Anda di halaman 1dari 9

CENTRO UNIVERSITRIO PAULISTANO UniPaulistana Departamento de Pedagogia

MANUAL DE ESTGIO SUPERVISIONADO EM GESTO EDUCACIONAL

PEDAGOGIA GESTO EDUCACIONAL


So Paulo 2008

R. Madre Cabrini, 38 Vila Mariana So Paulo SP CEP 04020-001 Tel: (11) 5549-3033 www.unipaulistana.edu.br

Sumrio

APRESENTAO ...................................................................................................3 OBJETIVOS DOS ESTGIOS..................................................................................... .4 Objetivos especficos................................................................................................... .4 Direitos dos estagirios................................................................................................ 4 DEVERES DOS ESTAGIRIOS.............................................................................. .5 Avaliao dos Estgios................................................................................................ .5 Documentos a serem apresentados Faculdade no incio do Estgio..........................6 Documentos a serem apresentados pelo aluno no decorrer do Estgio.................... ...6 Documentos apresentados pelo aluno ao trmino do Estgio..................................... 6 ACOMPANHAMENTO DO ESTGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO... ....7 PLANO GERAL DE ATIVIDADES DE ESTGIO EM GESTO EDUCACIONAL ................................................................................................................ ...7 ANEXOS.................................................................................................................. ..9 FORMULRIO PARA ENCAMINHAMENTO DO ALUNO ESTAGIRIO S UNIDADES ESCOLARES...................................................................................... ..9 FORMULRIO DE AVALIAO DO ESTGIO - PARTE FACULDADE....... ...13 FORMULRIO DE AVALIAO DO ESTGIO - PARTE ESCOLA............... ...15 FORMULRIO PARA RELATRIO DE CARACTERIZAO DA ESCOLA ....16 MODELO DE DECLARAO............................................................................ ...21 ROTEIRO PARA RELATRIO DE ESTGIO.................................................... ...22

APRESENTAO

Prezado aluno, Segundo a legislao vigente, o Estgio constitui parte integrante do processo de ensino e aprendizagem, consolidando teoria e prtica vivenciadas em situaes reais do trabalho, incluindo, no mnimo, 100 (cem) horas de atividades, que abrange a Gesto Educacional da Educao Bsica, a aplicao de noes tericas, experincias de observao, entrevistas com gestores educacionais, anlise de documentos, levantamentos administrativo, organizacional e dinmico, que permitem a caracterizao global da escola. O aluno s colar grau de Licenciatura em Pedagogia Gesto Educacional se tiver cumprido integralmente s 100 (cem) horas de estgio curricular obrigatrio. O aluno dever observar junto Secretaria do Centro Universitrio Paulistano, no caso da impossibilidade de cumprir o estgio, e diante da necessidade de postergar o mesmo, o prazo para integralizao do curso de Pedagogia, consequentemente, tambm, para a validao das atividades de estgio, contados a partir do ano em que prestou vestibular/processo seletivo. Assim sendo, objetivo deste manual fornecer orientaes bsicas para a realizao do Estgio Supervisionado em Pedagogia Gesto Educacional. O departamento de Pedagogia dispe aos alunos o Manual de Estgio em Gesto Educacional, contendo todas as informaes quanto ao regulamento geral de estgio, projeto de estgio, procedimentos quanto ao preenchimento de fichas de registros e relatrios, ou seja, todas as orientaes necessrias para a realizao do estgio curricular obrigatrio (anexo).

OBJETIVO DO ESTGIO
O Estgio supervisionado tem como objetivo geral proporcionar ao aluno estagirio uma anlise e reflexo sobre o plano de ao global de gesto da escola, dos programas de ensino, promovendo, desta forma, condies de instrumentalizar-se para a profisso.

ESTGIO EM GESTO EDUCACIONAL NA EDUCAO BSICA


Contato e experincia com a realidade de seu futuro campo de trabalho.
Vivncia do processo educativo quanto aos aspectos de: gesto, superviso,

planejamento, execuo, superviso, coordenao e avaliao. Contato com educadores, educandos e eventos ligados educao. Desenvolvimento da capacidade de tomar decises frente a situaes concretas da prtica educativa. Condies de reafirmar a vocao no campo de trabalho escolhido, considerando o Sistema Escolar Brasileiro.

DIREITO DOS ESTAGIRIOS


Escolher a unidade de ensino para o cumprimento das horas de estgio. Apresentar qualquer sugesto que contribua para o desenvolvimento das atividades de estgio. Receber orientao permanente quanto s dvidas pertinentes ao estgio, por um professor orientador de estgio, designado para a funo pelo Centro Universitrio Paulistano, subsidiado Chefia do departamento de Pedagogia.

DEVERES DOS ESTAGIRIOS


Estar regularmente matriculado no curso.

Cumprir as exigncias legais referentes realizao dos estgios. Acatar as normas da Instituio onde realiza o estgio. Cumprir o horrio estabelecido, observando sempre a pontualidade. Tratar com cortesia todas as pessoas relacionadas Instituio onde realiza o estgio. Usar de discrio sobre qualquer informao confidencial de que tenha conhecimento durante o perodo de realizao do estgio. Responsabilizar-se sobre o material que lhe for confirmado. Comunicar e justificar com antecedncia suas ausncias nas atividades programadas. Apresentar frequentemente fichas de registro de atividades e relatrio sobre as atividades desenvolvidas durante o estgio, para anlise e orientao adequadas. Entregar todo o material de estgio nos prazos previstos. Cumprir individualmente seu programa de estgio. No rasurar os documentos referentes aos estgios. Documentar devidamente as diversas atividades desenvolvidas durante as cem horas de estgio.

