Anda di halaman 1dari 22

NAVEGUE NAS ONDAS CURTAS DO RDIO ARTIGOS TCNICOS DX ENVIE SEUS COMENTRIOS PROCURE NESTE STIO

Introduo Ionosfera

ENTENDENDO A PROPAGAO IONOSFRICA A IONOSFERA A DESCOBERTA DA IONOSFERA A ESTRUTURA DA IONOSFERA A CAMADA D A CAMADA E A CAMADA E ESPORDICA A CAMADA F, OU MELHOR, AS CAMADAS Fs ACIMA DA REGIO F VARIAO DIA E NOITE VARIAO SAZONAL VARIAO GEOGRFICA VARIAO CCLICA OTIMIZANDO COMUNICAES EM HF RELAES TRIGONOMTRICAS CLCULO DA MXIMA FREQNCIA UTILIZVEL (MUF) ABSORO IONOSFRICA MENOR FREQNCIA UTILIZVEL (LUF, LOWEST USABLE FREQUENCY) PERTURBAES IONOSFRICAS E SEUS EFEITOS NA PROPAGAO DAS ONDAS CURTAS PERTURBAES RELACIONADAS COM "FLARES" SOLARES (CAUSAS E

EFEITOS) FLARES SOLARES E SEUS "PRODUTOS" RADIOATIVOS PERTURBAES IONOSFRICAS SBITAS, SID (SUDDEN IONOSPHERIC DISTURBANCES)

ENTENDENDO A PROPAGAO IONOSFRICA

Por Renato Dutra Pereira Filho

Bibliografia The NEW Shortwave Propagation Handbook By Geoger Jacobs, Theodore J. Cohen e Robert B. Rose

A partir dessa edio do @-tividade DX e nas prximas edies de domingo teremos artigos especiais sobre a propagao. Como esse material destinado a todos os colegas, independente do seu nvel de aprofundamento no assunto, e como o objetivo tentar aprender e desmistificar como a propagao funciona, comearemos do bsico. Afinal, grandes prdios necessitam de profundas e slidas fundaes. Nesta edio falaremos a respeito da: - relao entre comprimento de onda, freqncia e velocidade; ionosfera, histrico, composio, caractersticas, formao, camadas D, E, F1 e F2, etc;

As altas freqncias (HF, high frequencies), correspondem poro do espectro entre 3 e 30 MHz (cada Hz equivale a 1 ciclo/s), ou seja, de 3000 kHz a 30000 kHz. Somente para lembrar, muito intuitiva a transformao de freqncia em comprimento de onda e vice-versa, desde que tenhamos em mente o fenmeno em si, ou que prestamos ateno nas unidades. Comprimento de onda (L) medido em metros no S.I. (Sistema Internacional de Unidades), enquanto que a freqncia (f) medida em Hz. Como a relao entre estas grandezas est vinculada a velocidade (v) de propagao dessa onda (velocidade em metros por segundo), basta casar as unidades e teremos a equao bsica:

v=L.f

Como inmeras medies experimentais comprovaram, a velocidade de propagao da radiao eletromagntica no vcuo uma constante, ou seja, 300000 km/s, ou seja, 300000000 m/s. Logo, dada a freqncia em kHz, 300000/f, nos d direto o comprimento de onda em metros e dado o comprimento de onda em m , 300000/L, nos d a freqncia em kHz. A comunicao usando a faixa de HF possvel porque existe uma camada da atmosfera superior terrestre chamada ionosfera, a qual refrata e/ou reflete as ondas de rdio.

A IONOSFERA

A ionosfera, como o nome diz, composta de partculas carregadas eletricamente chamadas ons. ons nada mais so do que tomos ou molculas que ganharam ou perderam eltrons apresentando, portanto carga eltrica negativa (chamados nions) ou carga eltrica positiva (chamados ctions). O processo de transferncia de eltrons (perda ou ganho) envolve energia, e essa energia tem de vir ou ir para algum lugar. Retirar eltrons sinnimo de realizao de trabalho logo gasta energia. Na ionosfera esses ons esto dispostos em muitas camadas que so capazes de refletir as ondas de rdio na faixa de HF e devolv-las Terra em uma trajetria que faz com que as mesmas percorram grandes distncias.

As caractersticas eltricas dessas camadas, as quais so coletivamente referidas como ionosfera, esto sujeitas a amplas variaes. Isto ocorre por que a ionosfera formada pela radiao proveniente do SOL. essa a fonte da energia necessria para arrancar os eltrons das molculas do topo da atmosfera e transform-las em ons. A intensidade da radiao solar modifica-se com a hora, com a estao do ano, com a localizao geogrfica. Alm disso ocorrem variaes cclicas na capacidade da ionosfera de refletir ondas de rdio. Esses ciclos esto vinculados ao ciclo de aproximadamente 11 anos de atividade solar.

De 11 em 11 anos ocorre um aumento no nmero de manchas solares. Essas manchas so rea turbulentas que produzem considervel quantidade de radiao. Quando a superfcie solar est coberta com um grande nmero de

manchas,a ionosfera eletricamente mais carregada e as radio comunicaes em ondas curtas so geralmente muito boas. Quando o nmero de manchas solares diminui, as condies tornam-se piores. O atual ciclo solar, o vigsimo terceiro observado desde que registros precisos comearam, encontra-se um pouco alm do mximo, j em fase decrescente, mas ainda com muita atividade solar.

