplo as esferas (que serviram de giroscpios) mais perfeitas alguma vez feitas pelo Homem: reescaladas para o tamanho da Terra, a diferena de altura entre o pico mais elevado e a depresso mais profunda destas esferas seria cerca de dois metros! E tudo isto para medir um efeito que minsculo na vizinhana da Terra, mas potencialmente muito poderoso na vizinhana de um buraco negro em rotao.
POR OCASIO DA CONFERNCIA GR18 QUE TEVE LUGAR EM SIDNEY, EM JULHO DE 2007, ENTREVISTMOS FRANCIS EVERITT, INVESTIGADOR PRINCIPAL DA MISSO GPB:

GAZETA: Professor Everitt, antes de mais, gostaramos de lhe agradecer por nos conceder esta entrevista. A minha primeira pergunta a seguinte: creio que est agora na fase nal da anlise dos dados da GPB. Quando sero anunciados os resultados nais e o que nos pode dizer antecipadamente sobre eles? FRANCIS EVERITT: Esperamos poder anunciar os resultados nais da GPB em Dezembro, no nal de Dezembro deste ano, como uma espcie de presente de Natal para o mundo, e julgo que esses resultados vo ser ou nais ou muito perto disso. possvel que se chegue altura e se possa fazer ainda mais algumas coisas, mas foi esse o prazo que combinmos com a NASA para fazermos o anncio nal.

Para os fsicos e amigos da fsica.


W W W . G A Z E T A D E F I S I C A . S P F. P T

G: E j nos pode dizer alguma coisa sobre esses resultados? FE: Fizemos um anncio provisrio em Abril, na reunio da American Physical Society, que decorreu em Jacksonville. A GPB permite-nos observar dois efeitos diferentes da relatividade: o efeito geodsico, devido curvatura do espaotempo, e o efeito de Lense-Thirring (frame-dragging). Aquilo que anuncimos nessa altura foi uma vericao muito clara do efeito geodsico a um nvel de cerca de 1% e o que chammos vislumbres do efeito de Lense-Thirring. Por vislumbres queremos dizer que em alguns dados parecia que observvamos o efeito claramente; o problema era que isso acontecia apenas em alguns dados seleccionados e noutros dados no era possvel observ-lo. A nossa posio actual constitui um avano signicativo relativamente aos dois efeitos. E sinto-me um pouco mais conante ao dizer que talvez tenhamos conseguido obter uma melhoria de um factor de cinco ou mais na medio do efeito geodsico e que estamos a ter um pouco mais do que vislumbres do efeito de Lense-Thirring. Prero ser ainda um pouco conservador neste momento, porque aquilo que vou descrever a natureza das diculdades que zeram com que a anlise de dados demorasse mais tempo do que se esperava uma histria por si s muito interessante e como conseguimos dar mais um passo em frente e estamos agora, provavelmente, a caminho do m da histria. Porm, medida que se avana na anlise de dados, para citar um dos meus colegas, Mac Kaiser, o cientista principal da Gravity Probe B, percebe-se que se trata de um jogo implacvel. G: No entanto, nesta fase, parece j bastante provvel que a previso da Relatividade Geral seja conrmada? FE: No observmos ainda quaisquer provas decisivas de que no seja conrmada; isto uma dupla negativa que pode ou no funcionar em portugus, mas que funciona em ingls! G: Passaram mais de quarenta anos de concepo, planeamento, desenho e construo entre a proposta original de

uma experincia de giroscpio, feita por Schiff em 1960, e o lanamento da GPB, em 2004. Tem alguma estimativa para o custo total do projecto? FE: O custo estimado de todo o projecto, incluindo o veculo de lanamento, de 700 milhes de dlares. FICO MUITO SATISFEITO POR PODER FALAR DE BENEFCIOS INDIRECTOS... MAS O GRANDE ARGUMENTO QUE VALE A PENA FAZER CINCIA PELA CINCIA. G: Isso muito dinheiro! Para aqueles que se mostram cpticos em relao a gastar dinheiro a testar cincia fundamental, consegue justicar este investimento com os benefcios tecnolgicos indirectos do projecto? Que tipo de tecnologia de ponta desenvolveram e qual a utilidade dessa tecnologia? FE: Diz que muito dinheiro, mas isso relativo. No quadro do oramento da NASA para a cincia, que de 3 mil milhes de dlares por ano, no me parece que a quantia efectivamente gasta com a GPB, 50 milhes de dlares por ano durante cerca de dez anos, mais algum dinheiro antes e depois, seja muito elevada, tendo em conta que se trata de uma misso de fsica fundamental concebida para a NASA. Na minha opinio, preciso ver a questo numa perspectiva de: Devemos gastar dinheiro em cincia espacial? Eu, pessoalmente, acho que devemos. Fico muito satisfeito por poder falar dos benefcios indirectos e poderia falar deles a vrios nveis. No me parece, porm, que se possa justicar a cincia fundamental com o facto de produzir benefcios indirectos; pelo contrrio, parece-me que devemos justicar os benefcios indirectos com o facto de estarmos a fazer cincia fundamental! Consideremos um outro exemplo, para alm da GPB: o LASER. A experincia de fsica fundamental que permitiu o LASER foi a experincia de Michelson-Morley, porque correspondeu inveno do primeiro interfermetro, que depois levou criao do interfermetro de Fabry-Perot, o qual, por sua vez, combinado com vrios efeitos da mecnica quntica, acabou por conduzir, passados oitenta anos, ao LASER. A experincia de Michelson-Morley justica-se com o facto de ter levado inveno do LASER, que usado nas caixas dos supermercados para vericar os preos, ou no? No me parece! Por outro lado, fazer fsica fundamental pode efectivamente levar a invenes que tm resultados indirectos interessantes. Esta uma viso de muito longo prazo dos benefcios indirectos. H outros dois tipos de benefcios a mais curto prazo. E, na minha opinio, um deles tambm, provavelmente, o mais importante: a formao de alunos de licenciatura e de doutoramento. No projecto da GPB, na Universidade de Stanford, temos 79 doutorandos e noutras universidades catorze, dois teros dos quais em engenharia e um

Francis Everitt o investigador principal da misso GPB. Doutorou-se pelo Imperial College de Londres em 1959, sob a orientao do prmio Nobel P.M.S.Blackett, de onde seguiu para a universidade da Pennsylvania para trabalhar com hlio lquido. Em 1962, Everitt juntou-se a William Fairbank e Leonard Schiff na universidade de Stanford e tornou-se o primeiro fsico a trabalhar a tempo inteiro na experincia GPB. Os seus esforos zeram avanar o estado da arte em reas to distintas como a criogenia, magnetismo, desenho de telescpio, controlo de sistemas, tcnicas de fabricao de quartzo, metrologia e, acima de tudo, tecnologia de giroscpios. A sua liderana no projecto durou mais de quarenta anos, at ao lanamento da sonda em 20 de Abril de 2004 e o perodo que se seguiu de recolha de dados. Recentemente declarou: Esta foi uma misso tremenda para todos ns. Com a recolha de dados, estamos a proceder deliberadamente para garantir que tudo vericado e re-vericado. A NASA e Stanford podem estar orgulhosos do que atingimos at agora.

24

Para os fsicos e amigos da fsica.


W W W . G A Z E T A D E F I S I C A . S P F. P T

tero em fsica. Tivemos tambm 350 alunos de licenciatura de onze departamentos diferentes da Universidade de Stanford, alguns dos quais zeram depois carreiras muito interessantes. Um deles, Eric Cornell, um aluno de licenciatura da GPB, ganhou o Prmio Nobel da Fsica pela criao experimental do condensado de Bose-Einstein; outra aluna, Sally Ride, tornou-se a primeira mulher astronauta dos EUA. So estes os nossos benefcios indirectos! H, no entanto, benefcios indirectos mais especcos. Poderamos falar da tcnica de ligao qumica, que hoje uma parte fundamental da experincia LISA. Poderamos mencionar o facto de a GPB ter inventado um dispositivo para controlar o hlio lquido no espao, que foi utilizado antes do lanamento da GPB nas misses espaciais IRAS, COBE e ESO Portanto, como que se justica tudo isto? Eu diria que o grande argumento que vale a pena fazer cincia pela cincia. G: Parece-lhe que, no caso de a GPB conrmar a teoria de Einstein, se devem fazer mais testes sobre o efeito de Lense-Thirring ou outros efeitos gravitomagnticos, ou acha que esta histria acaba aqui? FE: A questo de saber se se devem fazer mais testes ter seguramente de depender da natureza dos testes. Suponhamos que conseguamos inventar um novo tipo de giroscpio com um desempenho um milho de vezes superior ao do giroscpio da GPB. Podemos facilmente imaginar as possibilidades muito interessantes que da resultariam. No tenho quaisquer aspiraes a prever o futuro nessa matria. Parece-me, isso sim, que as circunstncias so sempre importantes. Evidentemente, tem de haver sempre um equilbrio entre aquilo que podemos obter e os custos respectivos. E isso, a uma grande escala, muito difcil. H pouco, tentei enquadrar a GPB em termos do oramento da NASA para a cincia (trs mil milhes de dlares por ano), o que nos d alguma perspectiva sobre os custos: os programas espaciais so caros. De que tipo de nova experincia estamos a falar? Seria apenas mais uma experincia espacial? Se eu acho que vale a pena gastar 50 mil milhes de dlares numa nova experincia sobre o efeito de Lense-Thirring? No, a menos que essa experincia tivesse alguma coisa de muito notvel ou envolvesse alguma nova previso. G: J que estamos a falar sobre experincias espaciais, est envolvido, segundo creio, num outro projecto inovador para testar a gravidade relativista, o STEP (Satellite Test of the Equivalence Principle, n.r.). Pode fazer-nos um breve ponto de situao do projecto? FE: Sim, o programa STEP encontra-se neste momento numa fase extremamente interessante. E permita-me que lhe faa um breve resumo dos antecedentes e que lhe explique do que se trata. H j alguns anos, nas dcadas de 70 e 80, tivemos esta ideia, que acabou por se tornar a base de uma

proposta conjunta da Agncia Espacial Europeia (ESA), de colegas europeus e de colegas de Stanford, NASA, com uma contribuio europeia da ESA. Esta ltima deu efectivamente um contributo provisrio, cerca de 38 milhes de dlares para um programa estimado em 170 milhes de dlares, muito mais barato do que a GPB. A proposta acabou por ser convertida numa proposta para os pequenos programas de explorao da NASA e no fomos seleccionados. Isto foi em 2002. Fiquei obviamente insatisfeito por no termos sido seleccionados, mas simultaneamente tambm me pareceu que tinha sido a melhor soluo, porque a verdade que a proposta no estava tecnologicamente preparada. O problema que havia alguns aspectos desagradveis em toda a situao, porque tinha sido prometido nanciamento para o desenvolvimento de tecnologia que acabou por no ser concedido. Mas, dado que no tinha sido concedido, foi mais correcto no seleccionar a proposta para uma dessas pequenas misses de explorao. E, depois de pensarmos melhor, concebemos em conjunto com o Centro Espacial Marshall, da NASA, um programa de desenvolvimento tecnolgico no valor de dezasseis milhes de dlares que possibilitar a construo de um prottipo. esse programa que est a decorrer neste momento: j foram concedidos cerca de 6,5 dos 16,5 milhes acordados e eu irei falar e mostrar alguns resultados do programa na conferncia de quarta-feira (palestra de FE na conferncia GR18, em Sidney, Julho de 2007, n.r.). Entretanto, a ESA, que tinha efectivamente feito um grande esforo para ajudar e percebeu que a NASA no ia avanar, acabou evidentemente por retirar os 38 milhes de dlares de que precisava para outros ns. Est agora a surgir uma nova proposta e h tambm uma nova oportunidade europeia, que se chama Cosmic Horizons. O Tim Summers, que o nosso investigador principal na Europa, est frente dessa nova proposta para uma misso de mais longo prazo, chamada STEP-Tight. Espero que isto, juntamente com o desenvolvimento tecnolgico para o qual conseguimos obter o apoio da NASA, possa conduzir a uma nova misso. Entretanto, alguns dos nossos colegas europeus, franceses, conceberam uma verso temperatura ambiente do microscpio STEP, que ir provavelmente estar pronta em 2010. Se tudo correr bem com o STEP, e no h nada que leve a supor o contrrio, eu avanaria com o seu lanamento para 2012 ou 2013. claro que tudo isto ainda muito hipottico.

Para os fsicos e amigos da fsica.


