Anda di halaman 1dari 41

Exame Nacional

O ESTUDO DA PSICOLOGIA

Psicologia

Psicologia a cincia do comportamento. Os seus objectivos so descrever os comportamentos e processos mentais, identificar as suas causas, prev-los e controlar as circunstncias que causam os comportamentos. Processos mentais- experincias internas e subjectivas que inferimos do comportamento. As sensaes, percepes, lembranas, sonhos, pensamentos.

O Estruturalismo (Estudo das estruturas isoladas) A Psicologia cientfica nasce em 1879, ano em que o alemo Wundt funda o primeiro laboratrio de psicologia experimental, passando esta a dedicarse no ao estudo da alma mas sim ao estudo dos processos mentais. Designa-se por estruturalismo esta primeira corrente psicolgica porque Wundt se dedicou a descobrir a estrutura dos processos mentais.

Atomismo psicolgico (perspectiva analtica)- ideia segundo a qual a conscincia humana se decompe em elementos (sensaes) que se decompem sucessivamente noutros mais simples at se chegar s sensaes puras. Assim, Wundt concluiu que as sensaes se combinam atravs de determinadas leis e que o resultado final no se constitui como uma mera soma de elementos, mas algo mais que os elementos constituintes. O todo no a soma das partes.

Behaviorismo (Behaviour = comportamento) John Watson, psiclogo americano, rejeita o objecto e o mtodo introspectivo da psicologia de Wundt, que considera no ter objectividade, propondo que a psicologia estude apenas o comportamento, que considera resultar do binmio situao-reaco (S-R).

Comportamento- conjunto de respostas objectivamente observveis que o organismo executa face a estmulos tambm objectivamente observveis.

A concepo mecanicista de comportamento segundo Watson, resulta da influncia dos estudos de Pavlov em ces e revela-se numa interpretao meramente causalista. O mtodo de Pavlov- reflexo condicionadoconsistia em associar um estmulo condicionado (soar da campainha) a um estmulo natural (apresentao de comida) de modo a que o indivduo reaja ao estmulo condicionado como do estmulo natural se tratasse. De facto, ao ouvir a campainha, os ces de Pavlov salivavam (resposta/reflexo condicionado) como se lhes tivessem dado alimento. Assim, Watson afirmava conseguir prever a reaco perante determinado estmulo como tambm, dada a resposta, determinar o estmulo que a desencadeou: Dai-me uma dzia de crianas e eu comprometo-me a form-las de tal maneira que se tornem um especialista da minha escolha independentemente dos seus talentos, inclinaes, aptides etc..

Ana Seara

1 de 41

Exame Nacional

Psicologia

O behavorismo de Watson e o estruturalismo de Wundt tm em comum o atomismo. Para Watson, a unidade bsica do comportamento o reflexo condicionado. Gestaltismo (Gestalt = forma, o todo organizado) O ponto de vista atomista dos estruturalistas e dos behavoristas criticado por psiclogos gestalistas como Wertheimer que defendem que algo to complexo como a conscincia no pode ser estudado a partir da anlise dos seus elementos. Assim, s a partir da totalidade que se podem compreender verdadeiramente os fenmenos, porque nesta totalidade (campo) esto compreendidas foras activas, que se organizam segundo determinadas leis, que no constam nas partes. Por isto, para os gestaltistas, abordar algo analiticamente destruir o carcter unitrio dessa coisa e, consequentemente, apagar a sua configurao global, que o que lhe confere o significado. Deste modo, para os gestaltistas, a organizao perceptiva e as leis que presidem a essa organizao tm a ver com capacidades inatas ligadas ao funcionamento do crebro, no sendo susceptveis de sofrer alteraes por meio da aprendizagem. Construtivismo Para Piaget, psiclogo suo, a questo base da psicologia deve ser quais so os factores que interagem no comportamento. Por isto, o psiclogo construtivista elabora a teoria do desenvolvimento cognitivo, na qual explica que todos os comportamentos humanos resultam da interaco organismo-meio, ou seja, da aco conjunta de factores individuais de ordem inata e de factores adquiridos no contacto com a experincia. Deste modo, dirige duas criticas s correntes psicolgicas anteriores:

Ao behavorismo porque limita a formao dos processos psicolgicos do sujeito aco do meio, considerando o sujeito passivo da sua prpria formao. Segundo Piaget, por exemplo, a criana participante activa do seu prprio desenvolvimento porque ela mesma procura esquemas Ao gestaltismo porque rejeita a influncia de princpios adquiridos. Para Piaget, o sujeito capta a experincia do meio, organizando-o em funo de estruturas progressivamente construdas no intercmbio sujeito-meio.

Psicanlise Inicialmente, a psicanlise foi um mtodo de tratamento de neuroses, sendo actualmente tambm um mtodo de investigao e uma teoria da personalidade. Teve como percursores o mdico austraco Breuer que tratava os doentes atravs do mtodo catrtico (purificador) do sono hipntico e, posteriormente, Freud que repensou o mtodo de Breuer, dando origem psicanlise actual. Segundo Freud, o psiquismo humano divide-se em duas partes, o consciente, constitudo por um conjunto de noes, imagens, lembranas

Ana Seara

2 de 41

Exame Nacional

Psicologia

que a pessoa capaz de voluntariamente evocar e controlar segundo as suas necessidades ou convenincia; e o inconsciente, a parte onde figuram duas categorias de instintos: o Eros- instintos que asseguram a satisfao de necessidades bsicas (alimento, bebida, sexo), e o Thanatosinstinto de morte e agressividade. Freud considera ainda a existncia de uma entidade censria cuja funo impedir a manifestao das pulses socialmente inaceitveis, responsvel pelo recalcamento. Assim, da harmonia entre estas 3 partes resulta o desenvolvimento do indivduo. Evoluo do conceito de comportamento Ao contrrio das concepes de Watson e de Wundt, o comportamento hoje explicado de uma forma mais complexa do que a simples concepo atomista inicial. De facto, a frmula R = f (S), que nos indica que o comportamento resulta da resposta dada face a uma situao, aparece-nos agora deveras simplista, pois:

O homem no um robot, tendo personalidade prpria e sofrendo alteraes e influncias do meio e hereditrias; A mesma situao pode motivar reaces de espcie diferente, o que prova que o comportamento no meramente reflexo. A mesma resposta pode ser originada por uma gama de situaes diferentes, o que tambm nega o comportamento enquanto autmato e reflexo.

Por estas razes, Piaget prope uma nova frmula- R= f (S P), explicando que o comportamento resulta das respostas dadas pelo sujeito em funo das situaes mas tambm da sua prpria personalidade que influi nessas mesmas situaes, ou seja, qualquer que seja a situao a situao em que o individuo se encontre, esta nunca possuir a objectividade de uma situao em si, antes ser uma situao para ele. O individuo transforma a situao projectando nela as suas vivncias, impregnando-a da sua subjectividade. Assim, o conceito de situao altera-se e o conceito de comportamento abarca agora, no apenas fenmenos externos e objectivamente observveis, como tambm fenmenos internos e subjectivos. MTODOS E TCNICAS EM PSICOLOGIA MTODO INTROSPECTIVO O mtodo introspectivo foi o primeiro mtodo da psicologia como cincia, utilizado por Wundt para estudar os fenmenos da conscincia e consistia em provocar pequenas sensaes de luz ou de som nos sujeitos que teriam depois que descrever e analisar o que sentiam de modo a que o psiclogo pudesse interpretar os resultados. Deste modo, a psicologia introspectiva analisa as reaces de ordem psicolgica (sentimentos, lembranas, imagens mentais) sem ter em conta as reaces de ordem fisiolgica como rir, respirar ofegantemente e corar. Pelo mtodo introspectivo, o papel do sujeito na observao de si prprio faz com que ele

Ana Seara

3 de 41

Exame Nacional

Psicologia

seja ao mesmo tempo observador e observado, o que acarreta a falta de rigor e limites para a sua aplicao, porque: O sujeito no se pode dividir em dois, um que pensa e outro que se analisa a pensar, porque ao faz-lo, ao tornar conscientes certos fenmenos, est a modificar os prprios fenmenos e a eliminar os componentes afectivos dos factos, efectuando uma retrospeco ao invs de uma introspeco que pode ser distorcida pela memria; Pessoas diferentes tm formas diferentes de expressar o mesmo fenmeno e nem sempre conseguem dispor de linguagem apropriada para transmitir o que se passa no seu interior. No se pode aplicar no mbito da psicologia infantil, da psicologia patolgica nem da psicologia animal. A introspeco destina-se aos fenmenos conscientes, no permitindo observar os factos do foro inconsciente que tm bastante importncia para o comportamento.

MTODO EXPERIMENTAL O mtodo experimental foi pensado por Watson com o objectivo de, atravs da observao ordinria e da experimentao, fazer verificaes que lhe permitissem enunciar leis capazes de prever e controlar o comportamento. Comporta 4 fases essenciais: hiptese prvia, controlo e manipulao de variveis, tcnicas de observao e registo e generalizao dos resultados.

A hiptese prvia uma tentativa de explicao, ou seja, pressupor que a presena de um facto pode ocasionar a presena ou a modificao de outro. sempre uma construo terica que tem que ser adequada questo proposta, verosmil e verificvel. Ex.: o visionamento de filmes violentos aumenta a agressividade nas crianas.

Para testar se a relao entre dois factos, enunciada na hiptese, se verifica, o investigador ter de pr em prtica um plano de experincia, do qual constam os seguintes elementos: identificao e definio operacional da varivel dependente e da varivel independente, constituio de um grupo experimental e de um grupo testemunha, escolha da amostra significativa da populao a estudar. Variveis dependentes e variveis independentes Tendo em conta a frmula do comportamento R= f (S P), temos que R (resposta) a varivel dependente e a faceta comportamental que o psiclogo tenta explicar, enquanto que S (situaes) e P (personalidade) so as variveis independentes, responsveis pela ocorrncia da resposta, que o psiclogo manipula de modo a verificar as modificaes ocorridas na varivel dependente. O objectivo do experimentador comprovar se o efeito que a varivel independente provoca na varivel dependente aquele que supusera na hiptese. Ex.: varivel dependente- agressividade; varivel independente- violncia televisiva.

Ana Seara

4 de 41

Exame Nacional
Definio operacional das variveis

Psicologia

Identificadas as variveis, o investigador tem de as definir em termos operacionais, ou seja, especificar as operaes ou processos usados para medir o comportamento. Assim, por exemplo, a varivel dependente agressividade pode ser operacionalmente definida como u nmero de socos e pontaps que uma criana d num boneco, e a varivel independente violncia televisiva pode ser definida como o nmero de actos explcitos em que num filme uma pessoa magoa fisicamente outra.

Grupo experimental e grupo de controlo/testemunha Relativamente ao exemplo dado, o investigador ter de controlar as circunstncias da experincia, de modo a manter constantes as condies das crianas em estudo, variando exclusivamente o factor visionamento de programas violentos. Para isso, o experimentador constitui dois grupos de crianas:

Grupo experimental- grupo em que o experimentador manipula a varivel independente, ou seja, grupo em que as crianas assistem a programas violentos. Grupo de controlo- grupo que tem as mesmas caractersticas e recebe o mesmo tratamento do grupo experimental, excepto no que respeita manipulao da varivel independente, ou seja, em que as crianas no vem programas violentos.

Amostra significativa Relativamente ao exemplo dado, as crianas constituem a populao em estudo. Como impossvel observar todas as crianas, o observador selecciona um conjunto de sujeitos da populao a estudar com os quais realiza as investigaes que se denomina de amostra significativa. Para que a amostra seja significativa, ela tem de ser representativa da populao.

