Anda di halaman 1dari 10

Introduo Interao HumanoComputador Qualidade de Interao

Professora: Raquel Oliveira Prates http://www.dcc.ufmg.br/~rprates/ihc \


Aula 3: 21/08

Qualidade de Interao
Usabilidade Comunicabilidade Acessibilidade Usabilidade Universal Aplicabilidade Outros
Colaborao Aprendizagem Jogabilidade, Funability Robs?

Referncias

R. O. Prates 2006 - 2

Qualidade de Interao
Propriedades que qualificam a interao possvel atravs de uma interface de acordo com determinados aspectos.

R. O. Prates 2006 - 2

Usabilidade
Propriedade de um sistema interativo que permite aos usurios interagirem sem dificuldade de aprender ou lembrar como atingir os objetivos que tm. Fatores envolvidos (Nielsen, 1993; Preece et al.,2002):
facilidade de aprendizado facilidade de uso eficincia de uso produtividade flexibilidade satisfao do usurio utilidade segurana de uso

Desafio de Usabilidade:
o projeto de novas tecnologias que buscam explorar ao mximo as capacidades dos usurios na criao de ambientes de trabalho mais eficazes e produtivos.(no idiotproof systems) (Windograd e Flores, 1986)

R. O. Prates 2006 - 2

Exemplo de Baixa Usabilidade

Lista

R. O. Prates 2006 - 2

Comunicabilidade
Propriedade de transmitir ao usurio de forma eficaz e eficiente as intenes e princpios de interao que guiaram o seu design. Premissa: a interface uma comunicao do designer para o usurio.

(Prates et al. 2000; de Souza, 2005)


R. O. Prates 2006 - 2

Interface como Comunicao Designer-Usurio


Agora no d para falar sobre isto

Escolha um destes
Veja a lista de opes e escolha outro, se quiser

Mais ou menos tempo

Escreva o que quiser aqui


Figura cedida por CSS

R. O. Prates 2006 - 2

Exemplo de Alta Comunicabilidade

R. O. Prates 2006 - 2

Exemplo de baixa comunicabilidade

R. O. Prates 2006 - 2

Acessibilidade
Acessibilidade a condio de acesso por parte de indivduos portadores de necessidades especiais a locais, servios, informaes, equipamentos disponveis a todos os indivduos. Acessibilidade web significa permitir que pessoas com deficincias possam perceber, entender, navegar e interagir com a web, e contribuir com a web. (Beneficia outros como pessoas perdendo algumas de suas habilidades devido idade).
[W3C/WAI - http://www.w3.org/WAI/intro/accessibility.php]

R. O. Prates 2006 - 2

Algumas Deficincias e Dificuldades de Acesso


Viso: cegueira; baixa viso; daltonismo Audio: surdo; baixa audio Fsica: deficincia motora Fala: deficincia de fala Cognitiva e neurolgica:

Imagem sem texto alternativo Fontes de tamanho absoluto (no Falta ser alterados) podem de legendas em informaes divulgadas de destacar Cor comoalternativa entrada Falta de nica forma por udio Textos complexos para pessoas uma informao utilizando mouse cuja primeira lngua a um tempo Entrada associada no seja a linguagem escrita e falada. limitado de resposta. Entrada feita por voz.

Dislexia e dificuldades de processamento (linguagens ou nmeros) Dficit de ateno Apresentao da informao Deficincia mental Elementos atravs de de udio ou vdeo que Deficincia de memria (curto ou longo prazo) podemum nico meio. no ser facilmente Linguagem desnecessariamente desligados complexa Problemas de sade mental Faltade consistncia e Falta de consistncia e Doenas com convulses Falta de consistncia e

Deficincia mltiplas Condies causadas pela idade.

organizao da informao Elementos de udio ou vdeo organizao da informao que no podem ser facilmente uso de freqncias de udio ou desligados vdeo que podem disparar Fontes de tamanho absoluto (no convulses aumentados) podem ser

R. O. Prates 2006 - 2

Acessibilidade - Legislao
Constituio brasileira:
XIV - assegurado a todos o acesso informao e resguardado o sigilo da fonte, quando necessrio ao exerccio profissional; (Cap. 1, Art. 5o. )
(http://legis.senado.gov.br/con1988/CON1988_08.03.2006/art_5_.htm)

DECRETO No 3.298 ESTATUTO DAS PESSOAS COM DEFICINCIA


"Regulamenta a Lei no 7.853, de 24 de outubro de 1989, dispe sobre a Poltica Nacional para a Integrao da Pessoa Portadora de Deficincia, consolida as normas de proteo, e d outras providncias.

