Anda di halaman 1dari 34

16

Auditoria dos Estoques


16.1 Objetivo
A auditoria dos estoques tem a finalidade de: a. determinar sua existncia, que poder estar na companhia, em custdia com terceiros ou em trnsito; b. determinar se pertencente companhia; c. d. determinar se foram aplicados os princpios de contabilidade geralmente aceitos, em bases uniformes; determinar a existncia de estoques penhorados ou dados em garantia; e

e. determinar se esto corretamente classificados nas demonstraes financeiras e se as divulgaes cabveis foram expostas por notas explicativas.

16.2 Reviso do controle interno


A reviso do controle tem por objetivo fornecer ao auditor a base para a determinaodo escopo de trabalho, os procedimentos a utilizar, a data e a extenso dos trabalhos. Cada companhia como uma entidade diferente estabelece o controle interno de acordo com suas reais necessidades e baseada na materialidade envolvida, pessoal existente e nmero de itens em estoque. Muito embora isto seja varivel de companhia para companhia, a administrao deve estabelecer os controles internos que lhe concedam alguma segurana para efeito de sua gesto. Entre outros, seguem alguns exemplos de fortalecimento de controle interno que podemser utilizados pelas companhias: segregao de funes entre a guarda fsica dos estoques e a de contabilizao; autorizao de compra por pessoa de nvel;

294

EXECUO DAS AUDITORIAS

. . . . . . . . . .

utilizao de coleta de preos para compras; utilizao de requisio de materiais para produo; apontamentos das horas trabalhadas na produo; registro perptuo do estoque; determinao de ponto mnimo de estoque; conciliao peridica entre o registro perptuo e o razo sinttico de estoques; contagens rotativas de estoques; sistema de custo integrado contabilidade; segregao de funes entre o setor de compras e o de recebimento; e contagem fsica quando da recepo e emisso de documento comprobatrio.

16.3

Procedimentos de auditoria

Os procedimentos de auditoria a serem utilizados so dependentes da efetividade do controle interno e da materialidade envolvida. Seguem abaixo alguns procedimentos ilustrativos que podero ser utilizados durante a execuo dos trabalhos de auditoria: contagem de estoques de matrias-primas, processo, aca-

a. Examefsico

{ bados e materiais em consignao ou com terceiros.

Confirmao

confirmao de estoques com terceiros; confirmao de estoques de terceiros; confirmao de estoques em consignao. exame documental das notas fiscais por compra e pagamentos; exame de contratos de compra e venda; exame documental das apropriaes de matrias-primas e mo-de-obra; exame de atas e assemblias. soma da contagem de estoques; clculos das quantidades pelo preo unitrio; clculos dos impostos; apropriao das despesas gerais de fabricao. exame da conta de razo de produtos acabados; exame da conta de razo de importaes em trnsito; exame das ordens de fabricao; follow-up das contagens fsicas.

c. Documentos originais

d. Clculos

j j

a. Escriturao

AUDITORIA DOSESTOQUES

295

f. Investigao

exameminuciosodas ordensde fabricaoem aberto; exameminuciosodo registroperptuo; j exame detalhado da comprase vendas. examedo cut-offde documentao de compra; inquritosobrea existnciade produtosmorososou obso-

g. Inqurito
1

letos. do variao saldode estoque;

h. Registros auxiliares i. Correlao

{ examedas ordensde produo/fabricao. relacionamento comprascom baixa de estoques; das { relacionamento das vendas com aos fornecedores.
exame do registro perptuo de estoques;

j.

Observao

observao dos princpios de contabilidade; ! ctassificao de estoques morosos ou obsoletos. contas; observao adequada

16.4

Orientao

o exame de auditoria efetuado na rea de estoques tem por finalidade atingir os objetivos previamente determinados. Definido isto, o programa de auditoria deve ser considerado para evitar trabalhos desnecessrios ou enfoque incorreto. Entretanto, o auditor deve ter a mente aberta para no se guiar cegamente pelo programa e deixar passar assuntos e problemas importantes no previstos no programa. Caso isto ocorra, o programa original deve ser modificado para atingir os itens no programados inicialmente.
A seleo e a data de aplicao dos procedimentos de auditoria devem estar definidas com base na eficincia dos controles internos e na materialidade envolvida. Quando os controles internos sobre os estoques forem considerados adequados, os exames de auditoria podem ser realizados em data anterior do encerramento das demonstrao financeiras, executando-se procedimentos alternativos entre a data auditada e a de final de ano, para certificar-se da veracidade do saldo final. A rea de estoques, em verdade, constitui o maior desafio ao auditor, pois geralmente envolve o ativo circulante de maior importncia, e qualquer erro influi diretamente no resultado. Muito embora esse erro seja compensvel quase de imediato, o exerccio em exame estar incorreto, prejudicando o princpio de competncia de exerccios e, conseqentemente, o resultado do ano e patrimnio lquido. Entre os cuidados que o auditor deve tomar em relao rea de estoques, existem alguns itens que merecem particular ateno e podem ser assim considerados:

contagem fsica de estoques;


avaliao dos estoques;

296

EXECUO DAS AUDITORIAS

realizao dos estoques; e cut-off de contabilizao.

16.5 Contagem fsica dos estoques


A contagem fsica o meio pelo qual o auditor se satisfaz quanto existncia efetiva dos estoques. No importa quo eficiente o sistema de registro contbil dos estoques empregado pela companhia, a contagem fsica faz-se necessria para assegurar que o registro contbil reflita com propriedade a existncia fsica. A responsabilidade pela contagem fsica da companhia, cabendo ao auditor a responsabilidade pelo acompanhamento e pela observao do levantamento fsico dos estoques. Para a obteno de melhores resultados recomendvel ao auditor dispor de conhecimento prvio dos itens componentes do inventrio, critrios de avaliao dos estoques, sistema de armazenamento, locais de estocagem, existncia de materiais em poder de terceiros ou de terceiros em poder da companhia etc. As razes do acompanhamento e observao do auditor ao inventrio fsico podem ser assim resumidas: a. determinao da efetiva existncia fsica dos estoques; b. observao quanto aos mtodos seguidos para a correta apurao do inventrio; e c. teste de contagens para verificao de que os estoques esto sendo corretamente levantados.

