Anda di halaman 1dari 25

1

DIREITO PENAL II

Teoria do Delito

Elementos do fato tpico: -Conduta: dolosa ou culposa -Nexo causal: vinculo entre o resultado e a conduta -Resultado: Crimes matrias -Tipicidade-Ilicitude-Culpabilidade. Conceito de Conduta: Conduta penalmente relevante toda a ao ou omisso humana, consciente e voluntria, dolosa ou culposa, voltada a finalidade, tpica, ou no, mas que produz ou tenta produzir um resultado previsto na lei penal como crime. Conduta dolosa: Vontade e finalidade j so as de produzir um resultado tpico (vontade de realizar conduta e finalidade de produzir o resultado) Conduta culposa: Vontade e finalidade no buscam um resultado tpico, mas esse ocorre devido violao de um dever de cuidado que qualquer pessoa mediana estaria obrigada a observar (conduta voluntria e resultado no querido, provado por descuido)

Iter Criminis

- o caminho para o crime, so as fases que o agente percorre at chegar a consumao do delito. -1 FaseCogitao: Nessa fase o agente est apenas pensando em cometer o crime. Sendo que, no pensamento no h conduta. -2 FasePrerapao: Essa fase compreende a pratica de todos os atos necessrios ao exerccio da execuo. Ex: alugar uma casa, onde ser mantido em cativeiro algum. No so punveis. -3 FaseExecuo:O agente comea a realizar a conduta descrita no tipo. Ex: Os assaltantes entram no banco e apontam a arma para os funcionrios, anunciando o assalto. -4 Fase Consumao: Quando ocorre o resultado, quando todos os elementos do tipo so realizados. -Os crimes podem ser: -Crimes Materias: Exige a ocorrncia do resultado para que o crime esteja consumado. Descreve a conduta e exige um resultado. -Crimes Formais: O crime consuma-se no momento da ao, sendo o resultado mero exaurimento. Ex: O crime se consuma no momento que a vitima seqestrada, pois o resgate irrelevante para o fim da consumao. -Crimes de Mera Conduta: A lei penal descreve apenas uma conduta e, portanto consumam-se no exato momento em que esta praticada. S descreve a conduta. Ex: Violao de domiclio.

Tipo Penal

- uma norma, que descreve condutas criminosas em abstrato. So modelos criados pela lei, por meio dos quais as condutas consideradas indesejveis so descritas como crimes. -Espcies de Elementos: a) Elementos Objetivos ou Descritivos: So aqueles cujo significado se extrai da mera observao. So elementos que existem concretamente no mundo e cujo significado no demanda nenhum juzo de valor. Ex: coisa mvel, seres humanos, animais. b) Elementos Normativos: So aqueles cujo significado no se extrai da mera observao, pois dependem de uma interpretao, isto , de um juzo de valor. Ex: Saber se ocorreu ato obsceno ou no. Saber se foi com ou sem justa causa. c) Elementos Subjetivos: Existem quando o tipo penal exige alguma finalidade especifica por parte do agente ao cometer o crime. , portanto, a finalidade especial descrita no tipo: - a inteno por exemplo... ou, - com a finalidade de... Ex: ART 307 Atribuir-se ou atribuir a terceiros falsa identidade para (com a finalidade de) obter vantagens, em proveito prprio ou alheio, ou para (a inteno de) causar dano a outrem. -Elementos Especficos do Tipo Penal -Ncleo: o verbo do artigo, que descreve a conduta proibida pela lei penal. Ex: ART 158. Constranger algum, mediante violncia ou grave ameaa, e com o intuito de obter para si ou para outrem indevida vantagem econmica, a fazer, tolerar que se faa ou deixar de fazer alguma coisa- NCLEO=CONSTRANGER. -Concurso Material: Duas ou mais condutas com duas ou mais agentes. Soma as penas. -Concurso Formal: Uma conduta. Agente queria matar uma pessoa, mas acaba matando todo mundo. Responde pela morte de quem ele queria matar e soma as outras mortes tambm. -Concurso Formal Imprprio: Uma conduta. Agente queria matar uma pessoa, mas queria matar s outras tambm. Sujeito Ativo: aquele que pode praticar a conduta descrita no tipo. Sujeito Passivo: Pode ser considerado formal ou material. -Formal: Ser sempre o Estado que sofre toda vez que suas leis so desobedecidas. -Material: o titular do bem ou interesse juridicamente tutelado sobre qual recai a conduta criminosa, que, em alguns casos, poder tambm ser o Estado. Objeto Material: a pessoa ou a coisa contra qual recai a conduta criminosa do agente. Ex: No homicdio ser o corpo humano. Sujeito Passivo Objeto Material

-O corpo da pessoa -Quem foi furtado

-O corpo humano -A coisa furtada

-Elementos Objetivos do Tipo Penal 1) Objeto Jurdico: o bem jurdico penal protegido Ex: Crime de homicdio, protege a vida. 2) Ncleo do Tipo Penal: o verbo do artigo. Matar 3) Sujeito Ativo: o agente que pode praticar o fato descrito no tipo penal. Quem matou. 4) Sujeito Passivo: Pode ser Formal ou Material. O corpo da pessoa 5) Objeto Material: pessoa ou coisa sobre a qual recai a conduta do agente. O corpo humano

Nexo Causal
Art. 13. O resultado, de que depende a existncia do crime, somente imputvel a quem lhe deu causa. Considera-se causa a ao ou omisso sem a qual o resultado no teria ocorrido. -Teoria da equivalncia dos antecedentes: Para essa teoria, a causa toda circunstncia antecedente, sem a qual o resultado no teria ocorrido, isso leva a concluso de que toda e qualquer contribuio para o resultado considerado sua causa. Ex: Se o fabricante de arma no a tivesse fabricado, no haveria o crime. -Para saber se algo causa do resultado, basta exclu-la da srie causal usando o Juzo de eliminao hipottica: Se o delito ainda assim, teria ocorrido, no causa. Se no teria ocorrido, ento causa. -Somente sero punidos pelo crime aqueles que tenham agido com dolo ou culpa. Conexo Direta: -Desvalor de Conduta: Criar ou incrimintar risco proibido relevanteModalidade de concretizar a ofensa. -Desvalor de Resultado: Ofensa/leso/perigo concreto de leso ao bem jurdico.