Quando a populao a estudar homognea, os psiclogos usam amostras simples. Para formarem este tipo de amostra, os psiclogos recorrem amostragem aleatria. Quando a populao heterognea ou a inteno conhecer opinies por sondagem, necessrio dividir a populao em estratos de acordo com certos critrios susceptveis de afectar as opinies- sexo, idade, religio, profisso, nvel econmico. Em seguida, tambm por amostragem aleatria, retira-se de cada estrato uma subamostra com dimenso proporcional do estrato correspondente. A soma de todas as subamostras constitui o que se chama uma amostra estratificada.

Aps escolher a amostra, os investigadores levam a cabo a experincia. Se a verificao apoiar a hiptese, lcita a generalizao da hiptese- lei.

Ana Seara

5 de 41

Exame Nacional
O Problema das variveis externas

Psicologia

No entanto, podem haver alguns factores interferentes, as variveis parasitas ou externas que se constituem como aspectos alheios experincia e que podem falsear os resultados a que se chega. Estas variveis parasitas tm que ser neutralizadas de modo a que se tenha a certeza de que as alteraes verificadas na varivel dependente se devem unicamente manipulao processada nas variveis independentes. So 3 os tipos de variveis externas:

Ligadas ao sujeito- modificaes do comportamento dos sujeitos quando se apercebem de que esto a ser observados. Devem ser controladas de modo a minimizar a interferncia da atitude e expectativa nos resultados da experincia. Ex.: Efeito de Hawthorne- tendncia das pessoas para trabalhar mais rdua e empenhadamente quando sentem que esto a participar em qualquer coisa nova e especial. Ligadas s condies ambientais- factores como o ambiente fsico (luz, temperatura, rudo, cheiro), a hora do dia, o dia da semana, a situao em laboratrio, so todos factores que pem em risco, pela predisposio dos sujeitos, a exactido das concluses. Ligadas ao experimentador- constituem-se nas expectativas, na atitude e mesmo na personalidade do psiclogo e falseiam os resultados na medida em que influem no comportamento do sujeito observado.

Tcnicas de Observao e registo Quando se pretende investigar em psicologia, a observao utilizada sistemtica, isto , sujeita a um projecto previamente definido e no qual se fixam as condies que delimitam com preciso os aspectos a considerar. Deste modo, existem vrias tcnicas Quanto ao papel do observador:

Observao no-participante- recolha de dados em que o observador no intervm nem se implica na situao que est a observar. Pode ser observao oculta, se o registo de comportamentos feito sem que a presena do observador seja notada, ou observao cega se o observador desconhecer determinados aspectos da investigao. Observao participante- recolha de dados em que o observador est integrado na populao que vai ser objecto de estudo, participando nas suas actividades.

Quanto ao contexto ambiental:

Observao laboratorial- aquela em que o investigador observa o sujeito em ambiente artificial, de modo a controlar eficazmente as variveis, pelo uso de instrumentos tecnolgicos de grande rigor.

Ana Seara

6 de 41

Exame Nacional

Psicologia

Observao ecolgica- aquela em que o investigador observa o sujeito a comportar-se de forma espontnea e natural em situaes reais da vida corrente.

Quanto aos instrumentos de registo (papel e lpis)

Observao directa- aquela em que os instrumentos so usados para registar comportamentos directamente observados, sem que o psiclogo interpele o sujeito. Pode-se efectuar de 5 maneiras:

- Registo de ocorrncias- consiste numa descrio exacta (qualitativa) ou de comportamentos tpicos da pessoa ou grupo a estudar, ou de acontecimentos significativos que no correspondem ao modo de as pessoas se comportarem. - Registo de frequncia- consiste na contagem do nmero de vezes em que ocorre o comportamento. Depois de se ter seleccionado o comportamento a medir, h que defini-lo em termos operacionais e registar o nmero de vezes em que esse comportamento ocorre. - Registo de durao- consiste na medio do tempo durante o qual ocorre determinada conduta. Usa-se quando se pretende quantificar comportamentos em que a durao mais significativa que a frequncia. - Escalas de classificao- registo do grau de presena de um comportamento, em termos da sua qualidade ou extenso. - Lista de verificao- consiste no registo da presena ou ausncia de um comportamento.

Observao indirecta- aquela em que os instrumentos so usados para registar respostas a perguntas acerca dos comportamentos. Normalmente usam-se os questionrios.

- Questionrios- lista organizada de perguntas que, de forma rpida, facilitam uma recolha de informao acerca de um grande nmero de indivduos. Usam-se para diversos fins, permitindo avaliar opinies, atitudes, capacidades, preferncias etc. Limitaes da psicologia experimental

Sob o ponto de vista tico, os psiclogos no podem, por exemplo, separar os filhos de suas mes para verificar a hiptese de que as crianas so alvo de atraso no desenvolvimento ou de perturbaes psicolgicas quando vivem afastadas do ambiente materno. Ou seja, no se podem realizar experincias que causem danos fsicos ou psicolgicos nos seres humanos. Sob o ponto de vista legal, outros problemas decorrem do facto de as pessoas estarem a ser observadas sem dar autorizao prvia ou de ignorarem muitas vezes de que experincia se trata ou quais os objectivos pretendidos.

Ana Seara

7 de 41

Exame Nacional

Psicologia

Sob o ponto de vista metodolgico, as limitaes tm a ver com a impossibilidade de aplicar determinados procedimentos, como a manipulao da varivel independente. Ex.: atribuir deficiente nutrio pr natal (varivel independente) a responsabilidade pelo baixo quociente intelectual (varivel dependente) no susceptvel de verificao experimental.

Uma das formas de ultrapassar algumas limitaes da experimentao consiste em aproveitar os casos que a natureza oferece. A este recurso dse o nome de experimentao invocada que o contrrio da experimentao provocada:

Experimentao provocada- aquela em que o investigador manipula deliberadamente a varivel independente, para observar os efeitos na varivel dependente. Experimentao invocada- aquela em que o investigador no manipula a varivel independente, mas observa os efeitos em casos fornecidos por ocorrncias naturais. Ex.: observao de doentes com caractersticas fsicas e psicolgicas invulgares, como leses cerebrais e amnsias.

MTODO CLNICO Principais caractersticas

Estudo de casos- ao contrrio do mtodo experimental que visa a generalizao de fenmenos objectivos, o mtodo clnico tem como finalidade o estudo aprofundado de um caso particular e concreto, cuja individualidade o que mais interessa compreender. Por isto, o mtodo clnico no s um mtodo de investigao como tambm um mtodo de interveno teraputica. Estudo global- o estudo experimental sempre parcelar, constitudo por um fragmento ou um aspecto especifico do comportamento humano. Ao contrrio, o mtodo clnico tem sempre presente o sujeito como uma personalidade total e dinmica, pelo que atende ao passado da pessoa, sua disposio, complexidade afectiva, projectos futuros, valores etc. Assim, o psiclogo clnico atende a todas as variveis que, directa ou indirectamente afectam o comportamento. Estudo compreensivo- ao contrrio do psiclogo experimental, o psiclogo clnico estabelece laos de empatia com o sujeito numa relao de intersubjectividade que lhe permite melhor compreender os aspectos a estudar. Estudo de processos- O psiclogo clnico procura determinar o que ocorre na mente das pessoas, as suas motivaes, os seus mecanismos racionais e irracionais, o que elas sentem ou pensam, de modo a dar significao s condutas do sujeito.

Tcnicas de observao clnica

Ana Seara

8 de 41

Exame Nacional

Psicologia

Entrevista clnica- pressupe o encontro do psiclogo com o sujeito de pode ser no directa, se o psiclogo se limita a registar e interpretar o contedo informativo e espontneo expresso pelo sujeito, ou orientada se o psiclogo coloca questes de acordo com um plano prvio. Anamnese- designa o registo da histria pessoal de um individuo. O psiclogo recorre a outros profissionais que o auxiliem na obteno de dados acerca do sujeito e na compreenso da sua conduta.

- Tcnicas psicanalticas- visam a zona inconsciente do psiquismo, de modo a que os pacientes tomem conscincia das causas profundas dos seus problemas e se libertem deles.

Associao livre- consiste em pedir ao sujeito que diga tudo quanto lhe ocorre ao pensamento sem nada esconder. Sugere-se-lhe a autoanlise e que descreva tudo sem reservas, de modo a provocar no sujeito a resistncia. Desta maneira, o psicanalista anota todas as perturbaes no encadeamento associativo que denunciam os seus traumas, preocupaes, hesitaes etc. Interpretao de sonhos- atravs do simbolismo onirico, o psicanalista pode compreender o inconsciente do sujeito e mais uma vez sanar os seus traumas. Desta maneira, o paciente descreve o que se recorda do seu sonho (contedo manifesto), cabendo ao psicanalista interpretar os simbolismos que o paciente faz e chegar ao sentido oculto do sonho (contedo latente). Anlise da transferncia- relao especial estabelecida durante o tratamento entre psicanalista e paciente, em que este revive as situaes da infncia como se estas estivessem presentes nesse mesmo momento, transferindo sentimentos como amor e dio para a pessoa do psicanalista. Anlise dos actos falhados- atravs de lapsos de comunicao ou de aco, como esquecer um nome ou esquecer de vestir algo, os psicanalistas como Freud acreditam poder revelar os desejos ou conflitos existentes no sujeito, reclacados no inconsciente.

- Tcnicas psicomtricas- como os testes psicolgicos, so provas estandardizadas que avaliam caractersticas psicolgicas e permitem escalonar o individuo na populao a que pertence. Estes testes tm que possuir fiabilidade quanto ao grau de consistncia do instrumento de medida, validade que se refere ao grau de exactido com que um teste mede aquilo que afirma medir e sensibilidade no que diz respeito ao grau de eficincia discriminativa.

Testes de inteligncia- como o WISC (Escala de Inteligncia para Crianas de Wechsler), so testes que compreendem subtestes de compreenso, aritmtica, vovabulrio, labirintos etc., que visam a medir a inteligncia num quociente intelectual- Q.I.

Ana Seara

9 de 41

Exame Nacional

Psicologia

Testes de aptido- contm provas de agilidade motora, destreza manual, aproveitamente escolar, capacidades artsticas etc., que avaliam especificamente uma aptido. Teste de personalidade- atravs das tcnicas projectivas como o teste de Rorschach, que consiste na explicao que o sujeito tem que fazer de certas gravuras abstractas, o psiclogo pressupe que o sujeito lhe revela aspectos da sua personalidade, projectando-se nas situaes em que colocado. Outro teste o TAT em que o sujeito tem que contar uma histria a partir da observao de figuras ambguas. No entanto, estes testes tm o problema da falta de objectividade.

MTODO NATURALISTA O mtodo de observao naturalista pretende descrever os fenmenos comportamentais ao contrrio do mtodo experimental que pretende estabelecer as suas causas. Assim, o mtodo naturalista um mtodo descritivo e no explicativo, que se preocupa em analisar ou examinar, cuidada e pormenorizadamente, o que as pessoas ou os animais fazem em condies naturais.

