Anda di halaman 1dari 12

UNIVERSIDADE PAULISTA

CINTIA NOGUEIRA FABIANA FERNANDES PATRICIA FARIAS RAYANNE PIEROBO

NUTRIO NO ESPORTE Suplementos nutricionais ilcitos no desempenho do atleta.

Jundia 2011

CINTIA NOGUEIRA FABIANA FERNANDES PATRICIA FARIAS RAYANNE PIEROBO

NUTRIO NO ESPORTE Suplementos nutricionais ilcitos no desempenho do atleta.

Trabalho para complemento da nota da B2, da matria nutrio no esporte do curso de Nutrio Universidade Paulista (UNIP). Professora: Fabiane La Flor Z. Sanches.

Jundia 2011

SUMRIO
1. Introduo ....................................................................................... 03 2. Indicaes ....................................................................................... 04 3. Funes .......................................................................................... 06 4. Efeitos Colaterais ............................................................................ 08 5. Concluso........................................................................................ 10

Referncias.......................................................................................... 11

1. INTRODUO O problema do uso de substncias ilcitas para aumento da performance fsica hoje no mais uma novidade. Nunca em toda a histria esportiva houve tanto consumo de drogas, principalmente por praticantes de modalidades no olmpicas. De forma geral, grande o uso descontrolado de medicamentos e drogas estimulantes e alucingenas. A partir da dcada de oitenta, houve um grande estmulo da prtica de exerccios fsicos, que culminou na imensa procura por academias de ginsticas. A valorizao da esttica muscular desenvolvida ou hipertrofiada inclusive para mulheres passou a ser bem vista e explorada pela mdia. Existe hoje um comrcio paralelo que vende drogas anabolizantes e outros ergognicos, o qual denunciado constantemente por matrias na TV. A busca desequilibrada por um corpo escultural e o baixo nvel de conhecimento dos praticantes de musculao e outras atividades fsicas, mantm o presente mercado negro em plena ascenso. A importncia do saber faz com que tomem cuidado no trato com as novidades que surgem no mercado de suplementos alimentares. Os produtos anunciados pelo fabricante so muitas vezes colocados como verdadeiros os efeitos que promovem, sobre o desempenho e esttica, e trazem declaraes de usurios e afirmaes no concludas por meio de pesquisas cientificamente desenvolvidas. Os volumes para ingesto e os possveis efeitos das substancias contidas nos produtos, mesmo que indicadas para suplementao alimentar, variam de um individuo para outro, as recomendaes tero que ser ajustadas e feitas por mdico ou nutricionista, para que no haja dano ou mesmo efeito txico sobre o organismo, que o caso onde ingerem maior quantidade para efeitos mais rpidos. Muitas pessoas no compreendem a diferena entre suplementos nutricionais e drogas: os suplementos nutricionais so substncias (na maioria das vezes vitaminas, minerais e aminocidos) que auxiliam na ingesto alimentar, completam a ingesto de alimentos que no foram possveis de serem consumidos, seja pelo motivo que for. J as drogas, quando utilizadas com fins estticos ou com a finalidade de melhora do desempenho de atletas competitivos, sem a orientao mdica, realmente podem colocar a sade dos usurios em risco, pois costumam estar associadas a efeitos colaterais, muitas vezes letais e irreversveis.

2. INDICAES

Drogas ilcitas so aquelas cuja utilizao, de acordo com a Agncia Mundial Antidoping e o Comit Olmpico Internacional (COI), caracteriza uma infrao de cdigos ticos e disciplinares, podendo ocasionar sanes aos atletas, bem como aos seus tcnicos, mdicos e dirigentes. So divididos em:
A.

Estimulantes: usadas para facilitar a perda de peso, para controle de

sintomas de alterao do sono, reduz a fadiga nos atletas e manter a agressividade do atleta.
B.

Narcticos: Controle de dor, tosse, dispnia, cefalia e analgesia.

Inibio perigosa da dor em atletas lesionados. Risco de dependncia fsica e sndrome de abstinncia. Indicados para a analgesia profunda. C. Agentes Anabolizantes:

1.