Os aspectos essenciais que devem ser observados pelo auditor para o levantamento dos estoques podem ser assim resumidos: a. reviso das instrues de contagens para determinar quais os mtodos e critrios a serem seguidos pela companhia. Essa reviso deve ser feita com antecedncia, cabendo ao auditor formular possveis sugestes de melhorias ou de controles necessrios. obedincia do pessoal participante do inventrio quanto s instrues de contagem; incluso de todos os itens de estoque; constatao de que os estoques de propriedade de terceiros esto sendo includos da contagem; existncia de estoques considerados como morosos ou obsoletos, para posterior follow-up quanto ao tratamento contbil a ser destinado a esses itens; e correta emisso de etiquetas dos itens contados fisicamente; c. execuo de testes de contagens para certificar-se da correta apurao dos estoques;

b. observao da contagem fsica quanto :

AUDITORIA DOS ESTOQUES

297

solicitao do pedido de confirmao de estoques em poder de terceiros ou de terceiros em poder da companhia; e e. elaborao do cut-off de entradas, sadas e etiquetas. A contagem fsica dos itens de estoque tarefa do pessoal da companhia, cabendo ao auditor o acompanhamento do inventrio, a execuo de contagem em base de testes, tantas quantas forem necessrias para convencer-se da diligncia e exatido daquelas realizadas pelo pessoal da companhia. A extenso das observaes e testes de contagem do auditor so dependentes de vrios fatores, inclusive da adequao das instrues de contagem, experincia, atitude e independncia do pessoal envolvido na contagem de estoques. O auditor deve concentrar seus esforos nos locais ou itens de inventrio que representem a parte mais significativa e realizar testes limitados em outros itens ou reas, de forma a se assegurar de maneira global da efetividade da contagem. Para tanto, o auditor deve basear-se nas fontes possveis para selecionar testes, tais como registro perptuo, etiquetas de contagem e itens de inventrio. Quando da utilizao de etiquetas, necessrio que o auditor conhea previamente o nmero de etiquetas disponveis para a contagem fsica. Durante o inventrio, o auditor deve acompanhar a emisso e o controle das etiquetas distribudas e devolvidas e, ao final do inventrio, efetuar o cut-off das etiquetas utilizadas ou no no inventrio fsico. Esse acompanhamento da utilizaq das etiquetas baseia o auditor na propriedade e veracidade das contagens realizadas, para posterior follow-up de que elas esto efetivamente expostas na listagem final do inventrio.

d.

16.6 Avaliao dos estoques


O princpio de contabilidade indica o custo como base de valor para a efetiva avaliao dos estoques, ou seja, entre o custo ou mercado, dos dois o menor. Dessa forma, o auditor deve apurar se a base que a companhia se props utilizar est realmente sendo seguida e corretamente aplicada. Os critrios de avaliao aceitos so do preo mdio, Fifo (primeiro a entrar, primeiro a sair) e Lifo (ltimo a entrar, primeiro e sair). Para efeitos locais, o critrio comumente utilizado o do preo mdio. No aceito para efeitos fiscais o Lifo (ltimo a entrar, primeiro a sair). Como regra geral, os estoques envolvem as contas de matrias-primas, produtos em processo, produtos acabados e materiais em trnsito ou importaes em andamento.

16.6.1

Matrias-primas

Para as matrias-primas, o exame de avaliao razoavelmente simples, recorrendo o auditor s compras realizadas durante o exerccio e verificando o cmputo da avaliao dos itens individuais de matrias-primas. No caso de utilizao de registros

..

298

EXECUO DAS AUDITORIAS

perptuos, o auditor identificar a documentao comprobatria da aquisio, a correspondente incluso no registro perptuo e o cmputo no novo preo estabelecido pela movimentao. Se utilizado o critrio de preo mdio, a acumulao do mdio dever ser conferida pela nova entrada ocorrida. As sadas devem ser realizadas ao novo preo mdio computado. Se utilizado o Fifo (primeiro a entrar, primeiro a sair), o estoque final dever obviamente estar avaliado segundo as ltimas aquisies reali. zadas.

16.6.2 Produtos acabados e em processo


o critrio de acumulao de custos para a produo ou elaborao de produtos varivel de companhia para companhia, dependendo do tipo de produto fabricado por ela. Muito embora haja diferenas de procedimentos, a avaliao dos produtos acabados e em processo dever estar carregada dos trs itens bsicos, quais sejam: matrias-primas, mo-de-obra direta e despesas gerais de fabricao. O exame do auditor nesse caso dever cobrir alguns itens a serem testados quanto correta apropriao das matrias-primas por meio das requisies de mate. riais, apropriao de mo-de-obra direta por meio dos apontamentos de mo-deobra direta e aos critrios utilizados para a alocao das despesas gerais de fabricao. Para o caso de produtos em processo, caber a identificao de seu estgio de fabricao, percentual de concluso ou efetiva acumulao dos custos j incorridos. Antes de quaisquer exames com respeito avaliao dos estoques de produtos acabados ou em processo, necessrio que o auditor identifique os procedimentos utilizados pela companhia para avaliao desses itens, dirigindo seu trabalho para o cumprimento desses procedimentos e verificao de que so os mais adequados. Se a companhia dispuser de registro de acumulao de custos, o trabalho do auditor poder estar voltado para o exame das folhas de custo de mo-de-obra, relao descritiva ou requisies de materiais empregados na produo e despesas gerais de fabricao. A anlise demonstrativa das despesas gerais de fabricao deve ser cuidadosamente examinada com o intuito de verificar que realmente todos os custos indiretos relacionados com a produo e somente estes esto ali includos. Se a companhia utilizar o custo padro, cabe ao auditor analisar as contas de variao, uma vez que saldos elevados de variao indicam incorrees na utilizao dos padres ou falta de alocao correta de custos.

16.6.3

Materiais em trnsito ou importaes em andamento

O exame de avaliao para os materiais em trnsito ou importaes em andamento to simples quanto o de matrias-primas, pois nos materiais em trnsito ou importaes em andamento estaro indicados os valores desembolsados antecipadamente e ainda no recebidos fisicamente. Para este caso, a documentao comprobatria do desembolso ou a confirmao obtida diretamente do fornecedor so os elementos aplicveis para a constatao da correta avaliao desses itens.

AUDITORIA DOS ESTOQUES

299

Saldos antigos de materiais em trnsito ou de importaes em andamento devemser criteriosamente analisados, pois podem indicar itens recebidos fisicamente e no transferidos para as contas definitivas, inclusive de materiais consumidos e no levadosao resultado.

16.7 Realizao dos estoques


o trabalho do auditor na rea de estoques deve envolver procedimentos voltados para a determinao de quaisquer problemas com a realizao dos estoques, quersejam com perdas potenciais em relao ao mercado, quer com prazos alm do normalmenterealizvel. Durante a contagem fsica, o auditor tem poder de observao quanto qualidade e quantidade dos estoques existentes. Muito embora o auditor no seja um perito em relao aos materiais, a observao um dos procedimentos utilizados para a identificao de materiais em condies invendveis ou em quantidades excessivasem relao ao poder de colocao no mercado pela companhia. O auditor deveestar alerta quanto possibilidade de existncia de materiais morosos, obsoletos, deteriorados, no devendo vacilar em fundamentar seu trabalho inclusive com inquisies ao pessoal responsvel sobre as condies dos materiais que lhe pareamanormais. Outra fonte de determinao de estoques com problemas de realizao a do examedos registros perptuos analticos, quanto data de sua movimentao. O exame da situao dos compromissos de compras e vendas assumidos pode evidenciarquaisquer alteraes nas tendncias dos negcios da companhia, que, por suavez, podem fornecer indcios de que os materiais existentes em estoque somente poderoser realizados a preos inferiores aos registros contabilmente. Para efeito ilustrativo, o trabalho de auditoria voltado para a realizao dos estoquesdeve cobrir: observao do inventrio fsico quanto existncia de itens morosos ou obsoletos; reviso dos registros perptuos quanto data de movimentao dos itens e obteno de explicaes para os itens julgados anormais; discusso com a gerncia da companhia ou pessoal qualificado para a determinao dos estoques considerveis como morosos ou obsoletos; para as matrias-primas: comparao com os preos de mercado e incluso das matrias-primas no consumo da produo subseqente; para os produtos acabados: comparao com as tabelas de preos vigentes, diminudos das despesas para vender e margem de lucro esperada; exame de mercado quanto possibilidade de colocao dos produtores; e para os produtos em processo: idem aos produtos acabados, includos os custos a incorrer para a elaborao do produto final.

