Anda di halaman 1dari 10

Trigonometria o ramo da Matemtica que trata das relaes entre os lados e ngulos de tringulos (polgonos com trs lados).

. A trigonometria plana lida com figuras geomtricas pertencentes a um nico plano, e a trigonometria esfrica trata dos tringulos que so uma seo da superfcie de uma esfera. A trigonometria comeou como uma Matemtica eminentemente prtica, para determinar distncias que no podiam ser medidas diretamente. Serviu navegao, agrimensura e astronomia. Ao lidar com a determinao de pontos e distncias em trs dimenses, a trigonometria esfrica ampliou sua aplicao Fsica, Qumica e a quase todos os ramos da Engenharia, em especial no estudo de fenmenos peridicos como a vibrao do som e o fluxo de corrente alternada. A trigonometria comeou com as civilizaes babillica e egpcia e desenvolveu-se na Antiguidade graas aos gregos e indianos. A partir do sculo VIII d.C., astronmos islmicos aperfeioaram as descobertas gregas e indianas, notadamente em relao s funes trigonomtricas. A trigonometria moderna comeou com o trabalho de matemticos no Ocidente a partir do sculo XV. A inveno dos logaritmos pelo escocs John Napier e do clculo diferencial e integral por Isaac Newton auxiliaram os clculos trigonomtricos.

1. Conceituando o Ciclo Trigonomtrico


As razes trigonomtricas, aplicadas a arcos de uma circunferncia, mantm as mesmas propriedades que demonstramos ser vlidas quando utilizadas com ngulos agudos. Inicialmente, deveremos definir uma circunferncia, em especial, sobre a qual interpretaremos as nossas j conhecidas razes trigonomtricas. Tal circunferncia recebe o nome de circunferncia trigonomtrica ou ciclo trigonomtrico. Imaginemos, primeiramente, um sistema de coordenadas cartesianas, como indicado na figura 1.

(figura 1)

Nos eixos r e s, perpendiculares entre si, cada ponto corresponde a um nmero real e vice-versa: cada nmero real tem um ponto associado em cada uma das retas. interseo dos eixos faremos corresponder o nmero zero, tanto para o eixo r, das abscissas, como para o eixo s, das ordenadas, constituindo o que chamamos de origem dos eixos coordenados. Assim, qualquer ponto do plano determinado pode ser representado por um par de nmeros reais, a que chamamos de par ordenado. O ponto P, na figura, ter ento as coordenadas (a, b), sendo a a abscissa de P e b a sua ordenada. Na figura 2, fazemos surgir o ciclo trigonomtrico, com centro na origem dos eixos e raio unitrio.

(figura 2) Como consequncia, os pontos de interseo da circunferncia com o par de eixos, indicados na figura por A, B, C e D, tero coordenadas dadas respectivamente por (1, 0), (0, 1), (_ 1, 0) e (0, _ 1). Esses pontos dividem o ciclo trigonomtrico em quatro arcos congruentes, aos quais damos o nome de quadrantes, numerados a partir de A no sentido antihorrio. Por conveno, A, B, C e D so apenas limitadores dos quadrantes, no pertencendo a nenhum deles. Por exemplo, D ponto que separa 3 do 4 quadrantes, mas no lhes pertence.

2. Nmeros Reais no Ciclo Trigonomtrico


Vamos associar a cada nmero real x um ponto do ciclo trigonomtrico, de tal forma que: _ o ponto A esteja associado ao nmero x = 0; _ um nmero real x seja associado a um ponto P, tal que o comprimento do arco seja igual a | x |;

_ se x > 0, o arco ser determinado, sobre o ciclo, no sentido anti-horrio; se x < 0, o arco ser definido no sentido horrio, como indicamos na figura 3.

(figura 3) O ponto P, determinado de acordo com o que apresentamos acima, associado a um nmero real x, denominado de imagem de x no ciclo trigonomtrico. Lembremos que o comprimento da circunferncia trigonomtrica pode ser calculado por C = 2R, sendo R o seu raio. Como ele tem por medida uma unidade, o comprimento do ciclo trigonomtrico ser igual, portanto, a 2 unidades. Como decorrncia, temos que: _ um arco de uma volta (ou de medida 2 rad) ter comprimento 2 unidades; _ um arco de comprimento |x|, no ciclo trigonomtrico, ter medida |x| rad. Assim, a medida de um arco , sobre o ciclo trigonomtrico, igual ao mdulo do nmero real x do qual P a imagem.
http://educar.sc.usp.br/licenciatura/1999/CICLO.HTML
O Ciclo Trigonomtrico uma maneira de se representar graficamente as relaes de seno, cosseno e tangente. O ciclo est dividido em 360 graus (ou 2 radianos). (Veja tambm: Ciclo Trigonomtrico). Radiano a medida padro para arcos ou ngulos. Na maioria das vezes em respostas questes de vestibulares, voc s encontrar as alternativas em radianos, ento importante se conhecer e saber converter de graus para radianos e vice-versa. Um radiano (1 rad) um arco de medida igual ao do raio de um dado crculo. O nmero que expressa a relao arco/radiano o famoso . Em 180 graus (meio ciclo) cabem 3,1415926 arcos radianos, o que equivale dizer que 180 = radianos (Em graus 1 radiano equivale a mais ou menos 57). A partir dessa relao, com uma regra de trs simples, possvel se chegar aos equivalentes em radianos de qualquer grau. Exemplo: converter 300 para radianos:

180 _________ 300 _________ x 300 = 180x x = 300/180 x = 5/3 radianos Para a converso de radianos para graus o procedimento mais simples ainda: basta se colocar 180 no lugar de . Exemplos: /2 = 180/2 = 90, 5/3 = 5.180/3 = 300. Para se achar o seno, cosseno ou tangente de um dado ngulo s procurar o valor do ngulo ao redor do ciclo e seguir a linha pontilhada. A primeira linha vertical a reta dos senos, a horizontal a reta dos cossenos e por ltimo a segunda vertical a reta das tangentes. Caso o ngulo no esteja representado no ciclo, e ele for maior que 360, pode ser que seja um ngulo equivalente aos presentes no ciclo, da basta verificar o seno/cosseno/tangente do equivalente que ele ser vlido para o ngulo em questo tambm. O procedimento para verificar se um ngulo tem equivalente simples: dado um ngulo x qualquer maior que 360, fazemos x/360, pegando somente a parte inteira y do resultado. Ento, multiplicamos esse y obtido por 360, e subtramos o resultado do ngulo inicial x. Da s verificar se o ngulo encontrado se encaixa com algum valor no ciclo trigonomtrico. Exemplos: Verificar se o ngulo 540 tem equivalentes. Dividimos 540/360, obtendo 1,5. Pegamos apenas a parte inteira (1), multiplicamos por360, 1 . 360=360, e subtraimos o resultado de 540, 540 360 = 180. O complementar desse ngulo 180, que significa dizer que ambos tem os mesmos seno, cosseno e tangente. Encontrar (se possvel) o seno, o cosseno e a tangente de 1200 Dividimos 1200/360, obtendo 3,333, descartamos os decimais (3) e multiplicamos o nmero obtido por 360, 3.360=1080. Subtraimos o resultado de 1200, 1200 1080=120. O ngulo equivalente o de 120 ou 2/3. Procurando-o no Ciclo Trigonomtrico temos, seno:sqrt(3)/2, cosseno: -1/2 e tangente: -sqrt(3). Nesta pgina voc pode consultar o Ciclo Trigonomtrico e as principais relaes para arcos dentro da circunferncia (seno, cosseno e tangente). Veja tambm: Como usar o Ciclo Trigonomtrico.

Ciclo trigonmetrico e principais arcos

http://www.fernandohrosa.com.br/br/P/como_usar_o_ciclo_trigonometrico/

Limte trigonomtrico fundamental


Precisaremos de um limite fundamental nas prximas sees, se trata de um limite que utilizado na deduo das derivadas do seno e do cosseno, faremos sua deduo nesta seo. Considere o ciclo trigonomtrico representado a seguir:

Figura 7 A figura 7 mostra a representao de um ngulo propsito deduzir o seguinte limite: no ciclo trigonomtrico, o nosso

Para isto, imagine o tringulo inscrito na circunferncia, podemos dizer que o segmento de reta n uma aproximao grosseira do arco , porm observe que quando o ngulo se aproxima de zero o segmento se torna mais parecido com o respectivo ngulo, algbricamente podemos expressar que:

Por outro lado faamos o clculo do valor do n; observando o tringulo podemos dizer que:

Logo:

Simplificando temos:

Voltando para o nosso limite, temos que usar as nossas equaes anteriores desta forma:

Substituindo o valor do seno no lado da equao relaciondado ao n, teremos:

O que nos leva ao resultado:

A interpretao desse limite a seguinte: Uma vez que o ngulo diminui at valores prximos de zero e o arco tende a se assemelhar a uma reta em regies prximas do zero, o valor do seno igual ao valor do arco no limite, quando o seu valor se aproxima de ser nulo.

http://pt.wikibooks.org/wiki/C%C3%A1lculo_(Volume_1)/An%C3%A1lise_de_fun%C3%A7%C3 %B5es_elementares_(1)
O ciclo trigonomtrico uma circunferncia orientada, com raio unitrio, associada a um sistema de coordenadas cartesianas. O centro da circunferncia coincide com a origem do sistema cartesiano. Dessa forma, o crculo fica dividido em quatro quadrantes, identificados de acordo com o sentido anti-horrio a partir do ponto A.

Considerando x a medida de um arco no ciclo trigonomtrico, ento os valores de x, tais que 0 < x < 360, esto presentes nos seguintes quadrantes:

Primeiro quadrante: 0 < x < 90

Segundo quadrante: 90 < x < 180

Terceiro quadrante: 180 < x < 270

Quarto quadrante: 270 < x < 360

Os valores dos arcos tambm podem aparecer em radianos, 0 < x < 2 Primeiro quadrante: 0 < x < /2

Segundo quadrante: /2 < x <

Terceiro quadrante: < x < 3/2

Quarto quadrante: 3/2 < x < 2

importante conhecer a localizao dos ngulos nos quadrantes, isto facilitar a construo dos arcos trigonomtricos, pois cada ponto no ciclo est associado a um arco. Por exemplo: O arco de medida /6 rad ou 30 est localizado no 1 quadrante. O arco de medida 3/4 rad ou 135 est localizado no 2 quadrante. O arco de medida 7/6 rad ou 210 est localizado no 3 quadrante. O arco de medida 5/3 rad ou 300 est localizado no 4 quadrante. O arco de medida /3rad ou 60 est localizado no 1 quadrante. Por Marcos No Graduado em Matemtica Equipe Brasil Escola

http://www.brasilescola.com/matematica/identificando-os-quadrantes-ciclotrigonometrico.htm

Anda mungkin juga menyukai