Anda di halaman 1dari 16

1) (104) Assinale a alternativa correta:

a) ao Presidente da Repblica compete suspender a execuo de lei declarada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal; b) ao Presidente da Cmara dos Deputados compete suspender a execuo de lei declarada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal; c) ao Conselho da Repblica compete suspender a execuo de lei declarada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal; d) ao Senado Federal compete suspender a execuo de lei declarada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal.

2) (107) Controle de constitucionalidade por via de exceo o chamado:

a) controle misto, adotado no Brasil, onde convivem harmonicamente os controles difuso e abstrato. b) controle abstrato, que tem como caracterstica a discusso da lei em tese e como objeto leis ou atos normativos federais e estaduais. c) controle difuso, que tem como caractersticas a existncia de um caso concreto e a produo de efeitos erga omnes. d) controle difuso, que tem como caractersticas a existncia de um caso concreto e a produo de efeitos inter partes.

3) (107) A omisso inconstitucional pode ser atacada por meio de:

a) representao de inconstitucionalidade.

b) ao direta de inconstitucionalidade em face de ato normativo. c) ao declaratria de constitucionalidade. d) mandado de injuno.

4) (108) O sistema brasileiro de controle de constitucionalidade a) cuida apenas da inconstitucionalidade por ao. b) apenas admite o controle concentrado. c) atribui competncia para processar apenas ao STF. d) acolhe o critrio de controle difuso por via de exceo.

5) (109) Parecer normativo da Consultoria Geral da Repblica, aprovado pelo Presidente da Repblica, a) pode ser objeto de impugnao mediante ao direta de inconstitucionalidade.

b) no pode ser objeto de ao direta de inconstitucionalidade, porque tem natureza administrativa. c) s pode ser objeto constitucionalidade. de controle de legalidade, no de

d) s pode ser impugnado em controle difuso de constitucionalidade.

6) (110) A deciso proferida na Ao Direta de Inconstitucionalidade

a)

declara nula a norma impugnada, produzindo efeitos entre as partes.

b) produz efeitos ex tunc. c) produz efeitos vinculante e erga omnes. d) produz efeitos vinculante e ex nunc.

7) (110) Ao Declaratria de Constitucionalidade visando declarar a constitucionalidade de determinada Emenda Constituio Federal no poder ser proposta pelo Procurador-Geral da Repblica no dia seguinte promulgao da referida lei porque

a)

Emenda Constituio Federal no pode ser objeto de Ao Declaratria de Constitucionalidade, uma vez que produzida pelo Poder Constituinte Reformador.

b) o Procurador-Geral da Repblica no parte legtima para propor Ao Declaratria de Constitucionalidade, atuando no processo, apenas, como "fiscal da lei". c) no existiria controvrsia judicial, requisito indispensvel propositura de Ao Declaratria de Constitucionalidade. somente atos infraconstitucionais podem ser objeto de Ao Declaratria de Constitucionalidade, deles excluda, portanto, a Emenda Constituio Federal.

d)

8) (111) A argio de descumprimento de preceito fundamental, prevista no art. 102, 1, da Constituio Federal, tem

a)

como legitimados Inconstitucionalidade.

os

mesmos

da

Ao

Direta

de

b)

como legitimados Constitucionalidade.

os

mesmos

da

Ao

Declaratria

de

c)

por objetivo exclusivo reparar leso a preceito fundamental resultante de lei ou ato normativo federal e estadual. por objetivo exclusivo evitar leso a preceito fundamental resultante de ato da administrao federal e estadual.

d)

9) (111) A deciso proferida pelo Supremo Tribunal Federal em Ao Direta de Inconstitucionalidade que declarar a inconstitucionalidade de tratado internacional, devidamente ratificado e promulgado pelo Estado brasileiro,

a) ser nula, uma vez que tratados internacionais no podem ser objeto de Ao Direta de Inconstitucionalidade. b) produzir apenas efeitos "ex tunc", uma vez que, pelo princpio da soberania, os Estados estrangeiros no podero ser vinculados ao cumprimento de tal deciso. c) depender de posterior manifestao do Senado Federal para suspender a execuo do tratado na ordem jurdica interna. produzir efeitos "erga omnes" e vinculante, resultando na inaplicao do tratado na ordem jurdica interna.

d)

10) (112) A Ao Declaratria de Constitucionalidade, proposta pela Mesa do Senado e que tenha por objeto Decreto do Presidente da Repblica regulamentando lei federal, a priori,

a) deve ser julgada procedente, pois no apresenta nenhum vcio de ordem processual.

b) deve ser julgada procedente, pois, mesmo diante de eventual afronta Constituio Federal, o julgamento improcedente implicaria declarao de inconstitucionalidade do ato, o que no possvel nessa espcie de ao que tem por finalidade a declarao da constitucionalidade da norma. c) no deve ser conhecida, porquanto se est diante de questo de ilegalidade e no de inconstitucionalidade. d) no deve ser conhecida, pois o Presidente do Senado, e no a Mesa, legitimado para propor a ao.