Sendo de carcter descritivo, este mtodo pode apontar relaes entre as variveis, mas estas nunca podem ser interpretadas segundo o esquema causa-efeito. Por isto, os psiclogos naturalistas estabelecem correlaes, isto , uma variao simultnea entre as variveis. Ex.: Quanto maior for a familiaridade entre pessoas, maior ser a quantidade de comportamentos de interaco social. A observao naturalista ocorre sempre em contexto ecolgico, de modo a que os indivduos se comportem espontaneamente, sem serem influenciados pelo psiclogo. Recorre-se, frequentemente, observao oculta, por exemplo, no caso de animais que se habituam presena do observador e que, assim, no tm conscincia de que esto a ser observados. Quanto s tcnicas de registo, o psiclogo naturalista serve-se de instrumentos de observao directa, desde o registo de ocorrncias at s listas de verificao, passando pelas escalas de classificao. A PSICOLOGIA APLICADA

A psicologia aplicada refere-se a reas da psicologia que esto essencialmente preocupadas em resolver problemas prticos. Desta maneira, so inmeras as especializaes por que o psiclogo pode optar, com tarefas e funes que so globalmente distintas, mas com muitos aspectos comuns. As principais reas da psicologia aplicada so a psicologia clnica, a psicologia organizacional e a psicologia educacional. Psicologia Clnica Nesta rea trabalham os especialistas que diagnosticam e curam perturbaes. Assim, podem detectar e tratar casos de deficincia mental, de delinquncia juvenil, de criminalidade, de dependncia de drogas, de

Ana Seara

10 de 41

Exame Nacional

Psicologia

conflitos conjugais ou familiares e outros problemas de inadaptao. O psiclogo clnico faz tambm aconselhamento relativamente ao curso a seguir pelo sujeito. Psicologia organizacional Esta rea da psicologia tem como principal objectivo melhorar a eficincia, a satisfao e o bem-estar no trabalho. Assim, os psiclogos organizacionais exercem actividades muito diversas que incluem seleco de pessoal, estudo de relaes interpessoais, deteco de conflitos e tenses entre grupos, alvio do stress, adaptao dos trabalhadores ao ambiente fsico e s mquinas que utilizam, tendo em vista resolver problemas que impeam uma boa relao das pessoas com o seu ambiente em geral e a sua qualidade de vida. Psicologia educacional A psicologia educacional tem por objectivo estudar problemas que podem surgir na educao de crianas e jovens, nomeadamente, dificuldades de aprendizagem escolar, de relacionamento social e conflitos emotivos ou motivacionais. Uma das tarefas clssicas do psiclogo escolar consiste em identificar crianas- problema e propor as medidas que melhor se adeqem soluo de cada caso. PSICOFISIOLOGIA O nosso corpo reage aos estmulos do meio. H 3 mecanismos que fazem com que o nosso corpo reaja:

Mecanismos de recepo - recebem os estmulos. Ex.: olhos; Mecanismos de reaco - responsveis pela resposta do nosso corpo. Ex.: glndulas de secreo; Mecanismos de conexo - fazem a ligao entre os mecanismos de recepo e os de reaco. Ex.: crebro.

O corpo e o sistema nervoso no funcionam independentes, antes se completam e encontram finalidade um no outro. So os responsveis pelos actos humanos.

Acto reflexo- resposta simples, automtica e involuntria anterior a qualquer aprendizagem. Reaco mecnica imediata do organismo a um estmulo do meio. Nos rgos dos sentidos, os estmulos (ex.: frio) activam os receptores (pele) que transmitem informao aos mecanismos de conexo (espinal medula) que determinam a resposta adequada que os mecanismos de reaco executam (encolher-se). O SISTEMA NERVOSO

As diferenas anatmicas explicam-nos o grau crescente de complexidade de comportamentos, medida que subimos na escala animal. Assim, o elevado desenvolvimento cortical no Homem explica a sua afirmao enquanto ser superior, dotado de reflexo e vontade.

Ana Seara

11 de 41

Exame Nacional

Psicologia

A adaptao ao meio externo (conjunto de reaces) depende do equilbrio do meio interno- o sistema nervoso, formado por partes inter-relacionadas que se dividem em 2 subsistemas- o sistema nervoso central e o sistema nervoso perifrico.

A Comunicao no Sistema Nervoso Para que os rgos de conexo exeram as suas actividades coordenadoras, servem-se de um sistema de informao- formado pelos neurnios- que lhes permite saber o que se passa no resto do corpo.

Neurnio- clula nervosa caracterizada por prolongamentos (dendrites). Um destes prolongamentos, o axnio, alonga-se mais alguns dm e termina num conjunto de ramificaes semelhante telodendrites. Cabe aos neurnios a transmisso de impulsos nervosos que, circulando nos nervos, formam uma corrente elctrica chamada influxo nervoso. Sinapse- transferncia de substncias qumicas entre os neurnios, reforando o influxo nervoso portador de mensagens, de modo a faz-lo atravessar a fronteira entre os dois neurnios e assim transferir informao. O SISTEMA NERVOSO CENTRAL

O sistema nervoso central constitudo por 2 componentes: a espinalmedula e o crebro ou encfalo que, por sua vez, se divide em outras substruturas funcionais.

Espinal-medula- massa nervosa situada ao longo da coluna vertebral cujo exterior formado por neurnios. um centro coordenador das actividades reflexas e, assim, um mecanismo de defesa contra agresses do meio porque as suas respostas so rpidas e ocorrem antes de qualquer deciso cerebral, e um centro condutor porque conduz os impulsos provenientes do crebro, e que para ela so dirigidos, que transmitem uma ordem como andar.

Crebro Posterior

Bolbo raquidiano- prolongamento superior da espinal medula que a liga ao crebro. Constitui um centro de actividade reflexa uma vez que recebe informao sensorial ( paladar, audio, tacto) e envia impulsos de controlo motor cabea (mastigar, engolir, respirar). Intervm no ritmo respiratrio e cardaco e no sono. Cerebelo- parte do crebro formada por 2 hemisfrios ligados entre si na parte inferior. Faz a manuteno da posio e equilbrio do corpo e o controlo da actividade muscular. Tem papel activo no controlo dos actos motores complexos e rpidos (tocar piano, jogar basquetebol).

Ana Seara

12 de 41

Exame Nacional

Psicologia

Crebro Mdio

Sistema Activador Reticular- estende-se por todo o tronco cerebral, do bolbo raquidiano at ao tlamo e formado por uma fina rede de nervos. Tem a funo de despertar as diversas reas do crebro de modo a que estas descodifiquem as mensagens e emitam a resposta adequada. Alerta o crebro seleccionando os estmulos que convm que l cheguem, evitando o excesso de informao intil. Controla a viglia, o sono, a ateno e a distraco. A sua leso provoca o coma.

Crebro Anterior

Sistema lmbico- estrutura nervosa situadas nas reas subcorticais, na fronteira interna dos 2 hemisfrios cerebrais. Divide-se em:

Hipotlamo- regula os comportamentos motivados e emotivos, preside viglia e ao sono, satisfao de necessidades bsicas (fome, sede, desejo sexual, agressividade instintiva) e controla a circulao sangunea e a distribuio do sangue no crebro. Amgdala- afecta o comportamento social dado que um individuo com leses nesta rea tem dificuldades em identificar o contedo emocional pelas expresses faciais das outras pessoas. Hipocampo- intervm no armazenamento de lembranas. Uma leso nesta rea provoca a falta de memria. Tlamo- constitui o principal centro de coordenao das impresses sensoriais. Recebe a informao dos neurnios sensitivos e encaminha-a para as regies superiores do crebro que lidam com a viso, audio, paladar etc. O CRTEX CEREBRAL a estrutura que assegura ao homem a sua capacidade de processar informaes. Divide-se em quatro partes denominadas de lobos.

lobos - subdivises do crtex cerebral que se distinguem em reas primrias (recebem informao sensorial e transmitem ordens motoras) e reas secundrias (coordenam e integram a informao recebida nas reas primrias).

Lobo occipital a rea especializada da viso. Interfere em diferentes aspectos da viso como: viso da forma dos objectos, da cor e dos movimentos. Se a rea visual primria for lesionada, o indivduo perde a capacidade de ver (cegueira cortical), se a danificao ocorrer na rea visual secundria, o indivduo continua a ver, mas no reconhece nem identifica o que v (agnosia visual). A rea visual das palavras faz parte desta regio. A cegueira verbal faz com que o indivduo veja sinais grficos mas se torne incapaz de os compreender.

Ana Seara

13 de 41

Exame Nacional
Lobo temporal

Psicologia

Principal rea de processamento da audio. Se houver uma leso na rea auditiva primria a pessoa deixa de ouvir sons (surdez cortical), se a leso for na rea auditiva secundria o sujeito continua a ouvir sons mas incapaz de os reconhecer (agnosia auditiva). Esta a rea auditiva da linguagem. A surdez verbal faz com que uma pessoa seja incapaz de interpretar o significado das palavras. Lobo parietal Faixa especializada nas sensaes do corpo (tacto, dor, temperatura, consciencializao da localizao das partes do corpo). Uma leso na rea primria provoca a anestesia cortical- incapacidade de sentir estimulaes, enquanto que se for na rea secundria a pessoa apresentar dificuldades em localizar as sensaes trmicas no corpo e em distinguir as sensaes segundo intensidade e qualidade- agnosias somatossensoriais. Lobo frontal Inclui a rea motora primria, importante no controlo dos movimentos finos, como mover um dedo de cada vez. Uma leso nesta rea provoca paralisia cortical enquanto que se for na rea motora secundria a pessoa passa a sofrer de apraxia- incapacidade de organizar actos voluntrios (em vez de se acender um cigarro, acende-se um fsforo e mete-se na boca); ou de agrafia- incapacidade de se exprimir por palavras; ou ainda de afasia- incapacidade de expresso oral.

Homnculo de Penfield- representaes grficas que mostram o volume do crtex cerebral implicado no controlo das funes de certas partes do corpo. A extenso de crtex no proporcional ao tamanho da parte do corpo. As reas mais sensveis e as que necessitam de um controlo motor mais preciso (lbios, mos ) ocupam uma rea cortical maior.

rea pr-frontal Regio existente nas seces anteriores do lobo frontal que desempenha um papel fundamental no controlo dos comportamentos que se consideram unicamente humanos. responsvel pelo pensamento abstracto e pela manuteno de uma personalidade estvel. Os Hemisfrios

Hemisfrio esquerdo- especializado em simbologia e lgica e ocupa-se do pensamento mais analtico (separa as ideias), linear (um passo a seguir ao outro) e verbal (escrito e falado). Constri frases e resolve equaes. Faculta ao homem a cincia e a tecnologia. Hemisfrio esquerdo- responsvel pela organizao das percepes espaciais e encarrega-se do pensamento mais

Ana Seara

14 de 41

Exame Nacional

Psicologia

sinttico (associa as ideias), holistico (encontra as relaes num s passo, intuitivamente) e imagstico (rege-se por imagens). Ouve msica e apercebe-se da tridimensionalidade dos objectos. o responsvel pela arte e pela imaginao. Unidade funcional do crebro Os princpios bsicos que regem o modo como o crebro funciona so dois:

Especializao- significa que o crebro no funciona como um todo indiferenciado, havendo zonas que do o seu contributo especifico para o comportamento. Mover a mo, percepcionar a cor, o movimento ou a profundidade dependem de cadeias nervosas especializadas. Integrao- funes complexas como a linguagem, a memria, a aprendizagem, o amor, envolvem a coordenao de muitas reas do crebro.

Quando se diz que h uma unidade funcional do crebro, isto significa que ela resulta da actuao diferenciada ou especializada, mas sincronizada dos diferentes sistemas corticais e subcorticais.

O SISTEMA NERVOSO PERIFRICO Inclui todas as estruturas nervosas que so vizinhas ou se localizam fora do crebro e da espinal-medula. Apresenta dois componentes: o sistema nervoso somtico e o sistema nervoso autnomo. Sistema nervoso somtico um sistema de informao baseado no poder de comunicao dos neurnios e cujo papel ligar o sistema nervoso central com os rgos receptores, os msculos e as glndulas. A informao circula em 2 tipos de nervos:

Nervos sensoriais- enviam a informao dos tecidos e rgos sensoriais do corpo para a espinal-medula e crebro para a ser processada; Nervos motores- transportam as impresses do sistema nervoso central para os vrios rgos e tecidos do corpo, especialmente msculos e glndulas.