W W W . G A Z E T A D E F I S I C A . S P F. P T

25

26
entrevista
VOL. 30 N.2/3

Fotografia: Cortesia de Fundao Calouste Gulbenkian

Entrevista a Freeman Dyson


Por Filipe Moura (Traduo: Tnia Rocha)

ENTREVISTA REALIZADA A 26 DE OUTUBRO DE 2007, DURANTE A REALIZAO DA CONFERNCIA A CINCIA TER LIMITES?, QUE TEVE LUGAR NA FUNDAO CALOUSTE GULBENKIAN.
GAZETA: No incio da sua carreira como estudante, comeou por trabalhar para a Royal Air Force na Inglaterra, ao que julgo saber, no foi? FREEMAN DYSON: Sim. G: E ainda no era fsico, mas comeou a trabalhar em Fsica. O que que o levou a isso? FD: Sim, eu trabalhava em Matemtica pura, e continuei na Matemtica pura durante mais alguns anos. Foi depois da guerra que comecei a minha vida como fsico, cerca de dois anos depois da guerra. G: Nessa poca, e mesmo mais tarde, havia a Guerra Fria e todo o esforo para desenvolver a bomba. As pessoas tinham medo da bomba, que um dos lados a conseguisse fazer, que os soviticos zessem a bomba ou os americanos zessem a bomba, mas houve um enorme avano na Fsica. Parece-lhe, comparando com os nossos dias em que felizmente vivemos tempos de paz, que o facto de se estar a tentar desenvolver a bomba nuclear levou a um grande avano na Fsica nuclear? Ou seja, na sua opinio, at que ponto que o facto da bom-

ba ser necessria inuenciou o progresso da Fsica das altas energias? FD: No inuenciou muito. Na verdade, a maior parte da Fsica que foi necessria para fazer a bomba era Fsica de plasmas, no tanto Fsica nuclear. A Fsica nuclear uma rea interessante, mas para construir uma bomba no preciso muito, por isso qualquer Fsica nuclear, e mesmo a Fsica de plasmas, ia muito alm do que era necessrio para fazer bombas. Por volta de 1955, a bomba estava essencialmente acabada, s faltavam pormenores de engenharia, j no era necessria mais cincia, por isso tornou-se irrelevante para a cincia, ao que me parece. G: Mesmo assim, no lhe parece que havia uma maior motivao tecnolgica para trabalhar em Fsica das altas energias e Fsica nuclear do que h nos nossos dias? Qual o objectivo de estudar Fsica das altas energias, no que diz respeito tecnologia e aplicaes? Talvez nessa poca houvesse uma aplicao importante que era a bomba, e tambm a energia nuclear. FD: A energia nuclear uma questo de engenharia. Na verdade, no existe cincia na energia nuclear. O que motiva as pessoas para a Fsica das altas energias sempre a ideia de explorar, e nunca a promessa de que permitir descobrir algo til, simplesmente explorar a natureza para descobrir o que existe. Um exemplo muito conhecido o de Robert Wilson, que estava frente da Fsica de partculas americana, e foi ao Congresso pedir dinheiro para construir novos aceleradores de partculas. Um congressista perguntoulhe se essas mquinas teriam alguma utilidade para a

Para os fsicos e amigos da fsica.


W W W . G A Z E T A D E F I S I C A . S P F. P T

Freeman John Dyson nasceu em 1923 na Inglaterra, e posteriormente naturalizou-se americano. fsico terico e matemtico, conhecido pelo seu trabalho em mecnica quntica, fsica do estado slido, projecto e poltica de armas nucleares, e pela especulao sria em futurismo e conceitos de co cientca, entre os quais a procura de inteligncia extraterrestre. Durante toda a sua vida tem-se oposto ao nacionalismo e proposto o desarmamento nuclear e a cooperao internacional. Em 1947 foi para os Estados Unidos com uma bolsa da Universidade de Cornell, onde se tornou professor de Fsica em 1951. Em 1953 aceitou uma posio no Instituto de Estudos Avanados em Princeton. Em 1957, naturalizou-se cidado dos Estados Unidos. O seu trabalho mais famoso foi, em 1949, a demonstrao da equivalncia das formulaes da electrodinmica quntica que existiam nesse tempo: a formulao diagramtica do integral de caminho de Feynman e o mtodo dos operadores desenvolvido por Julian Schwinger e Sin-Itiro Tomonaga. Dessa demonstrao resultou tambm a inveno da srie de Dyson. Dyson tambm trabalhou em fsica da matria condensada, estudando a transio de fase no modelo de Ising a 1 dimenso e as ondas de spin. Publicou vrias coleces de livros de especulaes e observaes sobre a tecnologia, a cincia e o futuro. Foi galardoado com a medalha Lorentz em 1966 e a medalha Max Planck em 1969. Em 1996 foi-lhe concedido o prmio Lewis Thomas para Escritos sobre Cincia.

Tomonaga, no Japo, que estava mais na teoria de campo quntica tradicional que eu tinha aprendido na Inglaterra, por isso tambm conhecia bem a sua forma de pensar. Veio tudo parar s minhas mos. Eu era a nica pessoa uente nas trs linguagens, por isso no foi muito difcil juntar tudo. G: Diria ento que foi uma questo de sorte? FD: Na sua maior parte, sim. No tive nenhuma ideia nova. O que eu z foi apenas arrumar a matemtica, tornar as coisas mais simples do ponto de vista matemtico, para que fosse algo que qualquer estudante pudesse usar. Eu s organizei a desordem, sicamente o mesmo, mas matematicamente diferente, e eu tornei a matemtica mais simples. EU ACREDITO QUE OS DETECTORES SUBTERRNEOS SO MAIS IMPORTANTES QUE OS ACELERADORES. G: Como compararia a Fsica terica das altas energias desse tempo com a de hoje? FD: claro que era muito mais prxima da experincia do que hoje em dia, essa a maior diferena. Nesse tempo havia experincias que tinham sido feitas nesse mesmo ano e que mediam as propriedades do tomo de hidrognio com muita preciso, e ns tnhamos de nos ajustar s experincias. Esse era o objectivo. A teoria era impulsionada pela experincia e hoje em dia j no assim. Actualmente a Fsica das altas energias praticamente j fez todas as experincias que podia fazer, e por isso que o seu progresso desacelerou tanto. G: Como lhe parece que se pode resolver este problema? FD: Eu acredito que os detectores subterrneos so mais importantes que os aceleradores. O CERN uma boa mquina, o LHC no CERN ser uma boa mquina, mas no tudo, e penso que lhe dada demasiada relevncia apenas por motivos polticos. Na verdade, penso que os grandes progressos viro dos detectores subterrneos. Hoje em dia, os dois pases que esto frente nesta rea so o Canad e o Japo, o que no conhecido do pblico. A Europa cou para trs, e os Estados Unidos tambm caram para trs, o que ridculo. Espero que se venham a construir mais detectores subterrneos, pois creio que a probabilidade de fazer descobertas inesperadas muito maior. Com o colisionador de hadres praticamente s se podem descobrir coisas de que se est espera porque h tantos acontecimentos de fundo desinteressantes. um problema de relao entre sinal e rudo. preciso escrever o software para analisar os acontecimentos, por isso exclui-se tudo excepto aquilo de que se est procura, de modo que s se descobre aquilo de que j se est procura. Com os detectores subterrneos no assim, neste caso os acontecimentos so muito mais raros, por isso pode olhar-se para tudo e muito mais provvel que se encontre algo inesperado. A TEORIA DAS CORDAS BONITA, MAS PENSO QUE MIL E NO DEZ MIL PESSOAS DEVERIAM ESTAR A FAZER TEORIA DE CORDAS. G: De um ponto de vista puramente terico, pensa que as pessoas devem procurar manter-se o mais prximas possvel

defesa nacional, e Wilson respondeu: No, senhor, mas faro que valha mais a pena defender o pas. G: Penso que o seu trabalho mais conhecido como terico das altas energias foi a unicao das trs verses diferentes que havia da electrodinmica quntica. O senhor mostrou que eram compatveis e de certa forma unicou-as. Como que chegou a essa ideia? FD: Por sorte. Calhou de eu estar a estudar na universidade em Cornell, onde Feynman era um jovem professor, por isso conversei bastante com Feynman, que tinha uma verso da electrodinmica quntica que era diferente da dos outros. Por acaso estava l, por isso aprendi-a, e no Vero seguinte fui a uma escola de Vero no Michigan na qual Schwinger foi orador, e assim aprendi tambm a verso de Schwinger com o prprio Schwinger. Fui praticamente a nica pessoa a falar com ambos, apenas por sorte, por isso sabia ambas as linguagens. O terceiro era

Para os fsicos e amigos da fsica.


W W W . G A Z E T A D E F I S I C A . S P F. P T

27

G: Quais so outros pensamentos herticos seus? FD: H muitos. Um deles que a biotecnologia ser domesticada. Falei sobre isso G: Tambm conhecido por um AS ARMAS NUCLEARES num dos meus livros, no no artigo que artigo chamado Heretical thouSO UM PROBLEMA SRIO. referiu. H um livro que eu escrevi mais ghts about science and society. JUNTAR-LHE-IA A SADE recentemente, chamado A Many-ColoPenso que um desses pensamenHUMANA, A POBREZA E red Glass, que fala mais das alteraes tos sobre o aquecimento global. A DESIGUALDADE ENTRE climticas e tambm da domesticao da Discorda de que o aquecimento RICOS E POBRES. biotecnologia. A ideia que o que aconteseja global, isso? ceu ao computador ir acontecer tambm FD: Bem, claro que est fortemente concentrado no biotecnologia, que se tornar domstica, algo que rctico. Fui recentemente Gronelndia, e o aquecimento era toda a gente tem em casa. E isso mudar muito mais a muito maior nessa regio, era extremamente importante para forma como vivemos do que a biotecnologia se que se as pessoas de l. Eles esto muito contentes com o clima fala, que est nas mos das grandes empresas. Toda a mais quente, adoram-no e esperam que continue. gente poder usar a biotecnologia para criar plantas e G: Mas as outras pessoas nos pases mais quentes tambm animais, o que a tornar muito mais simptica. sentem o aquecimento global e no esto assim to contenG: Porque lhe parece que isso ser possvel? tes com ele. FD: Porque est a embaratecer, a car mais pequena FD: No assim to mau. Na verdade, nos trpicos muito mas sobretudo mais barata. O preo dos sintetizapouco, na Europa intermdio, h algum aquecimento, dores de ADN est a diminuir para metade todos os mas no muito. Em geral, o aquecimento maior no Inverno anos, como acontece com os computadores. Isto que no Vero, o que, globalmente, est a tornar a vida mais tornar-se- algo a que toda a gente tem acesso, e confortvel tambm para os seres vivos selvagens. Ao que que as outras pessoas podero comprar. consigo ver, no est a causar danos. G: Pensa que mais nenhuma espcie afectada pelo aquecimento, por a temperatura mdia do planeta estar a aumentar? FD: um aumento muito pequeno, porque a temperatura aumentou de um grau. Em graus Celsius at menos que um grau, portanto muito pequeno. claro que algumas espcies so afectadas, e h efeitos muito visveis no rctico e no Antrctico. de facto um problema. Penso contudo que costuma ser exagerado. um problema, com o qual conseguiremos provavelmente lidar, talvez com algum esforo, mas no um dos grandes problemas. G: Na sua opinio, quais so os maiores problemas? G: A cincia est a tornar-se muito mais interdisciplinar, h uma relao muito maior entre as vrias cincias. Qual , na sua opinio, o papel da Fsica entre todas as outras disciplinas, no que diz respeito a esta interdisciplinaridade? FD: Sobretudo uma ferramenta de construo. claro que a Fsica interessante por si mesma, mas a funo mais importante da Fsica nos prximos cem anos ser provavelmente construir ferramentas para as outras pessoas usarem, sobretudo ferramentas para a Biologia, que o que j est a acontecer, mas ir acontecer ainda mais.

da experincia, ou acha que h outros esforos vlidos, como a teoria de cordas, que muitas vezes no so impelidos pela experincia? O que pensa disto, desta abordagem? FD: Creio que se trata de um problema sociolgico. Ambas as coisas devem ser feitas. claro que se deve promover o estudo especulativo, e tambm se deve incentivar as pessoas a manterem-se prximas da experincia, h lugar para todos. O que me parece perigoso que h dez mil pessoas a trabalhar em teoria de cordas no mundo, hoje em dia h cerca de dez mil jovens completamente especializados em teoria de cordas, e se a moda mudar, se a teoria de cordas for abandonada, ou se pelo contrrio car demonstrada, em ambos os casos estas pessoas no conseguiro arranjar qualquer outro emprego. Isso seria muito mau para as carreiras destes jovens, por isso tenho receio por eles. A teoria de cordas bonita, penso que umas mil pessoas deveriam estar a fazer teoria de cordas, no dez mil.

FD: Com toda a certeza as armas nucleares so um problema muito mais srio, e juntar-lhe-ia tambm a sade humana, a pobreza humana e a desigualdade entre os ricos e os pobres. Estes problemas so muito mais srios. Entristece-me ver que hoje em dia o clima considerado o primeiro dos problemas, acho que um erro. G: Ainda assim, no lhe parece que as geraes futuras podero lamentar-se amargamente se no considerarmos que o clima um problema srio? FD: Pode acontecer. No me julgo infalvel, posso estar errado. Mas penso que haver tempo: se piorar, seremos capazes de lidar com o clima. Por agora, no temos provas de que v acontecer algo de mau.

28

Para os fsicos e amigos da fsica.


