Anda di halaman 1dari 12

Alergia alimentar: sistema imunolgico e principais alimentos envolvidos Food allergy: system immunologic and main food involved

Ana Carolina da Silva Pereira1; Suelane Medeiros Moura2; Patrcia Beltro Lessa Constant3 Resumo
A alergia alimentar pode ser definida como uma reao adversa a um antgeno alimentar mediada por mecanismos fundamentalmente imunolgicos. um problema nutricional que apresentou um crescimento nas ultimas dcadas, provavelmente devido maior exposio da populao a um nmero maior de alrgenos alimentares disponveis. Ele vem se tornando um problema de sade em todo o mundo e est associado a um impacto negativo significativo na qualidade de vida. Os alimentos mais citados como causadores de alergias alimentares so: leite, ovos, amendoim, castanhas, camaro, peixe e soja, e os principais alrgenos alimentares identificados so de natureza protica. importante que haja investimento em pesquisas no sentido de reduzir os danos causados por alimentos que contm alrgenos. Estudos com a biotecnologia podem apresentar-se como uma alternativa eficiente e segura. Esta pesquisa tem como objetivo apresentar uma reviso atualizada das alergias alimentares, com foco principal no seu mecanismo de atuao no organismo.Tambm se discutem os principais alimentos envolvidos e as alternativas que vem sendo apresentadas para minimizar este problema. Palavras-chave: Alergia. Alimentos. Reaes adversas. Sistema imune.

Abstract
Food allergy can be defined as an adverse reaction to a food antigen mediated by fundamentally immunological mechanisms. It is a nutritional problem that has shown an increase in the last decades probably due to the populations exposure to a higher number of available food allergens. It has become a health problem worldwide being associated to a significant negative impact on life quality. The foods most cited as those which cause food allergy are: milk, eggs, peanuts, nuts, shrimps, fish and soy bean. The main food allergens are protein-nature ones. There must be investment in research in order to reduce the damage caused by foods containing allergens. Biotechnology studies can be considered an efficient and safe alternative. The purpose of this research is to present an updated review on food allergies focusing on its action mechanism in the body, main food involved and alternatives that have been used to minimize this problem. Keywords: Allergy. Food. Adverse reactions. Immune system.

1 2 3

Engenheira de Alimentos Cursando Mestrado em Cincias e Tecnologia de Alimentos. E-mail: pblconstant@yahoo.com.br. Engenheira de Alimentos Cursando Mestrado em Cincias e Tecnologia de Alimentos. Professora Doutora da Universidade Federal do Cear-UFC.

189
Semina: Cincias Biolgicas e da Sade, Londrina, v. 29, n. 2, p. 189-200, jul./dez. 2008

Pereira, A. C. S.; Moura, S. M.; Constant, P B. L. .

Introduo
Os efeitos adversos que certos alimentos podem causar quando consumidos por alguns indivduos, so conhecidos e relatados desde sculos a Antigidade (CARVALHO JUNIOR, 2001). Equivocadamente tem se considerado alergias e as intolerncias alimentares como sinnimos, e grande parte desses efeitos adversos so responsabilizados por promoverem processos alrgicos (ANGELIS, 2006). A palavra alergia proveniente do grego allan (outro) e ergon (trabalho). (FERNANDES, 2005). As reaes alrgicas envolvem mecanismos imunolgicos que podem ou no ser mediados pela IgE (Imunoglobulina E), que normalmente se encontra associada a alergias alimentares e reaes de hipersensibilidade, tendo como caracterstica a rpida liberao de mediadores como a histamina (CONSTANT, 2008; PORTERO; RODRIGUES, 2001; CABALLER, 2001; OJEDA CASAS, 2001). J a termo intolerncia alimentar refere-se a qualquer resposta anormal a um alimento ou aditivo, sem envolvimento de mecanismos imunes (LUIZ; SPERIDIO; FAGUNDES NETO, 2007). As alergias so caracterizadas por um aumento na capacidade de os linfcitos B sintetizarem a imunoglobulina do isotipo IgE contra antgenos que acessam o organismo via inalao, ingesto ou penetrao pela pele (MOREIRA, 2006). Tem sido observado um aumento de problemas alrgicos promovidos por alimentos em crianas e jovens nas ltimas dcadas (LARRAMENDI, 2003), o que tem contribudo negativamente para a qualidade de vida da populao tornar-se um problema de sade em todo mundo (FERREIRA; SEIDMAN, 2005; LOPES et al., 2006). A alergia alimentar afeta 2,5% da populao adulta. Entre 100 e 125 pessoas morrem por ano nos EUA por causa de uma reao alrgica alimentar (SANZ, 2001). Os riscos ao bem-estar aumentam medida que os alimentos consumidos em uma populao so cada vez mais processados 190

e complexos, com rtulos inadequados (TAYLOR; HEFLE, 2006). As AA so bem mais comuns no grupo peditrico do que em adultos e possuem um impacto mdico, financeiro e social considervel em crianas menores e suas famlias. Estudos sugerem que entre 5 e 25% dos adultos acreditam que eles ou seus filhos sejam atingidos (SAMPSON, 2005). O tema multiabrangente, e compreende um enorme leque de fatores que podem estar envolvidos, como uma resposta anormal a algum ingrediente protico dos alimentos ingeridos, processos imunolgicos, herana gentica ou por anormalidades metablicas (ANGELIS, 2006).

Conceitos de Imunologia
Anticorpos so protenas produzidas em resposta a antgenos inativando-os. Admite-se que o ser humano fabrica cerca de dois milhes de molculas de anticorpos. Os antgenos so substncias estranhas ao corpo, protenas, polipeptdios, cidos nuclicos, de estruturas complexas, que contm um ou vrios stios antignicos. Cada um provoca a formao de anticorpos diferentes (ANGELIS, 2006). Os mastcitos e basfilos so clulas efetoras predominantes nas reaes alrgicas. Durante a inflamao alrgica, os basfilos migram para os tecidos afetados, e contribuem com diversos mediadores. Eles so orientados na produo de citocinas Th2 (IL-4 e IL-13), estimulando a sntese de IgE e a atopia (LOPES et al., 2006). O eosinfilo desempenha tambm um papel central na patogenia das doenas alrgicas conhecido como potente clula efetora citotxica. So glbulos brancos que tm o poder de destruio de parasitas e tecidos, sendo, no entanto, susceptvel de causar doena. A sua funo estimulada por mediadores lipdicos e citocinas libertadas por outras clulas (AMERICAN ACADEMY OF ALLERGY, ASTHMA AND IMMUNOLOGY AAAAI, 2007; LOPES et al., 2006).