300 EXECUO DASAUDITORIAS

16.8

Cut-off contabilizao
cut-off visa identificar a correta contabilizao das transaes em seus pero-

dos de competncia. Um dos problemas para o qual o auditor deve manter-se alerta o de constatar que todos os estoques existentes de propriedade da companhia foram apropriadamente includos nos estoques, e aqueles no mais pertencentes companhia foram apropriadamente excludos. O cut-off relaciona-se com a independncia de dois exerccios sociais separados apenas pela mudana cronolgica de uma data previamente definida pela administrao, como sendo a de encerramento do exerccio social daquela companhia. Dessa forma, podero ocorrer casos em que mercadorias tenham sido includas no estoque fsico sem que tenha havido a conseqente contabilizao, ou ento de vendas realizadas em perodos inadequados. Muito embora ao longo do tempo esses efeitos se compensem, o exerccio social ora auditado ter sido influenciado pelos erros cometidos de contabilizao em exerccios indevidos, aumentando ou reduzindo o resultado do exerccio encerrado. Exemplificando: a. Compras recebidas em um exerccio e contabilizadas em outro $ Estoque fsico (inclui as compras recebidas e no contabilizadas) Estoque contbil (no inclui as compras recebidas) Diferena 3.000 2.900 100

Como o estoque contbil deve ser ajustado ao estoque fsico, a companhia efetua o lanamento contbil: D. Estoques

C. Custosdasvendas

100

No exerccio subseqente, ocorrer o inverso da situao ora demonstrada. b. Vendas realizadas em um exerccio e contabilizadas em outro Vendas Custo das vendas Efeito no lucro bruto c. $ 200 (180) 20

Vendas e custos das vendas realizadas em um exerccio e contabilizadas em exerccios diferentes Vendas Custo das vendas Efeito no lucro bruto Exerccio 1 200 200 Exerccio 2 (180) (180)

AUDITORIA DOS ESTOQUES

301

Os efeitos demonstrados, se realizados durante um mesmo exerccio, no influenciaroo resultado, porm com o cut-off determina-se a segregao de dois exerccios distintos. Ateno especial deve ser dada s transaes de compras e vendas realizadas aofinal de um exerccio e ao incio do exerccio seguinte. Essa a poca propcia em queerros de contabilizao ou consideraes indevidas podem ser notados e cabe ao auditor assegurar-se de que essas falhas podem ser eliminadas com a observncia dosseguintes aspectos: . anotar as ltimas entradas e sadas do perodo auditado e as primeiras entradas e sadas do exerccio subseqente, identificando a correta classificao contbil nos perodos de competncia; e observao da rea de expedio e da rea de recepo de materiais no momento do inventrio fsico, identificando a existncia de materiais recebidos ou a expedir e o tratamento contbil dispensado a esses itens. Se o inventrio fsico for realizado em data anterior do encerramento do exerccio social, idntico procedimento deve ser realizado na data de encerramento do exerccio social.

16.9 Exemplo prtico


Jogo final de papis de trabalho aps cumpridos todos os procedimentos do programa de trabalho, exceto quanto parte de finalizao do trabalho, que est contida no Captulo 25. Programa de trabalho - Anexo 1. BLA - Balancete de Trabalho-Ativo - Anexo 2. 1-C - Lanamentos de ajuste e/ou reclassificao 2-C - Pontos de recomendao - Anexo4.

- Anexo 3.

- Estoques Anexo5. Resumo das matrias-primas - Anexo 6. Contagem fsica de matrias-primas - Anexo 7. Teste de avaliao de matrias-primas - Anexo 8. Resumo dos produtos em processo - Anexo 15. Contagem fsica de produtos em processo - Anexo 16. Resumo dos produtos acabados - Anexo 9. Contagemfsica dos produtosacabados- Anexo 10. Avaliao do produto A - Anexo 11. Avaliao do produto B - Anexo 12. Avaliao do produto C - Anexo 13. Realizao dos produtos acabados - Anexo 14. Importaes andamento Anexo 17. em Memosobrecontagemfsica - Anexo 18. Cut-offde entradas - Anexo 19. Cut-off de sadas - Anexo 20. Cut-off de etiquetas - Anexo 21.

C-1 C1-1 C1-2 C-3 C3-1 C-2 -

C2-1C2-2 C2-3 C2-4 C2-5 -

C-4 C-5 C5-1 C5-2 C5-3 -

302
EXECUO DAS AUDITORIAS

ANEXO1
Cia. Bronze Estoques 31-12-X2 Tempo Estimado Ref. Indicao dos Exames

Programa de Trabalho I - OBJETIVOS DE AUDITORIA 1. Os estoques existem, e esto em mos, em trnsito, ou custdia de terceiros. 2. Os estoques esto contabilizados de acordo com PCGA e uniformes ao ano anterior: a. as operaes de custo so adequadas; b. as apuraes ao valor de mercado so adequadas; c. foi feita proviso adequada para obsolescncia, ou para perdas oriundas de compromissos ligados compra e venda. 3. Os estoques so de propriedade da companhia e esto totalmente contabilizados. 4. Existncia de nus, penhora ou garantia e, se houver, se foram feitas as divulgaes cabveis no balano. 5. Os estoques esto corretamente descritos e classificados no balano. 11- DETERMINAO DO ESCOPO DO TRABALHO Com base na reviso do controle intemo realizado (vide pontos fracos descritos no wp 2-C - Anexo 4, n~ 1 e 2) e na materialidade envolvida, determinamos que o escopo do trabalho dos estoques ser de contagem fsica e follow-up dos principais itens de estoques, valorizao, realizao e cut-off de entradas, sadas e etiquetas. 11I- PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA Contagem Fsica 1. Na data de 31-12-X2, comparea fbrica da Cia. Bronze para levantamento fsico dos estoques e anote, para subseqente fOllow-up, alguns testes de contagem, atentando para que sejam os principais itens em estoque de: 8 itens de matrias-primas 3 itens de produtos em processo 2 itens de produtos acabados 2. Durante a contagem, constate que as operaes fsicas estejam totalmente paralisadas (fbrica, expedio e recebimento) e certifique-se de que o pessoal esteja contando e emitindo adequadamente as etiquetas de contagem.

5 C1-1 (Anexo 7) C3-1 (Anexo 16) C2-1 (Anexo 10) C5 (Anexo 18) Memo

AUDITORIA DOS ESTOQUES

303

Programa de Trabalho 3. Observe a existncia de materiais que possam ser considerados como morosos ou obsoletos e quaisquer itens que possam ter problemas de realizao. 4. Anote, para subseqentetollow-up, as ltimas entradas ocorridas em 31-12-X2.

