Anda di halaman 1dari 21

(George Novack) O CURSO DESIGUAL DA HISTRIA Este ensaio pretende dar uma explicao compreensvel e coerente de uma das

leis fundamentais da histria humana, a lei do desenvolvimento desigual e combinado. a primeira vez, em minha opinio, que se tenta fazer isto. Procurarei demonstrar o que esta lei, como funcionou nas principais etapas da histria e tambm como pode clarificar alguns dos mais importantes fenmenos sociais e problemas polticos de nossa poca. Essas variaes entre os mltiplos fatores da histria do a base para o surgimento de um fenmeno excepcional, no qual as caractersticas de uma etapa inferior de desenvolvimento social se misturam com as de outra, superior. Essas formaes combinadas tm um carter altamente contraditrio e exibem acentuadas peculiaridades. Elas podem desviarse muito das regras e efetuar tal oscilao de modo a produzir um salto qualitativo na evoluo social e capacitar povos que eram atrasados a superar, durante certo tempo, os mais avanados. Esta a essncia da lei do desenvolvimento combinado. bvio que estas duas leis, estes dois aspectos de uma s lei, no atuam ao mesmo nvel. A desigualdade do desenvolvimento precede qualquer combinao de fatores desproporcionalmente desenvolvidos. A segunda lei cresce sobre a primeira e depende desta. E, por sua vez, esta atua, sobre aquela, afetando-a no seu posterior funcionamento.

A DUPLA NATUREZA DA LEI A lei do desenvolvimento desigual e combinado uma lei cientfica da mais ampla aplicao no processo histrico. Tem um carter dual ou, melhor dizendo, uma fuso de duas leis intimamente relacionadas. O seu primeiro aspecto se refere s distintas propores no crescimento da vida social. O segundo, correlao concreta destes fatores desigualmente desenvolvidos no processo histrico.

O ENQUADRAMENTO HISTRICO

A descoberta e formulao desta lei so Os aspectos fundamentais da lei podem resultado de mais de dois mil e quinhentos anos ser brevemente exemplificados da seguinte de investigaes tericas sobre as formas de maneira: desenvolvimento social. As primeiras observaes sobre ela foram feitas pelos filsofos e O fator mais importante do progresso historiadores gregos. Mas a lei como tal foi humano o domnio do homem sobre as foras levada a primeiro plano e efetivamente aplicada, de produo. Todo avano histrico se produz pela primeira vez, pelos fundadores do materiapor um crescimento mais rpido ou mais lento lismo histrico, Marx e Engels, h aproximadadas foras produtivas neste ou naquele segmen- mente um sculo. Esta lei uma das maiores to da sociedade, devido s diferenas nas contribuies do marxismo compreenso condies naturais e nas conexes histricas. Es- cientfica da histria e um dos mais poderosos sas disparidades do um carter de expanso instrumentos de anlise histrica. ou compresso a toda uma poca histrica e conferem distintas propores de desenvolviMarx e Engels, por sua vez, derivaram a mento aos diferentes povos, aos diferentes essncia desta lei da filosofia dialtica de Hegel. ramos da economia, s diferentes classes, Hegel utilizou a lei em suas obras sobre a histinstituies sociais e setores da cultura. Esta a ria universal e a histria da filosofia, porm sem essncia da lei do desenvolvimento desigual. lhe dar um nome especial nem reconhecimento

01

explcito. Da mesma maneira, muitos pensadores dialticos, antes e depois de Hegel, utilizaram esta lei em seus estudos e aplicaram-na mais ou menos conscientemente, para a soluo de complexos problemas histrico-sociais e polticos. Os mais destacados tericos do marxismo, desde Kautsky e Luxemburgo at Plekhanov e Lnin, reconheceram a sua importncia, observaram seu funcionamento e conseqncias e usaram-na para a soluo de problemas que confundiam a outras escolas de pensamento.

muito tempo at que esta aliana de fato, de foras opostas por natureza, se desintegrasse e rompesse. Os aliados da revoluo de fevereiro de 1917 se transformaram nos inimigos irreconciliveis de outubro de 1917. Como se chegou a isto? A queda do czarismo, na poca, produziu uma desigualdade nova e superior, na situao, que pode ser sintetizada na seguinte frmula: por um lado, as condies objetivas estavam maduras para a tomada do poder pelos operrios; por outro, a classe operria russa - e sobretudo sua direo no haviam apreciado corretamente a situao real nem experimentado a nova relao de foras. Ou seja, subjetivamente, no estavam amadurecidas para realizar a tarefa suprema. Pode-se dizer que o desenvolvimento da luta de classes, de fevereiro a outubro de 1917, consistiu no reconhecimento crescente, por parte da classe operria e seus lderes revolucionrios, do que era preciso fazer, bem como das condies objetivas e da preparao subjetiva. A brecha aberta entre eles foi preenchida na ao pelo triunfo dos bolcheviques na Revoluo de Outubro, que combinou a conquista operria do poder com o mais amplo levante campons.

UM EXEMPLO DE LNIN Citemos um exemplo de Lnin, que baseou nesta lei sua anlise da primeira etapa da revoluo russa de 1917. Em suas "Cartas de Longe" escrevia, da Sua, aos seus colaboradores bolcheviques: "O fato de que a revoluo (de fevereiro) tenha ocorrido to rapidamente... deve-se a uma conjuntura histrica incomum, na qual se combinavam, de maneira 'altamente favorvel', movimentos absolutamente distintos, interesses de classe absolutamente diferentes e tendncias polticas e sociais absolutamente opostas". (Coilected Works, Bookl.pg.31.) O que havia ocorrido? Um setor da nobreza e dos proprietrios rurais russos, a oposio burguesa, os intelectuais radicais, os operrios e soldados insurretos, junto com os aliados do imperialismo - foras sociais absolutamente antagnicas - haviam se unido momentaneamente contra a autocracia czarista. Cada qual pelas suas prprias razes. Todas juntas sitiaram, isolaram e derrubaram o regime dos Romanov. Essa extraordinria e irrepetvel conjuntura de circunstncias e combinaes de fora surgiu da totalidade de desigualdades prvias do desenvolvimento histrico russo por seus largamente adiados e no resolvidos problemas sociais e polticos exacerbados pela primeira guerra imperialista mundial. As diferenas, que haviam desaparecido superficialmente na ofensiva contra o czarismo, se manifestaram imediatamente e no passou

O FORMULADOR DA LEI Este processo est totalmente explicado por Trotsky em sua "Histria da Revoluo Russa". A prpria revoluo russa foi o exemplo mais claro do desenvolvimento desigual e combinado na histria moderna. Em sua anlise clssica deste acontecimento, Trotsky deu ao movimento marxista a primeira formulao explcita da lei. Trotsky, como terico, clebre sobretudo pela formulao da teoria da Revoluo Permanente. Contudo, sua exposio da lei do desenvolvimento desigual e combinado poderia ser comparada quela em importncia. Trotsky no s deu nome a essa lei, como tambm foi o primeiro que a exps em seu pleno significado e lhe deu expresso acabada. Estas duas contribuies compreenso

02

cientfica dos movimentos sociais esto, de fato, intimamente ligadas. A concepo de Trotsky da Revoluo Permanente resultou de seu estudo das peculiaridades do desenvolvimento histrico russo, luz dos novos problemas que se apresentaram ao socialismo mundial na poca do imperialismo. Esses problemas eram particularmente agudos e complexos em pases atrasados, onde a revoluo democrtico-burguesa no tinha ocorrido, e exigiam a soluo de suas tarefas mais elementares em um momento em que estava colocada a revoluo proletria. Os frutos de suas idias sobre esta questo, confirmados pelo desenvolvimento real da Revoluo Russa, prepararam e estimularam sua subseqente elaborao da lei do desenvolvimento desigual e combinado. Certamente, a teoria de Trotsky da Revoluo Permanente a aplicao mais frutfera desta verdadeira lei aos problemas cruciais da luta de classes internacional de nosso tempo - poca de transio da dominao capitalista ao mundo socialista - e oferece o mais alto exemplo de seu penetrante poder. Contudo, a lei aplicvel no apenas aos acontecimentos revolucionrios da poca presente como tambm, como veremos, a toda evoluo social. Possui tambm aplicaes mais amplas.

proporo ou em igual grau. Mais ainda, sob diferentes condies materiais, as mesmas coisas exibem diferentes propores e graus de crescimento. Qualquer campons ou trabalhador urbano sabe disso. Em "Life of the Past", G. G. Simpson, uma das mais notveis autoridades em matria de evoluo, desenvolve este mesmo ponto, dizendo: "O mais importante a respeito das propores da evoluo que variam enormemente e que as mais rpidas delas parecem ao mesmo tempo as mais lentas para os seres humanos (incluindo os paleontlogos, poderia dizer-se). Se seguirmos uma linha de filogenia em seu registro fssil, quase certo que verificaremos que distintos caracteres e partes evoluem em propores bastante diferentes e, em geral, que nenhuma parte evolui por longo tempo na mesma proporo. O crebro do cavalo evolui rapidamente enquanto o resto do corpo muda muito pouco. A evoluo do crebro muito mais rpida, durante um espao de tempo relativamente curto, do que em qualquer outro momento. A evoluo do p fica praticamente estacionada durante toda a evoluo do cavalo, mas em trs oportunidades sofre mudanas relativamente rpidas em seu mecanismo". "As propores da evoluo tambm variam muito de uma famlia a outra, e igualmente entre famlias ligadas. H uma srie de animais atualmente existentes que mudaram muito pouco em longos perodos de tempo: um pequeno branquipode chamado Lingula, por cerca de 400 milhes de anos; o Limidus, o 'caranguejo ferradura' - mais um escorpio que um caranguejo -, em 175 milhes de anos ou mais; o Esphenodon, um rptil parecido a uma lagartixa, agora confinado Nova Zelndia, por cerca de 15 milhes de anos; o Didelphis, um gamb americano, por cerca de 75 milhes de anos. Estes e outros animais, para os quais a evoluo se deteve h muito tempo, tiveram que evoluir todos numa proporo comum relativamente rpida." "H, por outro lado, diferentes caractersticas de propores nos distintos grupos.

