Anda di halaman 1dari 28

Novas Ferramentas de Alto Desempenho em Metal Duro e HSS

Contedo
Brocas de Metal Duro
para Materiais Compostos
4

Alargadores NC de Preciso de Metal Duro Rebaixadores de Metal Duro Machos NPT


conforme padres DIN/ANSI

10

Machos laminadores, Mtrico


conforme padro DIN

12

Machos extra-longos, Mtrico


conforme padro DIN

14

Fresas de Metal Duro, MC-X


Multi-Aplicao

16

Fresas de Desbaste Primax


com perfil Assimtrico

18

HydroGrip Sistemas de Fixao SynchroFlex Sistemas de Fixao Grupos de Materais (AMG)


Velocidades e Avanos

20

22 24

BROCAS DE METAL DURO pArA MAteriAis CoMpostos

Caractersticas&Benefcios
INTRODUO
A Dormer tem acumulado profunda e valiosa experincia em materiais compostos, trabalhando de perto com especialistas na linha de frente dessa tecnologia, em universidades e centros de pesquisas. O resultado um timo projeto de broca para reduzir significativamente os problemas apresentados por esses materiais. As brocas da Dormer para materiais com postos esto disponveis para pedidos especiais o cliente final ir especificar suas necessidades, tamanhos, aplicaes e condies de corte. Projetada para uso em Compostos de Matriz de Polmero (PMCs), tambm conhecidas como Polmeros de Fibra Reforada (FRPs). As brocas para materiais compostos da Dormer trabalham igualmente bem em CFRPs (Polmeros de Fibra de Carbono Reforada), tais como aquelas usadas na indstria aeroespacial, e GFRPs (Polmeros de Fibra de Vidro Reforada). A composio dos CFRPs apresenta questes com relao ao processo de abertura de furos. A furao nesses materiais pode causar:Delaminao entre camadas na entrada/sada do furo. Lascamento fibras compsitas podem quebrar ou ficar salientes na entrada/sada do furo. Esfiapar fibras compsitas podem esfiapar-se para dentro do furo. 4 Entrada Sada A geometria da ponta das brocas da Dormer para compostos foi desenvolvida especificamente para reduzir o impacto dessas questes nesses materiais. O desenho da ponta significa:Presso reduzida em materiais compostos. Esforo e torque reduzidos, os quais melhoram a eficincia do corte - isso por sua vez reduz significativamente o lascamento e a delaminao na sada. Foras reduzidas baixam a temperatura gerada na rea de corte.

Exemplo de entrada e sada usando uma broca Dormer para materiais compostos. O desenho de ponta patenteado ajuda a resolver problemas tais como delaminao e lascamento normalmente associados com a furao desses materiais.

Esta exclusiva geometria de ponta patenteada no Reino Unido. Uma patente mundial foi requerida.

RECOMENDAES
Pode ser utilizada com a tecnologia de mquinas atuais com pequenas modificaes, somente. Possibilidade de usinagem com ou sem refrigerao, contudo usinagem sem refrigerao prefervel. Quantidade Mnima de Lubrificao (MQL) uma opo quando se usina CFRP. Sistema de exausto de poeira deve ser utilizado quando usinar sem refrigerao. Existem diferenas significativas entre os tipos de CFRP e essas diferenas alteram o desempenho de corte das ferramentas. Para determinar as codies timas de corte, consulte os tcnicos da Dormer.

CARACTERSTICAS

BeNeFCios

MATERIAL Substrato de micro gro, com opo disponvel de cobertura de diamante, para aumento da vida da ferramenta. GEOMETRIA DE PONTA Exclusiva, geometria de ponta patenteada reduz o esforo e o torque, baixa as temperaturas de corte e minimizam a delaminao e o lascamento na sada do furo. REFRIGERAO INTERNA Disponibilidade de refrigerao interna - aumenta a eficincia da aresta de corte durante a usinagem. GAMA Disponvel dimetros de 2.38mm (3/32) a 20mm. Comprimentos totais at 310mm.

ALARGADORES NC DE PRECISO De MetAl Duro

Caractersticas&Benefcios
MATERIAL Metal duro de micro gro para alta dureza e tenacidade. TRATAMENTO SUPERFICIAL Acabamento brilhante e cobertura de TiAlN. As ferramentas cobertas permitem um aumento dos dados de corte e, portanto produtividade, bem como previnem a formao de aresta postia, particularmente importante para aplicaes de Ao Inoxidvel cobertas pelas B462 e B465. GEOMETRIA DO CANAL Disponvel com canal reto para alargamento de furos cegos e com canal espiral com hlice esquerda para furos passantes. O espaamento do canal extremamente desigual (EU) garante uma variao na circularidade do furo reduzida a 1 - 2 m. A geometria dos alargadores B462 e B465 para Ao Inoxidvel tem um ngulo de sada mais positivo para melhorar a eficincia do corte nesse material. REFRIGERAO INTERNA Refrigerao interna axial (em todos os alargadores de canal reto) e refrigerao interna lateral (em todos os alargadores de canal espiral) asseguram que o refrigerante seja direcionado diretamente para a aresta de corte. HASTE Haste cilndrica NC DIN 6535, com tolerncia h6, para fixao direta em mandris de expanso hidrulica, tais como o Dormer HydroGrip, bem como shrink-fit e mandris de alta preciso. GAMA 3.97 - 20mm em todas as gamas.
B462

TOLERNCIA Para dimetros de 3,97 a 5,03mm com incrementos centensimais, tolerncia +0,004. Para dimetros de 5,97 a 12,03mm com incrementos centensimais, tolerncia +0,005. Tolerncia Geral H7.

B465

Furo Passante

Furo Cego

Uma passagem central fornece refrigerao aos canais mesmo em furos muito profundos, resultando em longa vida da ferramenta e boa remoo de cavacos. Diferentes verses esto disponveis para furos cegos e furos passantes.

