Anda di halaman 1dari 3

A SOCIEDADE PS-MODERNA Caractersticas principais - Desreferencializao do real e dessubstancializao do sujeito.

- Podemos dicotomizar a questo: - sociedade moderna industrial, pautada na produo e na mquina (geradora da civilizao burguesa, desde o sculo XVIII bem como de uma massa de homens desumanizados, trabalhadores mecanizados que muitas vezes eram levados luta revolucionria pela melhoria de suas condies). Essa civilizao industrial burguesa fruto do projeto iluminista, atravs de uma perspectiva de progresso humano pelo vis do conhecimento; - sociedade ps-industrial (ou ps-moderna), a partir dos anos 1950, mobilizada pelo consumo e pela informao. - p. 8: a sociedade industrial produz bens materiais, enquanto as sociedades ps-industriais consomem servios (mensagens entre as pessoas). Boa parte dos servios prestados na atualidade necessitam de um sistema de informao aceleradssimo. Quer ver um exemplo: os tickets de metr ou barca, ou ainda o bilhete nico de nibus. Por isso, as sociedades psindustriais tambm so chamadas de programadas, pois h programao da produo, do consumo e da vida social, com o objetivo de facilitar o cotidiano das pessoas e produzir mais e mais para tanto, a tecnocincia fundamental, principalmente os avanos em informtica. - p. 8: O ambiente ps-moderno povoado pela ciberntica, a robtica industrial (no Japo h 150 mil robs nas indstrias), a biologia molecular, a medicina nuclear, a tecnologia de alimentos, as terapias psicolgicas, a climatizao, as tcnicas de embelezamento, o trnsito computadorizado, junto com o mp3, o videogame, o blu-ray player, a TV a cabo e os computadores domsticos. Essa revoluo, em grande parte, se deve ao chip (ele reduziu a computao escala individual). - p. 8: o indivduo na condio ps-moderna est exposto a uma infinidade de informaes recortadas e parcelares, uma colcha de retalhos que no forma um todo. Isso um show de estmulos desconexos pautados no design, na moda, na publicidade e nos meios de comunicao a forma supera o contedo. - p. 8-9: o trabalho conjunto entre moda e publicidade produo de um ideal de consumo personalizado. O circuito informao-estetizaoerotizao-personalizao. - p. 9: A sociedade se despolitiza ao se descontrair em mil jogos aquisitivos, em esportes, espetculos, facilidades. A participao se orienta, assim, para pequenos objetivos. Um sujeito ps-moderno pode ser ao mesmo tempo programador, andrgino, zen-budista, vegetariano, integracionista, antinuclearista. So participaes brandas, frouxas, sem estilo militante, com metas a curto prazo, e onde h expresso pessoal. Renuncia-se aos temas grandiosos como Revoluo, Democracia Plena, Ordem Social coisas da modernidade industrial. Na ps-modernidade, s h revoluo no cotidiano (pois a sociedade d lugar ao indivduo).