W W W . G A Z E T A D E F I S I C A . S P F. P T

29
crnica: fsica divertida
VOL. 30 N.2/3

Arthur C. Clarke: da rbita ao elevador espacial


Carlos Fiolhais

A 16 DE DEZEMBRO PRXIMO O ESCRITOR DE FICO CIENTFICA ARTHUR C. CLARKE VAI, NO SRI LANKA ONDE RESIDE H MUITOS ANOS, SOPRAR 90 VELAS NO SEU BOLO DE ANIVERSRIO.
Quem no viu o lme cujo argumento escreveu com Stanley Kubrick, 2001: Uma Odisseia no Espao? Mas menos gente sabe que formado em Fsica, tendo estudado no Kings College de Londres logo aps a Segunda Guerra Mundial. Durante a guerra serviu o seu pas na Royal Air Force, tendo ajudado no desenvolvimento do radar. Foi em Outubro de 1945, quando tinha apenas 28 anos, que numa revista de electrnica amadora (Wireless World) avanou com uma das maiores ideias das cincias espaciais: o satlite geoestacionrio. O artigo, intitulado Can Rocket Stations Give Worldwide Radio Coverage?, especulava sobre a possibilidade de uma rede de satlites fornecer uma cobertura radiofnica escala mundial. Um satlite geoestacionrio devia situar-se numa rbita especial, a chamada rbita de Clarke. Essa rbita, a cerca de 36 000 km de altitude, est hoje povoada de satlites, no s de comunicaes como de meteorologia. Porqu 36 000 km? s fazer as contas, usando

a segunda lei de Newton e a fora de gravitao universal. Aprende-se na Fsica do 10 ano que um satlite a essa altitude, colocado sobre o equador, demora exactamente um dia a dar a volta a Terra. Como a Terra d uma volta completa nesse tempo, o satlite visto do equador da Terra como estando permanentemente parado. Em 1945 no se sabia que a tecnologia dos satlites s se viria a concretizar com o primeiro Sputnik, em 1957 (fez agora 50 anos). O Sputnik 1 girava a uma rbita a menos de 1000 km e o primeiro satlite geoestacionrio, o Syncom 2, s foi lanado pelos americanos em 1963. O artigo de Clarke no era, portanto, co: era cientco. Hoje h ideias que parecem to lunticas como a rbita de Clarke parecia no m da guerra. Uma das mais curiosas consiste na construo de um elevador espacial, isto , um o estendido na vertical at rbita de Clarke e que se mantenha esticado, a rodar com a Terra pelo facto de a ponta estar em condies geoestacionrias. O o teria de ser muito resistente para permitir levantar objectos para o espao, dispensando os pesados e caros foguetes (em 1945, Clarke previu erradamente foguetes a energia nuclear). H quem tenha proposto nanotubos de carbono, faltando porm saber se essa tecnologia mgica (para Clarke a tecnologia sucientemente avanada indistinguvel da magia). O prprio Clarke descreveu em pormenor o elevador espacial no seu romance de co cientca As Fontes do Paraso (original de 1979; em portugus, Edies 70, 1990) recorrendo a um o de diamante. Situou-o na regio do Sri Lanka, Taprobana para os portugueses dos Descobrimentos. Mais precisamente, na montanha sagrada de Taprobana, onde um templo budista impedia a construo. O elevador espacial talvez um dia se venha a realizar, e no nos levar, como escreveu Cames, alm da Taprobana, mas para cima dela!

Carlos Fiolhais professor da Universidade de Coimbra, sendo director da biblioteca dessa Universidade. um grande divulgador de cincia, autor de muitos livros, nomeadamente Fsica Divertida e Nova Fsica Divertida.

Para os fsicos e amigos da fsica.


W W W . G A Z E T A D E F I S I C A . S P F. P T

30
crnica: pensamentos qunticos
VOL. 30 N.2/3

Cortesia de Jim Al-Khalili

Cala-te enquanto calculas ou cala-te e calcula?


Jim Al-Khalili (Traduo: Ana Sampaio)

PRIMEIRO QUE TUDO, PERMITAM-ME QUE ME APRESENTE: CHAMO-ME JIM AL-KHALILI, SOU FSICO NA UNIVERSIDADE DE SURREY, EM INGLATERRA,
e fui convidado a escrever uma crnica regular nesta revista pela editora da revista. A sua rea de investigao, tal como a minha, a fsica nuclear terica que no exactamente o tipo de coisa de que gostamos de nos gabar nas festas (bem, depende talvez do tipo de festa...). No entanto, passo cerca de metade do meu tempo fora do conforto da vida acadmica, a trabalhar como divulgador da cincia. H muitas coisas interessantes sobre as quais poderia falar aqui, mas parece-me que vou utilizar esta minha primeira crnica para dizer algo sobre a forma como a rea da divulgao das cincias se tem vindo a desenvolver no Reino

Unido. Na realidade, esta uma rea em que os britnicos tomaram agora a dianteira (ao contrrio do futebol). Ao longo dos ltimos anos, o Reino Unido tem vindo a afastar-se daquilo a que se chamava a compreenso pblica da cincia e que signicava, basicamente, que os cientistas davam umas conferncias sobre temas interessantes mas difceis, enquanto a assistncia (pblico em geral, crianas em idade escolar, etc.) cava sentada a ouvir, quais receptculos vazios espera de carem repletos com o conhecimento dos sbios. Esse cenrio actualmente designado por modelo decitrio. Hoje em dia, pelo contrrio, estamos mais interessados naquilo a que se chama o envolvimento pblico na cincia, que reconhece a importncia do processo de dilogo nos dois sentidos. Trata-se

Para os fsicos e amigos da fsica.


W W W . G A Z E T A D E F I S I C A . S P F. P T

de uma constatao essencial num mundo em rpida mudana como o nosso, com as alteraes climticas, a energia nuclear, a gentica, a nanotecnologia, a investigao sobre clulas estaminais e tantas outras questes compreensivelmente preocupantes para as pessoas. Os cientistas britnicos esto agora a comear a perceber que no podem limitar-se a dar conferncias - tm tambm de falar com as pessoas e explicar-lhes aquilo que fazemos e por que razo o fazemos. E nas pessoas incluo tambm os nossos dirigentes polticos. Quando comecei a interessar-me pela divulgao da cincia, h cerca de dez anos, alguns dos meus colegas mais velhos avisaram-me que no era boa ideia. Disseram-me que me devia concentrar na investigao e deixar as actividades de divulgao para outros. Felizmente, no segui os seus conselhos e as mentalidades esto agora a mudar rapidamente. No ano passado, paralelamente publicao de artigos de investigao, actividade docente, participao em comisses e a todas as outras tarefas que os cientistas universitrios to bem conhecem, elaborei e apresentei uma srie de televiso em trs partes para a BBC chamada tomo, que no s foi uma experincia muito graticante e agradvel para mim, mas tambm parece ter tido uma boa recepo por parte do pblico. Embora isto no faa de mim uma celebridade dos media (ainda no me fazem parar na rua para me agradecerem...), revela que falar sobre aquilo que fazemos e por que razo o fazemos queles que esto fora da rea da cincia agora reconhecido como sendo uma parte importante do trabalho do cientista. Foquemo-nos agora em pensamentos qunticos: Tenho uma histria quntica para vos contar. Uma histria que, por incrvel que parea, chegou aos ttulos dos jornais britnicos em Setembro deste ano. Um desses ttulos dizia: Universos paralelos existem realmente, segundo uma descoberta matemtica de cientistas de Oxford. Um outro jornal citava um conceituado cientista norte-americano: Este trabalho ir revelar-se como um dos mais importantes da histria da cincia. Do que se trata, anal? No deveramos ser ns, os cientistas, os primeiros a saber? O leitor, provavelmente, sabe, mas permita-me que prossiga de qualquer modo. Ns sabemos que a mecnica quntica (a teoria e o quadro matemtico que descreve o funcionamento do mundo subatmico) muito estranha. A maior parte dos fsicos aprende simplesmente a viver com a noo de que uma partcula subatmica est em dois locais ao mesmo tempo, ou que gira em dois sentidos ao mesmo tempo, ou que desaparece de um lugar e aparece como por magia, instantaneamente, noutro lugar. Aceitamos isso, porque a

mecnica quntica um grande sucesso. Na verdade, a mais poderosa e importante teoria de toda a cincia. Desenvolvida na dcada de 1920, est na base de toda a fsica, qumica, electrnica e cincia dos materiais modernas. Sem ela, no teramos desenvolvido os semicondutores nem, por consequncia, os microchips, os computadores, os iPods, os telemveis e tanto outros dispositivos electrnicos que hoje em dia nos parecem banais. A verdade, porm, que esta estranheza essencial continua a ser francamente irritante! Por isso, quando ouo dizer que uma demonstrao matemtica conseguiu dar um impulso signicativo a uma das explicaes possveis para aquilo que acontece, no posso deixar de car entusiasmado. que uma das formas de explicar a razo pela qual os objectos no mundo subatmico podem fazer mais do que uma coisa de cada vez (aquilo a que se chama sobreposio) haver mais do que um universo! Sim, eu sei que isto pode parecer um pouco radical, mas o facto que foi proposto, em 1957, por um personagem estranho que dava pelo nome de Hugh Everett III e, desde ento, tem mantido uma minoria el, e crescente, de apoiantes dentro da comunidade dos fsicos. As notcias dos jornais que referiam uma demonstrao matemtica no diziam efectivamente que a ideia dos universos paralelos de Everett est correcta, mas sim que uma das principais objeces que existia a esta ideia foi eliminada. Ainda falta muito para provarmos a existncia de outros mundos. Em que ponto estamos, ento? A verdade que, desde o nascimento da mecnica quntica, temos tentado encontrar uma explicao racional para aquilo que acontece. A maior parte dos fsicos adoptam a atitude pragmtica de ignorar essas preocupaes. A losoa subjacente calate e calcula, o que signica continuar a utilizar a mecnica quntica, em vez de nos preocuparmos com a losoa e a metafsica da coisa. Evidentemente, para muitos de ns, isto no suciente. Eu prero a alternativa cala-te, ENQUANTO calculas, que me deixa a possibilidade de ir vericando quaisquer novas ideias que me possam ajudar a dormir melhor noite. Infelizmente, esta nova ideia sobre aquilo a que se chama a teoria dos muitos mundos no resolve esse meu problema. pena.

Jim Al-Khalili professor de Fsica na Universidade de Surrey, Inglaterra, onde lecciona tambm uma nova disciplina sobre envolvimento pblico na cincia. O seu site na Internet : www.al-khalili.co.uk

Para os fsicos e amigos da fsica.


W W W . G A Z E T A D E F I S I C A . S P F. P T

31

32
notcias
VOL. 30 N.2/3

Notcias
PRMIO NOBEL DA FSICA 2007-11-05 ALBERT FERT, PETER GRNBERG Lus Melo

paralela de camadas ferromagnticas consecutivas. Este efeito foi primeiramente observado em estruturas peridicas (multicamadas) em que as camadas ferromagnticas consecutivas se acoplam antiferromagneticamente atravs da camada paramagntica [1, 2]. Desta forma as camadas ferromagnticas assumem naturalmente magnetizaes alternadas

http://www.fz-juelich.de/portal/gruenberg_e

http://www.trt.thalesgroup.com/ump-cnrs-thales/

O Prmio Nobel da Fsica 2007 foi atribudo a Albert Fert (Frana) e Peter Grnberg (Alemanha) pela descoberta da magneto-resistncia gigante (GMR). Este efeito observa-se em determinado tipo de nanoestruturas magnticas, tendo hoje aplicao corrente nos discos de computador das ltimas geraes. A GMR est na origem do desenvolvimento de uma nova disciplina em rpida expanso conhecida como spintrnica, em que o funcionamento de dispositivos se baseia directamente nas propriedades de spin electrnico. A GMR foi observada pela primeira vez pelos dois premiados independentemente em 1988. A GMR um efeito que pode ser observado em estruturas constitudas por camadas de determinados materiais ferromagnticos separadas por camadas de um metal paramagntico de espessura nanomtrica ou inferior. Neste caso observa-se uma diferena na resistividade da estrutura entre as conguraes de magnetizao paralela e anti-

na ausncia de campo magntico externo. Quando aplicado um campo magntico as magnetizaes alinham-se paralelamente, baixando a resistividade do sistema (Fig. 1). Neste tipo de sistemas a resistividade da congurao antiparalela chega a atingir valores superiores a 65% acima da congurao paralela temperatura ambiente [3], mas os campos necessrios para obter esta ltima so normalmente elevados, o que inviabiliza muitas das potenciais aplicaes. Em outros sistemas desenvolvidos posteriormente, como as vlvulas de spin (spin-valves [4]), este acoplamento evitado, utilizando-se antes diferentes tcnicas para obter camadas ferromagnticas com diferentes campos coercivos (ou seja, com diferentes sensibilidades ao campo magntico aplicado). Desta forma obtm-se camadas cuja magnetizao pode ser modicada

Referncias: [1] G. Binasch, P. Grnberg, F. Saurenbach, W. Zinn, Enhanced magnetoresistance in Fe-Cr layered structures with antiferromagnetic interlayer exchange, Phys. Rev. B39, 4282 (1989). [2] M. N. Baibich, J. M. Broto, A. Fert, F. Nguyen Van Dau, P. Etienne, G. Creuzet, A. Friederich, J. Chazelas, Giant magnetoresistance in Fe(001)/Cr(001) superlattices, Phys. Rev. Lett. 61, 2472 (1988). [3] S.S.P. Parkin, Z.G. Li, D.J. Smith, Giant magnetoresistance in antiferromagnetic Co/Cu multilayers, Appl. Phys. Lett. 58 (23), 2710 (1991).