A DESCOBERTA DA IONOSFERA

Em 1902, dois cientistas, Arthur Kennelly nos EUA e Oliver Heaviside na GrBretanha sugeriram teoricamente, em artigos cientficos independentes, que a a atmosfera superior terrestre seria composta de um regio condutora de eletricidade. Seria essa camada que agiria como obstculo e defletiria os sinais de rdio que permitiram experincias de transmisso transatlntica que ocorreram 1 ano antes. Foram necessrias mais de duas dcadas para que essa hiptese fosse verificada experimentalmente, especificamente em 1924 pelo cientista ingls Edward Appleton. Hoje sabe-se que a atmosfera superior composta principalmente por nitrognio, oxignio e seus compostos, com pequenas quantidades de hidrognio, hlio e outros gases. Esta descrio foi obtida experimentalmente a partir de bales de alta altitude, foguetes ou medidas de satlites ao longo das ltimas dcadas. Essas medies experimentais comprovaram as teorias de que o tipo de radiao solar de principal importncia na formao da ionosfera era a radiao ultravioleta. A grande quantidade de energia associada com essa radiao seria a fonte de energia necessria para a ionizao.

Hoje em dia aceito que o papel da radiao ultravioleta primordial nas camadas mais externas da ionosfera, enquanto que alm desse tipo de radiao, a radiao do tipo raios-x, raios csmicos e outros freqncias de radiao tambm tem importncia nas camadas mais baixas da ionosfera. Se a radiao solar desaparece ( noite, ou por um eclipse solar) os eltrons e os ons se recombinam formado tomos e molculas eletricamente neutros. O processo de ionizao recomea novamente quando do nascer do sol. Ocorre que h uma diferena de velocidade entre a ionizao e a recombinao. A ionizao um processo mais rpido do que a recombinao. Assim a chamada densidade eletrnica da ionosfera diminui em uma velocidade menor do que a velocidade de aumento da densidade eletrnica devido ao nascer do sol.

A ESTRUTURA DA IONOSFERA

Como a radiao chega do exterior at a atmosfera terrestre, primeiro ocorre a ionizao dos gases rarefeitos encontrados mas externamente. A medida que a radiao penetra mais profundamente na atmosfera, encontra uma densidade crescente de gases, e a quantidade de ionizao aumenta. Penetrando alm, ela produz mais e mais ionizao, mas como a ionizao despende energia essa radiao totalmente dissipada at que o processo de ionizao acaba. Ento formada uma regio de mxima ionizao, com regies de densidades eletrnicas inferiores abaixo da mesma. Como a composio do topo da atmosfera varia conforme a altitude e como os diversos gases respondem especificamente a diferentes freqncias, existe uma tendncia da ionizao ocorrer em diferentes camadas. Estas camadas esto entre aproximadamente entre 50 a 650 km acima da superfcie da Terra. Enquanto estas regies ionizadas so usualmente mencionadas como camadas, elas no esto completamente separadas uma da outra.

As camadas da Ionosfera e sua altitude em relao a superfcie da Terra

Cada regio ou camada se sobrepem em alguma extenso formando uma contnua mas no uniforme rea ionizada com ao menos 4 picos de intensidade de densidade inica, chamadas regies D, E, F1 e F2. Existem diferenas grandes entre os perfis das camadas de acordo com a estao do ano, devido a mudana da proximidade com o Sol e a sua posio no cu. Esta posio chamada de ngulo de znite solar. Mantidos outros fatores constantes, quanto mais alto o Sol, maior a densidade eletrnica. O uso das letras para designar as vrias regies da ionosfera foi devido ao trabalho de Edward Appleton, baseado na descoberta da camada Kenelly-Heaviside em 1924. Ele utilizou a letra E para esta camada, j que essa simbologia normalmente usada para designar o vetor campo eltrico. Como ele mesmo previu, deixou assim muitas letras tanto acima quanto abaixo para designar futuras descobertas. O nome ionosfera foi dado por Sir Robert Watson-Watt, um colega de Appleton no incio do trabalho e um dos pioneiros do trabalho sobre o radar.

A CAMADA D

Apesar de todo o trabalho experimental a respeito da ionosfera no final dos anos 60 e nos 70, do sculo passado, a camada D continua ainda um pouco enigmtica. Esta camada, a qual se estende de 65 a 100 km acima da superfcie terrestre e somente existe durante o dia enquanto a Terra encontra-se iluminada pelo Sol. Determinar a composio qumica da camada D foi muito difcil utilizando as modernas tcnicas experimentais. A esta altitude relativamente baixa quando comparada com as outras camadas, a presso ainda suficientemente grande para produzir uma alta freqncia de colises entre as partculas elementares constituintes da atmosfera, assim, os estudos convencionais no podem ser usados.

Portanto a qumica da camada D a menos conhecida. Com respeito as comunicaes via rdio a camada D um gigantesco atenuador, absorvendo os sinais de HF que passam atravs. Como a atenuao varia com o inverso do quadrado da freqncia, quanto maior a freqncia do sinal de rdio utilizado, menor a absoro do sinal pela camada D. Aps o pr-do-sol essa camada se recombina e as baixas freqncias passam a ser refletidas pelas camadas superiores. Esse o motivo porque a noite possvel ouvir transmisses em O.M. muito distantes por meios de propagao ionosfrica (a chamada onda de cu, ou no original, skywave).

