Anda di halaman 1dari 16

Caro Professor, Em 2009 os Cadernos do Aluno foram editados e distribudos a todos os estudantes da rede estadual de ensino.

Eles serviram de apoio ao trabalho dos professores ao longo de todo o ano e foram usados, testados, analisados e revisados para a nova edio a partir de 2010. As alteraes foram apontadas pelos autores, que analisaram novamente o material, por leitores especializados nas disciplinas e, sobretudo, pelos prprios professores, que postaram suas sugestes e contriburam para o aperfeioamento dos Cadernos. Note tambm que alguns dados foram atualizados em funo do lanamento de publicaes mais recentes. Quando voc receber a nova edio do Caderno do Aluno, veja o que mudou e analise as diferenas, para estar sempre bem preparado para suas aulas. Na primeira parte deste documento, voc encontra as respostas das atividades propostas no Caderno do Aluno. Como os Cadernos do Professor no sero editados em 2010, utilize as informaes e os ajustes que esto na segunda parte deste documento. Bom trabalho! Equipe So Paulo faz escola.

GABARITO
Caderno do Aluno de Geografia 7 srie/8 ano Volume 1

SITUAO DE APRENDIZAGEM 1 O MEIO NATURAL: O CONTEXTO DO SENHOR DOS VENTOS

Para comeo de conversa


Pginas 3 - 4

1. A sia, a Europa e a frica. 2. O Oriente e Jerusalm, de forma a valorizar a Terra Santa. 3. A Amrica, a Oceania e a Antrtica. 4. O Conceito cosmogrfico de gegrafo cristo, sculo XI. 5. Sim, revelam uma viso religiosa de mundo, porque no Mapa-mndi de Sallustio, sculo IV, a Terra aparece no centro do mundo, e a cruz que simboliza Jerusalm ocupa lugar de destaque (no aparece no mapa), enquanto no Conceito cosmogrfico de gegrafo cristo, sculo XI, o mundo habitado representado como um disco chato (O), em cujo centro tambm est Jerusalm.

Pgina 5

A religio catlica ocupa um lugar de destaque na viso de mundo do autor deste mapa. Afinal, ele representa o mundo como o corpo de Cristo, cuja cabea, mos e ps ultrapassam as margens circulares da moldura. Alm disso, o mapa rico em pormenores acerca de passagens bblicas.

Pginas 6 - 7

importante que os alunos sejam orientados na confeco e, principalmente, na utilizao do astrolbio. Uma possibilidade acompanh-los na realizao de medies angulares no ptio da escola.

Pgina 7

Resposta aberta, entretanto, espera-se que a pesquisa mostre que o astrolbio um instrumento muito antigo, cuja origem remonta ao sculo II a. C., e que se acredita que tenha sido introduzido na Europa pelos rabes, por volta do sculo X. Ele foi decisivo na expanso ultramarina europeia, pois permitia que se calculasse a altura dos astros celestes, o que possibilitava a localizao os navegantes em alto mar, especialmente sua posio em latitude. Hoje, com o Global Positioning System (GPS), possvel obter-se por satlite as coordenadas geogrficas de qualquer objeto sobre a superfcie terrestre, no sendo mais necessrio o uso do astrolbio nas navegaes martimas.

Leitura e Anlise de Esquema e Mapa


Pginas 7 - 9

1. a) Espera-se que os alunos concluam que os navegadores daquela poca precisavam encontrar uma rota favorvel para a volta necessariamente diferente do caminho que havia sido utilizado na ida. O debate visa enriquecer esta concluso: uma anlise mais atenta da rota da esquadra de Colombo evidencia que o grande navegador utilizou-se dos ventos alsios de nordeste para tomar o rumo das Amricas e os ventos de sudoeste para retornar Europa. b) No necessrio porque os navios deixaram de ser movidos pelos ventos, e hoje motores a propulso que os movimentam.
3

2. Espera-se que os alunos concluam que Espanha e Portugal ocuparam as maiores extenses territoriais por apresentarem condies polticas favorveis para a realizao da expanso ultramarina (unificao da nao em torno do rei, o maior financiador das expedies martimas) e acumularem conhecimentos preciosos dos segredos do mar.