AVALIAO DOS ESTGIOS


No processo de avaliao sero considerados: Trabalhos realizados no mbito das disciplinas do Currculo na Instituio de Ensino Superior; Relatrios com apreciao pessoal das vrias atividades de estgio e sntese da situao vivenciada; Documentos com boa apresentao, linguagem correta, contedo e contribuio pessoal; Fichas completas (os espaos em branco devem ser anulados);

Outros dados sero fornecidos aos alunos pelos professores responsveis.

Importante:

Os Relatrios idnticos sero anulados. Os documentos referentes ao Estgio que no atenderem aos requisitos preestabelecidos no sero aceitos.

No pode haver rasuras nos documentos e a letra precisa ser clara e legvel.

Os relatrios de estgios devero ser entregues somente ao professor Supervisor de Estgio. Casos especiais sero analisados pelos respectivos professores supervisores de estgio e resolvidos em conjunto com o Chefe de Departamento de Pedagogia do Centro Universitrio Paulistano.

Documentos a serem apresentados Faculdade no incio do Estgio


Credenciamento Formulrio de solicitao de estgio, com a autorizao da Direo

da Unidade Escolar para a realizao de estgio pelo aluno (anexo).

Documentos a serem apresentados pelo aluno no decorrer do Estgio


Relatrio de Caracterizao da Escola, a partir do Regimento Escolar, devidamente

preenchido (anexo);
Formulrio de Controle de Estgio/Fichas de Registro de atividades, devidamente

preenchido em seus campos, sempre que solicitado pelo professor supervisor, conforme cronograma e Plano de Estgio (anexo);
Estudos e/ou resenhas orientadas, sempre que solicitado pelo professor, no que tange

s consideraes tericas para a elaborao do Projeto de Estgio, conforme cronograma e Plano de Estgio, previamente definidos;

Documentos apresentados pelo aluno ao trmino do Estgio


Credenciamento; Planilha de Atividades; Avaliao de Estgio; Relatrio final (Sistematizao do Relatrio e Consideraes finais) Protocolo de Entrega

ACOMPANHAMENTO DO ESTGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO


O acompanhamento do estgio ocorre de forma sistemtica no mbito dos semestres, em que o Supervisor de Estgio consolida teoria e prtica, superviso e orientao para os alunos estagirios. O acompanhamento feito pelo supervisor inclui: A formalizao de estgio por meio de documentao enviada Escola (apresentao da Instituio e do aluno,por meio da solicitao de autorizao para realizao de estgio Escola Campo) Preenchimento de fichas de registros de estgio pelo aluno, devidamente assinadas pelo Diretor responsvel pela Escola, e apresentao peridica das mesmas e de todas as atividades de estgio realizadas pelo aluno, ao professor supervisor de estgio; Elaborao de Relatrio Final sobre a experincia do estagirio.

RELATRIO DE ATIVIDADES DE ESTGIO EM GESTO EDUCACIONAL


OBS.: (Integra parte do Relatrio Final a ser entregue ao Professor Supervisor de Estgio. As etapas abaixo descritas devero ser realizadas de acordo com a ordem numrica ) 1- Caracterizao da Escola (formulrio anexo); 2- Anlise do Regimento Escolar com destaque as atribuies do Corpo Diretivo da Instituio de Ensino; ( Apresentao do Organograma da Escola) 3 - Anlise de Legislao de Ensino que fundamenta a organizao da escola e a estrutura dos cursos mantidos; (Portarias de Autorizao e Reconhecimento) 4- Observao e Organizao da Secretaria Escolar (pronturio, documentao, recortes do Dirio Oficial, estatsticas, etc). 5-Identificao e Anlise de programas e projetos especiais em andamento na escola; 6- Participao, como observador, em reunies pedaggicas, administrativas, de instituies auxiliares, etc; 7- Entrevista com o Diretor; Assistente de Diretor e demais membros da Equipe Tcnica sobre a Administrao Educacional, suas perspectivas e possibilidades; 8- Anlise das relaes entre Direo e demais setores administrativo-pedaggicos da Instituio de Ensino (Orientao Educacional, Coordenao Pedaggica, Conselho da Escola, Conselho de Classe;) 9- Descrio sobre o funcionamento e prtica da Direo em relao a Superviso de Ensino a partir de entrevista. 10- Anlise do Calendrio Escolar; 11- Funcionamento e atuao dos rgos auxiliares da Escola (Associao de Pais e Mestres, Centro Cvico, Grmio Estudantil)

A carga horria total (cem horas) de atividades de estgio ser dividida da seguinte forma:
- 70 (setenta) horas de atividades efetivas de estgio no mbito da Gesto Educacional da Educao Bsica; - 20 (vinte) horas de atividades referentes elaborao de um Projeto Poltico Pedaggico no mbito da disciplina Administrao e Planejamento Educacional; - 10 (dez) horas de atividades referentes sistematizao do Relatrio final de estgio.

Observao: Atividades propostas no mbito das disciplinas curriculares do Curso podero ser utilizadas como composio para carga horria total de realizao do Estgio, de acordo com a orientao do Professor responsvel pela disciplina...

Anda mungkin juga menyukai