- p. 9: na sociedade ps-industrial possvel a convivncia de diferenciados comportamentos e costumes, pois o mercado de massa possibilita um consumo personalizado, de modo que os indivduos podem escolher aquilo que gostam. - p. 9: definio de Estado e do seu papel: O prprio Estado, que poderia ser um centro mortal, antes um investidor na economia e na pesquisa, um administrador de servios, um encarregado da defesa externa, em vez de ser, fundamentalmente, um aparelho de represso poltica. - p. 9: neo-individualismo ps-moderno, no qual o sujeito vive sem projetos, sem ideais, a no ser cultuar sua auto-imagem e buscar a satisfao aqui e agora. Narcisista e vazio, desenvolto e aptico, ele est no centro da crise de valores ps-moderna. - p. 10: o travesti Roberta Close como uma diva ps-moderna primeiro porque ela informao, s passou a existir depois de produzida pelos meios de comunicao. Alm disso, exemplo de simulao: a bioesttica, atravs do silicone, transformou-o em mulher (fazendo com que Luiz Roberto, o referente, danasse). Esse fato colocou em evidncia a liberao sexual, bem como banalizou as minorias erticas. - pp. 10-11: mudanas na arte a quebra de paradigma que foram as vanguardas modernistas, visando ao desprendimento da representao do real e, em contrapartida, realizando obras autoreferencializadas, com cores, linhas e figuras que no tm a pretenso de imitar o real. - pp. 11-12: A (anti)arte ps-moderna e suas caractersticas. - p. 13: Os anartistas ps-modernos s se sentem bem na desordem, na ausncia de princpios, na criao sem fronteiras, pangredindo caminhando para todos os lados. Passemos em revista as principais manifestaes artsticas que, na arquitetura, artes plsticas, literatura, cinema, msica etc. - p. 17: caractersticas gerais da (anti)arte ps-moderna: comunicao direta, fuso com a esttica de massa, materiais no artsticos, objetividade, antiintelectualismo, anti-humanismo, superficial idade, efemeridade fim da arte culta, emotiva, superior, eterna. Foi, digamos, o primeiro tempo ps-moderno. - p. 21: No cinema, enfim, com altos efeitos especiais, corre solta a nostalgia acoplada fico cientfica. Reina o ecletismo (mistura de estilos) e o pastiche (imitao barata). Indiana Jones a volta ao gibi, ao seriado. Guerra nas Estrelas leva para o cosmos as batalhas medievais, apoiando-se n computador e no laser. Zelig, de Woody Allen, o cinema do cinema. A nostalgia dos anos 20/30 refilmada com base em documentrios da poca. Mesclado ao filme policial, o futuro espetacular da tecnocincia focalizado por Blade Runner. E analisando a condio ps-moderna, circularam Salve-se Quem Puder, de Godard (note o individualismo) e ParisTexas, de Wim Wenders, dois passeios cruis pelo deserto atual. - p. 21: O ps-modernismo est associado decadncia das grandes idias, valores e instituies ocidentais Deus, Ser, Razo, Sentido,

Verdade, Totalidade, Cincia, Sujeito, Conscincia, Produo, Estado, Revoluo, Famlia. Pela desconstruo, a filosofia atual uma reflexo sobre ou uma acelerao dessa queda no niilismo. Niilismo da palavra latina nihil = nada quer dizer desejo de nada, morte em vida, falta de valores para agir, descrena em um sentido para a existncia. A desconstruo pretende revelar o que est por trs desses ideais maisculos, agora abalados, da cultura ocidental. Desde a Grcia antiga, as filosofias so discursos globais, totalizantes, que procuram os primeiros princpios e os fins ltimos para explicar ordenadamente o Universo, a Natureza, o Homem. A ps-modernidade entrou nessa: ela a valsa do adeus ou o declnio das grandes filosofias explicativas, dos grandes textos esperanosos como o cristianismo (e sua f na salvao), o Iluminismo (com sua crena na tecnocincia e no progresso), o marxismo (com sua aposta numa sociedade comunista). Hoje, os discursos globais e totalizantes quase no atraem ningum. D-se um adeus s iluses. - O choque entre a racionalidade produtiva e os valores morais e sociais j se esboava no mundo moderno, o industrial. Na atualidade psmoderna, ele ficou agudo, bandeirssimo, porque a tecnocincia invade o cotidiano com mil artefatos e servios, mas no oferece nenhum valor moral alm do hedonismo consumista. Ao mesmo tempo, tais sociedades fabricaram fantasmas alarmantes como a ameaa nuclear, o desastre ecolgico, o terrorismo, a crise econmica, a corrupo poltica, os gastos militares, a neurose urbana, a insegurana psicolgica. Elas tm meios racionais, mas s perseguem fins irracionais: lucro e poder. - pp. 21-23: o pensamento de Nietzsche como precursor da filosofia ps-moderna. Nesse estilo, quanto aos Fins: nada de Deus nem de Estado, mas cada um vivendo sem sobreviver, realizando o melhor de si como obra de arte aqui e agora. Quanto Unidade: nada de conhecimento cientfico, de programao, pois o cosmos, como a vida, um jogo indefinido, aberto, sem direo e o pluralismo, isto , a diversidade das formas, dos caminhos a sua lei. Quanto Verdade, nada de conceitos universais e eternos, mas a sabedoria do corpo, o valor do erro e da iluso, a afirmao segundo a perspectiva de cada um. o sujeito deixando-se rolar pelo tempo guiado pelo pragmatismo dos instintos, num ego a flutuar de experincia em experincia, sem se preocupar com uma identidade fixa.

Anda mungkin juga menyukai