Classificao das Infraes Penais:


1)Momento Consumativo a)Instantneo: Aqueles em que o resultado ocorre instantaneamente. -No significa praticado rapidamente, significa que uma vez realizados os seus elementos nada mais se poder fazer para impedir sua ocorrncia. Ex: Roubar livro de algum, dar um tiro e morreu, coisas instantneas.

b)Instantneo com efeito permanente: Quando o resultado irreversvel, tem consumao instantnea, mas com efeitos permanentes. Ex: Homicdio tem efeito permanente, a causa da irretroatividade. -FURTO NO TEM EFEITO PERMANENTE! c)Permanente: aquele cuja consumao se alonga no tempo dependente da atividade do agente, que poder cessar quando este quiser. Ex: Sequestro, o crime fica consumado at o momento que o ladro libertar a vitima. d)Crime Unisubsistente: Consuma-se em um nico ato, no admite tentativa, somente admite um ato na consumao. Ex: Difamao, atinge a honra objetiva da pessoa, desonrar uma pessoa para outras sem ela estar ciente disso. No momento que a pessoa descobre ocorre a consumao. e)Crime Plurisubsistente: A execuo pode se dividir em vrios atos. -Admite tentativa, admite a pluralidade de atos para chegar consumao. Ex:Furto, Pedro quebra a janela para entrar na casa com um martelo, amarra o dono da casa, e rouba a TV, nesse momento se consuma o furto. -EMBORA HOMICIDIO SER S UM ATO, ELE PLURISUBSISTENTE, POIS POSSUI ATOS EXTERIORES COMO: PEGAR A ARMA, COLOCAR AS BALAS, PUXAR O GATILHO, DAR O TIRO E MATAR ALGUM. 2)Modalidades da Conduta a)Crime Habitual: Exige uma habitualidade de conduta. -No existe com apenas uma conduta, precisa de uma reiterao (repetio) freqente, habitual. Ex: Casa de prostituio e curandeirismo. b)Crime Material: A conduta consuma-se no resultado naturalstico (a causa geral naturalmente um resultado) -Se tem uma conduta e um resultado, se v o nexo causal entre esses dois fatores. Ex: crime de homicdio, tem uma conduta e um resultado, que se consuma com um resultado natural. c)Crime Formal: -Descreve um resultado, que no precisa verificarse para ocorrer a consumao. - Basta ao do agente e a vontade de concretiz-lo, configurando dano potencial. ameaa, -No possui resultado naturalstico Ex: Ameaa e injuria formal.

d)Crime de Mera Conduta: O legislador descreve somente o comportamento do agente, sem se preocupar com o resultado ( desobedincia, invaso de domicilio). -A lei penal se satisfaz com a simples atividade do agente. - A diferena entre os crimes formais com os de mera conduta est que, os formais possuem resultado, mas o legislador antecipa a consumao para a sua produo. E os de mera conduta no tem resultado. e)Crime de Ao Mltipla: Pode ser praticado modalidades de condutas que compe o direito penal. Ex: ART 136. Maus tratos. por vrias

f)Crime Comissivo: Consiste na realizao de uma ao positiva visando um resultado tipicamente ilcito, ou seja, no fazer o que a lei probe. -Pratica de uma ao proibida. -A maioria dos crimes previstos no CP so os delitos de ao, isto , comissivos. g) Crime Omissivo Prprio: Consiste no fato de o agente deixar de realizar determinada conduta tendo a obrigao jurdica de faz-lo. -Simples absteno da conduta devida, quando podia e devia realizla, independentemente do resultado. Ex: Omisso de socorro. h) Crime omissivo Imprprio ou Comissivo por Omisso: A omisso o meio atravs do qual o agente produz um resultado. - O agente responde no pela omisso simplesmente, mas pelo resultado decorrente desta, a que estava, juridicamente obrigado a impedir. 3)Quanto ao Agente do Crime a) Plurisubjetivo: O crime exige pluralidade de agentes, isto , aquele que por sua estrutura tpica exige o concurso de no mnimo, duas pessoas. -A conduta dos participantes pode ser: Paralela (quadrilha), convergente (adultrio), (bigamia) ou divergente (rixa.) b)Unisubjtivo: Pode ser praticado pelo agente INDIVIDUALMENTE , - Tambm pode admitir o concurso eventual de pessoas praticado por mais de uma pessoa-. c)Crime Comum: Pode ser praticado por qualquer pessoa. Ex: Furto d)Crime Prprio: Pode ser praticado por pessoas determinadas. -Pode ser condio jurdica (acionista), profissional, natural ( me, gestante), parentesco.

Ex: infanticdio e)Mo Prpria: Ser feito o crime exclusivamente por uma pessoa, pelo agente pessoalmente. Ex: Falso testamento. 4)Quando ao Evento a)Crime de Dano: Gera leso. - aquele para cuja consumao necessria a supervenincia da leso efetiva do bem jurdico. -Pois a ausncia pode caracterizar a tentativa ou indiferente penal. Ex: Art 163. Dano: Destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia. Ex: O furto, no significa que estragou, mas que foi pego, violado, lesionado o bem jurdico de outra pessoa. b)Crime de Perigo: aquele que se consuma com a simples criao do perigo para o bem jurdico protegido. -Sem produzir um dano efetivo, sem produzir leso. Pode ser: -Concreto: aquele que se consuma com a simples criao do perigo para o bem jurdico protegido, mas precisa ser comprovado, deve ser demonstrada a situao de risco corrida pelo bem juridicamente protegido. -Abstrato: presumido, no precisa ser provado. -A lei contenta-se com a simples pratica da ao que pressupe perigo. Ex: Fabricao de moeda falsa. c)Pluriofensivo: Ofende o dano ou exposio de mais um bem jurdico. Ex: Roubo

Elementos Subjetivos do Tipo


Tipo Doloso (crime doloso, tipo de injusto comissivo doloso) Art 18. Crime doloso: Doloso quando o agente quis o resultado ou assumiu o risco de produzi-lo. - Dolo a vontade e a conscincia de realizar os elementos constantes do tipo legal. Mais amplamente a vontade manifestada pela pessoa humana de realizar a conduta.

Teorias do Dolo -Teoria da Vontade (dolo direto): -Dolo a vontade dirigida ao resultado, -A essncia do dolo deve estar na vontade, no de violar a lei, mas de realizar a ao e obter o resultado. - Para essa teoria, o dolo a vontade de realizar a conduta e produzir o resultado;

-Essa teoria no nega a existncia da representao (conscincia) do fato, que indispensvel, mas destaca a importncia da vontade de causar o resultado. -Teoria do Assentimento (consentimento) (dolo eventual): -Para essa teoria, dolo a vontade que, embora no dirigida diretamente ao resultado previsto como provvel ou possvel, consente na sua ocorrncia, ou seja, assume o risco de produzi-la. - a vontade de realizar a conduta, assumindo o risco da produo do resultado.

Elementos do Dolo -CONSCINCIA - Elemento Cognitivo ou Intelectual: Para a configurao do dolo exige-se a conscincia daquilo que se pretende praticar. -Essa conscincia deve estar presente no momento da ao, quando ela est sendo realizada. -Corresponde a conscincia da conduta, do resultado e do nexo causal entre eles.
-VONTADE-Elemento Volutivo: Corresponde a vontade de realizar a conduta e produzir o resultado, ou seja, a vontade deve abranger a ao ou omisso (conduta) o resultado e o nexo causal.

