Anda di halaman 1dari 6

Resumo

PSICODIAGNSTICO 2.SEMESTRE
Entrevsta de Devoluo
Na devoluo diagnstica (devolutiva) seja: discriminada, dosificada relao egica com o paciente (acolhimento). Ponto de vista do paciente: se no houver devolutiva = dificuldade de separao privao de informao sentimento de roubo privao de informao sentimento de gravidade, loucura. Ponto de vista dos pais: evita fantasias de doena grave da criana reintegrao da imagem do filho novas mudanas na famlia (crena) sem devolutiva: ansiedade persecutria. Ponto de vista do psiclogo: preservar sua sade mental deixa de ser depositrio das fantasias e impulsos do paciente realiza boa anlise, relatrio e laudo. Crianas e Adolescentes: devoluo indivdual sem presena dos pais (discriminao de ppeis e identidade feita criao aps devolutiva com os pais. Sintoma: recalcamento de lembranas afetivas (contedo recalcado), histria pela converso em interveno somtica, neurose obsessiva pelo mtodo de substituio (deslocamento de representaes, associaes), desejo na parania = projeo (idias delirantes). Material da vida psquica: sistema de representaes investidade de pulso (afetos) = conexes, representaes (cadeia de sentidos organizadas em dinmica psquica) = desejo e defesa. Processo de interveno:

Psicodiagnstico: uma prtica em crise ou prtica na crise?


Sntese: Modelo diagnstico no mais neutra mas sim relao reconsiderada = idia do paciente tomar contato de seus prprios contedos subjetivos na terapia questionada abandonar o psicodiagnstico sem fins teraputicos - novo enfoque: intervenes ao longo do processo: qualidade de atendimento, paciente faz reflexes, diminuindo conflito e ansiedade indicativo e interpretao do objetivo de intervir no paciente trazendo sentido em relaoes para com o outro. (1) Paciente = crise (situao) sofrimento, prejuzo: conflito ansiedade.

(2) Avaliao formal (modelo tradicional): separao de papis (psiclogo/paciente) neutralidade cientfica psiclogo observador, no participativo buscar objetivo. (2.a) Modelo Positivista: modo aceito de fazer Cincia testes projetivos generaliza conhecimentos psicanlise explicar as coisas verdade no objeto (paciente). (3) Psicodiagnstico (interventivo): elaborao: novos sentidos = baixa ansiedade e conflito. No existe apenas um diagnstico, existe um processo de interveno junto com o psicodiagnstico. Propostas: maiores: interveno (indicao, interpretao) - plasticidade capacidade clnica objetivos teraputicos compreenso diagnstica com devolues parciais. (3.a) Avaliao Informal (interventivo): no separao de ppeis (psiclogo e paciente com intencionalidade e prximo na relao) quebra mito de neutralidade cientfica contratransferncia usado no diagnstico percepo pessoal psicodinmica do como. (4) Fenomenologia (compreensivo, da percepo): relao diloga com paciente e psiclogo entende a inteno de cada um conscincia intencional (dirigida a algo) atendimento = construo do conhecimento interpretao da relao com o outro.

Fenomenologia
Positivismo: Verdade nas leis da Cincia (descoberta pelo homem) = verdade prexiste. Papel da Cincia em descobrir o que verdadeiro e constante = sistematizado, replicalizao, generalizao, observao (emprica), a verdade est no objeto. Racionalsmo: Verdade est no prprio homem (no nas leis da Cincia) = idia, pensamento, razo e lgica, matemtica determinam o conhecimento verdade sta no sujeito e no no objeto. Kant: Verdade no no objeto e do sujeito (no na razo e leis) = relao que se estabelece entre ambos. Estrutura priori (natural) que permite enterdimentos que podem mudar conforme o indivduo de pesquisa. Conhecimento relativo (sem verdade absoluta) = fenmeno: realidade que aparece a ns e no como ela em si. Hegel: estrutura de Kant constuda (no natural) - realidade construda dos meios de produo entrelaada com a histria e a cultura (sociedade) verdade provisria que deve ser contextualizada (significado, interiorizado) verdade tanto no sujeito como no objeto.