Sistema nervoso autnomo

Ana Seara

15 de 41

Exame Nacional

Psicologia

constitudo por duas cadeias de gnglios nervosos situados ao longo da coluna vertebral, de onde partem os nervos em direco aos vrios rgos. Estes nervos ligam o sistema nervoso central com as glndulas e os msculos lisos dos nossos rgos internos. O sistema nervoso autnomo um mecanismo de auto- regulao que controla o nosso funcionamento interno no que diz respeito aos batimentos cardacos, digesto e actividade glandular. constitudo pelo:

Sistema nervoso simptico- excita e gasta energia. Sistema nervoso parasimptico- inibe e conserva energia. O SISTEMA ENDCRINO

Glndulas endcrinas O equilbrio do nosso meio interno depende da aco conjugada do sistema endcrino e do sistema nervos autnomo, ambos controlados pelo hipotlamo. O sistema endcrino um segundo sistema de comunicao corporal constitudo por glndulas que segregam hormonasmensageiros qumicos- que entram na circulao sangunea, afectando outros tecidos como o crebro. Entre as principais glndulas endcrinas, destacamos as seguintes:

Hipfise/crebro endcrino- situada no crebro e ligada ao hipotlamo, segrega a hormona somatrpica que superintende no crescimento do corpo. uma glndula importante porque controla o funcionamento de outras glndulas endcrinas, como as supra-renais e a tiride, atravs da secreo de estimulinas. Tiride- localiza-se no interior do pescoo e produz uma hormona chamada tiroxina que regula o metabolismo celular. O mau funcionamento da tiride afecta o desenvolvimento intelectual e o crescimento fsico e o seu hiper funcionamento provoca insnias, perda de peso e irritabilidade. Supra-renais- glndulas duplas que se encontram na parte superior dos rins. Segregam a adrenalina e a noradrenalina, cuja funo controlar os recursos do organismo. Aumentam a tenso nos msculos estriados e o relaxamento nos msculos lisos, alteram a distribuio sangunea no corpo e sobem a presso arterial. Pncreas- segregam a insulina que, ao contrrio da adrenalina, baixa o acar no sangue. A sua insuficincia leva ao aparecimento de diabetes. Gnadas/sexuais- testculos, que produzem testosterona, e ovrios que segregam estrognio e progesterona. Estas hormonas so responsveis pelo aparecimento dos caracteres sexuais secundrios e pelos mecanismos da reproduo humana.

Ana Seara

16 de 41

Exame Nacional
A GENTICA

Psicologia

Gentica - ramo da psicologia que se dedica investigao das influncias hereditrias no comportamento. H 2 tipos de hereditariedade:

Hereditariedade especifica- conjunto de caractersticas comuns aos indivduos de uma espcie e que os diferencia de todas as outras espcies. Hereditariedade individual- conjunto nico de caractersticas herdadas por um individuo e que o distingue de todos os outros indivduos.

No momento da concepo, o espermatozide e o vulo unem-se formando um ovo que uma nica clula, mas que pelo processo da mitose se multiplica em mais clulas at se formar um organismo (feto). No ncleo do ovo encontramos 23 cromossomas de origem materna e 23 de origem paterna de cuja combinao se origina a constituio gentica individual. No interior dos cromossomas encontram-se milhares de genes, constitudos por cido desoxirribonucleico (ADN) que a matria da hereditariedade. Influncia da hereditariedade no Comportamento Os genes so os responsveis pelo aparecimento, no indivduo, de todas as caractersticas. Algumas devem-se combinao de apenas um par de genes, um proveniente da clula sexual feminina e outro da masculina (ex.: cor dos olhos), enquanto que outras, como a cor da pele e a estatura, se devem combinao de vrios pares de genes.

Gene dominante- aquele que produz efeito esmo que esteja presente em apenas um dos cromossomas do par. Gene recessivo- aquele que s produz efeito quando est presente nos dois cromossomas do par. Gentipo- conjunto de genes que constituem o patrimnio hereditrio. Fentipo- conjunto das caractersticas que se manifestam como resultado do gentipo.

Homozigtico- individuo que possui dois genes iguais. Por exemplo, dois genes de olhos castanhos. Heterorigticoindividuo que, por exemplo, apesar de fenotipicamento possuir olhos castanhos, genotipicamente tem um gene da cor azul.

Transmisso de doenas ligadas ao cromossoma X

Ana Seara

17 de 41

Exame Nacional

Psicologia

A hemofilia e o daltonismo so doenas que afectam quase exclusivamente os homens, devido constituio do par 23 que nas mulheres XX e nos homens XY. Como a mulher tem dois cromossomas X, mesmo que num deles se encontre o gene da doena, esta nunca se manifesta fenotipicamente porque no par correspondente existe um gene dominante responsvel pela caracterstica normal. No homem, manifesta-se porque no cromossoma Y no existe a zona onde deveria estar o gene dominante que impediria o aparecimento da anomalia. A Hereditariedade e o meio Os genes so unidades hereditrias capazes de controlar o desenvolvimento que, contudo, acusam a influncia de factores que o modificam. Tais factores, oriundos do meio ambiente, influenciam a hereditariedade no s na determinao das caractersticas da espcie, como tambm na das caractersticas individuais.

Mutao gentica- alteraes do patrimnio hereditrio que se transmitem s geraes futuras. So modificaes processadas a nvel do gentipo (Ex.: bombardeamento a raios x que provocam a alterao dos genes). Variao gentica- alteraes no individuo provocada pelo meio e que no se transmitem s geraes futuras. So modificaes processadas a nvel do fentipo, no afectando o cdigo gentico (ex.: aquisio de surdez por se viver num meio barulhento).

A SOCIALIZAO no interior da sociedade que o homem vive, se constri e luta pela sua existncia e por aquilo que o far feliz, sendo uma abstraco o conceito de homem isolado.

Socializao- processo pelo qual os indivduos aprendem as atitudes, crenas e comportamentos apropriados sua cultura. Pela socializao aprendemos modelos/referncias (grupo, pessoa, imagem) que temos como algo que devemos seguir. A socializao faz-se de uma gerao para a seguinte.

A maior parte da socializao efectuada na experincia de vida quotidiana, por assimilao espontnea, natural, sem que tenhamos noo de que estamos a adoptar comportamentos que esto de acordo com um grupo. Daqui, que proceder de forma no habitual, estranha aos procedimentos do grupo, nos provoque constrangimentos.

Ana Seara

18 de 41

Exame Nacional

Psicologia

Socializao Primria A socializao primria d-se durante a infncia e a adolescncia, por influncia da famlia e da escola. O objectivo a aquisio de processos bsicos para a integrao/adaptao a situaes do quotidiano: condutas, higiene, noo de autoridade, alimentao, linguagem, etc. Socializao Secundria A socializao secundria um processo que se ir desenvolver ao longo de toda a vida adulta do indivduo e constitui-se pelo conjunto de aprendizagens necessrias adaptao relativamente a novas situaes na condio social. Exemplos so o nascimento de filhos, a reforma, relaes profissionais, vontade, desejo, responsabilidade etc. A RELATIVIDADE CULTURAL O comportamento social dos seres humanos de natureza cultural e adquirido na sociedade em que se processa o seu desenvolvimento. Damos o nome de cultura quilo que o homem adquire ao longo do tempo, em contacto com o meio social, e que transmite s geraes vindouro.

Cultura- conjunto dos conhecimentos relativos a crenas, artes, moral, a leis, a costumes/condutas e a outras disposies e hbitos adquiridos pelo homem enquanto membro de uma sociedade. Dota-o de recursos que lhe permite adaptar-se mais facilmente ao seu meio natural, transformando-o e dominando-o.

No domnio da cultura no h uniformidade no modo de as sociedades se comportarem em relao s mesmas situaes, povos diferentes comportam-se diferentemente. Assim se fala em relatividade cultural:

Relatividade cultural designa a existncia de uma infinita diversidade de regras, padres, esteretipos, crenas, costumes e hbitos que, sendo especficos de uma comunidade, condicionam os comportamentos das pessoas dessa comunidade, diferenciando-as das restantes. a noo de que um dado procedimento est condicionado pela sociedade em que se vive e que ele varia conforme esta. AS ATITUDES

no processo de socializao que cada um vai construindo o seu sistema de atitudes, a sua forma de estar na vida.

Atitudes- predisposies adquiridas e relativamente estveis que levam o individuo a reagir de forma positiva ou negativa em relao a qualquer objecto de natureza social. A atitude no uma aco, mas sim uma maneira de pensar que vai condicionar o nosso comportamento, gostar ou no gostar de alguma coisa ou de algum, pelo que s inferida a partir do que um individuo faz e diz.

Componentes das Atitudes

Ana Seara

19 de 41

Exame Nacional

Psicologia

eu penso eu sei eu julgo

Componente intelectual- tem a ver com as ideias, juzos e pensamentos, aquilo que julgamos saber ou temos como verdadeiro. Ex.: o tabaco provoca cancro uma ideia de que estamos convencidos por acharmos confirmada pelo mundo da experincia e pelas investigaes dos cientistas. Se o homem dispusesse apenas desta estrutura racional, o nosso comportamento seria o reflexo exacto das nossas atitudes e maneira de pensar- ningum fumaria. Componente emocional- de carcter afectivo, esta componente afecta consideravelmente as nossas atitudes. constituda pelos sentimentos que nutrimos relativamente aos objectos, s pessoas, s situaes e s ideias. Componente comportamental- o resultado dos elementos cognitivos e afectivos e trata-se daquilo que tencionamos fazer ou dizer, ou seja, da predisposio para reagir e actuar em face das pessoas ou acontecimentos.

eu gosto

Dissonncia cognitiva Nem sempre os nossos comportamentos so consonantes com as atitudes, dando-se uma dissonncia cognitiva que se traduz na existncia simultnea de cognies que no se ajustam entre si. Por exemplo, se uma pessoa que acredita que o tabaco provoca cancro fuma, vive numa situao de dissonncia cognitiva ou de inconsistncia psicolgica. Neste caso, foi a componente afectiva que se sobreps s outras levando o indivduo a agir deste modo. Normalmente, a pessoa cognitivamente inconsistente tenta aliviar a tenso psicolgica que sente, recorrendo a uma mudana de atitude que justifique os seus actos, evocando maus argumentos como H fumadores de idade avanada que vendem sade, distorcendo a realidade. Este um caso que nos mostra que, por vezes, os actos influenciam as atitudes e no o contrrio.

Formao e Desenvolvimento das Atitudes As atitudes so elementos essenciais das condutas das pessoas e a sua origem de ntida influncia social.

No decorrer da infncia, a criana vive num mundo relativamente fechado, em que os pais desempenham o papel de modelos com os quais deseja identificar-se. Alm dos pais, h outros adultos que exercem assinalvel influncia, como os professores com os quais a criana estabelece uma comunicao afectuosa. medida que se aproxima da adolescncia, o adulto vai perdendo credibilidade em muitas reas e o jovem desloca o objecto de identificao para os amigos. A influncia dos amigos assume

Ana Seara

20 de 41

Exame Nacional

Psicologia

carcter preponderante nas mudanas de atitudes. Muitas das crenas anteriores so abaladas e possvel que as atitudes caream de consistncia, oscilando frequentemente.

A idade adulta atinge-se uma fase chamada de cristalizao das atitudes, de estabilidade uma vez que no provvel que se mude de opinio ou preferncia em relao a certas atitudes fundamentais como as de ndole politica, religiosa ou moral.

