Anda di halaman 1dari 8

1 - Sua latinha est vazia e no h lixo por perto, ento, voc: Sabe que os ndices de reciclagem de alumnio so altssimos

no Brasil, por isso, deposita em qualquer lixeira, tranquilo Anda com a lata na mo at encontrar uma lixeira, de preferncia, de coleta seletiva Torce para encontrar uma lixeira, mas se no achar, deixa no cho Descarta no local mais prtico e mais prximo de voc Deixa em qualquer lugar 2 - Voc d preferncia a produtos que respeitam o meio ambiente? Daria se eu soubesse identific-los e conhecesse seus benefcios Nunca parou para pensar nisso No. Considera o impacto no meio ambiente uma questo dos fabricantes, no sua Acha importante, mas s compra se o fator "preo" for favorvel Sim, na maioria das vezes 3 - Para voc, as previses dos cientistas sobre as consequncias do aquecimento global so: Difceis de imaginar Desconhecidas Alarmantes Muito bem colocadas Exageradas 4 - Como voc carrega suas compras, quando vai ao supermercado? Usa sacolas plsticas, mas se tiver de mochila ou bolsa grande guarda alguns produtos nelas, por praticidade Usa as sacolas que o supermercado oferece Vai a p e leva sacolas retornveis Leva ecobags, mas vai de carro Usa grandes sacolas de feira, como nos tempos da sua av 5 - Voc economiza gua ao lavar utenslios domsticos, roupas ou seu carro? No, por enquanto ainda no faltou gua na minha casa por desabastecimento Sim, mas acho que poderia fazer mais Acho interessante, mas no sei como fazer Certamente. uma questo de responsabilidade Talvez. Estou acostumado a fazer do mesmo jeito desde sempre 6 - Atum vermelho e salmo esto em extino. mais provvel que voc: Evite pedir pratos com esses ingredientes quando for a restaurantes No saiba o que fazer para ajudar Tenha conscincia da situao, mas eventualmente ainda os coloque no prato Duvide, j que eles ainda aparecem nos cardpios de restaurantes No conhea esse dado e no tenha ideia de quais espcies correm risco de extino

7 - Em relao ao tempo, como voc classificaria seu banho? Isso tem a ver com preservao? No sei, meu consumo indiferente frente ao consumo global Curto. Raramente demora mais do que deveria Rpido, para economizar gua e energia No sei dizer se rpido ou curto porque desconheo o tempo ideal 8 - O lixo da sua casa descartado... Nunca prestei ateno Num nico recipiente Da nica maneira que voc conhece e sempre viu seus pais e amigos fazendo Separado entre orgnico e reciclvel, sendo este encaminhado a uma cooperativa Com os resduos devidamente separados, mas nem sempre com o destino correto 9 - Como voc se desloca no seu dia-a-dia? Vai a p, usa transporte coletivo, bicicletas ou opta por caronas Depende do dia. No prioriza nenhum tipo de transporte Da melhor maneira para voc, no para o planeta Transporte coletivo ou a p, apenas se no tiver outra opo Embora saiba que no o mais adequado, usa carro, normalmente, sozinho

10 - Sustentabilidade para voc Soluo Fundamental Indiferente Chato Complexo

http://super.abril.com.br/testes/teste-verde-sustentabilidade-faz-parte-sua-vida574649.shtml?undefined?

+E Voc Desinformado
Embora voc saiba que deve preservar o meio ambiente e queira colaborar, ainda falta um empurrozinho para se informar melhor e conhecer boas prticas de sustentabilidade. O assunto complexo, sim, mas nas pequenas aes que comeam as mudanas. Para preservar, no preciso se envolver em causas da Amaznia. Economizar energia, gua, recusar sacolas plsticas e produzir menos lixo so um timo comeo.
COMPARTILHE

Reciclagem: a nica sada


Objetivos

1) Despertar o interesse dos alunos para a reciclagem. 2) Relacionar os diferentes tipos de lixo utilizados na reciclagem. 3) Associar a reciclagem questo ambiental. 4) Analisar criticamente a sociedade de consumo.
Comentrio introdutrio

Uma das maneiras de minimizar os problemas causados pelo lixo a reciclagem. Atualmente, costuma se dizer que os inconvenientes do lixo podem ser solucionados a partir da regra dos cinco Rs: repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar, pois, em virtude disso, ocorreria uma mudana comportamental, social, econmica e ambiental, que diminuiria a quantidade de lixo produzida. Para reciclar necessrio que se analise como ocorre a coleta de lixo na regio onde se vive, se h ou no coleta seletiva, se h algum local que compra os materiais reciclveis, etc.
Materiais

Texto: Reciclagem: Solues para o problema do lixo.


