Anda di halaman 1dari 6

MACIEIRA, R. C. . Conversando sobre sexualidade e cncer. In: CEREZETTI, C.R.N; FELICIO, J.L.; VEIT, M.T.. (Org.).

Psicologia nas organizaes de Sade: da preveno ao tratamento. 1 ed. So Paulo: Centro Universitario So Camilo, 2010, v. ,p. -. Conversando sobre a sexualidade e cncer Rita de Cssia Macieira* As pessoas me perguntam como a morte.Digo-lhes que sublime. a coisa mais fcil que tero a fazer. A vida dura. A vida dificil. Viver como ir a escola. Do a voc muitas lies para estudar.Quanto mais voc aprende, mais difceis ficam as lies. Quando aprendemos as lies a dor se vai. E. Kubler-Ross Resumo: A vivncia satisfatria da sexualidade constitui um dos aspectos importantes da vida da maioria das pessoas. Sexualidade est ligada reproduo e obteno de prazer, mas tambm com vontade de viver, intimidade e expresso de sentimentos. O presente texto tem a finalidade de instigar a discusso sobre a importncia da sexualidade para os pacientes com cncer e seus parceiros. Introduo Comeo este texto, lembrando que ao chegarem das grandes batalhas, os heris da antiga Roma percorriam a Via pia em direo aos portes da cidade. Iam eretos e poderosos em suas reluzentes bigas, enquanto o povo colocava-se nos dois lados da estrada para saud-los aos gritos, atirando flores. Neste trajeto, recebendo tantas homenagens, corriam o srio risco de terem seus egos inflados e se acharem deuses. Ento, sabiamente um escravo percorria o caminho ao lado de cada general, s para murmurar vezes seguidas em seus ouvidos: lembras-te de que s mortal. O tratamento do cncer popularmente costuma ser associado a uma grande batalha. Muitas das imagens que costumamos ver e das frases que ouvimos remetem a uma situao de luta, de dor e de sofrimento. No entanto, como nos lembra E. Kubler-Ross, a luta est no dia a dia de nossa vida e nem percebemos. Envolvidos na correria das coisas que precisamos realizar no nosso dia a dia, esquecemos que a vida est acontecendo. E ela to bela quanto frgil. De repente, o inimaginvel diagnstico de uma doena sria ameaa nossa inconsciente imortalidade. E vemo-nos repensando o sentido do existir humano. Nossas prioridades e valores so colocados em outra perspectiva. Nosso tempo muda. Agora, sobreviver ao cncer o mais importante. E sem perceber podemos cair no extremo oposto na armadilha de pensar apenas no futuro que acontecer depois da cura da doena. Cegos, esquecemos que a vida continua acontecendo entre uma consulta e outra, em meio s sesses de quimioterapia ou nos intervalos entre as internaes. O cncer tem limitaes e
Presidente da Sociedade Brasileira de Psico-Oncologia (SBPO) Rua Dr. Alceu Campos Rodrigues, 229 Conj. 512 - S.Paulo Fone: 11 3842 5504 e-mail: rita@macieira.info
*

no pode engessar a vida que temos a viver, congelar a alegria, destruir o prazer e roubar os minutos de plenitude que podemos alcanar. O tratamento da pessoa com cncer. Histricamente o cncer esteve sempre associado com imagens de vergonha, de um mal corrosivo, como a propria figura do caranguejo, smbolo da doena. Esta viso transformava o doente em culpado pela sua instabilidade orgnica, acabando por se perguntar ele mesmo o que eu fiz ou deixei de fazer para merecer este castigo? Assim, alm do medo, da dor e sofrimento pela incerteza do sucesso do tratamento, o doente convivia ainda com o preconceito e mitos sobre o cncer. Apesar dos avanos tecnolgicos no diagnstico e tratamento do cncer, passar pelo tratamento ainda , nos dias de hoje, algo muito difcil. Mas grandes mudanas esto sendo implantadas, como os programas de humanizao e cuidados paliativos desde o momento do diagnstico. No entanto, lembramos que no possvel fazer humanizao sem tratar a integralidade que a pessoa humana. O cncer ataca o corpo e o psiquismo, tendo portanto, reflexos em todas as esferas do viver: social, familiar, financeira, profissional, espiritual e tambm no mbito da sexualidade. Importa lembrar que a vivencia da sexualidade uma das maiores preocupaes do paciente, depois da cura.

Tratamentos
Manipulao contnua e constrangedora Manipula cont Procedimentos invasivos ou mutiladores, aumentam o sofrimento Podem mutilar rgos que participam das funes reprodutivas e da construo e fun constru manuteno da identidade sexual manuten

Sexualidade no desenvolvimento humano Entre os aspectos essenciais do desenvolvimento humano est a vivncia da sexualidade. Em seu sentido mais amplo, a sexualidade carrega consigo o senso de identidade pessoal, a forma de relacionamento e troca afetiva que se estabelece com o outro, alm da capacidade fsica de dar e receber prazer sexual. Envolve um ritual de intimidade com o prprio corpo e com o corpo do outro (Macieira e Maluf, 2008)1. Sexualidade est ligada reproduo e obteno de prazer, mas tambm com vontade de viver, intimidade e expresso de sentimentos. Portanto, a saude sexual est intimamente relacionada sade em geral.