BENEFCIOS

Ao ClieNte

Para alargamento de preciso de alto desempenho em centros de usinagem. Altos parmetros de corte significam alta produtividade e, portanto reduo de custos e de tempo na produo.
COMPARAO DE ESPAAMENTO DESIGUAL / ESPAAMENTO EU Espaamento extremamente desigual nesses alargadores da Dormer significa que a diviso no a mesma para cada dente. Como no existem dois dentes diametralmente opostos entre si, o alargador produz um furo com variao de circularidade entre 1 e 2 m. Isso comparado a uma variao de at 10 m com espaamento desigual.

Excelente acabamento super ficial na pea. Concentricidade uniforme nos alargadores NC de preciso para longa vida da ferramenta e preciso dimensional. Para alargamento de uma ampla gama de aplicaes e materiais, mesmo materiais endurecidos at 63 HRC. Os alargadores B462 e B465 so projetados especificamente para alargamento em Aos Inoxidveis. No caso dos alargadores com canal espiral e hlice esquerda para alargamento de furos passantes, os cavacos so empurrados para fora na frente da ferramenta, evitando afetar a qualidade superficial do furo. Alargadores de canal reto com refrigerao interna axial para alargamento de furos cegos asseguram que os cavacos se quebrem em pequenas partes e sejam facilmente evacuados do furo para uma operao livre de problemas.

espaamento desigual erro de circularidade at 10 m

espaamento extremamente desigual erro de circularidade at 1 - 2 m

REBAIxADORES De MetAl Duro

Caractersticas&Benefcios
MATERIAL Metal duro de micro gro para tenacidade e alta resistncia ao desgaste. TRATAMENTO SUPERFICIAL Acabamento brilhante. GEOMETRIA DO CANAL Geometria de 3 canais, 90, com sada radial nas arestas de corte. O G405 um escareador com dupla extremidade 3 arestas de corte em cada extremidade da ferramenta. HASTE Haste paralela com tolerncia h6 para uso tanto em adaptadores tipo shrink fit quanto em mandris hidrulicos.
G400

G405

GAMA G400 6.3 - 31mm de dimetro nominal, similar ao DIN 335C G405 8.3 12.4mm de dimetro nominal, similar ao DIN 335

RECOMENDAES Para usinagem em aos comuns, escareadores em HSS, com e sem cobertura, geralmente sero uma soluo adequada. Entretanto para a usinagem de aos com resistncia a trao superior a 900N/mm2, como aos temperados, aos inoxidveis e ferro fundido, os escareadores de metal duro so fortemente recomendados para proporcionar uma longa vida para a ferramenta. Em se tratando de porta-ferramentas os adaptadores Shrink Fit ou hidrulicos permitem o pleno aproveitamento dos benefcios dos escareadores e a mxima concentricidade.

BENEFCIOS

Ao ClieNte

Geometria de corte otimizada, desenvolvida para explorar completamente o substrato de metal duro, para alto desempenho e alta produtividade.

Recomendado para a maioria dos materiais. O G405 de dupla extremidade, tendo 3 arestas de corte em ambas as extremidades da ferramenta, para dobrar a vida. As arestas de corte so aliviadas radialmente em ambas as ferramentas. Alta resistncia ao desgaste resulta em estabilidade durante a operao. Versatilidade do sistema de fixao em conjunto com sistemas de fixao de alta preciso tais como adaptadores tipo shrink fit ou mandris hidrulicos garante alta produtividade.

MACHOS NPT, CoNForMe pADres DiN/ANsi

Caractersticas&Benefcios
PADRES DIN/ANSI Haste e quadrado padro ANSI, com comprimento total DIN, para alcance extra e compatibilidade com os sistemas de fixao de mercado. MATERIAL As propriedades de alta dureza e tenacidade do HSCo geram alta usinabilidade e resistncia ao desgaste. TRATAMENTO SUPERFICIAL Tmpera a vapor em ambos machos ajuda a prevenir aresta postia, um problema particularmente associado com a usinagem de Ao Inoxidvel. GEOMETRIA DO CANAL Para rosqueamento tanto de furos passantes quanto cegos em Ao (Canal Espiral de 15, E735) e Ao Inoxidvel (Canal Espiral de 30, E736). O canal de maior volume no E736 facilita a evacuao dos cavacos de Ao Inoxidvel. PROFUNDIDADE DO FURO Para rosqueamento at a uma profundidade de 1.5 x Dimetro. FORMATO DA ROSCA Ambos machos esto disponveis em rosca NPT. GAMA 1/16 1.
E736

E735

10

E736 Machos NPT 140 120 100


Nmero de roscas

Resultado de testes
Fim de Vida da Ferramenta Fim de Vida da Ferramenta

80 60 40 20 0
Dormer Concorrente

O macho NPT E736 1/4-18 foi testado contra um produto equivalente da concorrncia. O teste foi realizado em Ao Inoxidvel, AMG. 2.2., SS-2333, rosqueando com profundidade de 13,5mm a uma velocidade de 3m/min. O nmero de roscas geradas pelo macho E736 da Dormer foi 20% superior em comparao com o macho concorrente.

BENEFCIOS

Ao ClieNte
Alta produtividade quando se abrem roscas em Ao e Ao Inoxidvel. Alta resistncia ao desgaste. Resistncia formao de aresta postia. Um desenho altamente estvel, que proporciona um baixo risco de quebra do macho.

11

MACHOS LAMINADORES, MTRICO, CoNForMe pADro DiN

Caractersticas&Benefcios
MATERIAL As propriedades de alta dureza e tenacidade do HSCo geram alta usinabilidade e resistncia ao desgaste. TRATAMENTO SUPERFICIAL Acabamento brilhante no E301. Cobertura TiN no E302 e no E308 reduz o atrito gerando uma vida mais longa e alto desempenho. GEOMETRIA Machos laminadores com e sem canais de lubrificao para leo, para operao livre de cavacos e uma rosca robusta. PROFUNDIDADE DO FURO O E308 tem canais de leo que permitem alcanar roscas de profundidade at 3.5 x Dimetro. O E301 e o E302 podem roscar at 3 x Dimetro. FORMATO DA ROSCA Todos os machos esto disponveis em formato de rosca Mtrica. PADRO DIN Conforme DIN 2174. GAMA Estendido de M1 M24 no E301 e no E302, M3 M24 no E308.
E308

12

BENEFCIOS

Ao ClieNte
Projetados para atingir alta produtividade e longa vida da ferramenta particularmente em Aos baixa liga, Ao Inoxidvel e Alumnio. Machos laminadores permitem uma operao livre de cavacos e uma rosca robusta tanto em furos passantes quanto cegos. Machos laminadores podem operar a velocidades mais altas que machos de corte, permitindo ainda maior produtividade. Maior vida da ferramenta quando comparados a machos de corte. Um desenho altamente estvel, o qual resulta em menor risco de quebra do macho. Machos laminadores geram um melhor acabamento superficial na rosca, comparado aos machos de corte. Adio de M16, M20 e M24 em todas as gamas para aumento de versatilidade e aplicaes adicionais.