DESENVOLVIMENTO DESIGUAL NA NATUREZA Deixando de lado o enquadramento histrico do qual surgiu a lei do desenvolvimento desigual e combinado, passemos agora anlise do alcance de sua aplicao. Embora tenha se originado do estudo da histria moderna, a lei do desenvolvimento desigual e combinado tem razes em acontecimentos comuns a todos os processos de crescimento, tanto na natureza como na sociedade. Os investigadores cientficos enfatizaram o prevalecimento das desigualdades dominantes em muitos campos. Todos os elementos constituintes de um objeto, todos os aspectos de um acontecimento, todos os fatores de um processo em desenvolvimento no se realizam na mesma

03

A maior parte dos animais terrestres evoluiu mais rpido que a maioria dos aquticos - esta generalizao no contradiz o fato de que alguns animais aquticos tenham evoludo mais rpido que alguns terrestres." (pg. 137-138.) A evoluo de uma ordem inteira de organismos passou, durante um ciclo completo, por uma fase inicial de crescimento lento, restrito, seguido por um perodo mais curto mas intenso de "expanso explosiva", voltando a cair em uma prolongada fase de mudanas menores. Em "O Significado da Evoluo" (pg. 7273), G. G. Simpson assinala: "O tempo de expanso rpida, alta variabilidade e comeo de radiao adaptativa... so perodos que aumentam as oportunidades que se apresentam aos grupos capazes de continu-la". Tal oportunidade para uma expanso explosiva se abriu aos rpteis quando evoluram, a ponto de ficarem independentes da gua como meio de vida e passarem a viver na terra, na rida vida dos vertebrados. Quando um "perodo mais tranqilo, posterior radicao, se completou", o grupo pode entrar indulgentemente no "gozo progressivo da conquista obtida". A evoluo de nossa prpria espcie logrou, atravs da primeira fase de tal ciclo, entrar na segunda. Os antecessores animais imediatos do gnero humano passaram por um prolongado perodo de crescimento restrito, como o demonstra o seu pequeno crebro, comparado a outros. O gnero humano atingiu a sua fase de "expanso explosiva" s no ultimo milho de anos, aproximadamente, aps o primata do qual descendemos ter adquirido os necessrios poderes sociais. Contudo, o posterior desenvolvimento do gnero humano no duplicou o seu ciclo de evoluo animal, porque o crescimento da sociedade provm de uma base qualitativamente diferente e governado por suas leis especficas. A evoluo dos distintos organismos humanos marcada por uma considervel irregularidade. O crnio desenvolveu suas atuais caractersticas entre nossos antecessores

sumos, muito antes das nossas mos articuladas com o polegar oposto. Somente depois de nossos antecessores terem adquirido a postura ereta e as mos para trabalhar, que o crebro dentro do crnio desenvolveu as suas atuais propores e complexidades. O que vlido para ordens inteiras e para espcies de animais e plantas tambm o para espcimes individuais. Se a igualdade prevalecesse no crescimento biolgico, cada rgo do corpo poderia desenvolver-se simultaneamente e no mesmo grau de propores, mas to perfeita simetria no existe na vida real. No crescimento do feto humano, alguns rgos aparecem e amadurecem antes dos outros. A cabea e o pescoo formam-se antes dos braos e pernas, o corao na terceira semana e os pulmes mais tarde. A culminao de todas estas irregularidades se manifesta nos recmnascidos, que so gerados em diferentes condies, com deformaes e em distintos intervalos entre a concepo e o nascimento. O perodo de nove meses de gestao no passa de uma mdia estatstica. A data do nascimento pode variar dias, semanas ou meses dessa mdia. O sinos frontal, um desenvolvimento tardio que s possuem os primatas e os homens, no se d nos jovens humanos e sim depois da puberdade e, em muitos casos, nunca chega a ocorrer.

A EVOLUO DESIGUAL DAS SOCIEDADES PRIMITIVAS O desenvolvimento da organizao social e das estruturas sociais particulares exibe desigualdades no menos pronunciadas que a histria biolgica dos antecessores da raa humana. Os diversos elementos da existncia social apareceram em tempos diferentes, evoluram em propores enormemente distintas e se desenvolveram, sob distintas condies, em graus diferentes. Os arquelogos dividem a histria humana em Idade da Pedra, do Bronze e do Ferro, em funo dos principais materiais usados na fabricao de ferramentas e armas. Essas trs etapas de desenvolvimento tecnolgico tiveram imensas diferenas temporais de durao. A Idade da Pedra durou cerca de

04

novecentos mil anos; a Idade do Bronze, de trs a quatro mil anos A.C.; a Idade do Ferro tem menos de quatro mil anos. Contudo, os diversos grupos do gnero humano atravessaram essas etapas em diversas pocas, em vrias partes do mundo. A Idade da Pedra acabou por volta de 3.500 A.C. na Mesopotmia; cerca de 1.600 A.C. na Dinamarca; em 1492 na Amrica e ainda no se encerrara em 1.800 na Nova Zelndia. Uma desigualdade parecida pode ser assinalada na organizao social. A etapa de selvageria, baseada na coleta de ervas alimentares, caa e pesca, estende-se por muitas centenas de milhares de anos, ao passo que a barbrie, baseada na criao de animais e no cultivo de cercais, data de oito mil anos A.C.. A civilizao tem menos de seis mil anos de existncia. A produo regular, ampla e crescente de alimentos produziu um avano revolucionrio no desenvolvimento econmico, e elevou a produo alimentcia das aldeias muito acima daquela das tribos atrasadas, que continuavam subsistindo com base na coleta de alimentos. A sia foi o lugar de nascimento da domesticao de animais e da horticultura. incerto qual desses ramos da produo se desenvolveu antes, mas os arquelogos descobriram remanescentes de comunidades camponesas mistas, com os dois tipos de produo de alimentos, que remontam a oito mil anos A.C. Existem tribos puramente pastoris que dependem exclusivamente do rebanho de animais para a sua existncia, como tambm povos completamente agrcolas, cuja economia est baseada no cultivo de cereais ou tubrculos. A cultura desses grupos especializados tem um desenvolvimento unilateral, em conseqncia de seu tipo particular de produo dos meios bsicos de vida. O modo de subsistncia puramente pastoril no tem, porm, as potencialidades inerentes ao desenvolvimento agrcola. As tribos pastoris no podem incorporar na sua economia os tipos mais elevados de produo de alimentos, em qualquer escala, sem abando-

nar e mudar inteiramente seu modo de vida. Isto acontece especialmente depois da introduo do arado, que supera as tcnicas de queimada e de semeadura da horticultura. No podiam desenvolver uma diviso extensa do trabalho nem avanar da aldeia cidade enquanto continuassem como simples guardadores do seu rebanho de gado. A superioridade inerente da agricultura sobre a criao de gado demonstrada pelo fato de que as populaes densas e as mais avanadas civilizaes, como a asteca, a inca ou a maia o provaram, se desenvolveram com base na agricultura. Os agricultores puderam incorporar facilmente a domesticao de animais ao seu modo de produo, mesclando ou combinando o cultivo do alimento com o pastoreio de animais, assim como transferindo animais de trao tecnologia da agricultura, com a inveno do arado. Foi a combinao da criao de gado com o cultivo de cereais em reas mistas que ajudou os povos agrcolas, dentro da sociedade brbara, a superar as tribos meramente pastoris, e a se transformarem, nas condies favorveis dos vales dos rios da Mesopotmia, Egito, ndia e China, nos beros da civilizao. Desde o advento dos povos civilizados, existiram trs diferentes nveis essenciais de progresso, que correspondem a seus modos de assegurar as necessidades vitais: a coleta de alimentos, a produo elementar de alimentos e a produo mista, com um alto desenvolvimento da diviso do trabalho e uma crescente troca de mercadorias. Os gregos da poca clssica eram altamente conscientes desta disparidade de desenvolvimento entre eles prprios e os povos que ainda se mantinham numa etapa mais atrasada de desenvolvimento social. Assinalaram esta diferena fazendo uma distino marcante entre os gregos civilizados e os brbaros. A conexo e distncia histrica entre eles foi explicitamente assinalada pelo historiador Tucdides, ao afir-

05

mar: "Os gregos viviam anteriormente como os brbaros vivem hoje".

O NOVO E O VELHO MUNDO A desigualdade do desenvolvimento histrico mundial raras vezes foi to notvel como quando os nativos da Amrica se enfrentaram pela primeira vez com os invasores brancos que vinham da Europa. Encontraram-se ali duas rotas de evoluo social completamente separadas, produtos de dez a vinte mil anos de desenvolvimento independente nos dois hemisfrios. Ambas se viram obrigadas a comparar suas propores de crescimento e a medir seus respectivos resultados globais. Esta foi uma das mais marcantes confrontaes de diferentes culturas em toda a Histria. Naquele momento a Idade da Pedra chocou-se com o final da Idade do Ferro e o comeo da mecanizao. Na caa e na guerra, o arco e a flecha tiveram que competir com o mosquete e o canho; na agricultura, a enxada e o basto, com o arado e os animais de trao; no transporte aqutico, a canoa com o navio; na locomoo terrestre, as pernas humanas com o cavalo e os ps descalos com a roda. Na organizao social, o coletivismo tribal contra as instituies e costumes feudal-burgueses; a produo para o consumo imediato da comunidade contra uma economia monetria e o comrcio internacional. Poderamos multiplicar estes contrastes entre os ndios americanos e os europeus ocidentais. Contudo, a desigualdade dos produtos humanos de enormes etapas separadas de desenvolvimento econmico foi, aparentemente, demasiado violenta. Surgiram grandes antagonismos; trataram de manter-se separados uns dos outros e, assim como no princpio os chefes astecas identificaram os recm chegados brancos com deuses, os europeus, reciprocamente, olhavam e tratavam os nativos como animais.

