Anda di halaman 1dari 3

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE UNICENTRO CENTRO DE CINCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES SEHLA CURSO PEDAGOGIA Psicologia da Educao

ao Vanussa Vidal Psicanlise e Educao Com a pretenso de derrubar preconceitos Sigmund Freud com sua teoria psicanaltica, foi muito alm e ultrapassou fronteiras desconhecidas e trouxe luz a uma dimenso encoberta pelo prprio mecanismo de defesa do ser humano. Seus estudos vieram contribuir para uma nova viso na educao, pois o ato de educar est atrelado com o desenvolvimento e em especial com a rea psquica do ser humano, um ser guiado por razo e emoo, mais com certo toque de especificidade original. Nesta ampla paisagem que a psicanlise vem envolver- se desvendando o estudo do funcionamento psquico e dos processos mentais. e dos pensamentos e assimilaes do aprendizado. Educar compreende uma difcil tarefa. Para a pedagogia trata-se de um desafio a ser enfrentado j que o educando um ser humano que segundo Freud, se encontra em constante batalha com seu eu interior que busca pelo prazer (id) mais que requer juzo de valor (superego) aos desejos. O equilbrio para a construo do eu (ego) nessas duas foras (interna e externa) necessita da interveno e contribuio do educador estabelecendo uma harmonia na aprendizagem. Outra forma de relao da psicanlise e educao foi a percepo que existe um aprender atravs da identificao, onde a pessoa sente-se motivado a igualar a sua auto-imagem com a de outro que lhe foi significativa. Neste caso imprescindvel uma relao professoraluno de qualidade para que a sintonia com o aluno favorea ato educativo. Kupfer afirma: Podemos dizer que na relao professor-aluno a transferncia se produz quando o desejo de saber do aluno se aferra a um elemento particular, que a pessoa do professor. (Kupfer, 1989, p. 91). Essas identificaes incide tambm na formao do eu. A psicanlise ainda nos trs compreenso sobre a agressividade. Fator comum no dia a dia na escola onde notrio grande aumento nos ltimos tempos. para Lacan, a origem da agressividade fica situada, ento, no perodo infantil de seis a dezoito

meses, na experincia situada pelo estudioso entre o complexo do desmame e o complexo de intruso.

A criana, no seu estado de prematuridade psicofisiolgica objeto de uma verdadeira captao pelo reflexo especular, que a faz antecipar a apreenso da forma global de seu corpo e, ao mesmo tempo que contribui para a formao do eu, instala a experincia da intruso, acrescentando-lhe uma tendncia estranha que Lacan chama de .intruso narcsica.. Antes de afirmar sua identidade,o eu se confunde com esta imagem que o forma e que o aliena primordialmente. A necessidade deste processo identificatrio e o reconhecimento pela criana de sua unidade corporal se justificam pela sua prematuridade[...]. ( Becker 1999)

Na sala de aula bem como na relao professor aluno essas manifestaes agressivas aparecem nas transgresses de regras, atrasos, ausncias, intimidaes e at mesmo em lapsos de descontroles que pode levar at mesmo a uma agresso fsica ao colega, a ele mesmo ou ao professor. Tambm pode ser defrontado traos agressivos nos brinquedos quebrados e desenhos dos alunos segundo Becker, tudo isto remete s imagens originais que so evocadas a cada confrontao.H ainda muitas outras contribuies da psicanlise educao visto que trata-se de estudos sobre o funcionamento do aparelho psquico e dos processos mentais, e estes so objetos de muitas pesquisas (por que nunca se sabe tudo sobre a mente humana e seu funcionamento) e a compreenso nunca est acabado. O ser humano um ser cultural, poltico, social, que tem famlia (ou similar) e est inserido numa determinada classe econmica, e tem um aprendizado contnuo. Formando assim seu modelo pessoal singular no encontrado em nenhum outro individuo. Portanto trs com sigo traos especficos no inconsciente os quais foram adquiridos ao longo dessa formao pessoal visto que cada ser percebe de diferentes maneiras as situaes vivenciadas. A educao mais especificamente a pedagogia peca neste conceito ao ter como via de regra tratar todos igualmente de uma forma uniformizada no se apegando nas especificidades dos educandos, ponto que necessita ser trabalhado na arte de educar. Com o entendimento de que no controlamos as manifestaes do nosso inconsciente no podemos levar a psicanlise a uma metodologia de ensino instrumentando a educao, fazer isso significaria negar o dinamismo que a psicanlise prope s aes humanas.

REFERNCIAS: KUPFER, M.C.M. Freud e a educao: o mestre do impossvel. So Paulo: Scipione, 1989. Disponvel em Google livros acesso em 30 de abriu de 2011 LACAN, Jacques. A agressividade em psicanlise. In: Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998. Disponvel em Google livros acesso em 30 de abriu de 2011 REVISTA DA ASSOCIAO PSICANALTICA DE PORTO ALEGRE. PSICANLISE E EDUCAO: uma transmisso possvel - n 16,1999. - Porto Alegre: APPOA, 1995. TELES, Maria L. Silveira. COLEO PRIMEIROS PASSOS. O que a psicologia SP.Brasiliense, 2003.

Anda mungkin juga menyukai