Anda di halaman 1dari 7

Espectro eletromagntico

Diagrama ilustrando o espectro magntico desde as ondas de rdio at aos raios gama. Espectro electromagntico o intervalo completo da radiao eletromagntica, que contm desde as ondas de rdio, as microondas, o infravermelho, a luz visvel, os raios ultravioleta, os raios X, at aos raios gama. Uma carga em repouso cria sua volta um campo que se estende at ao infinito. Se esta carga for acelerada haver uma variao do campo elctrico no tempo, que ir induzir um campo magntico tambm varivel no tempo (estes dois campos so perpendiculares entre si). Estes campos em conjunto constituem uma onda electromagntica (a direco de propagao da onda perpendicular s direces de vibrao] dos campos que a constituem). Uma onda electromagntica propaga-se mesmo no vcuo. Maxwell concluiu que a luz visvel constituida por ondas electromagnticas, em tudo anlogas s restantes, com a nica diferena na frequncia e comprimento de onda. De acordo com a frequncia e comprimento de onda das ondas eletromagnticas pode-se definir um espectro com vrias zonas (podendo haver alguma sobreposio entre elas).

Espectro Eletromagntico
Espectro Eletromagntico classificado normalmente pelo comprimento da onda, como as ondas de rdio, as microondas, a radiao infravermelha, a luz visvel, os raios ultravioleta, os raios X, at a radiao gama. O comportamento da onda eletromagntica depende do seu comprimento de onda. Freqncias altas so curtas, e freqncias baixas so longas. Quando uma onda interage com uma nica partcula ou molcula, seu comportamento depende da quantidade de ftons por ela carregada. Atravs da tcnica denominada Espectroscopia ptica, possvel obter-se informaes sobre uma faixa visvel mais larga do que a viso normal. Um laboratrio comum possui um espectroscpio pode detectar comprimentos de onde de 2nm a 2500nm. Essas informaes detalhadas podem informar propriedades fsicas dos objetos, gases e at mesmo estrelas. Por exemplo, um tomo de hidrognio emite ondas em comprimentos de 21,12 cm. A luz propriamente dita corresponde faixa que detectada pelo olho humano, entre 400nm a 700nm (um nanmetro vale 1,0109 metros). As ondas de rdio so formadas de uma combinao de amplitude, freqncia e fase da onda com a banda da freqncia.

Micro-ondas

As microondas (AO 1990: micro-ondas) Micro-ondas so ondas electromagnticas com Ciclos por segundo: 0,3 GHz a 300 GHz comprimentos de onda maiores que os dos raios infravermelhos, mas menores que o Comprimento de onda: 1 m a 1 mm comprimento de onda das ondas de rdio variando o comprimento de onda, consoante os autores, de 1 m (0,3 GHz de frequncia) at 1,0 mm (300 GHz de frequncia) intervalo equivalente s faixas UHF, SHF e EHF. Nota: acima dos 300 GHz, a absoro da radiao eletromagntica pela atmosfera da Terra to grande que a atmosfera praticamente opaca para as freqncias mais altas, at que se torna novamente transparente na, assim chamada, "janela" do infravermelho at a luz visvel.

Radiao infravermelha

Infravermelho Ciclos por segundo: 300 GHz a 400 THz Comprimento de onda: 1 mm a 700 nm

A radiao infravermelha (IV) uma radiao no ionizante na poro invisvel do espectro eletromagntico que est adjacente aos comprimentos de onda longos, ou final vermelho do espectro da luz
2

visvel. Ainda que em vertebrados no seja percebida na forma de luz, a radiao IV pode ser percebida como calor, por terminaes nervosas especializadas da pele, conhecidas como termorreceptores [1]. A radiao infravermelha foi descoberta em 1800 por William Herschel, um astrnomo ingls de origem alem. Hershell colocou um termmetro de mercrio no espectro obtido por um prisma de cristal com o a finalidade de medir o calor emitido por cada cor. Descobriu que o calor era mais forte ao lado do vermelho do espectro, observando que ali no havia luz. Esta foi a primeira experincia que demonstrou que o calor pode ser captado em forma de imagem, como acontece com a luz visvel.

