Anda di halaman 1dari 29

1

USO DE RESDUOS AGRCOLAS PARA FINS ENERGTICOS: o caso da palha de cana-de-acar


Lus A.B. Cortez1 Introduo Hoje, no Brasil, a produo de resduos agrcolas e florestais muito diversificada, dadas as dimenses do pas e suas especificidades regionais. praticamente impossvel generalizar o uso energtico dos resduos produzidos assim como tambm o generalizar suas caractersticas. A grosso modo, entende-se aqui como resduos agrcolas e florestais aqueles oriundos da produo pela ao do homem ficando fora, portanto, os resduos da explorao de florestas e outras vegetaes nativas e do extrativismo. Outra considerao importante est ligada a prpria escala de produo. H culturas tradicionais e muito cultivadas no pas como o feijo, a mandioca e at mesmo o milho que embora produzam resduos associados ao produto de interesse no tm escala que justifique pensar em grandes aproveitamentos. So tambm normalmente produzidos por pequenos e mdios produtores em pequenas e mdias unidades de produo. Justamente pelo carter de policultura esses produtos tem sempre sua produo muito pulverizada atendendo na maior parte dos casos atendem as necessidades locais ou regionais. Dessa forma, analisando-se os resduos das culturas comerciais mais importantes no pas e com carter de monocultura tm-se: soja, cana-de-acar, arroz e eucalipto. A tabela abaixo mostra a rea plantada, a produo, a quantidade de resduos vegetais por hectare e totais para cana-de-acar, eucalipto, pinus e arroz no Brasil. Como se v atravs dos dados da tabela, a cultura que mais produz resduos a cana-de-acar. Associado a este fato tm-se que quase 70% da produo nacional est concentrada no interior do Estado de So Paulo numa regio de um raio de aproximadamente 150 km e bem servida de rodovias e uma hidrovia o que facilita e reduz os custos do transporte.
1 2

Srgio W. Bajay2

Oscar Braunbeck1

Professor da Faculdade de Engenharia Agrcola (FEAGRI) da UNICAMP Diretor do Ncleo Interdisciplinar de Planejamento Energtico (NIPE) da UNICAMP)

Tabela 1 - Principais Culturas Comerciais e Resduos desta Produo no Brasil Cultura rea Plantada (ha) 4,5-5 milhes (1) 3,0 milhes (2) Produtividad e Mdia (unid./ha.ano ) 60 t1 30 m ( )
3 3

Produo Anual

Tipo de Resdu o bagao palha casca

Quantidade de Resduos (t/ha.ano) 20 20 14,7 (aps 7 anos)5

Cana-deAcar Eucalipto

270-300 milhes t

Quantidade Total de Resduos (milhes t/ano) 90-100 90-100 6,8

90 milhes m3 Pinus 1,7 milho 24 m3 (3) 41 casca 18,4 (aps 2,2 2 () milhes 14 anos)6 m3 4 Arroz n.d. n.d. 9 milhes casca 20% 1,8 t 1 estimativas coletadas junto tcnicos do setor para a safra 1997-98 2 Fatos-Sntese - Sociedade Brasileira de Silvicultura 3 Annimo (1996) 4 FIBGE (1992) baseado no Censo Agropecurio de 1985 5 Vital (1996) 6 Poggiani (1986); ramos (7,6%0 e folhas (2,6%) so deixados no campo no tendo uso recomendado outros fins No entanto, boa parte destes resduos j so, de uma maneira ou de outra,

aproveitados, seno como energtico como fertilizante e reposio de matria orgnica. No caso do bagao de cana j h, como se sabe, o aproveitamento como energtico na usina, sendo assim reduzido o excedente. Neste caso especificamente o excedente energtico poder vir num melhor aproveitamento fazendo uso das tcnicas de cogerao tratadas mais abaixo neste mesmo texto. Assim, busca-se uma alternativa quanto disponibilidade de resduos que aqui trataremos como no-convencionais. Resduos no-convencionais so aqueles que por alguma razo no fizeram parte do produto final e por esta razo ainda no eram considerandos como resduos. o caso da palha de cana-de-acar, a qual se recuperada, encontraria-se quase que totalmente disponvel.

A Produo de Cana-de-Acar no Brasil e as Queimadas A cana-de-acar te sido historicamente plantada no Brasil para a obteno do acar e mais recentemente tambm para a produo de etanol. Em ambos os casos o interesse centrado em maximizar a produo de sacarose, a matria-prima para a produo de ambos. Uma certa quantidade de fibra no colmo, que pode variar de 10 a 15% em peso, sempre pode satisfazer as necessidades energticas da usina mesmo quando esta operava de forma no muito eficiente. O interesse at aqui era portanto, maximizar a produo de sacarose, a fibra no teve, at ento, muita importncia. Tradicionalmente a cana colhida manualmente no pas. Para facilitar o seu corte costuma-se queimar o canavial algumas horas antes da colheita. Essa prtica visa limpar o campo do material que atrapalha a colheita. Este material consiste nas folhas (secas e verdes) que at aquele momento eram usadas para captar a energia solar e permitir a fotossntese, mas que do momento da colheita para frente j no tem uso. A queimada controlada visava, portanto, limpar o canavial e permitia que a colheita seja feita a menor custo, maximizando a quantidade colhida por cortador. assim ainda o mtodo mais empregado no pas e que responde por cerca de 80% da cana cultivada. A Mudana Gradativa para a Colheita Mecanizada de Cana Notadamente nos ltimos 30 anos, com a mudana nas relaes de trabalho no campo a remunerao ao cortador de cana passou a assumir uma proporo maior na composio dos custos de produo da cana-de-acar. O setor tecnologicamente mais atrasado era o responsvel pela colheita, embora alguns progressos tenham sido feitos desenvolvendo-se um processo de colheita semi-mecanizado permitindo a racionalizao do uso da mo-de-obra obra nessas operaes. Alguns elementos foram incorporados, destacando-se: a carregadora e o alimentador de cana enleirada. De 25 anos para c, principalmente nas regies onde concentra-se a maior parte da produo: Sertozinho, Pradpolis, Ribeiro Preto, foram paulatinamente incorporando a mecanizao como alternativa mais econmica para a colheita. Era sem dvida um avano importante, mas a colheita continuava a ser feita precedida de

queimadas, quase sempre noturnas. O processo de mecanizao exigia uma adaptao por parte da usina recebedora da cana dado que a tecnologia utilizada permitia somente a colheita de cana picada e no caso da colheita manual a cana colhida inteira. Isso provoca a necessidade de alguns ajustes na operao de recebimento e limpeza de cana na usina e acarreta tambm perdas adicionais de matria prima como veremos a seguir. A mecanizao na colheita de cana foi crescendo e continua crescendo rapidamente no Estado de So Paulo, apesar das crticas pelo desemprego. Mas a necessidade de reduo de custos para tornar o acar mais competitivo no nvel internacional e o etanol menos dependente de subsdios tem sido o motor do processo de mecanizao. Estimativas mostram que nos prximos 8 anos j alcanaremos a marca de 50% da cana colhida mecanicamente, ainda que com queimadas. A Legislao Contra as Queimadas As queimadas para a limpeza da cana-de-acar concentram-se nos meses de colheita. Na regio Centro-Sul do pas isto se d entre os meses de maio e outubro. Normalmente, a partir de junho-julho as chuvas praticamente cessam o que torna o ar muito seco e aumentam muito os riscos de queimadas provocadas e acidentais. As queimadas, em geral, so responsveis por muitos acidentes nas estradas e linhas de transmisso de eletricidade. Apesar das queimadas em campos de cana-deacar serem muito mais disciplinadas e controladas, elas acabam sendo tambm muito criticadas. Essa crtica acentuada pela mdia, principalmente pela televiso, o que sensibiliza a opinio pblica. tambm problemtica a questo do efeito das queimadas no fechamento de aeroportos, notadamente entre as regies Centro-Sul e Centro-Oeste do pas. Tambm existe uma preocupao grande com os nveis de poluio do ar nas regies produtoras de cana. H uma srie de estudos desenvolvidos por mdicos da Regio de Ribeiro Preto associando problemas respiratrios da populao com os nveis de poluio do ar e este com as queimadas. Assim, a sociedade foi cada vez mais se conscientizando para os efeitos nocivos das queimadas. Por sua vez o poder pblico foi paulatinamente legislando

