Anda di halaman 1dari 10

INSTITUTO DE CINCIAS HUMANAS E SOCIAIS DEPARTAMENTO DE LETRAS E COMUNICAO SOCIAL COMUNICAO SOCIAL - HABILITAO EM JORNALISMO DISCIPLINA: ESTUDOS CONTEMPORNEOS

EM COMUNICAO DISCENTES: ANDREZA ALMEIDA, ALERRANDRE BARROS E GIAN CORNACHINI

Estudos Contemporneos em

FOTOJORNALISMO

2011

O que Fotojornalismo?

Entendemos por fotojornalismo a atividade de realizao de fotografias informativas, interpretativas, documentais ou "ilustrativas" para a imprensa ou outros projetos editoriais ligados produo de informao. uma atividade que pode visar informar, contextualizar, oferecer conhecimento, formar, esclarecer ou marcar pontos de vista ("opinar") atravs da fotografia de acontecimentos e da cobertura de assuntos de interesse jornalstico. Este interesse pode variar de um para outro rgo de comunicao social e no tem necessariamente a ver com os critrios de noticiabilidade dominantes.
Conceito baseado no livro Uma Histria Crtica do Fotojornalismo Ocidental (Sousa, Jorge Pedro; 2000).

Principais Grupos de Pesquisa em Fotojornalismo no Brasil

Comunicao e Cultura Visual FCSCL - Faculdade Csper Lbero Comunicao e Histria UEL - Universidade Estadual de Londrina Fotografia, Mdia e Representaes UFC - Universidade Federal do Cear. F1- Fotografia, Contemporaneidade e Esttica UFPE - Universidade Federal de Pernambuco GECEF - Grupo de Estudos em Comunicao Esportiva e Futebol UNESP - Universidade Estadual de So Paulo. GRAFO/NAVI: Grupo de Pesquisa em Anlise da Fotografia e das Narrativas Visuais e Grficas UFF - Universidade Federal Fluminense. Grupo de Estudo e Pesquisa Interdisciplinar DEFIL - UFMA UFMA - Universidade Federal Maranho. Grupo de Estudos Imagem e Conhecimento UFPR - Universidade Federal do Paran.

Comulti - Grupo de Estudos, Pesquisa e Extenso em Comunicao e Multimdia UFAL - Universidade Federal de Alagoas. Imagem, sentidos e regimes de interao UTP - Universidade Tuiuti do Paran. Midiacom - Signo e Significao nas Mdias UNIC - Universidade de Cuiab. Ncleo de Pesquisa em Jornalismo UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Suporte terico para os pesquisadores em Fotojornalismo

O principal pesquisador citado nos artigos Jorge Pedro Sousa, professor de Jornalismo da Universidade Fernando Pessoa (Porto, Portugal). Suas linhas de pesquisa englobam a teoria e histria do jornalismo e a anlise do discurso jornalstico impresso. A publicao de Sousa que serve de apoio terico a outros pesquisadores Uma Histria Crtica do Fotojornalismo Ocidental (2000). A obra analisa a histria do fotojornalismo ocidental de maneira crtica, sem se restringir a fatores histricos. Alm de descrever os percursos da fotografia, o autor faz um trabalho de histria social, em que a crtica assume o comando da interpretao do uso das tcnicas de retratar em imagem acontecimentos histricos ao longo do sculo. Muitos trabalhos do filsofo, semilogo, socilogo e escritor francs Roland Barthes tambm so utilizados pelos pesquisadores em fotojornalismo. A Cmara Clara (1980) um dos livros do autor que est mais presente na bibliografia dos artigos. No livro, Barthes tece conceitos teis para qualquer pesquisador que se envolva com o universo das imagens fotogrficas. Ele estabelece uma relao entre a cmera clara, onde a imagem, para ser reproduzida, necessita da mo do homem, e a cmera obscura, que produz uma imagem ligada ao referente atravs de sua emanao luminosa. Outro filsofo e socilogo que tem servido de suporte para muitas pesquisas em fotojornalismo o alemo Walter Benjamin, com seu ensaio A obra de arte na era de sua reprodutibilidade tcnica (1936). Benjamin analisa a arte no sculo XX e sua existncia na era da fotografia, sugerido como a era da cpia.

Estudos Contemporneos em Fotojornalismo A partir daqui, sero apresentados resumos de artigos publicados em diferentes peridicos de pesquisas com Comunicao no Brasil. A fim de tonar ciente o que os pesquisadores brasileiros vm estudando, foram selecionados textos de publicaes dos ltimos dez anos.