Semina: Cincias Biolgicas e da Sade, Londrina, v. 29, n. 2, p. 189-200, jul./dez. 2008

Alergia alimentar: sistema imunolgico e principais alimentos envolvidos

Imunoglobulina A (IgA) encontrada em secrees (lgrimas, saliva) e defende o corpo de microrganismos que podem invadir os sistemas respiratrio e digestrio. quantitativamente o anticorpo mais importante do trato gastrointestinal e tem importante papel na reduo da penetrao mucosa do material antignico ingerido (ANGELIS, 2006; BRICKS, 1994). Imunoglobulina M (IgM) um tipo de anticorpo temporro, e forma-se quando um agressor novo ataca o organismo. Imunoglobulina G (IgG): um anticorpo que assume o controle a partir da IgM, a fim de formar uma memria duradoura, geralmente por toda a vida, e a Imunoglobulina E (IgE) o anticorpo envolvido na alergia e na anafilaxia, alm disso, protege o organismo contra parasitas intestinais (ANGELIS, 2006). As clulas linfides so encontradas nas amdalas, adenides, timo, bao, placas de Peyer do intestino delgado, apndice, gnglios linfticos e medula ssea. Um tipo dessas clulas, chamadas linfcitos ou clulas B, que originam os plasmcitos, que fabricam os anticorpos (LOPES et al., 2006). As clulas T constituem o elemento-chave da memria imunolgica e, como tal, agentes fundamentais do sistema imunitrio, so subdivididas em T auxiliares ou T supressoras (AAAAI, 2007; REIS, 1998). Ao atrarem clulas inflamatrias, limitam ciclos de expanso celular, induzem diferenciao/gerao de propriedades funcionais. Elas tambm influenciam a regenerao e tolerncia celular, e permitem o desenvolvimento de respostas imunes apropriadas, mantem a integridade e funcionalidade do organismo (LOPES et al., 2006).

contra as incontveis substncias estranhas presentes no ar que respiramos, nos alimentos que ingerimos e nos objetos que tocamos. Dentro desse imenso grupo de substncias estranhas, o termo alrgeno refere-se quelas que resultam numa resposta imune alrgica (AAAAI, 2007). Uma pessoa consome durante toda a sua vida cerca de 2-3 toneladas de alimentos diferentes. O sistema digestrio os processa e os converte em material til para o crescimento e manuteno das clulas do organismo (SANZ, 2001). Considerando a quantidade de alimentos que o sistema gastrointestinal de um indivduo recebe durante a vida, no surpreendente, sob certas circunstncias, que este material estranho possa produzir uma reao adversa e/ou servir como veculo para agentes nocivos (MARTINS; GALEAZZI, 1996). Em condies normais, a reao alrgica a alimentos evitada, pois o trato gastrointestinal e o sistema imunolgico fornecem uma barreira que impede a absoro da maioria dos antgenos (MOREIRA, 2006). Os alrgenos alimentares estveis, resistem a temperatura, pH, e a digesto enzimtica e, por meio da sua ingesto, so capazes de induzir sensibilizaes mediadas por IgE em indivduos geneticamente predispostos. J em sucessivas exposies por via digestiva produziram sintomas freqentemente sistmicos (FERNNDEZ-RIVAS, 2003). O desenvolvimento do sistema imune local e sistmico com o estimulo da microflora matura o sistema imune e impede a estruturao de resposta alrgica (BRANDT; SAMPAIO; MIUKI, 2006). A Imunidade pode ser definida como o conjunto concatenado de mecanismos e respostas utilizados pelo corpo para defend-lo contra substncias estranhas, microorganismos, toxinas e clulas no compatveis (BERTOLA, 2001). O sistema imune da mucosa do trato gastrointestinal exibe caractersticas peculiares, quando comparado imunidade sistmica. Recebendo uma carga antignica macia diariamente, via alimento, a 191

Sistema imune e alimentos


O sistema imunolgico uma organizao de clulas e molculas com funes especializadas na defesa contra a infeco (DELVES; ROITT, 2000). Funciona como o mecanismo de defesa do corpo

Semina: Cincias Biolgicas e da Sade, Londrina, v. 29, n. 2, p. 189-200, jul./dez. 2008

Pereira, A. C. S.; Moura, S. M.; Constant, P B. L. .

vigilncia imunolgica precisa ser maior tanto do ponto de vista quantitativo quanto qualitativo (SOARES et al., 2001). A mucosa gastrointestinal constitui uma porta de entrada aos antgenos alimentares e s bactrias no patognicas da microflora, que representam uma forte fonte de perturbao da atividade imunolgica no organismo. tambm na mucosa que se localiza o maior nmero de macrfagos, polimorfonucleares, clulas dendrdicas, linfcitos T e linfcitos B, secretores de imunoglobulinas (PEDRUZZI, 2002). As clulas T e B reconhecem os antgenos, mas no so capazes de distinguir entre os que so ou no perigosos. A chave dessa interpretao esta na sua interao com o sistema imune intestinal, concretamente nas placas de Peyer (SANZ, 2001). No trato digestivo, os antgenos podem ser capturados por aglomerados de folculos linfides situados na parede do intestino delgado, denominados de placas de Peyer, e neles se inicia a resposta imunitria das mucosas, com a produo da imunoglobulina IgA secretora (SIgA). A SIgA age como a primeira linha de defesa, servindo como interface entre os meios externo e interno (RAMALDES, 2003). Em um indivduo adulto cerca de 80% das clulas produtoras de anticorpos encontram-se associadas mucosa do intestino delgado (BARTOLO, 2001). Observa-se a produo de anticorpos IgG frente s protenas de diferentes alimentos na maioria das pessoas sem que haja a induo de uma sintomatologia clinica. A maiorias das crianas, produzem pequenas quantidades de anticorpos especficos IgE frente a diferentes alimentos durante o primeiro ano de vida. Estes anticorpos desaparecem com o tempo. Em algumas crianas, relativamente poucas, os anticorpos especficos IgE permanecem e inclusive aumentam consideravelmente, e provocam sintomatologia alrgica gastrointestinal, dermatolgica ou respiratria. Sero crianas alrgicas (LORENTE et al., 2001). 192

