Anda di halaman 1dari 19

JB NEWS

Informativo Nr. 255


Editoria: Ir Jernimo Borges

Loja Templrios da Nova Era, 91 (GLSC)


Quintas-feiras 20h00 Templo: Obreiros da Paz Praia de Canasvieiras Florianpolis (SC), 10 de maio de 2011

ndice 1. 2. 3. 4. 5.

desta tera-feira: Almanaque Expectativa (Ir. Augusto Azeredo Silva) Tudo na vida comea com C (Ricardo Mallet) Que tal praticarmos musculao Manica? (Ir. Sergio Quirino Guimares) Destaques

35 - eleito o Papa Agapito I. 1291 - Nobres escoceses reconhecem a autoridade de Eduardo I de Inglaterra no seu pas. 1497 - Amrico Vespcio parte de Cdiz para a sua primeira viagem ao Novo Mundo. 1503 - Cristvo Colombo aporta na atual Ilhas Cayman e a nomeia de Las Tortugas. 1534 - Jacques Cartier chega em Terra Nova. 1655 - A Inglaterra, com as tropas lideradas por William Penn e o General Robert Venables, anexam a Jamaica que estava sob o domnio da Espanha. 1768 - John Wilkes preso por ter escrito um artigo para o The North Briton, criticando severamente o Rei Jorge III. Essa ao causou manifestaes em Londres. 1774 - Lus XVI torna-se rei de Frana. 1789 - Tiradentes preso no Rio de Janeiro, sob acusao de participar da Inconfidncia Mineira 1808 - Criao da Intendncia Geral de Polcia da Corte e do Estado do Brasil e da Polcia Civil do Rio de Janeiro. 1857 - Revolta dos Sipais, na ndia. 1869 - A Primeira Ferrovia Transcontinental, ligando o leste ao oeste dos Estados Unidos, concluda com a cerimnia do "Golden Spike". 1871 - Firmado o Tratado de Frankfurt entre a Frana e a Alemanha, ao trmino da guerra Franco-prussiana. 1877 - Romnia se declara independente do Imprio Otomano seguindo a adoo do senado da Declarao de Independncia de Mihail Koglniceanu. Esse ato reconhecido em 26 de Maro de 1881, depois do final da Guerra de Independncia Romena. 1933 - Incio da Bcherverbrennung (queima de livros) pelos nazis em Munique e outras cidades da Alemanha. 1940 - Segunda Guerra Mundial: comea a Guerra-Relmpago (blitzkrieg) contra os Pases Baixos, a Blgica e o Luxemburgo com uma ofensiva generalizada do exrcito alemo na frente ocidental. 1940 - Segunda Guerra Mundial: As primeiras bombas alems so jogadas em Chilham e Petham, em Kent na Inglaterra. 1940 - Segunda Guerra Mundial: Winston Churchill nomeado Primeiro Ministro do Reino Unido. 1973 - Fundao da Frente Polisrio no Saara Ocidental. 1981 - Franois Mitterrand eleito presidente da Repblica Francesa. 1999 - A Rede Manchete muda de nome(passa a se chamar TV!) e encerra suas atividades. 2007 - O Papa Bento XVI em sua visita ao Brasil, encontra-se com os jovens, no estdio do Pacaembu. 2008 - O Complexo Virio Real Parque inaugurado na cidade de So Paulo.

Brasil

Aniversrio da Cidade de Maring- Paran. Anivesrio de Jardel Bispo da Silva - Salvador-BA Dia do guia de turismo. Dia da arma de Cavalaria do Exrcito Brasileiro. Feriado na cidade de Itaperuna - Rio de Janeiro. Aniversrio da cidade de Venda Nova do Imigrante - Esprito Santo. Aniversrio da cidade de Lagoa Vermelha - Rio Grande do Sul

China

Mitologia Chinesa: dia de Tin Han, deusa que protege os pescadores e navegantes.

Internacional

Dia Mundial do Doente com Lpus - Criado pela OMS-Organizao Mundial da Sade, com o intuito de alertar o mundo a respeito dessa doena..