Espcies de Dolo a)Dolo Direto: a.1)Dolo Direto de 1 Grau: No dolo direito o agente quer o resultado representado como fim de sua ao. -A vontade do agente dirigida realizao do fato tpico. - a vontade de realizar a conduta e produzir o resultado (teoria da vontade). O agente quer diretamente o resultado. -Relaciona-se ao fim pretendido e aos meios escolhidos. Ex: Quando o agente, querendo matar algum com uma arma, desfere-lhe um tiro para atingir o fim pretendido, matar.
a.2)Dolo Direto de 2 Grau ou Mediante: -Tambm conhecido como dolo das conseqncias necessrias. -O agente prev, admite e aceita os resultados que venham a ocorrer inseparveis, do seu procedimento. -Como o tipo, no se consumar imediatamente, como no dolo direto, chamasse ainda, dolo mediato. -Quando o resultado desejado como conseqncia necessria do meio escolhido ou da natureza do fim proposto. Ex:Quando o agente, querendo matar algum, coloca uma bomba em um txi, que explode, matando todos (motorista e passageiro). Essa morte de todos, foi querida pelo agente como necessria do meio escolhido.

b)Dolo Eventual ou Dolo Indireto: O agente no quer diretamente o resultado, mas aceita a possibilidade de produzi-lo, ou no se importa de produzir este ou aquele resultado. 1)O autor prev o resultado;2)No o deseja;3)Mas podendo evit-lo, prefere prosseguir com a sua ao;4)Assumindo o risco de, eventualmente, alcan-lo. Ex: O motorista dirige em velocidade incompatvel com o local e realizando manobras arriscadas. Mesmo prevendo que pode perder o controle do veculo, atropelar e matar algum, no se importa, pois melhor correr esse risco do que interromper o prazer de dirigir (no quero, mas, se acontecer, tanto faz). c)Dolo Genrico: Vontade de realizar a conduta descrita na lei, sem um fim especial. d)Dolo Especfico: Vontade de realizar a conduta descrita na lei, visando um fim especial. com o fim de ou com a finalidade de Ex: Art 159. Seqestrar pessoa com o fim de obter, para si ou para outrem, qualquer vantagem, como condio ou preo do resgate.

Crime Qualificado pelo Resultado


Art 19. Pelo resultado que agrava especialmente a pena, s responde o agente que o houver causado ao menos culposamente. - aquele em que o legislador, aps descrever uma conduta tpica, com todos os seus elementos, acrescenta-lhe um resultado, cuja ocorrncia acarreta um agravamento da sano penal. -O crime qualificado pelo resultado um nico delito, ou seja, um s crime que resulta da fuso de duas ou mais autnomas, trata-se de crime complexo.

-Espcies de crime qualificado pelo resultado

A) Dolo (antecedente)
1573 -Conduta dolosa -Ex: Roubo

Dolo (subseqente)

Art

- Resultado agravador doloso - Latrocnio + Culpa Art 2502 - Resultado agravador

B)Culpa -Conduta culposa culposo -Ex: Causar incndio C)Culpa

- Incndio culposo com morte + Dolo Art 303 CT

-Conduta culposa por: - Resultado agravador doloso Imprudncia, negligncia ou Impercia. Ex: Motorista que aps atropelar um pedestre foge, omitindo socorro. D)Dolo + Dolo Art 1293

Crime Preterdoloso - O agente quer praticar um crime, mas acabou excedendo-se e produzindo culposamente um resultado mais gravoso do que desejado. Ex : Leso corporal seguida de morte: Joo quer apenas lesionar Pedro, assim, decide empurr-lo, mas infelizmente, Pedro cai, bate a cabea e morre. -O que vale o nimo, se ele queria realmente matar ou no Ex: Latrocnio quando a morte realmente for acidental.

Tipo Culposo (tipo de Injusto Culposo)


Art 18 II. Culposo, quando o agente deu causa ao resultado por imprudncia, negligencia ou impercia. -Culpa o elemento voluntrio desatencioso, voltado a um determinado objeto, licito ou ilcito, embora produza resultado ilcito, no desejado, mas previsvel, que podia ser evitado. -O DOLO A REGA, A CULPA A EXCEO -Tipo culposo aquilo que, tendo se podido prever diligentemente, no foi previsto. Age com culpa, aquele que no prev o previsvel.

Elementos do Tipo Penal Culposo (Requisitos): 1)Inobservncia de dever de cuidado objetivo: quando a pessoa no segue os cuidados esperados por todos. Advm de: IMPRUDNCIA: Comportamento POSITIVO. Um agir SEM CAUTELA NECESSRIA. O agente ATUA COM PRECIPITAO, insensatez ou inconsiderao, j por no atentar para a lio dos fatos ordinrios, j por no perseverar no que a razo indica. NEGLIGNCIA: culpa na sua forma OMISSIVA. Consiste em DEIXAR DE TOMAR o CUIDADO DEVIDO antes de comear a agir. Implica a absteno de um comportamento que era devido. Negligente quem, podendo e devendo agir de determinado modo por indolncia ou preguia mental, no age ou se comporta de modo diverso. IMPERCIA: INAPTIDO TCNICA em profisso ou atividade. Consiste na incapacidade, na falta de conhecimento ou habilitao para o exerccio de determinado mister. Se, alm da demonstrao da falta de habilidade, for ignorada pelo agente regra tcnica especfica de sua profisso, haver ainda aumento da pena, sendo essa modalidade de impercia ainda mais grave.

10

2)Produo de um resultado: No existe um crime culposo sem resultado, deve haver sempre o resultado. - necessrio que o resultado seja conseqncia da inobservncia, ou em outros termos, que este seja q causa daquele. 3)Previsibilidade Objetiva e Subjetiva do Resultado: Se o fato IMPREVISIVEL, NO h culpa. Se o fato PREVISVEL, h culpa. Previsibilidade Objetiva: possibilidade de qualquer pessoa dotada de prudncia mediana prever o resultado. -Assim, s tpica a conduta culposa quando se puder estabelecer que o fato era possvel de ser previsvel pela perspiccia comum, normal dos homens. Ex: Jos realiza a CONDUTA VOLUNTRIA, de limpar sua arma no quarto que esto seus filhos. Age com INOBSERVANCIA DO CUIDADO OBJETIVO manifestado atravs da IMPRUDNCIA. Mesmo sabendo dos riscos de acidente que pode causar, mas espera que nada acontea porque confia no seu entendimento de armas. Dessa forma, quando vai limpar dentro da pistola, ela dispara e pega no seu filho. Percebe-se que ocorre a possibilidade de qualquer pessoa dotada de prudncia mediana prevenir o resultado, no precisando ser um exper. Previsibilidade Objetiva. Quando Jos prev o resultado lesivo, mas torce para que o mesmo no ocorraPreviso com culpa consciente. -Se Jos no tivesse previsto o resultado (ausncia de previso) ainda seria culposo, mas seria uma Previsibilidade Subjetiva. Previsibilidade Subjetiva: possibilidade que o agente, dada as suas condies peculiares, tinha de prever o resultado, no importa se uma pessoa de normal diligncia poderia ter previsto. -Revelando apenas se o agente podia ou no ter o feito. ATENO: A ausncia de previsibilidade subjetiva no exclui a culpa! -A conseqncia ser a excluso da culpabilidade, mas nunca da culpa. -O fato ser tpico, porque houve conduta dolosa, mas o agente no ser punido pelo crime cometido por falta de culpabilidade. Ex: Um pai pede ajuda aos seus 2 filhos para arrumar o poo de gua que esta entupido, os meninos descem no poo e sentam em um pedao de tbua para alcanar o balde com sujeira para o pai. Anoitece, e o pai decide dar aos filhos um gerador de energia diesel, mas ento, os filhos demoram a alcanar o balde, at que o pai v que os meninos estavam mortos. Acontece que o gerador tinha um gs extremamente txico que impossibilitou os meninos de respirarem. Facilmente se percebe a previsibilidade subjetiva, pois no exigvel que um homem mdio saiba sobre gases txicos, ou seja, de prever o ocorrido.

