Anda di halaman 1dari 16

Municpio de Balnerio Cambori Secretaria de Administrao Edital no 04/2007

Caderno de Prova
Cirurgio Dentista (PSF)
Dia: 9 de maro de 2008 Horrio: das 14 s 17 h Durao: 3 (trs) horas, includo o tempo para o preenchimento do carto-resposta. Confira o nmero que voc obteve no ato da inscrio com o que est indicado no carto-resposta.
Instrues Para fazer a prova voc usar: este caderno de prova; um carto-resposta que contm o seu nome, nmero de inscrio e espao para assinatura. Verifique, no caderno de prova: se faltam folhas, se a seqncia de questes, no total de 30 (trinta), est correta; se h imperfeies grficas que possam causar dvidas. Comunique imediatamente ao fiscal qualquer irregularidade. Ateno! No permitido qualquer tipo de consulta durante a realizao da prova. Para cada questo so apresentadas 5 (cinco) alternativas diferentes de respostas (a, b, c, d, e). Apenas uma delas constitui a resposta correta em relao ao enunciado da questo. A interpretao das questes parte integrante da prova, no sendo permitidas perguntas aos fiscais. No destaque folhas da prova. Ao terminar a prova, entregue ao fiscal o caderno de prova completo e o carto-resposta devidamente preenchido e assinado. O gabarito da prova ser divulgado no site do concurso. http://concursopmbc.fepese.ufsc.br

E4S03

Municpio de Balnerio Cambori

Conhecimentos Gerais
Portugus
Texto Pode haver discusses burras sobre inteligncia? Sim. Elas so mais comuns que discusses profanas sobre religio. Recentemente, quem levantou mais uma dessas tertlias estreis foi James Watson, um dos ganhadores do Nobel de medicina em 1962, quando afirmou: A inteligncia dos africanos no a mesma que a nossa. Depois desculpou-se, mas era tarde. Foi aposentado compulsoriamente da instituio de pesquisa a que pertencia. Seguiu-se ento o falso debate sobre se uma raa mais inteligente do que outra, quando tudo o que se queria discutir era se ainda era possvel, no mundo politicamente correto de hoje, fazer esse tipo de comparao. No . At porque no se chega a lugar algum. Como e em que direo podem avanar as discusses sobre inteligncia? As mais ponderadas e surpreendentes respostas vm dos neodarwinistas, os sucessores intelectuais de Charles Darwin (1809-1882). Eles avanam porque superaram a questo de quem mais inteligente para se dedicar a mapear por que as inteligncias diferem entre si. Os neodarwinistas partem do pressuposto correto de que pode haver maior variao entre pessoas de uma mesma raa do que entre pessoas de raas diferentes. Enterrada a comparao entre raas, pode-se tranqilamente focar em comparar como povos diferentes desenvolveram inteligncias diferentes. Para os neodarwinistas, isso significa estudar como a evoluo humana trabalhou sobre propriedades fsicas e qumicas do crebro humano em cada etapa e em cada nicho onde populaes se isolaram atravs de eras. Nesse contexto puramente cientfico, a frase de Watson no deveria causar nenhum furor. Mas, como se sabe, as discusses sobre inteligncia tendem a ser burras.
Adaptado de: Pense bem antes Veja (So Paulo): n. 45, p. 124, 14 nov. 2007.

(15 questes)
1. Considere as afirmativas abaixo sobre acentuao tnica e acentuao grfica: I. Todas as slabas tnicas das palavras da Lngua Portuguesa, isto , as que so pronunciadas mais fortemente, recebem um acento grfico. II. As palavras tertlias e estreis recebem acento porque so paroxtonas terminadas em ditongos orais. III. A palavra possvel acentuada por ser uma paroxtona terminada em l. IV. O acento na forma verbal vm justifica-se porque o verbo vir deve receber acento circunflexo quando conjugado na terceira pessoa do plural. Assinale a alternativa que indique todas as afirmativas corretas. a. b. c. d. e. ( ) ( ) ( ) (X) ( ) Somente I e III esto corretas. Somente II e III esto corretas. Somente I, II e IV esto corretas. Somente II, III e IV esto corretas. As afirmativas I, II, III e IV esto corretas.