Persuaso e mudana de atitudes Um dos fenmenos que tm vindo a ser analisados pelos psiclogos o da persuaso, cuja presena se detecta na propaganda, na TV, rdios etc. A persuaso pode definir-se como a tentativa de mudar as atitudes das pessoas, na convico de que produza tambm efeitos nos seus comportamentos. Medida das Atitudes Para medir atitudes, os psiclogos recorrem a tcnicas de observao indirecta, isto , quelas que genericamente so designadas por questionrios. Os questionrios podem avaliar o grau ou a intensidade das atitudes, para isso temos a escala de Thurstone e a de Lickert.

Questionrio de Thurstone- apresenta-se ao individuo uma srie de afirmaes para que este indique a sua concordncia ou discordncia de modo a que se estude a intensidade das suas atitudes. A cada item atribui-se um valor que corresponde mdia da avaliao feita por um grupo de juzes (amostra representativa) sendo que o valor 1 corresponda atitude mais favorvel e que o valor 11 para a menos favorvel. Questionrio de Lickert- aprsenta-se ao individuo uma srie de afirmaes, solicitando-se que indique o seu grau de concordncia ou discordncia, numa escala de 5 pontos. Posteriormente, os inquritos so analisados por processos estatsticos de modo a chegar-se concluso acerca da opinio generalizada dos inquiridos.

Esteretipo O esteretipo um dos factores que interfere nas actuaes e no modo de pensar e agir do Homem, visto que as pessoas tendem a comportar-se de acordo com o que maioritariamente aceite na cultura, comunidade e famlia de que fazem parte. Neste processo de insero social, as pessoas aceitam modos de ver, pensar, sentir e agir que, por terem sido considerados eficientes nas relaes interpessoais ou intergrupais, tendem a constituir-se como referenciais:

Esteretipo- conjunto de ideias e formas de sentir, relativamente esquemticas e rgidas, que resultaram de uma simplificao e de

Ana Seara

21 de 41

Exame Nacional

Psicologia

uma generalizao excessiva. O esteretipo pode ser valorativo ou pejorativo. De facto, como espcie de hbitos sociais ou modos imediatos e no reflectidos de reagir, permitem-nos sair bem em diversas situaes. So uma espcie de respostas apreendidas no contacto social que nos fazem sentir integrados. Preconceito Quando uma generalizao/esteretipo pejorativa e infundada, falamos em preconceito. Assim, existem pessoas que tm preconceitos tnicos ou sexistas que as levam a comportar-se de maneira desadequada e a generalizar defeitos em grupos, como as minorias raciais. Estes preconceitos geram comportamentos de evitao ou violncia que muitas vezes so considerados mecanismos de defesa contra o grupo acerca do qual se tem uma certa adversidade.

Preconceito- atitude ou sentimento que predispe o individuo a percepcionar, pensar, sentir e actuar de um modo que coerente com um juzo desfavorvel, prvia e infundadamente constitudo. CONCEITO DE GRUPO

Desde que nasce at ao final da existncia, a pessoa vive integrada em ncleos que se sucedem uns aos outros ou mesmo coexistem, mas um grupo no uma mera soma de indivduos, por exemplo, o conjunto de pessoas que sai do cinema no um grupo, um mero ajuntamento.

Grupo- unidade social constituda por pessoas com papis interdependentes, orientadas para objectivos comuns e que regulam o seu comportamento por um conjunto especfico de normas. Resulta de um dinamismo global que vai determinando, influenciando e aferindo as condutas de cada um. As pessoas que integram um grupo exercem influncia umas sobre as outras, actuam segundo normas e modelos especficos e orientam as suas condutas em funo de objectivos comuns.

Factores de Coeso Grupal Homogeneidade; Acordo quanto aos objectivos; Ameaa exterior; Competio intergrupos; Tamanho reduzido; Interaces frequentes; Boa comunicao; Sucesso, experincia agradvel.

Ana Seara

22 de 41

Exame Nacional

Psicologia

Tipos de Grupo

Grupo primrio- o contacto entre os membros face a face, presencial e a comunicao processa-se de modo directo. Os elementos convivem durante longos perodos de tempo. Surgem a amizade, a simpatia que predominam sobre as relaes de funo ou trabalho. Ex.: Famlia e turma. Grupo secundrio- a comunicao entre as pessoas pode efectuarse de modo indirecto (intercomunicadores, fax, computadores), no sendo necessrio que os elementos estejam juntos durante perodos de tempo longos. predominam as relaes operatrias. Ex.: exrcito, desporto, empresa. Grupo formal- pressupem uma hierarquia bem definida no que respeita a estatutos e a desempenho de funes. H regras de funcionamento bem delimitadas. So grupos duradoiros e estveis. Ex.: famlia, empresa, escola, partido poltico. Grupo informal- grupo efmero cujas regras de convivncia so flexveis e adaptveis s diferentes situaes, no havendo uma liderana formalmente explcita. Ex.: grupo de amigos.

Ana Seara

23 de 41

Exame Nacional
A Liderana

Psicologia

A liderana o processo pelo qual algum tenta influenciar os outros na realizao dos objectivos pretendidos, sendo que os lideres afectam os pensamentos, sentimentos e aces de um nmero significativo de pessoas. As qualidades do lder so:

Viso- o lder sabe para onde quer ir e como l deve chegar. Ele sabe atrair e estimular os outros para uma viso apaixonante do futuro. Confiana- o lder aquele que sabe transmitir a sua confiana ao grupo, ele domina a arte de levar as pessoas a exercitar uma tarefa voluntariamente. Adeso- o lder aquele que consegue obter a colaborao activa, inteligente e entusiasta de todos para trabalharem na edificao daquilo que personifica os valores comuns. (Porte fsico e carisma)

Tipos de Liderana Numa liderana autoritria o lder quer, pode e manda o que significa que domina, toma sozinho as decises que dizem respeito ao funcionamento do grupo. Ele d ordens, no ouve ningum e no informa previamente quanto aos objectivos a atingir. Recorre ao elogio e critica destrutiva para controlar o grupo. Normalmente, os nveis de produtividade relacionados com este tipo de liderana so elevados mas a satisfao pessoa e o nvel de contentamento so baixos devido aos conflitos que se formam. O lder democrtico no toma sozinho as decises. Ouve e discute os problemas com o grupo, incitando as pessoas a participar e a contribuir. Explica a todos os elementos os objectivos pretendidos e usa menos o elogio e a crtica fazendo observaes honestas. Neste tipo de grupo as pessoas sentem-se mais satisfeitas mas a produtividade inferior do grupo autoritrio. O lder permissivo d total autonomia s pessoas do grupo para determinarem as actividades e os procedimentos a seguir. No toma iniciativas nem apresenta sugestes e no avalia positiva ou negativamente as actividades do grupo. o grupo menos produtivo dado que as pessoas se sentem perdidas e desorientadas. Conformismo A adaptao ao grupo leva os indivduos a aceitar as normas sociais vigentes. Por isso, conformismo e obedincia so atitudes desenvolvidas, exigidas e valorizadas na vida social. Sem elas no seria possvel ao indivduo pertencer, de modo estvel e duradoiro, aos diferentes grupos.

Autoritri a Democrtic a Permissiv a

Ana Seara

24 de 41

Exame Nacional

Psicologia

Conformismo- tendncia das pessoas para aproximarem as suas atitudes e comportamentos das atitudes e comportamentos dos outros elementos do grupo.

No estudo sobre o conformismo, lembremo-nos da experincia do psiclogo Asch que constitua em submeter oito estudantes, dos quais apenas um no cmplice do experimentador, a um teste de exactido visual. A cada estudante seria mostrado um carto que teria que identificar com 1 dos 3 cartes expostos no quadro. Os cmplices deveriam errar a resposta bvia de modo a se verificar se o 8 estudante, o nico que no sabe das intenes do experimentador, seleccionaria, tambm ele, a resposta errada em detrimento da correcta e assim a ser conformista. Asch enumerou, assim, alguns factores possveis do conformismo:

Autoconfiana- as pessoas independentes no se importam com o que os outros possam pensar a seu respeito. Os conformistas tm um nvel mais baixo de auto-estima e confiam menos nos seus juzos. Unanimidade- o conformismo no aumenta quando o nmero de sujeitos maior, mas decresce quando maior nmero de pessoas d respostas correctas. Contacto visual- os nveis de conformismo baixam quando no h contacto visual entre os sujeitos, mostrando que, quando as pessoas esto sentadas face a face, se sentem mais compelidas a submeterse ao grupo.

Obedincia

Obedincia- tendncia das pessoas para se submeter e cumprir normas e instrues definidas e ditadas por outrem.

Relativamente obedincia, os trabalhos mais conhecidos devem-se a Milgram. Na sua experincia ele pedia a algum que interpretasse o papel de professor que deveria aplicar choques elctricos ao aluno, conivente do experimentador, quando este falhasse uma resposta. O aluno erraria as perguntas, e medida que tal sucedia, o professor dever-lhe-ia aplicar choques de maior voltagem, sem parar, obedecendo ao experimentador. Milgram concluiu que 65% das pessoas, simples ordem de um experimentador, aceitam realizar um comportamento eventualmente mortal. Assim, os factores de obedincia podem ser:

Autoconfiana- as pessoas com menos confiana em si prprias so mais obedientes. Desejo de ser bem aceite- as pessoas com baixa auto estima pretendem agradar mais e, para isso, submetem-se a outros comportamentos. OS ESTATUTOS E OS PAPIS SOCIAIS

A diferena de tratamento que dado s pessoas, ou seja, as diferenas de atitudes e comportamentos que temos em relao a elas, deve-se ao facto

Ana Seara

25 de 41

Exame Nacional

Psicologia

delas no terem estatuto igual. O estatuto social pode derivar de factores como a idade e o sexo (estatutos prescritos ou impostos), a profisso, o nvel econmico, a educao, a competncia e prestigio (estatutos adquiridos) etc.

Estatuto social- posio que o indivduo ocupa na sociedade e que, por consequncia, lhe confere determinados direitos. o conjunto de comportamentos e atitudes que um indivduo pode esperar por parte dos outros que define o seu estatuto.

Se o professor possui um estatuto que define as condutas a esperar dos alunos, tambm estes necessitam que sejam definidas as atitudes do professor relativamente a eles. Assim, a cada estatuto corresponde um papel social:

Papel social- conjunto de comportamentos que a sociedade exige ao indivduo e que se identificam com os seus deveres. o contributo que os indivduos do ao meio social em que vivem, identifica-se com o conjunto das funes que o indivduo desempenha.

A PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

Desenvolvimento- sequncia de alteraes graduais que conduzem a uma maior complexidade no interior de um sistema ou organismo.

