Anda di halaman 1dari 21

1

1 INTRODUO
No inicio da dcada de 90 ocorreram vrias mudanas no cenrio moderno e global entre eles a integrao econmica que possibilitou uma maior exigncia de mercado e uma maior competitividade entre eles. O trabalho que aqui deixamos registrado tem como base os benefcios e consequncias mundiais que essa integrao proporcionou para a humanidade j, que a maioria dos pases aderiu a essa integrao tambm conhecida como Integrao Econmica Regional, pois so acordos, convnios, normas, regulamentao que determinadas regies do mundo que se aliaram para uma melhor integrao econmica proporcionando h estas, um desenvolvimento e uma qualidade de vida para sua populao. Com origem nas grandes navegaes nos sculos XV e XVI quando os europeus resolveram expandir seus mercados para outros pases, teve sua maior existncia com a Revoluo Industrial em meados do sculo XVIII com o avano da tecnologia propiciando maiores produes e tambm melhores produtos. Mas a grande impulso foi logo aps a Segunda Guerra Mundial que multinacionais propulsaro a reconstruo da Europa.

2 INTEGRAO ECONMICA
Na atualidade, um programa de integrao econmica pode ser definido como um conjunto de acordos firmados entre dois ou mais pases, com o objetivo de promover o desenvolvimento simultneo de suas economias. Assim, preocupadas com sua insero na economia mundial, as naes procuram proteger-se atravs de acordos comerciais, de regras que dificultem ou probam o ingresso de produtos estrangeiros competitivos e, principalmente tentam resguardar seus mercados e interesses econmicos. A globalizao um fenmeno de mltiplas dimenses, mas quando se trata de apontar suas caractersticas estritamente econmicas ela se confunde com o que os economistas chamam de integrao econmica. Trata-se a da fluidez nas trocas comerciais de bens e servios, e na movimentao internacional de fatores de produo, trabalho, capital financeiro, produtivo e tecnologia. A integrao econmica avanou de forma inusitada nas ltimas dcadas, no apenas quantitativa mas qualitativamente. Ou seja, no apenas o mundo uma economia mais aberta, pois a razo entre fluxos de comrcio e produo industrial maior de todos os tempos, como tambm o intercmbio entre as naes mudou de natureza em vista, por

exemplo, do comrcio intra-firma, ou seja, aquele que tem lugar entre empresas do mesmo grupo.

2.1 Origem dos Blocos Econmicos


A histria de da Globalizao do capitalismo, segundo Ianni, resume-se em trs fases: 1 FASE: GRANDES NAVEGAES A primeira fase comea com as grandes navegaes, que levaram a descoberta de regies do planeta ainda no conhecidas pelos europeus, nos sculos XV e XVI. O capitalismo expandiu-se geograficamente por todo o mundo, integrando-o em um sistema nico de produo e consumo de mercadorias. 2 FASE: REVOLUO INDUSTRIAL A segunda fase comeou com a Revoluo Industrial do sculo XVIII, quando o capitalismo europeu j contava com mercados consumidores em todo o mundo. Passou ento a desenvolver tecnologias que permitiram aumentar a produtividade do trabalho humano e alcanar maior produo de mercadorias, com um nmero menor de trabalhadores, preos mais baixos e lucros maiores. 3 FASE: MULTINACIONAIS A terceira fase caracteriza-se pelo domnio completo das multinacionais. Estas tomaram grande impulso a partir dos anos 50, depois da Segunda Guerra Mundial, Quando passaram a investir na reconstruo da Europa destruda pelo conflito. Hoje as transnacionais j detm o controle dos mercados do mundo todo.

2.2 Nova ordem


A globalizao da economia e da sociedade, baseadas na expanso do capitalismo e comandada pelo crescente domnio das corporaes transnacionais, est levando ao desenvolvimento de uma nova ordem mundial. Essa Nova Ordem tem como caractersticas principais: O fim da Guerra Fria O incremento da Guerra Comercial entre empresas e pases

A formao de grandes blocos econmicos regionais

3 CONSTITUIO DOS BLOCOS ECONMICOS


Os blocos econmicos foram criados com a finalidade de desenvolver o comrcio de determinada regio. Para alcanar esse objetivo, eliminam-se as barreiras alfandegrias, o que diminui o custo dos produtos. Com isso, criam maior poder de compra dentro do bloco, elevando o nvel de vida de suas populaes. Como o mercado passa tambm a ser disputado por empresas de outros pases membros do bloco econmico, cresce a concorrncia, o que favorece a melhoria da qualidade de vida de suas populaes. Os blocos podem funcionar como etapas para um mundo sem fronteiras. Quase todas as grandes economias mundiais encontram-se, de alguma forma, envolvidas em processos de integrao econmica: Estados Unidos (NAFTA), Europa (Unio Europia e EFTA), Amrica Latina (Pacto Andino e MERCOSUL), sia (APEC) e frica (a Comunidade Desenvolvimento da frica Austral-SADC). Os processos de integrao econmica so conjuntos de medidas de carter econmico e comercial que tm por objetivo promover a aproximao e, eventualmente, a unio entre as economias de dois ou mais pases Esses processos concentram-se, em um primeiro momento, na reduo ou mesmo eliminao de barreiras tarifarias e no tarifarias que constrangem o comrcio de bens entre esses pases. Uma etapa mais adiantada de integrao exigir esforo adicional, podendo envolver a definio de uma Tarifa Externa Comum (TEC), ou seja, uma tarifa a ser aplicada por todos os scios ao comrcio de bens com terceiros mercados (pases extrazona). Associado a esse exerccio, impe-se o estabelecimento de um Regime de Origem, mecanismo pelo qual se determina se um produto originrio da regio ou no. Avanando ainda mais, chegamos a arranjos adiantados de integrao que admitem a liberalizao do comrcio de servios e a livre circulao dos fatores de produo (capital e trabalho), e exigem a Coordenao de Polticas Macroeconmicas e at mesmo a coordenao de polticas fiscais e cambiais. Em grau extremo, a integrao econmica pode levar, inclusive, adoo de uma moeda nica. As formas de integrao baseiam-se, fundamentalmente, na vontade dos Estados de obter, por meio de sua adoo, vantagens econmicas que se definiro, entre outros aspectos, em termos de:

