Anda di halaman 1dari 4

CEDERJ - UFRRJ CURSO DE LICENCIATURA EM QUMICA

Fundamentos da Educao II AP2 (2011-2) Coordenadora: Prof. Slvia Maria Melo Gonalves

ALUNO: JOS ANTNIO CASAIS CASAIS

SO GONALO NOVEMBRO/2011

CEDERJ - UFRRJ CURSO DE LICENCIATURA EM QUMICA

JOS ANTNIO CASAIS CASAIS (Matricula: 10214070054)

Trabalho apresentado ao curso de Licenciatura de Qumica para AP2 da disciplina de Fundamentos de Educao II, no CEDERJ plo de So Gonalo.

SO GONALO NOVEMBRO/2011

O corpo fonte de autoconhecimento e de conhecimento do mundo. Esse processo se inicia a partir do nascimento e no cessa nunca. A pele, a boca, os rgos de excreo e os genitais so focos atravs dos quais a criana aprende a reconhecer primeiramente seu esquema corporal at chegar identidade sexual. Por outro lado, o corpo objeto de algumas polticas sociais, mascaradas ou no, que tm por finalidade dociliz-lo e oprimi-lo. DISCUSSO Podemos discutir esse trecho do texto da aula 26 Corpos falam, corpos calam a partir dos objetivos propostos: o significado do corpo na vida psquica. Pois, o desenvolvimento corpo-mente se d de forma serial e integrada e quanto maior os estmulos ao corpo, maior o desenvolvimento mental. Destaca-se a importncia dos aspectos bio-psico-sociais e culturais do relacionamento me e filho de Winnicott (1988), principalmente no aprendizado da linguagem. Spitz (1979) observou sobre o banho de palavras no qual vive a criana pequena e sobre a constituio primitiva de uma cavidade olfativa, ttil e sonora, envolvendo a me e a criana em uma troca de sensaes e prazeres, parecem a experincia sincrtica pontuada pelo "banho de palavras" e feitas de prazeres partilhados com a me, indispensvel para que a criana asceda signos lingsticos, e subsiste como um fundo de figuras tanto ambguas quanto impregnantes. O corpo e o eu so inseparveis. Desenvolvem-se juntos. Um nasce apoiado ao outro, assim como a pulso se apia no instinto e as funes psquicas nas biolgicas ou somticas. No h como ter um eu sem ter havido antes uma noo corporal. Na medida em que o eu se desenvolve, o corpo o acompanha. Nos primrdios da constituio do eu, pode-se at dizer que o corpo se apresenta primeiro. De acordo com Anzieu (1988), a pele representante do eu enquanto ele ainda no se formou. E a percepo da pele como uma superfcie adquirida pelo infans por meio das experincias de contato de seu corpo com o corpo da me. Ser que estas afirmativas vo de encontro intuio freudiana de 1923, segundo a qual o eu , antes de tudo, um eu - corporal? No seria, ento, o eu corporal desde o incio? Anzieu defende que o Eu-pele muito mais uma idia do que um conceito propriamente dito. O Eu-pele a condio necessria para o desenvolvimento tanto da noo de um corpo unificado como de um eu. E o Eu-pele encontra seu apoio nas diversas funes da pele. Destaquem-se aqui trs funes: 1- a pele como sendo uma bolsa que contm e retm em seu interior o bom e o pleno armazenados com os cuidados maternos; 2- a pele

como uma interface que marca o limite com o fora e o mantm no exterior, funcionando como uma barreira que protege da penetrao pelas agresses vindas dos outros; 3- a pele, ao mesmo tempo em que a boca, um lugar e um meio primrio de comunicao com os outros. A funo 2 citada antes anloga das barreiras de contato que Freud postulou em o Projeto para uma psicologia cientfica e que, de alguma forma, antecipa o eu entendido como um invlucro pulsional. Ele , tambm, uma superfcie sensvel, ou seja, um lugar de inscrio das qualidades sensveis e tteis e de registro de traos. Funes estas que cabero, por ocasio da constituio do corpo ergeno, ao eu. Para Foucault, o corpo ao mesmo tempo uma massa, um invlucro, uma superfcie que se mantm ao longo da histria. Essa matria fsica no inerte, sem vida, mas sim uma superfcie moldvel, transformvel, remodelvel por tcnicas disciplinares e de biopoltica. Com isso, o corpo um ente, que sofre a ao das relaes de poder que compem tecnologias polticas especficas e histricas A constituio de corpos est diretamente ligada a interesses capitalistas para melhor gesto e eficincia de indivduos. Inicialmente, o corpo o caminho de objetivao do sujeito como objeto de conhecimento dos outros (uma genealogia do disciplinamento). Ou seja, a docilizao do corpo no espao e no tempo, em que a escola uma das "instituies de seqestro", como o hospital, o quartel e a priso. So aquelas instituies que retiram compulsoriamente os indivduos do espao familiar ou social mais amplo e os internam, durante um perodo longo, para moldar suas condutas, disciplinar seus comportamentos, formatar aquilo que pensam etc. Por isso, internalizam a disciplina. Ampliada a situao para o mbito social, a disciplina se exerce por meio de redes invisveis e acaba ganhando aparncia de naturalidade. Referencias bibliogrficas ANZIEU, Didier. Psicanlise e Linguagem: do corpo fala. Casa do Psiclogo So Paulo, 1997. _________. O Eu-pele. Rio de Janeiro: Imago, 1988, p. 126. MARTINS, Angela M.S. Fundamentos da educao II. Vol. 2/ RJ Fundao CECIERJ, 2010. SPITZ, Ren O Primeiro Ano de Vida. So Paulo, Martins Fontes, 1979 p. 53-66.

Anda mungkin juga menyukai