Maturicismo

Ana Seara

26 de 41

Exame Nacional

Psicologia

Corrente da psicologia do desenvolvimento que se baseava na ideia de que o desenvolvimento se devia fundamentalmente a processos internos de maturao do organismo, como a herdade gentica, que definiria as caractersticas comportamentais e motoras das crianas. Esta teoria rejeita as influncias ambientais externas como factor de desenvolvimento. Mecanicismo Corrente da psicologia do desenvolvimento, fundada pelos behavoristas, que tem como factor determinante do desenvolvimento as aprendizagens resultantes do contacto com o meio, rejeitando a interferncia de factores internos associados ao organismo. Watson achava-se capaz de, tomando uma criana saudvel, torn-la num adulto do tipo quisesse. Organicismo As ideias organistas tiveram a sua principal influncia no pensamento evolucionista de Darwin, pelo que esta corrente adopta uma perspectiva interaccionista, considerando que o desenvolvimento um processo dinmico em que factores maturacionais, genticos e da experincia externa se conjugam, contribuindo para a melhor adaptao da criana. O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO (Piaget) A inteligncia precede o pensamento e desenvolve-se por etapas progressivas que exigem processos de adaptao ao meio. O desenvolvimento exige a maturao do organismo, bem como a influncia do meio fsico e social. Assim, o desenvolvimento mental fazse por etapas sucessivas em que as estruturas intelectuais se constroem progressivamente. Cada novo estdio representa uma forma de equilbrio, que permite uma adaptao mais adequada s circunstncias. Em todos os estdios, a permuta entre o sujeito e o mundo opera-se pela assimilao e pela acomodao, da qual resultaro os esquemas de aco e, depois, os esquemas operatrios. A cada instante, a aco desequilibrada pelas transformaes que aparecem no mundo, exterior ou interior, e em cada nova conduta se procura um maior equilbrio

1- assimilao- incorporao do mundo exterior s estruturas j


construdas pelo sujeito;

2- acomodao- reajustar as estruturas do sujeito em funo das


transformaes ocorridas, acomod-las aos objectos externos. 3- adaptao- reajuste dos objectos, da aco e do pensamento consoante variaes exteriores de que resulta o desenvolvimento intelectual. Facores de desenvolvimento intelectual Hereditariedade, maturao interna

Ana Seara

27 de 41

Exame Nacional

Psicologia

Experincia fsica, aco dos objectos (no basta a experincia extrada do objecto) Transmisso social, educao (assimilao) Equilibrao- regulao, encontro da coerncia entre os factores j mencionados. Estdios do Desenvolvimento Intelectual

Estdio sensrio-motor (do nascimento aos 2 anos) Estado de indiferenciao entre a criana e o mundo, que no se distingue dos objectos que a rodeiam. A criana serve-se de percepes e movimentos, organizados em esquemas de aco- ela compreende as coisas pelo uso.

Esquem as De Aco

Objecto permanente- No fim deste perodo o beb j acredita na permanncia do objecto, acompanhando a sua deslocao, em vez de o considerar inexistente se este no se encontrar no seu campo de viso. Causalidade egocntrica- no fim deste perodo, em vez de se agitar na presena de um brinquedo, como se por essas aces corporais o pudesse obter, o beb empreende j esquemas para alcanar o seu objectivo, como o de puxar o pano da mesa sobre o qual se encontra o objecto pretendido.

Estdio Pr-operatrio (dos 2 aos 7 anos) Neste perodo aparece a funo simblica que se refere capacidade de criar smbolos para substituir os objectos e de lidar mentalmente com eles.

Linguagem- a criana comea a exprimir desejos atravs das palavras e a comunicar, se bem que no dialogue, uma vez que a sua comunicao reverta para os seus desejos egocntricos, ela no se importa com o que os outros dizem (monlogo colectivo). Jogo simblico- tambm marcado pelo egocentrismo, o desejo da criana em tornar real os seus desejos. Para ela uma pedra pode simbolizar um brinquedo ou o que ela quiser (tendncia realista da inteligncia). Imagem mental- a emisso de palavras significa que a criana j possui imagens mentai- os pr-conceitos. A criama considera cada individuo como um exemplar-tipo, sendo um gato equivalente a 2 gato. Neste perodo, os esquemas de aco comeam a ser substitudos pelos esquemas de representao/- incio do pensamento. Contudo, a criana ainda se considera o centro do mundo e incapaz de se colocar no ponto de vista doutrem. Antropomorfismo- neste estdio, a criana tem uma viso animista ou antropomrfica do mundo. Concebe as coisas como vivas e dotadas de inteno e sentimentos. (uma rvore fica triste quando lhe caem as folhas no Outono).

Ana Seara

28 de 41

Exame Nacional

Psicologia

Finalismo- a criana faz perguntas e no exige apenas a resposta causal, mas tambm final. Tudo tem que servir para alguma coisa, mesmo as coisas que acontecem por acaso, como as montanhas e os rios. Para a criana, os rios servem para tomar banho e pescar. Raciocnio analgico- a utilizao de pr-conceitos permite criana produzir inferncias por analogia associativa. Assim, parte do principio de que todos os que tm orelhas, plo e bigodes so gatos. Raciocnio intuitivo- a criana avalia a quantidade pela percepo do espao ocupado, ou seja, pela configurao global, sem se deter na anlise das relaes entre os objectos. O pensamento da criana est submetido aos dados perceptivos, intuitivamente captados, no sendo capaz de acompanhar as alteraes efectuadas. Ela realiza j aces mentais, mas estas so ainda irreversveis, isto , a criana emite juzos de sobre os estados finais, mas no capaz de voltar mentalmente ao ponto de partida.

Estdio das operaes concretas (dos 7 aos 11 anos) As estruturas intuitivas transformam-se, agora, num sistema de relaes de tipo operatrio, ou seja, as aces interiorizadas tornam-se agora reversveis e designam-se por operaes. Atingido este perodo, a criana j tem as noes de identidade, de reversibilidade e de compensao, de peso e de volume, etc. a criana tambm j capaz de classificar objectos, ou seja, de os incluir em classes e subclasses, embora no seja ainda capaz de raciocinar sobre situaes hipotticas. Estdio das operaes formais (dos 11 aos 15 anos) Nesta estdio- a adolescncia- surge o pensamento puro e independente da aco concreta. O adolescente capaz de raciocinar sobre hipteses abstractas, verbalmente ou a partir de outros smbolos, a partir dos quais se efectuam os encadeamentos tpicos da lgica formal. Alm de raciocinar dedutivamente a partir de hipteses, o adolescente formula hipteses para resolver um problema e, posteriormente, compara-as para encontrar a mais adequada. O adolescente compreende os princpios abstractos. Esta atitude reflexiva inicialmente imbuda de um novo egocentrismo intelectual que se manifesta na convico de que o seu pensamento est apto a resolver todos os problemas e de que as suas ideias so indubitavelmente as melhores.

O DESENVOLVIMENTO PSICOSSEXUAL (Freud) Freud o grande teorizador do desenvolvimento do homem, considerado sob o ponto de vista afectivo. Tambm ele considera que a compreenso do comportamento requer uma anlise dos fenmenos psquicos, isto , um

Ana Seara

29 de 41

Exame Nacional

Psicologia

estudo da dinmica dos acontecimentos da mente. Porm, enquanto a perspectiva cognitiva encara as pessoas como processadoras racionais de informao, a perspectiva psicodinmica, pelo contrrio, procura evidenciar aspectos em que a racionalidade humana falha: enfatiza as motivaes inconscientes e o papel desempenhado pelas vivncias emocionais infantis na estruturao da personalidade do adulto. Segundo Freud, existem trs instncias da personalidade que, estabelecendo uma relao dinmica entre si, muitas vezes conflitual, explicam a conduta e a personalidade de determinado indivduo:

ID- tambm chamado de infraego, constitudo por todos os impulsos biolgicos (fome, sexo, sede) que exigem satisfao imediata. o fundamento individual da espcie, que nasce com a criana e o nico sistema de motivaes do beb nos primeiros meses de vida, ou seja, toda a energia psquica deriva apenas de tendncias instintivas de natureza biolgica que visam a satisfao imediata na busca do prazer. Superego- constitudo pelo conjunto de regras e proibies impostas primeiramente pelos pais e depois pela sociedade em geral e que foram interiorizadas pelo individuo. o fundamento da moral. Ego- o elemento decisor dos conflitos travados entre o ID e o superego. Constitui o fundamento racional da personalidade humana e comea a surgir medida que a criana vai experienciando e se vai apercebendo de privaes e recusas no mundo exterior. Orienta, com a ajuda de os mecanismos de defesa do eu, as pulses de acordo com as exigncias da realidade, de modo a tornar possvel a adaptao do indivduo ao mundo externo.

Assim, toda a teoria freudiana se desenvolve volta do conceito de energia psicossexual, ou libido, que est presente no humano mesmo antes da puberdade. Deste modo, o prazer psicossexual inclui as sensaes agradveis resultantes da estimulao de diversas reas do corpo mas tambm de processos metablicos do organismo. Estdios de desenvolvimento psicossexual No seu desenvolvimento, a criana atravessa uma srie de estdios, cada um dos quais se associa a sensaes de prazer ligadas a uma zona ergena especfica. O controlo destas sensaes origina conflitos cuja resoluo influencia a formao da personalidade adulta. Para alcanar a maturidade psicolgica, o indivduo tem de resolver positivamente os conflitos prprios de cada etapa, caso contrrio, ocorre a fixao relativamente ao estdio que no se conseguiu ultrapassar, derivada do excesso de frustrao ou de satisfao dos sentimentos sexuais. Estdio Oral (do nascimento aos 18 meses) No incio deste estdio, a criana vive num estado de indiferenciao eumundo com o qual contacta atravs da boca- zona ergena. Por isso, nesta

Ana Seara

30 de 41

Exame Nacional

Psicologia

fase, tudo o que a criana consegue agarrar levado boca. O seio materno fonte de grande satisfao para o beb e permite-lhe estabelecer uma relao afectiva de proximidade com a me cuja natureza marca o modo como futuramente se relacionar com o mundo. Posteriormente, a criana procura agarrar qualquer objecto com vista a mord-lo, de acordo com o desenvolvimento de uma oralidade mais agressiva, para a qual contribui o aparecimento da dentio. A fixao neste estdio conduz tendncia exagerada para comportamentos de gratificao oral, como por exemplo, comer, beber, beijar e fumar. na fase oral que se comea a estruturar a personalidade, desenvolvendose determinadas caractersticas com dimenses bipolares, dependendo do excesso de satisfao ou de desprazer: optimismo-pessimismo; admirao-inveja; credulidade-desconfiana. Estdio Anal (dos 18 meses aos 3 anos) A zona ergena desta fase a regio anal, pois durante este perodo que a criana comea a controlar os msculos rectais que lhe permitem defecar ou reter as fezes, actos que lhe trazem prazer. tambm nesta fase que os pais se comeam a preocupar com a higiene, por isso, Freud explica que a educao demasiado restritiva ou demasiado tolerante do asseio pode originar dois tipos de personalidade adulta:

Retentivo-anal- personalidade em que se verificam caractersticas como a avareza, obstinao, meticulosidade, ordem compulsiva. Expulsivo-anal- personalidade em que se verifica a tolerncia, a submisso, generosidade excessiva e desordem.

Estdio flico (dos 3 aos 6 anos) durante este perodo que os rapazes e raparigas descobrem que o corpo do homem e da mulher so diferentes pelo que as zonas ergenas passam a ser os genitais, que a criana estimula ao tocar. Se os pais ensinam aos filhos que isso vergonhoso, os rapazes podem contrair o medo da castrao e as raparigas a inveja do pnis, ambos podem apresentar dificuldades futuras de relacionamento sexual. tambm nesta fase que a criana vive a primeira experincia de amor heterossexual: o rapaz alimenta uma atraco pela me e desenvolve uma agresso competitiva com o pai, e a rapariga sente-se atrada pelo pai vendo a me como um obstculo- complexos de dipo e de Electra. Num e noutro caso, as crianas esto a construir o conceito de masculinidade e feminilidade pela interiorizao das atitudes, valores, regras morais do progenitor do mesmo sexo, ao mesmo tempo que desenvolvem o sentimento de si prprios enquanto seres sexuais. Quando os complexos de dipo e de Electra no so bem resolvidos, pode ocorrer uma fixao nesta fase da qual resultam dimenses bipolares de personalidade: orgulho-humildade, seduo-retraimento; promiscuidadecastidade.

