Anda di halaman 1dari 5

A INCIDNCIA DO CDC NA PRESTAO DOS SERVIOS PBLICOS

Leonardo de Almeida Bitencourt Procurador Federal da AGU

O CDC faz inmeras referncias prestao de servios pblicos, notadamente no seu art. 4., inc. VIII, que estabelece com princpio da Poltica Nacional de Relaes de Consumo a racionalizao e melhoria dos servios pblicos. Vale lembrar que o art. 6., inc. X, alinha como direito bsico do consumidor a eficaz prestao dos servios pblicos em geral. O art. 3., caput, tambm faz referncia expressa prestao de servios pblicos por pessoas jurdicas de direito pblico. Mais adiante o art. 22, j adentrando no campo da tutela Civil das relaes de consumo, no captulo relativo responsabilidade civil do fornecedor, disciplinou a responsabilidade nos servios pblicos estipulando que os rgos pblicos, por si ou suas empresas, concessionrias ou permissionrias, ou sobre quaisquer formas de empreendimentos. E alerta, no seu pargrafo nico, que nos casos de descumprimento, total ou parcial, das obrigaes referidas neste artigo, sero as pessoas jurdicas compelidas a cumpri-las e a reparar os danos causados, na forma prevista neste cdigo Da se conclui que a prestao de servios pblicos se enquadra na definio de servio de consumo para fins de aplicao de aplicao do CDC. Entretanto, cumpre alertar que o CDC no discrimina quais os servios pblicos tutelados para fins de determinar que espcies de servios estariam sujeitas ou no aplicao das normas consumeristas; se que o legislador pretendia afastar da aplicao deste a alguma espcie de servio pblico.

Partindo-se da premissa de que a prestao do servio pblico consubstancia-se em relao de consumo, cabe agora identificar em que medida ocorre a incidncia das normas do CDC. A tarefa da doutrina e da jurisprudncia. As correntes doutrinrias trilham entendimentos diversos sobre o tema, passemos a enunci-las. H autores que no fazem qualquer descriminao a servios pblicos no regidos pelo CDC, admitindo-se, com tal postura, a aplicao do CDC a todas espcies de servios pblicos, indistintamente. Outros fundamentam a incidncia do CDC utilizando-se da classificao de servios pblicos fornecida pelo Direito Administrativo. Sustentam estes que no so tuteladas pelo CDC os servios pblicos prprios - aqueles que atendendo a necessidades coletivas, o Estado assume como seus e os executa diretamente (por meio de seus rgos e agentes) ou indiretamente (por meios de entidades da administrao indireta, concessionrios, permissionrias e autorizatrias)- visto que tais servios so mantidos com produto da arrecadao de tributos em geral, faltando-lhes o requisito essencial da remunerao especfica. Segundo essa mesma corrente, limitar-se-ia a tutela do CDC apenas aos servios pblicos imprprios - aqueles que embora tambm atendendo a necessidades coletivas, no so assumidas nem executadas pelo Estado, seja direta ou indiretamente, mas apenas por ele autorizados, regulamentados e fiscalizados. Os servios pblicos imprprios correspondem s atividades privadas e recebem impropriamente o nome de servios pblicos porque atendem a necessidades do interesse geral. Estes so custeados por meio do pagamento de taxas ou tarifas como, por exemplo, os servios de fornecimento de gua encanada e energia eltrica. Antnio Herman capitaneia posicionamento de que todos servios pblicos so relaes de consumo, inclusive os custeados pelos tributos gerais, pois so atividades fornecidas atravs de remunerao, ainda que indireta.

