Anda di halaman 1dari 25

TROCADOR DE CALOR

Trocador de calor o dispositivo usado para realizar o processo da troca trmica entre dois fluidos em diferentes temperaturas. Este processo comum em muitas aplicaes da Engenharia. Podemos utiliz-los no aquecimento e resfriamento de ambientes, no condicionamento de ar, na produo de energia, na recuperao de calor e no processo qumico. Em virtude das muitas aplicaes importantes, a pesquisa e o desenvolvimento dos trocadores de calor tm uma longa histria, mas ainda hoje busca-se aperfeioar o projeto e o desempenho de trocadores, baseada na crescente preocupao pela conservao de energia.

TIPOS DE TROCADORES DE CALOR


Os trocadores de calor porem ser classificados de acordo com: - A disposio das correntes dos fluidos: correntes paralelas, contracorrente, correntes cruzadas e multipasse. - Tipo de construo: segundo a construo os trocadores podem ser de tubos coaxiais, casco e tubos e compactos.

Correntes Paralelas e Contracorrente

Trocadores de Calor de Correntes Paralelas


Nos trocadores de correntes paralelas, os fluidos quente e frio entram pela mesma extremidade, correm na mesma direo e saem pela outra extremidade. A dTml adequada para este caso

Trocadores de Calor Contracorrente


Nos trocadores de calor contracorrente, os fluidos entram por extremidades opostas e saem por extremidades opostas. Para este caso

Multipasse e com Correntes Cruzadas


Multipasse
Existem situaes em que, devido a restries de espao, econmicas ou condies tcnicas especficas opta-se por construir trocadores com multipasse nos tubos e ou no casco.

Trocadores de Calor de Correntes Cruzadas


Nos trocadores de calor de correntes cruzadas, os fluidos se deslocam com correntes perpendiculares uma outra. Neste caso os trocadores podem ser aletados ou sem aletas, diferindo-se pelo fato dos fluidos que se movem sobre os tubos estarem no misturados ou misturados respectivamente. No primeiro caso o fluido no misturado, pois as aletas impedem o movimento na direo transversal direo principal da corrente, o que j possvel nos tubos sem aletas, e as variaes de temperatura, neste caso ocorrem principalmente na direo principal da corrente. Nos dois casos anteriores possvel aplicar as equaes j apresentadas para trocadores em corrente e contracorrente simples, com a seguinte modificao:

onde dTml cc o calculado para contracorrente e F pode ser obtido dos bacos abaixo para cada caso.

Trocador de Calor de Tubos Coaxiais

Trocador de Calor de Casco e Tubos

Trocador de Calor casco e tubos com um passe no casco e um passe nos tubos (Contracorrente).

Trocador de Calor casco e tubos a - Um passe no casco e dois passes nos tubos. b - Dois passes no casco e quatro passes nos tubos.

Feixe tubular com tubos espiralados (alto rendimento trmico)

Trocadores de Calor Compactos


Os trocadores de calor compactos so usados, tipicamente, quando se deseja ter uma grande rea de transferncia de calor por unidade de volume e pelo menos um dos fluidos um gs. Um bom exemplo o radiador do sistema de refrigerao dos motores automotivos. Existem muitas configuraes diferentes de tubos e de placas, cujas diferenas se devem principalmente ao modelo e disposio das aletas. As caractersticas da transferncia de calor e do escoamento foram determinadas para configuraes especficas e se apresentam, nos casos tpicos, no formato das Figs. 1 e 2. Os resultados para a transferncia de calor esto correlacionados pelo fator j de Colbum e pelo nmero de Reynolds, com o nmero de Stanton (St = h/Gcp) e o de Reynolds baseados na velocidade mssica mxima A grandeza s , a razo entre a rea mnima de escoamento livre das passagens aletadas (rea da seo reta perpendicular direo da corrente) Aff e a rea frontal Afr do trocador. Os valores de s, de Dh (dimetro hidrulico do canal de escoamento), de a (rea superficial de transferncia de calor por unidade do volume do trocador), Af /A (razo entre a rea das aietas e a rea total de transferncia de calor) e de outros parmetros geomtricos esto listados para cada configurao. A razo Af /A usada para estimar a efetividade trmica n,. Num clculo de projeto, a ser usado para a determinao do volume do trocador de calor, depois de a rea da superfcie de transferncia de calor ser achada; num clculo de desempenho, este parmetro ser usado para determinar a rea superficial a partir do conhecimento do volume do trocador de calor. No clculo de um trocador de calor compacto, utilizam-se inicialmente informaes empricas, como as das Figs. 1 e 2, para determinar o coeficiente de conveco mdio das superfcies aletadas. O coeficiente global de transferncia de calor seria ento determinado ou pelo mtodo da DTML ou pelo mtodo ENUT e depois prosseguiriam os clculos de projeto, OU de desempenho, do trocador de calor. A perda de carga associada ao escoamento atravs de um feixe de tubos aletados, como os das Figs. 1 e 2, pode ser calculada.