Como sabemos, a desigualdade de produtividade e poder destrutivo na Amrica do Norte no foi superada pela adoo, pelos ndios, dos mtodos dos brancos e sua assimilao gradual e pacfica sociedade de classes. Pelo contrrio, nos quatro sculos seguintes chegou-se expropriao e aniquilao das tribos indgenas.

O ATRASO DA VIDA COLONIAL Se os colonizadores brancos desenvolveram sua superioridade material sobre os povos nativos, eles prprios estavam atrasados em relao ptria de origem. O atraso geral do continente norteamericano e suas colnias, em comparao ao ocidente europeu, predeterminou as principais linhas de seu desenvolvimento desde o comeo do sculo XVI at meados do sculo XIX. Neste perodo, a tarefa central dos americanos foi alcanar a Europa e superar a disparidade no desenvolvimento social dos dois continentes. Como e por quem foi feito isto o principal tema da histria norte-americana ao longo destes trs sculos e meio. Isto exigiu, entre outras coisas, duas revolues para completar a tarefa. A revoluo colonial, que coroou a primeira etapa de progresso, deu ao povo americano instituies polticas mais avanadas que as de qualquer outro lugar do velho mundo e aplainou o caminho para a rpida expanso econmica. De toda maneira, depois de haver conquistado a independncia nacional, os EUA tiveram ainda que conquistar a independncia econmica dentro do mundo capitalista. A diferena econmica entre esse pas e as naes do ocidente da Europa limitou-se primeira metade do sculo XIX e encerrou-se virtualmente com o triunfo do capitalismo industrial do Norte sobre os poderes escravistas, na guerra civil. No foi necessrio muito tempo para que os Estados Unidos superassem a Europa Ocidental.

06

A DESIGUALDADE DOS CONTINENTES E PASES Estas mudanas na posio dos Estados Unidos ilustram a desigualdade de desenvolvimento entre os centros metropolitanos e as colnias, entre os diferentes continentes e entre os pases de um mesmo continente. Uma comparao entre os diversos modos de produo nos diversos pases demonstraria mais abruptamente suas desigualdades. O escravismo havia virtualmente terminado, como modo de produo, nos pases da Europa, antes de ser introduzido na Amrica, em virtude das necessidades dos prprios europeus. A servido havia desaparecido na Inglaterra antes de surgir na Rssia e houve tentativas de implant-la nas colnias norte-americanas depois de ter sido varrida na metrpole. Na Bolvia, o feudalismo floresceu sob os conquistadores espanhis e fez deteriorar o escravismo, ao passo que, nos Estados Unidos, este surgiu ficando o feudalismo. O capitalismo estava altamente desenvolvido no ocidente da Europa, enquanto que no Leste era implantado s superficialmente. Uma disparidade similar no desenvolvimento capitalista prevaleceu entre os Estados Unidos e Mxico. A desigualdade a "lei mais geral do processo histrico" (Histria da Revoluo Russa, pg. 5). Estas desigualdades so a expresso especfica da natureza contraditria do progresso social e da dialtica do desenvolvimento humano.

mento social da Rssia e dos Estados Unidos nessa poca. "Dois estados existem" - escreveu "diametralmente opostos um ao outro. Cada um deles contm um elemento extremamente desenvolvido em comparao com o seu nvel capitalista. Na Rssia o proletariado. Em nenhum outro pas como na Amrica do Norte se pode falar com tanta propriedade da ditadura do capital, ao passo que em nenhum o proletariado adquiriu tanta importncia como na Rssia". Esta diferena no desenvolvimento, que Kautsky descreve nos seus primrdios, se acentuou enormemente em suas etapas ulteriores. Trotsky fez uma anlise extraordinria do significado de tais desigualdades para explicar o curso de uma histria nacional, no primeiro captulo de sua "Histria da Revoluo Russa", sobre "as peculiaridades do desenvolvimento russo". A Rssia czarista continha foras sociais que pertenciam a trs diferentes etapas do desenvolvimento histrico. No alto estavam os elementos feudais: uma monstruosa autocracia asitica, um clero estatal, uma burocracia servil, uma nobreza territorial privilegiada. Mais abaixo, havia uma fraca e impopular burguesia e uma intelectualidade covarde. Estes fenmenos opostos estavam organicamente interrelacionados. Constituam distintos aspectos de um processo social unificado. As condies histricas que fortificaram e preservaram o predomnio das foras feudais - a lentido do desenvolvimento russo, a sua economia atrasada, o primitivismo de suas formas sociais e seu baixo nvel de cultura haviam freado o crescimento das foras sociais e acentuado sua debilidade social e poltica. Este foi um aspecto da situao. Por outro lado, o extremo atraso da histria russa havia deixado sem resolver os problemas agrrios e nacionais, provocando descontentamento, fome de terra no campesinato e anseio de liberdade nas nacionalidades oprimidas. Enquanto isso, aparecia a industria capitalista, dando origem a empresas altamente concentradas, sob a dominao do capital financeiro estrangeiro, e a um proletariado no menos concentrado, armado com as ltimas idias, organizaes e mtodos de luta.

DESIGUALDADES INTERNAS A desigualdade do desenvolvimento entre os continentes e pases acompanhada por um semelhante crescimento desigual dos distintos elementos dentro de cada grupo social ou organismo nacional. Em uma obra sobre a classe operria norte-americana, escrita por Karl Kautsky no comeo do sculo, o marxista alemo assinalava alguns dos contrastes marcantes no desenvolvi-

07

Esta violenta desigualdade na estrutura social da Rssia czarista forneceu a base para os acontecimentos revolucionrios que explodiram, quando da queda da decadente estrutura medieval em 1917, e culminaram em poucos meses levando ao poder o proletariado e o partido bolchevique. Somente analisando e compreendendo isto, possvel captar porque a revoluo russa se deu desta maneira.

moeda. Numa escala histrica geral, estas seqncias so absolutamente inviolveis. As principais caractersticas da estrutura social simples dos selvagens so determinadas por seus primitivos mtodos de produzir os meios de vida, que dependem, por sua vez, do baixo nvel de suas foras produtivas. Estima-se que os povos coletores de alimentos requerem, em mdia, 40 milhas quadradas per capita para se manterem. No podem produzir nem manter grandes concentraes de populao sobre tais fundamentos econmicos. Geralmente agrupam menos de quarenta pessoas e raras vezes excedem a cem. A ineludvel estreiteza de sua produo de alimentos e a disperso de sua fora limitam estritamente seu desenvolvimento.

IRREGULARIDADES NA SOCIEDADE As pronunciadas irregularidades que se produziram na historia induziram alguns pensadores a negar que haja, ou possa haver, alguma causalidade ou lei no desenvolvimento social. A escola mais conhecida de antroplogos norteamericanos, encabeada pelo falecido Franz Boas, nega explicitamente que possa haver alguma seqncia determinada de etapas que possam ser descobertas na evoluo social, ou que as expresses culturais estejam ligadas tecnologia ou economia. Segundo R. H. Lowitt, o expositor mais conhecido deste ponto de vista, os fenmenos culturais apresentam meramente o carter de "um caos sem plano", uma "selva catica". A "selva catica" est na cabea desse antimaterialista e antievolucionista, e no na histria ou na constituio da sociedade. possvel que os povos que vivem, no sculo XX, sob as condies da Idade da Pedra, possuam um rdio - resultado do desenvolvimento combinado. Mas categoricamente impossvel encontrar tal produto da eletrnica contempornea enterrado com os resqucios humanos da Idade da Pedra depositados h muitssimos anos. No preciso ser muito esperto para perceber que um coletor de alimentos, de ervas, um caador, um pescador ou um caador de aves, existiram muito antes que a produo de alimentos em forma de horticultura ou criao de gado. Ou que as ferramentas de pedra precederam as de metal; que a palavra precedeu a escrita; que as cavernas existiram antes das aldeias; que a troca de bens precedeu a

DA BARBRIE CIVILIZAO Que se pode dizer a respeito da etapa seguinte de desenvolvimento social, a barbrie? O notvel arquelogo V. Goroon Childe publicou recentemente, num livro chamado "Evoluo Social", um resumo dos "sucessivos passos atravs dos quais as culturas brbaras entram na via da civilizao, em contraste com seu ambiente natural". Childe reconhece que o ponto de partida na esfera econmica foi idntico em todos os casos, "na medida em que as primeiras culturas brbaras examinadas estavam baseadas no cultivo dos mesmos cereais, e no pastoreio das mesmas espcies de animais". Ou seja, a barbrie separa-se das formas selvagens de vida pela aquisio e aplicao de tcnicas produtivas mais elevadas para a agricultura e a criao de gado. A chegada ao resultado final - a civilizao - exibe diferenas concretas em cada caso, "contudo, em toda parte, significa a agregao de grandes populaes nas cidades, assim como a diferena entre a produo primria (pescadores, agricultores etc.) e a de artesos especializados em tempo integral, mercadores, burocratas, clero e governantes; uma efetiva concentrao do poder poltico e econmico; o uso de