A CAMADA E

O limite superior da camada D acaba se misturando com outra regio distinta chamada camada E, a qual ocorre principalmente durante o dia entre 100 e 125 km. uma fina camada de 5 a 10 km de espessura, Existem muitos tipos de mecanismos de ionizao que operam a essa faixa de altitude dependendo da latitude, estao do ano, e nvel de atividade solar. Acreditava-se que esta camada desaparecia durante a noite. Mas experimentos no incio dos anos 80 do sculo passado, durante o pico do ciclo solar 21, demonstraram o contrrio. A camada E no desaparece, mas de fato apresenta uma permanente mas ineficiente fonte de propagao noturna. Foi tambm durante essa srie de medidas experimentais que foi determinado que a ionosfera turbulenta, j que aps 2 minutos, qualquer varivel medida na ionosfera modifica-se de valor.

A CAMADA E ESPORDICA

Em adio a camada E normal da ionosfera, existem regies ionizadas que ocorrem esporadicamente. Diferentemente das camadas normais, estas regies espordicas vem e vo irregularmente, e existem diversas teorias a respeito da sua causa. A altura destas regies ou caminhos varivel, mas elas ocorrem na maior parte das vezes a uma altitude de 100 km. Desde que apresenta a mesma altitude da camada E, por isso so chamadas coletivamente de E espordico. A camada E espordica uma regio intensamente ionizada, e muito limitada em termos de extenso. Uma nuvem de camada E espordica pode ter de 80 a 170 km em dimetro, e pode permanecer somente por algumas horas antes de dissipar. Muitas dessa nuvens se deslocam a velocidade de centenas de quilmetros por hora. A causa da ionizao da camada E espordica no ainda totalmente entendida. sabido que meteoros se desintegram nas altitudes da camada E e que os ons metlicos residuais criam caminhos de alta ionizao. Este pode ser um fator envolvido no surgimento de E espordico. Em regies equatoriais o E espordico um fenmeno diurno, e provavelmente causado pela instabilidade no plasma causada pelo jato eletrnico equatorial (convm mencionar que existem correntes de conveco de altssima velocidades associadas a altas altitudes). As altas velocidades encontradas aqui podem criar densos caminhos. Ao redor do equador geomagntico o E espordico pode permanecer por 90% das horas do dia.

A CAMADA F, OU MELHOR, AS CAMADAS Fs

As camadas Fs so as mais importantes regies da ionosfera e com elas as comunicaes de ondas curtas em alta distncia esto relacionadas . Durante as horas do dia existem duas regies bem definidas, a camada F1 e a camada F2. Em um dia de inverno a camada F1 comea um pouco acima do limite superior da camada E (150 km) e se estende at cerca de 250 km. Durante o dia de vero a camada F1 encontradas em altitudes maiores. A camada F2 varia de 350 km durante o inverno e pode chegar a 500 km durante o vero. A maioria das transmisses em onda curta so acompanhadas atravs da camada F2.

A evidncia experimental indica que a camada F1 desaparece durante a noite. J durante o dia essa camada que suporta transmisses de curto a mdio alcance. A camada F1 se comporta de forma semelhante a camada E . Diferentemente de todas as outras camadas a camada F2 existe independente de ser dia ou noite e sempre capaz de sustentar propagao em alguma freqncia. a mais importante das camadas e o seu comportamento que predito pela maioria dos programas de computador que fazem predio de condies de propagao, como o MINIMUF, por exemplo.

ACIMA DA REGIO F

Aproximadamente 95% dos tomos e molculas que formam a ionosfera esto contidos abaixo dos 1000 km de altitude. Medidas utilizando satlites indicam que a densidade eletrnica entre 650 e 1000 km muito pequena e que tem pouca importncia para transmisses em ondas curtas ou radioamadores.

Dica de site a respeito do assunto: Quem tiver interesse em acompanhar uma animao a respeito do fenmeno da propagao, e tiver o FLASH da MACROMEDIA instalado no seu computador, deve acessar: http://www.ae4rv.com/tn/propflash.htm

Graas existncia da dependncia da ionosfera com a radiao solar, evidente que mudanas na posio relativa entre Terra e Sol (rotao e translao), bem como mudanas nos padres de radiao solar, iro influenciar como a ionosfera se comporta.

As variaes tpicas, e que podem ser relativamente preditas e antecipadas classificam-se nas seguintes categorias:

1 - Dia e Noite 2 - Sazonal (estao do ano) 3 - Geogrfica

4 - Cclica

VARIAO DIA E NOITE

A variao durante um dia, ou seja, as mudanas de hora a hora nas vrias camadas da atmosfera, so causadas pela rotao da Terra ao redor do prprio eixo. Esta rotao no somente responsvel pelas variaes na quantidade de luz solar alcanado a Terra, resultando em dia ou noite, mas tambm pela correspondente variao na intensidade da radiao ultravioleta que alcana a ionosfera em qualquer ponto. Durante as horas diurnas, quando a radiao ultravioleta alcana a atmosfera superior terrestre, a ionosfera pode tornar-se altamente ionizada com a separao em camadas; durante as horas de escurido muito pouca radiao alcana a atmosfera superior no lado terrestre distante do Sol, logo a ionosfera perde densidade eletrnica e forma-se uma relativamente fraca e nica camada.Como j mencionado, as variaes diurnas nas camadas D,E e F1 apresentam um padro regular que principalmente depende da elevao solar (ou seja, o ngulo de znite solar). A ionizao destas camadas aumenta a partir de nveis muito baixos a partir do nascer do sol, alcana o mximo tarde, e ento decresce at o pr-do-sol.