(Pesquisas da edio: http://pt.wikipedia.org - Imagens: www.google.com.br)

Autor: Ir Augusto Azeredo Silva Repasse: Ir. Hercule Spoladore

Certo dia, disseram-me que nunca mais estaria sozinho. Gostei da ideia. Achei que estaria sempre cheio de amigos em volta, e que tinha a minha subsistncia garantida. J no precisava temer mais nada. Estria amparado. O tempo foi passando. Vi que estava mais sozinho ainda! Que minha subsistncia dependia unicamente do meu trabalho e deveria amparar quem precisasse. No consegui entender o paradoxo. Sempre que solicitei fui atendido. Mas no era o que tinha entendido quando fui iniciado. Ento percebi que me reeducava. Minha pedra bruta foi adquirindo contornos regulares, ngulos retos e faces lisas, cada vez mais lisas. Com o mao e o cinzel na mo havia usado o esquadro no meu destino. Entendi o paradoxo. No precisava dos outros para ter vida prpria. Podia faz-la! Tinha elementos para isto. Era obreiro e tinha meu salrio. A luz brilhou! No parei mais de trabalhar dentro e fora de mim, erguendo templos s virtudes, cavando masmorras aos vcios e algemas ao crime. Compreendi o significado da escada. Comecei a interpretar o simbolismo com outros olhos. Foquei-me para

sempre viver de dentro para fora e ir colocando no lugar as coisas que estavam fora, uma-a-uma. O ritual do aprendiz tem sido bssola. Consulto-o com frequncia. Tudo o que me foi prometido me dado. E s depende de mim. Continuo a caminhada em meu ritmo. Acho que, em breve, estarei preparado para trabalhar nas coisas da Maonaria. Tenho coisas mais importantes agora como o de usar as ferramentas da oficina em mim mesmo: esquadro, mao, prumo, nvel e cinzel. Com certeza o que aprendi de bom neste ano no o aprendi nos anos de vida anteriores, no mundo. Tenho sido mais feliz. Para as dificuldades de foro ntimo aplico as ferramentas da oficina. J no preciso v-las, elas esto em mim, so parte de minha construo. Percebo progresso virtuoso em meu comportamento e relacionamentos. Fico confortvel. Encontrei meios de descobrir onde alavancar a soluo de problemas de convivncia. Aparando minhas rugosidades parto para a polidez que a Maonaria mostra como alvo na sabedoria, virtude que conduz vida e ao caminho de vivncia elevada, que conduz a espiritualidade equilibrada. Descobri que o Grande Arquiteto do Universo nos deu o que precisamos para a misso, nem mais, nem menos... Est tudo l! Basta usar! O irmo que tenha parado sua caminhada certamente no entendeu o paradoxo. Est tudo dentro da pedra! Talvez porque vive a horizontal de seus egos e comete o erro lgico de buscar no ego a soluo dos males produzidos pelo prprio ego. Isto servio de remendo! Em sua ansiedade usa camuflar a angstia existencial com aes derivadas de escapismos e artificialidade. A Maonaria mostra que a soluo vem de cima para baixo, da vertical para a horizontal: do compasso para o esquadro, da luz emitida pela coluna da sabedoria que representa a polidez do Maom. A pedra polida a expectativa, ela um dos smbolos que representam a polidez do maom dentro da oficina. A expectativa ver todos os smbolos que emitem a luz que vm de cima para que a vida faa sentido; busca de paz, alegria e felicidade como fruto da verdade que liberta dos grilhes do ego.
Data do texto: 08/05/2011. Grau do Texto: Aprendiz Maom. Sinopse do autor: Augusto Azeredo Silva, maom de nacionalidade brasileira. rea de Estudo: Espiritualidade, Liberdade, Maonaria, Simbologia.

Tudo que vicia comea com C - Por Ricardo Mallet

H momentos na vida de um ser humano em que ele se v sem nada realmente interessante pra fazer. Assim, sem companhia, computador ou iPod e com celular fora de servio, numa viagem de nibus para Cruz Alta, fui obrigado a me divertir com os meus prprios pensamentos. Por alguma razo que ainda desconheo, minha mente foi tomada por uma ideia um tanto sinistra: vcios. Refleti sobre todos os vcios que corrompem a humanidade. Pensei, pensei e, de repente, um insight: tudo que vicia comea com a letra C! De drogas leves a pesadas, bebidas, comidas ou diverses, percebi que todo vcio curiosamente iniciava com c.