Estdio de latncia (dos 6 anos aos 13 anos)

Ana Seara

31 de 41

Exame Nacional

Psicologia

Aps a vivncia da situao edipiana, a criana sofre uma amnsia infantil em que as experincias fortes do estdio flico so reprimidas no inconsciente, pelo que nesta fase os desejos sexuais esto praticamente ausentes. Assim, a criana canaliza a energia psquica para a curiosidade intelectual e para a escola, participando noutros grupos e adoptando condutas e regras diferentes das da famlia. Durante este perodo de acalmia sexual, a criana desenvolve actuaes de modo a cumprir o que se espera dela, querendo ser apreciada. Segundo Freud, as trs instncias da personalidade esto j completamente organizadas e consolidadas nesta fase. Estdio genital (depois da puberdade) Ao perodo de uma sexualidade latente sucede-se um estdio em que a sexualidade surge de novo devido ao fenmeno de maturao orgnica e aos impulsos desencadeados pelas hormonas, pelo que a libido agora procurada pela prtica de actividades sexuais de natureza genital. Para Freud, este estdio uma repetio dos anteriores, pelo que se reactivam conflitos vividos na infncia. O complexo de dipo revivido pelo adolescente que canaliza o amor para pessoas alheias ao universo familiar. Dado este ser o ltimo estdio de desenvolvimento, no h fixao. O DESENVOLVIMENTO PSICOSSOCIAL (Erikson) A nfase nos aspectos psicossociais o que caracteriza a perspectiva de Erik Erison, quando comparada s perspectivas desenvolvimentistas anteriores. De facto, Erikson dirige 4 crticas teoria de Freud: valorizao exagerada da energia libidinal como chave explicativa do desenvolvimento, reduo do desenvolvimento aos perodos decorrentes da infncia adolescncia, subestimao das interaces indivduo-meio e privilgio concedido vertente patolgica da personalidade. Assim, Erikson prope a sua prpria teoria do desenvolvimento cujos pressupostos so: A energia que orienta o desenvolvimento essencialmente de natureza psicossocial, pelo que valoriza as interaces entre a personalidade em transformao e o meio social. O desenvolvimento um processo contnuo que se inicia com o nascimento e se prolonga at final da vida. A personalidade constri-se medida que a pessoa progride por estdios psicossociais que, no eu conjunto, constituem o ciclo da vida. Em cada estdio manifesta-se uma crise que vivida em funo de aspectos biolgicos, individuais e sociais. A crise consiste num conflito ou dilema que tem que ser enfrentado e resolvido, havendo uma soluo positiva, que conduz ao equilbrio e sade mental, e uma negativa, que conduz ao desajustamento e ao sentimento de fracasso.

Ana Seara

32 de 41

Exame Nacional

Psicologia

Ajustamento ou desajustamento no so situaes ou estados definitivos. Em fases subsequentes, o indivduo pode passar por experincias positivas e negativas que contrariem as vivncias tidas em estados anteriores.

Atentando nestes pressupostos, vemos que o conceito de crise fundamental para a construo da personalidade. Conforme for resolvida a crise, a pessoa situar-se- mais ou menos adequadamente no contexto social. A resoluo positiva leva o individuo a dominar mais eficientemente o ambiente que o rodeia, a funcionar de modo mais consistente e seguro e a ser capaz de se compreender melhor a si e aos outros, ou seja, leva o individuo a ganhar uma virtude (ganho psicolgico emocional e social) que se pode traduzir por um valor, uma caracterstica de personalidade, uma competncia, uma qualidade pessoal ou um sentimento. As oito Idades do ciclo da Vida 1 Idade: Beb (do nascimento aos 18 meses) estdio oral Questo chave : O meu mundo social previsvel e protector? Virtude: esperana O conflito tpico desta idade confiana versus desconfiana, pelo que o relacionamento com a me da maior importncia. Se a me alimenta bem o filho e lhe presta cuidados e carinhos, o beb desenvolve o sentimento de que o ambiente agradvel, criando uma atitude de confiana face ao mundo. Se o contrrio ocorre, a criana desenvolve medos e suspeitas que contribuem para a formao de uma atitude negativa de desconfiana. 2 Idade: Criana de tenra idade (dos 18 meses aos 3 anos) estdio anal Questo chave: sei fazer as coisas sozinho ou preciso de ajuda? Virtude: fora de vontade O conflito tpico desta idade autonomia versus vergonha e dvida, pelo que a criana comea a experimentar coisas novas e a exercitar as suas capacidades motoras. Se os pais encorajam a criana, ela desenvolve o controlo dos seus msculos e o domnio sobre si e sobre o ambiente que a rodeia ganhando autonomia. Se os pais impedem estas actividades ou as exigem precocemente, a criana desenvolve sentimentos negativos como a vergonha e a dvida. 3 Idade: Criana em idade pr-escolar (dos e aos 6 anos) - estdio flico Questo chave: Sou bom ou sou mau? Virtude: tenacidade O conflito prprio desta idade iniciativa versus sentimento de culpa, pelo que a criana desenvolve novas actividades atravs do pensamento e da linguagem, procurando novas faanhas, tomando iniciativas e exibindose. Se os pais aceitam o jogo activo das crianas, estas sentem que o seu sentido de iniciativa valorizado. Se os pais consideram estes jogos disparatados, as crianas sentem-se culpadas e inseguras, evitando agir de acordo com os prprios desejos.

Ana Seara

33 de 41

Exame Nacional

Psicologia

4 Idade: Criana em idade escolar (dos 6 aos 12 anos)- estdio de latncia Questo chave: Sou bem sucedido ou no valho nada? Virtude: competncia e percia O conflito tpico desta idade diligncia versus sentimento de inferioridade, pelo que a criana sonha com o sucesso escolar e social e desenvolve novos esquemas cognitivos para se tornar excelente nas tarefas desempenhadas. Quando as crianas se sentem menos capazes do que os seus pares, passam pela vivncia de sentimentos de inferioridade mas, se ocorrer o contrrio, sentir-se-o bem sucedidas e empreendero esforos e trabalhos, desenvolvendo a diligncia. 5 Idade: Adolescente (dos 12 aos 20 anos)- estdio genital Questo chave: Quem sou e o que virei a ser? Virtude: lealdade e fidelidade O conflito tpico desta idade identidade versus confuso, pois nesta fase que o adolescente chega compreenso da sua singularidade como pessoa que tambm est inserida num meio social onde tem vrios papis a desempenhar e vrias auto-imagens a considerar. Se nos perodos anteriores conseguiram obter confiana bsica, autonomia, iniciativa e diligncia, os adolescentes constroem mais facilmente a sua identidade. Se isso no se verificou, o adolescente manifesta dificuldades em saber o que , o que quer, que opes fazer e que papel desempenhar, confuso e indeciso. [difuso de identidade e moratria] 6 Idade: Jovem adulto (dos 20 aos 35 anos) Questo chave: partilharei a minha vida com algum ou viverei sozinho? Virtude: amor e afiliao O conflito tpico desta idade intimidade versus isolamento. A intimidade requer que o sentimento de identidade pessoal facilite o relacionamento com outrem numa base de compromissos e aceitao de sacrifcios. Se o jovem adulto conseguir conciliar os vrios aspectos de uma vida a dois, torna-se socivel, se revelar dificuldades em estabelecer relacionamentos ntimos, fechar-se- sobre si mesmo, isolando-se. 7 Idade: Adulto (dos 35 aos 65 anos) Questo chave: sou bem sucedido na vida conjugal e profissional? Virtude: produo e ajuda aos outros. O conflito tpico desta idade generatividade (comprometimento em relao ao futuro e nova gerao) versus estagnao. Ao ajudarmos os jovens e os outros e ao contribuirmos para um mundo melhor estamos a desenvolver as potencialidades do eu e a incrementar a afirmao pessoal enquanto adultos. Se no desenvolvermos estas actividades teis e produtivas, estagnaremos. 8 Idade: Idoso (dos 65 anos em diante) Questo chave: Vivi uma vida preenchida ou fui um fracasso? Virtude: sabedoria

Ana Seara

34 de 41

Exame Nacional

Psicologia

O conflito tpico desta idade integridade versus desespero, pois o idoso reflecte sobre a sua vida. Se se sente satisfeito, revela integridade e sabedoria, caso contrrio, surge o desespero. A MEMRIA

Memria- processo de recordar contedos apreendidos que so armazenados para serem utilizados em momentos posteriores. O acto de memorizar comporta 5 fases:

-Fase de aquisio- na qual o individuo memoriza certas respostas suscitadas pelas exigncias da situao; esta fase por vezes reduzida a um acto perceptivo breve, mas pode tambm caracterizar-se por uma actividade mais complexa que se desenvolve por ocasio de repeties sucessivas. -Fase de codificao- refere-se a todo o processo de preparao da informao para o armazenamento. Supe o arranjo ou a associao do material com conhecimentos ou experincia anteriores, para que os dados possam ser posteriormente encontrados. -Fase de reteno ou armazenamento- que se estende por um perodo temporal mais ou menos longo, no decurso do qual o que foi memorizado se encontra conservado de um modo latente. -Fase de reactivao e de actualizao das respostas adquiridas podendo ocasionar condutas mnsicas observveis. -Esquecimento da informao- eliminao de informao relevante de modo a que novos dados possam ser aprendidos. menos

Deste modo, aprendizagem e memria so processos indissociveis na medida em que uma conduta s se considera aprendida se for retida e s se pode reter o que foi adquirido ou aprendido. O prprio conceito de aprendizagem como mudana sistemtica da conduta supe implicitamente a memria como condio de conservao da resposta aprendida. Tipos de Memria * Memria sensorial- memria resultante dos rgos dos sentidos que recebem os inputs ou informaes sensoriais provenientes de estmulos que so armazenados por um curtssimo espao de tempo (0,25 de segundo). Assim, existem tantos registos sensoriais quanto os sentidos: ecico, da viso, tctil da audio, olfactivo etc. Por exemplo, a memria sensorial visual que nos permite percepcionar o movimento contnuo numa tela de cinema, quando o que de facto nela se projecta uma sucesso de imagens fixas. As informaes so retidas num depsito sensorial, onde permanecem, por muito pouco tempo, at que sejam codificadas, indo para a memria a curto prazo, ou at que sejam esquecidas. * Memoria a curto prazo- centro da conscincia humana, nela que se encontram as informaes que em certo momento estamos a utilizar. A sua funo armazenar temporariamente a informao (poucos minutos). Tem uma capacidade limitada de armazenamento, codificando apenas

Ana Seara

35 de 41

Exame Nacional

Psicologia

cerca de oito itens, associando-os em grupos, para poder receber mais informao. Se houver repetio da informao, o contedo da memria a curto prazo manter-se- por mais tempo, mas pode desaparecer se houver interferncias. Cabe-lhe tambm seleccionar e enviar os contedos significativos para a memria a longo prazo, com vista a um registo mais permanente. * Memria a longo prazo- confere-nos a capacidade de recordar grande quantidade de informao durante perodos substanciais (horas, dias, anos, para sempre). nesta memria que se encontram armazenados materiais de aprendizagem codificados. O processo de recuperar informaes da memria a longo prazo cabe memria de curto prazo, dependendo tambm das condies fsicas e psicolgicas em que se encontra o indivduo. Factores do esquecimento Interferncia O esquecimento , muitas vezes, positivo na medida em que desempenha uma funo selectiva pela qual o psiquismo faz a depurao de materiais que, se no fossem eliminados, inundariam a memria provocando perturbaes graves. Assim, pelo esquecimento que abrimos caminho a novas informaes. Uma das causas para o esquecimento a interferncia de lembranas e outros pensamentos. Pode-se dividir em duas formas:

Interferncia proactiva- deteriorao dos contedos mnsicos provocada pela interferncia de recordaes passadas. Interferncia retroactiva- deteriorao dos contedos mnsicos provocada pela interfernci de novas informaes. das semelhanas

Estas interferncias variam na razo directa existentes entre os contedos a aprender. Distoro do trao mnsico

O esquecimento por distoro do trao mnsico consiste na modificao da informao inicial, resultante de falhas na codificao, no armazenamento ou na recuperao dos materiais:

Falhas na codificao- neste caso o material no foi armazenado ou ento foi-o de forma inexacta. Podemos ler um texto sem prestar ateno ao que est escrito e, desse modo, inevitvel esquecermos o que acabmos de ler. Falhas no armazenamento- nestas falhas interfere o factor tempo, a actividade da pessoa e os mecanismos de inibio retro e proactiva. Um exemplo de inibio a dificuldade que podemos experimentar em nos lembrarmos de uma data de aniversrio que anteriormente recordmos com facilidade.