ARTIGO 1

Ttulo: Fotojornalismo no Iraque Autor: Orlees Alan Mendona Furtado Publicao: UNIrevista - Vol. 1, n 3 Data de Publicao: Julho de 2006 Link para o texto: http://www.unirevista.unisinos.br/_pdf/UNIrev_Furtado.pdf Esse artigo faz parte de um estudo maior sobre o fotojornalismo na Guerra do Iraque desenvolvido junto ao Programa de Ps-Graduao em Cincia da Comunicao da Unisinos/RS. Os Estados Unidos iniciaram em 2001, aquilo que ficou conhecido na mdia internacional como guerra contra o terror. No Afeganisto, o objetivo era destruir a rede terrorista Al Qaeda e capturar Osama Bin Laden, responsvel pelos atentados terroristas do 11 de setembro de 2001. E no Iraque, por outro lado, se desenvolveu uma invaso militar divulgada como uma guerra preventiva contra Saddam Hussein, acusado de possuir armas de destruio em massa, de ser um ditador, de provocar massacres e de apoiar a Al Qaeda. Furtado tomou como material de anlise, principalmente, as coberturas feitas em 2003 pela Revista Time sobre a Guerra no Iraque. Ele explica que naquele perodo muitos jornalistas trabalhavam num regime controlado pelo Departamento de Defesa dos EUA: alguns ficavam numa unidade mvel de transmisso de informaes, outros trabalhavam como enlistados, isto , acompanhando as tropas, enquanto outros ficavam no Hotel Palestina, em Bagd, recebendo informaes do governo iraquiano. Existiam, porm, os jornalistas independentes que podiam, dentro de certos limites, circular pelo Iraque, e que, junto com a rede de televiso Al Jazira, eram considerados pelos EUA um problema para o controle da mdia. A anlise feita por Furtado agrupou as fotografias publicadas pela Time em quatro grupos: lderes americanos; terroristas e/ou lderes iraquianos; tropas em diversas situaes; arsenal militar e tecnologia de guerra. Atravs dessas anlises, o autor observou que houve uma tendncia por parte da revista de apresentar a

Guerra do Iraque centrada quase que exclusivamente no ponto de vista dos americanos, ou melhor, do exrcito americano. Ou seja, houve a construo de um discurso unilateral, centrado e parcial. Em contra ponto, o autor destaca o trabalho desenvolvido pelos jornalistas independentes, que produziram materiais que mostravam, em certa medida, o oposto apresentado pela Time. Alguns, alm de enviar fotografias para outros jornais e agncias de notcias do mundo, tambm escreveram livros que, claro, no possuam a mesma audincia da revista, mas que conseguiu evidenciar outras faces sobre a guerra.

ARTIGO 2

Ttulo: A Beleza nos Escombros: estratgias semiticas da imagem no Fotojornalismo de Guerra Autor: Alberto Carlos Augusto Klein e Marina Ferezim Torres Publicao: trabalho de evento do IX Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Sul Data de Publicao: 2008 Link para o texto: http://www.intercom.org.br/papers/regionais/sul2008/resumos/R10-04401.pdf Esse artigo compara e analisa duas fotografias tiradas em Beirute, a capital libanesa, quando o grupo Hizbollah estava em guerra com Israel. Ele integra um projeto de pesquisa maior denominado Imagens em conflito: fotografias ps-11 de setembro e a determinao do olhar nas tenses entre Ocidente e Oriente. Uma imagem selecionada foi retirada da capa da edio do dia 23 de julho de 2006 do jornal A Folha de S. Paulo, e a outra imagem foi a fotografia vencedora do concurso World Press Photo (WPP) 2006. A primeira fotografia creditada Associated Press mostra, em primeiro plano, uma bonita moa libanesa, de culos escuros e bolsa no ombro direito, falando ao celular. Seu brao est sujo de cinzas e ela est com os cabelos desarrumados. Ao fundo, escombros de um bairro de Beirute, destrudo por um bombardeio israelense.