Resultado de testes
Vida da ferramenta, E302 M8 10000 9000 8000 7000
Nmero de furos

6000 5000 4000 3000 2000 1000 0


E302 M8 Concorrente

O grfico mostra que o macho de alto desempenho da Dormer, coberto com TiN E302, excedeu o dobro do nmero de furos roscados por um macho equivalente de um concorrente em AMG 1.2 Fe37, roscando a 2 x D a uma velocidade de corte de 33 metros por minuto.

E302

E301

13

MACHOS ExTRA-LONGOS, MTRICO, pADro DiN

Caractersticas&Benefcios
MATERIAL As propriedades de alta tenacidade e dureza do HSCo geram alta usinabilidade e resistncia ao desgaste. TRATAMENTO SUPERFICIAL A cobertura de TiAlN-Top tem propriedades de alta tenacidade para longa vida da ferramenta, menos aresta postia e uma ao de corte suave. GEOMETRIA DO CANAL E615 com canal espiral de 45 para furos cegos; E616 ponta espiral para furos passantes. Comprimento curto de rosca para boa remoo dos cavacos. COMPRIMENTO Longo comprimento total para rosqueamento em aplicaes especficas onde um longo alcance necessrio. FORMATO DA ROSCA Disponvel em roscas Mtricas. GAMA M3-M20 em E615 e E616.
E615

E616

14

BENEFCIOS

Ao ClieNte
Para rosqueamento em aos mais macios, AMG 1.1 1.5, com valores de dureza at 350HB. Longa vida da ferramenta e ao de corte suave. Alta resistncia ao desgaste. Amplo canal no E615 para facilitar a evacuao de cavacos quando se rosqueia furos cegos. A escolha ideal para aplicaes de rosqueamento onde se necessita de longo alcance.

15

FRESAS De MetAl Duro

Caractersticas&Benefcios
MATERIAL Metal duro de micro gro, com propriedades de dureza e tenacidade, para excelente resistncia ao desgaste e longa vida da ferramenta. TRATAMENTO SUPERFICIAL Acabamento brilhante. GEOMETRIA DO CANAL Fresas de 2, 3 e 4 cortes que cobrem operaes de contorno (semi-acabamento e acabamento), rampa e abertura de rasgos. Corte central. HASTE Conforme DIN 6535 HA. COMPRIMENTO Comprimento de corte mdio. CHANFRO Desenho de chanfro robusto no canto dos dentes, para reduzir o lascamento. NGULO DE HLICE Hlice de 30 direita.
S904 S902

MC-X

S903

GAMA S902 2.00 - 20.00 mm S903 2.00 - 20.00 mm S904 2.00 - 20.00 mm

16

BENEFCIOS

Ao ClieNte
Alta produtividade, bem como excelente custo benefcio projetadas para promover uma operao de fresamento altamente competitiva. Multi-aplicao uma ferramenta para fresar vrios materiais, com o benefcio adicional de reduo de estoque. Desenho estvel para operaes de contorno (semi-acabamento e acabamento), rampa e abertura de rasgos. Canais projetados para boa evacuao de cavacos e uma operao de usinagem contnua, livre de problemas. Alta resistncia ao desgaste e longa vida da ferramenta. Extremidade dos dentes reforada para reduzir o lascamento, particularmente importante em materiais com baixa usinabilidade.

Resultado de testes
Produtividade S904 14000 12000 10000
mm 3/min

8000 6000 4000 2000 0


S904

Concorrente 1

Concorrente 2

Concorrente 3

O grfico mostra a produtividade durante esta operao de acabamento em AMG 1.4, W.nr.1.2311. A S904 alcanou quase duas vezes a produtividade da sua concorrente mais prxima, com taxas de avano recomendadas pelo fabricante. Profundidade radial [mm] 0,1 x = 1,2 Profundidade axial [mm] 1,5 x = 18

Produtividade S903 12000 10000


mm 3/min

8000 6000 4000 2000 0


S903

Concorrente 2

Concorrente 3

O grfico mostra a produtividade durante esta operao de abertura de rasgo em AMG 1.4, W.nr.1.2311. O concorrente 2 atingiu uma produtividade 5% abaixo comparada a Dormer S903. O concorrente 3 atingiu menos da metade da produtividade da S903, com taxas de avano recomendadas pelo fabricante. Profundidade radial [mm] 1 x = 12 Profundidade axial [mm] 0,5 x = 6

17

FRESAS DE DESBASTE PRIMAx CoM perFil AssiMtriCo

Caractersticas&Benefcios
MATERIAL HSCo-xP de ao sinterizado para suas propriedades de alta dureza e tenacidade. TRATAMENTO SUPERFICIAL Disponvel em acabamento brilhante e com cobertura Super-G. Super-G altamente indicada para aplicaes de desbaste, devido s suas propriedades de alta resistncia ao desgaste. GEOMETRIA DO CANAL Fresas de desbaste com perfil de quebra-cavacos assimtrico (HRA perfil de quebra-cavacos arredondado assimtrico de passo fino e NRA perfil de quebracavacos arredondado assimtrico de passo largo). Esses perfis tm o efeito de diminuio de vibrao da ferramenta e portanto reduo do lascamento nos quebra-cavacos. Isso resulta em um desgaste menor e mais homogneo nas arestas de corte e um melhor acabamento superficial na pea. HASTE Conforme DIN 1835B e 1835D. COMPRIMENTO Comprimentos de corte curto, mdio e longo. NGULOS DE HLICE Hlice direita com 30, 35 e 38. GAMAS C426-C428-C324-C905-C922-C491-C492 perfil HRA. C407-C908-C944-C948 C493 perfil NRA.
C407