a. Aumento geral da produo, por meio de um melhor aproveitamento de economias de escala. b. Aumento da produtividade , por meio da explorao de vantagens comparativas entre scios de um mesmo bloco econmico. c. Estmulo eficincia, por meio do aumento da concorrncia interna. De acordo com o grau de interdependncia presente na integrao, possvel verificar estgios diferenciados que vo desde a elaborao e ratificao de acordos comerciais preferenciais (com alcance bastante limitados), at a integrao econmica total.

3.1 Zona de preferncias tarifrias


A Zona de Preferncias Tarifrias, etapa, mais incipiente de integrao econmica, consiste na adoo recproca, entre dois ou mais pases, de nveis tarifrios preferenciais. Ou seja: as tarifas incidentes sobre o comrcio entre os pases membros do grupo so inferiores s tarifas cobradas de pases no-membros. diferena entre as tarifas acordadas e aquelas aplicada ao comrcio com terceiros mercados dar-se o nome de margem de preferncia.

3.2 Zona de Livre Comrcio


A segunda etapa de integrao a Zona de Livre Comrcio (ZLC), que consiste na eliminao de todas as barreiras tarifrias e no-tarifrias que incidem sobre o comrcio dos pases do grupo. Segundo as normas estabelecidas pelo General Agreement on Tariffs and Trade (GATT), e que deu origem Organizao Mundial do Comrcio (OMC), um acordo considerado Zona de Livre Comrcio quando abarca ao menos 80% dos bens comercializados entre os membros do grupo. A determinao da origem de um produto d-se atravs do Regime de Origem, mecanismo indispensvel em qualquer acordo de livre comrcio. O melhor exemplo de uma ZLC em funcionamento o Acordo de Livre comrcio da Amrica do Norte (NAFTA), firmado em 1994, entre os EUA, o Canad e o Mxico. Ainda assim, o NAFTA no um tipo puro de ZLC, pois possui acordo que relata, tambm, regulamentos para investimentos e concorrncia pblica (chamada de compras governamentais).

3.3 Unio Aduaneira


Unio Aduaneira (UA) corresponde a uma etapa de integrao econmica na qual os pases membros de uma Zona de Livre Comrcio adotam uma mesma tarifa s importaes provenientes de mercados externos, a Tarifa Externa Comum (TEC). A aplicao da TEC redunda na criao de um territrio aduaneiro comum entre os scios de uma UA, situao que torna necessrio o estabelecimento de disciplinas comuns em matria alfandegria e, em ltima anlise, a adoo de polticas comercias comuns. O MERCOSUL tornou-se, a partir de 1 de janeiro de 1995, o melhor exemplo de uma unio aduaneira latino-americana.

3.4 Mercado Comum


O Mercado Comum, que tem como principal modelo a Unio Europeia, corresponde a um estgio muito mais intenso de integrao. Caracteriza-se pelo livre fluxo da mo-de-obra, bens, servios e capital. A poltica comercial passa a ser executada de forma semelhante entre os seus membros prevendo a desregulamentao do comrcio intrabloco, a vigncia de tarifas externas comuns e a negociao conjunta com terceiros pases. A maior diferena entre o Mercado Comum e a Unio Aduaneira que esta ltima regula apenas a livre circulao de mercadorias, enquanto o Mercado Comum prev tambm a livre circulao dos demais fatores produtivos. A expresso fatores produtivos compreende dois grandes elementos: capital e trabalho. Da liberalizao desses fatores decorre, por um lado, a livre circulao de pessoas (trabalhadores ou empresas) e, por outro, a livre circulao de capitais (investimentos, remessas de lucro, entre outros). A livre circulao implica a abolio de todas as barreiras fundadas na nacionalidade, mas tambm a instituio de uma verdadeira condio de igualdade de direitos em relao aos nacionais de um pas. No que se refere ao capital, a condio de Mercado Comum supe a adoo de critrios regionais que evitem restries nos movimentos de capital em funo de critrios de nacionalidade. Em tais situaes, o capital de empresas oriundas de outros pases do Mercado Comum no poder ser tratado como estrangeiro no momento de sua entrada (investimento) ou sada (remessa de lucros ou dividendos). Alm disso, o Mercado Comum pressupe a coordenao de polticas macroeconmicas e setoriais (definio de metas comuns em matria de juros, fiscal, cambial).