Espectro visvel

Espectro Visvel Espectro visvel (ou espectro ptico) a poro do espectro eletromagntico cuja Ciclos por segundo: 400 THz a 750 THz radiao composta por ftons, pode ser captada pelo olho humano. Identifica-se esta Comprimento de onda: 700 nm a 400 nm radiao como sendo a luz visvel, ou simplesmente luz. Esta faixa do espectro situa-se entre a radiao infravermelha e a ultravioleta. Para cada frequncia da luz visvel associada uma cor. o espectro visvel pode ser subdividido de acordo com a cor, com vermelho nos comprimentos de onda longos e violeta para os comprimentos de onda mais curtos, conforme ilustrado acima ou nas cores de um arco-ris. Os comprimentos de onda desta radiao esto compreendidos entre os 700 e os 400 nanmetros. O espectro visual varia muito de uma espcie animal para a outra. Os cachorros e os gatos, por exemplo, no vm todas as cores, apenas azul e amarelo, mas de maneira geral, em preto e branco numa nuance de cinzas. Ns humanos vemos numa faixa que vai do vermelho ao violeta, passando pelo verde, o amarelo e o azul. J as cobras vm no infravermelho e as abelhas no ultravioleta, cores para as quais somos cegos. Mesmo entre os humanos pode haver grandes variaes. Por isto, os limites do espectro tico no esto bem definidos. Pessoas daltnicas costumam ter dificuldades em visualizar cores contidas em certas faixas do espectro.

Radiao ultravioleta

Ultravioleta A radiao ultravioleta (UV) a radiao eletromagntica ou os raios ultravioletas com Ciclos por segundo: 750 THz a 300 PHz um comprimento de onda menor que a da luz visvel e maior que a dos raios X, de 380 nm Comprimento de onda: 400 nm a 1 nm a 1 nm. O nome significa mais alta que (alm do) violeta (do latim ultra), pelo fato que o violeta a cor visvel com comprimento de onda mais curto e maior frequncia. A radiao UV pode ser subdividida em UV prximo (comprimento de onda de 380 at 200 nm - mais prximo da luz visvel), UV distante (de 200 at 10 nm) e UV extremo (de 1 a 31 nm). No que se refere aos efeitos sade humana e ao meio ambiente, classifica-se como UVA (400 320 nm, tambm chamada de "luz negra" ou onda longa), UVB (320280 nm, tambm chamada de onda mdia) e UVC (280 - 100 nm, tambm chamada de UV curta ou "germicida"). A maior parte da radiao UV emitida pelo sol absorvida pela atmosfera terrestre. A quase totalidade (99%) dos raios ultravioletas que efetivamente chegam a superfcie da Terra so do tipo UV-A. A radiao UV-B parcialmente absorvida pelo oznio da atmosfera e sua parcela que chega Terra responsavel por danos pele. J a radiao UV-C totalmente absorvida pelo oxignio e o oznio da atmosfera. Interessante que as faixas de radiao no so exatas. Como exemplo podemos ver que o UVA comea em torno de 410nm e termina em 315 nm. O UVB comea 330 nm e termina em 270 aproximadamente. Os picos das faixas esto em suas mdias. Seu efeito bactericida faz com que seja utilizada em dispositivos com o objetivo de manter a assepsia de certos estabelecimentos comerciais. Outro uso a acelerao da polimerizao de certos compostos. Muitas substncias ao serem expostas radiao UV, estas se comportam de modo diferente de quando expostas luz visvel, tornando-se fluorescente. Este fenmeno se d pela excitao dos eltrons nos tomos e molculas dessa substncia ao absorver a energia da luz invisvel. E ao retornarem aos seus nveis normais(nveis de energia), o excesso de energia reemetido sob a forma de luz visvel.