Esterides anablicos andrognicos: Indicados para o ganho de peso por portadores de SIDA; diminuio da dor ssea na osteoporose; catabolismo induzido por corticosteride; anemia grave; angioedema hereditrio; cncer de mama metasttico ou deficincia hormonal masculina.

2.

Agonista beta-2 adrenrgico: Indicados para casos de asma, DPOC e bronquite.

D.

Diurticos: so prescritos para tratar aumento da presso arterial,

insuficincia cardaca, cirrose heptica e podem ser encontrados em remdios para emagrecer no autorizados.
E.

Hormnios peptdicos, mimticos e anlogos:

1.

Hormnio do crescimento (hGH): indicado em distrbios do crescimento, mediante criteriosa avaliao mdica. Eritropoetina (EPO) (8): Indicada no tratamento da anemia,

2.

principalmente em pacientes com doena renal crnica, em que a sntese deste hormnio reduzida.
3.

Beta bloqueadores: Controle de ansiedade e protetor cardaco aps enfarte do miocrdio.

4.

Canabinides: Para o tratamento de doenas crnicas.

3. FUNES
A. Estimulantes: So substncias que aceleram (estimulam) a atividade do

Sistema Nervoso Central (crebro), que passa ento a funcionar mais rapidamente. A pessoa ento anda mais, corre mais, dorme menos, fala mais, come menos, etc.
B. Narcticos: So utilizados para aliviar a dor.

C.

Agentes Anabolizantes:

1.

Esterides anablicos andrognicos: Aumento da sntese protica, com aumento da massa, fora e potncia muscular. Aumentam a reteno de nitrognio, sdio, potssio, cloreto e gua.

2.

Agonista beta-2 adrenrgico: Aumentam a massa corporal magra e diminuem a gordura corporal.

D.

Diurticos: Aumenta o volume e o grau de dissoluo da urina, assim

diminui os efeitos causados por complicaes cardiovasculares graas a hipertenso, os diurticos tambm diminuem o nvel de gua e de cloreto de sdio no sangue.
E.

Hormnios peptdicos, mimticos e anlogos:

5.

Hormnio do crescimento (hGH): Aumento do volume e potncia muscular aumenta a reteno de nitrognio, a assimilao de aminocidos pelos tecidos, ocasionando aumento do peso magro.

6.

Eritropoetina (EPO): Regular a eritropoiese, nome que se d a produo de clulas vermelhas do sangue, hemcias.

7.

Beta bloqueadores: Favorecem a performance em esportes de pequeno empenho muscular e grande concentrao e equilbrio, tais como tiro, pentatlo moderno, arco e flecha, saltos ornamentais, vela e hipismo. No caso do tiro, particularmente com pistola, a menor freqncia cardaca corresponde a um tempo mais longo de distole entre cada batimento, permitindo maior preciso na mira.

8.

Canabinides: ansiedade.

Sensao

de

relaxamento,

euforia

diminuio

da

4. EFEITOS COLATERAIS Algumas pessoas podem ser mais sensveis do que outras, tanto para os efeitos positivos quanto para os negativos, por isso recomendvel consultar um mdico antes de comear a usar qualquer tipo de suplemento.
A.

Estimulantes: Podem causar dependncia, ansiedade, aumento dos

batimentos cardacos, alteraes na presso arterial, nervosismo, tremores, sonolncia e desnimo (aps o efeito passar).
B.

Narcticos: Risco de dependncia fsica, nusea e vmitos, priso de

ventre, coceira, rubor, contrao das pupilas e depresso respiratria, sndrome de abstinncia. C. Agentes Anabolizantes:

1.

Esterides

anablicos

andrognicos:

Formao

de

edema;

hipertenso arterial, aumento do LDL colesterol, diminuio do HDL colesterol, disfuno tiroidiana, alteraes do humor e do sono. Com esterides modificados na posio 17 alfa, podem ocorrer alterao da funo heptica, ictercia e adenocarcinoma heptico. Todos os esterides andrognicos aumentam a agressividade.
2.