Pgina 10

1. A rota clssica das Antilhas Europa estabelecida por Cristvo Colombo passava entre as ilhas de Cuba e Hispaniola, seguindo ento rumo ao norte at atingir latitudes mais altas e pegar carona nos ventos de oeste. Ento, o que se espera que os alunos entendam a inovao de Antonio de Alaminos, que consistiu em passar ao norte de Cuba, aproveitando-sedo impulso da Corrente do Golfo para atingir a latitude dos ventos de oeste. 2. Os alunos devero ser orientados para produzir uma argumentao coerente, com base na
anlise de dados geogrficos que comprovem a tese defendida. Nesse caso, preciso que eles esclaream a importncia do conhecimento dos mapas que registravam os regimes de ventos e expliquem por que o trajeto de ida de Colombo foi diferente do trajeto de volta. Dessa forma, a redao deve contribuir para que sejam capazes de organizar informaes e conhecimentos disponveis para a construo de argumentaes consistentes.

Pginas 11 - 12

1. Alternativa a. 2. O Brasil, mais especificamente, a costa brasileira, seria o destino mais provvel, pois a garrafa seria levada pela Corrente do Brasil.

SITUAO DE APRENDIZAGEM 2 O MEIO TCNICO: A FORA DAS MQUINAS NA PRODUO E NA CIRCULAO

Pginas 13 - 14

As imagens sugerem diversos impactos da implantao da atividade industrial no meio urbano, tais como:
Nas condies ambientais da cidade: provoca o aumento da poluio atmosfrica;

Na vida cotidiana das pessoas: em ambas as imagens, as indstrias parecem comandar o ritmo de vida dos habitantes das cidades que crescem em torno das fbricas. Na qualidade de vida de seus habitantes: resulta no aumento dos riscos de sade associados poluio.

Pginas 14 - 15

Espera-se que os alunos relacionem os conceitos apresentados no ttulo da Situao de Aprendizagem, ou seja, as mudanas no sistema de produo e o surgimento de uma diviso internacional do trabalho que separa os pases industriais dos pases fornecedores de matria-prima.

Desafio!
Pgina 15

1. A malha ferroviria mais densa nos Estados Unidos e na Europa. 2. Nos Estados Unidos e nos pases europeus, a densidade da malha ferroviria foi um fator importante na unificao dos mercados nacionais. Na frica e na Amrica do Sul, em contraste, foi implantada uma malha ferroviria menos densa, cuja funo bsica era a de escoar as exportaes.
5

Pginas 16 - 18

1 As ferrovias africanas conectam as regies produtoras de matrias-primas agrcolas e minerais com os portos de exportao e no articulam os mercados internos do continente; as ferrovias europeias, por seu turno, servem principalmente aos mercados do prprio continente. 2. Com a Revoluo Industrial, surgiram os navios a vapor e as ferrovias, que possibilitaram a ampliao dos fluxos de mercadorias e de pessoas entre os pases. Portanto, a formao de uma economia de dimenses mundiais uma das caractersticas geogrficas dessa nova era. Alm disso, a Revoluo Industrial imprimiu um novo ritmo ao processo de crescimento das cidades: a era das indstrias e tambm a era da intensa urbanizao dos pases em processo de industrializao. 3. Hoje predomina o transporte martimo-fluvial, pois as embarcaes carregam grandes quantidades de produtos de uma s vez, o que torna os custos bastante baratos.

SITUAO DE APRENDIZAGEM 3 O MEIO TECNOCIENTFICO E A INCLUSO NO MUNDO DIGITAL

Pgina 19

Quaisquer que sejam os resultados da pesquisa, importante que ela ajude a sedimentar o par conceitual de excluso-incluso digital. De acordo com ele, apesar da importncia inquestionvel das tecnologias digitais no mundo contemporneo, elas ainda esto presentes de maneira restrita na vida de parcelas importantes da populao.

