Anda di halaman 1dari 11

RETIRADO DA FELIPE'S HP Secretaria de Educao Gerncia Regional de Ensino do Guar Centro Educacional 03 do Guar Laboratrio de Qumica Professora: Noeci

Vidrarias do Laboratrio
Felipe Almeida Lessa, 18 1 , B

19 de Maro de 2003 RETIRADO DA FELIPE'S HP

RETIRADO DA FELIPE'S HP

Introduo
Os laboratrios, tanto de Qumica quanto de Fsica e Biologia, fazem uso de vrios instrumentos. Tais instrumentos so chamados de vidrarias. As vidrarias so, em sua maioria, instrumentos de vidro cristal ou temperado, para que as medidas sejam precisas e o recipiente no reaja com a substncia contida nele. Vrias pessoas chamam, erroneamente, os vidros temperados de Pyrex, mas esta uma marca comercial que dristrubui tal tipo de vidro. Sem as vidrarias os laboratrios seriam de pouca serventia, portanto essencial ter um apanhado geral sobre os principais instrumentos, sabendo pra que servem e como utiliz-los. Entretanto, elas devem ser tratadas com o maior cuidado possvel, principalmente porque o vidro utilizado nelas mais trabalhado que os de outros vidros quaisquer, assim sendo mais caros, obviamente.

RETIRADO DA FELIPE'S HP

RETIRADO DA FELIPE'S HP

As Vidrarias
BQUER
de uso geral em laboratrio, servindo para dissolver substncias, efetuar reaes qumicas, aquecer lquidos, etc. Tambm pode ser aquecido utilizando o bico de Bunsen em conjunto com a tela de amianto.

BURETA
um equipamento calibrado para medir o volume de lquidos precisamente. Ela graduada em dcimos de milmetro e muito utilizada em titulaes.

BICO DE BUNSEN
a fonte de aquecimento utilizada no laboratrio. No devem ser utilizadas substncias inflamveis.

RETIRADO DA FELIPE'S HP

RETIRADO DA FELIPE'S HP

BALO DE DESTILAO
utilizado em destilaes simples ou fracionadas; o brao do balo ento ligado ao condensador.

BALO VOLUMTRICO
utilizado para preparo de solues e para medir com preciso um volume nico e fixo descrito no balo.

BAQUETA
A baqueta, tambm chamada de basto de vidro, serve para agitar ou transferir lquidos de um recipiente a outro. Ela feita de vidro para no causar uma reao qumica na substncia em questo.

RETIRADO DA FELIPE'S HP

RETIRADO DA FELIPE'S HP

CONDENSADOR
um equipamento que tem como finalidade condensar vapores, principalmente em destilaes. Os mais comuns so os de Liebig, como o da figura. comumente utilizado em conjunto com o balo de destilao.

ESPTULA
usada para transferir substncias slidas. Por ser feita de metal, ela no deve ser utilizada para agitar substncias as baquetas devem ser utilizadas nesses casos.

ERLENMEYER
O erlenmeyer tem as mesmas finalidades que o bquer, fazer titulaes, aqucer lquidos e dissolver substncias, dentre outras, mas tem a vantagem de permitir a agitao manual o seu afunilamento em cima anula o risco de perda de material.

FUNIL COMUM
Ele feito de vidro (alguns autores o chamam de funil de vidro) e utilizado na transferncia de substncias entre recipientes e na filtragem de substncias como o auxlio de um filtro de papel.

RETIRADO DA FELIPE'S HP

RETIRADO DA FELIPE'S HP

FUNIL DE BROMO
O funil de bromo utilizado para separar lquidos no miscveis, ou seja, atravs da decantao. A torneira embutida nele permite que seja separado com facilidade, por exemplo, a gua do leo.

PAPEL DE FILTRO
Tem a mesma finalidade que os filtros utilizados para coar caf, separar slidos de lquidos. O filtro deve ser utilizado no funil comum.

PROVETA
A proveta, ou cilindro graduado, um instrumento preciso e, portanto, altamente recomendado para medio de lquidos.

PIPETA
utilizada para medir com grande preciso uma quantidade estipulada de volume. A da foto ao lado mede com preciso 25ml, enquanto existem pipetas de 5ml, 10ml, 50ml e at 100ml.

RETIRADO DA FELIPE'S HP

RETIRADO DA FELIPE'S HP

PISSETA
Um frasco de plstico para guardar gua, lcool ou outro solvente. Ela tambm serve para atirar jatos da substncia contida na prpria.

PLACA DE PETRI
Placa de plstico ou vidro onde so colocadas culturas de bactrias.

SUPORTE UNIVERSAL
empregado na sustentao de peas e sistemas. Ele pode segurar, por exemplo, a bureta ou o funil de cromo.

RETIRADO DA FELIPE'S HP

RETIRADO DA FELIPE'S HP

TUBOS DE ENSAIO
Tubo de ensaio quer dizer tubo de experimento, e para isso que ele serve. Podem ser feitas reaes em pequena escala e pode ser aquecido diretamente sob a chama do bico de bunsen.

TERMMETRO
Mede a temperatura de substncias ou, no caso do termmetro da foto, do ambiente.

TRIP
Serve de base para outro instrumento, como a tela de amianto.

RETIRADO DA FELIPE'S HP

RETIRADO DA FELIPE'S HP

TELA DE AMIANTO
uma tela metlica com amianto no centro utilizada para distribuir uniformemente o calor do bico de bunsen. Deve ser utilizada junto ao trip de ferro.

RETIRADO DA FELIPE'S HP

RETIRADO DA FELIPE'S HP

Concluso
Podemos classificar as vidrarias em: Recipientes: bquer, erlenmeyer, etc.

Filtros: Funis, balo de destilao, etc. Suporte: Superte universal e trip. Medidor: Termmetro, pipeta, etc. Outros: bico de bunsen, condensador...

Isso, ento, nos faz pensar que, em um laboratrio, estar preparado para a maioria das possibilidades uma necessidade. Mesmo instrumentos simples como um tubo de ensaio podem ter vrias variantes com caractersticas e funes diferentes. Ao contrrio de outras pesquisas, onde simplesmente entregamos-nas aos professores e no temos mais que nos preocupar com elas, esta pesquisa ser de serventia por um bom tempo, talvez at a Universidade.

RETIRADO DA FELIPE'S HP

RETIRADO DA FELIPE'S HP

Referncia Bibliogrfica
CAMPOS, Jorge Valls. Animalls. http://www.animalls.net/. CUPIDO, Luiz Roberto. Prof. Cupido. http://www.profcupido.hpg.ig.com.br/. FONTENELE, Rikene. Qumica Uemiana. http://www.geocities.com/rikene_2000/ GAUTO, Marcelo. Mundo do Qumico. http://www.mundodoquimico.hpg.ig.com.br/.

RETIRADO DA FELIPE'S HP

Anda mungkin juga menyukai