08

smbolos convencionais para lembrar e transmitir informaes (escrita) e tambm padres convencionais de pesos e medidas e de medidas de tempo e espao que levam a um tipo de cincia matemtica e calendrio". Ao mesmo tempo, Childe assinala que "os passos que integram este desenvolvimento no apresentam, igualmente, um paralelismo abstrato". A economia rural do Egito, por exemplo, tem um desenvolvimento diferente do da Europa de clima temperado. Na agricultura do velho mundo, a enxada foi substituda pelo arado, ferramenta que no era conhecida plos maias. A concluso geral que Childe tira destes fatos que "o desenvolvimento da economia rural brbara das regies estudadas no apresenta paralelismo e sim convergncias e divergncias" (pg. 162). Mas isto no suficiente. Considerados em sua totalidade e em sua inter-relao histrica, a maioria dos povos que entram na barbrie surge das mesmas atividades econmicas essenciais, o cultivo de cereais e criao de gado. Tiveram um desenvolvimento diversificado de acordo aos diferentes habitais naturais e circunstncias histricas e comprovam, ao percorrer o caminho rumo civilizao, que no foram detidos na rota ou obliterados, e atingiram por fim o mesmo destino: a civilizao.

ras. O curso real da histria, a passagem de um sistema social a outro, de um nvel de organizao a outro, muito mais complicado, heterogneo e contraditrio do que aquele que se pode dar num esquema histrico geral. O esquema histrico universal das estruturas sociais - selvageria, barbrie, civilizao - com suas respectivas etapas, uma abstrao. uma abstrao indispensvel e racional, que corresponde s realidades essenciais do desenvolvimento e serve como guia para a investigao, mas no pode substituir direta-mente a anlise de nenhum segmento concreto da sociedade. Uma linha reta pode ser a distncia mais curta entre dois pontos, mas a humanidade frequentemente deixou de lado esse adgio e seguiu aquele que diz que "o caminho mais longo o mais perto de casa". Na histria mesclam-se ambas: regularidades e ir-regularidades. A regularidade fundamentalmente determinada pelo carter e desenvolvimento das foras produtivas e o modo de produzir os meios de vida. Contudo, este determinismo bsico no se manifesta no desenvolvimento real da sociedade de maneira simples, direta e uniforme, e sim por meios extremamente complexos, desviados e heterogneos.

A MARCHA DA CIVILIZAO Que ocorreu com a evoluo da civilizao? um "caos sem plano"? Quando analisamos a marcha do gnero humano atravs da civilizao, vemos que seus segmentos avanados passaram sucessivamente pelo escravismo, feudalismo e capitalismo e agora esto a caminho do socialismo. Isto no significa que cada setor da humanidade tenha passado por esta seqncia invarivel de etapas histricas, como cada um dos povos brbaros passou atravs da mesma seqncia de etapas. Mas a sua efetiva consecuo permite a quem chega mais tarde combinar ou comprimir etapas histricas intei-

A EVOLUO DESIGUAL DO CAPITALISMO Isto est exemplificado com maior nfase na evoluo do capitalismo e suas partes componentes. O capitalismo um sistema econmico mundial. Nos ltimos cinco sculos se desenvolveu de pas a pas, de continente a continente, e passou atravs das fases sucessivas do capitalismo comercial, industrial, financeiro e capitalismo estatal monopolista. Cada pas, mesmo que atrasado, foi levado estrutura das relaes capitalistas e se viu sujeito s suas leis de funcionamento. Enquanto cada nao entrou na diviso internacional do

09

trabalho sobre a base do mercado mundial capitalista, cada uma participou de forma peculiar e em grau diferente na expresso e expanso do capitalismo, e jogou diferente papel nas distintas etapas de seu desenvolvimento. O capitalismo surgiu com muito maior fora na Europa e Amrica do Norte do que na sia e frica. Estes foram fenmenos interdependentes, lados opostos de um nico processo. O fraco desenvolvimento capitalista nas colnias foi produto e condio do superdesenvolvimento das reas metropolitanas, que se realizou s custas das primeiras. A participao de vrias naes no desenvolvimento do capitalismo no foi menos irregular. A Holanda e a Inglaterra tomaram a direo no estabelecimento das formas e foras capitalistas nos sculos XVI e XVII, enquanto a Amrica do Norte estava ainda, em grande medida, em posse dos ndios. Contudo, na fase final do capitalismo, no sculo XX, os Estados Unidos superaram amplamente a Inglaterra e a Holanda. medida que o capitalismo ia captando dentro de sua rbita um pas aps o outro, aumentavam as diferenas mutuas. Esta crescente interdependncia no significa que sigam pautas idnticas ou possuam as mesmas caractersticas. Quando mais se estreitam as suas relaes econmicas, surgem profundas diferenas que os separam. O seu desenvolvimento nacional no se realiza, em muitos aspectos, ao longo de linhas paralelas, e sim atravs de linhas angulares, s vezes divergentes como ngulos retos. Adquirem traos no idnticos, mas complementares.

dos muito diferentes e at opostos. Por exemplo, na primeira metade do sculo XIX, a Inglaterra e os EUA eram ambos governados pelas mesmas leis do capitalismo industrial. Mas estas leis operavam sob diferentes condies nos dois pases e produziram resultados muito diferentes na agricultura. A enorme demanda da indstria britnica por algodo e alimentos baratos estimulou poderosamente a agricultura norte-americana, ao mesmo tempo que os mesmos fatores econmicos sufocaram os camponeses da Inglaterra. A expanso da agricultura num pas e sua contrao no outro foram conseqncias opostas, mas interdependentes, das mesmas causas econmicas. Passando do processo econmico ao intelectual, o marxista russo Plekhanov assinalava, no seu notvel trabalho "Em defesa do materialismo" (pg. 126), como o desenvolvimento desigual dos diversos elementos que compem uma estrutura nacional permite ao mesmo conjunto de idias produzir um impacto social muito diferente sobre a vida filosfica. Falando do desenvolvimento ideolgico no sculo XVIII, Plekhanov assinalava: "O mesmo conjunto de idias levou ao atesmo militante dos materialistas franceses, ao indiferentismo religioso de Hume, e religio 'prtica' de Kant. A razo foi que a questo religiosa na Inglaterra, nesse tempo, no jogava o mesmo papel que na Frana, nem nesta como na Alemanha. E esta diferena no significado da questo religiosa tinha suas razes na distinta relao em que estavam as foras sociais em cada um desses pases. Similares em sua natureza, mas dspares em seu grau de desenvolvimento, os elementos da sociedade combinavam-se de modo diferente nos distintos pases europeus e conduziam, cada um deles, a um estado de conscincia muito particular, que se expressava na literatura nacional, na filosofia, na arte etc. Como conseqncia disto, uma mesma questo pode apaixonar os franceses e deixar indiferentes os britnicos. Um mesmo argumento pode ser considerado com respeito por um alemo progressista, enquanto um francs progressista o ver com dio amargo".

CAUSAS IGUAIS, EFEITOS DIFERENTES. A regra que diz que as mesmas causas produzem os mesmos efeitos no incondicional e geral. A lei s vlida quando a histria produz as mesmas condies, mas geralmente h diferenas para cada pas e constantes mudanas e intercmbios entre eles. As mesmas causas bsicas podem conduzir a resulta-

10

PECULIARIDADES NACIONAIS Desejaria terminar este exame do processo de desenvolvimento desigual com uma discusso do problema das peculiaridades nacionais. Os marxistas so amide acusados por seus inimigos de negar, ignorar ou subestimar as peculiaridades nacionais em favor das leis histricas universais. No verdade. No correia essa crtica, embora alguns marxistas individualmente possam ser acusados de tais erros. O marxismo no nega a existncia e a importncia das peculiaridades nacionais. Seria teoricamente estpido e praticamente sem valor se o fizesse, dado que as diferenas nacionais podem ser decisivas para orientar a poltica do movimento operrio, de uma luta nacional ou de um partido revolucionrio, durante um certo perodo num dado pas. Por exemplo, a maior parte dos ativistas operrios da Gr-Bretanha seguem o partido trabalhista. Este monoplio uma peculiaridade fundamental da GrBretanha e do desenvolvimento poltico dos seus trabalhadores. Os marxistas que no levarem em conta este fator, como chave de sua orientao organizativa, estaro violando o esprito do seu mtodo. H outro exemplo remoto: na maior parte dos pases coloniais, hoje em dia, as raas de cor esto lutando contra o imperialismo pela independncia nacional contra a opresso das naes brancas. Nos Estados Unidos, pelo contrrio, a luta dos negros contra seu carter de cidados de segunda classe se caracteriza por no ser um movimento pela separao e sim pela demanda de integrao incondicional vida americana, sobre bases iguais. Sem ter em conta este carter especfico impossvel compreender as principais tendncias da luta dos negros americanos na atual etapa. Longe de rejeitar as diferenas nacionais, o marxismo o nico mtodo histrico, a nica teoria sociolgica que as explica adequadamente, demonstrando quais so suas razes nas condies materiais de vida e considerando suas origens histricas, desenvolvimento, desintegrao e desaparecimento. As escolas burguesas de pensamento vem as peculiaridades nacionais com um

critrio distinto, como acidentes inexplicveis, como produto da vontade divina ou de caractersticas fixas e finais de um determinado povo. O marxismo as v como um produto histrico que surge de combinaes concretas de foras e condies internacionais. Este procedimento de combinar o geral com o particular e o abstraio com o concreto est de acordo no somente com as exigncias da cincia como tambm com nossos hbitos dirios de raciocnio. Cada indivduo tem uma expresso facial diferente, o que nos permite reconhec-lo e separ-lo dos outros. Ao mesmo tempo, compreendemos que este indivduo tem o mesmo gnero de olhos, ouvidos, boca, fronte e outros rgos que o restante da raa humana. De fato, a fisionomia particular que produz sua expresso diferente s a manifestao fundamental de um conjunto especfico dessas estruturas e caractersticas humanas comuns. O mesmo ocorre com a vida e a fisionomia de uma dada nao. Cada nao tem seus prprios traos caractersticos. Mas essas peculiaridades surgem como consequncia da modificao de leis gerais em funo das condies materiais e histricas especficas. So, em ltima instncia, a cristalizao particular de um processo universal. Trotsky concluiu que as peculiaridades nacionais so o produto mais geral do desenvolvimento histrico desigual, seu resultado final.

