Anda di halaman 1dari 11

REDES

Leandro Reis Rodrigues N21 1A Informtica 2008

Protocolos

ndice
1 Camadas 7, 6 e 5 Aplicao.............................................................................. 2 Camada 4 - Transporte......................................................................................... 3 Camada 3 Rede.................................................................................................. 4 Camada 2 Enlace............................................................................................... 5 Camada 1 Fsico................................................................................................ 6 Lista das portas.................................................................................................... 7 Bibliografia...........................................................................................................

Camadas 7, 6 e 5 - Aplicao
A camada de aplicao faz a interface entre o protocolo de comunicao e o aplicativo que pediu ou receber a informao atravs da rede. Por exemplo, ao solicitar a recepo de e-mails atravs do aplicativo de e-mail, este entrar em contato com a camada de Aplicao do protocolo de rede efetuando tal solicitao. Tudo nesta camada direcionado aos aplicativos. Telnet e FTP so exemplos de aplicativos de rede que existem inteiramente na camada de aplicao. HTTP (Hypertext Transfer Protocol, que significa Protocolo de Transferncia de Hipertexto) um protocolo de comunicao (na camada de aplicao segundo o Modelo OSI) utilizado para transferir dados por intranets e pela World Wide Web SMTP (Simple Mail Transfer Protocol) o protocolo padro para envio de e-mails atravs da Internet. um protocolo relativamente simples, baseado em texto

FTP (File Transfer Protocol - Protocolo de Transferncia de Arquivos), e uma forma bastante rpida e verstil de transferir arquivos (tambm conhecidos como ficheiros), sendo uma das mais usadas na internet POP (Post Office Protocol) um protocolo utilizado no acesso remoto a uma caixa de correio eletrnico. O POP est definido no RFC 1225 e permite que todas as mensagens contidas numa caixa de correio eletrnico possam ser transferidas sequencialmente para um computador local. A, o utilizador pode ler as mensagens recebidas, apag-las, responder-lhes, armazena-las, etc. DNS (Domain Name System - Sistema de Nomes de Domnios) um sistema de gerenciamento de nomes hierrquico e distribudo operando segundo duas definies: examinar e atualizar seu banco de dados e resolver nomes de servidores em endereos de rede (IPs). IMAP (Internet Message Access Protocol) um protocolo de gerenciamento de correio eletrnico superior em recursos ao POP3 - protocolo que a maioria dos provedores oferece aos seus assinantes.

Ping um comando usado pelo protocolo ICMP para testar a conectividade entre equipamentos, desenvolvido para ser usado em redes com a pilha de protocolo TCP/IP (como a Internet). Ele permite que se realize um teste de conexo (para saber se a outra mquina est funcionando)com a finalidade de se descobrir se um determinado equipamento de rede est funcionando. Seu funcionamento consiste no envio de pacotes atravs do protocolo ICMP para o equipamento de destino e na "escuta" das respostas.

Camada 4 - Transporte
A camada de transporte responsvel por usar os dados enviados pela camada de Sesso e dividi-los em pacotes que sero transmitidos para a camada de Rede. No receptor, a camada de Transporte responsvel por pegar os pacotes recebidos da camada de Rede, remontar o dado original e assim envi-lo camada de Sesso. TCP (acrnimo para o ingls Transmission Control Protocol) um dos protocolos sob os quais assenta o ncleo da Internet nos dias de hoje. A versatilidade e robustez deste protocolo tornou-o adequado para redes globais, j que este verifica se os dados so enviados de forma correta, na sequncia apropriada e sem erros, pela rede. UDP (User Datagram Protocol) um protocolo simples da camada de transporte. Ele descrito na RFC 768 e permite que a aplicao escreva um datagrama encapsulado num pacote IPv4 ou IPv6, e ento enviado ao destino. Mas no h qualquer tipo de garantia que o pacote ir chegar ou no. SCTP um protocolo de transporte definido em 2000 pelo IETF Signaling Transport (SIGTRAN). O protocolo definido pela RFC 2960, um texto introdutrio fornecido pela RFC 3286. DCCP (Datagram Congestion Control Protocol), ou Protocolo de Controle de Congestionamento de Datagramas, um protocolo de redes de computadores da camada de transporte que se encontra em desenvolvimento pelo IETF.

Camada 3 - Rede
A camada de Rede responsvel pelo endereamento dos pacotes, convertendo endereos lgicos (ou IP) em endereos fsicos, de forma que os pacotes consigam chegar corretamente ao destino. Essa camada tambm determina a rota que os pacotes iro seguir para atingir o destino, baseada em factores como condies de trfego da rede e prioridades.Essa camada usada quando a rede possui mais de um segmento e, com isso, h mais de um caminho para um pacote de dados percorrer da origem ao destino. IP um acrnimo para a expresso inglesa "Internet Protocol" (ou Protocolo de Internet), que um protocolo usado entre duas ou mais mquinas em rede para encaminhamento dos dados ARP (Address Resolution Protocol) um protocolo usado para encontrar um endereo Ethernet (MAC) a partir do endereo IP. O emissor difunde em broadcast um pacote ARP contendo o endereo IP de outro host e espera uma resposta com um endereo MAC respectivo. RARP (Reverse Address Resolution Protocol) ou Protocolo de Resoluo Reversa de Endereos associa um endereo MAC conhecido a um endereo IP. Permite que os dispositivos de rede encapsulem os dados antes de envi-los rede. ICMP, sigla para o ingls Internet Control Message Protocol, um protocolo integrante do Protocolo IP, definido pelo RFC 792, e utilizado para fornecer relatrios de erros fonte original. IPSec (Protocolo de Segurana IP ou IP Security Protocol), uma extenso do protocolo IP que visa a ser o mtodo padro para o fornecimento de privacidade do usurio, integridade dos dados e autenticidade das informaes.