Estratgias

1) O professor dever ter abordado a questo sobre o lixo e suas implicaes, seu destino final, possveis alternativas para solucionar esta situao, resultando em uma das opes a reciclagem. 2) Iniciar atravs da leitura e discusso do texto. 3) O professor dever ressaltar os bens de consumo que so objetos de desejo dos adolescentes e qual tipo de lixo gerado por eles. Tambm dever abordar a questo ambiental, quanto quantidade de lixo e sua decomposio. 4) Observar se existe pontos de coleta de lixo seletivo na regio. 5) Observar e reconhecer quais so as cores dos coletores correspondentes aos lixos reciclveis. 6) Incentivar a separao dos diferentes tipos de lixo entregando nos possveis postos de coleta. Vale lembrar que no caso de pilhas e baterias de celulares, por exemplo, h em algumas regies coletores especficos introduzidas por iniciativas privadas.
Sugestes

1) Se no houver coleta seletiva na regio, o professor poder propor aos alunos que tragam diferentes materiais reciclveis para construrem um objeto, como por exemplo, um brinquedo, um chocalho com potes diferentes e gros, um quadro, etc. 2) Poder tambm incentivar a coleta na escola, vendendo o material arrecadado.

Solues para o problema do lixo

So grandes os problemas gerados pelo lixo que produzimos diariamente em quantidades imensas. Atualmente, costuma-se dizer que os inconvenientes do lixo podem ser solucionados a partir da regra dos quatro Rs: reduzir, reutilizar, reciclar e repensar. Reduzir e reutilizar so solues que acontecem quase paralelamente. Trata-se da reduo da quantidade de lixo produzida, principalmente evitando produtos descartveis e dando preferncia aos que podem ser reutilizados. Ao mesmo tempo, a questo implica tambm a melhor utilizao dos diversos objetos de que nos valemos no dia-a-dia, para adiar sua transformao em lixo. Por exemplo, muitas coisas podem ser consertadas, em vez de serem jogadas fora. Da mesma maneira, nunca

se deve utilizar s um dos lados de uma folha de papel. Um brinquedo velho pode ser doado para uma criana pobre, assim como roupas velhas, etc. Defina lixo

Cultura do consumismo
Essa iniciativas, no entanto, esbarram em hbitos culturais muito arraigados - vivemos na civilizao do desperdcio - e tambm em interesses econmicos, uma vez que grande parte da indstria se voltou para a produo de coisas descartveis Veja o caso dos celulares, por exemplo, e se pergunte: por que so lanados a todo momento novos modelos, cada vez mais sofisticados? Trata-se de uma estratgia das indstrias para incentivar o consumidor a trocar de aparelho com frequncia e, assim, consumir mais. Na verdade, o marketing moderno j desenvolveu at um conceito - o de obsolescncia programada - que significa justamente criar coisas que rapidamente se tornem ultrapassadas e precisem se substitudas por modelos mais recentes. Reduzir e reutilizar, ento, contrariam o prprio modo de organizao econmica da sociedade em que vivemos.

Repensar e reciclar
O problema do lixo - assim como os diversos problemas ambientais relacionados organizao socioeconmica da humanidade - devem ser constantemente repensados - da outro dos "R", para que se encontrem novas solues que minimizem o problema - cuja soluo definitiva pode at no existir. Por outro lado, o "R" de reciclagem, ao menos at o momento, tem se revelado muito eficaz e j tem produzido uma srie de resultados concretos em diversos lugares do Brasil e do mundo. No entanto, um projeto de reciclagem em grande escala tambm se v limitada pelos interesses econmicos. A indstria, de um modo geral, s tem se interessado na reciclagem de materiais que do lucro. De qualquer modo, isso acarretou basicamente a reciclagem dos seguintes materiais: alumnio, plsticos, vidros, papel e papelo. Vale a pena examin-los separadamente, com mais detalhes.