3.5 Unio Econmica


Essa fase associa a supresso de restries sobre investimentos de mercadorias e fatores com um certo grau de harmonizao das polticas econmicas nacionais, de forma a abolir as discriminaes resultantes de disparidades existentes entre essas polticas, tornandoas o mais semelhante possvel. Observa-se, tambm, um forte grau de convergncia nas polticas externa e de defesa, alm da substituio das autoridades monetrias nacionais por uma autoridade econmica central e supranacional, encarregada de elaborar e executar as polticas econmicas.

3.6 Integrao Econmica Total


Passa-se a adotar uma poltica monetria, fiscal, social e anti-cclica uniforme, bem como se delega a uma autoridade supranacional poderes para elaborar e aplicar essas polticas. As decises dessa autoridade devem ser acatadas por todos os estados membros. A soberania individual deixada de lado em favor de uma unidade que representa uma harmonizao bem mais intensa quanto a elaborao de aplicao das polticas socioeconmicas. Essa etapa de integrao pressupe uma perfeita mobilidade de fatores de produo e o liberalismo do comrcio de bens e servios.

4 BLOCOS ECONMICOS 4.1 ALADI


A ALADI, atualmente, tem procurado atender s demandas recentes do cenrio internacional. Por isso, vem adotando uma agenda de novos temas a serem tratados na regulamentao entre seus pases-membros. Os trabalhos sobre os Novos Temas constam na Resoluo 59 do Conselho de Ministros, que, em seu pargrafo 8, indica que "para seguir avanando no caminho do desenvolvimento e da consolidao do Espao de Livre Comrcio, requer-se propiciar a harmonizao e a incorporao, a um nvel que seja mais conveniente, das disciplinas e normas necessrias para o livre comrcio e daquelas matrias que complementam e potenciam

o Espao de Livre Comrcio." Dentre os novos temas tratados pela ALADI, esto: o comrcio de servios, as compras do setor pblico, a dupla tributao, os investimentos, a defesa da concorrncia, propriedade intelectual e a proteo aos conhecimentos tradicionais. A ALADI possui, como j explicitado, enorme preocupao com a integrao entre os seus pases-membros. Com vistas a concretizar essa integrao, a Associao dispe de sistemas e meios informacionais colocados disposio de seus membros, e do pblico em geral, que facilitam a troca de informaes. No que diz respeito publicao de documentos oficiais, podemos citar os cadernos da ALADI e o Boletim Eletrnico da Associao, obtido atravs de seu stio oficial e disponvel em trs lnguas (ingls, portugus e espanhol). A Associao tambm dispe de um Sistema de Informaes de Comrcio Exterior on-line, o SICOEX, que oferece dados atualizados de todos os pases membros da ALADI, sobre (i) tarifas vigentes nesses pases (nomenclaturas nacionais previstas em cdigos e descries com os gravames importao em cada pas); e (ii) preferncias vigentes nesses pases (preferncias essas negociadas ao amparo dos mecanismos do TM80, expressas na nomenclatura da Associao. Alm deles, a Associao ainda conta com um Portal Empresarial, que visa a aumentar a participao das empresas na integrao. Nesse Portal os empresrios atuantes na Amrica Latina podem encontrar todas as informaes relevantes aos seus negcios e descobrir ainda benefcios que possuem (graas Integrao) e que podem dispor livremente. Alm dos empresrios, todo e qualquer sujeito tambm pode ter acesso s informaes relevantes sobre temas tratados pela ALADI. A Associao possui um canal direto com o pblico atravs de seu stio e do cadastramento de seus internautas. Todos aqueles que se cadastrem, passam a ter acesso

Biblioteca da Secretaria-Geral da Associao (com possibilidade de acesso on-line sua base de dados, bibliografia selecionada de assuntos afins ALADI, links de outras bibliotecas teis, servio de ltimas aquisies da biblioteca, e etc);

parte de Imprensa da Associao (com fotos de eventos e encontros, boletim

peridico de divulgao institucional, comunicados de imprensa elaborados pela Secretaria-Geral, destaques sobre as novidades da Associao, apresentao dos ltimos discursos realizados em reunies da Associao, seleo de notcias mais importantes sobre a integrao e economia da regio);

divulgao de Oportunidades de Trabalho na prpria Associao (cadastro de

pessoal temporrio, consultores e divulgao de concursos); e

a informaes sobre as Reunies Tcnicas (Antecedentes e Documentos informativos

a respeito de reunies tcnicas, seminrios, e oficinas realizadas na Secretaria-Geral da ALADI).

4.2 MERCOSUL
O Mercado Comum do Sul formado pelo Brasil, Uruguai, Argentina e Paraguai, com Chile e Bolvia como associados. Foi criado em 1991 atravs do Tratado de Assuno, com o objetivo de eliminar as tarifas alfandegrias entre seus membros, possibilitando um livre comercio entre os mesmos. Com a assinatura do Protocolo de Ouro Preto, em dezembro de 1994, o MERCOSUL ganhou personalidade jurdica de direito internacional: o Protocolo reconhece ao bloco competncia para negociar, em nome prprio, acordos com terceiros pases, grupos de pases e organismos internacionais. Cabe mencionar, nesse contexto, o Acordo-Quadro Inter-regional de Cooperao Econmica, firmado em dezembro de 1995, entre o MERCOSUL e a Unio Europeia. Em seu processo de harmonizao tributria, o MERCOSUL contempla a eliminao de tarifas aduaneiras e restries no-tarifrias circulao de mercadorias entre os pases membros, tendo por horizonte garantir, no futuro, a livre circulao de bens, servios e fatores produtivos em um mercado comum. A criao de uma Tarifa Externa Comum - TEC (que caracteriza uma unio aduaneira), implementada em grande parte desde primeiro de janeiro de 1995, e a adoo de polticas comerciais comuns em relao a terceiros pases representam avanos significativos no processo de integrao. Assinale-se ainda que, para atender ao cumprimento de polticas econmicas internas, peculiares aos pases membros, foi criada lista de excees tributrias para determinados produtos, cujas alquotas devem convergir para a TEC at 2006.