A apresentao clnica muito varivel, com sintomas que podem surgir na pele, no sistema gastrintestinal e respiratrio. As reaes podem ser leves, com simples coceira nos lbios, at reaes graves que podem comprometer vrios rgos (ASSOCIAO BRASILEIRA DE ALERGIA E IMUNOPATOLOGIA ASBAI, 2007). difcil classificar todos os tipos de reaes imunolgicas, relacionadas a provveis alimentos. O nico mecanismo claramente identificado implica as reaes de hipersensibilidade imediata mediadas por anticorpos IgE com ativao de mastcitos (MARTN ESTEBAN; POLANCO ALLU, 2001). A produo de Imunoglobulina E (IgE) para um alimento especfico geralmente ocorre em minutos aps a ingesto do alimento(MARTINS, 2006). No se sabe perfeitamente por que algumas substncias so alergnicas e outras no, nem por que nem todos os indivduos desenvolvem uma reao alrgica aps exporem-se aos alrgenos (AAAAI, 2007). A predisposio gentica, a potncia antignica de alguns alimentos e alteraes a nvel do intestino parecem ter importante papel. Estudos indicam que de 50 a 70% dos pacientes com Alergia Alimentar possuem histria familiar de alergia. Caso o pai e a me apresentam alergia, a probabilidade de terem filhos alrgicos de 75% (ASBAI, 2007).

Alimentos associados
Para que a reao alrgica a um alimento ocorra, protenas ou outros antgenos devem ser absorvidos pelo trato gastrointestinal, interagir com o sistema imunolgico e produzir uma resposta (MOREIRA, 2006). Os alrgenos alimentares mais comuns responsveis por at 90% de todas as reaes alrgicas so as protenas do leite de vaca, ovo, amendoim, trigo, soja, peixe, frutos do mar e nozes. (AAAAI, 2007; LOPES et al., 2006). Frutas cruas e vegetais so responsveis pela Sndrome alrgica oral, que afeta aproximadamente 50% dos adultos

Semina: Cincias Biolgicas e da Sade, Londrina, v. 29, n. 2, p. 189-200, jul./dez. 2008

Alergia alimentar: sistema imunolgico e principais alimentos envolvidos

com rinite causada por plen. Dietas modernas que incluem alimentos exticos e uma grande variedade de frutas e vegetais tem causado aumento de reaes alrgicas a certas frutas, como kiwi e papaia, e a gros, como gergelim, mostarda e canola (NOWAKWEGRZYN; SAMPSON, 2006). Os alimentos podem provocar reaes cruzadas, ou seja, alimentos diferentes podem induzir respostas alrgicas semelhantes no mesmo individuo. O paciente alrgico ao camaro pode no tolerar outros crustceos. Da mesma forma, pacientes alrgicos ao amendoim podem tambm apresentar reao ao ingerir a soja, ervilha ou outros feijes (ASBAI, 2007).

quase sempre desaparece aps o quarto ano de vida. Estudos mostram que, na mesma famlia, a alergia ao leite de vaca pode apresentar manifestaes clnicas diferentes e que as crianas com esse tipo de alergia podem desenvolver outros processos alrgicos, como eczema e asma (CARVALHO JUNIOR, 2001). O ponto principal do tratamento da Alergia ao Leite de Vaca a excluso do leite de vaca e seus derivados, o que implica na capacidade de identificao das diferentes protenas do leite, muitas vezes descritas por meio de termos pouco conhecidos para o consumidor. Assim, devese enfocar a necessidade da leitura atenta dos rtulos dos produtos industrializados, devendo ser rastreados nestes produtos antes do consumo termos como o: asena, caseinatos, hidrolisados (de casena, de protenas do leite e do soro), lactoalbumina, -lactoglobulina, soro de leite, creme de leite (ASBIA, 2007). As indstrias de alimentos geralmente divulgam uma lista de seus produtos isentos de leite de vaca. Pode-se solicitar esta relao atravs do contato com o SAC (Sistema de Atendimento ao Consumidor) das respectivas empresas. Pelo fato de existirem freqentes modificaes dos ingredientes destes produtos, necessrio que a lista esteja atualizada e conferida antes do consumo (ASBIA, 2007). Algumas publicaes chamaram a ateno para os eventuais efeitos adversos das dietas de excluso de leite nas crianas. Foram descrito casos de hipocrescimento nas crianas que seguem uma dieta sem produtos lcteos. Foram descritos tambm suprimento calrico insuficiente, baixo suprimento de clcio e sinais bioqumicos de nutrio inadequada em crianas com menos de 4 anos (VILLARES et al., 2006).

Leite
Dentro do catico estudo das alergias alimentares, a alergia ao leite de vaca o modelo de estudo, pois apresenta a maior incidncia e uma sintomatologia bastante varivel. Seu estudo prejudicado porque, na prtica clnica, muitas vezes, os pesquisadores dividem-se em incrdulos, que subestimam sintomas, ou aqueles que os hiperestimam, levando crianas ao uso de dietas e privaes desnecessrias, com graves conseqncias nutricionais e psicolgicas. O desenvolvimento da alergia ao leite de vaca seguiu em paralelo com o desenvolvimento das civilizaes. As primeiras descries da alergia ao leite de vaca datam das eras bblicas (CARVALHO JUNIOR, 2001). O leite de vaca uma mistura de mais de 20 componentes. Das protenas implicadas nas reaes imunolgicas, os principais alrgenos encontrados neste alimento so a casena, -lactoalbmina e a -lactoglobulina (CASTELLO et al., 2004). A alergia ao leite de vaca uma doena quase exclusiva dos lactentes e da infncia, raramente descrita na adolescncia. O uso abusivo do leite de vaca como substituto do leite humano levou a um aumento da incidncia dessa doena, esta incidncia est situada entre 1,9 e 7,5%. freqentemente descrita nos primeiros dois a trs meses de idade e

Ovo
A ocorrncia de alergia ao ovo mais freqente nos primeiros anos de vida, geralmente devido s 193

