Anda di halaman 1dari 3

Universidade Catlica de Pelotas Escola de informtica 058814 Linguagens Formais e Autmatos

TEXTO 3

Autmatos com Sada


Prof. Luiz A M Palazzo Abril de 2008

_______________________________________________ Mquinas de Mealy


Uma mquina de Mealy M um autmato finito determinstico com sadas associadas s transies. representada por uma sxtupla: M = (, Q, , q0, F, ), onde: Q q0 F um alfabeto de smbolos de entrada. um conjunto de estados possveis do autmato, o qual finito. a funo programa ou de transio : Qx Qx* o estado inicial do autmato, tal que q0 elemento de Q um conjunto de estados finais tal que F est contido em Q. um alfabeto de smbolos de sada. O processamento de uma Mquina de Mealy para uma dada entrada w consiste na sucessiva aplicao da funo programa para cada smbolo de w (da esquerda para a direita), at ocorrer uma condio de parada. A palavra vazia como sada da funo programa indica que nenhuma gravao realizada e portanto a cabea da fita de sada no se move.. Se todas as transies geram sada vazia, ento a Mquina de Mealy se comporta como se fosse um autmato finito.

Exemplo: Mquina de Mealy


Representao de um dilogo entre o computador e seu usurio tratando algumas situaes tpicas que cria e atualiza arquivos. Adotou-se a seguinte simbologia: < ... > " ... " [ ... ] ( ... ) Entrada fornecida pelo usurio ( em um teclado por exemplo ). Sada gerada pelo programa ( em um vdeo, por exemplo ). Ao interna ao programa, sem comunicao com o usurio. Resultado de uma ao interna ao programa - usado como entrada no grafo.

A mquina de Mealy M = (, {q0, q1, ..., q8, qf}, , q0, {qf}, ) ilustrada na figura a seguir, onde = e representam o conjunto de smbolos (palavras do portugus) vlidos no dilogo.

Mquina de Moore
Uma Mquina de Moore M um autmato finito determinstico com sadas associadas aos estados. representado por uma hptupla: M = (, Q, , q0, F, , S), onde: Q q0 F S um alfabeto de smbolos de entrada. um conjunto de estados possveis do autmato, o qual finito. a funo programa ou de transio : Qx Q o estado inicial do autmato, tal que q0 elemento de Q um conjunto de estados finais tal que F est contido em Q. um alfabeto de smbolos de sada. a funo de sada S: Q * a qual uma funo total.

O processamento de uma Mquina de Moore para uma dada entrada w consiste na sucessiva aplicao da funo programa para cada smbolo de w (da esquerda para a direita), at ocorrer uma condio de parada. A palavra vazia como sada da funo programa indica que nenhuma gravao realizada e portanto a cabea da fita de sada no se move.. Se todos os estados geram sada vazia, ento a Mquina de Moore se comporta como se fosse um autmato finito. Um exemplo comum da aplicao de Mquinas de Moore so analisadores lxicos de compiladores ou tradutores de linguagens em geral. Basicamente um analisador lxico um autmato finito (em geral determinstico) que identifica os componentes bsicos da linguagem, tais como identificadores, nmeros, separadores, etc.

Mquina de Moore como Analisador Lxico A mquina de Moore encontra aplicao na rea de compiladores, especificamente em analisadores lxicos. Equivalncia das Mquinas de Moore e de Mealy As mquinas de Mealy e de Moore so equivalentes.

Anda mungkin juga menyukai