contra as queimadas. O texto que segue abaixo o ltimo decreto do Governador do Estado de So Paulo no assunto: Altera a redao do artigo 5o do Decreto no. 41.719 de 16 de abril de 1997 que regulamentou a Lei no. 6.171, de 4 de dezembro de 1988 alterada pela Lei no. 8.421, de 23 de novembro de 1993, que dispe sobre o uso, conservao e preservao do solo agrcola. Mrio Covas, Governador do Estado de So Paulo, no uso de suas atribuies legais: Considerando que a queima dos canaviais como prtica auxiliar de sua colheita produz emisses que alteram desfavoravelmente a qualidade do ar; Considerando que a despalha pr-colheita de cana-de-acar atravs de sua queima prtica tradicional desta cultura; Considerando que a mecanizao da colheita ser a tecnologia adotada para eliminar a despalha por queima sem comprometer a competitividade internacional do setor; Considerando que a colheita manual de cana-de-acar emprega a maior quantidade da fora de trabalho rural do Estado de So Paulo; Considerando que a mecanizao da colheita da cana, adotada de maneira abrupta, causaria imenso problema de ordem social, j que centenas de milhares de empregos seriam imediatamente eliminados, sem tempo para a absoro dessa mode-obra por outros setores da economia regional; e Considerando que no existem condies objetivas para a adoo abrupta e imediata da colheita mecnica de cana-de-acar, tais como disponibilidade de colhedeiras, disponibilidade de capital para aquisio de colhedeiras e disponibilidade de canaviais adaptados colheita mecnica, DECRETA Artigo 1o. - O artigo 5o. do Decreto no. 41.719, de 16 de abril de 1997, passa a ter a seguinte redao: Artigo 5o. - As queimadas devero ser evitadas e s sero toleradas quando autorizadas previamente pela Secretaria da Agricultura e Abastecimento, desde que: I- caracterizem medida fitossanitria que exija destruio de restos culturais; II- problemas de ordem social exijam a sua prtica em carter transitrio; III- caracterizem a medida fitotcnica eventual mais adequada situao em questo.

1o - A prtica da despalha da cana-de-acar atravs de sua queima, como mtodo auxiliar da colheita est proibido no Estado de So Paulo, admita apenas excepcionalmente e em carter transitrio na seguinte conformidade: 1. em reas em que a colheita mecanizvel, a reduo da prtica da queima ser efetuada ao ritmo de 25% da rea com essas caractersticas a cada 2 (dois anos), exigindo-se um mnimo de 10% de eliminao no primeiro ano, de tal maneira que, ao final de 8 (oito) anos, a queima da cana nessas reas esteja completamente eliminada; 2. em reas em que a colheita no mecanizvel, a reduo da prtica ser efetuada ao ritmo de 13,35% a cada 2 (dois) anos, de tal maneira que, ao fim, de 15 (quinze) anos, a queima da cana nessas reas ser completamente eliminada; a) so consideradas como reas de colheita os canaviais instalados em terras com declividade menor que 12%; b) as reas de colheita mecanizvel, pertencentes a fornecedores e por eles colhidas, sem qualquer auxlio ou interferncia de servios prestados por quaisquer agroindstrias ou empresas a elas coligadas, ocupando uma rea inferior a 125 (cento e vinte e cinco) hectares, tero, para, os efeitos deste regulamento, o mesmo tratamento que as reas de colheita no mecanizvel; 3. no podero ser objeto de despalha por sua queima, os canaviais que significarem expanso de rea de influncia da agroindstria; 4. a prtica da despalha da cana-de-acar atravs da sua queima s poder ser realizada em horrio a ser determinado por Resoluo Conjunta da Secretaria da Agricultura e Abastecimento, Secretaria do Meio Ambiente e Secretaria do Emprego e Relaes do Trabalho; 5. a permisso para prtica da despalha mediante queima ser dada atravs de cada empresa produtora de acar e lcool, a qual dever providenciar bienalmente, seu plano de evoluo de eliminao da despalha mediante queima, abrangendo as reas prprias e as reas de seus fornecedores; a) os planos previstos no item 5 devero ser entregues at 15 de janeiro de cada ano no Escritrio de Desenvolvimento Rural da Secretaria de Agricultura e Abastecimento em que estiver instalada a unidade agro-industrial, que repassar cpia ao Escritrio Regional da CETESB. Aps anlise do plano, as duas entidades emitiro conjuntamente uma permisso bienal de queima;

b) poder ocorrer a substituio de rea de colheita no mecanizvel por rea de colheita mecanizvel, desde que ambas se situem no mbito territorial da rea de atuao de uma mesma agroindstria e que a substituio esteja explicada, no plano bienal de evoluo de eliminao de queima da referida agroindstria e, ainda, que a substituio no implique na diminuio da progresso da eliminao das queimas; c) eventuais alteraes no plano bienal de eliminao de queimadas devero ser previamente aprovadas conjuntamente pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento, Secretaria do Meio Ambiente e Secretaria do Emprego e Relaes do Trabalho, conforme dispuser resoluo conjunta; d) o plano bienal de diminuio das queimas dever ser devidamente assinado por profissional tcnico responsvel e as informaes incorretas ou distorcidas sero consideradas lesivas ao interesse pblico, ficando os responsveis sujeitos s sanes legais cabveis; 6. na hiptese de queima em rea no autorizada, sero aplicadas penalidades em conformidade com o Decreto no. 41.719, de 16 de abril de 1997 e em conformidade com o regulamento da Lei no. 997/96, sem prejuzo de outras penalidades cabveis; 7. caso ocorra incndio acidental, por qualquer razo, em queima no tolerada, o fato dever ser comunicado imediatamente Secretaria de Agricultura e Abastecimento, atravs do Escritrio de Desenvolvimento Rural, que, em conjunto com a Secretaria do Meio Ambiente, atravs do escritrio regional da CETESB, poder permitir, em carter excepcional, sua substituio por outra gleba de igual tamanho, de modo a manter-se a rea total no queimada, como previsto no plano de evoluo da eliminao da queima. 2o - Ficam proibidas as queimadas nos seguintes locais e situaes: 1. no raio de 1 (um) km dos ncleos urbanos, contando a partir do permetro urbano efetivamente urbanizado; 2. em rea contida por faixa de 10 (dez) metros de cada lado da projeo sobre o solo do eixo das linhas de tratamento e/ou distribuio de energia eltrica de at 15 kW. a) em rea contida por faixa de 25 (vinte e cinco) metros de cada lado da projeo sobre o solo do eixo das linhas de transmisso e/ou distribuio de energia eltrica de 34,5; 69; 88 e 138 kW;