C428

C492

18

O grfico mostra a diferena em resistncia ao desgaste entre uma fresa de desbaste Dormer Primax, C428, com perfil simtrico HR e uma HRA de perfil assimtrico, durante uma operao de fresamento pelo sistema concordante em AMG 1.4, AISI H11, equiparado com 15% menos de desgaste na fresa com perfil assimtrico. Profundidade radial (mm) 0.5 x D = 6mm Profundidade axial (mm) 1 x D = 12mm Velocidade: 33 metros por minuto Avano por dente: 0,039 mm/Z 400
Desgaste (mcrons)

Resultado de testes
Resistncia ao desgaste Simtrico Assimtrico 300 200 100 0 0,8 1,2 1,6 2 2,4
Comprimento desbastado (m)

BENEFCIOS

Ao ClieNte
Vibrao da ferramenta reduzido, significa uma operao de corte mais suave e menos lascamento na ferramenta. Isso tambm leva a um acabamento superficial melhorado na pea sendo usinada. Menor desgaste nos dentes resulta em maior vida da ferramenta. O perfil assimtrico gera um desgaste mais homogneo; combinando o substrato HSCo-xP com a cobertura Super-G, obtm uma excelente resistncia ao desgaste. Em testes, a vida foi aumentada em 25% em aos liga com at 350HB, comparado ao perfil simtrico anterior.

Acabamento Superficial Ra= 2,37 mcrons perfil simtrico (HR)

Ra= 1,95 mcrons perfil assimtrico (HRA)

A figura mostra a diferena em qualidade superficial entre uma fresa de desbaste Dormer Primax, C428, com geometria de perfil simtrico HR e uma HRA de perfil assimtrico, durante uma operao de desbaste pelo sistema concordante em AMG 1.3, C45. Profundidade radial (mm) 0.5 x D = 6mm Profundidade axial (mm) 1 x D = 12mm Velocidade: 33 metros por minuto Avano por dente: 0,043 mm/Z

19

Caractersticas&Benefcios
Adaptadores hidrulicos so indicados para todas as operaes de furao e alargamento e 90% das operaes de fresamento (onde o espao ilimitado) at um mximo de 20-25.000 RPM. Versatilidade aloja qualquer tipo de haste cilndrica de ferramenta. As hastes podem ser diretamente fixadas ou via pina de reduo. O mecanismo no est sujeito a danos se, acidentalmente, for fixado sem uma ferramenta dentro. Melhor qualidade do furo devido fora de fixao uniforme batimento radial menor que 6m a 3 x D, o que resulta em maior vida da ferramenta. Excelente centragem em operaes de furao para melhor qualidade do furo devido fora de fixao uniforme e baixo batimento radial. Redutor de tempo em set up de mquinas troca da ferramenta fcil e rpida comparada a mandris mecnicos. Baixo torque de aperto 6Nm um tamanho de chave para aperto de todas as dimenses. Todo mandril balanceado individualmente a G2.5, para gerar resultados de usinagem de alta qualidade. Garantia de qualidade assegurada batimento / balanceamento / torque so testados e certificados antes de irem para o estoque. HydroGrip marca registrada da ETP Transmission AB

HYDROGRIP CoNVeNCioNAl

20

Caractersticas&Benefcios
Tem todos os benefcios do HydroGrip convencional, e ainda:Pode ser usado para usinagem em cavidades profundas e em peas complexas. Longo alcance e estabilidade em operaes de espao limitado, tais como em usinagem de cavidades de moldes e matrizes. Reduo no inventrio de ferramentas devido a um amplo programa de dimenses e comprimentos, que limitam a necessidade por especiais. Disponvel em 3 tipos para atender s necessidades de extenses uso para curto, mdio e longo velocidades mximas de 25.000, 15.000 e 10.000 rpm para usinagem mdia, leve e muito leve respectivamente.

HYDROGRIP tipo lpis

21

SYNCHROFLEx

Caractersticas&Benefcios
Os porta-machos SynchroFlex asseguram uma compensao mnima precisamente definida para permitir explorar o mximo desempenho de mquinas CNC, levando ao aumento de produtividade e reduo nos custos de usinagem. Indicados para uso em mquinas CNC com ciclo de rosqueamento sincronizado. Menor atrito (e portanto menor desgaste) resulta em maior vida da ferramenta. Maior preciso de controle da profundidade para um processo de produo mais preciso. Desenho delgado aumenta drasticamente a remoo dos cavacos. Maior segurana do processo devido ao risco reduzido de quebra do macho. As foras de compresso nos flancos do macho so reduzidas, resultando em melhor qualidade superficial nos flancos das roscas cortadas e maior vida da ferramenta. Os adaptadores so adequados para a geometria dos machos, por exemplo, machos E404 e E048 para Aos Inoxidveis, para uma soluo de rosqueamento completa. Disponvel com ou sem fornecimento de refrigerao interna. A refrigerao interna melhora a segurana do macho, especialmente em Ao Inoxidvel e materiais base de Nquel. Elimina os problemas de alargamento de roscas. O torque reduzido permite que o macho corte mais livremente. Os benefcios so maximizados quando os porta-machos SynchroFlex so usados com machos de alta hlice e alto alvio. Disponibilidade em interfaces de mquinas DIN 1835 B/E, HSK A/C 63 e Dormer Capto, bem como adaptadores para os sistemas mais comuns de hastes.

SynchroFlex marca registrada da Tapmatic Corp., USA

22

Qual adaptador rgido para machos usar?