Semina: Cincias Biolgicas e da Sade, Londrina, v. 29, n. 2, p. 189-200, jul./dez. 2008

Pereira, A. C. S.; Moura, S. M.; Constant, P B. L. .

protenas da clara (CASTELLO et al., 2004). A alergia ao ovo afeta 0,5% das crianas saudveis, at 5% dos bebs atpicos e 50% das crianas com dermatite atpica podem apresentar alergia a esse alimento. Entre os principais alrgenos da clara do ovo j identificados, salientam-se a ovoalbumina (Gal d 1), o ovomucide (Gal d 3) e a conalbumina (Gal d 2), que constituem 54%, 11% e 12% da protena total da clara, respectivamente (BATISTA, et al., 2007). A alergia ao ovo pode ser classificada como imediata ou tardia. A primeira ocorre em at quatro horas aps a ingesto do ovo, e a segunda ocorre em perodo superior a este espao de tempo. As reaes imediatas envolvem mecanismo IgE mediados, sendo as mais comuns: anafilaxia, hipotenso, urticria, choque, broncoespasmo, laringoespasmo ou sndrome da alergia oral (BATISTA, et al., 2007). A ovoalbumina pode estimular uma reao de hipersensibilidade do tipo IgE mediada a alimentos, levando liberao de mediadores de clulas mastocitrias (histamina), que atuam sobre a pele, nariz, pulmes e trato gastrointestinal. As alteraes decorrentes do efeito da histamina envolvem o aumento da permeabilidade capilar, a vasodilatao, a contrao de msculo liso e a secreo de muco (BATISTA, et al., 2007).

Aditivos
Devido ao desenvolvimento tecnolgico e as mudanas nos hbitos alimentares, tem aumentando a exposio da populao a uma grande variedade de aditivos e contaminantes, principalmente nos alimentos processados, e isso vem criando um microambiente no intestino que favorece o desenvolvimento das reaes adversas (TOCHE, 2004). Os aditivos em alimentos podem servir para muitos propsitos, desde o de realar a cor e o sabor dos alimentos at o de atuar como complemento nutricional e como agente antimicrobiano. A maioria dos aditivos ingerida em pequenas quantidades e os efeitos adversos decorrentes da sua ingesto podem variar de letargia a crises de asma grave. O diagnstico preciso de reao alrgica a aditivos s pode ser feito atravs de procedimentos de provocao apropriados (OLIVEIRA; GRAUDENZ, 2003). O Sistema Internacional de Numerao (INS, International Numbering System) de Aditivos Alimentares foi elaborado pelo Comit do Codex Alimentarius da Organizao de Alimentos e Agricultura da Organizao Mundial de Sade (FAO/OMS) sobre Aditivos Alimentares e Contaminantes de Alimentos, para estabelecer um sistema numrico internacional de identificao dos aditivos alimentares nas listas de ingredientes como alternativas declarao do nome especfico do aditivo. Embora no se conhea o potencial alergnico de todas as substncias citadas nessa lista, parte delas j foi relacionada a reaes alergnicas como urticria e/ou angioedema. o caso de alergias relacionadas aos parabenos, lanolina, ao metabissulfito de sdio e aos sulfitos (OLIVEIRA; GRAUDENZ, 2003). Os dados de alergia a aditivos alimentares no Brasil so escassos e carecem de metodologia rigorosa. No entanto, apesar de no ser conhecida a prevalncia de reaes alrgicas a aditivos alimentares no Brasil, estima-se que sua prevalncia

Mariscos
As reaes de hipersensibilidade a ingesto de mariscos constituem uma das alergias alimentares mais freqentes nos adultos. A maioria so alergias mltiplas a mariscos, tais como a lagosta, caranguejo e camaro, os indivduos podem desenvolver urticria, angiodemas, asma e quadros de anafilaxia. Foi demonstrada a presena de antgenos termoestveis e termolbeis no camaro. E em estudos recentes, foi identificada como o alrgeno do camaro uma protena muscular a tropomiosina (HERRERO et al., 2001). 194

Semina: Cincias Biolgicas e da Sade, Londrina, v. 29, n. 2, p. 189-200, jul./dez. 2008

Alergia alimentar: sistema imunolgico e principais alimentos envolvidos

em pases desenvolvidos comprovada por testes de provocao, varie de 0,01 a 0,23%. Por ltimo, interessante ressaltar que o INS no supe uma aprovao toxicolgica da substncia pelo Codex (OLIVEIRA; GRAUDENZ, 2003). As reaes adversas aos conservantes, corantes e aditivos alimentares so raras, mas no devem ser menosprezadas. O corante artificial tartrazina, sulfitos e glutamato monossdico so relatados como causadores de reaes. A tartrazina pode ser encontrada nos sucos artificiais, gelatinas e balas coloridas, enquanto o glutamato monossdico pode estar presente nos alimentos salgados como temperos (caldos de carne ou galinha). Os sulfitos so usados como preservativos em alimentos (frutas desidratadas, vinhos, sucos industrializados) e medicamentos tem sido relacionados a crises de asma em indivduos sensveis. O metabissulfito de sdio causa reaes mais freqentes (urticria e exacerbao da asma). O citrato de sdio, usado como antioxidante, pode causar reaes alrgicas, alm da queda da presso arterial, vermelhido da pele e dor de cabea; porm, mais raramente que os sulfitos (ASBIA, 2007).