b) em rea contida por faixa de 30 (trinta) metros de cada lado da projeo sobre o solo do eixo das linhas de transmisso e/ou distribuio de energia eltrica de 230; 345; 460 e 500 kW; c) em rea contida por faixa de 36 (trinta e seis) metros de cada lado da projeo sobre o solo do eixo das linhas de transmisso e/ou distribuio de energia eltrica de at 600 kW; d) em rea contida por faixa de 54 (cinqenta e quatro) metros de cada lado da projeo sobre o solo do eixo das linhas de transmisso e/ou distribuio de energia eltrica de at 750 kW; 3. em rea contida num raio de 100 (cem) metros ao redor de subestaes de energia eltrica de concessionria pblica; 4. em rea contida num raio de 25 (vinte e cinco) metros ao redor das estaes de telecomunicaes; 5. em rea abrangida num raio de 1 (um) km ao redor de aeroportos pblicos; 6. em rea contida numa faixa de 50 (cinqenta) metros de cada lado da faixa de domnio de rodovias estaduais e federais e ferrovias; 7. em rea contida num raio de 100 (cem) metros ao redor das Unidades de Conservao exigindo-se a manuteno de aceiro limpo com 10 (dez) metros de largura no limite da referida rea; 8. obrigatrio a manuteno de aceiro limpo com um mnimo de 10 (dez) metros de largura entre reas cultivadas com cana-de-acar e reas de preservao permanente, reservas florestais e matas ciliares dos rios, lagos e nascentes; 3o - As Secretarias de Agricultura e Abastecimento e do Meio Ambiente estabelecero, em Resoluo Conjunta, as condies a serem observadas na realizao de queimadas nas hipteses previstas neste artigo; 4o - O uso de queimadas poder ser autorizado pelo dirigente da unidade administrativa definida pela Coordenadoria de Assistncia Tcnica Integral - CATI, da Secretaria da Agricultura e Abastecimento, mediante requerimento do interessado e prvia inspeo do local. 5o - A unidade administrativa responsvel pela autorizao para o uso da queima dever verificar, em inspeo posterior, o cumprimento das condies estabelecidas para a realizao da mesma.

Artigo 2o. - Este decreto entrar em vigor na data de sua publicao, ficando revogados os Decretos no. 28.848, de 30 de agosto de 1988 e 28.895 de 20 de setembro de 1988. Palcio dos Bandeirantes, 6 de agosto de 1997. Assinam: Governador, Secretrio da Agricultura e do Abastecimento, Secretrio Chefe da Casa Civil e Secretrio de Estado do governo e gesto Estratgica. As Perspectivas da Colheita de Cana Crua A tecnologia de colheita de cana crua atualmente disponvel apresenta viabilidade tcnica e econmica para sua utilizao em no mnimo 50 % das reas plantadas (Furlani, 1994); com tudo os princpios bsicos envolvidos nessa tecnologia permaneceram inalterados desde sua introduo na dcada de 60, sendo que so passveis de ganhos de desempenho importantes com recursos clssicos da engenharia. Alm da legislao orientada a promover a eliminao das queimadas, fica bastante evidente que incentivo igualmente importante, para tornar disponveis os resduos energticos, pode-se conseguir da evoluo tecnolgica das colhedoras no sentido de melhorar a qualidade da cana colhida, reduzir as perdas, facilitar o gerenciamento do binmio colheita-transporte e reduzir o custo de colheita assim como o investimento necessrio para a implantao da colhida mecanizada de cana crua. A mecanizao da colheita de cana-de-acar no Brasil tem apenas se insinuado no decorrer das ltimas trs dcadas sem se atingir uma implantao macia; a frota atual da ordem de 700 mquinas sendo que o potencial do setor canavieiro de aproximadamente 3000 colhedoras. Esta demanda reduzida e instvel justifica em parte a falta de evoluo tecnolgica com relao s limitaes bsicas das colhedoras, relacionadas com baixa qualidade e elevadas perdas de matria-prima, principalmente quando operam nas condies brasileiras.

10

Figura 1- Colhedora de cana-de-acar picada e sem queimar A tecnologia das colhedoras existentes, figura 1, de origem

fundamentalmente Australiana e alem; trata-se de equipamentos autopropelidos, com potncia elevada, aproximadamente 220 kW, com peso total na faixa de 10 a 15 t e preo de venda entre R$ 250.000 e 300.000 do que resulta um custo de colheita de aproximadamente R$ 2,00 por tonelada colhida. Esse custo supera em 30% o da colheita de cana queimada, em funo do menor rendimento da colhedora na presena de palha. Isto tem induzido as usinas queima dos canaviais no intuito de reduzir custos e sugere a necessidade de evoluo tecnolgica no sentido de tornar o equipamento menos sensvel presena de palha. As colhedoras cortam o ponteiro da cana, ainda em p, para posteriormente cortar o colmo na base e aliment-lo para o interior da mquina. Os sistemas de corte de base e alimentao atualmente em uso, figura 2, apresentam restries relacionadas manuteno das facas, capacidade de corte no fundo do sulco, alimentao de terra junto com a cana, cortes mltiplos no mesmo p de cana e tombamento da soqueira antes do corte. Os discos com facas perifricas operam em contato contnuo com o solo e em alta velocidade (22 m/s) o que no permite manter suas facas adequadamente afiadas para conseguir um corte localizado, com perdas mnimas; essas perdas se apresentam forma de tocos, estilhaos e cortes mltiplos. Mas o principal problema do referido sistema vem da grande quantidade de terra que os discos alimentam junto com as canas para o interior da colhedora. O assunto motivo de estudo tanto na Austrlia quanto no Brasil e atinge indistintamente os sistemas de cana inteira e picada. Os dois discos de dimetro grande no conseguem efetuar o corte rente ao solo, quando existe sulco de alguma profundidade, a menos que um volume importante de solo seja cortado como ilustra a figura 2.

11

Figura 2 - Cortador de base atual- O corte sem perdas exige movimentao de solo

Aps o corte de base os colmos passam por uma cascata de rolos que separam grande parte do solo que acompanha as canas. Logo aps o separador de terra um picador fragmenta os colmos em toletes ou rebolos de aproximadamente 250 mm de comprimento; a picagem visa viabilizar o manuseio da cana a granel, com densidade de carga de 4000 a 5000 N/m3 nos veculos de transporte. No sistema de cana picada os rebolos so descarregados em queda livre, diretamente ao transporte que acompanha a colhedora em trajetria paralela. Esse sistema visa a reduo de custos pela eliminao da operao de carregamento, existente na cana inteira. Nas condies das usinas brasileiras verifica-se um efeito negativo desse sistema pela dificuldade de se assegurar disponibilidade simultnea dos sistemas de colheita e transporte (Hahn, 1992); qualquer interrupo da colheita ou do transporte implica na parada de ambos sistemas (Gago, 1986). Rendimentos de colheita de 400 t/colhedora-dia tem sido comuns, sendo que eliminando as referidas interrupes esse rendimento poderia ser incrementado em 60 a 70 % com a conseqentemente reduo de custo. Este fator tende a se agravar com a utilizao de processos de transbordo, atualmente em fase de avaliao e implantao em algumas usinas; trata-se de um subsistema constitudo por tratores agrcolas com reboques que recebem a cana das colhedoras e a transfere para os veculos de estrada, evitando o trfego destes no canavial. Sendo que o transbordo opera de forma simultnea com a colheita e com o transporte, sua indisponibilidade interrompe a operao do conjunto. O transbordo surge como uma parcela de soluo para a compactao do solo provocada pelo duplo trfego da colhedora e o transporte em cada entrelinha. Tanto no cortador de base quanto na cascata de rolos e no picador acontecem perdas importantes, da ordem de 3 a 5 %, dependendo das condies de manuteno da colhedora e das caractersticas da cana colhida. Na sada do picador os rebolos

12

atravessam em queda livre uma cmara de limpeza com fluxo de ar em contracorrente, onde a velocidade do ar ( 20 m/s) se aproxima da velocidade terminal dos toletes. Dessa condio resultam perdas na forma de rebolos arrastados pelo fluxo de ar e desintegrados pela hlice do extrator; esse material converte-se em perdas invisveis incorporadas descarga junto com as impurezas. O defletor do sistema de alimentao das colhedoras empurra o p de cana no sentido de movimento da mquina forando o colmo e a sequeira; essa condio provoca trincas quando a faca em velocidade atinge a cana. Os colmos trincados liberam estilhaos ao passarem pelo picador os quais so arrastados pelo ar do extrator gerando perdas que podem superam 2%. As trincas que se propagam para a soqueira podem tambm aumentar as perdas pelo ataque de microrganismos e reduo do stand. Este problema est sendo abordado separando as funes de corte de base e alimentao mantendo baixa velocidade nas peas em contato com o solo, responsveis pela alimentao dos colmos deitados, e alta velocidade nas facas responsveis pelo corte rente ao solo com mnima movimentao de solo, figura 3.