Ana Seara

36 de 41

Exame Nacional

Psicologia

Falhas na recuperao- devem-se interferncia de outras informaes, a erros na recuperao dos sinais que do acesso ao local onde a informao est armazenada, ou ainda supresso de um pensamento ou acontecimento que provoca perturbao no sujeito.

Motivao Inconsciente Segundo Freud, o processo de esquecer selectivo, na medida em que no esquecemos tudo, mas esquecemos aquilo que inconscientemente nos interessa esquecer. Assim, Freud chamou recalcamento ou represso tendncia que os indivduos possuem de evitar inconscientemente a recordao de situaes penosas de dor, medo, ansiedade ou angstia. As recordaes incomodativas so afastadas, reprimidas a nvel do inconsciente, no podendo aparecer na zona da conscincia, pelo que a pessoa incapaz de as evocar voluntariamente. A MOTIVAO

Motivao- conjunto de foras que sustentam, regulam e orientam as aces de um organismo para determinados fins, atendendo satisfao de necessidades (comportamentos motivados).

Ciclo motivacional

1- Necessidade, estado de desequilbrio provocado por uma carncia


ou privao (falta de alimento).

2- Impulso ou pulso- estado energtico capaz de activar e dirigir o


comportamento (fora que move o indivduo para obter comida).

3- Resposta- consiste na actividade desenvolvida e desencadeada pela


pulso (procura de alimento).

4- Objectivo- diz respeito finalidade ou meta que se procura atingir


com a actividade (ingesto de alimento).

5- Saciedade- refere-se reduo ou eliminao da pulso (depois do


alimento ingerido, a fome desaparece). O conjunto destes elementos permite-nos compreender o comportamento motivado, que apresenta como principais caractersticas: orientado para um fim e persiste at que o indivduo atinja o objectivo. activado e controlado por foras que podem ser internas ou externas, biolgicas ou sociais, conscientes ou inconscientes. Apresenta variaes de pessoa para pessoa e conforme o momento e as situaes.

Ana Seara

37 de 41

Exame Nacional

Psicologia

Tipos de Motivao Motivaes Inatas (fisiolgicas) So actividades ligadas fome, sede, respirao e temperatura do corpo. Tm como base necessidades que reclamam imperiosamente ser satisfeitas e que nascem com o indivduo, manifestando-se independentemente de qualquer aprendizagem. Tratam-se de motivaes fisiolgicas pois o mecanismo que desencadeia os comportamentos de origem orgnica e os objectivos a alcanar consistem no estabelecimento do equilbrio orgnico. So comuns a todos os indivduos, humanos ou animais, e tm a ver com a sua sobrevivncia, como a homeostasia:

Homeostasia- tendncia do organismo em manter a constncia do seu equilbrio funcional, ou em actuar de modo a rep-lo se este for perturbado. Comporta trs fases: a necessidade, a pulso e o objectivo. Um exemplo concreto de homeostasia a transpirao e tremura que ocorre quando o corpo est exposto ao calor ou ao frio. Se isto no chega, o indivduo recorre a actividades suplementares como ingerir lquidos ou cobrir-se.

Motivaes aprendidas (sociais) So comportamentos que visam a auto-afirmao, o poder, a competio, a afiliao, o prestgio e o sucesso. Nascem e desenvolvem-se pela aprendizagem que os indivduos fazem em contacto com outros elementos do grupo social. Constituem-se em actividades que tm a marca da relatividade cultural mas que tambm dependem das aprendizagens e experincias individuais.

Necessidade de afiliao- necessidade de estabelecer e conservar relaes positivas de afecto com as outras pessoas e de se sentir aceite e amado por elas, quer pelo desejo de fazer amizades, quer pelo medo de ser rejeitado. um dos mais slidos suportes do grupo social, visto que este que pressiona o individuo a adoptar condutas gerais. Se o individuo entrar em conflito pelo seu desejo pessoal e pelo desejo do grupo, podem originar-se comportamentos de desobedincia e inconformismo ou de submisso e dependncia. Necessidade de prestgio- necessidade de ser tido em elevada considerao ou estima pelos colegas e pela comunidade e geral por mera vaidade ou pelo gosto em dar ordens. Necessidade de sucesso/ realizao- necessidade que leva as pessoas a empenharem-se em tarefas difceis com vista a prosseguir objectivos que so por ela encarados como um desafio. So, normalmente, pessoas com esprito de iniciativa, constituindo-se como lderes carismticos.

Ana Seara

38 de 41

Exame Nacional

Psicologia

Motivaes combinadas So motivaes como o impulso sexual e o impulso maternal, que dependem simultaneamente de mecanismos biolgicos inatos e de factores externos como os padres culturais. No so impulsos homeostticos uma vez que no surgem como resultado de carncias orgnicas perturbadoras do equilbrio homeosttico nem so susceptveis de pr em risco a sobrevivncia.

Motivao sexual- necessidade de sexo que depende dos caracteres inatos e orgnicos do homem (segregao de hormonas pelo hipotlamo), mas que, no cortejamento e acto sexual obedecem a imperativos de natureza sociocultural, como as regras da sociedade em que se insere. Ex.: a magreza, a roupa, os olhares, gestos, posturas etc. Impulso maternal- implica condutas diversas que visam os cuidados com alimentao, a higiene e a educao que so aprendidos no contexto social, mas tambm depende de factores de natureza biolgica como a segregao de progesterona pelos ovrios e a consequente desenvoltura das glndulas mamrias. Frustrao e conflito

Os objectos que o individuo procura possuem valncia positiva enquanto que aqueles que este rejeita possuem valncia negativa. Quando o sujeito bloqueado por um obstculo que o impede de atingir o seu objectivo (conduta motivada), fica num estado de frustrao. A frustrao primria resulta da ausncia do objecto visado, enquanto que a frustrao secundria resulta da presena do objecto. Obstculo- tudo aquilo que se opem aco do sujeito. Obstculo activo externo- tudo aquilo que, sendo exterior ao individuo, se ope vivamente sua aco. Obstculo activo interno- tudo aquilo que intrnseco ao sujeito e que se ope vivamente sua aco. Obstculo passivo externo- objectos exteriores e independentes do individuo que impedem a sua aco. Obstculo passivo interno- impedimentos inerentes ao individuo, como as deficincias, que se opem sua aco.

Ana Seara

39 de 41

Exame Nacional

Psicologia

Conflito- experincia simultnea de 2 foras contrrias que entram em competio. Pode ser de atraco-rejeio, atraco-atraco e rejeio-rejeio.

Teorias da Motivao A Hierarquia das motivaes de _Maslow Maslow defendeu uma teoria cujo princpio o de que o nosso comportamento comandado por necessidades que se organizam segundo uma hierarquia. O seu modelo explicativo das motivaes assenta nos seguintes pressupostos:

As pessoas s atingem um nvel superior de motivao se as necessidades do nvel anterior estiveram satisfeitas. Isto significa que a satisfao das necessidades superiores depende da satisfao das necessidades bsicas. medida que se sobe na escala hierrquica das motivaes, vai crescendo a diferena entre o que comum aos homens e aos outros animais e aquilo que especifico dos seres humanos. As necessidades dos nveis inferiores so sentidas pela totalidade dos seres humanos, enquanto que as necessidades dos nveis superiores surgem apenas num nmero cada vez mais reduzido de pessoas. Em sociedades onde a luta pela sobrevivncia constitui preocupao dominante, difcil que as motivaes superiores atinjam os nveis mais elevados da escala de Maslow.

- Na base da hierarquia situam-se as necessidades fisiolgicas e orgnicas de alimentao, gua, oxignio, sono, actividade e satisfao Necessidade sensorial, sexo etc.
s bsicas

- Na camada seguinte, temos as necessidades de segurana relativas estabilidade, proteco, ausncia de medo, necessidade de ordem. - a seguir temos as necessidades sociais de aceitao, afecto, amor, afiliao, e pertena - na camada seguinte temos as necessidades de estima como o reconhecimento, prestigio, competncia autonomia. - No vrtice temos as necessidades de realizao pessoal, como o desenvolvimento dos talentos e da criatividade individual. Freud e a motivao como energia A teoria da personalidade de Freud tambm uma teoria da motivao. No centro, situam-se os conceitos chave de pulso e de conflito. A pulso , no entender de Freud, uma fora ou energia que tem como fonte determinada condio orgnico e como objectivo a satisfao da necessidade. Tal satisfao obtm-se pela descarga do excesso de tenso acumulada no organismo, atravs de diversos meios.

Necessidade s psicolgicas

Ana Seara

40 de 41

Exame Nacional

Psicologia

De todas as pulses, Freud destaca a energia sexual ou libido. Se a sada normal estiver bloqueada, a libertao da tenso tender a efectuar-se por outras vias, facto pelo qual as pessoas apresentam comportamentos s vezes fora do normal. Muitas vezes, ocorrem frustraes e conflitos intrapsquicos em que se opem energias ligadas ao instinto de vida- Eros (amor)- e ao instinto de morte- Thanatos (dio). Tais situaes conflituosas, so resolvidas pelos mecanismos inconscientes de defesa do eu. * Mecanismos de Defesa do Eu - estratgias inconscientes de resoluo dos conflitos internos e consequente reduo das foras pulsionais que se lhes situam na origem. Negam, falsificam e distorcem a realidade, operando inconscientemente sem que a pessoa se aperceba e reduzindo a sua tenso interior. - Recalcamento- mecanismo de represso de pensamentos, recordaes, sentimentos, pulses e desejos que, por provocarem ansiedade, so excludos da conscincia. - Racionalizao- estratgias de justificao, lgicas e a posteriori, com o fim de evitar sentimentos de inferioridade que ponham em risco a autoestima. - Projeco- tendncia que os seres humanos tm de atribuir aos outros comportamentos, sentimentos e desejos que, sendo deles prprios, so muitas vezes tidos como inaceitveis. - Deslocamento- mecanismo libertador que ocorre quando um sujeito, no podendo atingir determinado objecto, o substitui por outro, sobre o qual descarrega as tenses acumuladas. - Regresso- mecanismo segundo qual o indivduo adopta formas de conduta prprias de estdios anteriores de desenvolvimento para obter ateno sobre si. - Compensao- mecanismo de defesa contra qualquer inferioridade fisiolgica ou psicolgica, seja ela real ou aparente, que consiste na realizao de outras actividades que permitem ao individuo sentir-se realizado. - Sublimao- mecanismo que consiste em substituir uma actividade socialmente inaceitvel na comunidade por outra que moralmente aceite e socialmente valorizada.

Ana Seara

41 de 41

Anda mungkin juga menyukai