11) (112) Ao Direta de Inconstitucionalidade (ADIn), proposta por Conselho Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil e encaminhada para julgamento ao plenrio do Supremo Tribunal Federal, com objetivo de controlar a constitucionalidade de dispositivos constantes de Emenda Constituio Federal e de lei estadual, no dever ser conhecida porque

a) lei estadual no pode ser objeto de ADIn. b) o plenrio do Supremo Tribunal Federal no o rgo competente para julgamento, mas, sim, uma das Turmas da referida Corte. c) o Conselho Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil no legitimado para propor ADIn. d) a Emenda Constituio Federal no pode ser objeto de ADIn.

12) (112) A declarao de inconstitucionalidade de ato normativo que revoga outro ato normativo tem como conseqncia lgica

a) o restabelecimento do ato normativo anterior. b) a repristinao do ato normativo anterior.

c) a perda de eficcia de ambos os atos. d) a impossibilidade de restabelecer o ato normativo anterior.

13) (113) Quando se diz caber a todos os componentes do Poder Judicirio o exerccio do controle da compatibilidade vertical das normas da ordenao jurdica de um pas, est se falando em

a) controle constitucional difuso, por via de ao. b) jurisdio constitucional concentrada, por via de exceo. c) jurisdio constitucional difusa, por via de exceo. d) controle constitucional concentrado, por via de ao.

14) (114) O Senado Federal suspende a execuo de lei declarada inconstitucional pelo Poder Judicirio em

a) declarao direta de inconstitucionalidade, ocorrida em sesso a que estiveram presentes sete Ministros. b) declarao de inconstitucionalidade incidente. c) declarao de inconstitucionalidade por omisso. d) ao declaratria de inconstitucionalidade, julgada por maioria dos Ministros que se achavam presentes no ato do julgamento.

15) (118) A clusula de reserva de plenrio, prevista no art. 97 da Constituio Federal, consiste na obrigatoriedade

a) de todos os tribunais declararem a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo apenas pelo voto da maioria absoluta de seus membros ou dos membros do respectivo rgo especial, sob pena de nulidade do julgamento. b) de toda demanda que envolva questo constitucional ser apreciada, em sesso plenria, pelo Supremo Tribunal Federal, sob pena de nulidade do julgamento. c) de o Supremo Tribunal Federal declarar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo pelo voto da maioria absoluta de seus membros, sob pena de nulidade do julgamento. d) de o Supremo Tribunal Federal declarar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo pelo voto da maioria absoluta de seus membros, sem que a inobservncia implique nulidade do julgamento. 16) (118) Assinale a alternativa correta. a) Segundo a jurisprudncia do Supremo Tribunal Federal, a declarao de inconstitucionalidade pode ter efeito ex nunc ou ex tunc. b) A liminar concedida em sede de controle abstrato de normas h de ter sempre eficcia ex tunc. c) O Supremo Tribunal Federal costuma declarar, freqentemente, a inconstitucionalidade de lei sem a pronncia da nulidade. d) A ao direta de inconstitucionalidade e a ao declaratria de constitucionalidade, no que se refere ao direito federal, so instrumentos de carter dplice ou ambivalentes. 17) (119) Caracteriza-se como controle difuso de constitucionalidade a) a ao direta de inconstitucionalidade. b) a argio de descumprimento de preceito fundamental. c) a ao declaratria de constitucionalidade. d) o recurso extraordinrio. 18) (119) Lei municipal que concede subveno a determinada seita religiosa deve ser considerada a) inconstitucional, podendo ser impugnada por meio de Ao Direta de Inconstitucionalidade junto ao Supremo Tribunal Federal. b) inconstitucional, podendo ser impugnada por via de Argio de Descumprimento de Preceito Fundamental junto ao Supremo Tribunal Federal, desde que observado o princpio da subsidiariedade.