4.2.1 O que o MERCOSUL?


Desde 1 de janeiro de 1995, Argentina, Brasil Paraguai e Uruguai, os pases membros do MERCOSUL (Mercado Comum do Sul), passam a cobrar tarifas idnticas nas suas importaes. A TEC (Tarifa Externa Comum) abrange 85% dos produtos negociados.

Os 15% restantes tero um prazo maior de adaptao (variando de 2001 a 2006). Em 1995, estes pases formaram uma unio aduaneira com quase 190 milhes de consumidores potenciais e um PIB (Produto Interno Bruto) total de mais de meio trilho de dlares d tero 12 anos para dar o passo seguinte: construir um mercado comum e, ao mesmo tempo, conquistar a estabilidade econmica e superar o subdesenvolvimento social. Ao contrrio das experincias anteriores, desta vez a integrao deixou os gabinetes e consolidouse com negcios. Mais de 300 empresas brasileiras esto investindo na Argentina e o comrcio regional deu um salto de 34% ao ano desde 1990. O MERCOSUL pode mudar o mapa da Amrica do Sul. A funo da unio entre Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai - o MERCOSUL tem como objetivo melhorar as economias dos mesmos com uma aliana. Alem de poderem contar com o apoio destes pases o intercmbio de produtos, culturas e raas esta sendo muito importante para suas independncias, pois ainda so colnias de si mesmas. Apesar de todas as diferenas entre estes pases o MERCOSUL como a globalizao ele est em pleno vigor.

4.2.2 Etapas e avanos


No ano de 1995, foi instalada a zona de livre comrcio entre os pases membros. A partir deste ano, cerca de 90% das mercadorias produzidas nos pases membros podem ser comercializadas sem tarifas comerciais. Alguns produtos no entraram neste acordo e possuem tarifao especial por serem considerados estratgicos ou por aguardarem legislao comercial especfica. Em julho de 1999, um importante passo foi dado no sentido de integrao econmica entre os pases membros. Estabelece-se um plano de uniformizao de taxas de juros, ndice de dficit e taxas de inflao. Futuramente, h planos para a adoo de uma moeda nica, a exemplo do fez o Mercado Comum Europeu.

4.2.3 Os conflitos comerciais entre Brasil e Argentina


As duas maiores economias do MERCOSUL enfrentam algumas dificuldades nas relaes comerciais. A Argentina est impondo algumas barreiras no setor automobilstico e da linha branca (geladeiras, micro-ondas, foges), pois a livre entrada dos produtos brasileiros est dificultando o crescimento destes setores na Argentina.

10

Na rea agrcola tambm ocorrem dificuldades de integrao, pois os argentinos alegam que o governo brasileiro oferece subsdios aos produtores de acar. Desta forma, o produto chegaria ao mercado argentino a um preo muito competitivo, prejudicando o produtor e o comrcio argentino. Em 1999, o Brasil recorreu OMC (Organizao Mundial do Comrcio), pois a Argentina estabeleceu barreiras aos tecidos de algodo e l produzidos no Brasil. No mesmo ano, a Argentina comea a exigir selo de qualidade nos calados vindos do Brasil. Esta medida visava

4.2.4 Situao atual e perspectivas


No se conhece, na histria contempornea dos pases do Cone Sul, em particular da Argentina e do Brasil, um projeto diplomtico mais exitoso que o MERCOSUL. Com ele estamos conquistando, juntos, a credibilidade externa que antes perseguamos, individualmente, sem maior xito. Essa credibilidade tem gerado em nossos pases uma grande expanso da circulao do comrcio, tecnologia e investimentos, num crculo virtuoso que conhecido e reconhecido em todo o mundo. A constatao de que o MERCOSUL uma iniciativa e um marco de xito no deve, entretanto, esgotar-se em manifestaes de auto-satisfao pelo muito que alcanamos em to curto espao de tempo. Sabemos que, em um projeto da envergadura do MERCOSUL, jamais existiro vitrias permanentes. necessrio ir-se aperfeioando o existente, dar novos passos frente, ir penetrando campos inexplorados, j que a sensao de inrcia poder, com o tempo, minar e ruir o edifcio regulamentrio to arduamente construdo. Sustentar a dinmica do processo de integrao, mantendo-a bem dirigida e dentro de ritmo que no seja to acelerado a ponto de gerar problemas, nem to lento que crie frustraes, constitui tarefa complexa, exigindo grande sensibilidade poltica e disposio permanente para a negociao e dilogo. Exige, sobretudo, uma clara percepo de prioridades. As trs primeiras condies, os verdadeiros pr-requisitos de sustentao e aprofundamento do MERCOSUL, recaem sobre a manuteno da democracia, a estabilizao da economia e abertura a uma sociedade internacional cada vez mais globalizada, nos quatro pases membros. Sem estes trs elementos, simplesmente no h possibilidade de manobra.