DIMENSO M3 M4 M5 M6 M8 M10 M12 M14 M16

HSK 63

H500392100 H501392102 H500392101 H501392103

R G I D O

Weldon Whistle notch* Dormer Capto C4

H502393100 H502393101 H503393103 H502393102 H503393104

H504391100 H505391104

H504391101 H505391105

Dormer Capto C5

H504391102 H505391106 H504391103 H505391107

* Pode ser montado em suportes cnicos (DIN 69871 e MASBT).

23

Aplicao por Grupo de Material


Excelente para Aplicao Bom para Aplicao Exemplo 30 = Velocidade perifrica em metros / minuto mdia +/- 10% ; D = Gama de Avanos

mm

1,5
A B C D E F 0,045 0,055 0,065 0,080 0,100 0,140

2
0,055 0,072 0,085 0,110 0,140 0,180

3
0,078 0,110 0,135 0,160 0,180 0,260

5
0,100 0,150 0,185 0,200 0,250 0,350

8
0,150 0,180 0,220 0,270 0,350 0,440

10
0,170 0,210 0,260 0,320 0,390 0,500

12
0,185 0,240 0,285 0,360 0,430 0,550

16
0,220 0,280 0,335 0,410 0,500 0,630

20
0,250 0,310 0,390 0,470 0,530 0,700

mm/REV 15%

mm

6
A B C D E F G 0.03 0.04 0.05 0.06 0.08 0.09 0.10

8
0.04 0.05 0.06 0.08 0.10 0.11 0.12

10
0.05 0.06 0.08 0.10 0.12 0.13 0.15
mm/N

16
0.06 0.08 0.10 0.12 0.15 0.16 0.18

20
0.08 0.10 0.12 0.15 0.18 0.19 0.20

25
0.09 0.12 0.14 0.18 0.20 0.21 0.22

32
0.10 0.14 0.16 0.20 0.25 0.26 0.28
A remoo recomendada de material no alargamento depende do material da aplicao e do acabamento da superfcie do furo previamente executado. As linhas gerais para remoo de material so mostradas na tabela que segue:

Aplicao por Grupo de Material (AMG)


1.1 Aos carbono de baixo resistncia 1.2 Aos para cementao 1.3 Aos carbono 1.4 Aos liga 1.5 Aos liga beneficiados 1.6 Aos liga beneficiados 1.7 Ao temperado 1.8 Ao temperado 2.1 Ao inox de fcil usinagem 2.2 Austentico 2.3 Ferrtico + Austentico, Ferrtico, Martenstico 2.4 Precipitao nos aos inoxidveis temperados 3.1 Cinzento (lamelar) 3.2 Cinzento (lamelar) 3.3 Nodular (malevel) 3.4 Nodular (malevel) 4.1 Titnio no ligado 4.2 Ligas de titnio 4.3 Ligas de titnio 5.1 Nquel no ligado 5.2 Ligas de nquel 5.3 Ligas de nquel 6.1 Cobre 6.2 Lato, bronze 6.3 Lato 6.4 Ligas de Cu-Al-Fe, Bronze de alta resistncia 7.1 Alumnio, Magnsio no ligados 7.2 Ligas de Al, Si : Si<0.5% 7.3 Ligas de Al, Si : Si>0.5%<10% 7.4 Ligas de Al, Si : Si> 10% Ligas de Magnsio, Alumnio reforado 8.1 Materiais termoplsticos 8.2 Materiais plsticos termoendurecidos 8.3 Materiais plsticos reforados 9.1 Materiais cermicos, cermets 10.1 Grafite

Dureza HB <120 <200 <250 <250 >250 <350 >350 49-55HRC 55-63HRC <250 <320 <300 >320 <410 <150 >150 <300 <200 >200 <300 <200 <270 >270 <350 <150 <270 >270 <350 <100 <200 <200 <470 <100 <150 <120 <120 ------<550 ---

Resistncia fora de trao N/mm2

1. Aos

2.Aos inoxidveis

3.Ferro fundido

4.Titnio

5.Nquel

6.Cobre

7.Alumnio Magnsio 8.Materiais sintticos 9.Materiais duros 10.Grafite

<400 <700 <850 <850 >850 <1200 >1200 <1620 >1620 <1960 <850 <1100 <1000 >1100 <1400 <500 >500 <1000 <700 >700 <1000 <700 <900 >900 <1250 <500 <900 >900 <1200 <350 <700 <700 <1500 <350 <500 <400 <400 ------<1700 <100

3-5
0.1-0.2 0.1-0.2 0.1-0.2 0.1-0.2 0.1-0.2 0.1-0.2 0.1-0.2 0.1-0.2 0.1-0.2 0.1-0.2 0.1-0.2 0.1-0.2 0.1-0.2 0.1-0.2 0.1-0.2 0.1-0.2 0.1-0.2 0.1-0.2 0.1-0.2 0.1-0.2 0.1-0.2 0.1-0.2 0.1-0.2 0.1-0.2 0.1-0.2 0.1-0.2 0.1-0.2 0.1-0.2 0.1-0.2 0.1-0.2 0.1-0.2 0.1-0.2 0.1-0.2 0.1-0.2 0.1-0.2

(mm) 5.1-10 10.1-20


0.2 0.2 0.2 0.2 0.2 0.2 0.2 0.2 0.2 0.2 0.2 0.2 0.2 0.2 0.2 0.2 0.2 0.2 0.2 0.2 0.2 0.2 0.2-0.3 0.2 0.2 0.2 0.2-0.3 0.2-0.3 0.2-0.3 0.2-0.3 0.3 0.2 0.2 0.2 0.2 0.2-0.3 0.2-0.3 0.2-0.3 0.2 0.2 0.2 0.2 0.2 0.2 0.2 0.2 0.2 0.2-0.3 0.2-0.3 0.3 0.3 0.2-0.3 0.2 0.2 0.2-0.3 0.2 0.2 0.3-0.4 0.2-0.3 0.2-0.3 0.2-0.3 0.3-0.4 0.3-0.4 0.3-0.4 0.3-0.4 0.4 0.2 0.2 0.2 0.2-0.3

24

B463

B460

B464

B461

B465

B462

G400

G405

E735

E736

E301

E302

E308

E616

E615

3.97 - 20.00 3.97 - 20.00 3.97 - 20.00 3.97 - 20.00 3.97 - 20.00 3.97 - 20.00 6.30 - 31.00 8.30 - 12.40