(8 questes)

2. Assinale a alternativa correta quanto regncia verbal e nominal, segundo a norma culta da Lngua Portuguesa. a. ( b. c. ) O Nobel um prmio que todos os cientistas aspiram. ( ) O problema discusso sobre inteligncia resultou na polmica que o texto se referiu. ( ) Sabendo que afirmaes racistas implicam na rejeio das pessoas que lhes emitem, alguns cientistas se recusam a comparar raas. ( ) Em contextos cientficos, prefere-se mais a estudar as causas do que a fazer discusses estreis. ( X ) Os estudos dos neodarwinistas visam a descobrir por que as inteligncias diferem tanto entre pessoas da mesma raa.

d.

e.

Pgina 3

Secretaria de Administrao

3. Numere os termos (sublinhados no primeiro pargrafo do texto) de acordo com a classificao sinttica. Classificao sinttica I. II. III. IV. Sujeito Predicado nominal Objeto direto Complemento nominal Termos ( ( ( ( ) de pesquisa ) mais uma dessas tertlias estreis ) a inteligncia dos africanos ) so mais comuns que discusses profanas sobre religio

5. Assinale a alternativa correta. Analise cada par de frases e identifique aquele no qual a segunda frase mantm o sentido da primeira. a. ( ) Debates sobre quem mais inteligente correm risco de partirem de falsos argumentos. Discusses sobre inteligncia partem muitas vezes de argumentos cientficos. ( X ) O cotejo da cor da pele, do volume cerebral e do formato do crnio gozava de respeito cientfico. A comparao de aspectos fsicos raciais cor da pele, tamanho do crebro, formato da caixa craniana era aceita no meio cientfico . ( ) O cientista brasileiro Gilberto Freyre se recusou a comparar raas para confrontar culturas. O cientista brasileiro Gilberto Freyre fez experincias com diferentes povos para apontar a superioridade racial de alguns deles. ( ) Nativos da Polinsia vivem h milhares de anos em ambientes naturais que dispensam a habilidade de saber contar. Povos de algumas regies da Polinsia sobrevivem at os dias de hoje porque desenvolveram um prodigioso talento matemtico. ( ) Os judeus asquenazes da Europa Central e Oriental so exemplos clssicos de indivduos dotados de grande habilidade com nmeros. O desempenho abaixo da mdia dos judeus asquenazes da Europa Central e Oriental em abstraes lgicas uma prova da superioridade de sua raa.

b.

Assinale a alternativa que apresenta a seqncia correta de cima para baixo. a. b. c. d. e. ( ) ( ) ( ) (X) ( ) I, IV, III, II. II, III, I, IV. III, IV, II, I. IV, III, I, II. IV, III, II, I.

c.

d.

4. Considere as afirmativas abaixo sobre a grafia das palavras destacadas na orao: Eles avanam porque superaram a questo de quem mais inteligente para se dedicar a mapear por que as inteligncias diferem entre si. I. O vocbulo porque (escrito junto e sem acento) uma conjuno explicativa que liga a segunda orao primeira, expressando idia de explicao. II. Em por que (escrito separado e sem acento) o por preposio e o que pronome relativo, substituindo a palavra questo. III. O vocbulo por que (escrito separado e sem acento) introduz uma orao interrogativa indireta que, no exemplo acima, significa: Por que as inteligncias diferem entre si? Assinale a alternativa que indique todas as afirmativas corretas. a. b. c. d. e. ( ) ( ) (X) ( ) ( ) Somente I est correta. Somente I e II esto corretas. Somente I e III esto corretas. Somente II e III esto corretas. As afirmativas I, II e III esto corretas. e.

