Anda di halaman 1dari 5

SEMIOLOGIA DO ABDOME

Na semiologia do abdome, so empregados os tradicionais mtodos de inspeo, ausculta, percusso (delimitando as vsceras) e palpao, incluindo a palpao de cada rgo em particular (fgado, bao, rins e aorta) de preferncia na ordem indicada. Lembrar que o examinador deve estar sempre direita do paciente que dever estar deitado confortavelmente em decbito dorsal, com um travesseiro sob a cabea (em alguns momento colocamos tambm um debaixo dos joelhos) e os braos devero estar ao lado do corpo. O objetivo colocar o paciente em posio favorvel a que se obtenha o mximo de relaxamento muscular da parede anterior do abdmen. Posturas inconvenientes so pernas cruzadas, pescoo excessivamente fletido, braos elevados com as mos sob a nuca, tronco fletido, ausncia de suporte para a cabea e ombros.O abdome deve estar exposto da apfise xifoide at a snfise pubiana. Dever ser solicitado ao paciente antes de iniciar o exame que assinale quaisquer regies de dor que devero ser examinadas por ltimo. A bexiga deve estar sempre vazia (bexigoma).

1. LIMITES, A PARTIR DOS REFERENCIAIS ADEQUADOS, DAS REGIES TOPOGRFICAS DA FACE ANTERIOR DO ABDOME (EPIGSTRIO, MESOGSTRIO, HIPOGSTRIO, HIPOCNDRIOS, FLANCOS, FOSSAS ILACAS E QUADRANTES SUPERIORES E INFERIORES) A diviso topogrfica do abdome necessria para o mdico fazer referncia acerca da localizao e irradiao de dores ou de outros sintomas abdominais na descrio da anamnese, bem como para indicar o local dos achados do exame fsico do abdmen. H duas formas clssicas de diviso do abdmen; uma que o divide em nove reas e outra que o divide em quatro reas. Para a delimitao das nove reas tradicionais (epigstrio, mesogstrio, hipogstrio, hipocndrios, flancos, fossas ilacas), usualmente, so utilizadas duas linhas horizontais e duas verticais.

A linha horizontal superior riscada do ponto em que a linha hemiclavicular de um lado cruza com a reborda costal homlogo, e outra inferior, que liga as espinhas ilacas, ntero-superiores. As linhas verticais so as linha hemiclaviculares prolongadas at o ligamento inguinal (ou de Poupart) que se estende da espinha ilaca ntero-superior at o tubrculo pbico. .

O nome das nove regies topogrficas do abdome, delimitadas segundo as linhas acima descritas, so: epigstrio, mesogstrio, hipogstrio, hipocndrios(direito e esquerdo), flancos (direito e esquerdo) e fossas ilacas (direita e esquerda).

A segunda maneira de dividir topograficamente o abdome a diviso em quadrantes, tomando-se, como referncia, uma linha horizontal e outra vertical, que se cruzam exatamente na cicatriz umbilical. Dessa forma, o abdome dividido em: quadrantes superiores (direito e esquerdo) e quadrantes inferiores (direito e esquerdo).

2. REFERENCIAS ANATOMICAS pesquisa pelos alunos 3. INSPEO A PELE CICATRIZES descreva sua localizao Subcostal ou Kocher Mc Burnay da apendicite Spiegel na linha de Spiegel Paramediana na borda do msculo reto abdominal Pfannestiel suprapbica Mediana supraumbilical / infraumbilical

ESTRIAS so roturas das fibras elsticas. As gravdicas e da ascite so rseas e tornam-se brancas e a da Sindrome de Cushing so rosa-purpureas (violceas). HRNIAS epigstrica, umbilical, incisional, inguinal (direta e indireta canal inguinal), femoral (crural). VEIAS DILATADAS - Circulao colateral, tipo cava inferior - as ectasias venosas so observadas mais nitidamente no andar inferior do abdmen e nas suas regies laterais. O

sentido da corrente ser sempre ascendente, uma vez que a circulao est toda direcionada para a cava superior. A principal causa de obstruo da veia cava inferior a trombose. - Circulao colateral, tipo cava superior - eventuais vasos ectasiados, vistos na parte superior do abdmen, tm sentido de corrente para baixo, na procura de conexo com a cava inferior. - Circulao colateral, tipo misto costuma ser uma associao entre os dois primeiros descritos e caracteriza-se por ampla rede venosa, colateral, com sentido de circulao para cima. ERUPES E LESES descrever, no se esquecer de colocar a localizao. MANCHAS Sinal de Cullen: Manchas equimoticas ao redor da cicatriz umbilical. Sinal de Grey-Tuner: So manchas equimoticas em flancos. Obs:. O Sinal de Cullen e o Sinal de Grey-Turner traduzem pancreatite aguda necrotica ou hemorrgica. Em casos graves

UMBIGO verificar o seu contorno e localizao, bem como quaisquer sinais de inflamao ou hrnia.