Figura 3 - Cortador de base com corte flutuante e alimentao independentes Resumindo as consideraes acima pode-se dizer que as colhedoras atuais de cana picada apresentam 4 pontos principais onde encorem perdas de cana, que so: cortador de base, rolos alimentadores, picador e extratores. Uma das vantagens importantes do sistema de cana inteira surge do fato de no existirem as perdas no picador e extratores, as quais podem superar 2% da cana processada. Considerando que o sistema de cana inteira responsvel ainda por mais de 80% dos canaviais e que grande parte das perdas acima descritas podem ser minimizadas atravs desse sistema a FEAGRI-UNICAMP desenvolve atualmente 4 projetos em programas de ps-graduao na linha de limpeza da cana inteira crua,

13

reduo de perdas, melhoramento da qualidade da matria-prima e simplificao do equipamento. Do ponto de vista do aproveitamento energtico da palha o principal fator limitante da colheita mecnica de cana inteira e crua a falta de tecnologia de limpeza. O sistema de alimentao das colhedoras australianas de cana picada ordena e alinha os colmos previamente a sua picagem; essa caracterstica foi combinada neste projeto com uma velocidade maior de alimentao para permitir dispor os colmos em camadas finas para serem atingidos pelos rolos raspadores ilustrados na figura 4. Esse princpio foi o primeiro a mostrar bons resultados ao conseguir extrao de folhas de 60 % na variedade SP70-1143 operando com apenas dois pares de rolos; o sistema apresenta a vantagem de permitir aplicao nas colhedoras existentes sem alteraes importantes.

+43%

+43%

4,0 m/s

Figura 4 - Despalhador de rolos Os sistemas de limpeza acima descritos estudam paralelamente com a limpeza os problemas de perdas de cana pesando o material antes e depois da passagem pelo limpador para quantificar o material perdido.

14

Recuperao, Enfardamento e Transporte da Palha Aps a colheita de cana sem queimar, a palha deixada secando sobre o solo por alguns dias. Quando a palha j est suficientemente seca, atingindo cerca de 30% de umidade, a mesma pode ser recuperada. A palha, se deixada no campo sobre a soqueira, pode representar riscos para o canavial como incndio ou atrasando o desenvolvimento da rebrota da cana. Assim, recomendvel a recuperao de pelo menos parte da palha. No h, contudo, consenso sobre a quantidade ou proporo que possa ser recuperada. Entre os especialistas os nmeros variam de 50 at 90% da palha pode ser recuperada. Deixar um pouco de palha no campo tambm pode trazer benefcios agronmicos, alm do que uma recuperao total da palha implica em trazer uma palha mais suja, com mais terra o que pode ser pouco recomendado tecnicamente. Um experimento, reportado por Molina et al., (1995), relata a operao de uma enfardadora com capacidade de 5,7 t/h, eficincia de recolhimento de 83% com palha de 30% de umidade obtendo um fardo de 120 kg/m3. Para sua recuperao exige-se uma srie de operaes iniciadas pelo enleiramento da palha no campo. Esta operao realizada por uma enleiradora permite arrumar a palha num monte contnuo. Em seguida, a palha deve ser adensada para permitir um transporte econmico at o local de consumo. O adensamento muito grande permite altas densidades mas antieconmico. O adensamento obtido com as enfardadoras comerciais, entre 150 e 200 kg/m3, pode ser uma soluo econmica. Existem no mercado dois tipos de enfardadoras, classificadas de acordo com a geometria dos fardos que produzem: cilndricos e retangulares. Um exemplo da enfardadora cilndrica o fabricado pela Empresa AGROFORN. Esta enfardadora de cmara fixa opera da seguinte forma: o pick-up recolhe o produto conduzindo-o diretamente na cmara. A rotao contnua de rolos e corrente comprime o produto com movimento rotatrio. O material prensado de maneira crescente, comprimindo o fardo mais na parte externa do que no ncleo. Ao completar o enchimento da cmara est formado um fardo com uma camada externa particularmente prensada e muito resistente s variaes climticas. Feita a amarrao a tampa traseira abre hidraulicamente e o fardo empurrado para fora. Os parmetros tcnicos fornecidos pelo fabricante so os seguintes: Potncia para acionamento da enfardadeira: 51 kW; largura do recolhedor: 1600 mm; tamanho do fardo: 1200 x 1200 mm; produtividade aproximada: 30 fardos/h. As enfardadoras retangulares, como a

15

fornecida pela Empresa CLASS, produz um fardo de densidade entre 150-200 kg/m 3. Normalmente as enfadadoras retangulares produzem um fardo de densidade ligeiramente superior ao das enfadadoras cilndricas. Os custos destas operaes podem ser determinantes para viabilizar a recuperao e o uso econmico da palha de cana. Os custos reportados por Molina et al. (1995) variam de US$ 7 a US$ 25,00/t, dependendo das condies locais tais como topografia, infra-estrutura e tecnologia disponvel. Estima-se que para viabilizar o uso energtico da palha, esta deva chegar no local de consumo com um custo final comparvel ao do bagao de cana. Caractersticas Energticas da Palha de Cana Do ponto de vista energtico as caractersticas mais importantes de um combustvel so sua composio, poder calorfico e outras propriedades decorrentes da combusto. Em anlise elaborada no Laboratrio de Combustveis Alternativos da UNICAMP obteve-se a anlise apresentada na Tabela 2 para eucalipto, bagao e palha de cana-de-acar. Tabela 2 - Composio e Poder Calorfico do Eucalipto, Palha e Bagao de Cana-deAcar Amostra Umidade Volteis Carbono Cinzas C (%) H (%) P.C.S. Eucalipto Palha de Cana Bagao de Cana (%) 11,9 10,5 9,9 (%) 80,2 74,7 75,4 Fixo (%) 19,8 15,0 13,7 (%) 0,0 10,3 10,8 49,6 43,2 43,6 6,0 5,6 6,2 (kJ/kg) 18.494 15.203 17.876