11

POREM, mesmo se o pai fosse um engenheiro qumico, e tendo conhecimento sobre gases, ainda no seria P. subjetiva, devido a falta de previsibilidade objetiva. Ex: Mdico que realiza um parto em condies precrias. Uma eventual morte da me no pode ser atribuda ao mdico. -Antnio trafegava em velocidade permitida (ou, ainda, acima desta) com seu veculo, quando, ao fazer a curva, se depara com uma pessoa deitada no meio da pista. O motorista tenta desviar, mas no consegue e acaba atropelando e matando o louco que se colocou em plena madrugada, em local totalmente escuro e sem sinalizao de luz, no meio da rodovia e, pior, aps curva que impossibilitava qualquer viso do restante da pista pelo motorista. evidente que, neste caso, pouco importa se a conduta do motorista era prudente ou imprudente, pois, de qualquer modo, afastada resta tipicidade culposa, diante de completa ausncia de previsibilidade objetiva do resultado. 4)Princpio da Confiana: quando a pessoa age prevendo que as demais agiro com a precauo mediana. - A pessoa no agir com culpa caso sua conduta venha a ferir o bem jurdico de outra que agiu de modo inesperado. Ex: Motorista de caminho que, ao passar por um cruzamento, atropela e mata um motoqueiro que cruzou sua preferencial. O Caminhoneiro no agiu com culpa. 5)Espcies de Culpa: a)Culpa Consciente: Ocorre quando o agente prev o resultado, embora no o aceite, ou seja, prev um resultado previsvel. -O agente no quer esse resultado, nem assume o risco de produzi-lo, pois acredita fielmente que pode evit-lo, o que s no ocorre por erro de calculo ou por erro da execuo. Ex: DO JOS COM A ARMA QUE ATIRA NO FILHO. b)Culpa Inconsciente: a culpa sem previso, o agente no prev o resultado, o agente no prev o que era previsvel. -Diferena entre Culpa Consciente e Dolo Eventual: No Dolo eventual, o autor prev o resultado, mas no se importa que ele ocorra. Na Culpa consciente, embora o agente prevendo o que possa vir a acontecer, ele repudia essa possibilidade. possvel, mas no vai acontecer de forma alguma. 6)Modalidade de Culpa: -Imprudncia -Negligncia -Impercia.

12

Crime Consumado ou Tentado


Art 14, I. Consumado, quando nele se renem todos os elementos de sua definio legal. Crime Consumado: o tipo penal integralmente realizado, ou seja, quando o tipo concreto se enquadra no tipo abstrato da lei penal. - ltima fase do atuar criminoso. -Crime Consumado Crime Exaurido: -Crime exaurido aquele no qual o agente, aps atingir o resultado consumativo, continua a agredir o bem jurdico, fazendo com que sua conduta continue fazendo efeito no mundo concreto. UM EXCESSO. Art 14,II.Tentado, quando, iniciado a execuo, no se consuma por circunstncias alheias a vontade do agente. Crime Tentando: uma realizao incompleta. -O crime entrou em execuo, mas no caminho para a consumao interrompido. Espcies de Tentativa: a)Imperfeita: O agente no conclui, ou no consegue concluir todos os atos necessrios a consumao do crime por interferncias externas. -Isso faz reduzir mais a pena. Ex: O agressor segurado quando esta desferindo os golpes na vtima para mat-la. b)Perfeita: O agente pratica todo o ato para consumao, mas no logra alcanar xito, ou o resultado pretendido, por circunstncias alheias a sua vontade. -Reduz pena, pune-se a tentativa com pena com a pena do crime consumado. Ex: O agente da vrios tiros no alvo, mas a vitima socorrida a tempo e se salva. c)Branca ou Cruente (vermelha): Estes so critrios que servem para a reduo da pena: -no provoca leso, sangue, no acerta o tiro no individuo, na tentativa erra todos. -A cruente acerta, perfeita e provoca leso.esultado -Pode ser imperfeita e vermelha se algum retirar o agente para no praticar o ltimo ato de execuo. -Os crimes qualificados pelo resultado doloso, configura tentativa, menos o Preterdoloso-

Elementos da Tentativa:

13

-Deve possuir tudo o que caracteriza um crime, ou seja, deve conter todas as fases do ITER CRIMINIS, menos a consumao. -A tentativa constituda pelos seguintes elementos: a)Inicio da execuo: A tentativa s punvel a partir do momento em que a ao penetra na fase da execuo. b)No-consumao do crime por circunstncia independentes da vontade do agente: -Elementos Objetivos: Pela vontade do agente: Pode haver desistncia voluntria ou arrependimento eficaz. Ou por circunstncias estranha a ela: a tentativa perfeita -Elementos Subjetivos: Dolo em relao ao crime total: Agente deve agir dolosamente, deve querer a ao e o resultado final que concretize o crime perfeito e acabado. Tenha inteno de produzir um resultado mais grave do que efetivamente conseguiu. c)Dolo: No existe dolo especial de tentativa, no h dolo de tentar fazer algo. -O dolo sempre de fazer, de concluir uma ao determinada. -O dolo da tentativa o mesmo do crime consuma. -Quem mata age com o mesmo dolo de quem tenta matar.