6. Dada a frase abaixo, assinale a alternativa correta. Os neodarwinistas partem do pressuposto correto de que pode haver maior variao entre pessoas de uma mesma raa do que entre pessoas de raas diferentes. A palavra destacada pode ser substituda, sem alterar o sentido do texto, por: a. b. c. d. e. (X) ( ) ( ) ( ) ( ) princpio regulamento condicionamento teorema ditado

Pgina 4

Municpio de Balnerio Cambori

7. Imagine que o cientista James Watson deseje escrever uma carta explicando-se a algumas personalidades brasileiras. Identifique os pronomes de tratamento que seriam adequados para as autoridades listadas a seguir. Pronomes de tratamento I. II. III. IV. V. Vossa Eminncia Vossa Excelncia Vossa Magnificncia Vossa Senhoria Senhor

Atualidades

(7 questes)

9. Assinale a alternativa que indica o fato histrico que pode ser apontado entre as conseqncias da Segunda Guerra Mundial. a. b. c. d. e. (X) ( ) ( ) ( ) ( ) A Guerra Fria. A Guerra do pio. O surgimento da Liga das Naes. A invaso da Polnia pelas tropas alems. A fundao do partido nacional dos trabalhadores alemes (nazista).

Autoridades ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) Senador da repblica Diretor de rgo pblico Reitor de universidade Pesquisador em instituio de pesquisa Cardeal

10. Mahatma Gandhi, na luta contra o domnio ingls, adotou como estratgia a desobedincia, o no pagamento de impostos e o boicote aos produtos ingleses. Gandhi o grande heri da independncia do(a): a. b. c. d. e. ( ) ( ) (X) ( ) ( ) Israel. Buto. ndia. Indonsia. Afeganisto.

Assinale a alternativa que apresenta a seqncia correta de cima para baixo. a. b. c. d. e. ( ) ( ) ( ) (X) ( ) I, III, II, IV, II. II, III, IV, V, I. II, IV, III, I, V. II, IV, III, V, I. III, IV, II, V, I.

8. Assinale a alternativa correta quanto concordncia verbal e nominal em relao aos pronomes de tratamento empregados na redao oficial. a. ( b. c. ) Recebei Vossa Magnificncia nosso protesto de considerao. ( X ) Vossa Senhoria no entendeu minha declarao sobre os diferentes tipos de inteligncia. ( ) Vossa Excelncia tendes sido mal informados sobre as pesquisas desenvolvidas na instituio. ( ) Informo a V. Sa. de que vossas observaes sero levadas em considerao no relatrio final. ( ) Vossa Eminncia sereis oportunamente informado dos resultados.

11. No fim do sculo XIX, Theodor Herzl escreveu o livro O Estado Judeu em que lanou as bases do sionismo, movimento que pretendia a criao de um territrio para o povo judeu. Em maio de 1948, o sonho de Herzl tornou-se realidade com a criao do (da): a. b. c. d. e. (X) ( ) ( ) ( ) ( ) Estado de Israel. Estado Palestino. Estado de Yerushalaim. Organizao Sionista Mundial. Organizao para a Libertao da Palestina.

d.

e.

Pgina 5

Secretaria de Administrao

12. Em 2 de dezembro de 1945, realizaram-se eleies no Brasil. Assinale a alternativa que indica o candidato eleito, o primeiro aps o longo governo de Getlio Vargas. a. b. c. d. e. ( ) ( ) ( ) ( ) (X) Plnio Salgado. Carlos Lacerda. Jnio da Silva Quadros. Brigadeiro Eduardo Gomes. General Eurico Gaspar Dutra.

15. Assinale a alternativa que completa a frase. Em 1985, Gorbachev assumiu o poder na URSS com o firme objetivo de reformar para recuperar o pas. As reformas de Gorbachev iniciaram um processo liberalizante, cuja conseqncia foi: a. ( ) O incio da Guerra Fria. b. ( ) A invaso do Afeganisto pelas tropas soviticas. c. ( ) O fortalecimento da Unio Sovitica e do Pacto de Varsvia. d. ( ) A invaso da Monglia pela URSS para estancar o nacionalismo local. e. ( X ) Os movimentos autonomistas de pases que formavam o bloco sovitico e o fim da URSS.