[4] B. Dieny, V.S. Speriosu, S. Metin, S.S.P. Parkin, B.A. Gurney, P. Baumgart, D,R, Wilhoit, Magnetotransport properties of magnetically soft spin-valve structures, J. Appl. Phys. 69 (8), 4774 Part 2A (1991). [5] P.P. Freitas, J.L. Leal, L.V. Melo, N.J. Oliveira, L. Rodrigues, A.T. Sousa, Spin-valve sensors exchange-biased by ultrathin TbCo lms, Appl. Phys. Lett. 65 (4), 493 (1994). [6] J.J. Sun, V. Soares, P.P. Freitas, Low resistance spin-dependent tunnel junctions deposited with a vacuum break and radio frequency plasma oxidized, Appl. Phys. Lett. 74 (3), 448 (1999).

Para os fsicos e amigos da fsica.


W W W . G A Z E T A D E F I S I C A . S P F. P T

Fig. 1 - Camadas ferromagnticas (F) separadas por camadas paramagnticas (P). A: Alinhamento paralelo das magnetizaes. B: Alinhamento antiparalelo das magnetizaes. Os electres com uma dada polarizao de spin sofrem menor oposio ao seu movimento ao atravessar a(s) camada(s) paramagntica(s) quando encontram sempre camadas ferromagnticas com a mesma orientao da magnetizao, o que s acontece em A.

DESCOBERTA NOVA CAMADA NO MANTO TERRESTRE Filipe Moura

com valores baixos de campo (ditas livres) e camadas que necessitam valores elevados de campo aplicado para alterar a sua magnetizao (ditas presas, ou pinned). este ltimo tipo de sistemas que utilizado correntemente em cabeas de leitura de discos de computador. A GMR tambm se verica em sistemas granulares, em que gros ferromagnticos se encontram embebidos em uma matriz de um material paramagntico. Em Portugal um grupo de investigao no INESC (actualmente no INESC-MN) comeou a trabalhar em sistemas GMR ainda em 1989, tendo vindo a adquirir notoriedade durante os anos 1990 com o desenvolvimento de um novo tipo de spin-valves e dispositivos baseados em spin-valves [5], e posteriormente de sistemas em que a camada de separao um isolador e a corrente entre as camadas ferromagnticas se processa por efeito de tnel (um fenmeno quntico) dependente do spin (STJ, Spin-dependent Tunnelling Junctions [6]).

Albert Fert nasceu em Carcassonne, Frana, em 1938. Estudou na cole Normale Suprieure (Paris) e na Universit de Paris, tendo-se doutorado na Universit de Paris-Sud (1970), onde Professor desde 1976. o Director Cientfico da Unit Mixte de Physique CNRS/Thales (Orsay) desde 1995. Peter Grnberg nasceu em Pilsen (no ento Protectorado Alemo da Bomia e Morvia, actualmente Repblica Checa) em 1939. Estudou na Universidade Johann Wolfgang Goethe em Colnia e na Universidade Tcnica de Darmstadt, onde se doutorou em 1969. Professor na Universidade de Colnia desde 1992 e Investigador do Forschungszentrum Jlich GmbH (Centro de Investigao de Jlich) desde 1972.

Um grupo de fsicos dos EUA e de Frana demonstrou a existncia de uma camada, previamente desconhecida, do manto do interior da Terra. O manto, constitudo por minerais contendo principalmente xidos de silcio e magnsio, divide-se por sua vez em duas partes. O manto inferior, situado na gama de profundidades entre os 650 e os 2900 km e constituindo mais de metade do volume da Terra, distingue-se do manto superior, de profundidades entre 30 e 650 km, por ter uma composio mais rica em ferro e mais estvel quimicamente. A diferente composio qumica inuencia a densidade do manto, que aumenta com a profundidade, medida que este se torna mais rico em ferro. Esta densidade depende dos diferentes estados de spin dos electres nos tomos de ferro, que podem dar origem a uma maior ou menor aglomerao consoante o balano das foras de atraco e repulso entre tomos com spins diferentes. Estes spins deveriam passar gradualmente do estado para cima para o estado para baixo, medida que a profundidade aumenta (e a presso e a temperatura). Mas, num estudo publicado na Science de 21 de Setembro, uma equipa liderada por Jung-Fu Lin do Laboratrio Lawrence Livermore nos EUA descobriu, atravs da espectroscopia de raios X de xidos de ferro e magnsio a altas temperaturas e presses, que esta transio de spin (e variao de densidade) deveria ser muito mais abrupta e concentrar-se numa nova camada, situada entre os 1000 e os 2200 km de profundidade, denominada zona de transio de spin. Estes novos dados sobre a densidade do manto podem dar origem a novas teorias sobre a propagao de ondas ssmicas no interior da Terra, uma vez que a velocidade destas ondas aumenta com a densidade.
Figura: de http://www.llnl.gov/pao/news/news_releases/2007/NR07-09-03.html, crditos de Gyorgy Vanko/KFKI Research Institute for Particle and Nuclear Physics e European Synchrotron Radiation Facility, e Steve Jacobsen/Northwestern University

Para os fsicos e amigos da fsica.


W W W . G A Z E T A D E F I S I C A . S P F. P T

33

PROGRESSOS NO EMARANHAMENTO DE TOMOS PODEM LEVAR COMPUTAO QUNTICA Filipe Moura Um grupo de fsicos da Universidade de Michigan, em Ann Harbor, nos EUA, emaranhou remotamente dois ies atmicos individuais, connados por campos elctricos em caixas diferentes e separados distncia de um metro. Nesta experincia, os cientistas usaram dois tomos de itrbio como bits qunticos (qubits), armazenando informao nas suas conguraes electrnicas. Os tomos foram ento excitados at um nvel de energia superior, usando um laser. Ao regressar a um de dois possveis estados de energia inferior, cada tomo emitiu um foto, cuja frequncia identica o novo estado do tomo emissor. Estes fotes so capturados e conduzidos atravs de bras pticas at se encontrarem, sendo ento detectados e medidas as suas frequncias. Se os tomos se encontrarem em estados diferentes, existem duas possibilidades (tomo A no estado x e B no estado y ou vice-versa). Uma vez que nessa altura impossvel distinguir de que tomo proveio cada foto, a funo de onda do sistema uma sobreposio dessas duas possibilidades. Diz-se que os dois tomos esto emaranhados. O emaranhamento uma propriedade caracterstica da mecnica quntica. Quando dois qubits esto emaranhados, o valor de um qubit revelado sempre que se mede o valor do outro. Esta propriedade est na base da proposta dos computadores qunticos, que podero realizar tarefas impossveis com computadores convencionais, tornando a actual encriptao de dados obsoleta e substituindo-a por uma encriptao quntica, muito mais segura. O resultado mais notvel nesta experincia a distncia a que se conseguiu obter tomos emaranhados. At ento, nunca se conseguira emaranhar tomos isolados a distncias macroscpicas. Para se construrem redes de computadores qunticos, h que emaranhar memrias de qubits remotas. A investigao foi conduzida por Chris Monroe e publicada na edio de 6 de Setembro da revista Nature. ASTRNOMOS ESCLARECEM A ORIGEM DAS SUPERNOVAS Filipe Moura Uma equipa de astrnomos do Observatrio Europeu do Sul descobriu a origem dos sistemas estelares que explodem como supernovas do tipo Ia. Cr-se que supernovas deste tipo so produzidas quando a aco gravitacional de uma estrela an branca atrai material suciente da sua vizinhana para dar origem a uma fuso nuclear em larga escala, resultando numa exploso to brilhante como um bilio de sis. Os astrnomos pensavam que estas exploses, relativamente comuns, tinham associada sempre a mesma quantidade de luz, sendo ento usadas para medir indirectamente distncias csmicas. No entanto, no decorrer da ltima dcada os astrnomos distinguiram pequenas utuaes no brilho destas supernovas, que poderiam afectar o rigor das estimativas de distncia.

No modelo para as supernovas do tipo Ia mais comummente aceite, a an branca, antes de explodir, interage com uma estrela parceira muito maior. De-

Figura: supernova retirada de http://www.techno-science. net/?onglet=news&news=4295, cortesia da ESO.

vido ao campo gravitacional muito forte produzido pela an branca e proximidade das duas estrelas, a estrela parceira perde massa continuamente, alimentando a an branca. Quando a massa da an branca atinge um valor crtico, esta explode. Para tentar obter mais informaes sobre estas exploses e conrmar este modelo, uma equipa de astrnomos liderada por Ferdinando Patat, do Observatrio Europeu do Sul, decidiu procurar sinais da matria absorvida pela an branca na restante matria que a rodeia. A ideia que a estrela dadora expele matria em todas as direces. A matria que no absorvida pela an branca absorve radiao de certos comprimentos de onda. A observao foi realizada durante quatro meses na supernova SN 2006X, que explodiu h 70 milhes de anos-luz na galxia Messier 100, utilizando um espectgrafo montado no telescpio VLT (very large telescope), no Chile. A descoberta mais notvel uma evoluo clara nas linhas de sdio do espectro de absoro ao longo dos quatro meses. Esta alterao no espectro permite aos astrnomos conclurem que a matria que rodeia a an branca no um contnuo, sendo formada por camadas. Este comportamento tpico de ventos de gigantes vermelhas, e permite excluir um modelo alternativo, segundo o qual as supernovas resultariam do colapso de duas ans brancas. O sistema que explodiu seria, portanto, provavelmente constitudo por uma an branca que aspirava gs da sua parceira, uma gigante vermelha, at explodir. Esta a primeira vez que se encontram provas to directas e claras do material que rodeava a an branca. O trabalho foi publicado na revista Science Express no ms de Julho.

34

Para os fsicos e amigos da fsica.


W W W . G A Z E T A D E F I S I C A . S P F. P T

RAIOS CSMICOS ULTRAENERGTICOS PODEM TER ORIGEM EM BURACOS NEGROS Filipe Moura Os raios csmicos ultra-energticos so protes formados em buracos negros no centro de galxias prximas, segundo uma colaborao internacional de cientistas anunciou no princpio deste ms. Descobertos h 95 anos, os raios csmicos so partculas energticas que entram na atmosfera terrestre provenientes do espao sideral. Na sua maioria, tm origem na nossa galxia, em especial no sol. Existe porm uma categoria especial: os raios csmicos ultra-energticos, descobertos em 1963. So as partculas mais energticas conhecidas no universo: cada uma delas tem uma energia de 57 milhes de bilies de electres-volt, equivalente de uma bola de tnis, um murro de um pugilista ou uma bala de um revlver, e cerca de 100 milhes de vezes a energia das partculas produzidas nos maiores aceleradores da Terra. Cada quilmetro quadrado da superfcie terrestre atingido, em mdia, uma vez por sculo por uma destas partculas (protes ou outros ncleos atmicos), que so assim muito raras. Desde a sua descoberta que a sua origem e constituio era um mistrio. E foi esse mistrio que uma equipa de 370 cientistas de 17 pases, entre os quais 12 portugueses, julga ter resolvido. Atravs da observao de 27 destas partculas ultra-energticas, detectadas ao longo de dois anos no maior detector de raios csmicos do mundo, o observatrio Pierre Auger, na Argentina, os cientistas descobriram que estes raios csmicos de alta energia so protes, produzidos por galxias que tm no seu centro buracos negros activos e ejectados no espao intergalctico. Suspeitava-se que proviessem de fora da nossa galxia: com energias to grandes, teriam de ser formados nos eventos mais energticos do universo. A descoberta, publicada no jornal Science, demonstra como estas partculas viajam isoladamente 250 milhes de anos-luz at chegarem Terra.
A equipa portuguesa do LIP coordenada por Mrio Pimenta ( frente, direita) que participou no projecto do Observatrio Pierre Auger. Cortesia de Dirio de Notcias, crditos de Leonardo Negro.

Vai acontecer
Joo Caraa Vai decorrer na Fundao Calouste Gulbenkian, de Dezembro de 2007 a Julho de 2008, um ciclo de conferncias subordinado ao tema Na Fronteira da Cincia.

Cortesia da Fundao Calouste Gulbenkian.

A cincia dedica-se ao estudo dos fenmenos da natureza e das suas interaces. Sendo o universo innito, o processo de o apreendermos, acompanhando o progresso da cincia, no pode parar nem retroceder. A fronteira pula e avana. Mas a cincia tambm um poderoso veculo da cultura das sociedades contemporneas e do exerccio da cidadania. Por este motivo, torna-se necessrio que cada vez se faa mais investigao e em melhores condies. O conhecimento cientco est na base do esprito crtico, da atitude participativa, da vericao sistemtica das condies do funcionamento da realidade de todos os dias. A democracia o nico regime poltico que permite questionar livremente a relao da cincia com a sociedade. Cincia e democracia esto, pois, indissoluvelmente ligadas. Importa assim que todos compreendam os desaos e as perspectivas novas que decorrem das actividades na fronteira da cincia. Essas percepes so um poderoso indicador das oportunidades bem como das diculdades com que se depara a nossa sociedade. A leitura que fazemos do presente com vista ao futuro a utopia que se tornar realidade no intervalo de uma gerao. Torna-se assim to importante falar sobre a cincia como fazer investigao na sua fronteira. este encontro entre a cincia e os cidados que fundamental promover. Para que as suas implicaes sejam claras para todos e para que o gosto pela aventura e pela descoberta perdure como aspirao colectiva. Mais informao disponvel em http://www.gulbenkian.pt/detalhe_coloquio.asp?ID=47

Para os fsicos e amigos da fsica.