No menciona sistemas de informao e se refere a acesso a ambientes fsicos

Decreto-lei 5296 Lei de Acessibilidade (2 de dezembro de 2004 ) [ Revoga artigos 50 a 54 do Decreto 3298 Da Acessibilidade na Administrao Pblica Federal ]
Regulamenta as Leis ns 10.048, de 8 de novembro de 2000, que d prioridade de atendimento s pessoas que especifica, e 10.098, de 19 de dezembro de 2000, que estabelece normas gerais e critrios bsicos para a promoo da acessibilidade

Inclui acesso a sistemas de comunicao e informao explictamente e inclui acesso prioritrios a deficientes e tambm outros grupos da populao (idosos, gestantes, lactentes e pessoas com criana de colo).

R. O. Prates 2006 - 2

Decreto No. 3298 Estatuto das Pessoas com Deficincia


Data de publicao no Dirio Oficial: 21 de dezembro de 1999 Art. 1 A Poltica Nacional para a Integrao da Pessoa Portadora de Deficincia compreende o conjunto de orientaes normativas que objetivam assegurar o pleno exerccio dos direitos individuais e sociais das pessoas portadoras de deficincia. Art. 2 Cabe aos rgos e s entidades do Poder Pblico assegurar pessoa portadora de deficincia o pleno exerccio de seus direitos bsicos, inclusive dos direitos educao, sade, ao trabalho, ao desporto, ao turismo, ao lazer, previdncia social, assistncia social, ao transporte, edificao pblica, habitao, cultura, ao amparo infncia e maternidade, e de outros que, decorrentes da Constituio e das leis, propiciem seu bem-estar pessoal, social e econmico. Art. 51. Para os efeitos deste Captulo, consideram-se:
I - acessibilidade: possibilidade e condio de alcance para utilizao, com segurana e autonomia, dos espaos, mobilirios e equipamentos urbanos, das instalaes e equipamentos esportivos, das edificaes, dos transportes e dos sistemas e meios de comunicao, por pessoa portadora de deficincia ou com mobilidade reduzida;

(http://www.arquitetura.com.br/acessibilidade/decretolei_n_3298.htm)

R. O. Prates 2006 - 2

Decreto-Lei 5296 Lei de Acessibilidade


Data de publicao no Dirio Oficial: 03 de dezembro de 2004 Revoga artigos 50 a 54 do Decreto 3298 Da Acessibilidade na Administrao Pblica Federal Art. 2o Ficam sujeitos ao cumprimento das disposies deste Decreto, sempre que houver interao com a matria nele regulamentada: I - a aprovao de projeto de natureza arquitetnica e urbanstica, de comunicao e informao, de transporte coletivo, bem como a execuo de qualquer tipo de obra, quando tenham destinao pblica ou coletiva; Art. 8o Para os fins de acessibilidade, considera-se: I - acessibilidade: condio para utilizao, com segurana e autonomia, total ou assistida, dos espaos, mobilirios e equipamentos urbanos, das edificaes, dos servios de transporte e dos dispositivos, sistemas e meios de comunicao e informao, por pessoa portadora de deficincia ou com mobilidade reduzida; d) barreiras nas comunicaes e informaes: qualquer entrave ou obstculo que dificulte ou impossibilite a expresso ou o recebimento de mensagens por intermdio dos dispositivos, meios ou sistemas de comunicao, sejam ou no de massa, bem como aqueles que dificultem ou impossibilitem o acesso informao; IX - desenho universal: concepo de espaos, artefatos e produtos que visam atender simultaneamente todas as pessoas, com diferentes caractersticas antropomtricas e sensoriais, de forma autnoma, segura e confortvel, constituindo-se nos elementos ou solues que compem a acessibilidade. Captulo VI Do Acesso Informaao e Comunicao Art. 47. No prazo de at doze meses a contar da data de publicao deste Decreto, ser obrigatria a acessibilidade nos portais e stios eletrnicos da administrao pblica na rede mundial de computadores (internet), para o uso das pessoas portadoras de deficincia visual, garantindo-lhes o pleno acesso s informaes disponveis. Art 53: 2o A regulamentao de que trata o caput dever prever a utilizao, entre outros, dos seguintes sistemas de reproduo das mensagens veiculadas para as pessoas portadoras de deficincia auditiva e visual: I - a subtitulao por meio de legenda oculta; II - a janela com intrprete de LIBRAS; e III - a descrio e narrao em voz de cenas e imagens. R. O. Prates 2006 - 2
(http://www.acessobrasil.org.br/index.php?itemid=43)