Tempo Estimado

Ret. C1-1 (Anexo 7) C2-1 (Anexo 10) C5-1 (Anexo 19) C5-2 (Anexo 20) C5-3 (Anexo 21) C-5 (Anexo 18)

Indicao dos Exames

Nota ltima X2 Nota ltimas X2 Nota Nota 1

1/2 1/2 1

5. Anote, para subseqentetollow-up,as ltimas


sadas ocorridas em 31-12-X2. 6. Efetue o cut-off das etiquetas emitidas no inventrio fsico e examine-as por ocasio do encerramento do inventrio. 7. Escreva um memorando comentando os procedimentos utilizados pela companhia e suas observaes e conclua sobre a adequao do inventrio fsico. Final 8. Obtenha o resumo dos estoques e execute como segue: a. some; b. confirao saldo de 31-12-X1 como os papis de trabalho do ano anterior; c. confira o saldo de 31-12-X2 com o Razo; d. cruze referncia com as folhas subsidirias e com o balano. Matrias-primas 9. De posse do resumo das matrias-primas, faa os seguintes exames: a. somas; b. referencie o total como resumo dos estoques; c. confira a quantidade, o preo unitrio e o total com o kardex; d. efetue os clculos de todos os itens constantes da listagem de matrias-primas. 10. Verifique que os itens anotados por ocasio da contagem fsica estejam adequadamente refletidos na listagem de matrias-primas. 11. Para os itens no contados por ocasio do inventrio fsico, confira as quantidades com as etiquetas de contagem. 12. Se, por ocasio do inventrio fsico, tiverem sido constatados alguns itens de matria-prima com aparente problema de realizao, verifique qual o tratamento contbil dispensado a esses itens.

Memo Concluso

C (Anexo 5)

J/ ,/ REF.

C-1 (Anexo6) C ,/
1-C (Anexo 3) C-1 C1-1 (Anexos 6, 7)

1/2

REF.

C-1 (Anexo6)
C1-1 (Anexo 7) 1-C (Anexo 3) NS e 3 2

1/2

304

EXECUO DASAUDITORIAS Tempo Estimado 1 Indicao dos Exames

Programa de Trabalho 13. Para as principais matrias-primas, determine a correta avaliao utilizando-se das primeiras compras ocorridas no perodo subseqente.

Ref. C1-2 (Anexo 8)

.I ,;(
@ Nota

1/2

14. existncia de gernciada fbricacom relao Discutacom a materiais morosos ou obsoletos


e examine as ordens de produo do perodo subseqente para identificar se as matrias-primas esto sendo requisitadas regularmente. Produtos acabados 15. Obtenha o resumo dos produtos acabados e:

(Anexo 6) C-1

1/2
I

a. some; b. efetueos clculosde todosos itensdos produtos acabados;

(Anexo9) I C-2

V\

c. confiraos dados constantesdo resumodos


produtos acabados com o kardex; d. referencieo total com o resumo dos estoques. 16. Verifique se os itens anotados por ocasio da contagem fsica esto adequadamente refletidos na listagem de produtos acabados.

.I
C 1/2 C-2 C2-1 (Anexos 9 e 10)
I

REF. ""@
N!l5

1/2

17. inventrio itens no contados por ocasio do Para os fsico, confira as quantidades com as
etiquetas de contagem. 18. Se, por ocasio do inventrio fsico, tiver sido constatado algum item com aparente problema de realizao, verifique qual o tratamento contbil dispensado a esse item. 19. Para os trs principais itens em estoque, determine a correta avaliao, utilizando-se de: a. informaes do standard de fabricao; b. valor da MOD, conforme folha de pagamento; c. valorizao de matrias-primas. Teste os clculos obtidos nessa avaliao, inclusive quanto .aD.G.F., e, em comparao ao custo unitrio obtido pela companhia, verifique se os produtos esto adequadamente avaliados. 20. Verifique para os trs principais itens em estoque se eles sero realizados com lucro, utilizando-se das seguintes informaes: a. tabela de preo vigente no perodo subseqente; b. margem de despesa para vender; c. comparao ao custo de estoque.

(Anexo 9) C-2 C-2 I (Anexo 9) 1-C I (Anexo 3) C2-2 C2-3 C2-4 (Anexos 11, 12 e 13)

1/2

1/2

,;( (!! ""V\

.I

1/2 1-C (Anexo 3) C2-5 (Anexo 14) N!l4

.I
V\ ""-

AUDITORIA DOS ESTOQUES

305

Programa de Trabalho Produtos em processo

IEstimado Tempo

Ret.

dos Exames Indicao

1/2

btenhao resumodos produtosem processo, a. some; b. efetue o clculo de todos itens de produtos acabados; c. referencieo total com o resumo dos estoques. 22. Verifiquese os itens anotadospor ocasio da
contagem fsica esto adequadamente refletidos na listagem de produtos em processo. 23. Com base na avaliao realizada para produtos acabados conforme passo 19, certifique-se de que os produtos em processo esto adequadamente avaliados, utilize inclusive as informaes obtidas durante a contagem ffsica. Importaes em andamento 24. Obtenha a composio das importaes em andamento e execute como segue: a. some; b. examine a documentao comprobatria

21.

(Anexo15) C-3 v'\ C C-3


C3-1 (Anexos 15 e 16) C-3 (Anexo 15) 1-C (Anexo 3)

REF.

.I
Aval. "'\. v'\ N!!6

1/2

C-4 (Anexo 17)

I
I

.I
I

c. quanto referncia para o resumo dos estocruze sua autenticidade;


ques. Cut-off 25. Complemente cut-offde entradaspara as prio
meiras aquisies ocorridas em X3, e: a. determine se as ltimas aquisies de X2 esto contabilizadas em seu perodo de competncia, mediante o exame de contabilizao a estoques e fomecedores; b. constate se as primeiras aquisies de X3

C5-1
(Anexo 19) 1-C (Anexo 3)

.I
ti @ N!!7

I
1

"'\.

esto contabilizadas no perodo subseqente. 26. meiras vendas realizadas em X3, e: para as pri-I Complementeo cut-off de sadas
I

a. determinese as ltimas sadas de X2 tm sido contabilizadasem seu perodode com- I petncia,mediantea contabilizaode contas a recebere vendase de baixa de estoque; b. igualmente proceda para as primeiras sadas I
ocorridas em X3.

(Anexo20) I C5-2 I

.I
,;(

"'\.

306

EXECUO DAS AUDITORIAS

Programa de Trabalho 27. Verifique se o cut-off de etiquetas realizado ao final do inventrio est adequadamente refletido nas listagens de estoques. Para as etiquetas no anotadas como teste de contagem, certifique-se de que foram adequadamente emitidas e de que se encontram apropriadas as listagens de estoques. Geral 28. Cruze referncia dos ajustes de estoques com o custo das vendas. 29. Revise seu trabalho verificando se ele contm todas as evidncias e se todos os objetivos foram cumpridos. 30. Reviso do supervisor. 31. Reviso do gerente. Encerramento do trabalho 32. Discusso com o cliente quanto aos lanamentos de ajustes e/ou reclassificaes apurados no transcorrer do trabalho. 33. Discusso com o cliente quanto aos pontos de recomendao apurados no transcorrer do trabalho. 34. Concluso atendendo aos obietivos da rea.