11

Com relao primeira varivel, foram dados passos definitivos, irreversveis. Vejo nossas sociedades comprometidas com os valores democrticos de modo to profundo, que passa a ser impossvel conceber-se qualquer cenrio de retrocesso ao autoritarismo, arbitrariedade. No que diz respeito s duas ltimas variveis, estabilizao e internacionalizao da economia como condio de seu crescimento, demos tambm saltos importantssimos, com modelos que, ainda distintos, obedecem aos mesmos princpios gerais de abertura da economia aos fluxos internacionais e de busca de maior produtividade e competitividade do setor privado, como sustentao do dinamismo da economia. preciso, no obstante, reconhecer que temos ainda um caminho a percorrer para a consolidao de nossos modelos. Todos os nossos pases necessitam aumentar substancialmente suas taxas de acumulao interna, a fim de possibilitar as condies de sustentao ao crescimento. Precisam tambm adotar medidas que a longo prazo resultem em maior competitividade de suas exportaes e em maior participao de suas economias no comrcio internacional. No campo econmico, em suma, tivemos progressos extraordinrios nos ltimos anos, sobretudo se tivermos presente, como pano de fundo histrico recente, a hiperinflao e a desordem macroeconmica, no contexto de virtual colapso do antigo modelo de desenvolvimento baseado na substituio das importaes e no protecionismo industrial. A constatao de que tivemos progressos importantes no nos deve levar simplesmente ao aplauso fcil. Pelo contrrio, devemos ter em mente que existem tarefas que devem ser concludas. E justamente a compreenso de que temos tarefas a cumprir, para solidificar nossas economias, que nos levar a aceitar, dos outros scios, as medidas que se faam eventualmente necessrias para retificar distores ou corrigir rumos. Entre as reas prioritrias para o aprofundamento do MERCOSUL, no parece que, de momento, inclua-se maior grau de institucionalizao, como meio para dirimir conflitos. Talvez o tempo exija do MERCOSUL justamente isso. Atualmente, porm, ainda que considere til o debate sobre o tema, cr-se ser prematuro qualquer tipo de deciso. Em primeiro lugar, porque se v nitidamente que, em um quadro de maior rigidez de procedimentos, de instituies estabelecidas, perderamos muito em velocidade e em flexibilidade, na soluo de problemas que demandam, em seu encaminhamento, o dilogo eficiente e rpido que nunca nos faltou. As burocracias criam seus prprios ritmos, seus prprios tempos, que no so os mesmos do mundo dos negcios. Talvez em uma estrutura mais sofisticada como a da Unio Europeia, um verdadeiro mercado comum integrado por 27 pases de culturas e hbitos diferentes, instituies supranacionais sejam necessrias, apesar

12

de que, mesmo ali, estejam elas sob o fogo cruzado das crticas tanto de governos mais liberais, como de empresrios que, sem colorao ideolgica, demandam essencialmente rapidez, em um processo de deciso julgado lento. Conforme destacado anteriormente, chegar o momento em que, sendo mais extenso o conjunto de normas que regem o MERCOSUL, talvez tenhamos que planejar mecanismos mais institucionalizados de negociao, deciso e soluo de controvrsias. No momento, porm, existem outras reas de ao prioritrias para o aprofundamento do MERCOSUL. Para ficarmos to somente no campo comercial e econmico, ainda devemos estabelecer regras comuns para setores importantes como o automotivo e o aucareiro, assim como tambm para todo o setor de servios. O aprofundamento da integrao passa tambm, de modo crescente, por uma harmonizao de polticas entre nossos pases. necessrio aplainarmos algumas "assimetrias negativas" que possam ser impedimentos importantes para nossa maior aproximao, tais como polticas tributrias diferenciadas, legislaes desalinhadas de propriedade intelectual, regimes de trabalho distintos, mecanismos dspares de incentivos para atrair investimentos estrangeiros, etc. Maior segurana jurdica no MERCOSUL um objetivo desejvel para todos. Alcan-lo, entretanto, parece estar, na presente etapa de integrao, menos no desenho de instituies supranacionais que no fortalecimento de nossos prprios poderes jurdicos nacionais, na consolidao de nossas democracias pluralistas e de nossos modelos econmicos, assim como tambm, na harmonizao de polticas nacionais em setores chaves.

4.3

NAFTA - North American Free Trade Agreement


O Acordo de Livre Comrcio da Amrica do Norte foi assinado pelos lderes de:

Canad. Mxico e EUA em 7 de outubro de 1992, porm somente entrou em vigor no dia 1 de janeiro de 1994 depois de um conturbado processo de confirmao por parte dos EUA, onde a xenofobia, o etnocentrismo e o preconceito de certos setores polticos oferecem formidveis obstculos. O NAFTA criou uma zona de livre comrcio na qual tarifas e certas outras barreiras ao comrcio de bens e servios e recursos financeiros sero gradualmente eliminadas em um perodo de 15 anos, mas espera-se que a maior parte das liberalizaes ocorra nos primeiros cinco anos.

13

As razes econmicas do NAFTA so de fcil compreenso, se considerarmos que o comrcio com os EUA representa cerca de 70% do comrcio externo do Canad, que 80% das importaes mexicanas originam-se nos EUA e que o Canad e o Mxico so o primeiro e o terceiro parceiros comerciais dos EUA.