Como separar o lixo

Alumnio: o metal fabricado a partir do minrio de alumnio, conhecido como bauxita. Gasta-se tanta energia eltrica para produzir alumnio a partir da bauxita, que o reaproveitamento de latinhas de refrigerantes, por exemplo, representa uma grande economia; Plsticos: a partir da dcada de 1950, a utilizao dos plsticos aumentou exponencialmente. Em especial no mercado de embalagens, devido ao seu baixo custo. No entanto, s agora vem crescendo o interesse pelo reaproveitamento do plstico. Separados, modos, diludos, secos e aglutinados, objetos de plstico podem virar novos objetos, como solas de sapatos e tnis, baldes, mangueiras, etc.; Vidros: o vidro um material totalmente reciclvel, a partir de uma tecnologia simples e barata. O vidro novo, obtido a partir da sucata de vidro, mantm excelente qualidade, alm de reduzir significativamente a energia trmica necessria para a produo do material; Papel e papelo: o papel feito basicamente a partir de fibras de vegetais. Para produzir uma tonelada de papel, gastam-se cerca de 100 mil litros de gua tratada, muita energia e mais de 50 rvores adultas. A reciclagem de papel permite economizar em mdia 70% de energia e evita o abate de cerca de 30 rvores. O entulho de construo - em geral retirado das obras e depositado clandestinamente em locais inadequados poderia servir de matria-prima para novos componentes de material de construo de qualidade comparvel aos produtos tradicionais. Com o entulho, podem-se produzir areia, brita e outros materiais para uso em pavimentao, conteno de encostas, e usos em argamassas e concreto. Sem falar em blocos, briquetes, tubos para drenagem e placas.

Lixo orgnico
O lixo orgnico tambm pode ser reciclado. Usinas de compostagem transformam os dejetos orgnicos em adubo, mas o processo tem um custo alto que dificilmente coberto com o dinheiro arrecadado com a venda do produto. Por outro lado, o gs metano proveniente da decomposio do lixo orgnico pode ser utilizado para gerar enernia eltrica a baixo custo. No bairro de Perus, na cidade de So Paulo, a Usina Termeltrica Bandeirantes (UTE) uma das maiores do

mundo entre as que geram energia a partir do biogs. Com as 7 mil toneladas de lixo coletadas diariamente e levadas para o aterro sanitrio ao lado da UTE, ela gera a energia utilizada por cinco prdios administrativos do grupo Unibanco, que o concessionrio da usina.

Tipos e o problema do lixo urbano


Da Pgina 3 Pedagogia & Comunicao

Lixo na praia um problema ambiental, alm de falta de educao O que voc chama de lixo? Provavelmente tudo aquilo que sujo, intil, velho, ultrapassado, indesejvel. Existem vrios sinnimos para isso: resto, resduo, detrito, dejeto, refugo. O lixo talvez um dos temas mais importantes da atualidade, quando se pensa em meio ambiente. O crescimento populacional e o desenvolvimento industrial tm levado a humanidade a produzir uma quantidade cada vez maior e mais variada de lixo. Na verdade, quanto mais prspera uma sociedade, mais lixo ela produz. Calcula-se que cada habitante da capital do Estado de So Paulo produza cerca de 1 quilo de lixo por dia. A cidade mais populosa do pas produz diariamente 15 mil toneladas de lixo. E a que comea o problema: como coletar esse lixo todo e que destino se pode dar a ele? Antes de responder a essa pergunta, importante notar que j transformamos o lixo em nosso objeto de estudo.

Classificao o lixo
Todo objeto de estudo, para ser compreendido, deve ser analisado. Uma forma de anlise a classificao. O lixo tambm pode ser classificado e, para isso, podemos nos servir de dois critrios: um que leva em conta aquilo de que o lixo se compe, outro que leva em conta a origem do lixo, o local de onde ele provm. Quanto sua composio, pode-se falar em:

Lixo orgnico
aquele que tem origem em seres vivos, sejam animais ou vegetais. A esto includos restos de alimentos, folhas, sementes, restos de carne e ossos, papis, madeira, etc. Entre os componentes do lixo orgnico esto os dejetos humanos, isto , nossas fezes e urina.