Tempo Estimado 1

Ref. C5-3 (Anexo 21)

Indicao dos Exames .t"" Nota 2

1/2

C-1 (Anexo 6) C (Anexo 5) -

Ajustes de inventrio Nota

3 2 1

Reviso Aprovao

A. - Reis FEITO

WiII REVISADO

F. Geraldo APROVADO

AUDITORIA DOS ESTOQUES

307
ANEXO 2

Cia. Bronze Balancete de Trabalho 31-12-)(2

Ativo

BLA

Saldo
Descrio Circulante: Disponibilidades Contas a receber Estoques Despesas antecipadas

Ref. 31-12-X1

31-12-X2

Ajustes Saldo Dbito Crdito Ajustado

..#'
A
B C

.I
104.250 780.080 1.543.650 89.380
2.517.360

78.400
707.940 1.026.600 82.400
1.895.340

Realizvel a longo prazo Permanente: Investimentos Imobilizado: Bens em operao Depreciaes acumuladas

242.400 240.000

292.900 326.800

2.451.300 2.980.000 (638.190) (689.780) 1.813.110i 4.190.850 i 2.290.220 i 5.427.280 i

.I

Conforme balancete do Razo.

..#' Conforme wps do ano anterior. Somado. Preparao A. Reis

Data 5-2-X3

Reviso

Data

Aprovao

Data

308

EXECUO DA SAUDITORIAS

ANEXO 3 Cia.8, ronze Lanamento de ajust, 1e/ou reclassiticao 31-1 -X2 Ativo D(C) 30.132 Passivo (D)C

1-C Resultado (D)C


I

NI1 1

Ret. C-1

Descrio Matrias-primas a Ajustes de inventrio Ajuste relativo a erros aritm listagem de matrias-primas Ajustes de inventrio a Matrias-primas Ajuste relativo a caixas de papelo encharcadas Ajustes de inventrio a Proviso para perdas Ajuste para a realizao de matrias-primas em retalhos n aproveitveis na produo Produtos acabados a Custos no absorvidos na pro luo Subavaliao de produtos a abados

30.132

'icos na

I
(3.840)

C1-1

(3.840) I

C1-1

(18.810) (18.810)
I I

C2-2

167.400 167.400 (11.496) (11.496)

C-2

Ajustes de inventrio a Proviso para perdas Ajuste relativo a realizao di::I Produto D descontinuado Produto em processo a Custos no absorvidos na pro, Subavaliao dos produtos processo Ajustes de inventrio a Fomecedores Contabilizao competncia em regime di

I
I

C-3

60.598

luo m

60.598

I
63.000 (63.000)
I

C5-1

Preparao A. Reis

Data 15-2-X3

Reviso
Will

Data 17-2-X3

Aprovao F. Geraldo

Data 18-2-X3

AUDITORIA DOSESTOQUES

309 ANEXO 4

Cia. Bronze Pontos para Recomendao 31-12-X2 NQ Ref. 1 C.!. Ponto observado Possvel conseqncia Recomendao

2-C

No mantido o sistema Aquisio de mercadorias Formalizao de procedide coleta de preos a preos nem sempre me- mentos de coleta de preIhores os As diferenas decorrentes Possvel pagamento a fordas entradas de mercado- necedores sem o devido rias so apontadas aps desconto 20 dias Apontamento imediato de quaisquer sobras ou faltas observadas na recepo de mercadorias

C.I.

C-1

Erros aritmticos observa- Ocorrncia de demonstra- Reviso por pessoas indos na listagem de esto- es financeiras incorre- dependentes preparatas o das listagens de estoques ques Estoques custeados ao encharcados e de retalhos valor contbil e no ao de no aproveitveis na pro- realizao e estoques quantitativos irreais duo

C1-1

Existncia de materiais

Segregao fsica de estoques no aproveitveis na produo e informao imediata contabilidade e aos departamentos competentes Formalizao de procedimentos definidos para eutoff mensais

C5-1

Inobservncia de procedi- Demonstraes financeimentos definidos de eut- ras inadequadas off

Preparao

Data 28-11-X2 15-2-X3

Reviso WiII

Data 17-2-X3

Aprovao

Data

A. Reis

F. Geraldo

18-2-X3

310

EXECUO DAS AUDITORIAS

ANEXO 5 Cia. Bronze Estoques 31-12-X2 Conta do razo Saldos Descrio Matrias-primas Produtos acabados Produtos em processo Proviso para perdas Importaes em andamento C-3 C-4 100.300 94.320 Ref. 31-12-X1 31-12-X2 C-1 C-2 ...# 502.800 303.500 120.000

c
Ajustes Saldo Dbito Crdito Ajustado

.I
620.450 597.950 230.930

1510
1520 1530 1540 1550

BLA 1.026.600 1.543.650

Nota:

Relacionei os exames executados na rea de estoques com outras reas, onde identifiquei a existncia de estoques dados em garantia de emprstimos no montante de $ 200.000.

A. Reis

.I

Conferido com o razo.

...# Conforme wps do ano anterior. Somado.


Preparao

Data 15-2-X3

Reviso WiI/

Data 17-2-X3

Aprovao F. Geraldo

Data 18-2-X3

A. Reis

AUDITORIA DOS ESTOQUES

311 ANEXO 6

Cia. Bronze Resumo das matrias-primas 31-12-X2 Ref. Quantidade Custo Unitrio
"I

C-1

Cdigo

Descrio Tubo de ao 40 x 320

1001 2 3 4 5 6 7 8 9 1010 11 12 13 14 15 16

Rolamentos FSK 30 Tubo de ferro 2 x 4 Parafusos sextavados 6 x 9 Caixas de embalagens 30 x 24 Solda em barra 100 Tubos de ao 20 x 160 Rolamentos FSK 15 Tubo de ferro 1 x 2 Parafusos sextavados 3 x 4 Caixas de embalagens 15 x 12 Solda em barra 200 Tubo de ao 10 x 80 Rolamentos FSK 12 Tubo de ferro 6 x 9 Parafusosoitavados2 x 3

C1-1 C1-1 C1-1

1500 kg 800 p 2000 kg 3620 p { 3410 4600 8680 5620 6000 7800 9200 cx kg kg p kg p cx

./

C1-1 C

12320 kg 14380 p j78ro kg 12940 10148p

6,20 8,40 3,80 @ 2,10 3,20 4,80 4,00 5,80 2,10 1,80 2,40 14,00 @ 5,20 8,50 10,50 4,00

Total ti9.300 6.720 76.000

vI\ vI\

7.602 vI\
14.720vl\ 16.368 vI\ 34.720 vI\ 32.596 vI\ 12.600 vI\ 10.040 vI\ 22.080 vI\ 10.948 64.064 vI\ 122.230 vI\ 135.870 vI\ 40.592 vI\ 620.450

Ajustes do inventrio Erro de clculo Compra no contabi/izada Diferena no examinada Ajustes de inventrio CD

C5-1 M-2

(30.132) 63.000 576 33.444

@ As operaes aritmticas esto incorretas, sendo os valores corretos de $ 7.600 e $


109.480, respectivamente. Como conseqncia, o estoque de matrias-primas est a menor em $ 30. 132. 1 Vide ajuste n!l 1 no wp 1-C e ponto de recomendao n!l 3 no wp 2-C. Nota: Discuti com o gerente da fbrica a respeito de materiais morosos ou obsoletos, a ser informado da inexistncia destes. Examinei tambm as ordens de fabricao do perodo subseqente, constatando que as matrias-primas estavam sendo requisitadas regularmente. ~ Conferido com as etiquetas de contagem. ./ Conferido com o kardex. vI\ Calculado. Somado. Preparao A. Reis

A. Reis

Data 15-2-X3

Reviso
WiII

Data 17-2-X3

Aprovao F. Geraldo

Data 18-2-X3

312

EXECUO DAS AUDITORIAS

ANEXO 7

Cia. Bronze Contagem fsica de matrias-primas 31-12-X2 NIJ etiqueta


."