c)

constitucional, podendo ser assim declarada, no caso de divergncia jurisprudencial, em Ao Declaratria de Constitucionalidade junto ao Supremo Tribunal Federal. d) constitucional, pois a Constituio Federal autoriza a concesso de subsdios a qualquer espcie de culto religioso. 19) (120) Sabendo-se que o sistema financeiro dever ser regulado por lei complementar, nos termos do art. 192, da Constituio Federal, caso eventual lei ordinria venha a disciplin-lo, essa lei padecer de a) inconstitucionalidade formal, no podendo ser controlada pelo Judicirio, pelo fato de a aprovao equivocada da lei ser matria interna corporis do Poder Legislativo. b) inconstitucionalidade formal, podendo ser controlada pelo Judicirio, tanto pela via difusa, como pela via concentrada. c) inconstitucionalidade material, podendo ser controlada pelo Judicirio, apenas pela via difusa. d) inconstitucionalidade material, podendo ser controlada pelo Judicirio, apenas pela via concentrada, por ser norma de mbito nacional. 20) (120) A deciso do Supremo Tribunal Federal que, em Ao Direta de Inconstitucionalidade, declara a inconstitucionalidade parcial sem reduo de texto de determinado dispositivo de lei, implica a) nulidade do dispositivo, no sendo mais permitida sua aplicao integral. b) nulidade de parte do texto do dispositivo, sendo permitida a aplicao da parte restante. c) manuteno integral do texto do dispositivo, no sendo mais permitida a aplicao da interpretao incompatvel com a Constituio Federal. d) manuteno parcial do texto do dispositivo, no sendo mais permitida a aplicao da interpretao incompatvel com a Constituio Federal.

21) (123) O veto do Presidente da Repblica, por motivo de inconstitucionalidade, lei aprovada pelo Congresso Nacional, forma de

a)

controle preventivo da constitucionalidade, podendo, as razes, serem questionadas junto ao Poder Judicirio. controle repressivo da constitucionalidade, podendo, as razes, serem questionadas junto ao Poder Judicirio. controle preventivo da constitucionalidade, sendo vedado o questionamento de suas razes junto ao Poder Judicirio. controle repressivo da constitucionalidade, sendo vedado o questionamento de suas razes junto ao Poder Judicirio.

b)

c)

d)

22) (123) A deciso do Supremo Tribunal Federal que declarasse a constitucionalidade de decreto legislativo ratificador de tratado internacional, em Ao Direta de Inconstitucionalidade, proposta pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, seria incorreta, pois o decreto legislativo em questo no passvel de controle de constitucionalidade. b) poderia ter efeitos ex nunc, por razes de segurana jurdica ou de excepcional interesse social. c) seria incorreta, pois o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil no parte legtima para a propositura de ADIN. d) teria efeito vinculante em relao aos rgos do Poder Judicirio e Administrao Pblica federal, estadual e municipal. a)

23. (124) A Ao Direta de Inconstitucionalidade Interventiva, processada junto ao Supremo Tribunal Federal, tem por objetivos tutelar

a)

os princpios sensveis, previstos no art. 34, VII, da Constituio da Repblica, e dispor sobre a interveno da Unio nos Estados ou Distrito Federal. toda a Constituio Federal e declarar a inconstitucionalidade do ato impugnando. os princpios fundamentais, previstos no Ttulo I, da Constituio da Repblica, e declarar a inconstitucionalidade do ato impugnando. os princpios da Ordem Econmica, previstos no art. 170, da Constituio da Repblica, e declarar a inconstitucionalidade do ato estatal que intervenha indevidamente na economia.

b)

c)

d)

24. (124) O controle preventivo da constitucionalidade de projeto de lei ordinria estadual que contrarie a Constituio do respectivo Estado pode ser efetuado a) b) c) d) pelo Supremo Tribunal Federal, por meio da via concentrada. pelo Tribunal de Justia, por meio da via concentrada. pelo juiz de primeira instncia, por meio da via direta. por Comisso da Assemblia Legislativa.

25. (124) A deciso em Ao Direta de Inconstitucionalidade, processada perante o Supremo Tribunal Federal, que declara inconstitucional a Lei B, revogadora da Lei A, produz efeito ex tunc, restaura a eficcia da Lei A e vincula os rgos do Poder Judicirio e a Administrao Pblica. b) ex nunc, mantm revogada a Lei A e vincula somente os rgos do Poder Judicirio. c) ex nunc, restaura a eficcia da Lei A e vincula somente os rgos do Poder Judicirio. d) ex tunc, mantm revogada a Lei A e vincula somente a Administrao Pblica. a)

26. (124) premissa para realizao do controle da constitucionalidade das leis, o princpio da a) b) c) d) soberania popular. razoabilidade das leis. legalidade. supremacia da constituio.

27. (125) A deciso do Supremo Tribunal Federal, proferida em argio de descumprimento de preceito fundamental,

a) b) c) d)

em regra, no retroativa. vincula os rgos do Poder Pblico. vincula somente o Poder Judicirio. produz efeitos somente entre as partes.