OS LIMITES DAS PECULIARIDADES NACIONAIS Contudo, por mais profundamente assentadas que estejam estas peculiaridades na estrutura social e por mais poderosa que seja sua influncia sobre a vida nacional, elas so limitadas. Em primeiro lugar, so limitadas na ao. No substituem o processo superior da economia e poltica mundial nem podem abolir o funcionamento de suas leis. Consideremos, por exemplo, as diferen-

11

tes consequncias polticas da crise mundial de 1929, nos EUA e Alemanha, devidas s diferenas no contexto histrico, na estrutura social especfica e na evoluo poltica nacional. Num caso, o New Deal de Roosevelt chegou ao poder e no outro, o fascismo de Hitler. O programa de reforma sob os auspcios democrticoburgueses, e o programa da contra-revoluo sob a fria ditadura totalitria, foram mtodos totalmente diferentes utilizados pelas respectivas classes capitalistas para salvar a pele. Este contraste entre as formas capitalistas americana e alem de autopreservao foi explorada at a exausto plos apologistas do capitalismo norte-americano, os quais o atriburam ao esprito democrtico inerente nao americana e aos seus governantes capitalistas. Na realidade, a diferena se deveu maior riqueza e recursos do imperialismo dos EUA, por um lado, e imaturidade das relaes de classe e conflitos, por outro. Contudo, na etapa seguinte e antes que sobreviesse a decadncia, o processo do imperialismo levou ambas as potncias a uma segunda guerra mundial, para determinar quem dominaria o mercado mundial. Apesar de significativas diferenas em seus regimes polticos internos, ambas chegaram ao mesmo destino. Continuaram subordinadas s mesmas leis fundamentais do imperialismo capitalista e no puderam impedir seu funcionamento nem evitar suas consequncias. Em segundo lugar, as peculiaridades nacionais tm limites historicamente definidos. No esto fixadas para sempre nem tm um destino absolutamente determinado. Condies histricas as geram e as suplantam; novas condies histricas podem alter-las, eliminlas e ainda transform-las em seus opostos. No sculo XIX, a Rssia era o pas mais reacionrio da Europa e da poltica mundial; no sculo XX transforma-se no mais revolucionrio. Em meados do sculo XIX os Estados Unidos eram a nao mais revolucionria e progressista; em meados do sculo XX, substituram a Rssia como fortaleza da contra-revoluo mundial. Mas este papel tampouco pode ser eterno, como assinalaremos no prximo captu-

lo, onde estudaremos o carter e conseqncias do desenvolvimento desigual e combinado.

O DESENVOLVIMENTO COMBINADO E SUAS CONSEQNCIAS Analisaremos agora o segundo aspecto da lei do desenvolvimento desigual e combinado. Seu nome indica de qual lei geral ela uma expresso particular, ou seja, a lei da lgica dialtica chamada "lei da interpenetrao dos opostos". Os dois processos - desigualdade e combinao - que esto unidos nesta formulao representam dois aspectos ou etapas da realidade opostos e, no obstante, integralmente relacionados e interpenetrados. A lei do desenvolvimento combinado parte do reconhecimento da desigualdade nas propores de desenvolvimento de vrios fenmenos das mudanas histricas. A disparidade no desenvolvimento tcnico e social, e a combinao fortuita de elementos, tendncias e movimentos pertencentes a diferentes etapas da organizao social, do a base para o surgimento de algo novo e de qualidade superior. Esta lei permite-nos observar como surge a nova qualidade. Se a sociedade no se desenvolvesse num caminho diferencial, ou seja, atravs do surgimento de diferenas, s vezes to agudas que se tomam contraditrias, no haveria possibilidade de combinao e integrao de fenmenos contraditrios. Contudo, a primeira fase do processo evolutivo desigualdade - o pr-requisito indispensvel para a segunda fase: a combinao de caractersticas que pertencem a diferentes etapas da vida social nas distintas formaes sociais, desviando-se dos padres deduzidos abstratamente ou tipos "normais". Esta combinao surge como a necessria superao da desigualdade pr-existente. Podemos ver como ocorrem quase sempre juntas e ligadas na simples lei da combinao e desigualdade do desenvolvimento. Partindo do fato dos nveis diversos de desenvolvimento que resultam da progresso desigual dos distintos

12

aspectos da sociedade, poderemos agora analisar a prxima etapa e a necessria conseqncia desta situao: a sua combinao.

es tribais. As formas pr-capitalistas de vida com as que depararam foram combinadas num grau ou outro com as caractersticas fundamentais da civilizao burguesa. Tribos indgenas, por exemplo, foram anexadas ao mercado mundial atravs do comrcio de peles; e verdade que os ndios se tornaram, em certa medida, civilizados. Por outro lado, os colonos brancos europeus, caadores, lenhadores e pioneiros da agricultura barbarizaram-se parcialmente por terem sobrevivido no deserto das plancies e nas montanhas dos campos "virgens". Contudo, o lenhador europeu que penetrava nos desertos da Amrica, com seu rifle e sua enxada de ferro, e tambm com sua concepo e hbitos de civilizao, foi muito diferente do ndio Pele-Vermelha, ainda que muitas das atividades da sociedade brbara do lenhador tambm lhe correspondessem. Em sua obra sobre as foras sociais na histria norte-americana, A. M. Simon, um dos principais historiadores socialistas, escreveu: "O curso da evoluo seguiu em cada colnia uma linha de desenvolvimento muito parecida que a raa havia seguido" (pg. 30-31). No comeo assinalou - houve um comunismo primitivo. Depois, uma pequena produo individual, e assim prosseguiu at chegar ao capitalismo. Contudo, a concepo segundo a qual a colnia americana, ou algumas delas, substancialmente repetiram as sequncias das etapas que as sociedades avanadas haviam atravessado antes delas, excessivamente esquemtica e ignora o principal ponto relativo ao seu desenvolvimento e estrutura. A peculiaridade mais significativa da evoluo das colnias britnicas na Amrica deriva do fato de que todas as formas de organizao e as foras impulsionadoras pertencentes s primeiras etapas do desenvolvimento social, desde a selvageria e igualmente no caso da escravido, foram incorporadas e condicionadas pelo sistema em expanso do capitalismo internacional. No h, no solo americano, repetio mecnica das etapas historicamente superadas. Pelo contrrio, a vida colonial testemunha uma mescla

FUSO DE DIFERENTES FATORES HISTRICOS Antes de tudo, devemos perguntar-nos o que significa combinado. Pudemos ver como caractersticas que pertencem a uma etapa da evoluo se ligam a outras que so essencialmente prprias de uma etapa mais elevada. A igreja catlica, cujo centro est no Vaticano, uma caracterstica instituio feudal. Na atualidade, o papa usa rdio e televiso - invenes do sculo XX - para disseminar a doutrina da igreja. Isto conduz a uma segunda questo: como se combinam as diferentes caractersticas? Aqui, as combinaes dos metais nos proporcionam uma analogia til. O bronze, que joga um grande papel no desenvolvimento das mais antigas construes de ferramentas, que deu seu nome a toda uma etapa do desenvolvimento histrico, comps-se de dois metais elementares, o cobre e o estanho, misturados em propores especficas. A sua fuso produz uma liga com propriedades importantes que diferem de ambos os metais que o constituem. Algo semelhante ocorre na histria quando se unem elementos que pertencem a diferentes etapas da evoluo social. Esta fuso d origem a um novo fenmeno, com suas prprias caractersticas especiais. O perodo colonial da histria norte-americana une-se selvageria e barbrie, quando a civilizao europia mudava do feudalismo para o capitalismo. Deste modo, proporcionou um magnfico caldo de cultivo para as combinaes e deu o mais instrutivo campo para seu estudo. Quase todos os gneros de relaes sociais conhecidos, desde a selvageria s companhias por aes, podiam ser encontradas no novo mundo durante o perodo colonial. Vrias colnias, como Virgnia e Carolina do Norte e do Sul, foram originalmente civilizadas por empresas capitalistas por aes, cujas licenas haviam sido garantidas pela Coroa. As formas mais avanadas de capitalismo regiam a empresa acionria que entrou em contato com os ndios que viviam ainda sob primitivas condi-

13

dialtica de todos esses variados elementos, da qual resultam deformaes sociais combinadas de um tipo novo e especial. A escravido nas colnias americanas foi muito distinta da escravido na Grcia clssica e em Roma. A escravido norte-americana foi uma escravido burguesifcada, no se tratando apenas de um brao subordinado do mercado capitalista mundial, seno que cada ramificao dessa fuso de escravido e capitalismo resultou na apario de traficantes de escravos entre os ndios Creek, no Sul. Poder-se-ia encontrar algo mais contraditrio que ndios comunistas, agora proprietrios de escravos, vendendo seu produto num mercado burgus?