16

Aproveitamento Direto via Combusto A lenha tem sido a biomassa historicamente utilizada para fins energticos via combusto direta. A disponibilidade desse produto incentivou o homem a consum-la como combustvel como coco, fabricao de tijolos, processamento de alimentos e outros. Com o aparecimento dos combustveis fsseis (carvo mineral, petrleo e derivados e gs natural) houve uma forte tendncia a restringir o uso de biomassa para fins energticos, notadamente entre os pases desenvolvidos. Mesmo no Brasil, o uso da lenha tem experimentado uma reduo relativa aos outros insumos energticos (MME, 1996). No entanto, ao redor dos grandes centros no Brasil, ainda se usa muita lenha na fabricao de tijolos e telhas e em algumas indstrias de alimentos, entre outras. Nestas regies a lenha-combustvel est ficando escassa e seu preo tem aumentado dado os custos de transporte de outras regies supridoras. Existe portanto, um potencial para os subprodutos da cana serem usados em substituio lenha para fins energticos. Nesse sentido pode-se dizer que no somente ainda no existe uma cultura de uso generalizado de bagao como tambm pode-se dizer que o mercado simplesmente desconhece por completo o potencial representado pela palha de cana-de-acar para fins energticos. O uso do bagao de cana fora do setor sucro-alcooleiro se d de forma mais importante junto indstria de suco de laranja, onde existem caldeiras a bagao, e em alguns outros casos isolados em indstrias de leos vegetais, por exemplo. Neste caso o bagao de cana vendido a preos entre R$ 6 a 14/ton de bagao a estas indstrias que utilizam essencialmente a mesma tecnologia empregada no setor sucro-alcooleiro para a combusto do bagao. Fora destes casos no foi encontrado nenhuma referncia de uso comercial de bagao de cana. A exceo encontrada foi a Destilaria Rosa no municpio de Boituva, SP que h cerca de 10 anos, necessitando de tijolos para reformar a destilaria resolveu construir uma pequena olaria anexa. Esta olaria que queima bagao opera at hoje e produz tijolo comum. O bagao que um custo de transporte muito reduzido pois a destilaria encontra-se a apenas alguns metros da olaria alimento manualmente numa rosca-sem-fim ao forno. Uma tese de mestrado desenvolvida por Aradas (1995) realizou testes nos fornos e nos tijolos a fim de determinar sua eficincia e as caractersticas do produto final, respectivamente.

17

H no mercado alguns fabricantes de equipamentos para a queima direta de resduos vegetais: ANDRADE & ANDRADE Ltda. de Leme, SP, fabricante do queimador de biomassa Fire 100 (Figura 5); MQUINAS WALTER SIEGEL Ltda. de Agrolndia, SC, fabricante do equipamento Biochamm,); IRMOS LIPPEL Ltda., de Agrolndia, SC. Estes equipamentos so de concepo simples e de baixo custo, cerca de R$ 1600,00. Segundo informaes coletadas, apenas um dos fabricantes possui cerca de 2.000 queimadores instalados no pas, principalmente para a queima de cermica vermelha. Cada operador pode controlar e carregar cerca de 18 equipamentos e o produto final de melhor qualidade pois a queima mais uniforme. Esses equipamentos operam com as biomassas encontradas na regio, como por exemplo serragem de madeira, casca de arroz, maravalha, borra de caf.

Figura 5 - Queimador de Biomassa da ANDRADE & ANDRADE Ltda. A Produo de Pellets e Briquetes de Palha No existe hoje tecnologia e experimentos encontrados na literatura sobre peletizao e briquetagem de palha de cana-de-acar. Existem vrios experimentos e tecnologia desenvolvida para a peletizao de bagao de cana-de-acar (Bezzon, 1994 e Cortez e Silva, 1997). No entanto, apesar da palha e do bagao serem fibras da cana, suas caractersticas fsicas e qumicas so diferentes. O bagao de cana tem tamanho de partculas bem pequeno dado que foi modo no processo de extrao do caldo de cana. Isso confere ao bagao uma granulometria fina se comparado palha in natura. A fim de dar palha o mesmo tratamento

18

conferido ao bagao deve-se reduzir o tamanho das folhas o que consiste em picar a palha. A briquetagem uma operao de compactao a presses elevadas para obteno de tarugos de alta densidade. No Brasil existem empresas como a BIOMAX Indstria de Mquinas Ltda. que produz briquetadoras comerciais. Estes equipamentos operam com vrios resduos vegetais como serragem de madeira, casca de arroz e outros. No foram, no entanto, encontrados na literatura resultados experimentais de briquetagem de bagao. Alguns testes realizados sem rigor cientfico por uma unidade produtora de briquetes constatou dificuldades em alimentar o bagao e dar coeso ao tarugo, o que inviabilizou sua produo. O teor de umidade do bagao, 50% b.u., um fator negativo para a briquetagem. Bezzon (1994) conduziu experimentos aquecendo o bagao at cerca de 200 a 300oC antes de briquetar em tarugos pequenos (dimetro de 1 cm e comprimento de 2 cm). As presses aplicadas foram entre 20 e 25 MPa e foram obtidos briquetes com uma densidade entre 1.000 e 1240 kg/m3. Os resultados obtidos foram animadores mas no foram conduzidos testes com briquetes de maior tamanho(o tamanho comercial geralmente de 4 a 10 cm de dimetro e 10 a 40 cm de comprimento). sabido que para facilitar a briquetagem necessrio um produto ligante. O aquecimento do bagao pode substituir esse aditivo dado que a cerca de 200-300oC a lignina pode adquirir propriedades de ligante da fibra. Gaseificao em Pequena Escala e Produo de Carvo da Palha A gaseificao da biomassa definida como a sua converso em um gs energtico atravs da oxidao parcial a temperaturas elevadas. Esta converso pode ser realizada em vrios tipos de gaseificadores, dependendo do tipo e das caractersticas da biomassa. Dado o carter polidisperso da palha quando triturada, recomenda-se seu uso em gaseificadores de leito fluidizado, tais como o descrito mais abaixo e testado para bagao de cana. O gs produzido pode ter mltiplas aplicaes prticas e em pequena escala, de 100 kW at 1 MW, viabiliza-se seu uso para o acionamento de motores para gerao de potncia em localidades remotas mas tambm para a gerao direta de calor, por exemplo.

19

A FEAGRI-UNICAMP desenvolveu o projeto de um prottipo de reator de leito fluidizado de 280 kW de potncia trmica visando a gaseificao dos subprodutos da agroindstria sucroalcooleira, o bagao e a palha de cana-de-acar. Para tanto foi necessrio desenvolver uma metodologia aproximada de dimensionamento do reator, que embora no considere uma teoria rigorosa constitui uma ferramenta til. O projeto considerou tambm o dimensionamento do sistema de distribuio do agente de gaseificao (ar), do sistema de alimentao e do ciclone da instalao de gaseificao. A construo e montagem da instalao e da estrutura de suporte foi realizada pela TERMOQUIP Energia Alternativa Ltda., de Campinas, SP. Os primeiros testes a frio e em condies de gaseificao permitiram comprovar as dificuldades e limitaes impostas pelo sistema de alimentao (do tipo de rosca-sem-fim), devido s quais foi praticamente impossvel desenvolver os experimentos quando trabalhando com bagao (in natura) e palha de cana. Como resultados dos testes realizados utilizando pellets de bagao de cana, verificou-se um aceitvel desempenho do reator para a faixa de fator de ar empregada de 0,17 at 0,22. O poder calorfico inferior mdio do gs obtido foi de 4 MJ/Nm 3, valor considerado bom na gaseificao com ar. Os maiores valores da eficincia a frio e a quente do gaseificador (29,23% e 33,42%, respectivamente) foram obtidos para um valor de 0,22 do fator de ar, no sendo verificado neste ponto seu valor mximo por limitaes na operao do reator para maiores valores do fator de ar. Elevados valores das perdas ao meio ambiente so, provavelmente, a principal causa das baixas eficincias. Nestas perdas so consideradas as perdas de energia pelo carbono nogaseificado que permaneceu no leito e as perdas com o alcatro e os particulados slidos no gs de sada do ciclone, as quais no foram avaliadas por falta de medidas experimentais. Como foi, de certa forma, dito anteriormente para viabilizar economicamente o uso energtico da palha tm-se que buscar um adensamento energtico de forma econmica e/ou transformar a palha em um outro produto mais valorizado comercialmente. nesse sentido que prope-se tambm a pirlise ou simplesmente o carvoejamento da palha de cana. A produo de carvo tem sido feita de modo artesanal no pas utilizando fornos de alvenaria ou barro sem a recuperao dos volteis. Esses fornos transformam madeira oriunda de florestas e so operados em regime de batelada. Esse mtodo, apesar da rusticidade, responsvel pelo