Agonista beta-2 adrenrgico: Tremor (principalmente das mos), hipersensibilidade incluindo broncospasmo paradoxal, urticria e

agitao, nervosismo, palpitaes, cefaleias, taquicardia e arritmias. Reaces de angioedema tm sido descritas. Situaes de hipocaliemia podem estar associadas utilizao de doses elevadas de agonistas beta-2.

D.

Diurticos: O efeito colateral mais comum associado aos diurticos

a perda de potssio. Com a exceo dos poupadores de potssio, todos os diurticos podem causar perda de potssio que, quando no tratada, aumenta o risco de alteraes do ritmo cardaco que podem ser muito graves. Tambm pode ocorrer: diurese freqente, tontura e fraqueza, cibras, desidratao, irritaes na pele, perda de apetite e vmitos.
E.

Hormnios peptdicos, mimticos e anlogos: Hormnio do crescimento (hGH): aumento da oxidao dos cidos

1.

graxos perante uma restrio calrica, acelera a liplise, promove uma conservao de nitrognio e alteraes da composio corporal.
2.

Eritropoetina (EPO) (8): dor de cabea, fadiga, dor muscular, atralgia

e febre.
3.

Beta bloqueadores: Diminuio da ansiedade e tremor, reduo da

freqncia cardaca e presso arterial.


4.

Canabinides: Comprometem a viso, a performance fsica e

psicolgica. A memria, a habilidade de aprender e os nveis sricos de testosterona diminuem.

10

5. CONCLUSO Os praticantes de atividade fsica no costumam seguir as recomendaes de um nutricionista, muitos nem procuram ou no acreditam que fazendo o treino adequado e comendo de forma saudvel tero bons resultados. Ainda existem os que desejam ter um resultado rpido e por isso optam por utilizar suplementos. O cuidado para no confundir substncias dopantes, com suplementos alimentares faz-se urgente. O doping considerado quando o atleta faz uso de recursos que promovem o aumento do desempenho por meio de substncias artificiais e proibidas pelo comit esportivo. Os anabolizantes esterides so manipulaes qumicas sintticas de substncias que promovem o anabolismo tecidual orgnico tais como a testosterona, e so usados por atletas ou praticantes de esportes de fora e visam principalmente aumentar a massa muscular. Os responsveis ou o prprio atleta precisam ficar atentos aos recursos que esto sendo usados no treinamento. possvel o individuo estar usando recursos ergognicos dopantes, afirmando serem de procedncia natural e incua. O uso de qualquer substncia ou suplemento deve ser verificado sempre e junto a um nutricionista ou medico, para que no ocorram problemas futuros e que venha degradamente trazer risco a sade do atleta. Os suplementos nutricionais s iro contribuir para a melhora da sade, do desempenho fsico, da esttica ou qualquer outro benefcio, caso a pessoa realmente apresente algum tipo de deficincia na alimentao convencional, a qual dever ser priorizada.

11

REFERNCIAS BARROS, T. L. et al. A Importncia da Alimentao do Atleta Visando A Melhora da Performance. Nutrio em Pauta. Maio/jun., 2002. Disponvel em < http://www.nutricaoempauta.com.br/lista_artigo.php?cod=441 > Acesso em: 23/11/2011. FEDER, M. G. et al. O uso de medicamentos no esporte. Rev Bras Med Esporte, So Paulo, v. 2, n. 3, 1996. NOBREGA, A. C. L. et al. Modificaes dietticas, reposio hdrica, suplementos alimentares e drogas: comprovao de ao ergognica e potenciais riscos para a sade. Rev Bras Med Esporte, So Paulo, v. 9, n. 2, p. 43 56, mar./abr., 2003. MALFATTI, C. R. M. et al. O uso de recursos ergognicos e seus efeitos na sade e performance fsica de atletas. Cinergis, Santa Cruz do Sul, v. 9, n. 1, p. 7 14, jan./jun., 2008.

Anda mungkin juga menyukai