Anda di halaman 1dari 8

BIOLOGIA e GEOLOGIA 11 ano Ficha Formativa N:____ Ano lectivo 2010/2011 Nome: __________________________ Turma: ____ N: ___ Data:

___/___/___

PREPARAO PARA EXAME I

Preparao para exame

Preparao para exame

II Preparao para exame 3

III

Preparao para exame

IV Preparao para exame 5

Preparao para exame

BOM TRABALHO!

CORRECO PREPARAO PARA EXAME

I 1. D 6. E, B, A, C, D 7.1. No possvel tirara concluses, uma vez que existem duas variveis associadas na mesma experincia (concentrao do meio em que os caules foram mergulhados e a intensidade luminosa) tais concluses s seriam possveis se tivesse sido isolada qualquer das variveis, qual se poderia associar os resultados obtidos. 7.2. O aluno poderia propor alteraes aos pontos 2 e 4 do protocolo, sugerindo que, para a mesma concentrao do meio, se fizesse variar a intensidade luminosa. 2. D 3A 4A 5D

II 1.1. B 1.2 A 1.3 A

1.4. Para se estudar a influncia da intensidade luminosa na taxa de fotossntese, cada um dos tubos deveria ser iluminado por uma fonte luminosa de intensidade diferente 8por exemplo, lmpadas de 25w, 40w e 75w, mantendose a temperatura constante). Tendo em conta o mesmo objectivo, tambm se poderia proceder do seguinte modo: envolver o tubo 1 em papel, colocar o tubo 2 prximo de uma fonte luminosa e o tubo 3 a uma distncia de cerca de 1 m da mesma. 1.5. Utilizou-se uma planta aqutica porque o uso de azul de bromotimol como indicador da presena de Co2 s possvel em meio lquido.

III 1.1. A 2. B 3. C

3.1. Como o meio hipotnico, a gua desloca-se preferencialmente para o interior da clula, provocando o aumento de volume, uma vez que a tendncia para igualar as concentraes extracelulares e intracelulares. Este aumento de volume contrariado pela presena da parede celular, que confere uma certa rigidez s bactrias, impedindo alteraes significativas no volume das clulas e, consequentemente, a lise celular. 4. Para obter em I o mesmo resultado que me II, teria de tornar o meio hipotnico, isto , diminuir a concentrao do meio. A diminuio da concentrao do meio I poderia ser conseguida atravs da adio de gua destilada.

IV 1.1. B 1.2. A 1.3. D 1.4. B 1.5. A

Preparao para exame

1.6. A partir da fragmentao vegetativa, as novas plantas resultantes de fenmenos de reproduo assexuada so geneticamente idnticas entre si e planta inicial. A capacidade adaptativa desta populao ser reduzida, sendo a sua sobrevivncia em situao de alterao ambiental muito limitada.

Preparao para exame

Anda mungkin juga menyukai