FORMA DO ABDOME O abdome pode apresentar variaes de forma, segundo idade, sexo e estado de nutrio, do estado dos msculos da parede abdominal, alm da condio fisiolgica da gravidez. As alteraes da forma do abdome podem ser: simtricas e assimtricas O abdome pode ter as seguintes formas (simetricas): plano - considerado como a forma normal, escavado - tambm chamado de retrado, o abdome que se caracteriza por encurtamento no sentido ntero-posterior, assumindo um aspecto cncavo, com os rebordos costais, as espinhas ilacas e a snfise pbica bem visveis. observado em pacientes muito emagrecidos, caquticos e desidratados. globoso - o abdome global e uniformemente crescido, com aumento predominante do dimetro ntero-posterior. O abdome de obesos, de pacientes com grandes ascites, com grande distenso gasosa das alas

intestinais, com grandes crescimentos do fgado e do bao ou com cistos gigantes de ovrio. piriforme uma variante do globoso, caracterizado pelo aumento de volume, mas, o bom tnus da musculatura da parede deixa o abdome armado, praticamente sem aumento do dimetro transversal. observado nas grvidas. batrquio - aquele cuja forma se caracteriza, estando o paciente em decbito dorsal, pela dilatao exagerada dos flancos, que lhe d aumento do dimetro transversal. avental - observada esta forma quando h grande acmulo de tecido adiposo no subcutneo fazendo com que o abdmen caia sobre as coxas, quando o paciente est em p. observado nos grandes obesos. Pendular - esse tipo tem, tambm, o aspecto de avental, mas, diferentemente deste, resulta de uma grande fraqueza da musculatura do andar inferior do abdome. A causa mais comum do abdome pendular a flacidez abdominal do puerprio.

ABAULAMENTOS E RETRAES Tais anormalidades so modificaes assimtricas da forma do abdome e sempre tm significado patolgico. Em geral, as assimetrias so dadas por abaulamentos localizados que podem ser devidos a: distenses ou crescimentos localizados de alas intestinais (ex. megaclon chagsico), hrnias na parede abdominal, aumentos de tamanho de rgos macios. As visceromegalias mais encontradas so a hepatomegalia e a esplenomegalia, tumores (de qualquer dos rgos abdominais ou plvicos, linfomas e tambm retroperitoneais, como os renais), cistos (do ovrio) e tero grvido. importante anotar a forma e a regio em que est o abaulamento. Dados da palpao, percusso e ausculta sero fundamentais para o esclarecimento da anormalidade. As retraes localizadas so eventualidades raras.

PERISTALSE Em pacientes com escasso ou nenhum tecido adiposo, alm de msculos adelgaados (emagrecidos ou caquticos), pode-se identificar movimentos peristlticos das alas delgadas. Nesses casos, estaro sendo observados apenas movimentos peristlticos, normais. A importncia clnica da deteco do peristaltismo visvel no abdome reside no fato de que pode indicar obstruo localizada no antro gstrico, no intestino delgado ou nos clons. Para melhor preciso diagnstica, necessrio que se defina o local, o sentido e a freqncia (no de movimentos / min) com que ocorrem os movimentos peristlticos.

PULSAES A pulsao artica normal com freqncia visvel no epigstrico.

4. AUSCULTA Ausculte o abdome antes de percuti-lo ou palp-lo, pois estas manobras podem alterar a freqncia dos rudos abdominais. Coloque o diafragma do seu estetoscpio suavemente sobre o abdome. Ausculte os rudos intestinais e observe a freqncia e caractersticas. Os rudos normais consistem em cliques e borbulhamentos, com uma freqncia estimada de 5 a 34 por minuto. Os borborigmos podem ser auscultados ocasionalmente e correspondem ao familiar roncar do estomago so borbulhamentos prolongados e intensos da hiperperistalse. Os rudos intestinais podem estar aumentados como na diarria ou na fase inicial da obstruo intestinal ou diminudos e, em seguida, ausentes, como no leo adinmico e na peritonite. Sopros o sopro heptico sugere carcinoma do fgado ou hepatite alcolica. Os sopros arteriais com componentes sistlicos e diastlicos sugerem uma ocluso parcial da aorta ou das grandes artrias. A ocluso parcial de uma artria renal pode causar e explicar uma hipertenso. A ausculta dos sopros deve ser realizada na reborda costa direita e esquerda at a regio lombar seguindo o trajeto da aorta (trajeto da aorta, artrias renais, artrias ilacas e femorais). Atritos so raros. Indicam inflamao da superfcie peritoneal de um rgo, como ocorre em tumores hepticos.

Anda mungkin juga menyukai