FIGURA 1. Fonte: World Press Photo, 2006. Disponvel em www.wordpressphoto.com

A segunda fotografia analisada pertence Getty Images. No primeiro plano da imagem observa-se um grupo de cinco jovens em um carro conversvel vermelho andando por Beirute. Quatro deles usam culos escuros, uma das garotas segura um leno branco no rosto e a nica jovem sem culos est mexendo em um celular. Em segundo plano, v-se um bairro da capital libanesa que havia sido bombardeado por Israel, destrudo. Esta foto, vencedora do WPP causou muita polmica por parecer uma foto montada.

FIGURA 2. Foto: Spencer Platt Fonte: Getty Images, 2006.

Para alm dessa discusso, os autores observaram que as fotos parecem ter sido posadas o que leva a interface do fotojornalismo com a fotopublicidade, potencializando o leitor a problematizar de forma automtica o contrato que sempre regeu a relao entre o fotojornalismo e o real. O objetivo do trabalho foi observar, na verdade, como o fotojornalismo pode apresentar estratgias discursivas sofisticadas, constituindo-se muitas vezes como textos culturais em alto nvel de complexidade.

ARTIGO 3

Ttulo: O Sofredor como exemplo no Fotojornalismo: notas sobre os limites de uma identidade Autor: Angie Biondi Publicao: Brazilian Journalism Research Jornalismo e Imagem. Associao Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor). Volume 7, Nmero 1; Data de Publicao: 2011 Link para o texto: http://bjr.sbpjor.org.br/index.php/bjr/article/view/287 Esse artigo tem o propsito de discutir os modos de como o fotojornalismo torna o sofrimento como registro legtimo de infortnios da humanidade. O sofrimento trazido pelas fotografias de imprensa desde o perodo moderno. Elas assumem um papel importante nos modos de perceber as realidades da vida e do mundo cotidiano. O fotojornalismo traz imagens de vtimas de catstrofes, guerras, doenas. So galerias de sofredores que, quase sempre, so figuradas por pessoas comuns com suas vidas e corpos expostos, abatidos pelos eventos de sua realidade cotidiana, geralmente, estigmatizada por sua condio de infeliz, miservel ou marginal, sob as mais diversas situaes de excluso que vivem. A autora do texto faz as seguintes indagaes: Se o sofrimento nos chega sempre pela forma de um exemplo, o acesso a ele se condensa apenas na identidade? e possvel a um tipo de regime visvel, como o fotojornalismo, tratar do sofrimento do outro em sua singularidade?. Estas questes formam uma crtica representao do sofrimento no fotojornalismo, em que explorada a dor estigmatizada de um grupo para dar uma condio de pertencimento. A exibio do sofrimento das situaes miserveis das classes pobres, as doenas e pestes que assolavam populaes, todas as mazelas passaram a pautar discusses dos espaos pblicos modernos. Portanto, os sofrimentos foram tornados visveis e de necessidade que aparecessem. Mas, olhar o sofrimento do outro participava, ento, como elemento de um discurso pedaggico sobre este

outro e exibir o sofrimento era uma forma de denuncia justificativa. Consequentemente, a representao dos sofredores era sempre na posio de vtimas, de um exemplo ou um caso a ser observado distncia. O sofredor tornase uma imagem genrica de uma classe ou grupo dentro de uma galeria com tantos outros sofredores. O sofredor, no fotojornalismo, , geralmente, destacado por um retrato, protagonista do evento que traz, em sua fisionomia, uma expresso relacionada ao contexto do acontecimento, um retrato de circunstncia. A figura 1 foi vencedora do World Press Photo (2010), um dos maiores prmios internacionais de fotojornalismo. Diferentemente da postura em que se apresentam tantos sofredores na maioria dos retratos de imprensa, a mulher fotografada no est submetida a nenhum contexto ou situao que mantenha relao direta com o fato causador de sua face estranha. Sem nariz, a mulher no apresenta padecer em ato, mas se mostra como /est. Seu olhar no parece convocar compaixo, piedade ou solidariedade, muito menos horror ou medo posto em questo. Contudo, seu olhar nos afeta, mas sem a aparente mobilizao de qualquer recurso emocional. A personagem no dramatiza, mas tambm no dissimula. O controle da aparncia que constitui um modo especial do poder nas formas do capitalismo contemporneo, em que a ocultao ou exibio de uma face gera sempre uma tenso, no capaz de exaltar o que h de especial e singular em certas imagens. Aqui, todo o discurso identitrio possvel trado pelo olhar.