Husseal (Fenomenologia): trabalha a contextualizao (situar tal fato no tempo e no espao, do "universo" em que est envolvido), buscando a essncia da relao sujeito-objeto. Viso compreensiva, linguagem (interpretao heminutica (arte da interpretao, ou a teoria e treino de interpretao)) sentido prprio da relao. Sntese provisria: sentido particular do mtodo husserliano no visa abordar o plano existncia factual, mas a essncia dos sentidos das coisas que surgem na relao intersubjetiva (relacionamento entre indivduos no ambiente localiza-se no campo da ao, ou na liberdade de ao, o que implica a negociao com o outro). Definio da Fenomenologia: sentido que contribui na relao com o objeto de pesquisa, processo singular (no estruturado) conhecer explicitar os sentidos de um determinado fenmeno (existncia humana) sem separao entre sujeitoobjeto conscincia que se relaciona, no dada (fora da relao, ela no a mesma coisa, apenas um modo de visar as coisas, no realidade substncial) objeto da conscincia pela intencionalidade (relao) encontro sujeito-paciente produz conhecimento simultnea (relao) conhecer constuir sentido conscincia inteno, no pensado ou pretendido momento vivencial (compreenso descritiva direta do indivduo faz dele vivenciado (todo o ato psquico) unicamente). 1. passo (EPOCH): suspenso do ato voluntrio teorias do conhecimento para entrar em contato com a mesma coisa. 2. passo: descola viso factual (Aquilo que fato) para sentido construdo na relao no nega a realidade factual, mas a coloca de lado. HERMENUTICA (interpretar/grego): compreenso no causal na descri;o do fenmeno, sem busca na generalizao descritiva, aprofunda nos dados para obter sentido, forma de compreenso destes dados em nvel conceitual, sem generelizao sentido lgico e prprio em um relato. Mtodo = caminho a percorrer Clinicar: inclinar-se para o outro. No h verdade em si mesma, mas uma verdade hermenutica do fenmeno que no pode ser generalizado. Psiclogo (intrprete) = dilogo a ser interpretado psicodignstico e psicoterapia fenomenolgica em modo dilogo = interpretao compreensiva = de si mesma e do mundo = para ambos (psiclogo e paciente) = compreenso alargada de si mesmos.

Algumas Questes de Mltiplas Escolhas de uma Prova AC


Os textos em azul claro so apontamentos que foi formulado na aula, quando o professor discorreu sobre a prova na aula.

1. No faz parte dos objetivos do psiclogo interventico: ( ) diminuir a fronteira entre psicoterpia e psicodiagnstico. (X) manter a neutralidade do psiclogo na relao.

( ) Compartilhar os conhecimentos do paciente que forem se configurando durante o processo. ( ) faz apontamentos. 2. No modelo de atendimento do diagnstico fenomenolgico consideramos: (X) a relao indissluvel entre sujeiro e objeto, definida por sua intencionalidade (trabalha com a conscincia no com a inconscincia). ( ) a relao de observao do sujeito pelo sujeito. ( ) a no relao entre sujeito e objeto. ( ) a relao apenas mediada pelos testes psicolgicos. 3. Mito (in: Ancona-Lopez, M.,1995), ao se refletir a psicodiagnstico formal e informal, coloca que: ( ) O formal sempre prefervel pois assegura ao psiclogo o correto desenvolvimento de sua tarefa. ( ) O informal prefervel, pois no se evidencia, na pratica, a necessidade de um psicidignstico informal. (X ) O profissional, durante a entrevista psicolgica, faz uso tanto do psicodiagnstico formal quanto ao informal como processos complementares de um mesmo trabalho (qualquer tipo de avaliao). ( ) No possvel a utilizao simultnea do psicodiagnstico interventivo fenomenolgico existencial. 4. De acordo com Ancona-Lopez, no psicodiagnstico interventivo o psiclogo deve: ( ) Enfatizar, para o cliente, a clarafio de significados de eventos concretos (no s concreto). ( ) Enquadrar o cliente em categorias de normalidades e anormalidades psicolgica de acordo com os dados obtidos nos testes. (X) Estabelecer relaes de causa e efeito (pode estar com a psicanlise, mas interventivo) entre a situao atual do cliente e seus conflitos no conscientes. ( ) Enquadrar o cliente em categorias de normalidade e anormalidade psicolgica de acordo com os conflitos infantis descobertos a partir de testes e das entrevistas realizadas. 5. No Ancona-Lopez, S. (In: Ancona-Lopez, M., 1995), ao refletir sobre o psicodiagnstico tradicional, afirma que: ( ) diminuir a fronteira entre psicoterpia e psicodiagnstico. (X) manter a neutralidade do psiclogo na relao. ( ) Compartilhar os conhecimentos do paciente que forem se configurando durante o processo. ( ) faz apontamentos. 6. Em relao ao psicodiagnstico fenomenolgico podemos considerar como ponto importante: ( ) a contextualizao compartilhada do atendimento. ( ) a possibilidade de construir sentidos da existncia do paciente nesta relao (tentando construir sentidos).