20

suprimento de carvo vegetal indstria siderrgica nacional. Hoje, no entanto, no existe desenvolvida uma tecnologia de produo contnua de carvo e que possa ser imediatamente utilizada para a converso da palha e do bagao excedente. Tecnologias Avanadas que Podem Aumentar a Autoproduo de Energia Eltrica a partir da Biomassa O potencial de utilizao, no pas, de cogerao de energia eltrica e vapor de processo em segmentos industriais energo-intensivos fortemente dependentes da biomassa como matria-prima e insumo energtico, como os setores de papel e celulose e sucro-alcooleiro, muito maior do que a capacidade hoje instalada. As maiores expectativas de aumento da gerao de energia eltrica em plantas termoeltricas ou de cogerao com base em combustveis oriundos da biomassa repousam na gaseificao destes combustveis e queima do gs pobre3 resultante nos combustores de turbinas a gs integrantes dos eficientes4 ciclos combinados: vapor - gs. Estes sistemas integrados gaseificador - turbina a gs so conhecidos pela sigla BIG/GT. Eles podem dobrar a relao potncia eltrica / potncia trmica, em relao aos sistemas hoje empregados (Malinen & Helynen, 1994). Espera-se que esta rota tecnolgica esteja disponvel comercialmente no incio do prximo sculo. Inmeros projetos de demonstrao visando este tipo de converso de combustveis provenientes da biomassa - principalmente lenha, seus resduos florestais e industriais, palha e bagao de cana - em eletricidade esto em curso (Stlh & Lundqvist, 1994; Marrison & Larson, 1995; Rensfeld, 1991; Williams & Larson, 1993; Bridgwater, 1995; Consonni & Larson, 1994a; Consonni & Larson, 1994b). A gaseificao de combustveis oriundos da biomassa em equipamentos de pequeno ou mdio porte praticada h muito tempo e as tecnologias disponveis so consideradas maduras. Esta gaseificao em larga escala esbarra, no entanto, nos requisitos, bastante rgidos, de limpeza dos gases, j que tanto os motores de combusto interna, como, principalmente, as turbinas a gs requerem, para uma queima eficiente e uma longa vida dos equipamentos, gases com baixssimos teores
3 4

Gs de baixo poder calorfico. Atinge-se temperaturas superiores a 1200C na entrada das turbinas a gs, enquanto no se atinge a metade deste valor na entrada das turbinas a vapor. Alm disso, novos materiais e novas tcnicas de resfriamento das ps tem permitido se aumentar, a cada ano, cerca de 20C esta temperatura nas turbinas a gs, com conseqentes aumentos de eficincia. Esta tendncia deve continuar no futuro (Williams & Larson, 1993). Por outro lado, a tecnologia das turbinas a vapor j est madura e seu desenvolvimento estagnado h dcadas.

21

de impurezas5. Esta limpeza, que pode ser feita a quente, atravs de filtros de cermica ou de metal sinterizado, ou a frio, atravs da lavagem dos gases, ainda no est demonstrada em equipamentos de grande porte, no grau de pureza necessrio. A eficincia da operao de turbinas a gs com gases pobres tambm ainda carece de determinao mais precisa, com base em registros histricos mais longos. Finalmente, talvez prtica. A operao de gaseificao pode ser decomposta em trs etapas: a preparao do combustvel, a sua gaseificao e a limpeza dos gases. A gaseificao propriamente dita, no gaseificador, precedida pela secagem e pela pirlise do combustvel slido. O calor necessrio gaseificao pode ser suprido diretamente pelo insumo oriundo da biomassa, atravs de sua oxidao parcial, ou, ento, indiretamente, atravs de um mecanismo de transferncia de calor. No primeiro caso, a alta reatividade qumica dos produtos da biomassa permite a utilizao de ar como agente oxidante, ao invs do caro oxignio. A principal vantagem do segundo caso a possibilidade de se diminuir substancialmente a concentrao de nitrognio no gs pobre resultante, devido no utilizao do ar como elemento oxidante no gaseificador; como resultado, pode-se obter gases com poder calorfico da ordem de 10 MJ/Nm3, contra 5 a 6 MJ/Nm3 dos gases oriundos de gaseificadores com aquecimento direto6 (Consonni & Larson, 1994a). Os gaseificadores podem ser de leito fixo ou de leito fluidizado. Os primeiros podem ser de fluxo ascendente, descendente, ou misto. Os gaseificadores de leito fluidizado podem ser do tipo borbulhante, recirculante ou de duas cmaras7, podendo operar sob presses prximas atmosfrica ou, ento, sob elevadas presses, prximas s da entrada na turbina a gs. Na limpeza dos gases, os alcatres podem ser craqueados termicamente e/ou cataliticamente, neste ltimo caso, por exemplo, com o emprego de dolomita. Os materiais particulados8, os metais alcalinos9, a amnia e, a maior incerteza esteja na operao otimizada do acoplamento gaseificador/unidade geradora, para a qual se dispe de muito pouca experincia

Os nveis de contaminantes do gs combustvel que podem ser tolerados pelas turbinas a gs no so bem estabelecidos, j que se tem pouca experincia operacional. Nesta circunstncia, as especificaes estabelecidas pelos fabricantes de turbinas tendem a ser conservadoras. 6 Compare-se, no entanto, estes valores com o poder calorfico do gs natural ou dos leos leves - 35 - 40 MJ/Nm3 - , usualmente consumidos nas turbinas a gs. 7 Na segunda cmara ocorre o craqueamento dos alcatres. 8 Os materiais particulados causam eroso nas ps da turbina a gs. 9 Os metais alcalinos, por seu turno, corroem estas ps.

22

em menor escala, o enxofre tambm so poluentes cuja concentrao precisa ser diminuda nesta limpeza. Os gaseificadores de leito fixo e fluxo descendente so eficientes e produzem um gs com teor relativamente baixo de alcatro, mas no so economicamente viveis para aplicao em larga escala10 e so muito exigentes em termos de homogeneidade e qualidade do combustvel que os alimenta. Gaseificadores de leito fixo e fluxo ascendente tem sido empregados em conexo com caldeiras nos E.U.A., Finlndia e Sucia, mas os gases produzidos tem apresentado uma qualidade muito varivel e um elevado teor de alcatro (Rensfeld, 1991). s temperaturas relativamente baixas - 500 a 600C - encontradas na sada dos gaseificadores de leito fixo, a maioria dos metais alcalinos se condensa nos materiais particulados e pode, por conseguinte, ser removida junto com estes ltimos, atravs, por exemplo, de ciclones. Nesta faixa de temperaturas os alcatres se encontram na fase de vapor e, desde que haja um acoplamento prximo com a turbina a gs ou com o motor de combusto interna, estes alcatres podem ser queimados no combustor destes equipamentos, sem problemas de condensao. Na realidade, os alcatres aumentam o poder calorfico do gs oriundo da biomassa (Williams & Larson, 1993). Pode-se atingir capacidades muito mais elevadas com os gaseificadores de leito fluidizado do que com os de leito fixo. Os primeiros podem, ainda, processar uma ampla variedade de combustveis com um mnimo de pr-tratamento. Por outro lado, o seu controle da qualidade do gs bem mais complexo, j que nas temperaturas mais altas de sada do gs do gaseificador - 800 a 900C - os metais alcalinos encontram-se na fase gasosa e a formao de material particulado muito mais intensa. Os gaseificadores de leito fluidizado recirculante permitem uma melhor converso de carbono e uma produtividade mais elevada do que os gaseificadores de leito fluidizado borbulhante (Williams & Larson, 1993; Bridgwater, 1995). A operao com presses elevadas permite se obter gaseificadores mais compactos e que permitem elevados rendimentos de converso em energia eltrica em plantas de ciclo combinado11. O seu sistema de alimentao de combustvel slido, no entanto, complexo e caro e a limpeza dos gases tem que ser a quente. Prev-se que este tipo de gaseificador venha a apresentar vantagens econmicas, em comparao
10 11

Acima de 500 kWe (Bridgwater, 1995). As perdas termodinmicas associadas compresso do agente fluidizante, nos sistemas pressurizados, so menores do que as perdas associadas compresso do gs combustvel, nos sistemas que operam presso atmosfrica.