Leitura e Anlise de Mapa e Grfico


Pginas 20 - 21

1. De acordo com o mapa, o uso da internet mais disseminado no Distrito Federal e nos seguintes estados brasileiros: Mato Grosso, Esprito Santo, So Paulo, Paran, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Todos esses estados pertencem ao Centro-Sul, regio mais desenvolvida em termos tcnicos e econmicos. 2. No. De acordo com o grfico, a distribuio de usurios da internet muito desigual. Mais da metade deles est concentrada em pases ricos, tais como os Estados Unidos, o Canad e os europeus.

Pginas 21 - 22

1. Diante da dificuldade em encontrar as informaes e navegar pela internet, uma vez que existem milhes de pginas para serem visitadas pelos usurios, esses sites so muito procurados por causa da sua facilidade em filtrar tais informaes para os internautas. 2. Enquanto o navegador genovs Cristvo Colombo, financiado pelos reis da Espanha, era um mestre dos mares, os criadores de programas de busca, jovens
7

estudantes de universidades norte-americanas, conduzem os internautas pelo espao virtual.

Pgina 22

Existem diversas formas prprias possveis de representao da intensidade dos fluxos de ideias e de informaes que atravessam o espao virtual. Neste caso, trata-se de procurar ser o mais criativo possvel!

Pgina 23

Espera-se que os alunos identifiquem quais so as principais lideranas do desenvolvimento tecnolgico (Estados Unidos, Europa Ocidental, Japo e Austrlia) e as regies do planeta que se encontram excludas desse processo, alm de levantar hipteses capazes de explicar essa desigualdade, tal como a concentrao de gastos com pesquisa e desenvolvimento tecnolgico. O abismo tecnolgico que separa os pases e regies dos pases prsperos das regies pobres dever ser objeto desta anlise.

Pginas 24 - 25

1. No texto, a palavra rede refere-se s mltiplas formas de interao entre indivduos e comunidades, seja para lazer, trabalho ou projetos de mobilizao social. 2. Por meio da internet, as pessoas podem se associar das mais diferentes formas e com os mais diferentes objetivos, como a produo de conhecimentos e o maior convvio social. Alm disso, aumenta a proximidade entre as pessoas, que ganham uma nova maneira de satisfazer suas necessidades econmicas e afetivas. 3. Apesar de ser uma resposta pessoal, espera-se que os alunos desenvolvam um texto que justifique sua escolha. Na justificativa, questes como a facilidade de

comunicao na rede ou os crimes virtuais podem surgir e so bons elementos para a conduo da discusso. 4. Resposta pessoal, na qual se espera que os alunos abordem as questes de fraudes, de redes ilegais, como pedofilia, venda de medicamentos sem prescrio etc.

Pginas 25 - 26

1. A expresso excluso digital refere-se situao de pessoas que vivem em um mundo dominado pelas tecnologias digitais, mas no dispem de meios para usufruir dessas tecnologias. 2. Alternativa a. 3. Alternativa a.

SITUAO DE APRENDIZAGEM 4 ANLISE CRTICA DO PROCESSO DE GLOBALIZAO

Para comeo de conversa


Pginas 27 - 28

O objetivo desta discusso inicial deixar claro que nem sempre a ajuda internacional contribui para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Seria bem interessante se fossem apresentadas alternativas de ajuda, mais eficazes, como o compartilhamento de tecnologias agrcolas e industriais que pudessem de fato incrementar o sistema produtivo dos pases mais pobres do planeta. Evidentemente, a discusso deve ser encaminhada para que o aluno perceba que atitudes solidrias so fundamentais, mas que necessrio haver um estudo criterioso para que tais aes apresentem resultados efetivos de incluso social. Ou seja, a poltica assistencialista no uma boa soluo, embora seja necessria em determinadas situaes.

Pgina 29

De acordo com o texto, a maior parte dos pases europeus no respeita as metas estabelecidas pela ONU no que diz respeito ajuda internacional. Alm disso, muitas vezes, os pases doadores atrelam a ajuda aos seus interesses comerciais e financeiros. Dessa forma, os juros sobre as dvidas que os pases africanos so obrigados a pagar costumam ser ainda maiores do que a ajuda internacional.

