Anda di halaman 1dari 2

Pastoral do Migrante :: Unio estvel

Page 1 of 2

Voc est em:: Pgina Inicial Regularizao Migratria Permanncia por Unio Estvel

MINISTRIO DO TRABALHO E EMPREGO CONSELHO NACIONAL DE IMIGRAO RESOLUO NORMATIVA N 77, DE 29 DE JANEIRO DE 2008
Dispe sobre critrios para a concesso de visto temporrio ou permanente, ou de autorizao de permanncia, ao companheiro ou companheira, em unio estvel, sem distino de sexo. O CONSELHO NACIONAL DE IMIGRAO, institudo pela Lei n 6.815, de 19 de agosto de 1980 e organizado pela Lei n 10.683, de 28 de maio de 2003, no uso das atribuies que lhe confere o Decreto n 840, de 22 de junho de 1993, resolve: Art. 1 As solicitaes de visto temporrio ou permanente, ou de autorizao de permanncia para companheiro ou companheira, em unio estvel, sem distino de sexo, devero ser examinadas ao amparo da Resoluo Normativa n 27, de 25 de novembro de 1998, relativa s situaes especiais ou casos omissos, e da Resoluo Normativa n 36, de 28 de setembro de 1999, sobre reunio familiar. Art. 2 A comprovao da unio estvel poder ser feita por um dos seguintes documentos: I - atestado de unio estvel emitido pelo rgo governamental do pas de procedncia do chamado; ou II - comprovao de unio estvel emitida por juzo competente no Brasil ou autoridade correspondente no exterior. Art. 3 Na ausncia dos documentos a que se refere o art. 2, a comprovao de unio estvel poder ser feita mediante apresentao de: I - certido ou documento similar emitido por autoridade de registro civil nacional, ou equivalente estrangeiro; II declarao, sob as penas da lei, de duas pessoas que atestem a existncia da unio estvel; e III no mnimo, dois dos seguintes documentos: a) comprovao de dependncia emitida por autoridade fiscal ou rgo correspondente Receita Federal; b) certido de casamento religioso; c) disposies testamentrias que comprovem o vnculo; d) aplice de seguro de vida na qual conste um dos interessados como instituidor do seguro e o outro como beneficirio; e) escritura de compra e venda, registrada no Registro de Propriedade de Imveis, em que constem os interessados como proprietrios, ou contrato de locao de imvel em que figurem como locatrios; e f) conta bancria conjunta. Pargrafo nico. Para efeito do disposto nas alneas de b a f do inciso III deste artigo, ser exigido o tempo mnimo de um ano. Art. 4 O chamante dever apresentar ainda: I requerimento contendo o histrico da unio estvel; II - escritura pblica de compromisso de manuteno, subsistncia e sada do territrio nacional, caso necessrio, em favor do chamado, lavrada em cartrio; III comprovao de meios de subsistncia do chamante ou do estrangeiro chamado, com fonte no Brasil ou no exterior, suficientes para a manuteno e subsistncia de ambos, ou contrato de trabalho regular, ou ainda, de subsdios provenientes de bolsa de estudos, alm de outros meios lcitos;

Saiba quais so os endereos chave para agilizar os seus trmites.

Orientao e acompanhamento psicolgico aos imigrantes tanto para auxiliar na integrao nova terra como para atendimento aos sofrimentos psquicos.

http://www.cpmigrantes.com.br/uniao-estavel.html

22/11/2011

Pastoral do Migrante :: Unio estvel

Page 2 of 2

IV - cpia autenticada do documento de identidade do chamante; V - cpia autenticada do passaporte do chamado, na ntegra; VI - atestado de bons antecedentes expedido pelo pas de origem ou de residncia habitual do chamado; VII - comprovante de pagamento da taxa individual de imigrao; e VIII declarao, sob as penas da lei, do estado civil do estrangeiro no pas de origem. Pargrafo nico. A critrio da autoridade competente, o chamante poder ser solicitado a apresentar outros documentos. Art. 5 Os documentos emitidos no exterior devero estar legalizados pela repartio consular brasileira no pas e traduzidos por tradutor juramentado no Brasil. Art. 6 Caso necessrio, o Conselho Nacional de Imigrao solicitar ao Ministrio da Justia a realizao de diligncias. Art. 7 No caso de visto permanente ou de autorizao de permanncia, o estrangeiro continuar vinculado condio que permitiu sua concesso pelo prazo de dois anos, devendo tal condio constar em seu passaporte e Cdula de Identidade de Estrangeiro (CIE). 1 O portador do registro permanente vinculado previsto no caput poder requerer permanncia por prazo indeterminado mediante comprovao da continuidade da unio estvel. 2 Decorrido o prazo a que se refere o caput caber ao Ministrio da Justia decidir quanto permanncia por prazo indeterminado do estrangeiro no Pas. 3 A apresentao do requerimento de que trata o 1, aps vencido o prazo previsto no caput, sujeitar o chamado pena de multa prevista no inciso XVI do art. 125, da Lei n 6.815, de 1980, alterada pela Lei n. 6.964, de 09 de dezembro de 1981. Art 8 Esta Resoluo Normativa entra em vigor na data de sua publicao, no se aplicando aos processos j em tramitao. Art. 9 Fica revogada a Resoluo Administrativa n 05, de 03 de dezembro de 2003.

PAULO SRGIO DE ALMEIDA


Presidente do Conselho Nacional de Imigrao Publicada no DOU n 27, de 11 de fevereiro de 2008, Seo I, pgina 81.

Quem Somos Regularizao Migratria Artigos

Histria Orientao ao Migrante Servios

ISINET 2009 | Todos os direitos reservados Pia Sociedade dos Missionrios de So Carlos

http://www.cpmigrantes.com.br/uniao-estavel.html

22/11/2011

Anda mungkin juga menyukai