As tecnologias de redes wireless

As redes locais sem fio (WLANs) constituem-se como uma alternativa s redes convencionais com fio, fornecendo as mesmas funcionalidades, mas de forma flexvel, de fcil configurao e com boa conectividade em reas prediais ou de campus. Dependendo da tecnologia utilizada, rdio freqncia ou infravermelho, e do receptor, as rede WLANs podem atingir distncias de at 18 metros. Sendo assim, as WLANs combinam a mobilidade do usurio com a conectividade a velocidades elevadas de at 155 Mbps, em alguns casos. Como funcionam os WLANs Atravs da utilizao portadoras de rdio ou infravermelho, as WLANs estabelecem a comunicao de dados entre os pontos da rede. Os dados so modulados na portadora de rdio e transmitidos atravs de ondas eletromagnticas. Mltiplas portadoras de rdio podem coexistir num mesmo meio, sem que uma interfira na outra. Para extrair os dados, o receptor sintoniza numa freqncia especfica e rejeita as outras portadoras de freqncias diferentes. Num ambiente tpico, como o mostrado na Figura 1, o dispositivo transceptor (transmissor/receptor) ou ponto de acesso (access point) conectado a uma rede local Ethernet convencional (com fio). Os pontos de acesso no apenas fornecem a comunicao com a rede convencional, como tambm intermediam o trfego com os pontos de acesso vizinhos, num esquema de micro clulas com roaming semelhante a um sistema de telefonia celular. Um grupo de empresas est coordenando o desenvolvimento do protocolo IAPP (Inter-Access Point Protocol), cujo objetivo garantir a a interoperabilidade entre fabricantes fornecendo suporte a roaming atravs das clulas. O protocolo IAPP define como os pontos de acesso se comunicaro atravs do backbone da rede, controlando os dados de vrias estaes mveis.

Figura 1 - Rede Wireless LAN tpica Tecnologias empregads H vrias tecnologias envolvidas nas redes locais sem fio e cada uma tem suas particularidades, suas limitaes e suas vantagens. A seguir, so apresentadas algumas das mais empregadas. Sistemas Narrowband: Os sistemas narrowband (banda estreita) operam numa freqncia de rdio especfica, mantendo o sinal de de rdio o mais estreito possvel o suficiente para passar as informaes. O crosstalk indesejvel entre os vrios canais de comunicao pode ser evitado coordenando cuidadosamente os diferentes usurios nos diferentes canais de freqncia. Sistemas Spread Spectrum: So o mais utilizados atualmente. Utilizam a tcnica de espalhamento espectral com sinais de rdio freqncia de banda larga, provendo maior segurana, integridade e confiabilidade, em troca de um maior consumo de banda. H dois tipos de tecnologias spread spectrum: a FHSS, Frequency-Hopping Spreap Spectrum e a DSSS, Direct-Sequence Spread Spectrum.

A FHSS usa uma portadora de faixa estreita que muda a freqncia em um cdigo conhecido pelo transmissor e pelo receptor que, quando devidamente sincronizados, o efeito a manuteno de um nico canal lgico. A DSSS gera um bit-code (tambm chamado de chip ou chipping code) redundante para cada bit transmitido. Quanto maior o chip maior ser a probabilidade de recuperao da informao original. Contudo, uma maior banda requerida. Mesmo que um ou mais bits no chip sejam danificados durante a transmisso, tcnicas estatsticas embutidas no rdio so capazes de recuperar os dados originais sem a necessidade de retransmisso. Sistemas Infrared: Para transmitir dados os sistemas infravermelho utilizam freqncias muita altas, um pouco abaixo da luz visvel no espectro eletromagntico. Igualmente luz, o sinal infravermelho no pode penetrar em objetos opacos. Assim as transmisses por infravermelho ou so diretas ou difusas. Os sistemas infravermelho diretos de baixo custo fornecem uma distncia muito limitada (em torno de 1,5 metro). So comumente utilizados em PAN (Personal Area Network) como, por exemplo, os palm pilots, e ocasionalmente so utilizados em WLANs.

Anda mungkin juga menyukai