4.3.1 Como e por que surgiu o NAFTA?


O NAFTA no nasceu do nada ou de uma vontade poltica sem precedentes. Um regime de livre comrcio j existia entre os EUA e o Canad, que possuam antes do NAFTA, estruturas econmicas semelhantes. O precursor do NAFTA, o Acordo de Livre Comrcio entre os EUA e Canad no causou controvrsias nos Estados Unidos, e foi aprovado sem dificuldades pelo Congresso, entrando em vigncia em 1989. Por outro lado, o Mxico participou do modelo geral da economia da Amrica Latina, at o surgimento da crise da dvida externa, em agosto de 1982. O efeito em rede da crise poltica, contudo, resultou na mudana dos modelos adotados tradicionalmente pelos pases da regio para o conceito de mercados abertos, integrao econmica, e crescimento conduzido pelo setor privado, atraindo o investimento estrangeiro. Durante a campanha eleitoral de 1992, Bill Clinton, ex-presidente dos EUA, mesmo como candidato, adotou como tema de campanha o apoio ao NAFTA e ao Livre Comrcio. Durante sua primeira administrao as negociaes foram concludas e finalmente aprovadas pelo Congresso depois de um difcil e lento debate, aps novembro de 1993. O NAFTA comeou a valer em 1994 com a incluso do Mxico.

4.3.2 Propsitos
O prximo passo dessa estratgia a adoo do modelo "hub and spoke" (cubo e raio), atravs do qual os EUA procuraro expandir a estrutura do NAFTA para ampliar o nmero de pases com reserva de mercado comercial para suas exportaes, ao mesmo tempo em que impedir o acesso de quaisquer terceiros (inclusive seus scios no NAFTA) aos seus mercados. A expanso do NAFTA era vista pelos formuladores de poltica em Washington como a mais importante estratgia, se no a estratgia, para criar a ALCA. Por causa de um ano de eleio nos EUA (1996), a promessa do NAFTA ao Chile nunca se materializou. Na realidade a administrao Clinton evitou buscar a autorizao necessria para negociar a acesso do Chile. Enquanto isso, o Chile, que j participava de um acordo de livre comrcio com o Mxico, aderiu a outro acordo com o Canad. Alm do Chile, permitia-se calcular a expanso do NAFTA ao incluir pases com economias compatveis. Possivelmente um pas caribenho seria o prximo, como por exemplo, Trinidad e Tobago, que decisivamente, cumpria com os critrios mais imediatos. At agora, contudo, o NAFTA no expandiu suas fronteiras.

14

4.3.3 Investimentos
Neste setor foram feitos progressos considerveis por parte do Mxico. Os pases membros aceitaram conceder uns aos outros o tratamento de nao mais favorecida, de eliminar restries ao repatriamento de capital e de garantir a livre conversibilidade das respectivas remessas. Esta garantia cambial extraordinria, quando originria de um pas como o Mxico, historicamente afetado por crises de balano de pagamentos. Mais ainda, os pases membros concordam em garantir a iseno desapropriao, a no ser por interesse pblico, em base no discriminatria e mediante o devido processo legal, com justa indenizao. H neste ponto tambm uma significativa renncia soberania, no que os pases do NAFTA admitem submeter questes referentes a investimentos a painis arbitrais internacionais. Dada a resistncia que os EUA tem em cumprir decises de painis arbitrais do GATT, aguarda-se com enorme curiosidade o seu comportamento em questes relativas ao NAFTA.

4.3.4 Comrcio de servios


Na rea de comrcio de servios, a grande concesso foi feita pelo Mxico, no acesso ao seu mercado de servios bancrios, que foi liberalizado a um nvel mais amplo que o dos EUA. De fato, no Mxico, foi estabelecida a possibilidade de se constituir "holdings" financeiras, que podero operar bancos, corretoras de valores, empresas de seguros, de "leasing" e de "factoring". Todavia, o Mxico estabeleceu uma preservao para a rea de servios financeiros, para conservar a situao presente de mercado at o ano 2004. Os EUA tambm tm uma preservao de dois anos para permitir a adaptao da legislao dos estados federados aos compromissos do GATT. Ainda na rea de comrcio de servios, o grande desapontamento vem nas restries, por parte dos EUA, com relao movimentao de pessoas, mantida em nveis elevadssimos. sabido que a prestao de servios requer mo de obra intensiva e que hoje as indstrias de servios representam cerca de 60% do comrcio mundial. Com as presentes restries movimentao de seus cidados membros do NAFTA, o Mxico ser apenas um pas consumidor de servios dentro da zona de livre comrcio. A imigrao ilegal um problema para os Estados Unidos e um trunfo para os negociadores mexicanos, que, como forma de combat-la, buscam atrair novos investimentos do vizinho rico para o seu territrio. A concentrao desses investimentos no norte do pas configurada em complexos industriais originados dos capitais norte-americanos e voltados para o mercado de consumo dos Estados Unidos tem ampliado os profundos contrastes regionais que caracterizam o Mxico.