13. O grito de Diretas J ecoou em um famoso comcio ocorrido em So Paulo em 1985. O objetivo dos lderes que participaram deste comcio era: a. ( ) A renncia do Presidente Jnio Quadros. b. ( ) A renncia do Presidente Fernando Collor de Mello. c. ( X ) A realizao de eleies diretas para presidente da Repblica, uma vez que os presidentes eram eleitos indiretamente. d. ( ) A deposio do Marechal Humberto de Alencar Castello Branco e a eleio de um novo presidente. e. ( ) A volta do sistema de eleies para os cargos do executivo e legislativo, at ento escolhidos de acordo com o critrio de antiguidadepor uma junta militar.

14. Adolescentes de New York calam tnis confeccionados em Taiwan com couro produzido no Brasil. Meninas francesas brincam com bonecas feitas na China com matrias primas vindas da Venezuela, da Guatemala e da Alemanha. No mundo dos nossos dias mercadorias, dinheiro, idias vo de um lugar ao outro como num passe de mgica. O mundo nunca foi to pequeno. Assinale a alternativa que identifica o fenmeno da vida atual a que o texto se refere. a. b. c. d. e. ( ) (X) ( ) ( ) ( ) Conflito norte-sul. Globalizao. Revoluo Bolivariana. Exploso demogrfica. Primeira Revoluo Industrial.

Pgina 6

Municpio de Balnerio Cambori

Conhecimentos Especficos
16. Quanto s anomalias estruturais dos dentes, incorreto afirmar que: a. ( ) Os dentes afetados com dentinognese imperfeita so mais suscetveis fratura da raiz. ( ) A hipoplasia do esmalte que decorre da inflamao periapical de um dente primrio conhecida como dente de Turner. ( ) Na displasia dentinria do tipo II, os dentes decduos apresentam freqentemente canais pulpares completamente obliterados. ( X ) Na amelognese imperfeita do tipo hipomaturado, os dentes apresentam um esmalte amolecido que se perde rapidamente com exposio de dentina logo aps a erupo. ( ) Na displasia dentinria do tipo I, os dentes decduos e permanentes apresentam-se normais ao exame clnico, e radiograficamente observa-se ausncia quase completa da formao da raiz.

(15 questes)

18. O cirurgio-dentista deve ter uma formao adequada que lhe capacite a reconhecer alteraes da normalidade, tendo a responsabilidade de realizar o diagnstico e, a partir deste, planejar intervenes ou at mesmo contra-indic-las. Sobre os exames complementares pr-operatrios, incorreto afirmar que: a. ( b. ) O tempo de protrombina est aumentado nos defeitos dos fatores I, II, V, VII e X. ( ) O tempo de tromboplastina ativada informa a atividade de todos os fatores de coagulao, exceto os fatores VII e XIII. ( ) O tempo de coagulao mensura a habilidade de a fibrina formar o cogulo inicial e relativamente sensvel s deficincias de fibrinlise. ( ) O volume corpuscular mdio classifica as anemias em normocticas, microcticas e macrocticas. ( X ) O tempo de sangramento est aumentado nas deficincias de alguns fatores plasmticos, na deficincia de vitamina K e no choque anafiltico.

b.

c.

d.

c.

d.

e.

e.

17. Um paciente do sexo feminino, com 45 anos de idade, apresentou-se no ambulatrio odontolgico da Unidade Bsica de Sade, queixando-se de dor e sensao de formigamento associadas a um grande aumento de volume no palato, que cresceu lentamente. O cirurgio-dentista realizou uma bipsia da rea que revelou microscopicamente formao de estruturas tubulares infiltradas e ilhas de clulas que formavam mltiplos espaos csticos dentro de ninhos individuais. O diagnstico mais provvel : a. b. c. d. e. (X) ( ) ( ) ( ) ( ) Cilindroma. Adenoma pleomrfico. Adenoma monofrmico. Adenocarcinoma polimorfo. Adenocarcinoma de clulas acinares.