Sexualidade
Sade sexual integra aspectos somticos, Sa som emocionais e intelectuais, enriquece a personalidade humana, a comunicao e o comunica amor. a capacidade de desfrutar o comportamento sexual de acordo com a tica pessoal e social, sem medo, vergonha, culpas, tabus ou outras barreiras psicolgicas. E psicol tambm, estar livre de distrbios orgnicos e tamb dist deficincias que interfiram nas funes sexual fun e reprodutora.

Em pacientes com cncer, a disfuno sexual um problema relativamente comum, causada pelos tipos de doena e tratamentos, por mudanas na imagem corporal ou mesmo por fadiga, dor ou depresso. Bom lembrar que a grande maioria dos problemas pode ser prevista a partir de um correto diagnstico e minimizada com aconselhamento psico-onclogico.

Disfunes Sexuais Disfun


Conhecer os diferentes componentes da sexualidade e as fases do desejo sexual; entender a etiologia do problema e perceber outras co-morbidades que possam afetar a resposta sexual, tais como fadiga, astenia e dor; e ainda, diagnosticar e tratar a depresso e ansiedade essencial para personalizar o atendimento do paciente
(Tal e Mulhal, 2006).

A sexualidade e o tratamento do cancer A prevalncia de disfunes sexuais em mulheres com cncer de mama bastante alta. Aproximadamente 90% das pacientes com cncer de mama experenciam em algum momento, alguma forma de disfuno sexual dispaurenia, perda de desejo, relacionadas quimioterapia ou a radioterapia (Schover, 19992; e 20053); ou ainda, a causa pode estar na inabilidade em relaxar e desfrutar da relao ou na alterao da imagem corporal, independentemente do estgio da doena (Bukovic et al. 2005)4 Os seios constituem smbolos do feminino, sexualidade, maternidade e beleza. Portanto, mulheres que tm as mamas preservadas ou optam pela reconstruo mamria, sobretudo as mais jovens, podem se sentir mais confortveis diante da prpria nudez e em relao s carcias. Outras podem ter medo da rejeio sexual ou vergonha de expor o prprio corpo. (Macieira e Maluf, 2008).

O marido ou companheiro desempenha um papel relevante e singular sendo provedor de suporte instrumental ou prtico; ou afetivo - emocional. Mas s vezes as mulheres queixam-se que seus maridos so maravilhosos quando h algo concreto para eles fazerem como buscar receitas, fazer anotaes, organizar transporte e encontrar informaes na Internet, mas tm dificuldade com as tarefas mais "sentimentais, tais como escutar, segurar as mos, tocar, e falar. Em grande parte dos casos o marido est acostumado com as questes prticas, porm a experincia relativa ao suporte emocional encontra-se diminuda. Eles prprios esto vivendo em estado de tenso que inclui: solido, incertezas, modificaes nos padres de comunicao com a parceira, confuso sobre o que contar aos filhos, dificuldade relacionada ao crescimento de suas atividades no lar e o temor sobre o impacto que a doena de sua esposa ter sobre toda a famlia (Rabinowitz, 2002)5.

A sexualidade da mulher com cncer de mama


Maridos: foram unnimes em expressar que a mudana na aparncia das esposas no era mudan importante, mas que a sobrevivncia e a boa sade sa eram os aspectos mais relevantes. Para eles, a cirurgia de reconstruo era reconstru completamente desnecessria ou poderia resultar desnecess numa dor desnecessria e em sofrimento para as desnecess parceiras, apesar de sentirem dor e pesar pela perda da mama delas.

O homem com cncer tambm pode sofrer de disfunes sexuais. Como exemplo, o cncer de prstata e seu tratamento podem causar problemas na vivncia da sexualidade, quando os homens podem tornar-se impotentes, caso a glande e vesculas seminais sejam retiradas; a prostatectomia pode levar a distrbios ejaculatrios; a fibrose na rea plvica pode causar incmodo; ou durante o tratamento hormonal, que geralmente diminui a libido. Um fator complicador que geralmente o homem no busca ajuda, mas aconselhamento psico-oncolgico precoce, focado na sexualidade em seu sentido mais amplo, de suma importncia. O casal deve obter o esclarecimento que o desejo e o carinho continuam iguais, que possvel satisfazer a parceira de muitas outras formas e que o prazer para o homem pode acontecer tambm atravs do toque e explorao de outras reas do corpo. Qualquer que seja o tipo de cncer, reaes de ajustamento ou mesmo depresso e ansiedade tm forte impacto sobre a sexualidade e sobre a conjugalidade e podem gerar culpas nos pacientes, por acharem que esto privando seus parceiros de atividade sexual. Com comunicao aberta entre o casal acerca do relacionamento, a vida sexual pode voltar a ser satisfatria para ambos. Cuidando da comunicao do casal As presses emocionais do diagnstico e tratamento continuado podem aumentar as tenses matrimoniais existentes anteriormente ou atuais.