Lixo inorgnico
o material que no possui origem biolgica, e que foi produzida pelo trabalho humano, como vidro, metal, plstico, entulho de construo, etc. Esses materiais inorgnicos so provenientes de recursos minerais. A particularidade do lixo inorgnico, que o faz inconveniente em especial, o fato de ele demorar para se decompor - s vezes centenas ou milhares de ano, caso no haja um tratamento prvio. Quanto provenincia, pode-se distinguir o:

Lixo domiciliar
Orgnico e inorgnico, produzido em todos os lares, em quantidade proporcional ao consumo de alimentos e produtos em geral. As embalagens, em especial, respondem por grande parte desse tipo de lixo.

Lixo industrial
So os resduos produzidos por todo tipo de atividade insdustrial, das fbricas de roupas e calados aos frigorficos, passando pelas indstrias qumicas, o que deixa entrever a potencialidade poluente desses dejetos.

Lixo agrcola
Alm dos restos das colheitas, aqui se incluem as sobras de fertilizantes e agrotxicos usados nas plantaes, bem como de raes e produtos veterinrios utilizados na pecuria. As embalagens desses produtos requerem cuidados especiais para no prejudicarem o meio-ambiente.

Lixo hospitalar
Seringas, agulhas, instrumentos cirrgicos, aventais, luvas, todo esse material que se emprega nos hospitais podem estar contaminados e requerem cuidados tanto no que se refere a sua coleta quanto ao seu armazenamento.

Lixo atmico
So os materiais radioativos provenientes de usinas nucleares. Nem preciso dizer que, nesse caso, a coleta e o armazenamento implicam procedimenstos especiais e de altssimo risco.

Lixo espacial
Satlites, sondas, estgios de foguetes, todo esse material que fica no espao tambm lixo. Eles representam perigo de coliso para os novos artefatos que so lanados no espao, assim como podem cair sobre regies habitadas da terra. Os riscos de algum ser atingido por ele ainda pequeno, mas a Nasa, agncia espacial norte-americana, estima que j existam 2 mil toneladas desse tipo de dejetos.

Desenvolvimento industrial
O desenvolvimento industrial e tecnolgico mudou radicalmente a natureza do lixo que o ser humano produzia. At meados do sculo 20, a maior parte do lixo era constitudo de matria orgnica, isto , de restos da alimentao e dos dejetos humanos. Depois disso, vieram entupir nossas lixeiras plsticos, isopores, lmpadas, baterias, pneus, etc. Todo esse lixo poluente e/ou txico e provocam grandes problemas em relao ao meio ambiente. Assim, a coleta e o destino do lixo se transformaram, atualmente, num verdadeiro desafio para todos ns.

A coleta e o destino do lixo


Da Pgina 3 Pedagogia & Comunicao Ningum quer viver perto de lixo. Por isso, costuma-se despach-lo para algum lugar distante. Afinal, a sade e o bem-estar das pessoas tambm depende disso. Quem se encarrega de coletar e dar um fim ao lixo nas cidades so os rgos especficos de que as prefeituras dispem para isso. Esses rgos podem pertencer prpria prefeitura ou ainda serem empresas particulares contratadas com essa finalidade.

Coleta de lixo
possvel classificar os tipos de lixo e justamente essa classificao que permite criar estratgias para colet-lo da maneira mais adequada. Inicialmente, pode-se falar na coleta regular que se encarrega de recolher o lixo domiciliar e comercial (produzido em lojas e escritrios). Em segundo lugar, vem a coleta industrial, relacionada ao lixo produzido pela indstria, com suas caractersiticas peculiares. Entre elas, devese destacar o carter no-txico ou txico desse lixo. Isso implica a separao dos dois tipos que tero destinos diversos. Desse modo, as indstrias devem contratar empresas especializadas para coletar o seu lixo. Compactao do lixo em aterro sanitrio Em matria de lixo txico, no entanto, destaca-se o lixo hospitalar que requer uma coleta denominada de alto risco. Ela implica a participao de pessoal treinado que recolhe o material jogado fora em hospitais, clnicas mdicas, odontolgicas, e veterinrias, laoratrios e farmcias. Esse material deve ser incinerado e esterilizado antes de ser encaminhado ao seu destino final.