19. A tcnica utilizada para localizao de caninos inclusos na maxila que usa um nico filme intra-oral e sobre o qual faz duas exposies diferentes, mudando a posio do tubo de raio-X, conhecida como: a. b. c. d. e. ( ) ( ) (X) ( ) ( ) Mtodo de Clark. Mtodo de Simpson. Mtodo de Johnson. Mtodo de Le Master. Mtodo de Miler-Winter.

Pgina 7

Secretaria de Administrao

20. A anestesia local o mtodo mais utilizado para o controle da dor trans-operatria em odontologia, sendo essencial para o sucesso dos procedimentos clnicos. Sobre os anestsicos locais e tcnicas anestsicas, no correto afirmar que: a. ( X ) O vasoconstitor fenilefrina uma amina nosimpatomimtica com ao sobre os receptores alfa-adrenrgicos. b. ( ) Na tcnica anestsica de Akinosi-Vasirani, o bisel da agulha deve estar voltado para a linha mdia do paciente para que, ao sofrer deflexo, a agulha seja desviada em direo ao forame mandibular. c. ( ) Na tcnica anestsica de Gow-Gates, so bloqueados os nervos alveolar inferior, lingual, miloiodeo, auricolotemporal e o bucal. d. ( ) A articana um anestsico local do grupo amida, que pode ocasionar alergia cruzada em pacientes alrgicos a antimicrobianos base de sulfa. e. ( ) O uso de soluo anestsica local, contendo o vasoconstritor adrenalina em pacientes que usam antidepressivos tricclicos pode causar crise hipertensiva.

22. Quanto aos antimicrobianos beta-lactmicos, incorreto afirmar que: a. ( b. c. ) As cefalosporinas fazem parte do grupo de antibiticos beta-lactmicos. ( ) A amoxicilina uma droga antimicrobiana derivada da ampicilina. ( ) As penicilinas naturais no agem contra espcies bacterianas produtoras de bectalactamases. ( ) A penicilina G procana de uso exclusivo por via intramuscular, mantendo nveis sricos por 12 a 36 horas, de acordo com a dose. ( X ) A amoxicilina uma penicilina semi-sinttica obtida acrescentando precursores especficos ao meio nutritivo onde crescem os fungos produtores das penicilinas naturais.

d.

e.

23. A remoo de um dente um desafio para o cirurgio-dentista, pois um procedimento que incorpora os princpios da cirurgia e muitos princpios da fsica e da mecnica. Alm disso, requer no s anestesia local, a fim de prevenir a dor, como tambm o controle da ansiedade do paciente. Sobre a exodontia no complicada, no correto afirmar que: a. ( b. c. ) O fator econmico uma indicao final para remoo de dentes. ( ) O abcesso dentoalveolar agudo no uma contra-indicao para a extrao de dentes. ( ) A remoo de dentes do processo alveolar utiliza vrios princpios mecnicos e dispositivos simples: a alavanca, a cunha, a roda e o eixo. ( X ) Dentes vitais e dentes que sofreram tratamento endodntico que apresentam razes com configurao idntica, apresentam o mesmo grau de dificuldade para extrao. ( ) Dentes localizados dentro de uma rea tumoral no devem ser extrados, pelo risco de o procedimento cirrgico desencadear processo metasttico.