W W W . G A Z E T A D E F I S I C A . S P F. P T

35

FSICA 2008
16 CONFERNCIA NACIONAL DE FSICA 17 ENCONTRO IBRICO PARA O ENSINO DA FSICA

Faculdade de Cincias e Tecnologia / Universidade Nova de Lisboa Jos Paulo Santos A Delegao do Sul e Ilhas da Sociedade Portuguesa de Fsica (SPF) est a organizar a 16 Conferncia Nacional de Fsica (CNF) numa perspectiva de divulgao da Fsica. Simultaneamente decorrer o 17 Encontro Ibrico para o Ensino da Fsica, organizado conjuntamente pela Diviso de Educao da SPF e pela congnere da Real Sociedad Espaola de Fisica (RSEF). Os eventos tero lugar na Faculdade de Cincias e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa de 3 a 6 Setembro de 2008. No mbito da CNF, de 3 a 5 de Setembro tero lugar palestras sobre as reas de Fsica Atmica e Molecular, Astrofsica, Fsica Aplicada e Matria Condensada e duas sesses de apresentao de trabalhos no formato de poster. O dia 6 de Setembro (Sbado) ser dedicado ao pblico em geral, nomeadamente aos alunos das Escolas Secundrias e respectivos pais. Alm de palestras sobre temas como a Supercondutividade, Matria e Energia Negra e a Medio o tempo, tero tambm lugar vrias actividades de divulgao cientca e a apresentao de trabalhos por parte de alunos de vrias faixas etrias. A Comisso Organizadora presidida por Jos Paulo Santos (UNL), e constituda tambm por Adelaide Jesus (UNL), Ana Costa (UL), Antnio Paiva (UNL), Clia Henriques (UNL), Fernando Parente (UNL), Joaquim C. N. Pires (UC), Jorge Silva (UNL), Jos Lus Martins (IST), Orlando Teodoro (UNL) e Rui Agostinho (UL). A Comisso Cientca constituda por Antnio S Fonseca (UL), Helder Crespo (UP), Joo Carvalho (LIP), Joaquim C. N. Pires (UC), Jorge Miguel Miranda (UL), Jos Lus Martins (IST), Jos Paulo Santos (UNL), Lus Lemos Alves (IST), Maria do Carmo Lopes (IPO), Rui Agostinho (UL) e Vtor Teodoro (UNL). GIREP 2008 INTERNATIONAL CONFERENCE AND MPTL WORKSHOP
GROUPE INTERNATIONAL DE RECHERCHE SUR LENSEIGNEMENT DE LA PHYSIQUE, CONFERNCIA 2008 13TH WORKSHOP MULTIMEDIA IN PHYSICS TEACHING AND LEARNING

o, Simulao e Medio Vdeo na Educao em Fsica; Uso de Multimdia; Compreenso da Fsica; Inovaes do Curriculum na Fsica Escolar e Universitria; Estratgias para Motivar; Educao dos Professores de Fsica; Fsica e Sociedade e Investigao na Educao em Fsica. Haver uma sesso de apresentao de trabalhos no formato de poster e workshops com demonstraes interactivas e seminrios prticos para professores e investigadores. Mais informao sobre a conferncia, registo, datas importantes e contactos em http://www.ucy.ac.cy/girep2008. ENCONTRO IBRICO DE FSICA ATMICA E MOLECULAR 2008 Jos Paulo Santos A Diviso de Fsica Atmica e Molecular da Sociedade Portuguesa de Fsica est a organizar o Encontro Ibrico de Fsica Atmica e Molecular 2008 (IBER 2008). Este encontro, ter lugar de 7 a 9 de Setembro de 2008 no Hotel de Meli Aldeia dos Capuchos, em Caparica, Lisboa, e o nono de uma srie iniciada tambm em Lisboa em 1994 e que se realiza de dois em dois anos, organizado alternadamente pela Sociedade Portuguesa de Fsica e pela sua congnere espanhola, a Real Sociedad Espaola. As reas cientcas previstas para o encontro de 2008 so: Estrutura Atmica e Molecular, Anlise Espectroscpica, Teoria dos Funcionais de Densidade, Dinmica Molecular, Dinmica dos Processos Elementares, Catlise Assistida por Laser e Espectrometria de Massa. O programa do IBER 2008 inclui nove sesses convidados, dez sesses orais e uma sesso de apresentao de trabalhos no formato de poster. A Comisso Organizadora presidida por Jos Paulo Santos (UNL, Lisboa), e constituda tambm por Jorge Valadares (UAb, Lisboa), Vtor Teodoro (UNL, Lisboa), Carlos Cunha (ES D. Manuel Martins, Setbal), Ceclia Silva (ES23 de Alvide, Cascais), Cremilde Caldeira (ESMC, Monte da Caparica), Filipa Godinho Silva (ES Stuart Carvalhais, Massam), Maria da Graa Santos (ES Dr. JL Morais, Mortgua), Mariana Valente (Uvora), Jos Maria Benavides (IESBPG, Madrid) e Vernica Tricio Gmez (DF UB, Burgos). A Comisso Cientca constituda por Jorge Valadares (UAb, Lisboa), Carmen Carreras Bjar (UNED, Madrid), Guilherme de Almeida (CM, Lisboa), Jos Maria Pastor Benavides (IESBPG, Madrid), Laurinda Leite (UM, Braga), Manuel Yuste Llandrs (UNED, Madrid), Maria Concesa Caballero (UB, Burgos), Maria Helena Caldeira (UC, Coimbra), Maria Odete Valente (UCL, Lisboa), Marlia F. Thomaz (UA, Aveiro), Vernica Tricio Gmez (DF UB, Burgos) e Vtor Teodoro (UNL).

Nicsia, Chipre Tnia Rocha O Learning in Science Group, da Universidade do Chipre, est a organizar a Conferncia internacional GIREP 2008, subordinada ao tema Physics Curriculum Design, Development and Validation. Simultaneamente decorrer o 13 Workshop Multimedia in Physics Teaching and Learning (MPTL). Os eventos tero lugar na Universidade do Chipre de 18 a 22 de Agosto de 2008. As reas abordadas durante a conferncia sero Modela-

36

Para os fsicos e amigos da fsica.


W W W . G A Z E T A D E F I S I C A . S P F. P T

Acontece
O LABORATORIO CHIMICO DA ESCOLA POLITCNICA Marta Loureno
Cortesia do Arquivo do Museu de Cincia; crditos de Paulo Cintra.

Em Maio passado, o Museu de Cincia da Universidade de Lisboa abriu ao pblico o Laboratorio Chimico da Escola Politcnica, aps uma recuperao profunda. O Laboratorio constitui um dos tesouros mais preciosos do Museu e uma das jias do patrimnio cientco europeu. Portugal, de resto, tem a felicidade de dispor de trs magncos laboratrios histricos que tm despertado grande interesse fora de portas: este, da Universidade de Lisboa (sc. XIX); o Laboratorio Chimico da Universidade de Coimbra (sc. XVIII), integrado no Museu da Cincia daquela Universidade; e o Laboratrio de Qumica da Universidade do Porto Ferreira da Silva (incio do sc. XX). Os dois primeiros foram recentemente recuperados e encontram-se abertos ao pblico. O Laboratorio Chimico da Escola Politcnica foi construdo na segunda metade do sc. XIX, imagem dos grandes laboratrios de ensino e investigao europeus. A organizao do espao e do equipamento de inspirao alem. A monumentalidade arquitectnica evidente, quer na implantao em dois pisos, com galeria de varandim em ferro ornamentado, quer no Anteatro anexo, com o seu estilo neoclssico e paredes marmoreadas mo em tons suaves. Extinta a Escola Politcnica e recriada a Universidade de Lisboa em 1911, o Laboratorio Chimico passou a ser utilizado para o ensino e investigao da Faculdade de Cincias at aos nais dos anos 90 (houve ali ensino da qumica at 1998 e investigao at 2000).

Devido aos reagentes perigosos, txicos e explosivos, os bombeiros protegeram o Laboratorio durante o grande incndio que devastou a Faculdade de Cincias em 1978. Por isso este o nico espao do edifcio que mantm intacta a traa oitocentista. Hoje, o Laboratorio Chimico est integrado no Museu de Cincia e constitui um espao privilegiado para exposies, conferncias e outros eventos. De momento, encontra-se em cena a pea O Que Sabemos? Conferncia por R. Feynman, pelo Teatro da Politcnica (ver texto neste nmero, p.38). Entre 16 e 21 de Setembro de 2008 realizar-se- o XXVII Simpsio Anual da Scientic Instrument Commission (International Union for the History and Philosophy of Science). Quando for concluda a recuperao das reas complementares ao Laboratorio, em nais deste ano, o Museu oferecer ao pblico ocinas experimentais de qumica num espao oitocentista autntico, duas reservas visitveis para exposio de uma coleco de mais de 3000 instrumentos e peas de equipamento do prprio Laboratorio, um espao para audiovisuais e lmes e um espao de exposies temporrias que se dedicar, sobretudo, qumica contempornea. O Laboratorio constitui um espao nico do patrimnio cientco de Lisboa. E aguarda a sua visita. Laboratorio Chimico, Museu de Cincia Teras a Sextas: 10-17; Sbados & Domingos: 11-18 Marcaes para grupos, visitas orientadas e informaes: Tel. 213921808 | E-mail: geral@museus.ul.pt

Para os fsicos e amigos da fsica.


W W W . G A Z E T A D E F I S I C A . S P F. P T

37

TEATRO
O QUE SABEMOS? CONFERNCIA DE R. FEYNMAN

Aconteceu
A CINCIA TER LIMITES? IS SCIENCE NEAR ITS LIMITS?
CONFERNCIA

Fundao Calouste Gulbenkian, Lisboa

Crditos de Margarida Dias

Teatro da Politcnica, Laboratorio Chimico, Lisboa Est em cena desde 29 de Setembro at 3 de Fevereiro de 2008, no Laboratorio Chimico da rua da Escola Politcnica (ver texto neste nmero, p.37), em Lisboa, a pea O Que Sabemos? Conferncia por R. Feynman, pelo Teatro da Politcnica. Com argumento baseado no livro QED, de Peter Parnel, encenada por Amndio Pinheiro e produzida pelo Teatro Nacional Dona Maria II, e conta com as participaes dos actores Jlio Martin e Maria Joo Falco. Um professor encontra-se no seu gabinete a preparar uma conferncia e enquanto a prepara, faz um balano da sua vida: a participao no desenvolvimento da bomba atmica, a relao com a msica e com o teatro, a memria da sua primeira mulher, a paixo pela Fsica e por pases desconhecidos. No desenrolar dessa reexo, assombrada pelo espectro da morte, surge uma ex-aluna que o relembra de outras paixes que moldaram a sua forma de sentir-se vivo. Num cenrio histrico, e nico, vamos percorrer com o Nobel da Fsica Richard Feynman investigador e exmio pedagogo que leccionou no Caltech, um dos mais prestigiados institutos de investigao tecnolgica mundiais algumas das descobertas mais signicativas da cincia da segunda metade do sc. XX. Num tom despretensioso, Feynman discorre sobre o modo como estas descobertas alteraram a percepo que temos do mundo, as transformaes que este sofreu e que pode vir a sofrer e sobre as questes essenciais da relao entre cincia, tcnica e tica. At 3 de Fevereiro de 2008 Laboratorio Chimico, Museu de Cincia Rua da Escola Politcnica 56, Lisboa 6 e Sb.21h / Dom.16h | 3 a 6f 11h00 e 15h00 (para escolas, sob marcao) Mais informaes em http://www.teatro-dmaria.pt/Temporada/detalhe.aspx?idc=1122&ids=16.

Cortesia da Fundao Calouste Gulbenkian.

Realizou-se nos dias 25 e 26 de Outubro de 2007 na Fundao Calouste Gulbenkian, em Lisboa, uma conferncia partindo da pergunta A Cincia ter Limites?. Decorreram palestras e debates onde se reectiu sobre a eventual crise ontolgica da cincia, as possveis limitaes para o seu progresso e as perspectivas para o futuro. Se os progressos cientcos tm motivado os avanos da histria desde os tempos pr-socrticos, a Cincia estar agora a entrar num beco sem sada devido s limitaes tcnicas e incapacidade de comprovar novas teorias? (da pgina da conferncia). Durante a conferncia, a Gazeta de Fsica entrevistou o Prof. Freeman Dyson (Institute for Advanced Study, Princeton University), entrevista publicada neste nmero. O debate entre Luis Alvarez-Gaum (CERN, Genebra), Dieter Lst (Ludwig-Maximillians University) e Peter Woit (Columbia University), onde se discutiu a validade das teorias de supercordas, ser publicado no prximo nmero. Para mais informao, consultar a pgina da conferncia, disponvel em: http://www.gulbenkian.org/cienciateralimites/main.htm

Cortesia da Fundao Calouste Gulbenkian.