15

4.3.5 Como avaliar o NAFTA


A semelhana entre os documentos do Canad e dos Estados Unidos em relao estratgia a ser adotada quanto a ALCA, reflete claramente a satisfao dos mesmos com a experincia do NAFTA. Na mesma linha vale lembrar a prtica de negociao do Mxico nos acordos de livre comrcio tendo em conta o padro NAFTA. Isto indica um julgamento preliminar favorvel ao NAFTA. A rpida recuperao do Mxico aps a crise do peso em 1994 foi de definhada numa recente entrevista pelo Subsecretrio de Comrcio Internacional dos Estados Unidos, Stuart Eizenstat, como um sinal da presena do NAFTA. Na verdade, o NAFTA utilizou, com efeito, a estrutura de tarifas baixas do Mxico para com os Estados Unidos. Por comparao, o Mxico subiu as tarifas em 100% na crise de 1982, ele recordou. Desta feita, as exportaes dos Estados Unidos para o Mxico caram para 9% durante o ano da crise do peso, apesar de o PIB do Mxico ter cado apenas 7%. Em 1996, as exportaes dos Estados Unidos ultrapassaram o seu recorde anterior ao NAFTA de US$ 15 bilhes. bvio que problemas ainda restam no contexto do acordo do NAFTA, como as reclamaes levantadas pelos produtores de tomate e de outros vegetais nos Estados Unidos. O acordo de transporte de caminhes entre as fronteiras ainda no foi bem implementado em decorrncia das aes protecionistas tanto da parte do Mxico como da parte dos Estados Unidos. Apesar disso, a mais clara evidncia do sucesso tem sido o aumento geral das trocas comerciais em ambos os sentidos. Um negociador americano do NAFTA, ainda no governo, afirma que, em termos de implementao, o acordo ainda muito complicado devido burocracia.

4.4 APEC 4.4.1 Criao


A Cooperao Econmica da sia e do Pacfico (APEC) foi criada em 1989, na Austrlia, como um frum de conversaes informais entre os pases membros da Associao das Naes do Sudeste Asitico (ASEAN) e seis parceiros econmicos da regio do Pacfico, entre eles os Estados Unidos e o Japo. Quatro anos depois, na Conferncia de Seattle, nos Estados Unidos, adquiriu caractersticas de bloco econmico. Em 1994, os pases membros comprometeram-se a transformar o Pacfico em uma rea de livre-comrcio. O forte

16

protecionismo econmico, no entanto, fez adiar para o ano 2000 a eliminao das barreiras comerciais na regio.

4.4.2 Sua sede


situada em Cingapura e dividida em quatro grupos ou comits, cada um responsvel por determinada seo. O BMC responsvel pelos oramentos e administrao. O CTI comanda a facilitao e liberalizao dos investimentos e do comrcio. O EC conduz pesquisas e discusses que dizem respeito economia. E o ESC auxilia os lderes dos pases membros na administrao e coordenao das agendas.

4.4.3 Pases membros


A APEC tem hoje 21 membros, que so: Austrlia, Brunei, Canad, Chile, China, Hong Kong; Indonsia, Japo, Coria do Sul; Malsia, Mxico, Nova Zelndia, Papua - Nova Guin, Peru, Filipinas, Rssia, Singapura, Taiwan, Tailndia, Estados Unidos da Amrica, Vietnam.

4.4.4 Principais objetivos:


O principal objetivo do bloco reduzir taxas e barreiras alfandegrias da regio Pacfico-asitica, promovendo assim o desenvolvimento da economia da regio. Alm dos projetos relacionados reduo de tarifas de importao e exportao, os lderes propem projetos tambm relacionados sociedade, mas que, indiretamente, afetam a economia. J foram propostos projetos contra a corrupo; terrorismo; SARS, AIDS e outras doenas; projetos relacionados energia e questo do petrleo; e projetos de integrao da mulher na APEC.

4.4.5 Atualidades da APEC


A criao da APEC muito contribuiu para o crescimento e desenvolvimento da regio pacfico-asitica. Em sua primeira dcada de existncia, 195 milhes de empregos foram criados, sendo 174 milhes nos pases em desenvolvimento. O PIB da regio triplicou e

17

o dos pases em desenvolvimento cresceu cerca de 74%. Investimentos internacionais aumentaram em 210% em toda a regio e em 475% nos pases em desenvolvimento. As exportaes cresceram 113%, passando para mais de US$ 2500 bilhes. A segurana contra o terrorismo e contra doenas infecciosas tambm aumentou.

4.5 Unio Europeia 4.5.1 Criao


Criada em 1992 atravs da assinatura do Tratado de Maastricht e oriunda de acordos anteriores como o CECA (Comunidade Europia do Carvo e do Ao), CEE (Comunidade Econmica Europia), que tinham o objetivo de reduzir, ou ao menos amenizar os efeitos causados pela segunda guerra mundial atravs de ajuda mtua entre os pases envolvidos.

4.5.2 Sua sede


localizada em Bruxelas capital da Blgica e constituda por:
a- Um conselho da Unio Europeia o mais alto rgo e quem estabelece as medidas

necessrias. Cada pas associado tem direito a um membro. b- Uma Comisso Executiva cuida da parte administrativa. c- Um parlamento Europeu o Poder Legislativo. d- Uma Corte de Justia Poder Judicirio.

4.5.3 Pases membros


Atualmente a Unio Europeia conta com a adeso de 27 pases, so eles: Alemanha, ustria, Blgica, Bulgria, Chipre, Dinamarca, Eslovquia, Eslovnia, Espanha, Estnia, Finlndia, Checa, Romnia e Sucia. Frana, Grcia, Hungria, Irlanda, Itlia, Letnia, Litunia, Luxemburgo, Malta, Pases Baixos, Polnia, Portugal, Reino Unido, Repblica

18

4.5.4 Pases candidatos


Crocia, Antiga Repblica Jugoslvia da Macednia, Islndia, Montenegro e Turquia.