Pgina 30

O objetivo deste glossrio no o de esgotar o estudo do sentido dos conceitos selecionados e de sua complexidade, mas o de auxiliar o aluno em sua aproximao com as diversas camadas de significados que eles condensam. Desse modo,
10

consideramos essencial que os alunos faam referncia a algumas de suas principais caractersticas, tais como as relatadas abaixo: a) Globalizao: Refere-se ao perodo contemporneo, marcado pelas tecnologias da informao e pela intensificao e acelerao dos fluxos de materiais e de informao que atravessam o planeta. b) Ajuda financeira internacional: Refere-se ao montante de ajuda financeira que os pases ricos devem prestar aos pases pobres, como forma de acelerar o desenvolvimento destes ltimos. c) Mercado financeiro: Mercado de investimentos no qual o dinheiro utilizado para gerar mais dinheiro, sob a forma de juros e remunerao do capital investido.

AJUSTES
Caderno do Professor de Geografia 7 srie/8 ano Volume 1

Professor, a seguir voc poder conferir alguns ajustes. Eles esto sinalizados a cada pgina.

11

Em seguida, poder apresentar o mapa do percurso de Colombo (Figura 7), solicitando aos alunos que formem duplas e tentem responder questo acima proposta. Rota da Viagem de Colombo Amrica
Claudio Ripinskas/R2-Criaes

C
Figura 7 Rota da primeira viagem de Cristvo Colombo. Fonte: Elaborado por Raul Borges Guimares e Regina Araujo especialmente para o So Paulo faz escola, 2008.

22

Geo_7a_1bi.indd 22

22/3/2009 14:32:24

Geo_7a_4bi_m004 OK
Territrios coloniais portugueses e espanhis, sc. XVIII

OCEANO
NOVA ESPANHA

ATLNTICO

AMRICA CENTRAL VENEZUELA GUIANA

NOVA GRANADA

PERU

BRASIL

ALTO PERU

OCEANO PACFICO
CHILE

RIO DA PRATA

OCEANO ATLNTICO

Territrio espanhol Territrio portugus Rotas de colonizao espanhola Rotas de colonizao portuguesa

Figura 8 Territrios coloniais portugueses e espanhis, sc. XVIII. Fonte: Elaborado por Raul Borges Guimares e Regina Araujo especialmente para o So Paulo faz escola, 2008.

24

rsticas, os pases que detm o desenvolvimento cientfico e tecnolgico desse tipo de produto tornaram-se extremamente poderosos e, consequentemente, cada vez mais ricos. Com base nas caractersticas da globalizao atual, os alunos podero ser desafiados a

interpretar o mapa da inovao tecnolgica, proposto pelo Programa das Naes Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) em 2001 (Figura 15). O professor poder apresentar o mapa da figura 15 para os alunos e registrar na lousa quais so as observaes expressas pelos alunos.

Mundo: geografia das inovaes e conquistas tecnolgicas A GEOGRAFIA DA INOVAO E REALIZAO TECNOLGICA

MAPA 2.1

ndice de realizao tecnolgica Lderes Lderes potenciais Seguidores dinmicos Marginalizados Dados no disponveis Resultados de inovao Centros tecnolgica 16 (mximo) 4 (mnimo)

Figura 15mundiais de geografiatecnolgica Em e conquistas tecnolgicas. Fonte: Programameios de comunicao social, parapara o as localizaes mais imCentros Mundo: inovao das inovaes 2000, a revista Wired consultou fontes locais nos governos, indstria e das Naes Unidas encontrar Desenvolvimento (PNUD). nova geografia digital. Cada uma foi classificadahumano 2001. Disponvel das reas universitrias e das instalaes de investigao paraAcesso em: 13qualificados ou desenportantes na Relatrio de desenvolvimento de 1 a 4, em quatro reas: a capacidade em: <http://www.pnud.org.br/rdh/>. formar trabalhadores nov. 2008.
volver novas tecnologias, a presena de companhias e de grandes empresas multinacionais para fornecer competncias e estabilidade econmica, o impulso empresarial da populao para iniciar novas aventuras e a disponibilidade do capital de risco para assegurar que as ideias se orientam para o mercado. Quarenta e seis locais foram identificados como centros tecnolgicos, identificados no mapa com crculos pretos. Resultados 16 Sillicon Valley, EUA 15 Boston, EUA 15 Estocolmo-Kista, Sucia 15 Israel 14 Raleigh-Durham-Chapel Hill, EUA 14 Londres, RU 14 Helsnquia, Finlndia 13 Austin, EUA 13 So Francisco, EUA

