Anda di halaman 1dari 2

AJUDA DE CUSTO

Trata-se de uma indenizao paga ao servidor quando no interesse da administrao passa a ter exerccio em nova sede (municpio) com mudana de domiclio em carter permanente, com o objetivo de compensar as despesas de transporte do servidor e da famlia, quando removido, redistribudo ou cedido.

Mudar de sede exclusivamente no interesse da administrao e no a pedido do servidor.

Ajuda de custo calculada sobre a remunerao do servidor no ms em que ocorrer o ato. O limite mximo dessa ajuda poder corresponder a trs vezes a remunerao de que possui at trs ou mais dependentes. A obrigao das despesas da ajuda de custo caber a Unidade de lotao em que o servidor ter sua nova atividade. Caso o servidor possua dependentes, estes devero ser relacionados no prprio requerimento de ajuda de custo, anexando os documentos comprobatrios. O servidor que passar a ter exerccio em nova sede, far jus no s ajuda de custo, e, havendo previso oramentria, far jus tambm a transporte para si e seus dependentes, compreendendo passagens, bagagens e bens pessoais. So considerados dependentes para efeito de reembolso para ajuda de custo: o cnjuge ou a companheira legalmente equiparada; o filho menor com idade de at 18 (dezoito) anos, de acordo com o art. 5 do novo Cdigo Civil (Lei n 10.406/2002) e, em detrimento com o Ofcio n 17/2003-COGLE/SRH/MP ou enteado, bem como o menor que mediante autorizao judicial viva sob sua guarda e sustento; os pais desde que vivam s suas expensas; o filho maior de idade, desde que invlido; o estudante de nvel superior menor de 24 anos que no exera atividade remunerada e a empregada domstica sob esta condio. servidor fica obrigado a restituir os valores da Ajuda de Custo quando, injustificadamente, no se apresentar na nova localidade no prazo de 30 dias, sendo a reposio feita em uma nica parcela por ser constatado o pagamento indevido. Tambm ser restituda a Ajuda de Custo quando, antes de decorridos 03 (trs) meses do deslocamento, o servidor regressar, pedir exonerao ou abandonar o servio. (artigos. 46 e 57 da Lei n 8.112, de 11.12.1990)

O servidor dever requerer Ajuda de Custo ao Departamento de Recursos Humanos, anexando os seguintes documentos: a) certido de casamento ou comprovante de unio estvel e comprovao dos dependentes atravs da certido de nascimento, termos de adoo ou termos de guarda responsabilidade; b) comprovao da mudana de sede do servidor, constando lotao anterior, lotao posterior e interesse da instituio, atravs de comunicao da autoridade competente de que o mesmo dever ter exerccio em outra localidade (portaria de locomoo do servidor).

Preencher o requerimento da ajuda de custo, anexando a documentao exigida, com vista ao Servio de Recursos Humanos SRH da Unidade de lotao do servidor, objetivando a abertura de processo (protocolo), posteriormente, submeter Secretaria do Departamento de Administrao de Recursos Humanos DARH/DIREH para as devidas providncias.

Lei n 8.112/90 Arts. 53 a 57; Portaria n 08 SOF, de 30.03.1998; Decreto n 4004, de 08.11.2001; Ofcio n 17 - COGLE/SRH/MP, de 31.01.2003.

Anda mungkin juga menyukai