Camada 2 - Enlace
A camada de enlace no realmente parte do modelo TCP/IP, mas o mtodo usado para passar pacotes da camada de rede de um dispositivo para a camada de internet de outro. Esse processo pode ser controlado tanto em software (device driver) para a placa de rede quanto em firmware ou chipsets especializados. Esses iro executar as funes da camada de enlace de dados como adicionar um header de pacote para prepar-lo para transmisso, ento de fato transmitir o quadro atravs da camada fsica. Do outro lado, a camada de enlace ir receber quadros de dados, retirar os headers adicionados e encaminhar os pacotes recebidos para a camada de internet. Essa camada a primeira normatizada do modelo, responsavel pelo endereamento, roteamento e controle de envio e recepo.Ela no orientada conexo, se comunica pelos datagramas (pacotes de dados). IEEE 802.1Q foi desenvolvido para resolver problemas como de endereos com altas taxas de dados sejam transformadas em pequenas partes assim tanto para o trafego de Broadcast quanto o de Multicast usem somente o necessrio da largura de banda. Esse padro tambm auxilia na segurana entre todos os segmentos da rede. HDLC ( high-level data link control ), protocolo de comunicao utilizado no nvel dois, FDDI (Fiber Distributed Data Interface) foi estabelecido pelo ANSI (American National Standards Institute) em 1987. Este abrange o nvel fsico e de ligao de dados (as primeiras duas camadas do modelo OSI). PPP ( protocolo ponto-a-ponto ou point-to-point protocol, em ingls), foi desenvolvido e padronizado atravs da RFC 1661(1993) com o objetivo de transportar todo o trfego entre 2 dispositivos de rede atravs de uma conexo fsica nica. Token ring um protocolo de redes que opera na camada fsica (ligao de dados) e de enlace do modelo OSI dependendo de sua aplicao. Usa um smbolo (em ingls, token), que consiste numa trama de trs bytes, que circula numa topologia em anel em que as estaes devem aguardar a sua recepo para transmitir.

Camada 1 Fsico
Camada fsica refere-se, em informtica, considerao dos componentes de hardware envolvidos em um determinado processo. Em termos de redes, a camada fsica diz respeito aos meios conexo atravs dos quais iro trafegar os dados, tais como interfaces seriais, LPTs, hubs ou cabos coaxiais. a camada de nvel um (fsico) dos sete nveis de camadas do modelo OSI das redes de computadores. RDIS (acrnimo para Rede Digital Integrada de Servios ou Rede Digital com Integrao de Servios) ou RDSI (Rede Digital de Servios Integrados), tradues alternativas do ingls ISDN (Integrated Service Digital Network) (conhecida popularmente como Linha Dedicada), uma tecnologia que usa o sistema telefnico comum. O ISDN j existe h algum tempo, sendo consolidado nos anos de 1984 e 1986, sendo umas das pioneiras na tecnologia xDSL. RS-232 (tambm conhecido por EIA RS-232C ou V.24) um padro para troca serial de dados binrios entre um DTE (terminal de dados, de Data Terminal equipment) e um DCE (comunicador de dados, de Data Communication equipment). comumente usado nas portas seriais dos PCs. EIA-422 (anteriormente RS-422) um protocolo de comunicao de dados serial que descreve comunicaes 4-wire, full-duplex, linha diferencial e multi-drop. Fornece transmisso de dados balanceada com linhas de transmisso unidirecionais/no reversveis, terminadas ou no terminadas. Ao contrrio de RS485 (que multi-point em vez de multi-drop), EIA-422 no permite mtiplos drivers somente mltpilos receivers. RS-449 so as especificaes para a ligao de equipamento de dados tipo DCE e de terminais do tipo DTE, para taxas de transmisso elevadas. So usadas fichas de 37 pinos tipo D. O RS-449 foi originalmente projetado para substituir o RS-232C, mas o RS232 e o RS-449 tm especificaes eltricas e mecnicas completamente incompatveis.

Lista das Portas

Porta 80/TCP 366/TCP,UDP 20/TCP 109/TCP 53/TCP,UDP 220/TCP,UDP 1/TCP,UDP De 1 a1024 695/TCP 232 422 449

Protocolo HTTP SMTP FTP POP DNS IMAP TCP UDP IEEE 802.1Q RS EIA RS

Bibliografia http://pt.wikipedia.org/wiki/Modelo_osi http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_portas_de_protocolos

Anda mungkin juga menyukai