Espera-se que eles identifiquem quais so as principais lideranas do desenvolvimento tecnolgico, da China) Copenhaga, Dinamarca 10 Bade-Wurttemberg, 8 Glasgow-Edinburgo, RU 13 Bangalore, ndia 11 Baviera, Alemanha Alemanha 8 Saxnia, Alemanha as regies do planeta que seEUA 12 Nova Iorque, encontram excludas desse processo e levantem hipteses capazes de 11 Flandres, Blgica 10 Oulu, Finlndia 8 Sophia Antipolis, Frana 12 Albuquerque, EUA 11 Tquio, Japo 10 Melbourne, Austrlia 8 Inchon, Coreia do Sul explicar essas desigualdades. O abismo Quioto, Japo 12 Montreal, Canad 11 tecnolgico que9separa EUA pases e regiesLimpur, Malsia dos Chicago, os 8 Kuala prsperos 12 Seattle, EUA 11 Hsinchu, Taiwan 9 Hong Kong, China (RAE) 8 Campinas, Brasil mais pobres dever ser identificado e comentadoChina) alunos. 12 Cambridge, RU (provncia da pelos 9 Queensland, Austrlia 7 Singapura
12 Dublin, Irlanda 11 Los Angeles, EUA 10 Virgnia, EUA 10 Vale do Tamisa, RU 9 8 So Paulo, Brasil Salt Lake, EUA 6 4 4 Trondheim, Noruega El Ghazala, Tunsia Gauteng, frica do Sul
Fonte: Hillner 2000.

13 Taip, Taiwan (provncia

11 Malmo, Sucia -

10 Paris, Frana

Santa F, EUA

Quatro categorias do ndice de realizao tecnolgica (ver anexo 2.1, p. 46; e quadro anexo A2.1, p. 48) LDERES Finlndia (2 centros) Estados Unidos (13 centros) Sucia (2 centros) Japo (2 centros) Coreia do Sul (1 centro) Holanda Reino Unido (4 centros) Canad (1 centro) Austrlia (1 centro) Singapura (1 centro) Alemanha (3 centros) Noruega (1 centro) Irlanda (1 centro) Blgica (1 centro) Nova Zelndia LDERES POTENCIAIS Espanha Itlia Repblica Checa Hungria Eslovnia Hong Kong, China (RAE) Eslovquia Grcia Portugal Bulgria Polnia Malsia Crocia Mxico Chipre SEGUIDORES DINMICOS Uruguai frica do Sul (1 centro) Tailndia Trindade e Tobago Panam Brasil (2 centros) Filipinas China (2 centros) Bolvia Colmbia Peru Jamaica Iro Tunsia (1 centro) Paraguai Equador El Salvador Repblica Dominicana Sria Egipto Arglia Zimbabwe Indonsia Honduras Sri Lanka ndia (1 centro) MARGINALIZADOS Nicargua Paquisto Senegal Gana Qunia Nepal Tanznia Sudo Moambique