4.5.5. O Euro
a Moeda nica Europeia, quando o euro foi introduzido, em 1 de Janeiro de 1999, tornou-se a nova moeda oficial de 11 Estados-Membros, substituindo, em duas fases, as antigas moedas nacionais como o marco alemo e o franco francs. Foi inicialmente utilizado como moeda virtual nas operaes de pagamento que no envolviam notas e moedas, bem como para fins contabilsticos, enquanto as antigas moedas continuavam a ser utilizadas nas operaes de pagamento em numerrio e a ser consideradas subdivises do euro. Posteriormente, em 1 de janeiro de 2002, o euro foi introduzido fisicamente sob a forma de notas e moedas.

4.5.6 Principais objetivos


Atualmente os principais objetivos so promover o livre comrcio, a unificao monetria (com a implementao do Euro) e a livre circulao de pessoas entre os seus pases-membros, alm de assegurar a manuteno da segurana e da democracia.

4.5.7 Atualidades da Unio Europia:


A gigantesca disparidade econmica entre os antigos membros e os recmchegados; a imigrao dos europeus do leste para os pases mais desenvolvidos, que pode desestabilizar e sobrecarregar as estruturas de bem-estar social das naes mais ricas; a questo dos subsdios, quase todos os pases recentemente integrados UE so pases agrcolas, dependentes das exportaes e os membros mais antigos dificilmente abriro mo da proteo em prol dos novos membros; as dificuldades quanto poltica externa comum, evidenciadas na guerra no Oriente Mdio. Problemas que podero ser enfrentados com investimentos diretos no Leste, onde existe mo-de-obra qualificada e a custos bem mais reduzidos. A Grcia, um dos pases membros, est passando por uma forte crise e isso tem

19

assombrado os pases pertencentes ao acordo, pois a Grcia se recusa aceitar a ajuda europia e essa atitude pode desestabilizar as economias do bloco.

4.6 ALALC 4.6.1 Criao


Os pases devastados pela Guerra reorganizaram suas economias, de forma a impulsionar os seus setores agrcolas e industriais. Essa reorganizao afetou negativamente a economia dos pases latino-americanos produtores de bens primrios, que ficaram desprovidos de mercados compradores e rentveis. Era preciso, ento, que fossem implantadas medidas de correo a esse cenrio e fossem encontradas fontes alternativas de emprego para as populaes latino-americanas, que cresciam significativamente. Foram iniciados, ento, programas de industrializao para atender s necessidades de abastecimento de bens de consumo duradouros e bens de capital. Tendo isso em vista, bem como considerando ser necessrio captar maiores investimentos para o desenvolvimento de parques industriais, os pases latino-americanos entenderam que era preciso ampliar os pequenos mercados, de forma a diminuir os custos de produo em massa e aumentar os rendimentos, permitindo, dessa maneira, melhores possibilidades de concorrncia. Assim, em 1960, Argentina, Brasil, Chile, Mxico, Paraguai, Peru e Uruguai assinaram o tratado (tambm chamado de tratado de Montevidu) que criava a ALALC.

4.6.2 Sua sede


Sua sede era Montevidu no Uruguai.

4.6.3 Pases membros


A ALALC possua 12 membros, Argentina, Bolvia, Brasil, Chile, Colmbia, Equador, Mxico, Panam, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.

4.6.4 Principais Objetivos

20

Criar um Mercado Comum Regional aps a implantao de uma zona de livre comrcio, ou seja, a meta era estabelecer o livre comrcio entre os pases membros na Amrica Latina, utilizando dois mecanismos principais para promover integrao, que eram acordos complementares e um programa de liberao. Os acordos complementares visavam desenvolver diferentes sub-ramos ou estgios de produo de novas indstrias nos pases que voluntariamente participassem de cada acordo. Quando a produo se iniciava esses produtores recebiam preferncias tarifrias previstas no acordo. O programa de liberao baseava-se em negociaes pas a pas, onde preferncias tarifrias eram intercambiadas. No previa tratamento diferenciado entre seus pases-membros, de acordo com o seu grau de desenvolvimento econmico relativo.

4.6.5 Atualidades da ALALC


Vrios acontecimentos levaram a ALALC a extino, entre eles diversidade e instabilidade das polticas econmicas e a ditadura de alguns dos pases-membros. A ALALC tambm se limitou a uma zona de preferncias comerciais para as empresas transnacionais (multinacionais) e para as maiores empresas locais. A ALALC foi extinta em 1980 sendo substituda pela ALADI (Associao Latino-Americana de Desenvolvimento Integrado).

5 CONSIDERAES FINAIS
Do que se exps, algumas ideias podem ser destacadas como de maior relevncia, assumindo as vestes de "concluses": a integrao uma imposio da intensificao da concorrncia internacional; os processos de integrao econmica so fatores importantes da evoluo da economia mundial; a integrao econmica deve ser vista sobre a tica de outros fatores que no s os econmicos, em formas mais difusas e mltiplas (o sucesso da integrao muito se deve s diferenas de opinies, s polmicas); a superao dos mitos arraigados (mitigao da soberania) permite a discusso sobre formas mais complexas e sofisticadas de atuao nacional em face do regionalismo; enfim, embora a regionalizao seja um paradoxo para a globalizao, sua maior facilidade de adaptao s situaes e cenrios o prprio fundamento para o comrcio global.

21

REFERNCIAS
Manual de Comrcio Exterior

Anda mungkin juga menyukai