caso do amendoim, que possui protenas alergnicas em grandes quantidades, a produo de variedades pouco alergnicas levar ainda algum tempo (BRUNORO; AZEREDO, 2007). A Organizao Mundial da Sade reconhece que a engenharia gentica oferece a oportunidade de diminuir ou mesmo de eliminar nos alimentos os compostos que provocam alergias. Tanto assim que muitos pesquisadores tm se dedicado a suprimir naturalmente os alergnicos presentes no trigo, no leite e at no amendoim. Atualmente, tambm j se encontra em desenvolvimento uma variedade de soja transgnica, desenvolvida para no provocar reaes alrgicas (WATANABE; MARIN, 2007). O relatrio da Unio de Academias de Cincia e Humanidades da Alemanha, conduzido sob ponto de vista estritamente cientfico e com base em estudos liderados por pesquisadores idneos, apresentou evidncias de que alimentos derivados de plantas transgnicas so equivalentes ou mesmo superiores as suas contrapartes convencionais, no que se refere a questes de sade. Foram levados em conta o potencial carcinognico, toxignico e alergnico desses alimentos, bem como possveis efeitos indesejveis resultantes da ingesto de DNA transgnico (AZEREDO, 2007). A existncia de riscos associados aos organismos geneticamente modificados (OGM) tem sido questionada h mais de vinte anos, muito antes de qualquer produto transgnico chegar ao mercado, e isso gera grandes discusses que envolveram governos, agricultores, comerciantes, associaes de defesa dos animais, entre outros (CAVALLI, 2001). Os alimentos transgnicos so submetidos a testes rigorosos antes de sua liberao, e usam animais de laboratrio, o que no ocorre com alimentos elaborados com plantas obtidas por mtodos convencionais O receio de que o consumo de alimentos derivados de plantas GM resulte em grande risco de manifestaes alrgicas um dos argumentos bastante explorados por ativistas antibiotecnologia. Entretanto, como os alimentos 195

Alimentos transgnicos e as alergias


O nmero de pessoas que contraem alergia alimentar est aumentando a cada ano, alm do crescente hbito da populao de realizar suas refeies fora de casa. Isso significa que as reaes alrgicas inesperadas tendem a ser um problema em expanso. Logo, importante que haja investimento em pesquisas no sentido de reduzir os danos causados por alimentos que contm alrgenos. E a biotecnologia pode contribuir para isso de maneira eficiente e segura (WILSON, 2007). Substncias que causam alergias podem ser removidas em alimentos transgnicos. J se produziu uma variedade de arroz com baixssima capacidade de causar alergia (BARTOLOM, 2001). Um alimento muito alergnico, o trigo, tambm est sendo modificado e as pesquisas so promissoras. J no

Semina: Cincias Biolgicas e da Sade, Londrina, v. 29, n. 2, p. 189-200, jul./dez. 2008

Pereira, A. C. S.; Moura, S. M.; Constant, P B. L. .

transgnicos so obrigatoriamente testados para avaliar seu potencial alergnico, por meio de protocolos aprovados por organismos internacionais, sua segurana muito maior do que os alimentos convencionais (AZEREDO, 2007; BORM; COSTA, 2002). Uma rvore de decises para a avaliao do potencial de alergenicidade de novas protenas em alimentos geneticamente modificados foi desenvolvida, em 1996, pelo Conselho Internacional de Biotecnologia de Alimentos e pelo Instituto de Alergia e Imunologia do ILSI (International Life Sciences Institute) (WATANABE; NUTTI, 2002). Esse processo de deciso foi posteriormente revisado, em 2001, pelos peritos que participaram da consulta conjunta da FAO/WHO sobre alimentos derivados da biotecnologia (WORLD HEALTH ORGANIZATION WHO, 2001). Qualquer resultado positivo define o produto como sendo alergnico, e leva interrupo do desenvolvimento do produto. Um resultado negativo implica a realizao de testes in vitro adicionais, realizados com soro de pacientes hipersensibilizados a certos grupos de alrgenos relacionados fonte original do gene; implica tambm o teste de resistncia da protena expressa digesto pela pepsina (digestive fate) e a determinao da imunogenicidade em modelos animais (MUNIZ et al., 2003). Testes in vivo com humanos podem ser considerados em alguns casos, porm no so obrigatrios. No caso da nova protena proceder de uma fonte no reconhecida como alergnica, a rvore de decises busca a similaridade da seqncia com alrgenos conhecidos e subseqente teste in vitro com soro de pacientes hipersensibilizados queles grupos de alrgenos relacionados fonte original do gene. A protena considerada alergnica quando for verificada homologia da seqncia e o resultado do teste com soro for positivo. Quando os resultados forem negativos, testes adicionais de resistncia da nova protena digesto pela pepsina e testes de imunogenicidade em modelos animais podem indicar a alta ou baixa probabilidade do potencial 196

alergnico da nova protena (WATANABE; MARIN, 2007; WHO, 2001). At o momento, no se tem conhecimento de nenhum produto agrcola ou alimento geneticamente modificado aprovado que tenha causado alergias. A tecnologia de modificao gentica oferece a oportunidade de reduzir ou eliminar alergnicos proticos que ocorrem naturalmente em alimentos especficos (WHO, 2001). Assim, a biotecnologia tem trabalhado para reduzir problemas com alergias alimentares e no para agravlos (WATANABE; NUTTI, 2002).

Alergia alimentar na infncia


Reaes adversas a alimentos so mais comuns em crianas de baixa idade, e isso pode ser relacionado, em parte, com os hbitos de alimentao da populao avaliada (BRICKS, 1994). Em um estudo prospectivo com 480 recm-nascidos nos Estados Unidos, reaes adversas foram relatadas pelos pais em 28% dos lactentes, entretanto, esses relatos s foram confirmados por desafio oral em apenas um tero dos casos suspeitos, ou seja, 8% do total do grupo avaliado 5. A alergia alimentar afeta de 6 a 8% dos lactentes jovens e 1,5 a 2% da populao adulta (LUIZ; SPERIDIO; FAGUNDES NETO, 2007). A incidncia da alergia alimentar d-se principalmente dentro dos primeiros seis meses de vida, e afeta especialmente lactentes que receberam aleitamento natural por um perodo de tempo muito curto ou ento, aqueles que se viram totalmente privados da prtica do aleitamento natural (LUIZ; SPERIDIO; FAGUNDES NETO, 2007). O leite, seja o materno ou em frmula infantil, constitui o primeiro alimento em contacto com o lactante, sendo por isso a sua primeira fonte de antgenos alimentares. Portanto, no de estranhar que durante o primeiro ano de vida seja o alimento responsvel pelo maior nmero de reaes adversas (VILLARES et al., 2006).