C1-1 Ref. Quantidade


."

Cdigo
." ."

Descrio Tubo de ferro 2 x 4 Tubo de ferro2 x 4

001 002 008 010 020 019 021 022 026 027 005 006 007

1003 1003 1005 1005 1006 1008 1013 1012 1014 1014 1015 1015 1015

1.000 kg 1.000 kg
C-1 2.000 kg

Cx. embalagem 30 x 24 Cx. embalagem 30 x 24 Solda em barra 100 Rolamento FSK 15 Tubo de ao 10x80 Solda em barra200 Rolamento FSK 12 Rolamento FSK 12 Tubo de ferro 6 x 9 Tubo de ferro 6 x O Tubo de ferro 6 x 9

@ C-1 C-1 C-1 C-1 C-1

3.100p 1.500 p 4.600 p 3.410 kg 5.620 p 12.320 kg 7.820 kg 6.420 p 7.960 p


14.380 p

C-1

3.420 kg 4.240 kg 5.280 kg 12.940 kg

C-1
@

Conforme constatado fisicamente, nessa etiqueta esto contidas 1.200 cxs. de papelo totalmente encharcadas e de difcil aproveitamento. Pude constatar que elas foram includas no inventrio final como normais, para o que proponho o ajuste nIJ2 no wp 1-C de
1.200 cxs. x 3,20

=$

38,40

Ponto de recomendao

nIJ4 no wp 2-C.

Nessa etiqueta, foram includos retalhos de difcil aproveitamento na produo. O preo de venda a ttulo de sucata de $ 5,00 o kg, conforme cotao, conquanto o valor de estoque de $ 10,50. Ver ajuste nIJ3 no wp 1-C 3.420 kg x (10,50 - 5,00) = $ 18.810. V\

." Conforme contagem fsica e etiqueta examinada. Somado. V\ Calculado.


Preparao

Data 31-12-X2 15-2-X3

Reviso WiII

Data 17-2-X3

Aprovao
F. Geraldo

Data 18-2-X3

A. Reis

ANEXO8
Cia. Bronze

Testede avaliao de matrias-primas


31-12-X2 1MCompras de X3 Custo unitrio .I 4,00 5,80 14,00 5,20 8,50 10,50 4,00 Nota fiscal
Nfl

C1-2

Cdigo

Descrio

Data 5-1-X3 4-1-X3 8-1-X3 2-1-X3 12-1-X3 15-1-X3 6-11-X3

Fomecedores Indstria de Ao Forte Rolamento FSK S.A. Soldas Soldado Indstria Ao Forte Rolamento FSK Imp. Comercial Ferro Duro Ind. Parafusos Para Fuso @

Preo unitrio ,;( 4,10 5,85 13,50 5,30 8,50 10,60 4,05 > c c

847 1015 8614 8020 6094 2765 1420

:D
}> c O rn m

a o

c m rn

@
~ .I

no inclui o custo do frete. Conforme nota fiscal de frete examinada, da Transportadora Trans1,50por kg. 7Iecedores so habituais.

Preparao A. Reis

Data 15-2-X3

Reviso WiII

Data 17-2-X3

Aprovao F. Geraldo

Data 18-2-X3

.. eu

314

EXECUO DASAUDITORIAS

ANEXO9 Cia. Bronze Resumo dos produtos acabados 31-12-X2 Cdigo Descrio Produto A Produto B Produto C Produto D Ref. C2-1 C2-1 Quantidade Custo unitrio Total C-2

2001
2 3
4

./
@
C 480 p 840 p 120 p "'1.200 p "'-

./
268,73 394,00 604,20 54,58

./
128.990V\ 330.960V\ 72.504V\ 65.496V\
597.950

Durante a contagem fsica (ver wp C2-1), constatei que esse produto seria descontinuado. Conforme pude observar, esse produto foi efetivamente descontinuado, sendo as quantidadese os valores idnticos aos do ano anterior. Examinei a nota fiscal 1461 de 26-1-X3 emitida para o Depsito de Ferro Velho S. Jos ao preo de $ 45,00 a unidade, recebido a vista conforme slip de depsito autenticado. Ver ajuste n95 no wp 1-C.

$ 54,58 - $ 45,00 = $ 9,58 . 1.200 = $ 11.496

V\

"'./ V\

Conferidocom as etiquetas de contagem. Conferido com o kardex. Calculado. Somado.

Preparao

Data 15-2-X3

Reviso WiII

Data 17-2-X3

Aprovao F. Geraldo

A. Reis

Data 18-2-X3

AUDITORIA DOSESTOQUES

315 ANEXO 10

Cia. Bronze Contagem fsica dos produtos acabados 31-12-X2 NIl etiqueta Cdigo 3001 3001 3001 3001 3001 3002 3002 3002 3002 3002 3002 3002 3002 3002 Descrio Ref.

C2-1 Quantidade

.I
009
011 024 025 023 003 004 012 013 014 015 016 017 018 Produto A Produto A Produto A Produto A Produto A C-2 Produto B Produto B Produto B Produto B Produto B Produto B Produto B Produto B Produto B C-2

.I
20p 120 p 40p 220 p 480 p 30p 40p 50p 60p 70p 80p 240 p 110p 1QQQ 840 p

Nota:

Observei a existncia de 1.200 ps. do Produto D intactas desde o ano anterior. Segundo informaes do gerente de produo, inteno da Cia. descontinuar produo delas. Verfollow-up realizado em C-2.