38

Para os fsicos e amigos da fsica.


W W W . G A Z E T A D E F I S I C A . S P F. P T

39
gazeta ao laboratrio
VOL. 30 N.2/3

http://www.sxc.hu

Que espaos para o ensino das cincias?


Opinio de... Maria da Luz Castro, Professora da Escola Secundria D. Dinis, Lisboa

NUNCA TIVE O PRIVILGIO DE DESFRUTAR DE UM ESPAO DE LABORATRIO CONSTRUDO DE RAZ COM CARACTERSTICAS FLEXVEIS, MAS H MUITO QUE O DESEJO.
A experincia, ainda que incipiente, de h alguns anos da Clinica das Cincias Experimentais (apoio Cincia Viva), na Escola Secundria D. Dinis, veio conrmar-me as vantagens de uma sala exvel permitindo actividades prticas e aulas terico-prticas de CFQ (Cincias Fsicas e Qumicas), utilizao do microscpio digital em Biologia e trabalhos de projecto multidisciplinares. LABORATRIOS FLEXVEIS, MODERNOS E CONFORTVEIS SERIA OURO SOBRE AZUL Acredito e sinto, e pratico dentro do possvel, que as aulas de Fsica e de Qumica fazem mais sentido se permitirem facilmente contextualizar o seu contedo nos objectos e fenmenos reais que so eles prprios o objecto do estudo. As aulas prticas de 135

minutos so no meu entender uma das melhores medidas tomadas na organizao do ensino das CFQ. Laboratrios exveis, modernos e confortveis como locais permanentes das aulas de CFQ, isso seria ouro sobre azul... Acredito que este tipo de laboratrios permitiria: Melhorar e facilitar a organizao das aulas na perspectiva de prticas e terico-prticas, no dia a dia; Rentabilizar materiais, custos, recursos humanos,... Proporcionar um ambiente menos formal do que os laboratrios actuais, condizente com o envolvimento dos alunos que pretendemos seja cada vez mais espontneo nas actividades prtico-laboratoriais caractersticas da actividade em cincia; Rentabilizar melhor o tempo e aumentar a produtividade dos alunos na actividade prtico-laboratorial uma vez que se tornaria uma sala que lhes seria mais familiar e na qual se movimentariam com mais naturalidade e facilidade; Interiorizar melhor nos alunos as caractersticas da natureza da cincia, em particular das suas prticas, e mais naturalmente nestas se envolverem, por ser o espao prprio e permanente das suas aulas de cincias; Ser vantajosamente um espao multidisciplinar: no so as questes cientcas nas reas da sade, do ambiente, dos novos materiais, da biotica, etc. cada vez mais multidisciplinares? Muito pragmaticamente, evitar andar com o material para trs e para diante para as demonstraes em sala de aula sempre que queiramos provocar os fenmenos reais ou mostrar equipamento sob estudo nas aulas que no so catalogadas como prticas. Aguardo ansiosamente por um laboratrio assim...

Para os fsicos e amigos da fsica.


W W W . G A Z E T A D E F I S I C A . S P F. P T

40
gazeta ao laboratrio
VOL. 30 N.2/3

Crditos NASA, http://nix.larc.nasa.gov/info?id=MSFC-0201354&orgid=11

Modernizao dos espaos para o ensino das Cincias no Ensino Secundrio


Teresa Heitor Vitor Duarte Teodoro Joo Fernandes Clara Boavida Trata-se de um conjunto com cerca de 470 escolas, marcado por forte heterogeneidade, em termos de tipologias edicatrias e de qualidade arquitectnica, no qual se considera a interveno num total de 330 escolas at ao ano de 20151. A par de situaes com reconhecido valor patrimonial ou de outras em que foram ensaiadas solues inovadoras em termos espaciais e construtivos, 77% do parque escolar corresponde a construes posteriores a 1970 onde foram aplicados princpios de normalizao, baseados em projectos-tipo. A sua concepo traduz os processos de produo que lhes assistiram, os objectivos educativos e os modelos organizativos perlhados, e os recursos tcnicos e nanceiros disponveis para responder s solicitaes do momento. Na generalidade, denotam sinais vrios de desqualicao fsica e funcional, justicando a necessidade de obras de requalicao. Para alm da correco dos problemas constru-

O PROGRAMA DE MODERNIZAO DAS ESCOLAS DE ENSINO SECUNDRIO, DA RESPONSABILIDADE DO MINISTRIO DA EDUCAO, ACTUALMENTE EM EXECUO PELA PARQUE ESCOLAR EPE, TEM COMO PRINCIPAL OBJECTIVO A REPOSIO DA EFICCIA FSICA, AMBIENTAL E FUNCIONAL DOS EDIFCIOS ESCOLARES.

Os autores fazem parte do grupo multidisciplinar para desenvolvimento de novas solues a aplicar no programa de interveno e requalificao do parque escolar. O grupo coordenado por Teresa Heitor, arquitecta e professora do IST.

Para os fsicos e amigos da fsica.


W W W . G A Z E T A D E F I S I C A . S P F. P T

Crditos Wikimedia Commons, http://commons.wikimedia.org/wiki/Image:ScienceOlympiad.jpg

tivos existentes e da melhoria das condies de habitabilidade, de segurana e de acessibilidade, as intervenes visam a adequao das condies espao-funcionais das escolas s actuais exigncias decorrentes da organizao escolar e curricular e do uso integrado de tecnologias de informao e comunicao, bem como a oferta diversicada de espaos de aprendizagem complementares sala de aula, como o estudo acompanhado, os clubes de cincias, a rea de projecto, etc. Visa-se ancorar as intervenes em torno de objectivos de aprendizagem e ao mesmo tempo recentrar as escolas na comunidade, entendendo-as como um elemento estratgico na construo de uma cultura de aprendizagem e de divulgao de conhecimento, capaz de desenvolver nos cidados uma atitude mais activa face aprendizagem. A QUALIDADE DO ESPAO ESCOLAR PODE INFLUENCIAR ATITUDES E AFECTAR A APRENDIZAGEM Investigaes recentes desenvolvidas em vrios contextos escolares, que suportam ideias comummente generalizadas, mostram que a qualidade do espao escolar pode inuenciar as atitudes e os comportamentos daqueles que o utilizam, afectar a aprendizagem e inuenciar o dilogo e a comunicao alargada entre os vrios membros da comunidade escolar (Fisher, 2000). Neste sentido, dado particular destaque refor-

mulao das reas afectas ao ensino das cincias: fsica, qumica, biologia e geologia. Com efeito, na maioria das escolas portuguesas, estas reas integram exclusivamente espaos de laboratrio associados a salas de preparao e de armazenamento de materiais e equipamentos. Esto em regra posicionadas em zonas do edifcio com acesso limitado e fraca visibilidade face ao conjunto escolar. A par do desgaste fsico a que tm sido sujeitos e da precariedade das redes infra-estruturais, incapazes de responder s exigncias actuais, denotam sinais de obsolescncia funcional derivados da alterao das condies de uso iniciais, da evoluo dos curricula e das prticas experimentais e do recurso a meios computacionais. Ao adoptarem uma organizao espacial rgida, decorrente da utilizao de mobilirio xo, inviabilizam a prtica de diferentes modos de ensino-aprendizagem e dicultam adaptaes a situaes em que se pretende uma aprendizagem mais activa. As medidas agora propostas tm em considerao que a eccia do ensino das cincias est dependente da existncia de espaos prprios, fsica e visualmente acessveis no conjunto do espao escolar e concebidos de modo a permitir diferentes modos de ensino bem como a facilitar o desenvolvimento de trabalho experimental de natureza diversa a par de trabalho de pesquisa individual ou em grupo. Defende-se que, ao criar oportunidades de aprendizagem na rea das cincias, suportadas em ambientes apropriados, adaptveis e estimulantes est-se no s a concorrer para o desempenho educativo, como tambm a contribuir para despertar o interesse e o envolvimento dos alunos para contedos de valncia cientca. Para o desenvolvimento de novas solues a aplicar nas escolas intervencionadas, foi reunida uma equipa multidisciplinar, constituda por arquitectos, investigadores e professores de vrias reas cientcas. O objectivo imediato construir um prottipo que ser instalado numa escola e testado e avaliado em contexto real de modo a permitir correces posteriores. O incio da construo do prottipo est previsto para o primeiro trimestre de 2008. A infograa da pgina seguinte ilustra os aspectos essenciais do prottipo.

1 Correspondendo a um investimento total de 940 milhes de euros, dos quais 60% sero garantidos atravs de financiamento comunitrio (QREN), oramento de estado e autarquias. Os restantes 40% sero garantidos por financiamento bancrio (25%) e por aces de valorizao patrimonial e desenvolvimento de unidades de negcio (15%).

Referncia Fisher, K. (2000). The Impact of School of Design on Student Outcomes and Behaviour, School Issues Digest 1, DETYA, Camberra

Para os fsicos e amigos da fsica.


W W W . G A Z E T A D E F I S I C A . S P F. P T

41

Teresa Heitor, ISTUTL e Parque Escolar E.P.E. Vitor Duarte Teodoro, FCTUNL Joo Fernandes, FCTUNL Clara Boavida, FCTUNL

LABORATRIOS ESCOLARES
Espaos flexveis para aprendizagem activa
Para uma melhor educao em cincias, necessrio haver espaos adequados aos diversos tipos de actividades do dia-a-dia escolar. A presente proposta, enquadrada no projecto de modernizao das escolas secundrias gerido pela Parque Escolar E.P.E., sugere um novo conceito de laboratrio, onde a flexibilidade, o acesso fcil a equipamento e a aprendizagem activa tm um papel central. Porque o espao tambm tem uma mensagem. Princpios
1. Flexibilidade: o espao adaptvel para trabalho de pequenos grupos, para grandes grupos e para trabalho individual ou ainda para trabalho de projecto. Os laboratrios podem ser utilizados para uma nica disciplina cientfica ou tecnolgica ou para todas as disciplinas da rea das cincias, consoante a escolha da escola. Facilidade de acesso a equipamento cientfico: o acesso a material experimental rpido e funcional, quer no laboratrio quer na sala de apoio, com boa visibilidade permitindo a imediata localizao. Multiplicidade: os laboratrios existem aos pares, com uma sala de apoio comum entre ambos, onde colocado equipamento que pode ser partilhado (e.g., hotte mvel; armrio de reagentes, armrio de ferramentas, etc.). Transparncia: paredes de vidro (com estores) entre as trs salas, aumentando o espao de visibilidade e permitindo um maior controlo visual caso seja necessrio. Extenso das reas de apresentao, projeco e suporte discusso: cada laboratrio tem uma teaching wall branca e com portas altas deslizantes, preenchendo toda a parede oposta sala de apoio, com arrumao interior. As mesas, espaosas, so para trs alunos, com tampo altura das bancadas e com bancos altos com apoio lombar permitindo trabalho em p. Ubiquidade das tecnologias de informao: computador porttil tablet PC por cada grupo de trs alunos e para o professor, com ligao Internet sem fios e possibilidade de projeco a partir de qualquer dos computadores. 7. 7. Funcionalidade: h espaos previstos para todas as necessidades de arrumao, incluindo malas e casacos (na antecmara de entrada nos laboratrios). Segurana: todas as salas so construdas respeitando as normas de segurana de laboratrios e incluem equipamento activo de segurana. 8. 3.

Condies funcionais
1. Paredes laterais com bancadas fixas com cinco pontos de gua, calha tcnica e prateleira a toda a extenso. Nove + uma mesas de 0,80 m x 1,80 m, permitindo o trabalho em grupo de trs alunos, altura das bancadas laterais, com bancos elevados, com duas posies de apoio de ps, sem rodas e com apoio lombar. Tampos resistentes aos principais produtos qumicos e ao fogo. As mesas e as bancadas permitem o trabalho em p. Mesas e bancos com ps com calos de borracha, possibilitando o rearranjo rpido e silencioso. Uma das mesas est adaptada para alunos em cadeira de rodas. Equipamento sempre que possvel baseado em conjuntos para vrias experincias, utilizando preferencialmente materiais no quebrveis e resistentes. Alguns equipamentos como, por exemplo, a hotte mvel, so deslocveis da sala de apoio para qualquer dos laboratrios. No caso da hotte, o seu interior visvel de qualquer das faces laterais. Acesso Internet sem fios em todas as salas, para os dez computadores portteis de cada laboratrio e, ou, dos alunos, bem como conexo flexvel para projeco a partir de qualquer computador. Pontos de corrente nas bancadas laterais e suspensos do tecto do laboratrio, permitindo a ligao de computadores portteis e a ligao de equipamento cientfico. Extensa rea de arrumao, atrs da teaching wall, por baixo das bancadas laterais e na sala de apoio, com portas e caixas de equipamento transparentes.

2.

2.

3.

4.

4.

5.

5.

6. 6.

8.