Figura A Vi e v0 so os volumes especficos do fluido na entrada e na sada e vm. = (vi + v0)/2. A primeira parcela no segundo membro refere-se aos efeitos da acelerao ou da desaceierao do fluido ao passar atravs do trocador de calor enquanto a segunda parcela refere-se s perdas provocadas pelo atrito do fluido. Numa certa configurao do miolo do trocador, o fator de atrito uma funo do nmero de Reynolds como, por exemplo, est nas Figs. 1 e 2 num trocador de tamanho determinado, a razo entre as reas pode ser estimada pela relao (A/Aff) = (a V/s Afr) onde V o volume total do trocador.

Figura B O trabalho clssico de Kays e London d o fator de Colburn j e o fator de atrito para muitos trocadores de calor compactos, com diferentes miolos, e inclui configuraes com tubos chatos (Fig.

11.5a) e com chapas aletadas (Fig. 11.5d, e), e tambm outras configuraes com tubos circulares (Fig. 11.5b, c).

CLCULO DE UM TROCADOR DE CALOR


Os problemas de projeto, anlise e ou desenvvolvimento de um trocador de calor para uma finalidade especfica podem ser classificados em dois grupos principalmente: problema de projeto e problema de desempenho. A soluo de um problema facilitada pela adoo do mtodo mais adequado a ele. O problema de projeto o da escolha do tipo apropriado de trocador de calor e o da determinao das suas dimenses, isto , da rea superficial de transfencia de calor A necessria para se atingir a temperatura de sada desejada. A adoo do mtodo da DTML facilitada pelo conhecimento das temperaturas de entrada e sada dos fluidos quente e frio, pois ento D Tml pode ser calculada sem dificuldade. Um outro problema aquele no qual se conhecem o tipo e as dimenses do trocador e se quer determinar a taxa de transferncia de calor e as temperaturas de sada quando forem dadas as vazes dos fluidos e as temperaturas na entrada. Embora o mtodo da DTML possa ser usado neste clculo de desempenho do trocador de calor, o procedimento seria tedioso e exigiria iterao. Isto poderia ser evitado com a aplicao do mtodo do NUT.

Mtodo da DTML
Para prever ou projetar o desempenho de um trocador de calor, essencial relacionar a taxa global de transferncia de calor a grandezas como as temperaturas de entrada e de sada, o

coeficiente global de transferncia de calor e a rea superficial total da transferncia de calor. Foge do objetivo do presente documento o desenvolvimento matemtico e dedues das frmulas relativas aos processos de troca de calor. Portanto sero apresentadas as necessrias ao estudo, anlise e projeto de trocadores, sem maiores justificativas. Pela aplicao de balanos globais de energia ao fluidos quente e frio, temos:

Relacionando-se a taxa total de transferncia de calor q diferena de temperatura dT entre os fluidos quente e frio, temos:

dTml a diferena de temperatura mdia apropriada para cada caso, a saber: trocador de calor com correntes paralelas ou contracorrente, multipasse e correntes cruzadas.

Observaes: 1) Para a deduo das frmulas acimas algumas hipteses foram consideradas:

O coeficiente total de transmisso de calor constante em todo o comprimento da trajetria. O calor especfico constante. No existem mudanas de fase parciais no sistema, isto , vaporizao ou condensao. A deduo se aplicar para trocas de calor sensvel e quando a vaporizao ou condensao for isomtrica em todos os pontos de trajetria. As perdas de calor para o ambiente so desprezveis.

1) Condies operacionais especiais:


Podemos ter 3 condies especiais de funcionamento de trocadores 1) Quando a capacidade calorfica do fluido quente muito maior que do fluido frio Neste caso Ch tende para o infinito quando temos uma condensao. Graficamente teremos uma reta paralela de temperatura do fluido quente ao eixo dos x. 2) Quando a capacidade calorfica do fluido frio muito maior que do fluido quente Neste caso Cc tende para o infinito quando temos uma evaporao. Graficamente teremos uma reta paralela de temperatura do fluido frio ao eixo dos x. 3) Quando a capacidade calorfica do fluido quente e frio so iguais e sua diferena de temperatura igual Teremos graficamente duas retas de temperaturas paralelas entre si.