Semina: Cincias Biolgicas e da Sade, Londrina, v. 29, n. 2, p. 189-200, jul./dez. 2008

Alergia alimentar: sistema imunolgico e principais alimentos envolvidos

possvel prevenir ou retardar a apario de alergias em crianas mediante intervenes dietticas que se iniciam desde a gravidez. Em mes com antecedentes alrgicos, recomenda-se evitar durante a gravidez os alimentos alergnicos tais como, leite, ovo, pescados, mariscos, amendoim e soja, e substitu-los por outros que no comprometam seu estado nutricional, complementando com clcio quando necessrio. A me deve continuar evitando os alimentos durante o aleitamento materno exclusivo e mant-lo por no mnimo seis meses, j que alrgenos alimentares podem ser transmitidos atravs do leite materno (BRICKS, 1994; LUIZ; SPERIDIO; FAGUNDES NETO, 2007). A introduo de alimentos slidos com potencial alergnico deve ser adiada em crianas com antecedentes familiares de alergia. Recomenda-se que a introduo desses alimentos acontea aps o primeiro ano de idade para alimentos como, ovo, pescados e soja. Por volta dos trs anos de idade, pode-se introduzir o amendoim. Apesar de todas as dificuldades quanto ao diagnstico correto da alergia alimentar, sua importncia inquestionvel na faixa etria peditrica, sendo necessria uma abordagem ampla, na qual envolve atendimento multidisciplinar e a conscientizao da famlia quanto importncia das orientaes a serem seguidas, objetivando o controle dos sintomas (LUIZ; SPERIDIO; FAGUNDES NETO, 2007).

a ingesto de determinado alimento. Em outras ocasies, o quadro no to evidente, necessitando de histria mais detalhada. Isso ocorre principalmente quando as reaes ocorrem horas aps a ingesto do alrgeno (FERNANDES; PRATES, 2007; ASBAI, 2007). O teste alrgico um mtodo de diagnstico seguro e geralmente indolor. Deve ser realizado pelo mdico especialista que, aps a histria clnica e o exame fsico, determinar quais substncias podem ter importncia no quadro clnico e, portanto, devero ser avaliadas. O desconforto pode ocorrer pelo prurido (coceira) localizado rea do teste, no caso da reao positiva. Na maioria das vezes realizado no antebrao aps higiene local com algodo e lcool. O resultado obtido em 15 a 20 minutos e a reao positiva consiste na formao de uma ppula vermelha, semelhante uma picada de mosquito. Esta reao indica presena de IgE especfica ao alimento testado. Algumas vezes torna-se necessrio realizar o teste com o prprio alimento in natura (ASBAI, 2007). As provas de provocao alimentar assumem importncia fundamental, uma vez que a sensibilidade clnica do doente, assim como o limiar de reao, no podem ser previstos com base na sensibilidade demonstrada quer por testes cutneos por picada ou epicutneos, quer in vitro, por meio do doseamento de IgE especficas (LOPES et al., 2006).

Diagnstico de alergia alimentar


O diagnstico correto da alergia alimentar fundamental para o tratamento adequado e para que no se instituam dietas desnecessrias. O diagnstico depende de histria clnica minuciosa associada aos dados de exame fsico que podem ser complementados por testes alrgicos. Na histria clnica, fundamental que o paciente ou seus pais, no caso das crianas, auxilie e fornea pormenores acerca dos alimentos ingeridos rotineiramente ou eventualmente. Em algumas situaes, possvel correlacionar o surgimento dos sintomas com

Tratamento de alergias alimentares


At o momento, no existe um medicamento especfico para prevenir a Alergia Alimentar. Uma vez diagnosticada, so utilizados medicamentos especficos para o tratamento dos sintomas (crise) sendo de extrema importncia fornecer orientaes ao paciente e familiares para que se evite novos contatos com o alimento desencadeante. As orientaes devem ser fornecidas por escrito, visando substituio do alimento excludo e evitando-se deficincias nutricionais at quadros de 197

Semina: Cincias Biolgicas e da Sade, Londrina, v. 29, n. 2, p. 189-200, jul./dez. 2008

Pereira, A. C. S.; Moura, S. M.; Constant, P B. L. .

desnutrio importante principalmente nas crianas. O paciente deve estar sempre atento, e verificar o rtulo dos alimentos industrializados buscando identificar nomes relacionados ao alimento que lhe desencadeou a alergia (ASBAI, 2007). A excluso de um determinado alimento no tarefa fcil e a exposio acidental ocorre com certa freqncia. Os indivduos com Alergia Alimentar grave (reao anafiltica) devem portar braceletes ou cartes que os identifiquem, para que cuidados mdicos sejam imediatamente tomados. As reaes leves desaparecem espontaneamente ou respondem aos anti-histamnicos (antialrgicos). Pacientes com histria de reaes graves devem ser orientados a portar medicamentos especficos (adrenalina), mas torna-se obrigatrio uma avaliao em servio de emergncia para tratamento adequado e observao, pois, em alguns casos, pode ocorrer uma segunda reao, tardia, horas aps (ASBAI, 2007). Em alguns casos, principalmente nas crianas, a excluso rigorosa do alimento parece promover a diminuio da alergia. O alimento deve permanecer suspenso por aproximadamente 6 meses. Aps este perodo o mdico especialista poder recomendar uma reintroduo do alimento e observar os sintomas. Se o indivduo permanecer assintomtico e conseguir ingerir o alimento, o mesmo pode ser liberado. Caso ocorra qualquer sintoma, a dieta de eliminao deve ser mantida. A presena de reao alrgica grave, como a anafilaxia ao amendoim, contra-indica esta reintroduo. Nos pacientes altamente sensibilizados, a presena de quantidades mnimas do alimento pode desencadear reao de extrema gravidade (ASBAI, 2007).

maior potencial alergnico, como o ovo, o peixe e os frutos secos, variam um pouco consoante os autores, respeitando diferentes populaes. Segundo a Sociedade Americana de Pediatria (AAP), recomenda-se a introduo dos alimentos slidos aps o 6 ms, o leite de vaca aps 1 ano de idade, ovos aos 2 anos e amendoim, nozes e peixe, somente aps o 3 ano de vida (ASBAI, 2007; CARRAPATOSO; SARINHO, 2007). A dieta materna durante a amamentao parece ter algum benefcio na preveno da alergia s protenas do leite de vaca e no eczema atpico. Durante o aleitamento materno, a restrio de alguns alimentos alergizantes, como produtos lcteos, ovo, peixe, amendoim e soja, pode ser associada reduo da prevalncia de eczema atpico dos 12 aos 18. No entanto, esta dieta alimentar s deve ser realizada sob superviso mdica e em mes com grande risco de ter filhos com alergia. A introduo precoce de alrgenos alimentares pode promover o desenvolvimento de alergia enquanto que a introduo numa fase mais tardia induz tolerncia. Os alimentos slidos antes dos quatro meses podem aumentar o risco de eczema atpico em crianas com predisposio gentica, no entanto alguns estudos falharam ao tentar mostrar benefcios na introduo mais tardia destes alimentos (FERREIRA; COELHO; TRINDADE, 2007). Alimentos processados, por conterem vrios alrgenos, no devem ser introduzidos enquanto no se confirmar a tolerncia a cada um dos ingredientes. No existem, atualmente, estudos controlados que permitam demonstrar o papel preventivo da introduo de alimentos slidos especficos em determinadas idades (CARRAPATOSO; SARINHO, 2007).