Iniciativas de Acessibilidade
Tradutor Libras (Site do Senado)
http://www.senado.gov.br/sf/legislacao/default.asp

DosVox: http://intervox.nce.ufrj.br/dosvox/ Avaliao automtica de sites: Da Silva (http://www.dasilva.org.br/) Diretrizes para construo de sites acessveis W3C (World Wide Web Consortium)/WAI (WebAcessibility Initiative) (http://www.w3.org/WAI/)

Acessibilidade Brasil: Organizao da sociedade civil voltada para o desenvolvimento de estudos e projetos que privilegiem a insero social e econmica das pessoas portadoras de deficincias. (http://www.acessobrasil.org.br/index.php)

R. O. Prates 2006 - 2

Usabilidade Universal
A focus on designing products so that they are usable by the widest range of people operating in the widest range of situations as is commercially practical
(Gregg Vanderheiden, 2000)

R. O. Prates 2006 - 2

Considerando a Diversidade
Diversidade de tecnologia: oferecer suporte a uma ampla variedade de hardware, software e formas de acesso internet Diversidade de usurios:
capacidades e conhecimentos caractersticas pessoais (personalidade; sexo; idade; renda) deficincias cultura necessidades especiais (idosos e crianas)

Diversidade de ambientes fsicos


(Shneiderman e Plaisant, 2005)
R. O. Prates 2006 - 2

Aplicabilidade
Qualidade dos sistemas que podem ser usados com sucesso em uma variedade ampla de contextos, incluindo at mesmo aqueles em que o objetivo do usurio no o objetivo original concebido pelos seus designers, mas antes o fruto da imaginao e da oportunidade provocadas pela experincia de uso.
(Fischer, 1998)
R. O. Prates 2006 - 2

Outras Qualidade de Interao


Colaborao Aprendizagem Jogabilidade, Fun
funology - the science of enjoyable technology

Aspectos sociais (privacidade; polidez; afetividade; etc) Interao com Robs


R. O. Prates 2006 - 2

Referncias
de Souza, C.S. 2005. The semiotic engineering of human-computer interaction. Cambridge, MA: The MIT Press. Fischer, G. "Beyond 'Couch Potatoes': From Consumers to Designers", Proceedings of the 3rd Asia Pacific Computer Human Interaction Conference, IEEE Computer Society, 1998, pp. 2-9, http://l3d.cs.colorado.edu/~gerhard/papers/apchi-98.pdf Kiesler, S. and Hinds, P. Introduction to This Special Issue on HumanRobot Interaction. HUMAN-COMPUTER INTERACTION, 2004, Volume 19, pp. 18, Lawrence Erlbaum Associates, Inc. (http://www.peopleandrobots.org/HCIJ_intro.pdf) Nielsen, J. (1993) Usability Engineering. Academic Press Prates, R. O.; de Souza, C. S.; Barbosa, S. D. J. 2000. A method for evaluating the communicability of user interfaces. Interactions. 7(1): 31-38 Preece, J.; Rogers, Y.; Sharp, H. 2002. Interaction design. London. John Wiley and Sons. Shneiderman, B. Universal Usability. Comunnications of the ACM, 2000. Pages: 84 91. Shneiderman, B., Plaisant, C.. Chapter 1: Usability of Interactive Systems. In Designing the User Interface. Addison Wesley, 2005. Vanderheiden, G. Fundamental Principles and Priority Setting for Universal Usability. Conference on Universal Usability, 2000. Pages 32-38. Universal Usability Website: http://universalusability.org/ Winograd, T. and Flores, F. Understanding Computers and Cognition: A New Foundation for Design. Ablex, Norwood, NJ, 1986.

R. O. Prates 2006 - 2

10

Anda mungkin juga menyukai