O COEFICIENTE GLOBAL DE TRANSFERNCIA DE CALOR


Este coeficiente se define em termos da resistncia trmica total transferncia de calor entre os dois fluidos. Durante a operao normal de um trocador de calor, as superfcies ficam sujeitas a incrustaes de impureza dos fluidos , formao de ferrugem e a outras reaes entre os materiais do fluido e das paredes, aumentando assim a resistncia transferncia de calor entre os fluidos, influindo assim, neste coeficiente. As aletas, por aumentarem a rea superficial diminuem a resistncia a transferncia convectiva de calor, influindo assim no coeficiente global de transferncia de calor. Estes dois efeitos podem ser includos nos clculos deste coeficiente atravs da formula:

Mtodo do NUT
uma questo simples o uso do mtodo dTml para analizar um trocador de calor quando as temperaturas de entrada dos fluidos so conhecidas e as temperaturas de sada ou so especificadas ou se determinam com facilidade pelas espresses do balano de energia. Mas quando se conhecem somente as temperaturas de entrada este mtodo exige um processo iterativo. Neste caso prefervel usar uma outra abordagem, o mtodo denominado efetividade-NUT. Novamente no apresentaremos as dedues matemticas das frmulas utilizadas, por fugir do escopo do presente trabalho. As necessrias sero apresentadas suscintamente, fornecendo apenas o necessrio para a compreenso do trabalho e o clculo efetivo de um trocador. Para definir a efetividade de um trocador de calor, devemos determinar inicialmente a taxa mxima possvel de transferncia de calor, qmx , no trocador.

onde Cmn o menor dos dois valores

A efetividade definida como a razo entre a taxa real de transferncia de calor no trocador de calor e a taxa mxima possvel de transferncia de calor,

Se a efetividade e as temperaturas de entradas forem conhecidas, a taxa real de transferncia de calor pode ser determinada pela expresso

Para qualquer trocador pode-se mostrar que

onde o NUT um admensional (nmero de unidades de transferncia que se define como

A questo final e crucial para aplicao deste mtodo relacionar a efetividade e o NUT, assim pode-se resolver qualquer problema especfico com facilidade e rapidez. Tais relaes esto apresentadas abaixo em duas tabelas. Usa-se a mais conveniente.

Em muitos casos possvel e conveniente para maior rapidez e comodidade utilizar os grficos que relacionam diretamente efetividade e NUT, mesmo com um pequeno prejuizo na preciso dos clculos. Abaixo relacionados os grficos para os casos mais comuns:

Aplicaes de Trocadores de Calor


Os trocadores de calor desempenham papel importante nas diversas reas do conhecimento e pesquisa cientfica e aplicaes tecnolgicas. Na indstria so usados para aquecer ou resfriar fluidos para usos diversos. So encontrados sob a forma de torres de refrigerao, caldeiras, condensadores, evaporadores, leito fluidizado, recuperadores... Dispositivos de conforto ambiental e conservao de alimentos, como condicionadores de ar, aqucedores de gua domsticos e frigorficos se baseam fundamentalmente em trocadores de calor. A produo de bebidas destiladas utiliza esta tecnologia; alambiques, por exemplo. A comercializao de outras, dem; chopeiras, por exemplo. A manuteno da temperatura adequada ao funcionamento dos motores de automveis conseguida atravs de radiadores. Podemos imaginar uma infinidade de aplicaes para este dispositivo; a transferncia otimizada e a conservao de energia sob a forma de calor um desafio constante; trocadores de calor mais eficientes e baratos uma necessidade.

No poderamos deixar de lembrar que a facilidade de manuteno uma condicionante do projeto, j que dever ser executada periodicamente para garantir a eficincia do trocador; incrustaes aumentam a resistncia trmica, diminuem a taxa de troca de calor, portanto devem ser retiradas.

Torres de Refrigerao

Condensadores

Evaporadores

Leito Fluidizado

Codicionadores de ar

Aquecedores

Radiador

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
* INCROPERA, Frank P.; WITT, David P. Fundamentos de Transferncia de Calor e Massa, LTC, Rio de Janeiro, 1992. * KERN, Donald Q. Processos de Transmisso de Calor, Guanabara Dois, Rio de Janeiro, 1980, 671p.

* BEJAN, Adrian. Transferncia de Calor, Edgard Blcher Ltda, So Paulo, 1996. * STOECKER, Wilbert F. Refrigerao e Ar Condicionado, McGraw-Hill, So Paulo, 1985.

Anda mungkin juga menyukai