23

com os gaseificadores que operam sob presses prximas atmosfrica, para escalas de produo elevadas. Hoje, seus custos unitrios, em unidades em construo ou projeto, ainda so bem superiores ao dos gaseificadores que operam sob presses prximas atmosfrica (Bridgwater, 1995). Os motores das unidades geradoras podem ser motores Diesel turboalimentados ou turbinas a gs associadas a ciclos termodinmicos combinados ou esquemas de injeo de vapor, ambos em plantas termoeltricas ou de cogerao 12. Os motores Diesel so mais competitivos em plantas de menor porte, enquanto que as turbinas a gs j requerem plantas de porte mais elevado para se tornarem factveis economicamente. As turbinas podem ser industriais ou aeroderivativas; as primeiras so mais robustas e so projetadas para uma vida mais longa, enquanto as aeroderivativas so mais compactas e eficientes, devido ao fato de se beneficiarem continuamente dos elevados investimentos em P & D da indstria aeronutica, sobretudo seu componente militar. H, ainda, a possibilidade de se consumir a biomassa gaseificada em unidades modulares de qualquer porte compostas por clulas de combustvel, obtendo-se, como produto, diretamente energia eltrica; os requerimentos de pureza dos gases, no entanto, so to severos quanto para a queima em motores de combusto interna ou turbinas a gs e o custo desta alternativa ainda proibitivamente elevado. As turbinas industriais da BROWN BOVERI e da MITSUBISHI tem operado com sucesso, h muito tempo, com gases de baixo poder calorfico, como os provenientes de alto-fornos, em plantas siderrgicas. Testes feitos pela GE em alguns de seus modelos de turbinas aeroderivativas nas dcadas de 80 e 90 tem indicado que, apesar de seus combustores serem bem mais compactos que os das turbinas industriais, possvel se manter uma combusto estvel e razoavelmente eficiente com gases pobres. Em alguns casos, pequenas modificaes nos bocais e, mesmo no combustor, podem ser necessrias. claro que, no longo prazo, turbinas aeroderivativas especialmente projetadas para gases pobres tero que ser desenvolvidas (Consonni & Larson, 1994a). Uma maneira de se conseguir aumentar substancialmente a gerao de energia eltrica a elevadas eficincias quando se opera com turbinas a gs e caldeiras de recuperao atravs da injeo de vapor nestas turbinas. O ciclo correpondente conhecido como steam-injected gas turbine - STIG. Pode-se aumentar a eficincia de
12

Cogerao industrial ou comercial, ou, ento, aquecimento distrital.

24

qualquer turbina a gs e, em particular, a das turbinas operando segundo o ciclo STIG atravs do inter-resfriamento do ar no compressor da turbina. Neste ltimo caso, o ciclo passa a ser denominado intercooled steam-injected gas turbine - ISTIG. Estes ciclos avanados ainda no esto disponveis para a combusto de gases pobres, porm dado o seu sucesso recente consumindo gs natural (Williams & Larson, 1993) apresentam perspectivas promissoras para o futuro a mdio prazo. Mais a longo prazo, pode-se mencionar a possibilidade de se substituir o ar como fluido refrigerante das ps das turbinas a gs por vapor, com inmeras vantagens. Uma delas que o vapor possui um calor especfico superior ao do ar, sendo, por conseguinte mais eficiente como refrigerante. Pode-se, tambm, trabalhar com presses mais elevadas com o vapor, atingindo-se, com isto, velocidades mais elevadas e uma maior taxa de remoo de calor. O trabalho de compresso, no caso do vapor, muito menor. Apesar de todas estas vantagens, no se progrediu muito com esta substituio porque ela no de interesse da indstria aeronutica, j que no prtico se carregar grandes quantidades de gua a bordo de aeronaves. O uso de um combustor de reaquecimento antes do ltimo estgio de expanso das turbinas a gs tambm pode propiciar ganhos potncia e de eficincia no futuro; as relaes ar/combustvel das modernas turbinas a gs propiciam oxignio suficiente na exausto de seu combustor para alimentar uma combusto de reaquecimento (Williams & Larson, 1993). A BIOFLOW est projetando uma verso ampliada de seu gaseificador pressurizado para um sistema BIG/GT, de 27 MWe, previsto para operar no sistema da CHESF, no Estado da Bahia, alimentado por lenha proveniente de florestas plantadas. Um projeto alternativo de gaseificador, operando a presses prximas atmosfrica e com um reator cataltico separado para a reforma do alcatro dos gases, est sendo desenvolvido pela TPS, um fabricante sueco de gaseificadores, para esta planta da CHESF. A estimativa inicial de custo unitrio desta planta foi de US$ 2750/kWe, em 1992. Espera-se que um projeto cuidadoso e P&D abaixem este custo para cerca de US$ 1500 - 1600/kWe para a dcima planta, devido ao efeito de aprendizado (Bridgwater, 1995). Nas plantas de papel e celulose, um aproveitamento competitivo, a mdio prazo, da biomassa para gerar energia eltrica e vapor em unidades de cogerao pode ser atingido atravs da gaseificao de cavacos residuais da lenha, da casca das toras, dos resduos florestais e da lixvia. A gaseificao aumenta substancialmente a

25

produo especfica de energia eltrica nestas plantas. guisa de exemplo, pode-se analisar o caso de uma planta hipottica que processa 1000 t de celulose por dia, consome 16,3 GJ de vapor / t de celulose e produz cerca de 700 kWh/t de eletricidade em unidades de cogerao empregando a tecnologia corrente e consumindo s os resduos industriais. O abandono de turbinas de contrapresso a favor de turbinas de condensao - ciclo CEST - e o processamento tambm de resduos agrcolas poderia aumentar a produo especfica de eletricidade para 1200 kWh/t. O emprego dos ciclos BIG/STIG e BIG/ISTIG aumentaria ainda mais esta produo especfica, para 2500 kWh/t e 3000 kWh/t, respectivamente. Neste exemplo, Williams e Larson (1993) consideraram a produtividade florestal mdia encontrada no sudeste americano para estimar a disponibilidade de resduos agrcolas e assumiram que o consumo especfico de vapor poderia ser reduzido para 9,6 GJ/t nos ciclos CEST e BIG/STIG e para 8,2 GJ/t nos ciclo BIG/ISTIG. Suas estimativas de custo dos sistemas BIG/STIG e BIG/ISTIG parecem excessivamente otimistas. Para o longo prazo, melhorias na produtividade florestal podem viabilizar economicamente o plantio de rvores para seu posterior consumo nestes novos sistemas de cogerao, e no somente dos resduos de sua utilizao como matria prima para a produo de celulose. Custos unitrios, de instalao e de gerao, bem mais realistas e detalhados, por capacidade e por custo da biomassa, so apresentados por Bridgwater (1995) para diversos sistemas de converso de biomassa, com destaque para sistemas envolvendo sua gaseificao. Bridgwater efetua, tambm, comparaes tcnicas bastante detalhadas entre os vrios tipos de gaseificadores, mtodos de limpeza dos gases e sistemas de gerao, destacando suas vantagens comparativas e comentando o estadoda-arte destes equipamentos. Ele tambm aponta perspectivas alvissareiras para a pirlise flash da biomassa, gerando combustveis lquidos, que poderiam ser consumidos em motores de combusto interna ou turbinas a gs. Neste ltimo caso, poder-se-ia desacoplar, fisicamente, a planta de converso da biomassa, da planta de gerao termoeltrica ou cogerao, alm de se poder viabilizar economicamente unidades geradoras de menor porte13, comuns na indstria de papel e celulose. Concluses

13

Inferiores a 10 MWe (MALINEN & HELYNEN, 1994).