36

Geografia 7a srie, 1o bimestre

ricanos do cinema e do esporte. A partir da, as roupas reforam nessas pessoas os valores da sociedade norte-americana. f Quem narra a histria? Qual sua perspectiva de vida? O narrador crtico ao comrcio de roupas usadas? A histria comea com a narrao de uma mulher que desenvolveu trabalho voluntrio no pas e que se interessa pelo destino das roupas usadas, por isso o ttulo camisetas viajando. Nesse percurso, a situao se inverte. Ela encontra Luka, um jovem de 19 anos que procura manter sua famlia comercializando as camisetas viajantes. Ele

passa, ento, a narrar a histria. Luka teve que parar de estudar e assumir a manuteno de sua famlia. Apesar de no acreditar numa possvel mudana de seu pas, ele sonha em ter uma casa com luz eltrica, completar os estudos dos seus irmos, comprar um carro para transportar as roupas com mais facilidade. Caso o colega professor encontre alguma dificuldade para reproduzir o vdeo sugerido, a anlise crtica do processo de globalizao poder ser desenvolvida por meio de outras estratgias. Uma alternativa a discusso dos tpicos abaixo, que podero ser apresentados na lousa:

1. A maior parte da ajuda financeira que os pases pobres da frica recebem provm dos pases ricos da Europa. No entanto, a ideia bastante difundida de que a Europa est ajudando o desenvolvimento da frica no corresponde realidade. 2. Somente alguns pases europeus, principalmente os nrdicos, atendem aos objetivos fixados pela ONU, que estipulam que 1% da renda dos pases ricos deve ser destinada ajuda aos pases pobres. 3. Mesmo quando existe, a ajuda , na maior parte das vezes, interesseira. O pas doador obriga os pases que recebem os benefcios a gastar parte da ajuda adquirindo seus pr-

prios bens e servios, ampliando o acesso de seus produtos aos mercados africanos. 4. Muitas vezes, a ajuda complementada com emprstimos, sobre os quais so cobradas taxas de juros mais baixas do que as vigentes no mercado financeiro. Mesmo assim, em muitos pases africanos os juros sobre as dvidas j contradas so maiores do que a soma da ajuda e dos novos emprstimos concedidos. Quando isso ocorre, o pas beneficirio transfere ao pas doador uma quantia maior do que recebeu, tornando-se cada vez mais pobre.
Fonte: LEMARCHAND, Phillippe (Dir.). LAfrique et lEurope: atlas du XXe sicle. Paris: Editions Complexe, 1994. p. 83.

41

Roteiro para discusso


f De acordo com o autor, a Europa no est efetivamente ajudando a frica em seu caminho para o desenvolvimento. Quais os argumentos que ele usa para sustentar esta ideia? De acordo com o texto, a maior parte dos pases europeus no respeita as metas es-

tabelecidas pela ONU no que diz respeito ajuda internacional. Alm disto, muitas vezes os pases doadores atrelam a ajuda aos seus interesses comerciais e financeiros. Assim, os juros sobre as dvidas que os pases africanos so obrigados a pagar costumam ser ainda maiores do que a ajuda internacional.

PROPOstAs DE QUEstEs PARA APliCAO EM AvAliAO


1. Em seu livro Paratii: entre dois plos (Companhia das letras, 1998), o navegador Amyr Klink relata que certa vez lanou de seu barco um vidro contendo uma cdula de 100 mil cruzeiros, um n de marinheiro, um carto com seu endereo, solicitando a quem o encontrasse que o remetesse ao Brasil. sem imaginar que isso ocorreria, mesmo assim anotou a data, a posio e as coordenadas do local de lanamento (latitude 4949 N, longitude 2349 O, 4 de junho de 1991). Para surpresa dele, sete meses aps ter jogado o vidro ngua, recebeu uma carta de um garoto noruegus, com uma foto na qual segurava a nota que havia encontrado. Considerando o mapa abaixo, qual alternativa identifica corretamente o fenmeno natural que conduziu o vidro? a) A corrente martima Norte Atlntica, uma extenso da Corrente do Golfo. b) A alternncia de mars entre a Amrica e a Europa. c) Os ventos alsios do Atlntico Norte. d) Os ventos monnicos do Oceano ndico. e) O deslocamento das massas de ar no Mar Mediterrneo. A questo pretende avaliar a habilidade de leitura de um mapa temtico, bem como resgatar os conhecimentos acerca da circulao dos ventos e das correntes marinhas apresentados na primeira Situao de Aprendizagem.

42

Anda mungkin juga menyukai