Anda di halaman 1dari 7

22-11-2011

7 A . Cincias Naturais
7A

A Terra fixa e encontrase no centro do Sistema Solar Solar. A Terra o centro do Universo.

As ideias de Ptolomeu dominaram a cultura ocidental, at ao sculo XVI.

7A

7A

Debaxo deste grande firmamento Vs o ceo de Saturno, Deos antigo; Jupiter logo faz o movimento, E Marte abaxo, bellico inimigo; O claro olho do ceo no quarto assento, E Venus, que os amores traz consigo; Mercurio, de eloquencia soberana; Com tres rostos debaxo vai Diana. Os Lusadas, Canto Dcimo, 89, Cames (c. de 15241580). A deusa Ttis mostra o universo a Vasco da Gama. O modelo descrito o de Ptolomeu, visto de fora para dentro.
7A

Geosfera na Universidade de Oxford Reino Unido

7A

22-11-2011

O Sol ocupa uma posio central relativamente aos t l l ti t restantes planetas. O Sol o centro do Universo.

Com base em estudos matemticos, matemticos defendia a hiptese Heliocntrica.

7A

7A

Construiu a primeira luneta (*). Observou a superfcie da Lua e os satlites de Jpiter. Observou as fases de Vnus. Fez inmeros estudos no domnio da Fsica

(*) Hans Lippershey, um fabricante de lentes holands, construiu em 1608 o primeiro instrumento para a observao de objetos distncia: o telescpio.
7A 7A

As descobertas de Galileu contriburam decisivamente na defesa do heliocentrismo. Contudo a principal contributo de Galileu foi para o mtodo cientfico, pois a cincia assentava numa metodologia aristotlica.
7A

Em 1616 a Inquisio (Tribunal do Santo Ofcio) pronunciouse sobre a Teoria Heliocntrica declarando que a afirmao de que o Sol o centro imvel do Universo era hertica e que a de que a terra se move estava "teologicamente" errada, contudo nada fora pronunciado a nvel cientfico.

7A

22-11-2011

O Tribunal do Santo Ofcio admoestou Galileu a abandonar a defesa da teoria heliocntrica excepto como ferramenta matemtica conveniente para descrever o movimento dos corpos celestes. Tendo Galileu persistido em ir mais longe nas suas ideias foi ento proibido de divulglas ou ensinlas.
7A

Galileu acabou condenado por desobedincia e por proferir contedos nada conformes a Doutrina, por ignorncia nestes temas, e a doutrina da Igreja permaneceu por muito tempo fiel como sempre foi, ao mesmo tempo que muitos clrigos apoiaram o geocentrismo e outros o heliocentrismo em disputas acadmicas.
Tmulo de Galileu na baslica de Santa Croce em Florena

7A

7A

7A

A ideia que o Sol no era o centro do universo, mas uma das inmeras estrelas, foi advogada pelo mstico Giordano Bruno. Durante o passar dos sculos XVIII e XIX, o estatuto do Sol como mais uma estrela entre muitas tornouse cada vez mais bvio. No sculo XX, mesmo antes da descoberta de que havia muitas galxias, estava abandonada a teoria heliocntrica. Mesmo quanto ao Sistema Solar, o Sol no est no centro geomtrico da rbita de nenhum planeta, mas no foco da rbita elptica.
7A 7A

22-11-2011

As relaes entre a Cincia e Sociedade no so exclusivas da Idade Mdia.

7A

7A

Quais foram os primeiros recursos de que os seres humanos dispuseram para observar o Universo?

7A

Quando surgiu o telescpio? O telescpio surgiu no sculo XVII e foi durante sculos o nico instrumento de explorao do Espao. Quais os recursos mais recentes? Mais tarde construramse radiotelescpios e, mais recentemente, os satlites artificiais.
7A 7A

O telescpio ptico representa, no essencial, i l uma verso aumentada do olho humano.

22-11-2011

O Grande Telescpio das Canrias, instalado na ilha La Palma, que parte das Ilhas Canrias, tem um espelho de 10,4 metros de dimetro, o que o tornar capaz de observar galxias extremamente distantes.

Os telescpios orbitais recolhem permanentemente informaes no deformadas pela atmosfera terrestre

7A

7A

Para alm de melhorarmos a nossa viso sobre o Universo, tentamos tambm apurar a nossa audio.
VLA Deserto do Novo Mxico
7A

Os radiotelescpios so no so, essencial, um grupo gigantesco de receptores de ondas de rdio.

7A

Um satlite artificial qualquer corpo feito pelo Homem e colocado em H l d rbita em redor da Terra ou de qualquer outro planeta.
Satlite SPOT
7A

Sonda espacial uma nave espacial no tripulada, utilizada para a explorao l remota de outros planetas, satlites, asterides ou cometas.
Cassini - Huygens

7A

22-11-2011

Normalmente as sondas tem recursos de telemetria, que permitem estudar distncia as suas caractersticas fsico qumicas, qumicas e por vezes tambm o seu meio ambiente. Algumas sondas, como Landers ou Rovers, pousam na superfcie dos astros celestes, para estudos de sua geologia e do seu clima.

Naves tripuladas

Phoenix (Marte)

Misso Lua
7A 7A

O vaivm descola como um f fogueto, estando preparado para realizar cerca de 100 misses

7A

7A

Ainda no sentido de rentabilizar a explorao do Espao, foram desenvolvidas estaes espaciais onde os astronautas podem permanecer por longos perodos e realizar experincias diversas.

ISS

A Rssia lanou hoje um fogueto Soyuz com trs cosmonautas a bordo, marcando o reincio dos voos tripulados para a Estao Espacial Internacional (EEI) suspensos em Agosto. Os russos Anton Chklaperov e Anatoli Ivanichin, bem como o norteamericano Dan Burbank descolaram s 04:14 TMG (mesma hora em Lisboa) do cosmdromo russo em Baikonur, no Cazaquisto, a bordo de uma nave Soyuz-TMA transportado por um fogueto Soyuz-FG. A Soyuz dever chegar EEI na quarta-feira s 05:33 TMG aps dois dias de voo. Tudo est a decorrer normalmente e estamos bem, declarou a tripulao por rdio ao centro de controlo. Os trs homens, que vo passar cerca de cinco meses no espao, vo juntar-se na estao ao norte-americano Mike Fossum, ao japons Satoshi Furukawa e ao russo Serguei Volkov.
7A

7A

22-11-2011

7A

7A

A rbita mais baixa volta da Terra est a "abarrotar" de objectos.


A maioria so satlites velhos, destroos e mesmo materiais perdidos pelos astronautas, como parafusos, luvas, peas soltas, partculas de tinta, que no teriam importncia se, devido sua alta velocidade, velocidade no se transformassem em verdadeiras armas mortferas.

7A

7A

Anda mungkin juga menyukai