A ionizao na regio F2 aumenta rapidamente ao nascer do sol. A mxima ionizao alcanada quando o Sol alcana seu znite, ou o ponto mais alto no cu. A ionizao ento decresce, alcanando valores baixos durante a noite. A menor densidade eletrnica encontrada logo antes do sol nascer e a queda observada na freqncia crtica chamada depresso pr-nascerdo-sol.

Mas o que freqncia crtica ? A freqncia crtica a freqncia mais alta a partir da qual um eco recebido quando um pulso de rdio enviado verticalmente para a ionosfera. Mais adiante mostraremos que existe uma relao direta entre as freqncias usadas para comunicao entre dois pontos quaisquer (propagao oblqua, quando comparada com a transmisso do pulso vertical) e a freqncia crtica. A camada F2 a mais altamente ionizada das camadas normais com a caracterstica de suportar a propagao em freqncias muito altas. Alm disso, devido lenta taxa de recombinao, ela permanece forte muitas horas depois do por do sol. Por esses motivos, a camada F2 a mais importante para comunicaes de

longa distncia em onda curta.

A estrutura bsica da Ionosfera e suas camadas e a interao com as ondas de rdio emitidas por um transmissor

VARIAO SAZONAL

Devido ao fato da posio de qualquer ponto na Terra modificar sua posio com relao ao Sol, a medida em que a Terra move-se em sua rbita ao redor Sol, ento as propriedades da ionosfera tambm se modificam. Ionizao da camada E comporta-se de maneira regular, sendo quase que totalmente dependente do ngulo do znite solar. A ionizao muito mais forte no vero devido ao Sol estar mais alto no cu. Durante todos os meses de inverno a freqncia crtica da camada F1 varia de maneira semelhante a da camada E, dependendo da elevao Solar. Durante o inverno, a camada F1 se funde com a camada F2, e no pode ser identificada de forma separada, exceto nas regies equatoriais.

O comportamento da camada F2 mais complicado. Durante os meses de inverno no hemisfrio norte, a atmosfera est mais fria, mas a Terra est mais prxima do Sol, e a ionizao diurna muito intensa; ento as freqncias crticas so altas. Durante as longas horas de escurido do inverno, por outro lado, a ionosfera tem mais tempo para perder sua carga eltrica, e as freqncias crticas descem para valores muito baixos.

No vero um efeito de aquecimento ocorre na camada F2, causando a expanso durante as horas diurnas e resultando em uma densidade de ionizao mais que a observada durante o inverno. Em resultado, as freqncias crticas so menores que os valores de inverno. Por outro lado, graas as longos perodos diurnos do vero, a recombinao no ocorre na mesma extenso que ocorre no inverno. Em resultado, as freqncias crticas noturnas da camada F2 so maiores do que aquelas observadas durante os meses de inverno. A variao entre as freqncias crticas diurna e noturna, durante o vero, so menores do que durante o inverno.

VARIAO GEOGRFICA

A intensidade de radiao ionizante que chega at a ionosfera varia conforme a latitude, sendo consideravelmente maior em regies equatoriais, onde o Sol est mais diretamente perpendicular do que em latitudes altas. Freqncias crticas para as regies E e F1 variam diretamente com a elevao solar, sendo altas em regies equatoriais e decrescendo proporcionalmente para norte e sul com a latitude. As variaes da camada F2 com a latitude so mais complexas. Isto ocorre provavelmente devido ionizao de outras fontes. Existem evidncias de que o campo magntico terrestre exerce uma importante influncia. No grau de ionizao da camada F2. Apesar de complexa, a freqncia crtica da camada F2 segue um padro geral de comear alta em regies equatoriais e diminuir conforme o aumento da latitude.

Apesar de no ser complexa quanto variao de latitude, a ionizao da camada F2 tambm difere ao longo dos meridianos (com a longitude) ao longo do mesmo tempo local e ao longo da mesma latitude. Muito dessa variao creditada a influncia do campo magntico terrestre. As freqncias crticas so geralmente maiores na regio Asitica e Australsia que aquela da Europa, frica e hemisfrio ocidental.

VARIAO CCLICA

Se fossem somente as variaes diurnas e sazonais os fatores que influenciam o comportamento ionosfrico, o padro de freqncia crtico em longo prazo seria bem determinado, com valores sazonais repetindo-se de ano para ano na mesma localizao geogrfica. Infelizmente, isso no ocorre. H tambm uma variao cclica, de aproximadamente 11 anos de durao, que o fator mais importante a afetar a ionosfera. Esta variao depende do nvel de atividade das manchas solares, a qual est constantemente variando, durante o transcorrer do ciclo de 11 anos. Futuramente avaliaremos exclusivamente essa influncia.

No episdio de hoje, definiremos freqncia crtica, clssica MUF e simplesmente MUF.