A Punibilidade da Tentativa - Teoria Objetiva: Fundamenta-se no perigo a que exposto o bem jurdico, e a represso se justifica uma vez iniciada a execuo do crime. - Como a leso menor na tentativa, ou no ocorre qualquer resultado lesivo, o fato cometido pelo agente deve ser punido menos severamente. - E o perigo efetivo que representa diretamente para o bem jurdico tutelado que torna a tentativa punvel. - Conforma art 14, salvo disposio contrario, pune-se a tentativa com a pena correspondente ao crime consumado, diminuda de um a dois teros.
-Teoria Subjetiva: Fundamenta a punibilidade da tentativa na vontade do autor contrario ao Direito -A vontade do agente decisiva, porque esta completa, perfeita. -A pena da tentativa deve ser a mesma do crime consumado, desde que a vontade criminosa manifeste-se nos atos de execuo do fato punvel, a punibilidade estar justificada.

Tentativa Voluntria

Abandonada

ou

Desistncia

14

Art 15. O agente que, voluntariamente, desiste de prosseguir na execuo ou impede que o resultado se produza, s responde pelos atos j praticados.

Desistncia Voluntria: O autor interrompe voluntariamente a execuo do crime impedindo a sua consumao. Acontece o inicio da execuo, porm, o agente muda de idia e por sua prpria vontade, interrompe a seqncia de atos executrios, assim o resultado no acontece. -A desistncia voluntria deixa de ser punvel quando o agente voluntariamente desiste de fazer a consumao. -No necessrio que a desistncia seja espontnea, basta que seja voluntria, pois voluntria a desistncia sem coao moral ou fsica. -posso, mas no quero. -A desistncia voluntria em tese s possvel na tentativa imperfeita. -Possui Tentativa qualificada: O agente responder pelos atos que at ento foram praticados e que constituram o crime. -Ex: Mateus atira na perna de Pedro (incio da execuo), mas desiste de matar (interrompimento da execuo), Mateus responder pelos atos que at ento praticou, ou seja, o tiro que deu em Pedro.
Arrependimento Eficaz: O agente aps encerrar a execuo do crime, impede a produo do resultado. A execuo vai at o final, no sendo interrompida pelo autor, mas, no entanto, aps esgotar a atividade executria, arrepende-se e impede o resultado. -Se o agente no conseguir impedir o resultado, por mais que tenha se arrependido, responder pelo crime consumado. Mesmo que a vtima tenha contribudo para a consumao. -Possui Tentativa qualificada: O agente responder pelos atos que at ento foram praticados e que constituram o crime. Art 16: Nos crimes cometidos sem violncia ou grave ameaa pessoa, reparado o dano ou restitua a coisa, at o recebimento da denncia ou da queixa, por ato voluntrio do agente, a pena ser reduzida de um a dois teros. Arrependimento Posterior: Trata-se de causa de diminuio da pena que ocorre nos crimes cometidos sem violncia ou grave ameaa pessoa, em que o agente, voluntariamente repara o dano ou restitui a coisa at o recebimento da denncia ou queixa. -Trata-se de causa obrigatria de reduo de pena. -Ex: Furto e estelionato. -Requisitos do Arrependimento Posterior: -Crime cometido sem violncia ou grave ameaa pessoa; -Reparao de dano ou restituio da coisa; -Voluntariedade do agente; -At o recebimento da denuncia ou queixa. Se posterior circunstncia atenuante genrica.

15

Art 17: No se pune a tentativa quando, por ineficcia absoluta do meio ou por absoluta impropriedade do objeto, impossvel consumar-se o crime. Crime Impossvel ou Crime Idneo: Ocorre quando, aps a prtica do fato, constata-se que o agente jamais conseguiria consumar o crime, quer pela ineficcia absoluta do meio empregado ou pela absoluta impropriedade do objeto, ou seja, impossvel de se consumar. -Hipteses de Crime Impossvel: -Ineficcia absoluta do meio: O meio, por sua natureza idneo, absolutamente ineficaz, para produzir o resultado pretendido pelo agente, era inteiramente ineficaz. Ex: Tentativa de homicdio por envenenamento com a aplicao de farinha em vez de veneno. Ou, o agente acionar o gatilho, mas a arma encontra-se descarregada. -Impropriedade absoluta do objeto material: Ocorre quando o objeto absolutamente imprprio para a realizao do crime pretendido. Ex: Manobras abortivas em mulher que no esta grvida. Ou, disparo de arma de fogo em um cadver. OBS: Em qualquer um dos casos, a INEFICCIA ou IMPROPRIEDADE no pode ser RELATIVA, pois a configuraria a tentativa. Punibilidade do Crime Impossvel: -Teoria Subjetiva: Para essa teoria, realmente decisivo a inteno do agente. -O autor de um crime impossvel deve sofrer a mesma pena da tentativa. -Teoria Objetiva: Para essa teoria, como no h no crime impossvel os elementos objetivos da tentativa e o bem jurdico no corre perigo, no h tentativa e o agente no deve ser punido. -No havendo idoneidade nem nos meios, nem no objeto, no se pune essa ao.

Erro de Tipo
Art 20. O erro sobre elemento constitutivo do tipo legal de crime exclui o dolo, mas permite a punio por crime culposo, se previsto em lei. -Erro de Tipo: a falsa percepo da realidade do fato que reflete sobre os elementos objetivos do tipo excluindo assim o dolo, sendo evitvel ou inevitvel. -Ex: Um homem quer matar um urso, mas mata uma pessoa, ocorreu uma falsa percepo da realidade do fato, sendo assim, o dolo excludo, pois ele no queria matar a pessoa. -O erro do tipo pode ser: -Essencial: Exclui o dolo, permitindo assim a punio pelo crime culposo, visto que a culpabilidade permanece. O erro essencial apresenta-se de duas formas: a) Vencvel: Quando pode ser evitado, evitvel, onde, caso no seja evitado ter culpa e responder por imprudncia ou negligncia. Ex:

16

Um homem quer matar um urso, mas mata uma criana, porm, ele encontra-se em uma floresta que possui comunidade perto, era evitvel, pois ele deveria ter cuidado, visto que sabia que tinha uma comunidade perto. b) Invencvel: Quando no pode ser evitado, inevitvel, nesse caso, alm de excluir o dolo, exclui a culpa tambm. Ex: Um homem esta caando um urso na floresta fechada, sem muita circulao de gente, mas mata sem querer outra pessoa, era inevitvel, pois era imprevisvel que o homem estaria na floresta tambm. -Acidental: No exclui o dolo. So casos de erro acidental: a)O erro sobre o objeto (Sujeito pega farinha, achando que era acar) b)Erro sobre pessoa (Sujeito ao invs de atingir a pessoa que queria, atinge outra pessoa) -Art 73. Quando, por acidente ou erro no uso dos meios de execuo, o agente, ao invs de atingir a pessoa que pretendia ofender, atinge pessoa diversa, responde como se tivesse praticado o crime contra aquela, atendendo-se ao dispositivo no $3 do art 20. No caso de ser tambm atingida a pessoa que o agente pretendia ofender, aplica-se a regra do art. 70. -Ex: Quero matar um guri de 13 anos, ou um idoso de 60, mas mato outra, errando a pessoa, segundo o art 20 $ 3, a pena valer pelas caractersticas da pessoa que eu queria matar, ou seja, o guri ou o idoso, e segundo o art 121 $ 4, a pena aumentada a 1/3 se praticado contra pessoas menores de 14 anos e maiores de 60 anos. -Erro na execuo; - Resultado diverso do pretendido: Significa desvio do crime, h erro na execuo do tipo, o agente quer atingir um bem jurdico e ofende outro (de espcie diversa).