Mtodos de preveno da alergia alimentar


O estmulo ao aleitamento materno no primeiro ano de vida fundamental assim como a introduo tardia dos alimentos slidos potencialmente provocadores de alergia. As recomendaes da idade de introduo de alimentos especficos, com 198

Referncias
AMERICAN ACADEMY OF ALLERGY, ASTHMA AND IMMUNOLOGY AAAAI. Tips to remember: food allergy. Disponvel em: <http://www.aaaai.org/ patients/publicedmat/tips/foodallergy.stm>. Acesso em: 1 out. 2007.

Semina: Cincias Biolgicas e da Sade, Londrina, v. 29, n. 2, p. 189-200, jul./dez. 2008

Alergia alimentar: sistema imunolgico e principais alimentos envolvidos

ANGELIS, R. C. Alergias alimentares: tentando entender por que existem pessoas sensveis a determinados alimentos. So Paulo: Atheneu, 2006. ASSOCIAO BRASILEIRA DE ALERGIA E IMUNOPATOLOGIA ASBAI. Alergia alimentar. Disponvel em: <http://www.sbai.org.br/publico8.htm>. Acesso em: 1 out. 2007. AZEREDO, R. M. C. O. Alimentos transgnicos: segurana para a sade. Disponvel em: <http://www.cib. org.br/artigo.php?inicio=15>. Acesso em: 10 nov. 2007. BARTOLO, 2001. BARTOLOM, B. Alimentos transgnicos: por qu y cmo se desarrollan. Alergologia e Inmunologia Clinica, Madrid, v. 16, n. 2, p. 137-1532, 2001. BATISTA, J. L.; PASTORINO, A. C.; GRUMACH, A. S.; JACOB, C. M. A. Reaes adversas vacina MMR em pacientes alrgicos a ovo: reviso da literatura. Revises e ensaios reviews and essays. Disponvel em: <http://www.pediatriasaopaulo.usp.br/upload/html/453/ body/09.htm>. Acesso em: 2 out. 2007. BERTOLA, 2001. BORM, A.; COSTA, N. M. B. Potencial nutricional e funcional dos alimentos geneticamente modificados. Nutrio Brasil, Rio de Janeiro, v. 1, n. 4, p. 230-233, nov./dez. 2002. BRANDT, K. G.; SAMPAIO, M. M. S. C.; MIUKI, C. J. Importncia da microflora intestinal. Revises e Ensaios: Pediatria, So Paulo, v. 28, n. 2, p. 117-127, 2006. BRICKS, L. F. Reaes adversas aos alimentos na infncia: intolerncia e alergia alimentar: atualizao. Pediatria, So Paulo, v. 16, n. 4, p. 176-185, 1994. BRUNORO, N.; AZEREDO, R. O potencial dos alimentos GMs no combate a doenas. Disponvel em: < http://www.cib.org.br/artigo.php?inicio=30>. Acesso em : 10 nov. 2007. CABALLER, 2001. CARRAPATOSO. I.; SARINHO, E. Ser possvel prevenir a alergia alimentar? Revista Portuguesa de Imunoalergologia, Lisboa, v. 15, n. 4, p. 291-299, 2007. CARVALHO JUNIOR, F. F. Apresentao clnica da alergia ao leite de vaca com sintomatologia respiratria. Jornal de Pneumologia, So Paulo, v. 27, n. 1, jan./fev. 2001. CASTELLO, M. A.; HEVIA, X.; GMEZ, I. M.; CASTRO, A. R.; RODRGUEZ, C. J. Algunas consideraciones sobre las reacciones adversas por alimentos. Revista Cubana de Medicina General Integral, Habana, v. 20, n. 5-6, p. 0-0, Sep./Dec. 2004.

CAVALLI, S. B. Segurana alimentar: a abordagem dos alimentos transgnicos. Revista Nutrio, Campinas, v. 14, Supl., p. 41-46, 2001. CONSTANT, 2008. DELVES, P. J.; ROITT, I. M. Advances in immunology: the immune system. The New England Journal of Medicine, Boston, v. 343, n. 1, p. 37-49, Jul. 2000. FERNANDES, M. E. Alergia alimentar em ces. 2005. Dissertao. (Mestrado em Sade Publica) Faculdade de Sade Pblica, Universidade de So Paulo, So Paulo. FERNANDES, N. P.; PRATES, S. Qual o papel do patch test no diagnstico da alergia alimentar? Revista Portuguesa de Imunoalergologia, Lisboa, v. 15, n. 5, p. 377-385, 2007. FERNNDEZ-RIVAS, M. Alergia a alimentos: patrones de respuesta clnica a los alergenos alimentarios. Alergologia e Inmunologia Clinica, Madrid, v. 18, n. 3, p. 119-120. 2003. FERREIRA, C. T.; SEIDMAN, E. Alergia alimentar: atualizao prtica do ponto de vista gastroenterolgico. Jornal de Pediatria, Rio de Janeiro, v. 83, n. 1, p. 7-20, 2007. FERREIRA; SEIDMAN, 2005. FERREIRA, M.; COELHO, R.; TRINDADE, J. C. Preveno primria da doena alrgica. Acta Mdica Portuguesa, Lisboa, v. 20, n. 3, p. 215-219, 2007. HERRERO, M. D.; GMEZ, M.; OJEDA, P.; MONEO Y, I.; ALDAY, E. Hipersensibilidad a crustceos y deteccin de IgE especfica. Alergologia e Inmunologia Clinica, Madrid, v. 16, n. 1, p. 13-17. 2001. LARRAMENDI, 2003. LOPES, C. RAVASQUEIRA, A.; SILVA, I.; CAIADO, J.; DUARTE, F.; DIDENKO, I.; SALGADO, M.; SILVA, S. P.; FERRO, A.; PIT, H.; PATRCIO, L.; BORREGO, L. M. Allergy School Hannover 2006: Allergy, from diagnosis to treatment. Revista Portuguesa de Imunoalergologia, Lisboa, v. 14, n. 4, p. 355-364, 2006. LORENTE, F.; LAFFOND, E.; DVILA, I.; MORENO, E. Mecanismos de tolerancia inmunolgica. Prevencin primaria de la alergia a alimentos. Alergologia e Inmunologia Clinica, Madrid, v. 16, n. 2, p. 62-75. 2001. LUIZ, V. F. C.; SPERIDIO, P. G. L.; FAGUNDES NETO, U. Terapia nutricional nas intolerncias e alergias alimentares. Electronic Journal of Pediatric Gastroenterology, Nutrition and Liver Diseases.