Tabela de MUF gerada quase em tempo real

OTIMIZANDO COMUNICAES EM HF

Uma ampla faixa de freqncias de ondas curtas quando transmitidas verticalmente iro retornar para a Terra atravs da ionosfera. A freqncia mais alta que retorna para cada camada da ionosfera chamada freqncia crtica daquela camada. Mas para transmitir um sinal a longas distncias, como requerido nas comunicaes via rdio, a onda de rdio deve deixar a antena transmissora em um ngulo tal que a onda alcance a ionosfera de maneira oblqua. O ngulo de radiao apropriado, bem como a freqncia tima para ser usada sob um determinado caminho, depende de muitos fatores, incluindo a altura da camada refletora, a extenso na qual a mesma est eletrificada e a distncia entre os locais de transmisso e recepo. Alm disso, existe a relao entre essa freqncia tima e a freqncia crtica. O conhecimento das relaes existentes entre a freqncia crtica, altura de camada, ngulo de radiao, comprimento do caminho, etc, so fundamentais para entender os princpios das comunicaes em longas distncias atravs de ondas curtas.

RELAES TRIGONOMTRICAS

Para comear, existe uma relao trigonomtrica simples entre as freqncias crticas medidas verticalmente, a altura da ionosfera na qual a reflexo ocorre, e o ngulo timo de radiao e a freqncia requerida para uma transmisso de longa distncia. Esta relao expressa pela equao: F=f0 . sen a (eq. 1) na qual: f a freqncia de sinal equivalente para transmisso oblqua; f0 a freqncia crtica a o ngulo de radiao para a transmisso oblqua.

Usando a geometria possvel obter uma equao que permite uma soluo mais direta para a freqncia tima requerida para transmisses de longa distncia:

f = f0 . ( (D^2/4*h^2)+1)^1/2 (eq. 2)

na qual f a freqncia tima de transmisso para a distncia de transmisso D f0 a freqncia crtica h a altura da camada onde a reflexo ionosfrica ocorre (D e h devem estar na mesma unidade de medida, quilmetros, por exemplo).

As equaes acima so importantes por que dadas freqncia crtica e a altura da ionosfera, e conhecendo a distncia entre os locais de transmisso e recepo, possvel determinar a freqncia mais alta que a ionosfera ir suportar ao longo deste caminho de transmisso. Esta freqncia, f nas equaes 1 e 2 chamada de freqncia mxima observvel (MOF) ou a clssica freqncia mxima utilizvel (maximum usable frequency, MUF em ingls).

Chamaremos nesse texto esse valor de clssica MUF. IMPORTANTE no confundir os valores desse valor de MUF com os valores de MUF produzidos a partir de programas computacionais de predio, os quais so valores mdios de MUF calculados a partir de dados de longos perodos de tempo. Voltaremos a discutir bastante esse assunto. Para uma onda de rdio ser refletida entre dois pontos distantes via ionosfera a sua freqncia deve ser igual ou menor que a clssica MUF.

Quando a freqncia de operao excede o valor da clssica MUF, a ionizao no ponto onde o sinal refletiria de volta Terra no suficiente para refletir o sinal, e o mesmo perdido para o espao.

CLCULO DA MXIMA FREQNCIA UTILIZVEL (MUF)

Devido ao fato da clssica MUF ser relacionada diretamente a freqncia crtica, seu valor funo da intensidade da ionizao da atmosfera superior terrestre. Para um dado percurso de transmisso, a clssica MUF segue as mesmas variaes da freqncia crtica, de acordo com o perodo do dia, estao, posio geogrfica e variaes cclicas. Durante os perodos de alta atividade solar os valores de clssica MUF so aproximadamente DUAS vezes superiores aqueles de perodos de baixa atividade solar.Voc j deve ter notado que no clculo do valor da clssica MUF no entra a potncia de irradiao.

A ionosfera apresenta densidade eletrnica suficiente para refletir o sinal de volta para a Terra, ou o sinal perdido para o espao. Esse fato depende somente da freqncia em questo e da densidade eletrnica da ionosfera. Esta situao se aplica para a propagao normal de ondas curtas, mas no se aplica ao caso de reflexes dispersas (scatter) que podem ocorrer em condies anormais, ou quando a potncia de transmisso da ordem de centenas de kilowatts. Nestes dois casos a potncia de transmisso entrar no clculo da clssica MUF.

A clssica MUF uma grandeza muito importante em radio comunicaes, mas extremamente difcil de predizer. No entanto, mtodos relativamente simples foram desenvolvidos para predizer um valor mdio.

este valor que mencionado simplesmente como MUF (maximum usable frequency).Grficos de contorno contendo valores para todo o mundo de freqncias crticas preditas para a camada F2 (usando a simbologia f0F2), contm os valores preditos de MUF calculados para a distncia padronizada de 4000 km.

No prximo episdio, explicaremos de que maneira a ionizao de determinada camada da ionosfera pode ser prejudicial propagao de ondas de rdio.

ABSORO IONOSFRICA

At o momento mencionamos as caractersticas da ionosfera como um

refletor de ondas de rdio. A ionizao, no entanto, no somente causa que uma onda de rdio seja refletida, mas tambm pode causar a absoro da mesma. a absoro ionosfrica uma das principais razes para a fora de um sinal de rdio se reduzido ao passar atravs da ionosfera, primariamente pela regio D.