28. (126) Em regra, as Comisses de Constituio e Justia esto aptas a exercer o controle

a) b) c) d)

repressivo da omisso inconstitucional, pela via concentrada. preventivo da constitucionalidade das leis. repressivo da constitucionalidade das leis, pela via difusa. repressivo da constitucionalidade das leis, pela via concentrada.

29. (127) Por meio de ao direta de inconstitucionalidade e de ao declaratria de constitucionalidade, processadas junto ao Supremo Tribunal Federal, podero ser questionadas as Emendas Constituio Federal e as leis federais, estaduais e municipais. b) as leis federais, estaduais e municipais. c) as leis federais e estaduais. d) as leis federais. a)

30. (127) Lei ordinria federal, dispondo sobre o aumento da remunerao dos servidores pblicos da Unio, cujo projeto de lei tenha sido apresentado por Senador, e que tenha sido promulgada pelo Congresso Nacional, contm vcio formal de inconstitucionalidade, podendo ser questionado via controle difuso. b) contm vcio material de inconstitucionalidade, podendo ser questionado via controle difuso. c) contm vcio material de inconstitucionalidade, podendo ser questionado via controle concentrado. d) no contm vcio de inconstitucionalidade. a)

31. (128) A deciso proferida em Ao Direta de Inconstitucionalidade por Omisso proposta para suprir eventual falta de lei regulamentadora do direito de greve dos servidores pblicos (art. 37, VII, da Constituio Federal):

a)

no permitir o exerccio efetivo do direito, porque a Ao Direta de Inconstitucionalidade por Omisso no visa a tornar efetiva a norma constitucional. permitir o exerccio efetivo do direito, porque obrigar o Congresso Nacional a produzir a lei em 30 (trinta) dias.

b)

c)

no permitir o exerccio efetivo do direito, porque apenas dar cincia ao Congresso Nacional sobre a necessidade de se produzir a lei. permitir o exerccio efetivo do direito, porque definir como e quando o direito ser exercido.

d)

32. (129) A deciso proferida por juzo singular estadual, em mandado de segurana individual, que declara a inconstitucionalidade de determinada lei da Unio,

a)

nula, porque o juzo estadual inconstitucionalidade de leis estaduais.

pode

declarar

b)

nula, porque o juzo singular no pode declarar a inconstitucionalidade das leis, cabendo, a declarao, somente aos Tribunais. vlida e produz apenas efeitos entre as partes do processo. vlida e produz efeitos erga omnes.

c) d)

33. (129) O sistema brasileiro de controle da constitucionalidade permite

a)

a impugnao de lei municipal, em face da Constituio da Repblica, por meio de Ao Direta de Inconstitucionalidade Federal. a verificao de inconstitucionalidade durante o processo de elaborao da lei. o saneamento da omisso inconstitucional, obrigando-se o Poder competente a adotar as providncias necessrias.

b)

c)

d)

a propositura de Ao Declaratria de Constitucionalidade Federal pelo Conselho Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil.

34. (130) A ao direta de inconstitucionalidade por omisso e o mandado de injuno devem ser sempre propostos junto ao Supremo Tribunal Federal. b) possuem os mesmos legitimados ativos. c) controlam as omisses normativas. d) so instrumentos de controle preventivo da constitucionalidade. a)

35. (130) A ao direta de inconstitucionalidade estadual pode ser proposta perante o Tribunal de Justia para controlar as omisses da Constituio Federal que afetem o Estadomembro respectivo. b) pode ser proposta perante o Tribunal de Justia para impugnar lei estadual ou municipal contrrias Constituio Estadual. c) pode ser proposta perante o Supremo Tribunal Federal para impugnar lei estadual contrria Constituio Federal. d) no existe no sistema brasileiro de controle da constitucionalidade. a)

36. (131) A medida cautelar concedida pelo Supremo Tribunal Federal em Ao Direta de Inconstitucionalidade produz efeitos contra todos e, em regra, ex tunc. produz efeitos ex nunc, salvo se o Tribunal entender que deva conceder-lhe efeito ex tunc. c) produz efeitos entre as partes e ex nunc. d) em regra, no torna aplicvel a legislao anterior acaso existente. a) b)

37. (131) Produz efeitos erga omnes e vinculante a deciso de mrito proferida pelo Supremo Tribunal Federal em Recurso Extraordinrio, sempre que envolver matria constitucional. b) somente em Ao Direta de Inconstitucionalidade e Ao Declaratria de Constitucionalidade. c) em Ao Direta de Inconstitucionalidade, Ao Declaratria de Constitucionalidade e Argio de Descumprimento de Preceito Fundamental. d) em todas as aes que envolvam matria constitucional. a)

GABARITO 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 D D D D A B C A D C C A C B A D D B B C C

22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37

D A D A D B B D A C C B C B B C

Anda mungkin juga menyukai