199
Semina: Cincias Biolgicas e da Sade, Londrina, v. 29, n. 2, p. 189-200, jul./dez. 2008

Pereira, A. C. S.; Moura, S. M.; Constant, P B. L. .

Disponvel em: <http://www.e-gastroped.com.br/jun05/ terapia_nutricional.htm>. Acesso em: 1 out. 2007. MARTN ESTEBAN, M.; POLANCO ALLU, I. Enfermedades alrgicas inducidas por alimentos no exclusivamente mediadas por ige: gastroenteropatas inducidas por alimentos. Alergologia e Inmunologia Clinica, Madrid, v. 16, n. 2, p. 79-85, 2001. MARTINS, M. T. S.; GALEAZZI, M. A. M. Alergia alimentar: consideraes sobre o uso de protenas modificadas enzimaticamente. Revista Cadernos de Debate, Campinas, v. 4, p. 1-24, 1996. MARTINS, N. F. Predio de protenas alergnicas. Braslia: Embrapa Recursos Genticos e Biotecnologia, 2006. (Documentos, 205). MOREIRA, L. F. Estudo dos componentes nutricionais e Imunolgicos na perda de peso em Camundongos com alergia alimentar. 2006. Dissertao (Mestrado em Patologia Geral) Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte. MUNIZ, C. R.; FREITAS, C. A. S.; CAMPLO, W. F.; MAIA, G. A.; BRASIL, I. M. Alimentos transgnicos: segurana, riscos alimentares e regulamentaes. B. CEPPA, Curitiba, v. 21, n. 2, p. 209-222, jul./dez. 2003. NOWAK-WEGRZYN, A; SAMPSON, H. A. Adverse reactions to food. Medical Clinics of North America, Philadelphia, v. 90, n 1, p. 77-95, jan. 2006. OJEDA CASAS, 2001. OLIVEIRA; GRAUDENZ, 2003. PEDRUZZI, 2002. PORTERO, K. C. C., RODRIGUES, E. M. Aspectos clnicos e imunolgicos da alergia alimentar. Nutrio em Pauta, So Paulo, n. 50, p. 41-44, set/out. 2001. RAMALDES, 2003. RAMALDES, G. A.; PEREIRA, M. A.; CASTRO, P. T.; VIEIRA, L. M.; CARDOSO, V. N. Captura de lipossomas pelas placas de Peyer de camundongos aps administrao oral. Revista Brasileira de Cincias Farmacuticas, So Paulo, v. 38, n. 2, abr./jun. 2002.

REIS, A. P. Imunoterapia em pediatria. Indicar ou no indicar e quando. Pediatria, So Paulo, v. 20, n. 2, p. 106-111, 1998. SAMPSON, 2005. SANZ, M. L. Inmunidad del tracto intestinal: procesamiento de antgenos. Alergologia e Inmunologia Clinica, Madrid, v. 16, n. 2, p. 58-62, 2001. SOARES, R. L. S.; FIGUEIREDO, H. N.; DICK, M. F. S.; SILVA FILHO, N. F.; LIMA, L. F. Q.; SANTOS, J. M. A sndrome do intestino irritvel associada intolerncia alimentar. Mundo & Vida, Niteri, v. 2, n. 1/2, p. 20-32, 2001. TAYLOR; HEFLE, 2006. TOCHE, P. P. Alergia a alimentos y aditivos. Revista Mdica Clnica las Condes, Santiago, v. 15, n. 3, p.9297, jul. 2004. VILLARES, J. M. M.; OLIVEROS LEAL, L.; TORRES PERAL, R.; LUNA PAREDES, C.; MARTNEZGIMENO, A.; GARCA-HERNNDEZ, Y. G. Como crescem os lactentes alrgicos s protenas de leite de vaca. Anales de Pediatra, Barcelona, v. 1, n. 2, p. 97100, 2006. WATANABE, E.; MARIN, V. A. Biotecnologia pode reduzir a incidncia de alergias alimentares. Disponvel em :<http://www.cib.org.br/artigo.php?inicio=15>. Acesso em: 10 nov. 2007. WATANABE, E.; NUTTI, M. R. Alimentos geneticamente modificados: avaliao de segurana e melhorias de qualidade em desenvolvimento. Revista Brasileira de Milho e Sorgo, Sete Lagoas, v. 1, n. 1, p. 1-14. 2002. WORLD HEALTH ORGANIZATION WHO. Evaluation of allergenicity of genetically modified foods. Report of a joint FAO/WHO expert consultation on allergenicity of foodsderived from biotechnology. 2001. Disponvel em:<ftp://ftp.fao.org/es/esn/food/allergygm. pdf>. Acesso em: 11 nov. 2007. WILSON, K. Biotech vs. Peanut Allergies. American Council on Science and Health. Disponvel em:<http:// www.acsh.org/factsfears /newsID.1007/news_detail. asp>. Acesso em: 7 nov. 2007.

200
Semina: Cincias Biolgicas e da Sade, Londrina, v. 29, n. 2, p. 189-200, jul./dez. 2008

Anda mungkin juga menyukai