Quando uma onda de rdio passa atravs da camada D, parte da energia transferida para os eltrons que existem nessa regio eletrificada. Esses eltrons movimentam-se vibrando em "ritmo" (na mesma freqncia) que a onda de rdio, medida que a mesma ultrapassa a regio ionizada, chocando-se com as molculas gasosas muito maiores, ainda presentes na altitude da camada D. Como resultados dessas colises, os eltrons perdem parte da energia transferida pela onda de rdio. De fato essa energia perdida no propagada, e a quantidade de energia da onda de rdio que emerge da ionosfera menor que aquela que entrou na camada D, resultando no decrscimo de potncia do sinal. Simplesmente falando a camada D age como uma "esponja de RF" nas freqncias de ondas curtas. Tecnicamente tambm ocorrem perdas na camada F, mas essas so bem menores e desprezveis comparadas a passagem dupla para cada salto atravs da camada D.

Exatamente quando dessa energia perdida pela onda de rdio passando atravs da camada D depende do nmero de colises por segundo entre os eltrons e as molculas de gases. Esta quantidade, por sua vez, depende da freqncia das ondas de rdio e das molculas presentes. medida que a freqncia aumenta, o comprimento de onda decresce, e o nmero de colises entre os eltrons e as molculas de gs tambm decresce. Quanto mais alta a freqncia, menor a absoro.

A quantidade de absoro ionosfrica varia inversamente com o quadrado da freqncia do sinal. Se a freqncia do sinal dobrada, a absoro ionosfrica cai 4 vezes. Por exemplo, a absoro na faixa dos 27-30 MHz (faixa de 10 m de radioamadores, 11 m faixa cidado) um quarto da absoro encontrada nos 14 MHz (banda dos 20 m). Quando ambas as faixas esto "abertas" ao mesmo tempo, ser necessria muito mais potncia para operar em 20 m com igual efetividade que observada numa transmisso nos 10 m.Como a clssica MUF a freqncia mais alta que pode ser usada em um dado horrio e um dado caminho de transmisso, e como a absoro ionosfrica decresce rapidamente com o aumento da freqncia, este tipo de absoro mnima prximo ao valor de clssica MUF.A absoro ionosfrica

depende da intensidade de ionizao da camada D. Esse nvel de ionizao varia conforme o horrio do dia, com a estao do ano, com a posio geogrfica, sendo proporcional ao ngulo de znite solar. Quanto mais alto o sol no cu, maior a absoro. A absoro muito mais intensa em regies equatoriais, do que em latitudes temperadas, e geralmente maior durante o vero do que no inverno.

O melhor exemplo de absoro pode ser encontrado em transmisses na regio das ondas mdias. Esses sinais propagao por ondas de superfcie (mais conhecidas como "ground waves", ou ondas de solo). Mas durante o inverno, noite, esses sinais propagam-se via ionosfera devido ao fato da absoro cair muito. Esse o fato por que estaes de ondas mdias so ouvidos a milhares de quilmetros de sua fonte, durante as horas noturnas de inverno. Um exemplo disso a R. Globo do Rio ser ouvida na Europa, a uma distncia em torno de 9.500 km.Como de se esperar a absoro das ondas de rdio pela camada D tambm influenciada pelo ciclo solar. Durante os anos de baixa contagem de manchas solares, quando a ionizao diminui, a absoro atmosfrica tambm mnima.

Medidas de sinal feitas durante ciclos solares anteriores mostram que durante as horas diurnas, a absoro ionosfrica na freqncia de 20 MHz aproximadamente 25% menor em perodos de baixa atividade solar do que em perodos de alta atividade solar. A diferena em 10 MHz prxima a 50% e em 5 MHz de 75%.Durante as horas de escurido, quando a absoro ionosfrica normalmente cai a valores muito baixos, existe uma reduo entre 25 a 50% medida que o ciclo solar declina do mximo at o mnimo de atividade, com redues maiores tendo lugar em freqncias menores.Uma absoro menor significa sinais mais fortes. Assim, a intensidade dos sinais de rdio, refletidos pela ionosfera durante os anos de baixa atividade solar, maior que durante os anos de alta atividade solar, particularmente nas faixas de radioamadores de 40, 80 e 160 m, e nas correspondentes bandas de radiodifuso.

MENOR FREQNCIA UTILIZVEL (LUF, LOWEST USABLE FREQUENCY)

A LUF, menor freqncia utilizvel, a menor freqncia que pode ser utilizada para comunicaes satisfatrias para um dado caminho de transmisso em um determinado horrio.A LUF definida como a freqncia

na qual a intensidade do sinal recebido igual mnima intensidade de sinal necessria para uma recepo satisfatria.A intensidade do sinal recebido depende da potncia do transmissor, do ganho e da diretividade das antenas de transmisso e de recepo, da distncia do percurso e das perdas por absoro.De fato, a LUF indicada atravs de uma relao entre sinal e rudo.Ou seja, a mnima intensidade de sinal requerido para uma recepo satisfatria depende do nvel de rudo do local de recepo e do tipo de modulao utilizada.