Inicialmente, lembrei do cigarro que causa mais dependncia que muita droga pesada. Cigarro vicia e comea com a letra c. Depois, lembrei das drogas pesadas: cocana, crack e maconha. Vale lembrar que maconha apenas o apelido da cannabis sativa que tambm comea com c. Entre as bebidas super populares h a cachaa, a cerveja e o caf. Os gachos at abrem mo do vcio matinal do caf mas no deixam de tomar seu chimarro que tambm adivinha comea com a letra c. Refletindo sobre este padro, cheguei resposta da questo que por anos atormentou minha vida: por que a Coca-Cola vicia e a Pepsi no? Tendo frmulas e sabores praticamente idnticos, deveria haver alguma explicao para este fenmeno. Naquele dia, meu insight finalmente revelara a resposta. que a Coca tem dois cs no nome enquanto a Pepsi no tem nenhum. Impressionante, hein? E o chocolate? Este dispensa comentrios. Vcios alimentares conhecemos aos montes, principalmente daqueles alimentos carregados com sal e acar. Sal cloreto de sdio. E o acar que vicia aquele extrado da cana. Algumas msicas tambm causam dependncia. Recentemente, testemunhei a popularizao de uma droga musical chamada creeeeeu. Ficou todo o mundo viciadinho, principalmente quando o ritmo atingia a velocidade cinco. Nesta altura, voc pode estar pensando: sexo vicia e no comea com a letra C. Pois voc est redondamente enganado. Sexo no tem esta qualidade porque denota simplesmente a conformao orgnica que permite distinguir o homem da mulher. O que vicia o ato sexual, e este denominado coito. Pois . Coincidncias ou no, tudo que vicia comea com c. Mas ateno: nem tudo que comea com c vicia. Se fosse assim, estaramos salvos, pois a humanidade seria viciada em Cultura.
"Os vcios vm como passageiros, visitam-nos como hspedes e ficam como amos". Confcio

Valduga.'.

Srgio Quirino Guimares ARLS Presidente Roosevelt 025 quirino@roosevelt.org.br Ano 05 - artigo 19 - nmero sequencial 301

Todos visualizamos a Maonaria como uma ORGANIZAO de homens voltados ao prprio aprimoramento e atuando para o bem comum. Eu gostaria que vivencissemos nossa Ordem como um ORGANISMO no sentido biolgico. O sentimento de organizao como instituio nos mantm juntos, mas o trabalho como organismo nos mantm unidos. Precisamos compreender que somos parte de um sistema integrado e interdependente. O corpo humano constitudo por sistemas, um sistema o conjunto de rgos, rgos so conjuntos de tecidos e tecidos so conjuntos de clulas. A Maonaria constituda por Potncia, as Potncias s existem por conta das Lojas, as Lojas so conjuntos de Maons. Mas, em ltima instncia um organismo vivo constitudo por clulas e como fazermos nossa a analogia? As clulas manicas sos os sentimentos e disposies da alma para a prtica do bem, as aspiraes incessantes para o combate de tudo que