Risco e seleo

Existe ainda uma coleta de altssimo risco que se relaciona ao lixo nuclear. Nesse caso, a coleta no organizada nem realizada pela prefeitura, mas por comisses especiais das prprias usinas, que tm tcnicos treinados para lidar com material radioativo e dispem de instrumentos e roupas protetoras para evitar contaminao. Nas ltimas dcadas, em algumas cidades, tm-se organizado a coleta seletiva de lixo. Trata-se de separar o material jogado fora de modo a facilitar sua reciclagem, isto , o seu reaproveitamento, que pode acontecer de diversas formas. Em geral, os programas de reciclagem separam o lixo, basicamente, de acordo com as seguintes categorias: orgnico, plstico, vidro, papel e latas.

Lixes
Antes de falar da reciclagem, porm, importante acompanhar o lixo que - at agora - foi somente coletado e conhecer o destino que ele vai ter. No caso brasileiro, 76% do lixo produzido nas cidades largado em lixes. Trata-se de depsitos a cu aberto, localizados em locais afastados ou perifricos. Apesar de baratos, os lixes, na verdade, no so a melhor soluo. Ao contrrio, criam vrios problemas, de natureza ambiental e sanitria. Os restos orgnicos e a gua acumulada em vasilhames e pneus atraem ratos, baratas, moscas e vermes que so responsveis pela transmisso de vrias doenas. A esses males, num primeiro momento, esto expostas as muitas pessoas que retiram sua sobrevivncia dos lixes, seja catando restos de comidas ou material para reciclagem. Para piorar, alm do mau cheiro, a matria orgnica ali abandonada gera um subproduto txico ao se decompor: o chorume, um lquido de cor escura que se infiltra na terra.

Aterros sanitrios
Superiores aos lixes so os aterros controlados onde o lixo compactado e enterrado em valas, o que evita os animais e a disperso do lixo devido ao do vento e da chuva. Os aterros sanitrios constituem um aprimoramento dos aterros controlados. Neles, as valas so forradas com plstico isolante, a compactao do lixo maior, bem como a camada de terra que se coloca acima dele. O chorume e o gs metano - outro subproduto da decomposio do lixo orgnico - so recolhidos e tratados para evitar o mau cheiro e a poluio. Tudo isso, porm, no faz dos aterros sanitrios a soluo ideal para o lixo: eles no comportam uma quantidade infinita de lixo, nem existe espao suficiente para que novos aterros sanitrios sejam continuamente criados. Incinerao e lixo atmico A incinerao ou queima do lixo, que o reduz a cinzas, diminuindo seu volume, uma forma de potencializar o aproveitamento do aterro sanitrio. tambm a forma mais indicada de se lidar com o lixo hospitalar, como j foi dito. No entanto, trata-se de um processo caro, j que envolve mtodos tecnolgicos sofisticados para evitar que a fumaa txica produzida pelo incinerador contamine o ar. O destino mais problemtico, entretanto, o do lixo atmico: ele no pode ser destrudo e a radioatividade pode durar milhares de anos. Atualmente, esse lixo isolado em compartimentos de chumbo e concreto e enterrado a, no mnimo, meio quilmetro de profundidade.

Solues para o problema do lixo

So grandes os problemas gerados pelo lixo que produzimos diariamente em quantidades imensas. Atualmente, costuma-se dizer que os inconvenientes do lixo podem ser solucionados a partir da regra dos quatro Rs: reduzir, reutilizar, reciclar e repensar. Reduzir e reutilizar so solues que acontecem quase paralelamente. Trata-se da reduo da quantidade de lixo produzida, principalmente evitando produtos descartveis e dando preferncia aos que podem ser reutilizados. Ao mesmo tempo, a questo implica tambm a melhor utilizao dos diversos objetos de que nos valemos no dia-a-dia, para adiar sua transformao em lixo. Por exemplo, muitas coisas podem ser consertadas, em vez de serem jogadas fora. Da mesma maneira, nunca se deve utilizar s um dos lados de uma folha de papel. Um brinquedo velho pode ser doado para uma criana pobre, assim como roupas velhas, etc.

Anda mungkin juga menyukai