1/16 - 1

1/16 - 1 M1 - M24 M1 - M24 M3 - M24 M3 - M20 M3 - M20

2008.09

2008.09

2008.09

2008.09

2008.09

2008.09

2008.09

2008.09

2008.09

2008.09

2008.09

2008.09

6-7
1.1 1.2 1.3 1.4 1.5 1.6 1.7 1.8 2.1 2.2 2.3 2.4 3.1 3.2 3.3 3.4 4.1 4.2 4.3 5.1 5.2 5.3 6.1 6.2 6.3 6.4 7.1 7.2 7.3 7.4 8.1 8.2 8.3 9.1 10.1 30D 30D 30D 25D 20B 15B

6-7
30D 30D 30D 25D 20B 15B

6-7
185F 185F 185F 160E 140E 120E

6-7
185F 185F 185F 160E 140E 120E

6-7

6-7

8-9
30F 25E 20D 15D 10B 6A

8-9
30F 25E 20D 15D 10B 6A

10-11

10-11
6 6 7 6

12-13 12-13 12-13 14-15 14-15


30 27 23 20 55 50 45 40 20 55 50 45 40 20 40 40 32 30 17 11 40 40 32 30 17 11

6 4 3

40D 40D 30D 30D 40D 40D 30D 30D 15B 10A 10A 40D 40D 30D 30D 15B 10A 10A 120F 185F 90F 60F 120F 185F 90F 60F

40D 40D 30D 30D

8C 6B 4A 25F 15D 12C 8C 12C 10A 8A 12C 6B 4A 25D 20F 25F 10D 30G 25F 20F 10F 30G 20G

8C 6B 4A 25F 15D 12C 8C 12C 10A 8A 12C 6B 4A 25D 20F 25F 10D 30G 25F 20F 10F 30G 20G 3 9 4

4 3 3

18 15 10

18 15 10

8 7 5 22 18 25 18

8 7 5 22 18 25 18 7

7 4 6 3 3 6 3 3 9 15 11 4 22 38 22

35

35 7

20 8 25 40 40 55 40 25

20 8 25 40 40 55 40 25

8 18 45 35 30

8 18 45 35 30

80E 80D 50D 30D 80D 80D 80D 80D

80E 80D 50D 30D 80D 80D 80D 80D

16 12

16

40B

40B

25

Aplicao por Grupo de Material


Excelente para Aplicao Bom para Aplicao Exemplo 65 = Velocidade perifrica em metros / minuto mdia +/- 10% ; B = Gama de Avanos mm mm/z 25% 6 8 10
0.048 0.057 0.063 0.038 0.046 0.051 0.016 0.019 0.021 0.011 0.015 0.016 0.048 0.057 0.063 0.038 0.046 0.051 0.024 0.029 0.031 0.013 0.023 0.025 0.070 0.079 0.088 0.053 0.063 0.070 0.033 0.040 0.043 0.019 0.032 0.034

Z
3-4 1,5 0,1 1,5 0,25 0,5 1 1 1

2 A B C A B C A B C A B C
0.012 0.015 0.016 0.010 0.012 0.013 0.005 0.006 0.006 0.002 0.004 0.005

3
0.019 0.022 0.025 0.015 0.018 0.020 0.007 0.008 0.009 0.004 0.007 0.007

4
0.028 0.034 0.038 0.023 0.027 0.030 0.009 0.011 0.012 0.006 0.009 0.010

5
0.036 0.042 0.047 0.028 0.034 0.038 0.013 0.016 0.017 0.007 0.013 0.014

12
0.080 0.094 0.106 0.064 0.076 0.084 0.040 0.048 0.051 0.027 0.038 0.041

14
0.090 0.110 0.123 0.075 0.088 0.099 0.046 0.056 0.060 0.032 0.045 0.048

16
0.107 0.126 0.141 0.085 0.100 0.113 0.053 0.064 0.068 0.037 0.051 0.055

20
0.134 0.155 0.176 0.107 0.125 0.141 0.053 0.064 0.068 0.042 0.051 0.055

3-4

2-3

2-3

6 G H I D 0,8D J K L

10

12

14

16

mm mm/z 25% 18 20 22 25

28

30

32

36

40

50

0,026 0,034 0,036 0,043 0,050 0,057 0,064 0,071 0,071 0,054 0,053 0,054 0,053 0,056 0,057 0,060 0,023 0,031 0,032 0,039 0,045 0,051 0,058 0,064 0,064 0,049 0,048 0,049 0,048 0,050 0,051 0,054 0,021 0,028 0,029 0,035 0,041 0,046 0,052 0,058 0,058 0,044 0,043 0,044 0,043 0,045 0,046 0,049 0,024 0,031 0,033 0,039 0,046 0,052 0,059 0,065 0,065 0,049 0,049 0,049 0,049 0,051 0,052 0,055 0,035 0,047 0,065 0,079 0,092 0,105 0,088 0,098 0,097 0,110 0,110 0,110 0,110 0,115 0,118 0,123

0,010 0,013 0,017 0,020 0,025 0,028 0,030 0,032 0,033 0,034 0,036 0,038 0,039 0,040 0,042 0,042 Dureza HB <120 <200 <250 <250 >250 <350 >350 49-55HRC 55-63HRC <250 <320 <300 >320 <410 <150 >150 <300 <200 >200 <300 <200 <270 >270 <350 <150 <270 >270 <350 <100 <200 <200 <470 <100 <150 <120 <120 ------<550 --Resistncia fora de trao N/mm2

Aplicao por Grupo de Material (AMG)