Casamentos constitudos por uma slida relao antes do surgimento do cncer costumam se fortalecer, o que pode no ocorrer naqueles em que o ajustamento conjugal passa por problemas. Alguns casais tm dificuldades em discutir os problemas, preocupaes, preferncia e medos com relao sexualidade, qualquer seja a situao. Frente situao do cncer e ameaa de morte, possvel que considerem sexualidade um item de importncia menor. Alm disto, podem ocorrer distrbios de comunicao. Por medo de rejeio a pessoa com cancer pode evitar expor o corpo modificado ao companheiro (a). Ao mesmo tempo, este teme parecer invasivo ou insensvel ao demonstrar desejo. Mas a vivncia da sexualidade satisfatria pode reassegurar que o afeto, a atratividade e o desejo ainda esto presentes em ambos. O retorno da libido, que tambm energia vital, pode trazer de volta a cumplicidade e o prazer, que daro sabor e auxiliaro na reestruturao da vida. Por tudo isto, necessrio vencer as barreiras e o silncio que envolve este tpico. Importante frisar que a tentativa de proteo ao outro, conduz cada um dos cnjuges sofrer isoladamente, no compartilhando a dor, a solido e a tristeza. E melhoras significativas na comunicao do casal diminuem o sofrimento psicolgico e podem aumentar o vnculo. A sexualidade uma parte importante da qualidade de vida, mas apenas poucos pacientes discutem espontaneamente este tpico com seus cuidadores profissionais mdicos, enfermeiras, psiclogo e outros. E muitas vezes os profissionais do corpo clnico, no conferem devida importncia, no tm tempo, se sentem embaraados por entenderem como uma invaso de privacidade ou no se encontram preparados para discutir a qualidade de relacionamentos ntimos. O profissional que desenvolver um olhar mais acurado perceber que no casal ambos esto sofrendo. Com sensibilidade poder atuar de forma a minimizar os efeitos que o cncer ou seu tratamento possam causar sobre eles. Entre os cuidados planejados deve-se incluir ateno aos aspectos da sexualidade do casal.

Sexualidade e Conjugalidade
Cabe ao profissional especializado em psicopsicooncologia desenvolver um olhar mais acurado e sensvel, para perceber e atuar de forma a sens minimizar os efeitos que o cncer ou seu tratamento possam causar sobre o casal. Entre os cuidados deve-se incluir a devesexualidade do casal, j que ambos sofrem. j
(Macieira e Maluf, 2008)

Alguns questionamentos (Macieira e Maluf, 2008) podem auxiliar a pessoa com cncer a discorrer sobre seus potenciais problemas e preocupaes, facilitando a soluo ou o encaminhamento aos tratamentos especializados.

de que forma sua condio de paciente/parceiro influencia seus sentimentos sobre voc mesmo(a) como homem/mulher? como o que voc est passando influencia seus relacionamentos? como sua condio interfere em sua forma de ser como esposo(a), parceiro(a)? como a doena afeta(ou) sua vida sexual? A compreenso de que o cncer no torna o indivduo assexuado, mas sim o preconceito em se tratar a sexualidade, auxiliar na busca de solues. Concluso Finalizando, lembramos que embora a sexualidade seja integrante da vivncia da conjugalidade, esta ltima muito mais ampla. Por conjugalidade ou identidade conjugal (Cs de Paula, 2004)6 entende-se a maneira singular como o casal escolhe ser e interagir e que define sua existncia conjugal, caractersticas e limites. J que cada casal nico, tambm sua forma de enfrentamento das dificuldades e obstculos ser peculiar. Sensibilidade, amorosidade e criatividade transformaro as dores vividas em crescimento para ambos. E quando a vida sussurrar aos nossos ouvidos que somos mortais, podemos fazer com que o amor que vive em ns, como dizia Vinicius de Morais, seja infinito enquanto dure.

Referencias:
MACIEIRA, R.C. e MALUF, MF. Sexualidade e Cncer in CARVALHO VA et al. (orgs). Temas em Psico-Oncologia. So Paulo, Summus Editorial, 2008
2 1

SCHOVER, L.R. Counseling Cancer Patients About Changes in Sexual Function. Oncology.

v.13, n. 11, p. 1585-91, nov.1999.


3

SCHOVER, L.R. Sexuality and fertility after cancer. Hematology, American Society of

Hematology Education Program Book, 2005, p. 523-27, Jan/2005. Bukovic D, Fajdic J, Hrgovic Z, et al. Sexual dysfunction in breast cancer survivors. Onkologie. 2005;28:29-34. RABINOWITZ, B. Understanding and intervening in breast cancers emotional and sexual effects. Cure Womens Health Reports, Philadelphia. v. 2, n. 2, p. 140-7, Apr. 2002.
6 5 4

COSTA DE PAULA S.T., A vivncia da conjugalidade aps o diagnstico de cncer de mama.

Boletim Eletrnico SBPO. 2004; I (6).

Anda mungkin juga menyukai