Anda di halaman 1dari 6

1

DOS REQUSITOS NECESSRIOS PARA REALIZAR QUALQUER EXECUO

Atos da Silva Pires1 Danilo Hisashi Shimada2 Saenes Mello3 Solano Miguel de Ibanhes4

RESUMO: Este trabalho objetiva mostrar, de forma concisa, as mudanas pelas quais passar o Cdigo de Processo Civil em decorrncia de projeto de lei em trmite no Congresso Nacional o qual colima a sua reforma e atualizao. Sero analisados os artigos 580, 581 e 582.

INTRODUO: Primeiramente, cabe falar sobre duas mudanas que ocorrem com a reforma do CPC, o Captulo III torna-se Captulo IV, assim como a Seo I modifica-se para Seo II, da mesma forma que h novas epgrafes, saindo a expresso Do inadimplemento do devedor e entrando Da exigibilidade da obrigao. Nesta mudana, percebe-se uma mudana de foco no novo Cdigo, do devedor e o no pagamento da obrigao para os requisitos que fazem da obrigao exigvel.

1 2

Acadmico de Direito da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul Acadmico de Direito da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul 3 Acadmico de Direito da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul 4 Acadmico de Direito da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

O projeto do novo cdigo de processo civil no altera em nada o texto do artigo 580, apenas sua numerao, no qual passa a ser o artigo 711, a mudana ocorre no relatrio geral do senador Valter Pereira, que alm de alterar a numerao novamente, passando a ser o artigo 744, inclui ainda um pargrafo nico, resultando na seguinte redao:

Art. 744. A execuo pode ser instaurada caso o devedor no satisfaa a obrigao certa, lquida e exigvel, consubstanciada em ttulo executivo. Pargrafo nico. A necessidade de simples operaes aritmticas para apurar o crdito exequendo no retira a liquidez da obrigao, constante do ttulo.

Com o intuito claro de proteger o credor e garantir mais celeridade a execuo, oportunamente foi acrescentado tal pargrafo nico, pois ao exigir que a obrigao seja lquida, o antigo cdigo deixava uma pequena brecha, para que simples contas matemticas fossem o suficiente para declarar a iliquidez da obrigao, fazendo com que essa devesse seguir procedimento prprio para determin-la. Com a incluso do pargrafo nico supracitado, a obrigao ser ilquida apenas quando realmente no puder ser determinada pelo ttulo, sendo que quando bastar uma simples operao matemtica, est ocorrer na prpria execuo, garantindo celeridade no cumprimento dos direitos do credor. No mais, a execuo continua com seus requisitos referentes obrigao, que seja certa e exigvel, ou seja, a obrigao deve ser comprovada pelo ttulo, que deve estar vencido, tornando a obrigao exigvel.

Sobre o art. 581, o primeiro elemento a ser observado a mudana em sua numerao. No anteprojeto, ele passa a ser o art. 746. Seu texto no recebe grande modificao, apenas torna-se mais claro ao leitor. Veja:
O credor no poder iniciar a execuo ou nela prosseguir, se o devedor cumprir a obrigao; mas poder recusar o recebimento da prestao, se ela no corresponder ao direito ou obrigao estabelecidos no ttu-lo executivo, caso em que poder requerer a execuo forada, ressalvado ao devedor o direito de embarg-la.

A partir de agora, teceremos alguns comentrios acerca do dispositivo supra. A obrigao cumpre-se com seu adimplemento. Diz Gagliano (2009, p.131): o pagamento traduz o fim natural de toda obrigao. Aduz, ainda, o eminente civilista: diz-se, no caso, ter havido a soluo (solutio) da obrigao, com a conseqente liberao do devedor(2009, p.107). Portanto, se o devedor pagar a dvida, obsta-se o incio (ou o prosseguimento) da execuo por parte do credor. No entanto, para que isso ocorra, h a necessidade de o devedor obedecer quilo que se encontra pactuado no ttulo executivo, pois, de acordo com o Cdigo Civil vigente, em seu art. 313, o credor no obrigado a receber prestao diversa da que lhe devida, ainda que mais valiosa. Sobre este artigo, comenta Diniz (2009), logo o devedor, para exonerar-se da obrigao, est adstrito a entregar exatamente o objeto ou a realizar a prestao determinada na conveno. Desta forma, se o devedor no cumprir a obrigao tal qual o combinado, abre para o credor o direito de recusar-se ao seu recebimento e, consequentemente, pleitear em juzo a execuo forada.

Segundo o projeto do novo cdigo de processo civil, o artigo 1016 do atual CPC, corresponder ao artigo 582. Acompanhe a redao de ambos.

Art. 582. Em todos os casos em que defeso a um contraente, antes de cumprida a sua obrigao, exigir o implemento da do outro, no se proceder execuo, se o devedor se prope satisfazer a prestao, com meios considerados idneos pelo juiz, mediante a execuo da contraprestao pelo credor, e este, sem justo motivo, recusar a oferta. Pargrafo nico. O devedor poder, entretanto, exonerar-se da obrigao, depositando em juzo a prestao ou a coisa; caso em que o juiz suspender a execuo, no permitindo que o credor a receba, sem cumprir a contraprestao, que Ihe tocar.

Art. 745 (Projeto). Se o devedor no for obrigado a satisfazer sua prestao, seno mediante a contraprestao do credor, este dever provar que a adimpliu ao requerer a execuo, sob pena de extino do processo sem resoluo de mrito. Pargrafo nico. O executado poder eximir-se da obrigao, depositando em juzo a prestao ou coisa, caso em que o juiz no permitir que o credor receba sem cumprir a contraprestao que lhe tocar.

Percebemos duas mudanas ao compararmos os textos. Em primeiro lugar deve-se ressaltar que pouco mudou nos textos analisados, mas as mudanas foram deveras significativas, sendo que no primeiro caso o texto apresenta uma amplitude que alcana todos os casos em que defeso a um contraente, j no segundo caso o texto se resumiu apenas ao devedor que no for obrigado a satisfazer sua prestao mediante a contraprestao do credor.

Outro ponto importante a se fazer nota, que no artigo 582 o juiz deve considerar o motivo da negao idneo, caso em que no artigo 745 basta que se comprove a adimplncia para requerimento da execuo. No pargrafo nico do artigo em questo, o legislador mostrou mais praticidade nas escolhas dos termos utilizados, como exonerar-se e eximir-se, mas para fins legais houve mudanas de seus efeitos tambm, como a suspenso da execuo, enquanto que no novo artigo o processo continua, porm o juiz no permitir o recebimento do credor sem que a contraprestao seja efetuada.

REFERNCIAS

DINIZ, Maria Helena. Cdigo civil anotado. 14.ed. So Paulo: Saraiva, 2009. GAGLIANO, Pablo Stolze; PAMPLONA FILHO, Rodolfo. Novo curso de direito civil. 10.ed. So Paulo: Saraiva, 2009. FILHO, Mizael Monteiro. Projeto do Novo Cdigo de Processo Civil Confronto entre o CPC atual e p projeto do nono CPC. So Paulo: Atlas, 2011.

Anda mungkin juga menyukai