1.1 Aos carbono de baixo resistncia 1.2 Aos para cementao 1.3 Aos carbono 1.4 Aos liga 1.5 Aos liga beneficiados 1.6 Aos liga beneficiados 1.7 Ao temperado 1.8 Ao temperado 2.1 Ao inox de fcil usinagem 2.2 Austentico 2.3 Ferrtico + Austentico, Ferrtico, Martenstico 2.4 Precipitao nos aos inoxidveis temperados 3.1 Cinzento (lamelar) 3.2 Cinzento (lamelar) 3.3 Nodular (malevel) 3.4 Nodular (malevel) 4.1 Titnio no ligado 4.2 Ligas de titnio 4.3 Ligas de titnio 5.1 Nquel no ligado 5.2 Ligas de nquel 5.3 Ligas de nquel 6.1 Cobre 6.2 Lato, bronze 6.3 Lato 6.4 Ligas de Cu-Al-Fe, Bronze de alta resistncia 7.1 Alumnio, Magnsio no ligados 7.2 Ligas de Al, Si : Si<0.5% 7.3 Ligas de Al, Si : Si>0.5%<10% 7.4 Ligas de Al, Si : Si> 10% Ligas de Magnsio, Alumnio reforado 8.1 Materiais termoplsticos 8.2 Materiais plsticos termoendurecidos 8.3 Materiais plsticos reforados 9.1 Materiais cermicos, cermets 10.1 Grafite

1. Aos

2.Aos inoxidveis

3.Ferro fundido

4.Titnio

5.Nquel

6.Cobre

7.Alumnio Magnsio 8.Materiais sintticos 9.Materiais duros 10.Grafite

<400 <700 <850 <850 >850 <1200 >1200 <1620 >1620 <1960 <850 <1100 <1000 >1100 <1400 <500 >500 <1000 <700 >700 <1000 <700 <900 >900 <1250 <500 <900 >900 <1200 <350 <700 <700 <1500 <350 <500 <400 <400 ------<1700 <100

26

S902
z2

S903
z3

S904
z4

C324
z3

C905
z3

C922
z3-4

C426
z4

C428
z4-6

C491
z3-6

C492
z3-6

C407
z4-6

C908
z4-6

C493
z4-6

C944
z4-6

C948
z4-6

z3

2.00 - 20.00 2.00 - 20.00 2.00 - 20.00 8.00 - 30.00 6.00 - 20.00 6.00 - 40.00 6.00 - 20.00 6.00 - 40.00 6.00 - 30.00 6.00 - 30.00 6.00 - 40.00 6.00 - 40.00 8.00 - 32.00 6.00 - 50.00 6.00 - 32.00

2008.09

2008.09

2008.09

2008.09

2008.09

2008.09

2008.09

2008.09

2008.09

2008.09

2008.09

2008.09

2008.09

16-17
1.1 1.2 1.3 1.4 1.5 1.6 1.7 1.8 2.1 2.2 2.3 2.4 3.1 3.2 3.3 3.4 4.1 4.2 4.3 5.1 5.2 5.3 6.1 6.2 6.3 6.4 7.1 7.2 7.3 7.4 8.1 8.2 8.3 9.1 10.1 65B 65B 55B 50B 30B

16-17
65B 65B 55B 50B 30B

16-17
95B 95B 80B 70B 55B 30B

18-19
102H 87H 60I 26I

18-19
38H 33H 22I 10I

18-19
93H 79H 54I 24I

18-19
38H 33H 22I 10I

18-19
93H 79H 54I 24I

18-19
34H 29H 20I 9I

18-19
83H 71H 49I 21I

18-19
55G 44G 38H 33H 22I 10I

18-19
93H 79H 54I 24I

18-19
45G 36G 31H 27H

18-19
34H 29H 20I 9I

18-19
83H 71H 49I 21I

52L 44L 28L 55B 30B 55B 30B 65B 30B 15B 65B 55B 30B 55B 30B 65B 30B 15B 65B 80B 55B 70B 55B 95B 40B 30B 135B 30A 25A 200C 200C 200C 30B 640C 640C 320C 160C 95C 55B 67G 55G 96H 60H 50J 41J 18J 140J 29I 13J 287I 28I

25L 21L 13L 30G 25G 44H 27H 30J 25J 11J 52J 14I 6J 137I 13I

48L 40L 26L 61G 50G 88H 55H 46J 37J 16J 127J 27I 11J 261I 26I

25L 21L 13L 30G 25G 44H 27H 30J 25J 11J 52J 14I 6J 137I 13I

48L 40L 26L 61G 50G 88H 55H 46J 37J 16J 127J 27I 11J 261I 26I

22L 19L 12L 27G 22G 39H 24H 27J 22J 10J 47J 12I 5J 123I 12I

43L 36L 23L 55G 45G 79H 49H 41J 34J 15J 114J 24I 10J 235I 23I

25L 21L 13L 30G 25G 44H 27H 30J 25J 11J 52J 14I 6J 137I 13I

48L 40L 26L 61G 50G 88H 55H 46J 37J 16J 127J 27I 11J 261I 26I

20L

22L 19L 12L 27G 22G 39H 24H 27J 22J 10J 47J 12I 5J 123I 12I

43L 36L 23L 55G 45G 79H 49H 41J 34J 15J 114J 24I 10J 235I 23I

25G 20G 36H 22H 25J 20J 43J 11I 112I 112I 112I

145C 145C 145C 28B 550C 550C 160C 160C 65C 30B

145C 145C 145C 28B 550C 550C 160C 160C 65C 30B

270K 81K 146G 55G 133G 55G 133G 49G 120G 55G 133G 112I 49G 120G

az

0.8

0.8

0.8

1.1

1.1

1.1

1.1

1.1

0.6

0.6

1.1

1.1

1.0

0.6

0.6

27

16 l l 17

12 ll 11 1/2 13 10 l8 4ll l l5 3 l ll9l 7 l 6 l 14 21 l 22 l 20 l

15 l 24 l

23 l 18 l 19 l

1 l Dormer Tools Shireoaks Road

Austria Montenegro 9 Dormer Tools 14 ZN der Sandvik GmbH sterreich Worksop Belarus Poland Heerdter Landstrae 243 S80 3HB DE-40549 Dsseldorf Polska UK Bulgaria Romania Postfach 10 21 62 T: 0870 850 44 66 DE-40012 Dsseldorf Romnia F: 0870 850 88 66 Croatia Russia GERMANY - DEUTSCHLAND Email: dormer.uk@dormertools.com Hrvatska T: +49 211 50 27 0 Czech Republic Serbia F: +49 211 50 27 504 Email: dormer.de@dormertools.com esk republika 15 Hungary Slovakia Magyarorszg Slovensko 10 Dormer Tools Lithuania Slovenia 2 Dormer Tools International Shireoaks Road Lietuva Slovenija Box 618 Worksop Ukraine SE-301 16 Halmstad S80 3HB SWEDEN - SVERIGE UK Bosnia-Herzegovina T: +46 (0) 35 16 52 00 T: +44 1909 534 700 F: +46 (0) 35 16 52 90 F: +44 1909 534 703 Email: dormer.se@dormertools.com Email: dormer.int@dormertools.com Kundservice 16 T: direkt +46 35 16 52 96 6 Dormer Tools F: direkt +46 35 16 52 90 Via Varesina 184

