Anda di halaman 1dari 3

http://gtsw.blogspot.

com

Modelo de Roteiro de Testes


Projeto: ABProject / UC_001 Roteiro v. 001.1 Autor: Anne Caroline O. Rocha Data: 07/05/2008

Contador: Criticidade: Localizao: Objeto de Teste: Caso de Teste: Pr - Condio: Procedimento:

Resultado Esperado:

001 Alta Manuteno > Servidor > Base Salarial Operaes referentes manuteno dos dados Testar o funcionamento do boto Confirmar 1. Acesso do usurio devidamente autenticado. 1. Entrar na tela: Manuteno > Servidor > Base Salarial 2. Selecionar uma das opes do campo Empresa; 3. Escolher um dos servidores no campo Nome ou digitar a matrcula do mesmo no campo Matrcula; 4. Clicar em uma das abas Servidores ou Servidores Disposio; 5. Alterar um ou mais dos seguintes campos: Base Salarial, Outras verbas ou Remunerao contribuio; 6. Clicar no boto Confirmar. 1. O sistema atualizar no Banco de Dados os dados referentes base salarial do servidor selecionado, de acordo com o cargo; 2. O sistema exibir a mesma tela em que estava, continuando na mesma aba; 3. O sistema exibir a mensagem padro de operao realizada com sucesso. 002 Mdia Manuteno > Servidor > Base Salarial Operaes referentes manuteno dos dados Testar o funcionamento do boto Descartar 1. Acesso do usurio devidamente autenticado. 1. Entrar na tela: Manuteno > Servidor > Base Salarial 2. Selecionar uma das opes do campo Empresa; 3. Escolher um dos servidores no campo Nome ou digitar a matrcula do mesmo no campo Matrcula; 3. Clicar em uma das abas Servidores ou Servidores Disposio; 4. Alterar um ou mais dos seguintes campos: Base Salarial, Outras verbas ou Remunerao contribuio; 5. Clicar no boto Descartar. 1. O sistema permanecer na mesma aba e na mesma tela, atualizando-a com os antigos valores de cada campo no confirmado.

Contador: Criticidade: Localizao: Objeto de Teste: Caso de Teste: Pr - Condio: Procedimento:

Resultado Esperado:

Empresa - 07/05/2008

http://gtsw.blogspot.com Contador: Criticidade: Localizao: Objeto de Teste: Caso de Teste: Pr - Condio: Procedimento: 003 Mdia Manuteno > Servidor > Pesquisa Verificao de Mscaras Tentar colocar uma string no campo Matrcula 1. Acesso do usurio devidamente autenticado. 1. Entrar na tela de pesquisa dos servidores: Manuteno > Servidor > Pesquisa 2. Selecionar uma das opes do campo Empresa; 3. Digitar, no campo matrcula, uma string qualquer caracter diferente de nmeros. 1. O sistema deve impedir que o usurio digite uma string nesse campo, permitindo apenas inteiros com 4 dgitos ou menos.

Resultado Esperado:

Contador: Criticidade: Localizao: Objeto de Teste: Caso de Teste: Pr - Condio: Procedimento:

Resultado Esperado:

004 Baixa Manuteno > Servidor > Pesquisa Verificao de Mscaras Tentar colocar um inteiro com menos de 4 dgitos no campo Matrcula 1. Acesso do usurio devidamente autenticado. 1. Entrar na tela de pesquisa dos servidores: Manuteno > Servidor > Pesquisa 2. Selecionar uma das opes do campo Empresa; 3. Digitar, no campo matrcula, um inteiro com menos de 4 dgitos; 1. O sistema deve completar com zeros esquerda do nmero digitado, formando os 4 dgitos.

No exemplo acima, o roteiro de testes possui duas localizaes: Manuteno > Servidor > Base Salarial e Manuteno > Servidor > Pesquisa. A primeira localizao possui um objeto de teste (Operaes referentes manuteno dos dados), o qual possui dois casos de teste diferentes, mas que esto relacionados ao mesmo domnio do objeto de teste. A segunda localizao tambm possui um objeto de teste (Verificao de Mscaras), o qual tambm possui dois casos de teste referentes verificao de mscaras. Observe que cada caso de teste possui um contador, este contador ir identificar o caso de teste no momento de elaborar o Relatrio de Defeitos. Com o contador, o desenvolvedor poder reproduzir cada passo dos casos de teste que no passaram. Outro item do caso de teste a criticidade, este item opcional, no entanto bastante importante para uma boa realizao dos testes. Com ele possvel ordenar os casos de teste de acordo com a sua criticalidade para o projeto. Os casos de teste com criticidade mais alta devem ser executados antes, para no correr o risco deles no serem executados por falta de tempo. Na figura 01 abaixo, voc pode observar a estrutura bsica de um roteiro de testes. Tente fazer uma associao entre o exemplo de roteiro de teste apresentado no incio do documento e a figura 01 abaixa. Assim, entender melhor como funciona um roteiro de testes.
Empresa - 07/05/2008 2

Para maiores detalhes sobre cada item do caso de teste acesse o site: http://gtsw.blogspot.com na pgina Como elaborar um Roteiro de Testes.

http://gtsw.blogspot.com

Figura 01: Estrutura bsica de um roteiro de testes.

Empresa - 07/05/2008

Anda mungkin juga menyukai