Rudo atmosfrico ou esttico, geralmente o tipo predominante de rudo que o sinal deve sobrepujar. Para uma recepo satisfatria de um sinal de CW (cdigo Morse) requerida uma relao entre sinal e rudo de cerca de 3:1; um sinal de voz em SSB (single side band, banda lateral nica) com uma largura de banda de 3kHz, necessita de uma relao sinal/rudo de 7:1; e uma transmisso em qualidade voz em DSB (double side band, banda lateral dupla) com uma largura de banda de 6 kHz requer uma relao entre sinal/rudo de no mnimo 15:1.Em freqncias abaixo da LUF, a recepo satisfatria no ser possvel devido ao sinal recebido ser perdido em meio ao rudo que prevalece. Quando a freqncia de operao aumenta acima da LUF, a relao entre sinal e rudo aumenta.

timas condies ocorrem prximo MUF clssica, onde tanto a relao sinal-rudo e a propagao so mximas.Diferentemente da MUF, a qual dependente inteiramente das caractersticas atmosfricas, a LUF pode ser controlada em algum grau por ajustes na potncia efetiva de transmisso ou por mudanas na modulao utilizada. Alm disso, novas tcnicas de processamento digitais de sinais (DSP) tm a capacidade de "reduzir" a LUF. Como a absoro ionosfrica aumenta quando a atividade solar aumenta, espera-se que a LUF para um caminho particular seja maior durante um perodo de alta atividade solar do que durante um perodo de baixa atividade inferior.No prximo "episdio", conversaremos bastante sobre o SOL e suas influncias na propagao em HF.

PERTURBAES IONOSFRICAS E SEUS EFEITOS NA PROPAGAO DAS ONDAS CURTAS

Um dos desafios em usar um rdio de ondas curtas, tanto como experimentador, comunicador ou ouvinte, lidar com as contnuas variaes

nas condies de propagao. Mesmo quando as condies solares esto no perturbadas, a variabilidade da ionosfera suficiente para causar mudanas nas condies dirias do sinal. Estas mudanas so causadas pelas variaes na absoro, mudanas na densidade eletrnica da ionosfera e turbulncias na atmosfera superior. No entanto, de tempos em tempos, anormalidades ocorrem na ionosfera que fazem a transmisso e recepo dos sinais de rdio excepcionalmente difceis, se no impossveis. Estas anormalidades so chamadas de "perturbaes ionosfricas".

As perturbaes ionosfricas so caracterizadas pelo aumento da ionizao da camada D, resultando em absoro do sinal de ondas curtas; ou por enfraquecimento ou decomposio da ionizao da camada F2, ou ambas as condies.A fonte primria dessas perturbaes ionosfricas a radiao proveniente de "flares", literalmente labaredas solares, naquelas regies ao redor de manchas solares. Por anos foi dito que as perturbaes ionosfricas eram nica e exclusivamente causadas pelos "flares" solares. Com a moderna tecnologia, no entanto, sabido que nuvens de partculas de baixa energia no relacionadas com "flares" so emitidas pelo sol. Estes eventos incluem (1) ventos solares de alta velocidade (HSSWS, high speed solar wind system), os quais emitem correntes de partculas a partir de manchas na coroa solar; (2) ejees de massa da coroa solar, as quais so "teorizadas" como "flares" que no tem brilho tico, mas que tem potncia suficiente para ejetar partculas de baixa energia, e (3) filamentos "desaparecidos", correntes gasosas solares mais frias, que desaparecem e so seguidas de perturbaes no campo magntico terrestre.

De longe os "flares" solares propiciam os eventos de mais profundo impacto no campo magntico terrestre e na ionosfera. Mas a sobreposio de todos os fatores acima mencionados que influenciam o dia-a-dia das condies de propagao.Ocasionalmente, uma regio ativa (uma rea brilhante ao redor de uma mancha solar) entrar em "erupo", ocorrendo um "flare" solar. Esse "flare" uma emanao de plasma em formato de "labareda" na qual o hidrognio ionizado (prtons) quente emitido a uma velocidade de 200 km/s juntamente com radiao. Em casos extremos, quando a velocidade alcana 700 km/s, a velocidade de escape do Sol, a nuvem de plasma vai para o espao interplanetrio. Quando isso corre, efeitos drsticos so observados na Terra.

PERTURBAES RELACIONADAS COM "FLARES" SOLARES (CAUSAS E

EFEITOS)

Geralmente, o efeito da perturbao ionosfrica nas bandas de HF enfraquecer os nveis de sinal abruptamente ou gradualmente, s vezes a ponto do sinal (e tambm o rudo atmosfrico) desaparecer completamente. O efeito pode ser bem pronunciado, e quando o rudo muito reduzido, algum pode achar que seu receptor est defeituoso. Por outro lado, certas perturbaes podem causar variaes rpidas, errticas, fading, ecos ou o efeito de "cabea no barril", e um grande aumento no nvel de rudo em pores do espectro de HF.Trs tipos de radiao produzidos por "flares" solares afetam a propagao de ondas curtas. Estas so: radiao eletromagntica, radiao csmica de partculas solares de alta energia, e radiao de partculas de baixa energia. Cada uma afeta a ionosfera de forma diferente, e todas dificultam o servio de ondas curtas.