Tools l Dormer A.E. Sandvik

294 Kifissias Avenue 152 32 Chalandri Athens GREECE - T: +30 210 6823604 F: +30 210 6823771 Email: dormer.gr@dormertools.com

20 Dormer Tools l Sandvik South East Asia Pte Ltd

l Dormer Tools Caixa Postal 413

l
3

20156 Milano ITALY - ITALIA 11 Dormer Tools T: +39 02 38 04 51 PL. 52 F: +39 02 38 04 52 43 FI-01511 Vantaa Email: dormer.it@dormertools.com FINLAND - SUOMI T: +358 205 44 121 22 F: +358 205 44 5199 17 Precision Dormer Customer Service 301 Industrial Ave. T: direkt 0205 44 7003 Crystal Lake, IL 60012 7 Dormer Tools F: direkt 0205 44 7004 USA C/Verneda s/n Email: dormer.fi@dormertools.com T: 815 459 2040 Polg. Industrial Can Roca F: 815 459 2804 ES-08107 Martorelles 12 Dormer Tools 4 Dormer Tools Email: cs@precisiondormer.com T: +34 93 571 77 02 (ES) s-Gravelandsweg 401 Sandvik A/S F: +34 93 571 77 00 (ES) NL-3125 BJ Schiedam Boks 173 Email:dormer.es@dormertools.com NETHERLANDS - NEDERLAND NO-1377 Billingstad 23 18 Dormer Tools SPAIN - ESPAA T: +31 10 2080 240 NORWAY - NORGE 5 Fowler Road T: +351 21 424 54 21 (PT) F: +31 10 2080 282 T:+47 67 17 56 00 Dandenong 3175, Victoria F: +351 21 424 54 25 (PT) Email: dormer.nl@dormertools.com F:+47 66 85 96 10 AUSTRALIA Email:dormer.pt@dormertools.com E-mail: dormer.no@dormertools.com T: 1300 131 274 responsible for Kundeservice F: +61 3 9238 7105 Spain T: direkt 800 10 113 Email: dormer.int@dormertools.com Espaa 5 Dormer Tools International F: direkt +46 35 16 52 90 Portugal Sandvik in Austria GmbH Portugal 13 Dormer Tools Postfach 90 19 Dormer Tools AT-1211 Wien Sandvik A/S Sandvik New Zealand 24 8 Dormer Tools Street address: Postboks 160 269 Ti Rakau Drive Fountain Plaza Scheydgasse 44 DK-2605 Brndby East Tamaki 1701 Belgicastraat 5, bus 5/6 AT-1211 Wien DENMARK - DANMARK Auckland BE-1930 Zaventem AUSTRIA - STERREICH T: +45 43 46 52 80 NEW ZEALAND BELGIUM - BELGI/BELGIQUE T: +43 1 277 37 202 F: +45 43 46 52 81 T: +64 9 2735858 T: +32 3 440 59 01 F: +43 1 277 37 203 Email: dormer.dk@dormertools.com F: +64 9 2735857 F: +32 3 449 15 43 Email: dormer.int@dormertools.com Email: dormer.be@dormertools.com Kundetjeneste Email: dormer.int@dormertools.com responsible for T: direkt 808 82106 F: direckt + 46 35 16 52 90 Dormer Tools B.P 6209 45062 Orleans Cedex 2 FRANCE - FRANCE T: +33 (0)2 38 41 40 15 F: +33 (0)2 38 41 40 30 Email: dormer.fr@dormertools.com

CEP 01059-970 Sao Paulo SP BRAZIL - BRASIL T: +55 (0)11-56 60 30 00 21 Dormer Tools F: +55 (0)11-56 67 22 67 Email: dormer.br@dormertools.com No 4555 Yin Du Road Xin Zhuang Industry Park Precision Dormer Shanghai 201108 2550 Meadowvale Blvd. Unit 3 CHINA Mississauga, ON L5N 8C2 T: +86 21 2416 0666 CANADA F: +86 21 5442 6315 T: (888) 336 7637 Email: dormer.cn@dormertools.com En Franais: (888) 368 8457 F: (905) 542 7000 Email: cs@precisiondormer.com

50 Alps Avenue #04-00 Sandvik Building SINGAPORE - 498782 T: +65 6477 3765/6 F: +65 6477 3781 Email: dormer.sg@dormertools.com responsible for China Hong Kong Indonesia Vietnam Malaysia Thailand Singapore South Korea Taiwan ROC

Tools l Dormer Asia Ltd Sandvik

Mumbai-Pune Road Pune 411 012 INDIA T: +91 20 27 10 47 00 F: +91 20 27 14 57 36 Email: dormer.int@dormertools.com

l Dormer Tools Sandvik

P.O. Box 25038 East Rand 1462 SOUTH AFRICA T: +27 11 929 5300 F: +27 11 570 9709 Email: dormer.int@dormertools.com

Tools l Dormer Argentina S.A. Sandvik

Rincn 3198 CP B1754BIL San Justo - Buenos Aires ARGENTINA T: 54 (11) 6777-6777 F: 54 (11) 4441-4467 Email: dormer.int@dormertools.com

1005-08/09 PT

The Right Tool at the Right Time

Anda mungkin juga menyukai