21. A crie dentria uma doena infecciosa complexa, crnica e multifatorial que determina a destruio localizada dos tecidos mineralizados. Sobre a crie dentria, incorreto afirmar que: a. ( b. ) influenciada pelo fator tempo e, normalmente, no autolimitante. ( X ) Na dentina, a progresso da crie segue os tbulos dentinrios, dando a forma de vrtice no limite amelodentinrio. ( ) um processo dependente da interao entre microbiota especfica, carboidratos e superfcie dentria susceptvel. ( ) Nas superfcies livres, a velocidade de progresso da leso cariosa determinada pela relao placa-dente e pela presena de defeitos e microporos na superfcie de esmalte. ( ) O diagnstico de crie pode ser feito por transluminao pela luz de fotopolimerizador.

d.

c.

e.

d.

e.

Pgina 8

Municpio de Balnerio Cambori

24. A doena periapical causada pela combinao de bactrias, geralmente anaerbias, produtos bacterianos e a resposta do hospedeiro a eles. Sobre a doena periapical pode-se afirmar, exceto: a. ( X ) O granuloma periapical de natureza simplesmente crnica. b. ( ) O processo bsico da doena, tanto na alterao pulpar quanto periapical, a infeco, qual o hospedeiro reage com inflamao. c. ( ) A osteomielite aguda uma evoluo de infeco periapical, resultante da disseminao difusa atravs dos espaos medulares, que conduz necrose ssea. d. ( ) O abcesso fnix uma exacerbao aguda de uma inflamao crnica j existente. e. ( ) O abcesso periapical agudo pode ocorrer quando grande quantidade de bactrias ultrapassa o pice e provoca uma reao inflamatria intensa.

26. A Estratgia de Sade da Famlia (ESF) consolidou-se como importante poltica de reorientao da ateno bsica em sade. I. O Sistema de Informaes sobre Oramento Pblico em Sade (SIOPS) registra o somatrio de atividades ambulatoriais realizadas no municpio e utilizado pelo Ministrio da Sade para o incio e manuteno do repasse dos incentivos financeiros da Estratgia de Sade da Famlia. II. Os lanamentos relativos sade bucal no Sistema de Informaes da Ateno Primria em Sade da Famlia (SIAPS/SUS) incluem os procedimentos coletivos realizados, as atividades educativas em grupo e as visitas domiciliares. III. A Estratgia de Sade da Famlia foi normatizada pela Norma Operacional de Assistncia Sade de 1994, que definiu suas formas de financiamento, incluindo-a no Piso da Ateno Bsica PAB. IV. Territrio, populao adscrita, visita domiciliar, aes segmentadas e rea de influncia so conceitos-chave na Estratgia de Sade da Famlia e que pautam suas aes. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas. a. b. c. d. e. ( ) ( ) ( ) ( ) (X) As afirmativas I, II, III e IV esto corretas. Apenas a II e IV esto corretas. Apenas a I, II e III esto corretas. Apenas a I, III e IV esto corretas. Nenhuma das afirmativas est correta.

25. Uma mulher de 18 anos de idade apresentou-se ao ambulatrio odontolgico da Unidade de Sade da Famlia, queixando-se de um expanso na maxila na regio entre os elementos dentais 13 e 12, mas que no lhe causava dor. A radiografia periapical revelou, entre as razes destes dentes, uma leso radiotransparente, contendo pequenos focos de calcificao semelhantes a flocos de neve. A leso foi enucleada e o exame histopatolgico desta revelou pequenas calcificaes associadas a elementos epiteliais em proliferao. O diagnstico mais provvel dessa leso : a. b. c. d. e. ( ) ( ) ( ) (X) ( ) Ameloblastoma Unicstico. Ceratocisto Odontognico. Cisto Odontognico Calcificante. Tumor Odontognico Adenomatide. Tumor Odontognico Epitelial Calcificante.