1.

Ilicitude ou Antijuridicidade

-Conceito: A antijuridicidade, ou ilicitude, pode ser conceituada como a contrariedade da conduta com o ordenamento jurdico, ou seja, o que contrrio a norma jurdica. -Entretanto, o conceito de antijuridicidade mais amplo, pois no fica restrito ao Direito Penal, podendo ser de natureza civil, comercial, administrativa, tributria, etc. -Mas se a conduta do agente ferir um tipo legal refere-se a uma antijuridicidade penal. -Segundo o ensinamento de Capez, segue-se o seguinte raciocnio: 1 fase: O FATO TPICO? No hiptese de atipicidade, encerrase, qualquer indagao acerca da ilicitude. Se for tpico, passa-se para... 2 fase: O FATO ILCITO? A principio, pode-se dizer que todo o fato penalmente ilcito , antes de mais nada, tpico. No entanto, pode

17

acontecer que um fato tpico no seja necessariamente ilcito, ante a concorrncia de causas excludentes. Ex: Homicdio praticado em legtima defesa. O fato tpico, mas no ilcito, da, resultando que no h crime. -A antijuridicidade pode ser: -Antijuridicidade Genrica: Antijuridicidade um requisito genrico de todos os crimes porque jamais existe um crime sem ser antijurdico. -Antijuridicidade Especfica: O tipo penal prev expressamente a antijuridicidade. Arts. 128, 146, 3, I, 150, 3, I e II. -Antijuricidade Material: entende-se por ilicitude (ou antijuridicidade) a relao de contrariedade entre o fato tpico e o ordenamento jurdico como um todo, inexistindo qualquer exceo determinando, fomentando ou permitindo a conduta tpica. Em resumo: trata-se de uma conduta tpica no justificada. - Ex: Seria a leso ou o perigo de leso ao bem jurdico penalmente tutelado, ou seja, ofensa ao valor ideal que a norma jurdica deve proteger. -Antijuricidade Formal: o segundo substrato do crime, aquela em que a CONDUTA se choca com a NORMA. - Ex: Seria a contradio da ao tpica com o mandamento da norma (ex.: no matars!). -Teorias da Ilicitude: -Teoria Objetiva da Ilicitude: A antijuridicidade objetiva porque no esta restrita as motivaes do autor. -Independe da culpabilidade -Para antijuridicidade objetiva basta que a conduta esteja descrita como crime para que a ilicitude se apresente no se faz necessrio que o agente tenha conhecimento do seu carter ilcito e basta apenas a presena de uma causa de excludente de ilicitude para o fato deixar de ser tpico. -Teoria Subjetiva da Ilicitude: Para a antijuridicidade subjetiva, o agente tem que ter conhecimento do carter ilcito de sua conduta, tem que entrar na sua esfera de conhecimento que est agindo voltado para um fim ilcito para que esteja presente a antijuridicidade. -Depende de culpabilidade. - O fato s ilcito se o agente tiver capacidade de avaliar seu carter criminoso 1.2 Terminologia: Antinormatividade e antijuridicade. antijuridicidade antijuridicidade. e injusto. Ilicitude e

Antijuricidade Injusto a contradio da ao com uma a prpria ao norma jurdica. antijuridicamente.

valorada

18

um predicado uma qualidade dessa forma de conduta, a contradio em que se encontra com o ordenamento jurdico. Antijuricidade a contradio da realizao do tipo de uma norma proibitiva com o ordenamento jurdico em seu conjunto. Quando ocorre uma causa de justificao, apesar de a conduta ser antinormativa(por infringir uma norma proibitiva) no se apresenta como antijurdica Antijuricidade =

um substantivo a forma de conduta antijurdica propriamente: o furto, a tentativa de homicdio, etc. Antinormatividade A eventual realizao da conduta descrita no tipo de uma norma proibitiva caracteriza uma contradio com a exigncia da norma originando a antinormatividade.

Ilicitude

Excludentes da Ilicitude ou Antijuricidade


-Todo fato tpico, em principio ilcito. -A Tipicidade um indcio da ilicitude. -As causas que excluem a ilicitude podem ser: -Legais, quando previstas em lei. -Supra legais: Quando aplicadas analogicamente, mediante a falta de previso legal, ou seja, a evoluo tica-social de um povo pode passar a autorizar determinadas condutas que antigamente eram tidas como proibidas. O consentimento justificante trata-se de uma causa supra legal, porm, para isso, deve estar presentes os requisitos necessrios, para a referia configurao, assim, excluir a tipicidade. -As excludentes encontram-se espalhadas na legislao brasileira: Na parte geral do CP esto no art. 23; Na parte especial do CP, como p. ex.: art. 128 (aborto permitido), 142 (imunidades nos crimes contra a honra); Supra legal: consentimento do ofendido. Art 23. No h crime quando o agente pratica o fato: I Em estado de necessidade; II Em legtima defesa; III Em estrito cumprimento de dever legal ou no exerccio regular de direito.

19

Os Excludentes da Ilicitude na Parte Geral so: -Estado de Necessidade -Legtima Defesa -Estrito cumprimento do dever legal -Exerccio regular do direito
Art 24. Considera-se em estado de necessidade quem pratica o fato para salvar de perigo atual, que no provocou por sua vontade, nem podia de outro modo evitar, direito prprio ou alheio, cujo sacrifcio, nas circunstncias, no era razovel exigir-se. 1. No pode alegar estado de necessidade quem tinha o dever legal de enfrentar o perigo. 2. Embora seja razovel exigir-se o sacrifcio do direito ameaado, a pena poder ser reduzida de um a dois teros. -ESTADO DE NECESSIDADE - Caracteriza-se pela coliso de interesses juridicamente protegidos, devendo um deles ser sacrificado em prol do interesse social. - O que justifica essa ao a necessidade que impe o sacrifcio de um bem em situao de conflito, diante da qual o ordenamento jurdico permite o sacrifico do bem de menor valor. - No estado de necessidade h dois bens jurdicos em perigo e o Estado permite que um deles seja sacrificado, pois diante do caso concreto a tutela penal no pode salvaguardar ambos. Ex. nufrago.

