Anda di halaman 1dari 31

A medida da criatividade possibilidades e desafios

Eunice M. L. Soriano de Alencar Denise de Souza Fleith Maria de Ftima Bruno-Faria

Psicologia da Criatividade Profa. Janana Lucena UFPB/CCHLA/DP

Objetivos do captulo
Apresentar breve histrico Sinalizar Contribuies tericas Apontar vantagens da mensurao Elencar principais instrumentos Descrever questes tcnica de uso

a importncia da criatividade nos mais diversos contextos tem sido crescentemente reconhecida, dados os seus benefcios no apenas para o indivduo, mas tambm para a sociedade. (p. 11)

Breve histrico

Interesse recente pela Psicologia 1950 movimento humanistas Rogers e Maslow Potencial humano para autorrealizao criatividade como resultado de uma interao mutuamente benfica entre a pessoa e o ambiente. Rogers considerou, ainda, a autonomia e a resistncia ao controle social excessivo como condies necessrias atividade criativa. (p. 12)

Breve histrico

Discurso de Guilfor - 1950 Descaso pela pesquisa sobre criatividade por parte dos psiclogos Importncia social da criatividade Aspectos associados a criatividade passaram a ser objeto de investigao, expressos nas categorias: Pessoa Processo Produto contexto

Breve histrico

Abordagens recentes Teoria do Investimento em Criatividade (Sternberg, 2003; Sternberg e Lubart, 1995, 1996) Modelo Componencial de Criatividade (Amabile, 1983, 1996) Perspectiva de Sistemas (Csikszentmihalyi, 1988, 1996, 1999)

Breve histrico

Taylor (1959) mais de 100 definies diferentes de criatividade.

criatividade, assim como a inteligncia, constitui-se em um consctruto complexo, dinmico e multidimensional. (p. 14)

Vantagens do desenvolvimento e uso de medidas de criatividade

Idias errneas sobre a criatividade: um fenmeno mgico e misterioso; uma prerrogativa de apenas alguns poucos privilegiados; Descrdito e desvalorizao sobre a avaliao e medida da criatividade.

Vantagens do desenvolvimento e uso de medidas de criatividade

Treffinger (2003) Ajudar a reconhecer os pontos fortes e talentos dos indivduos, contribuindo para que as pessoas conheam e compreendam a si mesmas. Expandir a compreenso da natureza das habilidades humanas e da superdotao.

Vantagens do desenvolvimento e uso de medidas de criatividade

Treffinger (2003) Oferecer dados para avaliao de indivduos ou grupos, orientando professores no planejamento e na implementao de instruo apropriada. Possibilitar o levantamento de dados de pr-teste e ps-teste para comparar grupos com pesquisa ou avaliao. Auxiliar professores, psiclogos ou indivduos a descobrir talentos no reconhecidos ou ignorados.

Vantagens do desenvolvimento e uso de medidas de criatividade

Treffinger (2003) Propiciar uma linguagem comum para comunicao entre profissionais a respeito da natureza das habilidades criativas. Ajudar a remover a criatividade do domnio do misterioso e inacessvel. Oferecer constructos operacionais que contribuam para o avano da teoria e investigao a respeito da criatividade.

As diferentes modalidades de medidas de criatividade

Nmero crescente de instrumentos e medidas caracterizadas de formas distintas.

Classificao de Callanhan (1991): performance/produto, personalidade/atitude/valores e inventrios biogrficos.

As diferentes modalidades de medidas de criatividade

Classificao de Piirto (1999): (a) medidas projetivas; (b) medidas de personalidade; (c) medidas de produo divergente; (d) checklists e inventrios; (e) avaliao consensual de produtos.

As diferentes modalidades de medidas de criatividade

Classificao de Hocevar e Bachelor (1989): (a) testes de pensamento divergente; (b) inventrios de atitudes e interesses; (c) inventrios de personalidade; (d) inventrios biogrficos; (e) nomeao por professores, colegas e supervisores; (f) julgamento de produtos; (g) registro de atividades e realizaes criativas.

Testes de pensamento criativo

Os primeiros testes foram desenvolvidos por Guilford (1950, 1967) Estrutura do Intelecto Humano (120 habilidades distintas) Contribuies de Guilford - vrios testes propostos por ele para medir as diferentes habilidades relacionadas ao pensamento divergente e a outras habilidades que tambm concorrem para a criatividade.

Testes de pensamento criativo

Contribuies de Guilford - Oito habilidades primrias, vrias delas relacionadas ao pensamento divergente. Entre elas, poderiam ser citadas: (a) a fluncia - habilidade de gerar grande nmero de ideias ou respostas para um dado problema; (b) a flexibilidade - implica mudanas; (c) a originalidade - presena de respostas incomuns ou remotas;

Testes de pensamento criativo

Contribuies de Guilford - Oito habilidades primrias (cont.) (d) a elaborao - habilidade em acrescentar uma variedade de detalhes a uma informao, produto ou esquema; (e) a redefinio - implica transformaes, revises ou outras modalidades de mudanas na informao; (f) a sensibilidade para problemas - habilidade em identificar defeitos, deficincias em uma situao na qual usualmente no se percebem problemas.