FLARES SOLARES E SEUS "PRODUTOS" RADIOATIVOS

Campos magnticos muito intensos, cuja freqncia de ocorrncia segue a evoluo do chamado ciclo solar, surgem entre um par de manchas solares. Estes campos magnticos permanecem abaixo da superfcie solar, mas eles podem tornar-se to grandes que pode emergir da superfcie solar, estendendo-se em grandes crculos de at 35000 milhas acima da superfcie solar. medida que o campo magntico desenvolve-se e torna-se mais e mais complexo, a rea ao redor da mancha solar aquecida. Isto aumenta o nvel de radiao solar emitida e aumenta mais ainda a volatilidade do campo magntico. medida que o par de manchas solares aumenta, maior ser o flare produzido. No entanto, a moderna tecnologia no pode predizer exatamente quando um flare ocorrer ou qual sua magnitude.

Existe uma teoria que determina que grupos de manchas solares tornam-se mais complicadas e suas interaes entre seus campos magnticos aumenta, dois campos de polaridade cruzada saltam, causando uma descarga eltrica no plasma muito denso solar e quebrando as linhas do campo magntico. Seria mais ou menos como quando um balo cheio at o ponto de estourar e ento furado com um alfinete. No primeiro minuto aps a ruptura, uma nuvem de prtons de altssima energia ejetada a cerca de 1/3 da velocidade da luz. Simultaneamente radiao eletromagntica emitida. Aps 5 minutos de uma nuvem de partculas de baixa energia ejetada,

viajando a uma velocidade de cerca de 1000 km/s. Em uma hora, no entanto, os campos magnticos se reconectam s suas devidas manchas solares e o nvel de radiao da regio decresce.

Um "flare" solar realmente grande pode produzir energia para suprir uma grande cidade por 200 milhes de anos, sendo que a maior parte dessa liberao brutal de energia ocorre nos 5 primeiros minutos.

Exploso Solar - "Flare"

bvio que em perodos de maior atividade solar, onde o nmero de manchas solares maior, o nmero de "flares" maior. No s a ionosfera estar mais ionizada, mas tambm sero mais comuns as perturbaes ionosfricas.

PERTURBAES IONOSFRICAS SBITAS, SID (SUDDEN IONOSPHERIC DISTURBANCES)

A perturbao ionosfrica sbita (SID), tambm chamada de enfraquecimento de ondas curtas, ou efeito Dellenger (nome dado em homenagem ao Dr. John H. Dellenger, um pioneiro americano na pesquisa sobre propagao de ondas de rdio, e que foi o primeiro a identificar este tipo de perturbao).A SID somente afeta percursos de HF no hemisfrio iluminado. Dependendo da intensidade do "flare", e da relao angular entre o Sol e a Terra, o efeito da SID na propagao em HF pode variar de nada at o "blecaute" total.Como a radiao eletromagntica produzida por um "flare" viaja a velocidade da luz, o efeito do "flare" na Terra ocorre cerca de 8 minutos aps ter ocorrido.

A camada D da ionosfera cresce abruptamente pela radiao dos raios-X, causando um aumento imediato da absoro de HF. O ngulo de znite solar

influencia a quantidade de radiao. Ento um caminho de HF tendo o ponto de controle ionosfrico ( parte da ionosfera responsvel pela reflexo do sinal) no meio dia solar ira experimentar um "blecaute" mais forte e mais prolongado, que um outro caminho de transmisso onde o ponto de controle ionosfrico esteja pela manh ou tarde. Caminhos de transmisso na metade noite da Terra no sofrero esse efeito.Existe um grande nmero de caractersticas desse tipo de perturbao. Lembrando que a absoro funo do inverso do quadrado da freqncia, o aumento de ionizao da camada D afeta freqncias na parte inferior do espectro de HF primeiramente. Por exemplo, as bandas de 80 e 40 metros. Sinais de alta freqncia so afetados posteriormente, e tambm so os primeiros a recuperar-se aps o efeito do "flare" diminuir.

Em regies equatoriais os SIDs so usualmente mais intensos. Percursos de transmisso transequatorial, cujo ponto de controle ionosfrico prximo ao equador iro sofrer abruptos e totais "blecautes". SIDs duram em mdia de 1 a 2 horas. No entanto, durante o mximo de atividade solar, podem ocorrer "flares monstruosos", como em agosto de 72 ou em setembro de 89 que iro bloquear as transmisses no hemisfrio iluminado por grande parte de um dia.O dia em que a ionosfera desapareceu.Um dos grandes SIDs j registrados ocorreu durante o ciclo 20, em 7 de agosto de 1972. Estavam sendo feitas medidas de ionosfera durante o incio da tarde pelo observatrio astro geofsico La Posta, da Califrnia. Abruptamente todos os traos da ionosfera desapareceram da tela do osciloscpio. Aps checar o equipamento, e tendo visto o efeito de SIDs anteriormente, os cientistas esperaram pacientemente pelo fim da tarde para o retorno da ionosfera.

O que aconteceu que os raios-X provenientes de um gigantesco "flare" solar atingiu a camada D, aumentando sua ionizao, e fazendo com que todos os sinais de HF fossem absorvidos, na regio oriental do oceano Pacfico.

Registros da marinha americana comprovam que as comunicaes entre as estaes na rea desapareceram totalmente.

* Artigo publicado no Boletim @tividade DX produzido pelo DX Clube do Brasil

Retorna para o Guia de Navegao

Sitio dedicado ao Rdio de Ondas Curtas e a prtica DX - Navegue nas Ondas Curtas do Rdio > Envie seus comentrios > Procure neste stio Copyright 2002 Sarmento Campos. Todos os direitos reservados.

Acessos desde 2002

Anda mungkin juga menyukai