Espcies de Estado de Necessidade: -Estado de necessidade defensivo : O agente pratica o ato necessrio contra coisa ou animal do qual pro mana perigo para o bem jurdico. Ex: cachorro que ataca, e o atacada o mata-no cabvel a ao indenizatria. - Ocorre quando a conduta do agente dirige-se diretamente contra o produtor da situao de perigo, a fim de elimin-la. -Estado de necessidade agressiva: O agente se volta contra a pessoa ou coisa diversa daquela da qual provem o perigo ao bem jurdico. Atinge o bem de um 3 que no t causando perigo - cabvel ao indenizatria e ainda a ao regressiva. -Ocorre quando a conduta do agente sacrifica bens de um inocente, no provocador da situao de perigo. Teorias: -Teoria Diferenciadora: Existem dois estado de necessidade: justificante e exculpante. A justificante ocorreria somente com o sacrifcio de bem jurdico de menor importncia para a proteo de um de maior importncia. Ex. destruir um carro para salvar uma vida. Por sua vez, no exculpante o bem sacrificado de igual ou menor importncia. Ex. me que mata policial para salvar a foto do filho falecido em um incndio - a teoria adotada pelo Cdigo Penal Militar (art. 39 do CPM ).

20

- Art. 39. No igualmente culpado quem, para proteger direito prprio ou de pessoa a quem est ligado por estreitas relaes de parentesco ou afeio, contra perigo certo e atual, que no provocou, nem podia de outro modo evitar, sacrifica direito alheio, ainda quando superior ao direito protegido, desde que no lhe era razoavelmente exigvel conduta diversa. -Teoria Unitria: S existe um estado de necessidade, o justificante, ou seja, quando o bem protegido vale mais ou igual ao bem sacrificado, exclui-se a ilicitude. ( A TEORIA ADOTADA NO ART. 24, 2. DO CPB). - Art. 24. 2o Embora seja razovel exigir-se o sacrifcio do direito ameaado, a pena poder ser reduzida de um tero a dois teros. - No se exclui a ilicitude, mas h uma causa de diminuio de pena. -Ocorrendo inverso o sujeito responde pelo crime, no tem direito de alegar ao estado de necessidade. Porque no razovel. -Era VIDA X PATRIMNIO, logo um Estado de Necessidade Justificante, mas se ocorrer a INVERSO, tornando-se BEM JURIDICO LESADO X BEM JURIDICO PROTEGIDO, responder pelo crime, sem direito de alegar estado de necessidade. Inverso -Distingue dois casos: Bens jurdicos iguais e Bens jurdicos desiguais

Excesso no Estado de Necessidade: - a desnecessria intensificao de uma conduta inicialmente justificada. Pode ser: -Doloso ou consciente: Quando o agente atua com dolo em relao ao excesso. Nesse caso,responder dolosamente pelo resultado produzido. -Culposo ou inconsciente: Quando o excesso deriva de equivocada apreciao da situao de fato, motivada por erro evitvel. Responder o agente pelo resultado a ttulo de culpa.
Requisitos do Estado de Necessidade PAG 367 REQUISITOS OBJETIVOS: A) Perigo atual (danos iminentes): aquele perigo presente que esta acontecendo. Somente o perigo atual justifica o ataque, isto , o perigo e ao do ataque devem acontecer simultaneamente. A atualidade do perigo engloba a iminncia do dano, uma vez, que perigo probabilidade de dano, ou seja, a atualidade do perigo equivale iminncia de dano. Somente o perigo atual aceita e iminncia do dano, pois a iminncia a prova real e indiscutvel da existncia do perigo concreto. Perigo passado ou futuro no justifica o estado de necessidade, se for passado caracterizar vingana.

21

Se existir a possibilidade de fuga, no se justifica o ataque, o agente deve escolher sempre o meio que produza menor dano. Este perigo pode advir de fato da natureza (ex. inundao), de comportamento de animal (ex. ataque de co) ou humano (ex. motorista da ambulncia que atropela para salvar paciente). B) Direito Prprio ou Alheio: No se exige qualquer relao jurdica especfica do agente com o titular do bem preservado, sendo suficiente que os interesses em conflito sejam tutelados pelo Direito. Embora no estado de necessidade de terceiro a vontade deste seja substituda pela do agente, quando se tratar de bens disponveis, a interveno deste depender do consentimento do titular do direito, que poder preferir soluo diferente, ou at suportar o dano. O consentimento do terceiro dispensvel, se a lei no o exige no cabe ao intrprete faz-lo. O consentimento do terceiro s dispensvel quando o bem do terceiro indisponvel, a vida, por exemplo. Se o bem disponvel preciso o consentimento. C) No ter o agente causado o perigo dolosamente: Que no provocou por sua vontade=que no provocou intencionalmente a situao de perigo A simples circunstncia de ter cometido intencionalmente (de propsito) o fato (por ex. dirigir em velocidade inadequada para o local), que origina a situao de necessidade, por si s, no impede a alegao do estado de necessidade, pois a vontade ou a inteno no era de criar perigo ou estado de necessidade, mas simplesmente dirigir em velocidade no recomendada. Se a inteno era somente dirigir em velocidade inadequada, gerando uma situao de necessidade, o agente poder alegar excludente. necessrio que a situao de perigo tenha sido provocada intencionalmente. A VONTADE E A INTENO NO ERA DE CRIAR PERIGO, PODE ALEGAR ESTADO DE NECESSIDADE. Porm, se ao dirigir em velocidade inadequada havia a inteno de criar a situao perigosa, estar afastada a possibilidade de invocar a causa justificante. HAVIA VONTADE E INTENO DE CRIAR A SITUAO DE PERIGO, NO PODER ALEGAR ESTADO DE NECESSIDADE. Admite-se a possibilidade de invocar-se estado de necessidade tanto nos crimes dolosos como nos crimes culposos, desde que a situao de perigo no tenha sido provocada intencionalmente. D) Inevitabilidade do comportamento lesivo:

22

pressuposto do estado de necessidade a inexistncia de outro meio de evitar o perigo, isto , quando o dano produzido pelo agente for inevitvel por outro modo. Inevitvel a leso necessria, na medida da sua necessidade para salvar o bem ameaado. Havendo outra possibilidade de afastar o perigo, referida excludente no se justifica, mesmo que essa possibilidade seja a fuga. Deve-se buscar a realizao do comportamento menos lesivo. Quando o agente utilizar meio mais grave do que o necessrio para afastar o perigo, estaremos diante de excesso, devendo-se analisar a sua natureza, dolosa ou culposa.
E) Proporcionalidade (Razoabilidade): Consiste na aplicao do critrio da proporcionalidade, entre a gravidade do perigo e a importncia do bem ameaado, como o estado emocional do agente e a proporcionalidade dos bens em conflito. Embora o nosso CP tenha adotado a Teoria Unitria, o Princpio da Razoabilidade permite afirmar, que, quando o bem sacrificado for de valor superior ao preservado, ser inaceitvel o reconhecimento de estado de necessidade justificante. Entretanto, se as circunstncias indicarem a inexigibilidade de outra conduta poder excluir a culpabilidade caracterizando o estado de necessidade exculpante.