de que este fenmeno extraordinariamente contraditrio tenha confundido muita gente e as tenha levado pelo mau caminho. O desenvolvimento desigual e combinado apresenta-se-nos como uma mescla particular de elementos atrasados com os fatores mais modernos. Muitos catlicos devotos levam imagens em seus canos, supondo que os protegero contra os acidentes. Este costume combina o fetichismo dos crdulos selvagens com o produto da indstria automobilstica, uma das indstrias mais automatizadas, mais avanadas do mundo moderno. Por outro lado, estas anomalias so mais evidentes nos pases mais atrasados. Existem curiosidades como harns com ar condicionado!"O desenvolvimento das naes historicamente atrasadas leva necessariamente a uma combinao peculiar de diferentes etapas do desenvolvimento histrico", escreveu Trotsky na "Histria da Revoluo Russa" (pg. 5). Carlton S. Coone escreveu: "...H todavia regies marginais onde a difuso cultural desigual, onde simples caadores da Idade da Pedra surpreendentemente se enfrentam com estranhos caadores com rifles, onde trabalhadores neolticos esto mudando suas enxadas de pedra por outras de ao e seus potes de barro por vasilhas de lata para carregar gua, onde orgulhosos cidados dos antigos imprios costumavam receber as notcias algumas semanas depois das caravanas de camelos, ouvem agora a propaganda atravs de rdios pblicas. E na calada de ladrilhos azuis e brancos das cidades, o claro apelo dos muulmanos, incitando a f do crente, ser substitudo um dia por uma caixa metlica pendurada no minarete. Fora, no aeroporto, os peregrinos dos lugares santos saltam diretamente do lombo de seus camelos aos assentos do DC-4. Estas mudanas na tecnologia levam ao nascimento de novas instituies nestes lugares, como em qualquer outro, mas o recm-nascido geralmente uma criatura no familiar, que no se recorda nem dos parentes prximos nem dos distantes, superando a ambos". The History of Man"

DIALTICA DA COMBINAO O resultado desta fuso de diferentes etapas ou elementos de progresso histrico , por conseqncia, uma mescla ou ligao particular de coisas. Na unio de elementos diferentes e opostos, a natureza dialtica da histria manifesta-se por si mesma mais poderosa e proeminente. Aqui a contradio simples, bvia, flagrante, predomina. A histria prega peas a todas as formas rgidas e s rotinas fixas. Surgem todos os gneros de desenvolvimentos paradoxais que confundem e deixam perplexas as mentes limitadas e formalizadas. Como um importante exemplo disto, permita-nos considerar a natureza do stalinismo. Na Rssia atual, a mais avanada forma de propriedade, a propriedade nacionalizada, e o mais eficiente modo de organizao industrial, a economia planificada, ambas logradas atravs da revoluo proletria de 1917, uniram-se numa s massa com o tipo mais brutal de tirania, criada por uma contra-revoluo poltica da burocracia sovitica. Os fundamentos econmicos do regime stalinista historicamente pertencem era socialista do futuro. Contudo, este fundamento econmico est unido a uma superestrutura poltica que mostra os aspectos mais malignos das ditaduras de classe do passado. No devemos admirar-nos com o fato

14

(pg. 113-114). Na frica atual, entre os kikuyos do Qunia, como tambm entre os povos da Costa do Ouro, as antigas ligaes e costumes ajudam a fortalecer sua solidariedade na luta pelo avano social e pela independncia nacional contra o imperialismo britnico. No movimento nacionalista de Nkrumah, o partido parlamentar nacional est ligado aos sindicatos e ao tribalismo - os trs pertencem a diferentes etapas da histria social. A mescla de elementos atrasados com os mais modernos fatores pode ser vista quando comparamos a China moderna com os Estados Unidos da Amrica. Atualmente, muitos camponeses chineses de pequenas aldeias tm retratos de Marx e Lenin em suas paredes e inspiramse em suas idias. O operrio norte-americano mdio vive em cidades mais modernas e tem, em contraste, pinturas de Cristo ou fotografias de Eisenhower ou do Papa sobre suas paredes pr-fabricadas. Contudo, os camponeses chineses no tm gua corrente, estradas asfaltadas, automveis, rdios ou televiso, como tm os operrios norte-americanos. Desta maneira, ainda que os Estados Unidos e a sua classe operaria tenham progredido mais que a China em seu desenvolvimento industrial e padro de vida e de cultura, em certos aspectos os camponeses chineses superaram o operrio norte-americano. "A dialtica histrica no conhece nada semelhante ao atraso absoluto ou ao progresso quimicamente puro" como assinalou Trotsky.

capitalista monopolista pertencente etapa mais elevada do capitalismo. Junto a essa indstria capitalista existe a indstria socializada, sindicatos e um partido trabalhista, todos precursores do socialismo. significativo que esta particular combinao contraditria na Gr-Bretanha deixe perplexos os norte-americanos. Os norteamericanos liberais no podem compreender porque os ingleses tm uma monarquia e uma igreja estabelecidas. Os norte-americanos com mentalidade capitalista surpreendem-se com o fato da classe dominante britnica tolerar o Partido Trabalhista. Ao mesmo tempo, a Gr-Bretanha atingida pelo mais formidvel de todos os movimentos combinados de foras sociais de nosso tempo em escala mundial, ou seja, a combinao do movimento anticapitalista da classe operria com a revoluo anticolonial dos povos de cor. Estes dois movimentos muito diferentes, ambos opostos ao domnio imperialista, reforam-se mutuamente. Contudo, estes dois movimentos no tm o mesmo efeito em todos os pases imperialistas. So sentidos, por exemplo, mais forte e diretamente na Frana e Gr-bretanha que nos EUA. No obstante, nos EUA a luta dos povos coloniais pela independncia e da minoria negra pela igualdade influenciam-se mutuamente.

OS SALTOS PROGRESSIVOS NA HISTRIA A manifestao mais importante da interao do desenvolvimento desigual e combinado o surgimento de "saltos" no fluxo histrico. Os maiores saltos tornam-se possveis pela coexistncia de povos de diferentes nveis de organizao social. No mundo atual, estas organizaes sociais variam muito, desde a selvageria at o verdadeiro limiar do socialismo. Na Amrica do Norte, enquanto os esquims no rtico e os ndios Seri na Baixa Califrnia vivem ainda na selvageria, os banqueiros de Nova Iorque e os

A ESTRUTURA SOCIAL DA GRBRETANHA Se analisarmos a estrutura social da GrBretanha contempornea, poderemos ver que a mesma conserva caractersticas de trs perodos histrico-sociais distintos, inextricavelmente relacionados. No cume de seu sistema poltico h uma monarquia e uma igreja estabelecidas, ambas herdadas do feudalismo. Estas esto conectadas a uma estrutura de propriedade

15

operrios de Detroit vivem na mais elevada etapa do capitalismo monopolista. Os "saltos" histricos se tomam inevitveis porque os setores atrasados da sociedade enfrentam tarefas que s podem ser resolvidas com a utilizao dos mtodos mais modernos. Sob a presso das condies externas, vem-se obrigados a saltar ou precipitar etapas da evoluo que originalmente requerem um perodo histrico inteiro para desenvolver as suas potencialidades. Quanto mais amplas so as diferenas do desenvolvimento e maior o nmero de etapas presentes num dado perodo, mais dramticas so as possveis combinaes de condies e foras, e mais rpida a natureza dos saltos. Algumas combinaes produzem extraordinrias erupes e rpidos movimentos na histria. O transporte fez evoluir lentamente a locomoo humana e animal, desde os veculos de rodas at o trem, automveis e avies. Recentemente, contudo, os povos da Amrica do Sul e da Sibria passaram diretamente, e de um s salto, do animal ao uso de avies. Tribo, nao e classe so capazes de comprimir etapas ou de saltar sobre elas, assimilando as conquistas dos povos mais avanados. Usam isto como uma alavanca para se elevarem sobre as etapas intermedirias e ultrapassam obstculos de um s salto. Mas no podem fazer nada at que os pases pioneiros na vanguarda do gnero humano tenham previamente aberto o caminho, pr-fabricando as condies materiais. Outros povos preparam os meios e modelos para, uma vez maduros, adapt-los s suas condies peculiares. A indstria sovitica foi capaz de progredir to rpido porque, entre outras razes, pde importar as tcnicas e maquinrios do Ocidente. Agora tambm a China pode marchar em um ritmo mais acelerado em sua industrializao porque se baseia no somente nas conquistas tcnicas dos pases capitalistas avanados, como tambm em mtodos de planificao da economia sovitica.