( ) a relao entre psiclogos e paciente definida pela intencionalidade (conscincia). (X) todas as anteriores esto corretas. 7. Durante um processo de psicodiagnstico o psiclogo se prope a fazer intervenes. Estas intervenes podem se caracterizar por: ( ) interpretaes. ( ) assinalizaes. ( ) apontamentos. (X) todas as anteriores esto corretas. 8. A origem da avaliao deveria ser uma deciso contextual e compartilhada, baseada sobre a experincia que o psiclogo e cliente tm um do outro. Esta frase nos d caracterstica do processo de avaliao do tipo: (X) fenomenolgico. ( ) compreensivo. ( ) behaviorista. ( ) psicomtrico.

Os textos em azul claro so apontamentos que foi formulado na aula, quando o professor discorreu sobre a prova na aula.

Questes Dissertativas:

1. O Psicodiagnstico fenomenolgico (paciente intenciona) conduz a uma radical reformulao, ao derrubar o mito da neutralidade cientfica. Explique a relao entre a viso fenomenolgica e o mito da neutralidade cinetfica (entrevistador e objeto (neutro sou parcial)) teste fielmente me coloca (categorizar - positivista). Resposta: Muda radicalmente a estrutura positivsta, o fenomenolgico visa intensionamente do paciente derruba o mito pois nunca neutro, pois h uma intencionalidade. 2. Qual a importncia da entrevista devolutiva, no modelo Tradicional? Explique sua necessidade. Resposta: No final do processo (dosificada e discriminada), informar o que encontrou para evitar uma situao persecutria para o paciente, fechando aspectos positivos e negativos. 3. 1-Segundo Mito ( in Ancona Lopez. M., 1995) existem duas formas possveis de avaliao psicodiagnstica, a formal e a informal. Explique os dois tipos e procedimentos. Resposta: Formal = Tradicional = positivsta: Avaliao formal (modelo tradicional): separao de papis (psiclogo/paciente) neutralidade cientfica psiclogo observador, no participativo buscar objetivo. Modelo Positivista: modo aceito de fazer Cincia testes projetivos generaliza conhecimentos psicanlise explicar as coisas verdade no objeto (paciente). Informal = Fenomenolgico:

relao diloga com paciente e psiclogo entende a inteno de cada um conscincia intencional (dirigida a algo) atendimento = construo do conhecimento interpretao da relao com o outro. 4. Como feito o processo de devoluo de informaes no processo psicodiagnstico tradicional e no processo interventivo? Explique cada uma das maneiras. Resposta: Na devolutiva Tradicional: discriminada, dosificada relao egica com o paciente identificar um objetivo. Na devolutiva Interventiva: buscar baixar ansiedade e conflito - no existe apenas um diagnstico, existe um processo de interveno junto com o psicodiagnstico - compreenso diagnstica com devolues parciais.

Anda mungkin juga menyukai