REQUISITO SUBJETIVO:
F) Aspectos subjetivos (conscincia): - Finalidade de salvar o bem do perigo necessrio que o agente aja com o objetivo de salvar o bem do perigo, A ao do estado de necessidade como nica possibilidade de afastar o perigo, deve ser objetivamente necessria e subjetivamente conduzida pela vontade de salvamento. Exige que o fato praticado pelo agente seja para salvar... direito prprio ou alheio. Se faltar essa finalidade especifica, a ao no estar justificada, no configurando, portanto, o estado de necessidade. F.1. Ausncia de dever legal de enfrentar o perigo: da essncia de determinadas funes ou profisses o dever de enfrentar determinado grau de perigo, impondo a obrigao de sacrifico, como so exemplos, policiais, bombeiros, seguranas, etc. Esse dever no tem carter absoluto, a ponto de negar-se qualquer possibilidade de ser invocado o estado de necessidade. No pode atingir o nvel de herosmo. Aqui tambm possui o Principio da Razoabilidade: para se salvar um bem patrimonial inaceitvel que se exija o sacrifcio de uma vida, por exemplo.

23

A lei afasta a possibilidade de invocar estado de necessidade somente a quem tem o dever legal de enfrentar o perigo, pode invoc-lo o garantidor que, assumiu o compromisso de enfrent-lo, ou com seu comportamento anterior criou o risco de sua ocorrncia. O dever jurdico do garantidor no se confunde com o dever legal, assim, a conduta do garantidor, nos termos expostos, pode ser tpica em razo da definio do crime omissivo imprprio, mas no ser antijurdica ante a possibilidade, se for o caso, de se invocar o estado de necessidade. Por exemplo, o segurana do banqueiro que, naufragando a lancha em que viajavam tenso que somente um colete salva-vidas, pode disput-lo em igualdade de condies. Em frias, licena ou afastamento ele no tem direito de agir. A escolha da pessoa a ser salva: Bombeiro tem um apartamento pegando fogo, onde poder salvar s uma pessoa das 3 que esto no quarto, uma um homem, outra uma criana e outra seu filho, o bombeiro tem liberdade de escolher o seu filho para salvar, um dever moral de salvar seu prprio filho.

Art. 25. Entende-se em legitima defesa quem, usando moderadamente dos mis necessrios, repele injusta agresso, atual ou iminente, a direito seu ou de outrem.

-LEGITIMA DEFESA PAG 372

-Corresponde a uma exigncia natural, a um instinto que leva o agredido a afastar a agresso a um seu bem tutelado, mediante a leso de um bem do agressor. -Permite a reao imediata a uma agresso injusta, desde que atual ou iminente. Fundamento da legitima defesa: -O exerccio de legtima defesa um direito do cidado, pois possui uma causa de justificao contra uma agresso injusta. Logo, a pessoa que se defende de uma agresso injusta, atual ou iminente, age conforme ao Direito. Natureza Jurdica: -Teoria Subjetiva: Considera a legtima defesa causa excludente de culpabilidade, procuram fundament-la nos motivos determinantes do agente. -Teoria Objetiva: Considera a legtima defesa causa excludente da ilicitude.

Qual o momento que termina a legtima defesa de uma pessoa, e comea a de outro? Quando cessa a ao injusta e o agredido passa a ser agressor. Para essa pergunta possui idia da

24

legtima defesa sucessiva, quando o agredido e agressor trocam de lugar. Legtima defesa sucessiva: Haver na hiptese de EXCESSO, que permite a defesa legitima do agressor inicial para defender-se do excesso. Ex: O agredido, exercendo a defesa legitima, excede-se na repulsa. Nessa hiptese, o agressor inicial, contra o qual se realiza a legtima defesa, tem o direito de defenderse do excesso, uma vez que o agredido, pelo excesso transforma-se em agressor injusto. -No h legtima defesa contra legtima defesa.

Requisitos: A)- Agresso injusta, atual ou iminente. 1)Agresso Injusta (Real): Ser a agresso que no estiver protegida por uma norma jurdica, isto , no for autorizada pelo ordenamento jurdico. -Agresso Ativa: Ocorre por ao, o sujeito manifesta. -Agresso Passiva: uma conduta omissiva, onde o sujeito faz uma omisso. -Fatores importantes da Agresso Injusta: -Deve ser vista pelos olhos do AGREDIDO, no do AGRESSOR, ou seja, a agresso ser injusta mesmo que o agressor no tenha conscincia de sua ilicitude. Ex: Se um deficiente mental vier atacar Joo, isso representa uma agresso injusta, logo se usa a legtima defesa. -A agresso injusta no corresponde necessariamente fato tpico, pois a insignificncia e o furto de uso apesar de atpicos permanecem injustos autorizando a legtima defesa. Ex: o dono de uma quitanda que pega um adolescente furtando uma laranja. No h furto, pois uma laranja insignificante. A subtrao injusta, mas no constitui fato tpico. 2) Agresso Atual: a agresso que esta acontecendo, isto , que ainda no foi concluda. 3) Agresso Iminente: a que est prestes a acontecer, que no admite nenhuma demora para a repulsa. -A agresso passada mera vingana e a futura mera suposio. -No existe legtima defesa na mera provocao no agressiva. -Quem est em duelo no pode alegar legtima defesa. B)-Necessidade da reao: -A reao do agredido para caracterizar a legtima defesa deve ser sempre preventiva: deve, prioritariamente, impedir o inicio da ofensa ou, ento, a sua continuidade, desde que se no for interrompida, produzir dano maior.

25

-A reao deve ser imediata agresso, pois a demora descaracteriza o instituto da legtima defesa. -Se passou o perigo, deixou de existir, no podendo mais fundamentar a defesa legitima, que se justificaria para elimin-la. A legtima defesa deve exteriorizar-se antes que a leso ao bem tenha sido produzida. ESTADO DE NECESSIDADE -H um conflito de interesses: A sobrevivncia de um, significar o perecimento do outro -A preservao do interesse ameaado ocorre atravs de ataque. -Existe AO -H estado de necessidade contra estado de necessidade Reao a ataque de animal: ser estado de necessidade se o animal tomou a iniciativa sozinho. Perigo atual ataque espontneo estado de necessidade deve fugir. LEGTIMA DEFESA -Conflito ocorre entre interesses lcitos, de um lado, e ilcitos de outro: a agresso ilcita, a reao lcita (legtima) -A preservao do interesse ameaado ocorre atravs de defesa. -Existe REAO -No h legitima defesa contra legitima defesa, pois ilegtima. -Ser legitima defesa no caso de o animal estar sendo utilizado como instrumento por seu dono. Agresso injusta ataque provocado pelo dono (o animal mero instrumento de ataque) legtima defesa no se exige a fuga.

Anda mungkin juga menyukai