Pgina 9

Secretaria de Administrao

27. Na Estratgia de Sade da Famlia, a Equipe de Sade Bucal (Modalidade I) e a Equipe de Sade Bucal (Modalidade II) so compostas por: a. ( ) Modalidade I: Cirurgio-Dentista, Auxiliar de Consultrio Dentrio e Tcnico em Higiene Dental; Modalidade II: Cirurgio-Dentista e Auxiliar de Consultrio Dentrio. ( X ) Modalidade I: Cirurgio-Dentista e Auxiliar de Consultrio Dentrio; Modalidade II: Cirurgio-Dentista, Auxiliar de Consultrio Dentrio e Tcnico em Higiene Dental. ( ) Modalidade I: Cirurgio-Dentista, Auxiliar de Consultrio Dentrio e Tcnico em Higiene Dental; Modalidade II: Cirurgio-Dentista, Auxiliar de Consultrio Dentrio, Tcnico em Higiene Dental e Agente Comunitrio de Sade. ( ) Modalidade I: Cirurgio-Dentista, Auxiliar de Consultrio Dentrio e Tcnico em Higiene Dental; Modalidade II: Cirurgio-Dentista, Auxiliar de Consultrio Dentrio, Tcnico em Higiene Dental e Tcnico de Prtese Dentria. ( ) Modalidade I: Cirurgio-Dentista, Auxiliar de Consultrio Dentrio e Agente Comunitrio de Sade; Modalidade II: Cirurgio-Dentista, Auxiliar de Consultrio Dentrio, Tcnico em Higiene Dental e Agente Comunitrio de Sade.

29. Leia o texto abaixo: Cada equipe de Sade da Famlia responsvel pelo acompanhamento de ou de a pessoas famlias de uma determinada rea.

Selecione abaixo a alternativa que completa corretamente as lacunas contidas na frase anterior: Assinale a alternativa que completa correta e seqencialmente as lacunas do texto. a. b. c. d. e. ( ) ( ) (X) ( ) ( ) 1.500 ; 2.000 ; 600 2.000 ; 3.000 ; 680 3.000 ; 4.500 ; 1.000 5.000 ; 6.500 ; 1.600 6.000 ; 7.500 ; 2.000

b.

c.

d.

30. Analise as afirmativas a seguir: I. Enxaguar a boca com grande volume de gua aps escovar os dentes com dentifrcio fluoretado no est associado com a diminuio do benefcio deste produto no controle da crie. II. As principais formas de flor usadas nos dentifrcios so o Fluoreto de Sdio e o Monofluorfosfato de Sdio. III. Gantrez e zinco so substncias incorporadas em algumas formulaes de dentifrcios a fim de agir no controle da placa. IV. Algumas formulaes de dentifrcios contm carbonato de clcio como abrasivo, que reage com o flor, diminuindo a quantidade ativa do mesmo no produto. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas. a. b. c. d. e. ( ) ( ) ( ) (X) ( ) As afirmativas I, II, III e IV esto corretas. Apenas a I e III esto corretas. Apenas a I, II e IV esto corretas. Apenas a II, III e IV esto corretas. Nenhuma das afirmativas est correta.

e.

28. Assinale a alternativa que descreve corretamente fatores/condies/estruturas que propiciam maior formao de Fluoreto de Clcio (CaF2), quando da aplicao de flor tpico no dente. a. ( b. ) Dente com leso de crie em relao ao dente ntegro e esmalte em relao dentina. ( ) Maior tempo de aplicao em relao ao menor tempo e pH bsico em relao ao pH cido. ( X ) Dentina em relao ao esmalte e dente recm erupcionado em relao ao erupcionado h mais tempo. ( ) Presena de detergente laurilsulfato de sdio em relao sua ausncia e maior concentrao de flor em relao menor concentrao. ( ) pH cido em relao ao pH bsico e dente ntegro em relao ao dente com leso de crie.

c.

d.

e.

Pgina 10

Pgina em Branco. (rascunho)

Pgina em Branco. (rascunho)

Pgina em Branco. (rascunho)

Pgina em Branco. (rascunho)

FEPESEFundaodeEstudose Pesquisas Scio-Econmicos Campus Universitrio UFSC 88040-900 Florianpolis SC Fone/Fax: (48) 3233-0737 http://www.fepese.ufsc.br

Anda mungkin juga menyukai