A. Reis

.I

Conforme contagem fsica e etiqueta examinada. Somado. Data 31-12-X2 15-2-X3 Reviso WiII Data 17-2-X3 Aprovao Data 18-2-X3

Preparao

A. Reis

F. Geraldo

316

EXECUO DASAUDITORIAS ANEXO 11 Cia. Bronze Avaliao do Produto A 31-12-X2

C2-2 Custo unitrio 6,20 8,40 2,10 4,80 3,80 3,20 "" "" "" "" "" "" Total 62,00 33,60 21,00 24,00 38,00 0.13 v'\ v'\ v'\ v'\ v'\ v'\

Cdigo 1001 1002 1004 1006 1003 1005

Descrio
Tubo de ao 40 x 320 Rolamento FSK 30 Parafuso sextavado 6 x 9 Solda em barra 100 Tubo de ferro 2 x 4 Caixa de embalagem 30 x 24 Mo-de-obra direta Despesas gerais de fabricao Custo de fabricao Avaliao conforme a Cia. Diferena unitria

Quantidade 10kg 4p 10p 5kg 10kg 1/24 20H 50% DA MOD

6,00111

178,73 120,00 v'\ 60.00v'\ 358,73

268.73 .I
90.00

Quantidade em estoque
Subavaliao do Produto A Subavaliao do Produto B Subavaliao do Produto C C2-3 C2-4

480 ./
43.200 v'\ 113.400 10.800 167.400

Ajuste

nSl

4 no wp1-C

./
""

Dadosobtidosno

wp C-2.

@ Conformefolhadepagamentoexaminada.
Dados obtidos no wp C-1. ~ Conforme standard de fabricao examinado. v'\ Calculado. Somado. Preparao A. Reis

Data 16-2-X3

Reviso WiII

Data 17-2-X3

Aprovao F. Geraldo

Data 18-2-X3

AUDITORIA DOS ESTOQUES

317 ANEXO 12

Cia. Bronze Avaliao do Produto B 31-12-)(2 Cdigo ~ 1007 1008 1009 1010 1012 1011
~ Tubo de ao 20 x 160 Rolamentos FSK 15 Tubo de ferro 1 x 2 Parafuso sextavado 3 x 4 Solda em barra 200 Caixa de embalagem Mo-de-obra direta 15 x 12

C2-3
Custo unitrio

Descrio

Quantidade ~ 15kg 8p 12kg 24p 6kg 1/12 30H 50% da MOD

Total
60,00 46,40 25,20 43,20 84,00 0,20 V\ V\ V\ V\ V\ V\

4,00"'5,80"'2,10"'1,80 "'14,00"'2,40"'6,00~

Despesas gerais de fabricao Custo de fabricao Avaliao conforme a Cia. Diferena unitria Quantidade Subavaliao em estoque do Produto B

259,00 180,00 V\ 90,00 V\


529,00

394,00 ./
135,00

840 ./
C2-2

113.400

V\

Ver explicaes

dos tiques em C2-2

Preparao

Data 16-2-X3

Reviso Will

Data 17-2-X3

Aprovao F. Geraldo

Data 18-2-X3

A. Reis

318

EXECUO DASAUDITORIAS ANEXO 13 Cia. Bronze Avaliao do Produto C 31-12-X2

C2-4 Custo unitrio

Cdigo

Descrio
;C

Quantidade ;C

Total 78,00 ../\ 102,00../\ 126,00../\ 96,00 ../\ 112,00../\ 0.20 ../\ 514,20 120,00../\
60.00../\ 694,20 604.20 .I 120 90.00 .I v'\

;C 1013 1014 1015 1016 1012 1011

Tubo de ao 10x80 Rolamento FSK 12 Tubo de ferro 6 x 9 Parafuso oitavado 2 x 3 Solda em barra 200 Caixa de embalagem 15 x 12
Mo-de-obra direta

15kg 12p 12kg 24p 8kg 1/12 20H 50% MOD

5,20"'8,50"'10,50"'4,00"'14,00"'2,40"'6,OO

Despesas gerais de fabricao


Custo de fabricao Avaliao conforme a Cia. Diferena unitria Quantidade em estoque Subavaliao do Produto C

C2-2

10.800

Ver explicaes dos tiques em C2-2

Preparao

Data 16-2-X3

Reviso WiII

Data 17-2-X3

Aprovao F. Geraldo

Data 18-2-X3

A. Reis

AUDITORIA DOSESTOQUES

319 ANEXO 14

Cia. Bronze Realizao dos produtos acabados 31-12-X2 Preo de venda Desconto Despesas p/ vendas Custo de estoque
""

C2-5

Cdigo 3001 3002 3003

Produto A B

Realizao

./
C
1200 1400 2100

./
(120) (140) (210)

V\
(180) (210) (315)

541 521 881

(359) (529) (694)

""

Custo real de estoque, conforme avaliao realizada nos wps C2-2, C2-3 e C2-4.

V\ ./

Despesas calculadas a 15% sobre o valor de vendas, obtido do resultado do exerccio. Conforme tabela de preo vigente em 2-1-X3. Somado. Data 16-2-X3 Reviso

Preparao A. Reis

Data 17-2-X3

Aprovao F. Geraldo

Data 18-2-X3

Wil/

ANEXO15
Cia. Bronze Resumo dos produtos em processo 31-12-X2

) I\)

C-3

Cdigo 3001 3002 3003

Descrio
Produto A

Ref. C3-1

Quantidade

Custo Unitrio CD

Total

CC 710

Produto B - CC 720 Produto C - CC 730

100 p

500 p @ 300 p I

215,00 236,40 304,10

21.500v/\ 118.200v/\
91.230
230.930
v/\

Avaliao dos produtos em processo Produto


Custo de Fabricao Acabado Percentual de Concluso "" Avaliao Correta v/\ Pela Cia. Direfena Quantidade Estoque Ajuste
v/\

m x m o c <> . o o
(f)

A B C

.t
358,73 529,00 694,20

71,98 81,00 @ 500 1'00 300 43,00

80 60 50

286,98 347, 10

317,40 CD 236,40 j 215,00 304,10

7.198 40.500 12.900 60.598 Vide ajuste nfl6 no wp 1-C

c o =i o :c 5> (f)

"" Informaes obtidas durante o inventrio. Ver wp C3-1. .t Obtido das avaliaes realizadas em C2-2, C2-3 e C2-4, respectivamente. v/\ Calculado. Somado. Preparao A. Reis

Data 16-2-X3

Reviso WiII

Data 17-2-X3

Aprovao I Data F. Geraldo I 18-2-X3

AUDITORIA DOSESTOQUES

321 ANEXO16

Cia. Bronze Contagem ffsica de produtos em processo 31-12-X2 NQ etiqueta Cdigo

C3-1 Ref.
Quantidade

028
029 030 031 032 033 034 035 036 037 038 039 040 041 042 043

.t

2001
2001 2001 2001 2001 2002 2002 2002 2002 2002 2002 2003 2003 2003 2003 2003

.t

Produto A - CC 710 (Neste centro de custo, significa que 80% esto concludos) ""'C-3
Produto B

.t

Descrio

.t
20p 10 30 20

100f)
100 p 100 100 100 50

CC 720

(Neste centro de custo, significa que 60% esto concludos) ""'-

C-3
Produto C

- CC 730

500 f)
80p 70 120 10

(Neste centro de custo, significa que 50% esto concludos) ""'C-3

300 f)

""'-

.t

Informaes obtidas do setor de engenharia da fbrica e confirmadas com o gerente da fbrica que pareceram razoveis em funo de inspeo fsica. Conforme contagem fsica e etiqueta examinada.

