Anda di halaman 1dari 3

FACULDADES UNIDAS DO NORTE DE MINAS FUNORTE INSTITUTO DE CINCIA E SADE-ICS CURSO PSICOLOGIA

Acadmica: Andrielly Nobre

Resenha
Obra Literria: Angstia Autor: Graciliano Ramos

Angstia um marco na Literatura Brasileira, escrita por Graciliano Ramos, um dos mais importantes autores do Modernismo. Esta obra literria destaca-se pela pluralidade no campo social, existencial e psicolgico. Publicado em 1936, a obra de Graciliano Ramos, escapa objetividade da literatura regionalista, marca inconfundvel do autor. E se afirma como um romance de escrita breve, sinttica e concisa. Destaca-se o tempo psicolgico revelado no pensamento, lembranas e afetos do narrador protagonista o funcionrio pblico Luis da Silva. As vastas e inmeras lembranas do protagonista resultam das experincias trgicas que significativamente levam-no a depresso, melancolia e o tornando obsessivo alucinado e sdico. Toda a narrativa feita em clima de tenso, medo e culpa. A cadeia de sentimentos expressas nos fatos passados e refletidos no presente estabelecem um mundo de represso e condenao. Luiz Silva nordestino, filho de um proprietrio de fazenda em decadncia financeira. Com a morte do pai a sua situao se agrava ainda mais, tendo que morar e se alimentar de favor de casa em casa, sendo que s vezes dormia at nos bancos das praas. Abandonado, humilhado e sem posses, Luiz decide ir morar na capital.

Na capital submetido funo de servidor pblico, a decadncia financeira continua, fato que determina, agrava e solidifica o seu conflito existencial e psicolgico. Intelectual frustrado, complexado e tmido, idealiza escrever um livro e ficar famoso. Contrria a fama e ao luxo, apenas vende alguns escritos, mora em bairro e casa simples, com vizinhos decrpitos e tendo como empregada uma velha senhora que tem como hbito acompanhar a sada e a chegada dos navios pelos jornais e enterrar moedas no fundo do quintal. O amor possessivo do funcionrio pblico pela Jovem Marina aliado a rivalidade pelo empresrio Julio Tavares ponto desencadeador de toda a estria, que entrelaa amor, recalques, dio e angstia. Nesse contexto, o conflito estabelecido entre o protagonista e Julio Tavares, deve-se a escolha de Marina pelo Julio Tavares.

Marina, moa vaidosa e interesseira entrega-se a pretenso matrimonial de Julio Tavares. Porm grvida, Marina abandonada pelo pretendente, que logo a substitui por uma nova amante. Marina desiludida, humilhada e abandonada decide por no dar continuidade gravidez. Luis Silva indignado e sufocado com o descaso de Julio Tavares por Marina, acrescido pela sua nova amante e pelo aborto, idealiza e motiva-se a concretizar uma ao criminosa delirante e desejada. Numa madrugada quando Julio Tavares retornava da casa da sua recente amante, com uma corda que a alguns dias guardava no seu bolso, Luiz Silva estrangula Julio Tavares, deixando-o pendurado numa rvore, a simular um enforcamento. Tal delito visto como fruto de uma angstia delirante que o protagonista assume pela paixo doentia por Marina aliada as dificuldades desencadeadas desde a infncia, solidificada na fase adulta, revelada e entendida na incapacidade total do seu ser. Aps o crime, recolhe-se em sua casa com sintomas de episdios febris e delrios. Recupera-se e comea a escrever um livro, mergulhado na imagem concreta do Julio Tavares e do enforcamento. Em seu mergulho surge a rememorao de todo o contexto que gerou o assassinato, a sondagem da gnese do crime e a circunstncia existencial que sempre acompanhou a memria do narrador. Procede-se uma auto-anlise o que faz de Angstia uma obra intimista, reflexiva e psicolgica. E num tecer de fios, em que a matria prima a prpria vida, a busca e o encontro com fatos e situaes do presente, passado e futuro.

Na grande perspectiva da vida, construo de uma vida angustiada em outras vidas resta ao protagonista afirmar: o homenzinho da repartio e do jornal no era eu. Esta convico afastou qualquer receio do perigo.Uma alegria enorme encheu-me. Pessoas que aparecessem ali seriam figurinhas insignificantes, todos moradores da cidade eram figurinhas insignificantes.Tinha-me enganado. Em trinta e cinco anos haviam-me convencido de que s podia me mexer pela vontade dos outros. Os mergulhos que meu pai me dava no poo da pedra, a palmatria do Mestre Justino, os berros do sargento, a grosseria do chefe da reviso, a impertinncia macia do diretor, tudo virou fumaa Julio Tavares estrebuchava."

Anda mungkin juga menyukai