1. Prottipo da arquitectura exterior

laboratrio 1 teaching wall

ll

2. Modelo 3D de par de laboratrios com sala de apoio

flexveis

adaptveis
A

3. Mltiplas disposies do laboratrio

teaching wall

sustentveis
B

C
teaching wall

inclusivos seguros confortveis

D
teaching wall

E
teaching wall

F
teaching wall

teaching wall

cientficos naturais tecnolgicos

G
teaching wall

H
teaching wall

44
vamos experimentar
VOL. 30 N.2/3

Porque rodopia o mbile?


MOVIMENTOS DE CONVECO
Constana Providncia

Material: - papis variados (branco, metalizado ou decorado) - aquecedor ligado - tesoura, linha, agulha, missangas e cordel comprido - frasco de vidro alto e largo, pequeno frasco de vidro e corante alimentar Fotocopia as formas ao lado, uma espiral e dois crculos com golpes para formares duas hlices, uma com quatro ps e outra com oito. Amplia-as se o desejares e transpe-nas para um papel de que tu gostes: pode ser metalizado, branco ou papel para embrulhar prendas. Corta estas formas pelos traos a cheio e dobra os cantos das ps das hlices pelos traos a tracejado de modo a carem perpendiculares hlice. Com a ajuda de uma agulha passa uma linha de cerca de 50cm pelo ponto central indicado a cheio, no esquecendo de dar um grande n na ponta de linha para ela car presa ou, se preferires, de enar uma missanga na ponta do o. Aproxima de um aquecedor a tua espiral ou hlice pendurada na linha de modo a ca por cima do aquecedor a cerca de 20cm. Observa o que se passa! Porque ser que a espiral e as hlices rodopiam formando lindos mbiles? O que que as empurra? E ser que o mesmo sucede a todas as formas? Experimenta inventar outras formas que tambm rodem bem.

NO INVERNO OS DIAS SO CURTOS E FRIOS E FREQUENTEMENTE CHOVE. A ALTURA IDEAL PARA FAZERES ESTA EXPERINCIA EM CASA OU NA TUA SALA DE AULAS. E SER UMA PTIMA IDEIA PARA ENFEITARES A SALA!

Constana Providncia professora da Universidade de Coimbra e tem prestado especial ateno educao cientfica durante a infncia, atravs da realizao de experincias. co-autora e impulsionadora dos livros da srie Cincia a Brincar (Bizncio).

Para os fsicos e amigos da fsica.


W W W . G A Z E T A D E F I S I C A . S P F. P T

O ar aquecido pelo aquecedor que sobe e empurra o papel. Se a sua forma for adequada ele roda.O ar quente sobe porque mais leve que o ar frio, comparando o peso de iguais volumes de ar. s correntes que se formam quando o ar quente sobe chamamos correntes de conveco. Estas correntes so frequentemente aproveitadas pelos pssaros para pairar no ar sem precisarem de bater as asas! Com gua poders facilmente ver o movimento de uma corrente quente a subir, pois estes movimentos tambm ocorrem na gua. Precisas de um frasco de vidro, alto e largo cheio de gua fria e um pequeno frasco cheio de gua bem quente com umas gotas de corante ou tinta. Coloca o frasco pequeno com cuidado no fundo do frasco cheio de gua fria e observa o que se passa. Acabaste de fazer o modelo de um vulco no fundo do mar! A gua quente mais leve do que a gua fria e, por isso, sobe e utua na gua fria. Agora que j percebeste a origem dos movimentos de conveco podes tirar partido delas. Num dia de festa enfeita a tua sala com mbiles por cima dos aquecedores. Basta cortares linhas sucientemente longas de modo que os possas pendurar do tecto da sala, ou de um cordel que xes em dois pontos da sala. Este cordel dever car mais alto que as pessoas para ningum tocar nele com a cabea.

Bibliograa Franois Cherrier, Fsica recreativa, Editorial Verbo, 1977. Constana Providncia, Benilde Costa e Carlos Fiolhais, Cincia a Brincar 3: descobre a gua, Editorial Bizncio, 2003.

Para os fsicos e amigos da fsica.


W W W . G A Z E T A D E F I S I C A . S P F. P T

45

46
histrias e estrias
VOL. 30 N.2/3

Experincia Trinity: a primeira exploso atmica

O cogumelo e a ma
Gonalo Figueira

NO DIA 16 DE JULHO DE 1945 UM GRUPO RESTRITO DE CIENTISTAS ASSISTIU AO NASCIMENTO DA ERA NUCLEAR, COM A DETONAO DA PRIMEIRA BOMBA ATMICA NUM LUGAR REMOTO DO DESERTO DO NOVO MXICO.
Entre estes, o fsico J. Robert Oppenheimer, lder do projecto Manhattan, e responsvel mximo pelo sucesso tcnico da demonstrao. medida que se erguia um imenso e tenebroso cogumelo de fumo, Oppenheimer recordou-se de um verso do poema hindu Bhagavad Gita: Tornei-me a morte, destruidora de mundos. Alm de apropriada, a famosa citao no foi acidental. Ele admitiu que o antigo poema teve uma profunda inuncia na sua losoa de vida chegou a aprender snscrito para o poder ler no original e dele conseguiu obter a determinao para completar o desenvolvimento da bomba, sem vacilaes morais. Este carcter forte e seguro contrasta radicalmente com o jovem Oppenheimer de duas dcadas antes. Em 1926, depois de uma brilhante licenciatura em Harvard, rumava Europa ento a Meca da fsica e estudava em Cambridge no grupo de J. J. Thomson. A trabalhar num laboratrio, a sua inaptido experimental colidia com os seus sonhos de grandeza, deixando-o amargamente deprimido, ao ponto de se rebolar pelo cho a chorar em desespero. Numas frias outonais na Crsega, aps uma conversa losco-literria sobre crime e castigo, confessou a dois estupefactos colegas que, antes de partir, tinha envenenado uma ma com produtos txicos e posto-a na mesa de Peter Blackett, um professor no mesmo laboratrio. Este futuro Prmio Nobel era um experimentalista exmio, reputado, e um homem elegante personicando tudo o que Oppenheimer ambicionava, e germinando neste a frustrao e o dio. Arrependido, regressou a correr a Cambridge, para descobrir Blackett so e salvo quer porque o plano tinha sido descoberto, quer porque nunca tinha passado de um delrio edipiano certo que o (rico) pai Oppenheimer teve que intervir para livrar o lho de um processo judicial, e este acabou condenado a sesses de psiquiatria, onde lhe foi diagnosticada esquizofrenia e vaticinado um futuro nada promissor. Pelo contrrio, o incidente serviu para que descobrisse a sua verdadeira vocao a fsica terica e, depois de outras paragens pela Europa, regressou aos Estados Unidos, onde teve um papel preponderante no crescimento e armao mundial do pas como lder em fsica. Este ter sido, sem dvida, o episdio mais bizarro de uma vida notvel e agitada parte, claro, do desenvolvimento da bomba. Entre um e outro, o homem que admitiu no sentir remorsos pela morte de centenas de milhares de japoneses, foi um dia um rapaz que sentiu culpa por uma ma envenenada.
Referncias: James A. Hijiya, The Gita of J. Robert Oppenheimer, Proc. Am. Phil. Soc. 144, 123-167 (2000)

Para os fsicos e amigos da fsica.


W W W . G A Z E T A D E F I S I C A . S P F. P T

47
ERA ASTROFSICA E INVESTIGADORA DO INSTITUTO DE INVESTIGAO ESPACIAL EM MOSCOVO. FOI DEPOIS PRESIDENTE DO PARLAMENTO ESTNIO, ENTRE 2003-2006, TENDO SIDO ELEITA DE NOVO PRESIDENTE EM 2007. VISITOU LISBOA A 20 DE SETEMBRO, OCASIO EM QUE SE REALIZOU ESTA ENTREVISTA.
por dentro e por fora
VOL. 30 N.2/3

Entrevista a Ene Ergma


Por Gonalo Figueira e Teresa Pea (Traduo: Ana Sampaio) P. Numa entrevista recente, armou que a vida no sculo XXI est muito intimamente ligada cincia e esta uma tendncia crescente. por isso que precisamos de cientistas no parlamento. Quais lhe parecem ter sido os seus maiores sucessos, enquanto cientista no Parlamento Estnio? R. Talvez a primeira coisa que eu z, a adeso ESA, a Agncia Espacial Europeia. H um ano, eu presidia ao chamado grupo especial de investigao espacial e tivemos de trabalhar muito para aderir rapidamente ESA, porque no muito fcil convencer os nossos dirigentes de que a Estnia deve tambm participar nos grandes projectos. Por um lado, a ESA um projecto de investigao, mas, por outro lado, tambm um projecto que envolve comunicaes e muitas outras coisas que podem ajudar a melhorar a vida das pessoas. E evidentemente eu, que agora sei um pouco mais de poltica, mas tambm tenho uma formao cientca, tenho de tentar explicar como poderemos utilizar a ESA em benefcio da Estnia. Nunca se pensa, por exemplo, na importncia das telecomunicaes. Ningum pensa sobre isso usamos os nossos telemveis e camos muito satisfeitos com isso, mas tambm temos de tentar estar ao nvel da alta tecnologia. Houve um outro projecto meu que foi muito importante tentei aumentar o interesse dos jovens pela

fsica, pela matemtica, pelas cincias naturais, pela engenharia No sei como em Portugal, mas na Estnia, os jovens acham que melhor enveredarem pelos negcios e ganharem dinheiro rapidamente. Mas ns crimos um curso de fsica especial para alunos da Estnia. Trata-se de ensinar coisas muito interessantes e muito simples e eles assim percebem que a fsica no to difcil quanto parece. P. O que lhe parece mais fascinante: as leis da fsica ou as leis do parlamento? R. (risos) No me faa essa pergunta... A resposta as leis da fsica, porque so algo que no podemos mudar! Mas, por exemplo, se estamos a fazer uma experincia e os resultados se afastam muito das previses tericas, isso signica que ou vamos receber o Prmio Nobel ou estamos completamente enganados! P. Publicou artigos e fez conferncias quando era j Presidente do Parlamento Estnio como que consegue conciliar as suas carreiras cientca e poltica? R. A verdade que neste momento no estou a fazer investigao cientca. impossvel. Mas mantenho-me informada sobre as questes. impossvel conciliar a investigao e a poltica: ambas exigem uma dedicao total. P. Sabemos que esteve envolvida num grupo de trabalho para estudar o papel das mulheres na cincia. Na sua opinio, a situao das mulheres melhorou (por exemplo, o nmero relativo de mulheres em certas reas)? E os decisores polticos esto a tomar medidas adequadas? R. Parece-me que todos os nossos colegas homens devem recordar uma coisa. As nossas colegas mulheres, enquanto criam os lhos, esto a perder algum tempo til para o seu trabalho. E tm de ser trazidas para o mesmo nvel de possibilidades, talvez concedendo-lhes mais bolsas ou qualquer outro encorajamento para as incentivar a prosseguir a investigao.

Para os fsicos e amigos da fsica.


W W W . G A Z E T A D E F I S I C A . S P F. P T

sala de professores
VOL. 30 N.2/3

Videos para o Ensino da Fsica e da Qumica


Gonalo Figueira

SE OS ADOLESCENTES PASSAM MUITO TEMPO A NAVEGAR NA INTERNET, POR QUE NO APROVEITAR PARA OS INCENTIVAR A APRENDER FSICA E QUMICA ATRAVS DESSE MEIO?
esse o desao empreendido pelo stio web portugus Vdeos para o Ensino da Fsica e da Qumica*. O autor, Carlos Portela, professor do Departamento de Cincias Fsico-Qumicas da Escola Secundria c/ 3 CEB Dr. Joaquim de Carvalho, na Figueira da Foz. Nesta pgina podemos encontrar dezenas de vdeos recolhidos na internet, a maioria dos quais falados ou legendados em portugus, sobre temas e demonstraes de fsica e qumica. Muitos so trabalhos de estudantes no mbito de disciplinas escolares. Os vdeos esto organizados de acordo com o ano de escolaridade do 7 ao 12 e tambm por temas, da energia, luz e som, relatividade geral e fsica quntica. O autor tem a seu cargo

a seleco, organizao e anotao dos vdeos, que faz de forma criteriosa: Existem actualmente muitos recursos digitais gratuitos disponveis na Internet, mas encontram-se dispersos num universo cada vez maior e onde cada vez mais difcil separar o trigo do joio. Esta pgina web constitui-se como uma pequena contribuio para a inventariao de alguns desses recursos. O Prof. Carlos Portela j era adepto de uma aprendizagem apoiada por contedos multimdia: A pgina surgiu como resultado dos recursos de ensino que utilizo com os meus alunos, quer em contexto de sala de aula quer em actividades em ambiente computacional. Alguns destes vdeos foram utilizados em actividades formativas, sobretudo minitestes, que desenvolvi numa plataforma Moodle em que interajo com os meus alunos. A partir de um certo momento considerei que seria bom partilhar esses recursos com a comunidade educativa. A pgina registou mais de 6000 visitas nos primeiros trs meses (desde Junho de 2007), sobretudo de Portugal e do Brasil. Na Gazeta de Fsica online, www.gazetadesica.spf.pt encontrar uma entrevista com o Prof. Carlos Portela. * http://ensinosicaquimica.blogspot.com

Para os fsicos e amigos da fsica.