26

A questo determinante para o uso energtico de qualquer insumo : preo competitivo, regularidade no suprimento e tecnologia desenvolvida, comercialmente disponvel. As alternativas para o uso da biomassa no interior do Estado de So Paulo, que uma regio com abundncia de biomassa comercialmente disponvel, sero muito afetadas pela introduo do gs natural da Bolvia, principalmente no corredor Trs-Lagoas-Campinas. A postura de marketing agressivo do setor que vai trabalhar com gs natural pode comprometer o uso de biomassas alternativas como a palha de cana, notadamente em cermicas de mdio porte localizadas perto da Rodovia Washington Luiz. Em sntese, a rea de biomassa necessita equacionar alguns problemas para se tornar vivel tcnica e economicamente: . Preo Competitivo: com os atuais preos praticados para o bagao difcil competir com o cavaco de lenha (R$ 9/ton) e outros resduos de menor custo como serragem de madeira, casca de algodo, casca de caf e casca de amendoim; . Oferta Regular: h que se ter garantia de fornecimento a longo do ano todo. Os novos clientes do bagao e da palha de cana no podem deixar de ser atendidos na entresafra da cana que dura quase 6 meses; . Tecnologia Comercialmente Disponvel: a tecnologia de adensamento, transporte, e preparo da palha ainda no se encontra totalmente desenvolvida e testada para ser considerada comercial para o mercado. H ainda a necessidade de algum avano, notadamente para reduzir custos nas operaes citadas. Existem diversos recursos de potencial reconhecido na engenharia de projetos, mas pouco explorados na agricultura, tais como modelagem e simulao com modelos virtuais, tcnicas de otimizao potencial e outros com forte potencial para desenvolver equipamentos que viabilizem processos de alta capacidade e baixo custo para o manuseio da biomassa no campo. H a necessidade de se conscientizar as unidades produtoras de bagao e palha de cana para equacionar estes pontos a fim de fazer destes produtos uma outra fonte de renda para o setor. Este trabalho mostrou algumas das variantes de uso energtico para a palha de cana decorrente da colheita de cana crua que deve se impor a partir da proibio das queimadas. Muito provavelmente no dever haver um s tipo de uso final para a

27

palha. No futuro breve a palha tambm dever herdar as solues de uso do bagao tais como o uso para a produo de rao. Entre as opes no mencionadas pode-se incluir a hidrlise cida da palha e do bagao como uma tecnologia promissora para a produo de etanol. Referncias Bibliogrficas Bezzon, G., Sntese de Novos Combustveis Slidos a Partir de Resduos Agroflorestais e Possveis Contribuies no Cenrio Energtico Brasileiro, Dissertao de Mestrado, Faculdade de Engenharia Mecnica, UNICAMP, Campinas, SP, 115p, 1994. Bridgwater, A. V., The Technical and Economic Feasibility of Biomass Gasification for Power Generation, Fuel, 74(5): 631-53, 1995. Consonni, S. & Larson, E. D., Biomass - Gasifier / Aeroderivative Gas Turbine Combined Cycles. Part A: Technologies and Performance Modeling, In: Cogen Turbo Power` 94, Portland, Oregon, U.S.A., 1994a. Proceedings. ASME. Consonni, S. & Larson, E. D., Biomass - Gasifier / Aeroderivative Gas Turbine Combined Cycles. Part B: Performance Calculations and Economic Assessment, In: Cogen Turbo Power` 94, Portland, Oregon, U.S.A., 1994b. Proceedings. ASME. Cortez, L.A.B. & Silva-Lora, E., (coordenadores), Tecnologias de Converso Energtica da Biomassa, Editora da Universidade do Amazonas, Manaus, AM, Julho de 1977, 527p. Furlani Neto, V.L., Colheita Mecanizada de Cana-de-Acar. STAB, Piracicaba, SP. Vol. 12 No 3: p.8-9., 1994 Gago J.S.N. Corte, Carregamento e Transporte de Cana-de-Acar, Anais do III Seminrio de Tecnologia Agronmica-COPERSUCAR, Piracicaba, SP, 1986

28

Hahn M., Braunbeck O., Ribeiro R. Um Novo Software para o Planejamento de Transporte de Cana. LCOOL & ACAR, Vol. 15 No 79:p.36-41, 1995 Malinen, H. O. & Helynen, S. A., Possibilities for Increasing Power Production with Biofuels in the Finnish Forest Industry - Present and Future Technologies and their Effects on Emissions, In: Biomass for Energy, Environment, Agriculture and Industry, Vienna, Austria, 1994. Proceedings, v. 1. Elsevier Science, New York, USA, p. 779-92. Marrison, I. & Larson, E. D., Cost Versus Scale for Advanced Plantation-based Biomass Energy Systems in the U.S.A. and Brazil, In: Biomass Conference of the Americas: Energy, Environment, Agriculture and Industry, 2. Portland, Oregon, U.S.A., 1995. Proceedings. NREL, Denver, CO, USA, p. 1272-90. MME, Balano Energtico Nacional - ano base 1995, Ministrio das Minas e Energia, Braslia, D.F., 150p., 1996. Molina Jr., W.F.; Ripoli, T.C.; Geraldi, R.N.; do Amaral, J.R., Aspectos Econmicos e Operacionais do Enfardamento de Resduo de Colheita de Cana-deAcar para Aproveitamento Energtico, Revista da STAB, Maio-Junho, 13 (5): 2831, 1995. Olivares-Gomez, E., Projeto, Construo e Avaliao Preliminar de um Reator de Leito Fluidizado para Gaseificao de Bagao de Cana-de-Acar, Dissertao de Mestrado da Faculdade de Engenharia Agrcola, UNICAMP, Campinas, SP, Outubro de 1996, 178p. Poggiani, F., Produo de Biomassa e Balano Nutricional em Plantaes de Eucaliptos e Pinheiros - Implicaes Silviculturais. Piracicaba, ESALQ/DCF, 1986. 20 p. Resensfelt, E., Gasification for Power Productions, In: Grassi, G. (Ed.) European Forum on Electricity Production from Biomass and Solid Wastes gy Advanced

29

Technologies, 2. Florence, Italy, 1991. Proceedings. Commission of the European Communities, Brussels, p. 65-79. SBS, Fatos-Sntese, Sociedade Brasileira de Silvicultura, no. 3, out/1995, 3 p. Sthl, K. & Lundqyist, R., Combined power and heat production based on thermal gasification of wood chips at Vrnamo, Sweden. In: Biomass for Energy, Environment, Agriculture and Industry, Vienna, Austria, 1994. Proceedings, v. 1. Elsevier Science, New York, USA, p. 831-40. Vital, A.R.T., Efeito do Corte Raso no Balano Hdrico e na Ciclagem de Nutrientes em uma Microbacia Reflorestada com Eucalipto. Piracicaba, 1996. 104 p., Dissertao Mestrado-ESALQ/USP. Walter, A.C.S., Viabilidade e Perspectivas da Cogerao e da Gerao Termoeltrica Junto ao Setor Sucroalcooleiro, Tese de Doutorado, Faculdade de Engenharia Mecnica, UNICAMP, Campinas, SP, 259p. Williams, R. H. & Larson, E. D., Advanced Gasification-based Biomass Power Generation, In: Johansson, T. B., Kelly, H., Reddy, A. K. N. & Williams, R. H. (Eds.), Renewable Energy Sources for Fuels and Electricity, Island Press, Washington, DC, 1993, p. 729-85.

Anda mungkin juga menyukai