FIGURA 1. Foto: Jodi Bieber Fonte: World Press Photo, 2010. Disponvel em www.wordpressphoto.com

ARTIGO 4

Ttulo: Fotojornalismo: a manipulao visual da notcia Autor: Nelson Chinalia Publicao: Resgate - Revista Interdisciplinar de Cultura, n 11 Data de Publicao: 2002 Link para o texto: http://www.cmu.unicamp.br/seer/index.php/resgate/article/view/159/160 No artigo Fotojornalismo: a manipulao visual da notcia, do autor Nelson Chinlia, a questo da ressignificao do papel do reprter fotogrfico torna-se fator central durante o processo de entendimento da nova dimenso que a estetizao da notcia proporcionou. Afinal, com o advento das novas tecnologias mudaram-se os conceitos sobre representao da realidade. Segundo afirma Nelson, com o surgimento das novas possibilidades de tratamento das imagens a partir do advento da fotografia digital, houve o que ele denomina espetacularizao da fotografia. Ou seja, cortes e enquadramentos de todos os tipos no so descartados no processo de edio final da imagem, o que dimensiona um novo olhar a partir da possibilidade de livre manipulao que as prprias ferramentas das tecnologias oferecem como suporte. Ocorre ento o que se configura como diminuio das distncias entre notcia e publicidade, entre realidade e fico, mesmo porque, diferentemente do antigo conceito de fotografia, com a imagem digital no necessrio que exista o fato real. A realidade pode ser criada ou recriada, baseada na existncia do real ou do ficcional. Dessa forma, o autor destaca que as possibilidades de manipulao deixam de ser perifricas para constiturem-se fator central nesse processo de ressignificao do conceito de fotografia na contemporaneidade. Por fim, Nelson traz tona a questo da tendncia cada vez maior de descrena com relao ao que se v impresso. Afinal, como ele prprio afirma, a era da imagem pode vir a se transformar na era do descrdito, uma vez que a noo de possibilidade de transformao visual da imagem conhecida por uma nmero cada vez maior de pessoas. ARTIGO 5

Ttulo: Fotojornalismo e imagens locais: dois pontos de vista, duas profisses? Autor: Daniel Thierr Publicao: Brazilian Journalism Research Jornalismo e Imagem. Associao Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor). Volume 7, Nmero 1; Data de Publicao: 2011 Link para o texto: http://bjr.sbpjor.org.br/index.php/bjr/article/view/286/268

Com relao ao artigo Fotojornalismo e Imagens Locais: Dois Pontos de Vista, Duas Profisses?, do escritor Daniel Thierry, o contraste entre o fazer fortojornalstico da grande imprensa e o da mdia local fator essencial dentro do contexto em que a comparao se insere. Dessa forma, a problemtica central torna-se a tentativa de responder pergunta de como se representar a vida da regio na mdia local. Assim sendo, o foco de interesse do artigo situa-se no fotojornalismo annimo que, diferentemente do fotojornalismo tradicional, no trabalha com temas extraordinrios ou mesmo manifestaes arquetpicas. Centrado em composies visuais da vida cotidiana e representaes estetizadas dos momentos agitados da vida local, o fotojornalismo local ainda sofre com a hegemonia oriunda da grande mdia, que faz do assunto chocante e inusitado como base para seu fazer. Da a constatao do fato de ainda ser difcil encontrar publicaes importantes sobre o fotojornalismo local. Tendo como primeira particularidade o fato de se dirigir a um pblico fechado, a fotografia da imprensa local busca registrar um fragmento da vida coletiva que o prprio fotgrafo deseja tentar conservar. Uma singularidade da representao da atividade local centra-se no fato da cooperatividade dos atores ser percebida como instrumento de ao nas sociedades locais. Nesse sentido, a responsabilidade do correspondente exercida, antes de mais nada, diante dos vizinhos, que reprovaro ou agradecero pela imagem publicada no jornal. Em suma, o autor destaca a nova relao jornalista/fonte que se estabelece nesse modo de mdia que foge aos padres do jornalismo tradicional. Afinal, mais que um simples narrador de fatos distantes de seu cotidiano, o jornalista das mdias locais encontra-se totalmente inserido no contexto por ele mesmo narrado. Dessa forma, segundo afirma o autor, o prprio contedo ou mesmo as fotografias pelo jornalista divulgadas passam por um processo de negociao com os personagens. A colaboratividade passa ento a ser vista como sendo essencial, mesmo porque o que est em jogo no somente a reflexo sobre a vida local, mas a representao pblica a partir de um foco interno.

Anda mungkin juga menyukai