Em seus esforos para superar a Europa Ocidental, os colonizadores da costa do Atlntico Norte passaram atravs da "barbrie selvagem", saltando virtualmente por cima do feudalismo, implantando e extirpando a escravido, constituindo grandes povoaes e cidades sobre uma base capitalista. Isto se fez em ritmo acelerado. Aos povos europeus foram necessrios trs mil anos para saltar da etapa superior da barbrie da Grcia homrica Inglaterra vitoriosa da revoluo burguesa de 1849. A Amrica do Norte cobriu as mesmas transformaes em trezentos anos, ou seja, a um ritmo de desenvolvimento dez vezes mais rpido. Mas isto foi possvel pelo fato de que a Amrica do Norte pde beneficiar-se com as aquisies prvias da Europa, combinando-as com a impetuosa expanso do mercado capitalista em todos os cantos do globo. Ao longo desta acelerao e compresso do desenvolvimento social foi-se acelerando tambm o tempo de desenvolvimento dos acontecimentos revolucionrios. O povo britnico tardou oito sculos desde o comeo do feudalismo no sculo IX, at a sua revoluo burguesa vitoriosa no sculo XVII. Os colonos norte-americanos somente em cento e setenta e cinco anos passaram de seus primeiros assentamentos no sculo XVII sua revoluo vitoriosa no ltimo quarto do sculo XVIII. Nestes saltos histricos as etapas do desenvolvimento so algumas vezes comprimidas e outras omitidas, o que depende das condies e das foras particulares. Nas colnias norte-americanas, por exemplo, o feudalismo - que floresceu na Europa e na sia por muitos sculos - mal conseguiu existir. As instituies caractersticas do feudalismo (feudo, servos, monarquia, a igreja estabelecida e as corporaes medievais) no tiveram um ambiente favorvel e foram comprimidas entre a escravido comercial por um lado, e a sociedade burguesa enxertada por outro. Paradoxalmente, ao mesmo tempo em que o feudalismo ia sendo atrofiado e estrangulado nas colnias norteamericanas, adquiria uma vigorosa expanso no outro lado do mundo, na Rssia.

16

REVERSES HISTRICAS A histria tem as suas reverses, assim como seus movimentos para frente, seus perodos de reao, formas infantis e caractersticas caducas prprias de etapas primitivas de desenvolvimento. Podem unir-se com estruturas avanadas para gerar formaes extremamente regressivas e impedir o avano social. Um exemplo primrio de tal combinao regressiva foi a escravido na Amrica do Norte, onde um modo de propriedade e uma forma de produo anacrnica, pertencente infncia da civilizao se inseriu num ambiente burgus que pertencia a uma sociedade de classe madura. A recente histria poltica familiarizounos com os exemplos do fascismo e do stalinismo, que so fenmenos histricos do sculo XX simtricos, ainda que no idnticos. Ambos representam reverses de formas de governos democrticos pr-existentes que tinham bases sociais completamente diferentes. O fascismo foi o destruidor e substituto da democracia burguesa no perodo final da decadncia e destruio do imperialismo. O stalinismo foi o destruidor e substituto da democracia operaria da Rssia revolucionria no perodo inicial da revoluo socialista internacional. Desta forma, encontramos misturadas duas etapas no movimento dialtico da sociedade. Primeiro, algumas partes do gnero humano e certos elementos da sociedade movem-se mais rapidamente e desenvolvem-se antes que outros. Mais tarde, sob o choque de foras externas produz-se um retrocesso, ou uma estagnao, em relao ao ritmo de progresso de seus precursores, pela combinao das ultimas inovaes com velhos modos de existncia.

tegrao e destruio da sntese. Uma formao combinada um amlgama de elementos derivados de diferentes nveis de desenvolvimento social. A sua estrutura interna , portanto, altamente contraditria. A oposio dos seus plos constituintes no s provoca instabilidade na formao, seno que leva diretamente a posteriores desenvolvimentos. Mais claramente que a qualquer outra formao, a luta dos opostos caracteriza o curso de vida de uma formao combinada. H dois tipos principais de combinao. Em um caso, o produto de uma cultura avanada absorvido na estrutura de um organismo social arcaico. Em outro, aspectos de uma ordem primitiva so incorporados a um organismo social em grau mais elevado de desenvolvimento. O efeito que produz a assimilao de elementos mais modernos numa estrutura depende de muitas circunstncias. Por exemplo, os ndios puderam substituir a enxada de pedra pela de ferro sem deslocamentos fundamentais da sua ordem social, porque esta mudana significou apenas uma dependncia mnima da civilizao branca, da qual a enxada de ferro foi tomada. A introduo do cavalo mudou consideravelmente a vida dos ndios das pradarias, ao estender o alcance de seus campos de caa e de suas habilidades guerreiras. Contudo, o cavalo no transformou sua relao tribal bsica. Mas, em contrapartida, a participao num nascente comrcio e a penetrao da moeda teve consequncias revolucionrias sobre os ndios destruindo seu sistema tribal, opondo os interesses privados aos costumes comunitrios, lanando uma tribo contra outra e subordinando os novos comerciantes e caadores ndios ao mercado mundial. Sob certas condies histricas a introduo de novas coisas pode, tambm, prolongar por algum tempo a vida das instituies mais arcaicas. A entrada dos grandes consrcios de petrleo capitalistas no Oriente Mdio fortaleceu temporariamente os sheiks, dando-lhes enormes quantidades de riquezas. Mas em

A DESINTEGRAO DAS COMBINAES Mas a histria no se detm neste ponto. Cada sntese nica surgida do desenvolvimento desigual e combinado engendra em si mesma posteriores crescimentos e mudanas, as quais, por sua vez, podem levar a uma eventual desin-

17

longo prazo, a invaso de tcnicos e idias modernas no pode ajudar, e sim minar os velhos regimes tribais, porque rompem as condies sobre as quais eles se apoiam e criam novas foras que se lhes ope para substitu-los. Um poder primitivo pode afirmar-se rapidamente sobre um mais moderno, ganhando renovada vitalidade, e pode tambm aparecer por um certo perodo como superior ao outro. Mas o poder menos desenvolvido levar uma existncia essencialmente parasita e no poder sustentar-se indefinidamente s expensas do mais desenvolvido. Falta-lhe adequado terreno e atmosfera para seu crescimento, enquanto as instituies mais desenvolvidas no s so superiores por natureza, como alm disso, podem contar com um favorvel ambiente para a sua expanso.

os dois sistemas opostos funcionaram como equipe. Quando a guerra civil norte-americana estourou, os mesmos se romperam. O sistema capitalista que numa etapa de seu desenvolvimento alentou o crescimento da escravido, em outra criou uma nova combinao de foras que a destruiu. A formao combinada do velho e do novo, do mais baixo e do mais alto, da escravido e do capitalismo, demonstrou no ser permanente nem indissolvel; foi condicional, temporria, relativa. A associao forcada dos dois tendia para a dissoluo e para um conflito crescente. Se uma sociedade anda para frente, a vantagem preponderante corresponder, em larga escala, estrutura superior, que prosperar custa de caractersticas inferiores, superando-as e deslocando-as eventualmente.

ESCRAVIDO E CAPITALISMO O desenvolvimento da escravido na Amrica do Norte d uma excelente ilustrao dessa dialtica. Do ponto de vista da histria mundial, a escravido foi um anacronismo desde o seu nascimento neste continente. Como modo de produo pertencia infncia da sociedade de classes; havia praticamente desaparecido da Europa Ocidental. Contudo, a importncia das demandas, por parte da Europa Ocidental, de matrias-primas como acar, algodo e tabaco, combinada com a carncia de trabalhadores para levar a cabo operaes agrcolas em grande escala, obrigaram a implantar a escravido na Amrica do Norte. A escravido colonial cresceu como um brao do capitalismo comercial. Desta maneira um modo de produo e uma forma de propriedade superados h muito tempo, surgiram novamente como conseqncia das exigncias de um sistema mais moderno e fizeram parte dele. Esta contradio agudizou-se quando o surgimento do capitalismo industrial na Inglaterra e nos Estados Unidos incrementou a produo de algodo dos estados do Sul levando a um lugar de destaque na vida econmica e poltica da Amrica do Norte. Durante dcadas

A SUBSTITUIO DAS CLASSES Uma das conseqncias mais importantes e paradoxais do desenvolvimento desigual e combinado a soluo dos problemas de uma classe atravs de outra. Cada etapa do desenvolvimento social gera, coloca e resolve os seus prprios complexos especficos de tarefas histricas. A barbrie, por exemplo, desenvolveu as tcnicas produtivas de cultivo das plantas, do pastoreio de animais e a agricultura, como ramos de sua atividade econmica. Estas atividades foram tambm pr-requisitos para a suplantao da barbrie pela civilizao. Na poca burguesa, a unificao de provncias separadas em estados centralizados nacionais e a industrializao destes estados foram tarefas histricas colocadas pelo surgimento da burguesia. Mas, em alguns pases, o baixo desenvolvimento da economia capitalista e a conseqente debilidade da burguesia toma insustentvel a realizao destas tarefas histricas da burguesia. No corao da Europa, por exemplo, a unidade do povo alemo foi lograda desde 1866 a 1869 no pela burguesia ou pela classe operria, seno por uma casta social j superada, os proprietrios rurais "junkers" prussianos, encabeados pela monarquia

18

Hohenzllem e dirigida por Bismarck. Neste caso, a tarefa histrica da classe capitalista foi levada a cabo por foras pr-capitalistas. No sculo atual, a China representa outro exemplo oposto, num nvel histrico mais elevado. Sob a dupla explorao de suas velhas relaes feudais e da subordinao imperialista, a China no podia ser unificada nem industrializada. Tomou-se necessrio nada menos que uma revoluo proletria (ainda que deformada em seu comeo) que, apoiando-se numa insurreio camponesa, abriu caminho para a soluo dessas tarefas burguesas longamente adiadas. Hoje em dia, a China est unificada pela primeira vez e industrializa-se rapidamente. Contudo, estas tarefas no foram levadas a cabo pelas foras capitalistas ou prcapitalistas, seno pela classe operria e sob sua prpria direo. Neste caso, as tarefas no completadas da abortada era de desenvolvimento capitalista foram realizadas por uma classe ps-capitalista. O desenvolvimento extremamente desigual da sociedade fez necessria esta mudana de papel histrico entre as classes: a grandiosidade da etapa histrica fez possvel a substituio. Como Hegel assinalou, a histria recorre frequentemente aos mecanismos mais indiretos e astutos para lograr seus fins. Um dos maiores problemas que a revoluo democrtico-burguesa dos Estados Unidos deixou sem resolver foi a abolio dos velhos estigmas da escravido, com a integrao sem restries dos negros na vida norte-americana. Esta tarefa foi parcialmente solucionada pela burguesia industrial do norte durante a guerra civil. Este fracasso da burguesia industrial foi igualmente uma grande fonte de problemas e dificuldades para os seus representantes. A questo que agora est colocada se os atuais governantes capitalistas ultra-reacionrios dos EUA podero levar a cabo uma tarefa nacional que foram incapazes de completar em sua poca revolucionria. Os porta-vozes dos democratas e republicanos consideram necessrio dizer que

podero de fato cumprir esta tarefa; os reformistas de todo tipo juram que o governo burgus poder faz-lo. nossa opinio, contudo, que s a luta conjunta do povo negro e das massas operrias contra os governantes capitalistas ser capaz de combater os restos da escravido at sua concluso vitoriosa. Nesse sentido, a revoluo socialista completar o que resta realizar da revoluo democrticoburguesa.