Testes de pensamento criativo

Exemplos de testes para habilidades do pensamento criativo Guilford Fluncia Associativa: solicita-se ao indivduo para escrever vrias sentenas de quatro palavras, devendo cada palavra comear com as seguintes letras: K ______ u ______ y ______ i ______

Usos Alternativos: relacionar possveis usos para um objeto especfico, como, por exemplo, para um jornal.

Testes de pensamento criativo

Exemplos de testes para habilidades do pensamento criativo Guilford (cont.) Consequncias: relacionar consequncias para um dado evento hipottico. Exemplo: o que aconteceria se as pessoas no precisassem mais dormir. Usos Inusitados: nomear o maior nmero possvel de usos inusitados para um objeto comum, como um tijolo.

Testes de pensamento criativo

Testes Torrance de Pensamento Criativo (Torrance, 1966, 1974).


Na sua verso original, avaliava quatro habilidades:

fluncia, flexibilidade, originalidade e elaborao


movimento, fantasia e perspectiva incomum.

Posteriormente

Testes de pensamento criativo

Teste de Pensamento Criativo Produo Divergente (Urban e Jellen, 1996)


Restringe-se criatividade figurativa e se apresenta em duas formas. Avalia 14 dimenses, entre elas:

humor, afetividade, perspectiva, conexes feitas para produzir um tema e introduo de novos elementos.

Inventrios de interesses, personalidade, biogrficos e de estilos cognitivos

Objetivo: avaliar traos psicolgicos, de personalidade, motivacionais, biogrficos, de interesses e estilos de criatividade, que geralmente caracterizam pessoas mais criativas.
GIFT (Group Inventory for Finding Creative Talent), GIFFI I e II (Group Inventory for Finding Interests) e PRIDE (Preschool Interest Description), (Davis e Rimm (1982) e Rimm, Davis e Bien (1982).

Inventrios de interesses, personalidade, biogrficos e de estilos cognitivos

Itens ilustrativos destes teste: (a) tenho senso de humor; (b) tenho uma grande variedade de hobbies; (c) gosto de escrever histrias; (d) gosto de tentar novas abordagens para resolver um problema.

Inventrios de interesses, personalidade, biogrficos e de estilos cognitivos


Outros instrumentos Survey de Atitude para Criatividade e a Escala de Preferncia de Basadur Inventrios e checklists de atributos de personalidade No Brasil, uma checklist foi desenvolvida e utilizada por Alencar (1998) Que tipo de pessoa voc ? (Torrance e Khatena, 1970) Inventrio Khatena-Torrance de Percepo Criativa Alguma Coisa sobre Mim. (1976)

Inventrios de interesses, personalidade, biogrficos e de estilos cognitivos


Outros instrumentos Inventrios biogrficos Estilos cognitivos: Inventrio Adaptao-Inovao (Kirton, 987): continuum que varia de habilidade para fazer as coisas melhor at habilidade para fazer as coisas de forma diferente inclui 32 itens, que identificam o estilo de criatividade preferido por um indivduo.

Inventrios de interesses, personalidade, biogrficos e de estilos cognitivos


Outros instrumentos Estilos cognitivos: Estilo de Pensar e Criar (Wechsler, 2006b) Trs estilos principais: estilo de criar cauteloso reflexivo estilo de criar inconformista transformador estilo de pensar lgico objetivo Dois estilos secundrios: estilo de criar emocional intuitivo e estilo de criar relacional divergente.

Inventrios de interesses, personalidade, biogrficos e de estilos cognitivos

Estilos cognitivos: Estilo de Pensar e Criar (Wechsler, 2006b) Escala de seis pontos que varia de discordo totalmente a concordo totalmente; Exemplos de itens so:
Gosto de trabalhar seguindo instrues.
Sou uma pessoa conformista. Mesmo falhando, amo e acredito na importncia do que fao. Sou uma pessoa aberta a novas ideias. Tomo decises de maneira intuitiva. Tomo decises baseadas nos meus sentimentos. Sou uma pessoa objetiva. Prefiro decidir seguindo o pensamento lgico. Respeito o direito do outro ao tomar decises. Gosto de textos que utilizam linguagem potica.

Nomeao por professores, pares e supervisores

Folha de Avaliao da Criatividade pelo Professor. Torrance (1966)

Escalas para Avaliao das Caractersticas Comportamentais de Alunos com Habilidades Superiores (Renzulli, Smith, White, Callahan,
Hartman e Westberg, 2000)

Criatividade em produtos

Questes tcnicas relativas s medidas de criatividade


a proliferao de pesquisas em criatividade e de instrumentos de medida no foi acompanhada de avanos significativos na fundamentao terica ou na organizao de um corpo sistemtico de conhecimento emprico, como apontado anteriormente por Greeno (1989).
Validade Fidedignidade Condies de aplicao

Consideraes finais

Anda mungkin juga menyukai