W W W . G A Z E T A D E F I S I C A . S P F. P T

Fonte: http://ensinofisicaquimica.blogspot.com

48

Cartoons
Cortesia da European Physical Society (EPS).

49
cartoons
VOL. 30 N.2/3

Veja as respostas em:

W W W . G A Z E T A D E F I S I C A . S P F. P T
A Gazeta de Fsica online ir publicar regularmente cartoons que desaam os leitores com uma pergunta. Na semana seguinte publicao dos cartoons as respostas correspondentes estaro disponveis tambm online.

O que o rasto branco deixado por um avio em pleno voo?

Aps a marcao de um livre no futebol, por que que s vezes a bola se desvia para um dos lados?
Para os fsicos e amigos da fsica.
W W W . G A Z E T A D E F I S I C A . S P F. P T

50
livros e multimdia
VOL. 30 N.2/3

Histrias da Luz e das cores


LUS MIGUEL BERNARDO EDITORA DA UNIVERSIDADE DO PORTO, 2007
Gonalo Figueira

O sculo XIX foi uma era dourada para a ptica. Do ponto de vista do estado dos conhecimentos, podemos enquadrar rigorosamente o perodo entre dois acontecimentos-chave, de certo modo complementares: a descoberta da interferncia da luz (Young, 1801), que inclinou a balana a favor da teoria ondulatria, e a proposta de quantizao da emisso luminosa (Planck, 1900), que equilibrou os conceitos, ao demonstrar que a luz podia tambm exibir uma natureza corpuscular. Pelo meio cou um grande nmero de descobertas e desenvolvimentos que, ainda hoje, denem esta cincia: a descoberta das riscas espectrais, a interpretao da difraco com base na teoria ondulatria, a expanso do espectro electromagntico ao infravermelho, ultravioleta e raios-x, a unicao dos fenmenos pticos e electromagnticos por intermdio de Maxwell, e o efeito fotoelctrico, entre outros. O nmero e variedade de instrumentos cientcos inventados ou aperfeioados e baseados em fenmenos pticos foram igualmente amplos, salientando-se os grandes telescpios, o binculo, espectrmetros, interfermetros, e a disseminao da iluminao elctrica. Tambm data desta poca a inveno da fotograa, que conheceria um xito sem precedentes junto do pblico, bem como pequenos aparelhos de diverso, como o caleidoscpio e o estereoscpio, que contriburam para o deslumbramento novecentista com as maravilhas da cincia. A sensao de progresso foi tal que um comentador armava no nal do sculo que para o saber humano, na sua globalidade, nenhuma rea da cincia contribuiu mais do que a ptica. deste progresso que nos d conta o segundo volume das Histrias da Luz e das Cores, da autoria de Lus Miguel Bernardo, e editado em Setembro pela Editora da Universidade do Porto, alma mater do autor, onde Professor Ca-

tedrtico e especialista em ptica contempornea. O primeiro volume, j comentado nestas pginas (ver Gazeta de Fsica Vol. 28, N 4 de Outubro de 2005), abarca o perodo desde a antiguidade at ao sculo XIX, e o ltimo da trilogia, a lanar em breve, ser integralmente dedicado ao sculo XX. No de mais reforar as mesmas ideias que j tinham sido expressas a propsito do primeiro volume: esta obra, de uma dimenso e profundidade raras entre ns, quer pelo mero tamanho (500 pginas), quer pela diversidade dos temas abrangidos, quer pela imensido de fontes consultadas e referncias (mais de 1300 notas!), quer, enm, pela genuna capacidade de inspirar e despertar a curiosidade aos leitores, uma adio indispensvel biblioteca de todos aqueles que se interessam por cincia e cultura, de um modo geral. A escolha do plural para o ttulo da obra no acidental; mais do que uma narrao linear e convencional atravs da qual deslam nomes, acontecimentos e datas, estes volumes so, sobretudo, uma colectnea de histrias, organizadas por temas unicadores se tal possvel, tendo em conta a imensa variedade do assunto. No presente volume, temos a sexta (Desenvolvimentos e inovaes nas tcnicas e tecnologias pticas durante o sculo XIX) e stima (As tecnologias pticas da imagem e da comunicao no sculo XIX) partes do todo, cada uma ainda subdividida em captulos. O contedo , pois, fortemente orientado para as aplicaes, mais do que para as teorias. Os protagonistas so os instrumentos e as tcnicas, os seus criadores, e o seu impacto junto dos cientistas, das pessoas e das sociedades. Para quem no conhece o primeiro volume, ser certamente uma surpresa agradvel constatar que se pode pegar em qualquer captulo ao acaso e l-lo de forma independente mas convm advertir que a elegncia da escrita do autor e o impulso da curiosidade do leitor so sucientes para tornar

Para os fsicos e amigos da fsica.


W W W . G A Z E T A D E F I S I C A . S P F. P T

Porque que o mar azul? E outras 101 Questes sobre a Cincia do dia-a-dia
MICK OHARE (EDITOR), NEW SCIENTIST - CASA DAS LETRAS, 2007
Gonalo Figueira H muitos e felizes exemplos de livros de divulgao cientca, tanto portugueses como estrangeiros, que partilham o formato de dilogo ou pergunta-e-resposta, para ilustrar os princpios cientcos presentes nas pequenas e grandes coisas do dia-a-dia. O nosso Rmulo de Carvalho assim fez o seu dedicado Fsica, o qual, passados quarenta anos, continua a encantar geraes de leitores. Nesta perspectiva, podemos legitimamente perguntar-nos que contributo original poder trazer mais este livro, cujo ttulo pouco auspicioso parece conden-lo a ser uma mera revisitao de explicaes de meia dzia de linhas, de pouco interesse para o leitor mais informado. Ora parece-me que esta impresso se poderia ter evitado caso tivesse havido o bom senso de manter o ttulo do original ingls (ou o seu esprito): Does anything eat wasps? (H alguma coisa que coma vespas?). Mais invulgar e inesperado, e mais de acordo com os contedos. Porque, por exemplo, no encontramos aqui explicado o conceito da impulso dos lquidos, mas temos vrias propostas razoveis para averiguar se possvel surfar numa encosta de lava. A propsito, adverte o livro, uma chuva de cinzas vulcnicas uma excelente opo (entre vrias outras) para os leitores interessados em tornarem-se fsseis. J aqueles que alguma vez se perguntaram se possvel viver apenas base de cerveja tambm tm aqui a resposta bem como uma til anlise da qumica da ressaca e conselhos sobre como contorn-la. Por m, no que respeita a iluses pticas, ser decerto do agrado das leitoras perceber porque que as calas pretas as fazem parecer mais magras... Estas breves amostras devero ser sucientes para transmitir o tom geral, entre o srio e o ligeiro, o intrigante e o insensato, mas sempre abordado duma perspectiva cientca. De facto, o livro tem a chancela da revista New Scientist, e as perguntas, feitas pelos leitores da coluna The Last Word, so respondidas por peritos conceituados, que certamente tiveram que pensar muito fora-da-caixa para lidar com algumas delas ou, como bem sintetizou o jornal Scotland on Sunday, faa uma pergunta estpida e receba uma resposta inteligente. E aqui reside o mrito desta obra: na capacidade de provocar, e tambm de revelar que, muitas vezes, as preocupaes das pessoas comuns com a cincia do dia-a-dia no so as mesmas dos cientistas

contagiante todo o livro. De facto, alm dos assuntos que seria de esperar encontrarmos neste tipo de obra, como os que enumerei no incio, no demora muito a percebermos que a erudio de Lus Miguel Bernardo se estende para alm da ptica: por exemplo, ao discutir as limitaes dos telescpios, encontramos aqui uma descrio do episdio dos ilusrios canais de Marte, que causou grande excitao ao ser a primeira prova de vida inteligente fora da Terra; ou ento, quando so discutidas as primeiras aplicaes de efeitos especiais fotogrcos, encontramos vrias pginas dedicadas fraude da fotograa esprita, que causou idntica excitao (mesmo em mentes supostamente iluminadas) por motivos ans. Tais temas, provavelmente no se encaixando num livro de histria da cincia de formato linear, so aqui justamente enquadrados pelo impacto cultural no desprezvel que tiveram na poca, tendo subjacente a ptica. igualmente de realar a meritria recuperao de cientistas portugueses que tiveram contributos notveis para o seu tempo, vindo depois a cair no esquecimento histrico. Este livro pode assim servir de ponto de partida para a descoberta dos fantsticos pireliforos do Pe. Himalaya, ou para desvendar, no certamente sem espanto para muitos, os trabalhos precursores de Adriano de Paiva no domnio da televiso, por volta de 1880. Permitam-me terminar com uma comparao tomando palavras emprestadas ao autor, quando elogia a forte componente cultural dos cientistas do sculo XIX, que os coloca num lugar privilegiado entre os lsofos escolsticos ou naturais que sabiam quase nada de quase tudo e os cientistas contemporneos que sabem quase tudo de quase nada. Creio que este livro, fruto de um imenso trabalho e inserido num esprito idntico, atinge o mesmo elegante equilbrio, e a melhor homenagem a esses cientistas e s suas obras.

Para os fsicos e amigos da fsica.


W W W . G A Z E T A D E F I S I C A . S P F. P T

51

52
onda e corpsculo
VOL. 30 N.2/3

Nova Lei, novo Futuro?


Teresa Pea

NO PASSADO MS DE SETEMBRO FOI PUBLICADA EM DIRIO DA REPBLICA A LEI N 62/2007, PROMULGADA A 23 DE AGOSTO, CONTENDO 185 ARTIGOS QUE ESTABELECEM UM NOVO REGIME JURDICO PARA AS INSTITUIES DE ENSINO SUPERIOR.
Numa s lei integram-se os princpios e regimes aplicveis a instituies do ensino superior pblico, particular e cooperativo, as universidades e institutos politcnicos. A lei dene um novo sistema de funcionamento destas instituies, com intervenes profundas nas suas estruturas, atribuies e competncias orgnicas, bem como nos respectivos processos de scalizao. A lei veio partir a loua. No mnimo, aqueceu o ltimo Vero nas instituies de ensino superior portuguesas. impossvel no concordar que a lei traz maior leveza, pelo menos em nmero de pessoas envolvidas, e maior responsabilizao, para a gesto das universidades. Mas no resto as opinies dividiram-se. Para uns, a lei, de forma inovadora, pode permitir exibilizar e dinamizar, tornar as instituies mais geis e autnomas no que respeita sua gesto nanceira, patrimonial e de pessoal. Outros, ao contrrio, desconam dos resultados da lei. Neste campo h subdivises: uns vem mais os vcios do mercado e os riscos de desinvestimento estatal, outros, as ameaas de controlo governamental. Ser possvel ver mais depois de cada universidade concretizar os seus estatutos. De facto, partida a loua, com o arrefecimento do Outono entrou-se em fase acelerada de (re)construo, ou de pelo menos (re)concepo, de um novo ciclo, pois, segundo o artigo 172, no prazo de oito meses a contar da entrada em vigor da presente lei, as instituies de ensino superior devem proceder reviso dos seus estatutos, de modo a conform-los com o novo regime legal. Nesse sentido foram iniciados, e mesmo j realizados, processos eleitorais em vrias universidades para constituir as respectivas Assembleias Estatutrias. A lei prev a insero, estranha at agora nas instituies universitrias e politcnicas em Portugal, da sociedade exterior intelectuais, empresrios... em rgos de deciso estratgica. A abertura das instituies universitrias ao mundo exterior permitiu indiscutivelmente realidades notveis, por exemplo, nos Estados Unidos, onde existe a tradio e cultura optimista de acreditar na inovao e na criatividade e originalidade individuais, e por conseguinte, tambm a abertura recproca do mundo exterior s universidades. Esta ideia inspiradora. Exige em Portugal um caminho a percorrer nos dois sentidos: das universidades para o exterior e do exterior para as universidades.

A lei, no seu artigo 129, cria a possibilidade de transformao das instituies de ensino pblicas em instituies pblicas de natureza fundacional, isto , em fundaes pblicas com regime de direito privado. O ponto 2 do artigo 134 estabelece que O regime de direito privado no prejudica a aplicao dos princpios constitucionais respeitantes Administrao Pblica, nomeadamente a prossecuo do interesse pblico, bem como os princpios da igualdade, da imparcialidade, da justia e da proporcionalidade. Um dos novos rgos do governo das instituies universitrias, o Conselho Geral, a quem compete, segundo a alnea b) do artigo 82, Aprovar as linhas gerais de orientao da instituio no plano cientfico, pedaggico, financeiro e patrimonial, constitudo, em pelo menos 30% dos seus membros, por personalidades de referido mrito no pertencentes ou que no se encontrem ao servio da instituio (artigo 81, ponto 2).

Para os fsicos e amigos da fsica.


W W W . G A Z E T A D E F I S I C A . S P F. P T

Laboratorio Chimico, Museu de Cincia

Museus da Politcnica Universidade de Lisboa Rua da Escola Politcnica, 56 Informaes: 21 392 18 08


(ver artigo na p. 37)

anos 61

de Gazeta de Fsica

Anda mungkin juga menyukai