OS INCONVENIENTES DO PROGRESSO E OS PRIVILGIOS DO ATRASO Aqueles que fazem um culto do progresso puro crem que grandes conquistas num certo nmero de campos pressupem equivalente perfeio em outros. Muitos norteamericanos tiram a concluso imediata de que os Estados Unidos ultrapassam o resto do mundo em todas as esferas da atividade humana, justamente porque assim ocorre na tecnologia, na produo material e no padro de vida. Contudo, na poltica e na filosofia, para no mencionar outros campos, o desenvolvimento geral dos Estados Unidos no foi mais alm do sculo XIX, enquanto que pases da Europa e sia, muito menos favorecidos economicamente, esto muito alm dos EUA nestes campos. Nos ltimos anos do seu governo, Stlin tratou de impor a noo de que somente "cosmopolitas sem razes" podiam sustentar que o Ocidente superava a URSS em algum ramo do esforo humano desde as invenes mecnicas at a cincia da gentica. Esta expresso do nacionalismo "pan-russo" no foi menos estpida que a concepo ocidental de que nada superior pode derivar da barbrie asitica da Unio Sovitica. A verdade que cada etapa do desenvolvimento social, cada tipo de organizao social, cada nacionalidade, tem suas virtudes e defeitos essenciais, vantagens e desvantagens. O progresso tem os seus inconvenientes: h que pagar por ele. Avanos em certos terrenos podem significar retrocessos em outros. Por exemplo, a civilizao desenvolveu o poder de

19

produo e a riqueza do gnero humano sacrificando a igualdade e a fraternidade das sociedades primitivas que suplantou. Por outro lado, sob certas condies o atraso tem seus benefcios. Mais ainda, o que progressivo numa etapa de desenvolvimento pode tomar-se uma prcondio para o estabelecimento de um atraso numa etapa subseqente ou num terreno a ele ligado. E o que um atraso pode tomar-se a base para um salto adiante. Parece ridculo dizer a povos oprimidos pelo atraso, e que desejam vivamente superlo, que o seu arcasmo tem suas vantagens. Para eles o atraso aparece como um mal evidente. Mas a conscincia deste "mal" aparece em primeiro lugar depois destes povos terem tomado contato com formas superiores de desenvolvimento social. o contato das duas formas, atrasada e adiantada, que demonstra as deficincias da cultura atrasada. Na medida em que a civilizao desconhecida, o selvagem primitivo mantm-se contente. E somente a justaposio das duas que introduz a viso de algo melhor e alimenta as sementes do descontentamento. Nesse sentido, a presena e o conhecimento da etapa superior toma-se um motor do progresso. A crtica e condenao resultante da velha situao gera a urgncia de superar a disparidade no desenvolvimento e leva os atrasados para frente por fazersurgir neles o desejo de superar os mais avanados. Cada pessoa que conhece o que aprender j sentiu isto pessoalmente. Quando povos atrasados fazem novas e imperativas reivindicaes, a ausncia de instituies acumuladas e intermedirias pode ser positiva, plos poucos obstculos que se apresentam para obstruir o avano e a assimilao do novo. Se as foras sociais existem e atuam efetiva e inteligentemente e no momento oportuno, o que tem sido um inconveniente pode tomar-se uma vantagem.

OS DOIS CURSOS DA REVOLUO RUSSA A recente histria da Rssia d o exemplo mais extraordinrio desta converso de um inconveniente histrico num privilgio. No incio do sculo XX, a Rssia era, entre as grandes naes da Europa, a mais atrasada. Este atraso abarcava todos os estratos, desde o campesinato at a dinastia absolutista dos Romanov. O povo russo e as suas nacionalidades oprimidas sofriam, ambos, as misrias do feudalismo decadente e do atraso do desenvolvimento burgus na Rssia. Contudo, quando chegou o momento da soluo revolucionria destes problemas acumulados, esse atraso demonstrou suas vantagens em muitos terrenos. Primeiro, o czarismo estava totalmente separado das massas. Segundo, a burguesia era muito fraca para tomar o poder em seu prprio nome e mante-lo. Terceiro, o campesinato, ao no receber satisfaes por parte da burguesia, foi obrigado a virar-se para a classe operria em busca de direo. Quarto, a classe operria no unha formas de atividade petrificadas ou sindicatos pelegos e burocracias polticas que a fizessem retroceder. Foi mais fcil para essa jovem e enrgica classe, que tinha muito pouco a perder e muito a ganhar, adotar rapidamente a mais avanada teoria, o mais claro programa de ao e o mais elevado tipo de organizao partidria. A revolta camponesa contra o feudalismo, um movimento que no ocidente da Europa caracterizou o surgimento de revolues democrticoburguesas, misturou-se com a revoluo proletria contra o capitalismo, exclusiva do sculo XX. Como Trotsky assinalou na "Histria da Revoluo Russa", foi a conjuno destas duas revolues diferentes que deu o poder expansivo ao levante do povo russo e que explica a extraordinria rapidez do seu triunfo. Mas os privilgios do atraso no so inesgotveis; esto limitados por condies histricas e materiais. Efetivamente, o atraso herdado da Rssia dos czares reagiu, na etapa

20

seguinte de seu desenvolvimento, sob novas condies histricas e sobre uma base social inteiramente nova. Os privilgios prvios deveriam ser pagos nas prximas dcadas plos amargos sofrimentos, privaes econmicas e perda das liberdades que o povo russo suportou sob a ditadura stalinista. O grande atraso que havia fortalecido a revoluo e impulsionado as massas russas cabea do resto do mundo, transformou-se ento no ponto de partida da reao poltica e da contra-revoluo burocrtica, em conseqncia da qual a revoluo internacional fracassou na conquista dos pases industriais mais avanados. O atraso econmico e cultural da Rssia combinado com o atraso da revoluo mundial foram as condies bsicas que permitiram camarilha stalinista golpear o partido bolchevique e burocracia usurpar o poder poltico. Por estas razes, o regime stalinista se converteu no mais contraditrio da histria moderna, uma coagulao das mais avanadas formas de propriedade e conquistas sociais surgidas da revoluo, com uma ressurreio das mais repulsivas caractersticas do domnio de classe. Fbricas gigantes, providas das maquinarias mais modernas, eram mantidas por operrios aos quais, como os servos, no se lhes permitiam deixar seus lugares de trabalho; avies que voavam por intransitveis caminhos cheios de barro; uma economia planificada que funcionava junto a "campos de trabalho escravo"; colossais avanos industriais paralelos regresso poltica; enfim, o prodigioso crescimento da Rssia como poder mundial acompanhado por uma igualmente prodigiosa decadncia interna do regime. Contudo, o desenvolvimento dialtico da revoluo russa no se deteve nesse ponto. A extenso da revoluo no Leste europeu e na sia, depois da Segunda Guerra Mundial, a expanso da indstria sovitica e o ascenso em nmero e nvel de cultura dos operrios soviticos, prepararam condies para uma transformao das velhas tendncias, o renascimento da revoluo em uma etapa superior e a decadncia e parcial superao da calamidade do stalinismo. A primeira manifestao desse movimento frente s massas na Rssia e seus

satlites, com a classe operria na sua direo, j foi anunciada ao mundo. Desde o discurso de Kruschev at a revoluo hngara, produziu-se uma srie contnua de acontecimentos que demonstra a dialtica do desenvolvimento revolucionrio. A cada passo da revoluo russa, podemos ver a interao de seu atraso e de seu progresso com a converso de um no outro, de acordo com as circunstncias concretas do desenvolvimento internacional e nacional. Somente a compreenso da dialtica dessas mudanas pode dar-nos uma imagem exata do desenvolvimento extremamente complexo e contraditrio da URSS, durante os 40 anos de sua existncia revolucionria. As dezenas de caracterizaes ultra-sim-plifcadas da natureza da atual sociedade moderna russa, que servem apenas para confundir o movimento revolucionrio, derivam de uma falta de compreenso das leis da dialtica, e do uso de mtodos metafsicos nas anlises do processo histrico. A lei do desenvolvimento desigual e combinado uma ferramenta indispensvel para analisar a revoluo russa e para precisar seu crescimento e decadncia atravs de suas complexas fases, seus triunfos, sua degenerao e sua prxima regenerao.

Este ensaio pretende dar uma explicao compreensvel e coerente de uma das leis fundamentais da histria humana, a lei do desenvolvimento desigual e combinado. a primeira vez, em minha opinio, que se tenta fazer isto. Procurarei demonstrar o que esta lei, como funcionou nas principais etapas da histria e tambm como pode clarificar alguns dos mais importantes fenmenos sociais e problemas polticos de nossa poca.

21

Anda mungkin juga menyukai