Em contrapartida alguns autores advertem que imposto no remunerao, prestao pecuniria imposta aos contribuintes, decorrente da relao de poder existente entre o Estado e seus administrados, o que descarecterizaria a relao de consumo. Cludia Lima Moraes, entende que h incidncia do CDC nos servios pblicos taxados em razo da existncia da remunerao direta em decorrncia do efetivo servio prestado. Vale lembrar que as taxas podem ser cobradas com base em dois pressupostos: a) pelo exerccio regular do poder de polcia taxa de polcia; e pela b) utilizao efetiva ou potencial de servios pblicos especficos e divisveis, prestados ao contribuinte ou postos sua disposio taxa de servio. Todavia, tal posicionamento no vem sendo seguido pela doutrina e jurisprudncia. Argumenta-se que nesses casos o Poder Pblico atua com poder de imprio, inexistindo consensualismo, e por no haver consensualismo, no haveria consumo. Este o posicionamento do Superior Tribunal de Justia. Este afasta expressamente a incidncia do CDC aos servios pblicos remunerados atravs de taxas. Tal posicionamento fica claramente evidenciados na ementa do julgamento do Recurso Especial 463331/RO que transcrevemos abaixo: EMENTA: ADMINISTRATIVO E DIREITO CIVIL PAGAMENTO DE SERVIO PBLICO (ENERGIA ELTRICA), PRESTADO POR CONCESSIONRIA. 1. Os servios pblicos prestados pelo prprio Estado e remunerados por taxa devem ser regidos pelo CTN, sendo ntido o carter tributrio da taxa. 2. Diferentemente, os servios pblicos prestados por empresas privadas e remuneradas por tarifas ou preo pblico regem-se pelas normas de Direito Privado e pelo CDC.

No que concerne aos servios tarifados no existe qualquer discusso. Para Bernardo Ribeiro de Moraes na obra Compndio de Direito Tributrio, tarifa pode ser conceituada como prestao pecuniria decorrente da livre manifestao de vontade do consumidor exigida pelo Estado, rgo estatal, empresa associada, concessionria ou permissionria em contraprestao pela aquisio de um bem material ou imaterial. Servio pblico, por exemplo. A tarifa no possui natureza tributria, receita originria e facultativa. Em razo da facultatividade e do consensulismo, doutrina e jurisprudncia vem entendendo pela possibilidade de incidncia nos servios tarifados. So, pois, servios pblicos prestados mediante remunerao decorrente de relao contratual consumerista.

Princpio da Continuidade dos Servios Pblicos e o CDC O referido princpio est inserto no art. 22 do CDC e segundo este o servio pblico deve ser prestado com regularidade na freqncia e no horrio. Discutia a doutrina com relao possibilidade de suspenso dos servios pblicos por falta de pagamento tendo em vista a existncia do princpio da continuidade na prestao dos servios pblicos. A doutrina majoritria entendia que o inadimplemento do consumidor no pagamento pela utilizao do servio pblico essencial poderia resultar interrupo do seu fornecimento. A jurisprudncia do Superior Tribunal de Justia entendia que mesmo no caso do inadimplemento do consumidor pelo pagamento do servio pblico essencial no poderia haver a suspenso do fornecimento do mesmo. Este entendimento jurisprudencial foi modificado no ano de 2003. Bastante esclarecedor do posicionamento do STJ o quanto expresso no Recurso Especial RESP 617588/SP que esclarece:

EMENTA: ADMINISTRATIVO. CORTE DO FORNECIMENTO DE GUA. INADIMPLNCIA DO CONSUMIDOR. LEGALIDADE. 1. A 1 Seo, no julgamento do RESP n 363.943/MG, assentou o entendimento de que lcito concessionria interromper o fornecimento de energia eltrica, se, aps aviso prvio, o consumidor de energia eltrica permanecer inadimplente no pagamento da respectiva conta (Lei 8.987/95, art. 6, 3, II). 2. Ademais, a 2 Turma desta Corte, no julgamento do RESP n 337.965/MG entendeu que o corte no fornecimento de gua, em decorrncia de mora, alm de no malferir o Cdigo do Consumidor, permitido pela Lei n 8.987/95. .............. Diante do exposto, verifica-se que hoje o entendimento majoritrio no STJ de que pode ocorrer a interrupo na prestao do servio pblico, ainda que essencial, em face do inadimplemento do consumidor.

BIBLIOGRAFIA: LIMA MARQUES, Cludia. Contratos no Cdigo de Defesa do Consumidor, 3 Edio. Ed. Revista dos Tribunais. So Paulo, 1999. HERMAN VASCONSELOS, Antnio. Cdigo Brasileiro de Defesa do Consumidor Comentado pelos Autores do Anteprojeto. 6 Edio. Ed. Forense Universitria. Rio de Janeiro, 1999. GRINOVER E KAZUO WATANABE. Cdigo de Cdigo Brasileiro de Defesa do Consumidor Comentado pelos Autores do Anteprojeto. Ed. Forense Universitria. Rio de Janeiro, 1991.

Anda mungkin juga menyukai