Somado.
Data 31-12-X2 16-2-X3
Reviso WiII Data 17-2-X3
Aprovao
F. Geraldo

Preparao

Data 18-2-X3

A. Reis

322

EXECUO DAS AUDITORIAS

ANEXO 17
Cia. Bronze Importaes em Andamento 31-12-X2 NI1da importao

C-4 Ref. Valor

Descrio
Despesas de alfndega Servios aduaneiros Adiantamento a despachantes

./
098/X2 102/X2 110/X2

35.320 45.000 14.000 94.320

./

Examinei os documentos comprobatrios (nota de servio, recibos e despesas alfandegrias), constatando tratar-se de importaes de matrias-primas.

Somado. Data 16-2-X3


Reviso

Preparao

Data 17-2-X3

Aprovao F. Geraldo

Data 18-2-X3

A. Reis

WiII

AUDITORIA DOS ESTOQUES

323 ANEXO 18

Cia. Bronze Memo si contagem fsica 31-12-X2

C-5

Estive presente contagem fsica dos estoques realizada na fbrica da Cia. Bronze em 31-12-X2s 8:00 horas da manh (incio). Constatei que todas as operaes estavam totalmente paralisadas e no ocorreu nenhumamovimentao de material durante todo o perodo de contagem. Durante o transcorrer da contagem, constatei que o pessoal estava contando e emitindo as etiquetas de contagem de forma adequada. Efetuei as anotaes para o subseqente follow-up, atentando que estes eram os principaisitens em estoque de: a. b. c. oito produtos de matria-prima trs produtos em processo dois produtos acabados (Ver wp C1-1) (Ver wp C3-1) (Ver wp C2-1)

Anotei as ltimas entradas (Ver wp C5-1), as ltimas sadas (Ver wp C5-2) ocorridosno exerccio, bem como o cut-off de etiquetas emitidas (Ver wp C5-3).
Concluso:

Em minha opinio, os procedimentos

utilizados pela companhia foram adequados de forma que permitem o correto levantamento fsico dos estoques.

A. Reis

Preparao

Data 31-12-X2

Reviso Wil/

Data 17-2-X3

Aprovao F. Geraldo

Data 18-2-X3

A. Reis

ANEXO 19
Cia. Bronze Cut-off de entradas 31-12-)(2 Relat. Nfl Recebto. data Nota Fiscal Nfl Data Fomecedor

c.:I I\)
.J:>.

C5-1

Produto

Valor

.I
ltimasdeX2 1. 50 31-12-X2 0
1.051 1.052 1.053 1.054 1.054 31-12-X2 31-12-X2 4-1-X3 4-1-X3 5-1-X3

.I
6.500 420 8.200 1.015 8.020 847

.I
30-12-X2 31-12-X2 31-12-X2 4-1-X3 2-1-X3 5-1-X3

.I
Indstria de Ao Forte Ltda. Rolamentos FSK Ltda. Imp. Comercial Ferro Duro Rolamentos FSK Ltda. Indstria Ao Forte Ltda. Indstria Ao Forte Ltda.

.I
200 kg tubo de ao 20 x 160 2000 p rolamentos FSK 15 6000 kg tubo de ferro 6 x 9

.I
@ 800 ~ 11.600~ 63.000C-1
1.170 "" 5.300 ""
4.100 "" m x m o c <) .

Primeiras de X3
200 p rolamentos FSK 15 1000 kg tubo de ao 10 x 80 1000 kg tubo de ao 20 x 160

De acordo com os exames efetuados, esse material foi includo no inventrio fsico e, portanto, o saldo em estoque est correto. Conforme documentao examinada, o lanamento a crdito de fornecedores somente ocorreu no perodo subseqente; portanto, o resultado do exerccio est aumentado por

esse valor.

Ver ajuste nfl7 no wp 1-C e ponto de recomendao

nfl5 no wp 2-C.

o o C/) c o =i o :c 5> C/)

Nota: "" ~ .I

Observei que, em 31-12-X2, o relatrio de recebimento nfl1.053 estava em branco. Examinei a contabilizao a dbito de estoques e crdito a fornecedores

A. Reis

posterior a 31-12-X2. anterior a 31-12-X2.

Examinei a contabilizao a dbito de estoques e crdito a fomecedores Conforme relatrio de recebimentos examinados.

Preparao

Data 31-12-X2 16-2-X3

Reviso
Wil/

Data
17-2-X3

Aprovao
F. Geraldo

Data 18-2-X3

A. Reis

---

AUDITORIA DOSESTOQUES

325 ANEXO 20

Cia. Bronze Cut-off de Saldas 31-12-X2 Nota fiscal NI1 Data Cliente Produto

C5-2

Valor

./
ltimasde X2

./
31-12-X2
31-12-X2 31-12-X2 2-1-X3 2-1-X3 2-1-X3 Jos da Silva Ltda. Zebedeu e Cia. Ltda. Fulano e Sicrano S.A: Mrio e Mrio Ltda. Castro e Silveira S.A. Beltrano Manoel Ltda.

./
50 p produto A 40 p produto B 20 p produto C 50 p produto A 50 p produto B 50 p produto C

./
60.000.1 56.000.1 42.000.1 60.000 70.000 105.000

10.400
10.401 10.402 Primeiras de X3 10.403 10.404 10.405

Nota:

Observei que, em 31-12-X2, a nota fiscal n1110.403 estava em branco.

A. Reis

"\

Examineia contabilizaoa dbito de clientese crdito a vendase baixa de estoques


posterior a 31-12-X2. Examinei contabilizao a dbito de clientes e crdito a vendas e baixa de estoques anteriora 31-12-X2. Conforme notas fiscais examinadas. Data 31-12-X2 16-2-X3 Reviso Wil/ Data 17-2-X3 Aprovao Data

./ ./

Preparao

A. Reis

F. Geraldo

18-2-X3

326

EXECUO DASAUDITORIAS ANEXO 21 Cia. Bronze Cut-off de etiquetas 31-12-X2 Numerao das etiquetas utilizadas 001 .I 002.1 003 ,;( 004 ,;( 005.1 011 ,;( 12 ,;( 13 ,;( 14,;( 15,;( 021 .I 22.1 23 ,;( 24 ,;( 25 ,;( 26.1 27.1

C5-3

031 ""
32 "" 33 "" 34 "" 35 ""
36 ""

041 "" 42 "" 43 ""


44 45 46 47 48 49 50

006 .I
007.1 008 .I 009 010.1

16,;(
17,;( 18 ,;( 19.1 20.1

28 "" 29 "" 30 ""

37 "" 38 "" 39 "" 40 ""

051 52 53 54 55 56 57 58 59 60

Nota: 1. Conforme etiquetas examinadas ao final do inventrio fsico, foram emitidas as etiquetas mencionadas de nQ001 a 060. 2. Para as etiquetas no relacionadas em nosso acompanhamento da contagem fsica, examinei a adequada emisso e correta apropriao aos inventrios (etiquetas44 a 60).

A. Reis

,;( "" .I

Includos no inventrio de produtos acabados (VerC2-1). Includos no inventrio de produtos em processo (VerC3-1). Includos no inventrio de matrias-primas (VerC1-1).

Preparao

Data 31-12-X2 16-2-X3

Reviso WiII

Data 17-2-X3

Aprovao

Data

A. Reis

F. Geraldo

18-2-X3

Anda mungkin juga menyukai