avilta o homem e a necessidade intrnseca do estudo. A Maonaria no surgiu com a inteno de se criar uma empresa, h muita diferena entre Instituio Manica e Sublime Ordem. Precisamos nos fortalecer, procurarmos e desenvolvermos atividades que propiciem a oxigenao das clulas manica. O lema da organizao manica LIBERDADE IGUALDADE FRATERNIDADE, mas para o organismo manico LEALDADE COMPROMETIMENTO CARIDADE. Observem como est o mundo ao nosso redor. No lamentem pelos caminhos que outros esto trilhando. Vejam que temos nossa frente um infinito de oportunidades para praticarmos o que nossas instrues. Conscientize-se que o seu mundo verdadeiro onde sua vista alcana e nele h muito o que ser transformado. Ou voc no um Construtor Social? As vezes nos preocupamos com o macrocosmo e esquecemos o microcosmo. Preocupamos-nos por terem matado um lder poltico e a contra ofensiva terrorista dos seu seguidores e esquecemos que perto de ns h uma comunidade carente, que simplesmente precisa de voluntrios para ler histrias para meninos, evitando que eles fiquem nas ruas e sejam adotados por traficantes. O ambiente do planeta Terra para o Maom consciente de seu papel social, uma grande Academia que fortalece os msculus ticos, desenvolve seu sistema moralis esqueltico, amplia sua capacidade cardio-espiritualis, expande honradez neural. Esta semana em uma troca de e-mail com o Irmo Haroldo Nascimento ele me ensinou que um atleta independente do esporte que pratica, busca a excelncia de sua forma fsica realizando vrios exerccios fsicos, trabalho aerbico, alongamentos, etc. Caso no realize essas atividades e fique parado, seus msculos atrofiaro e ele no mais ser um atleta. Tornar-se- apenas um homem fantasiado com um uniforme esportivo. Para que um profano possa se tornar um Maom, alm de vrios atributos, ele dever ter principalmente a sensibilidade do trabalho solidrio, buscando ajudar aqueles menos favorecidos. Para que isso ocorra e melhore a cada dia, devemos exercitar o nosso corao estando sempre disponveis nas aes solidrias ou ento nos tornaremos perjrio. E assim este ser ser apenas um homem fantasiado com um avental. Jamais devemos esquecer que fomos criados a semelhana de Deus, ento salutar honrar nossa herana divina.

A Loja Templrios da Nova Era prepara-se para quinta-feira realizar sesso especial fnebre em homenagem ao Ir. Derbi Prestes Costa, recentemente falecido. A sesso contar com a presena de parentes e amigos do saudoso irmo. O convite estendido a todos os Irmos e Cunhadas de qualquer Loja ou Oriente. Do Ir. Abel Tolentino de Oliveira Jnior Grande Secretrio Estadual de Informtica e Divulgao informando que em Sesso especial na Loja Planalto do Bem nr. 1282, de Firminpolis GO, o Ir. Saint Clair Tolentino de Souza, pelos 32 anos de servios prestados Maonaria, foi agraciado com a medalha e respectivo diploma de Grande Benemrito do GOB.

Ainda, na mesma Sesso, foi criada a Fraternidade Femina Colmia de Firminpolis

De triste memria, esta data registra que em 1824, D. Miguel, usurpador do trono portugus, institui comisso para punir oficiais que fossem Maons em Portugal. O Ir. Abtino Berlanda Costa MI da Loja Jos Guimares Gonalves nr. 120 (GLMERJ) do bairro de Campo Grande, no Rio de Janeiro. No faz muito, fez duas visitas aqui em Santa Catarina em datas diferentes, cujos registros esto abaixo:

Visita do Ir. Abtino Berlanda Costa (o do bom bigode...) Loja Luz de rion, em ItapemaSC, tendo como VM o Ir. Adir Andrighi

Visita ao Ir. Rogrio V. Mora e sua genitora, em Porto Belo-SC.

Veja os Modelos blindados alemes radio controlados. Impressionante a genialidade dessa turma que preserva a histria de forma viva. http://www.youtube.com/watch?v=sz6t3ymCyGA&feature=player_embedded
Sempre oportuno aprender. O Ir Csar Zabot, da Loja Templrios da Nova

Era, concedeu na ltima quinta-feira na RBS de Blumenau, interessante entrevista ao vivo para o Jornal do Almoo. Como se tornar mais conhecido, quem somos e o que fazemos???!!!... Bem assista a entrevista. Qualquer dvida ou consulta ao expert no assunto acesse o seu e-mail particular cz.cesarzabot@gmail.com Agora clique no link e bom proveito http://www.youtube.com/watch?v=coI2ZLPPMCg
Agende-se:

Pai e filho Dois advogados, pai e filho, conversam: - Papai! Estou desesperado. No sei o que fazer. Perdi aquela causa! - Meu filho, no se preocupe. Advogado no perde causa. Quem perde o cliente!

Templo Manico construdo em 1880 -, 38 ST. PETERS STREET, CANTERBURY, UK)

Anda mungkin juga menyukai