Anda di halaman 1dari 66

Ano XVIII boletim 08 - Maio de 2008

Portugus: um nome, muitas lnguas

SUMRIO

PORTUGUS: UM NOME, MUITAS LNGUAS

PROPOSTA PEDAGGICA ............................................................................................... 03 Carlos Alberto Faraco

PGM 1 - LNGUA PORTUGUESA: UM BREVE OLHAR SOBRE SUA HISTRIA ................ 12 Carlos Alberto Faraco

PGM 2 - UMA LNGUA, MUITAS GENTES ........................................................................... 22 Silvio Renato Jorge

PGM 3 - A DIVERSIDADE E A DESIGUALDADE LINGSTICA NO BRASIL ..................... 29 Dante Lucchesi

PGM 4 - VARIAO NO PORTUGUS FALADO E ESCRITO NO BRASIL .......................... 38 Ana Maria Stahl Zilles

PGM 5 - A DIVERSIDADE LINGSTICA DO BRASIL E A ESCOLA .................................. 55 Stella Maris Bortoni-Ricardo

PORTUGUS: UM NOME, MUITAS LNGUAS

2.

PROPOSTA PEDAGGICA

PORTUGUS: UM NOME, MUITAS LNGUAS


Carlos Alberto Faraco1

Quando queremos ampliar nosso conhecimento da lngua portuguesa e da realidade lingstica do nosso pas, precisamos, antes de qualquer coisa, aprender a nos maravilhar com a diversidade que aqui existe. Precisamos aprender a nos reconhecer como um pas multilnge; precisamos abrir nossos ouvidos e olhos, sem restries e sem pr-julgamentos, para todas as variedades do nosso portugus; precisamos deixar que as inmeras maneiras de falar a lngua ressoem tranqilamente em ns e encantem o nosso corao.

Isso, obviamente, no fcil porque a nossa cultura, tradicionalmente, tem sido intolerante com muitas das variedades brasileiras do portugus. E transformou em fator de discriminao social o modo como parte da populao fala a lngua.

Por outro lado, nossa cultura tem desmerecido, quando no ignorado, a multiplicidade de lnguas faladas na sociedade brasileira. Somos um pas multilnge aqui so faladas centenas de lnguas indgenas e dezenas de lnguas de imigrao, e h ainda remanescentes de lnguas africanas. Apesar disso, ns temos nos idealizado como um pas monolnge.

Os efeitos negativos dessas representaes culturais no so pequenos. Vrios segmentos da nossa populao so prejudicados em razo do modo como falam a lngua portuguesa; outros so prejudicados porque, embora cidados brasileiros, no tm o portugus como sua lngua materna; por fim, a educao que temos dado a nossos estudantes no lhes oferece as condies para transitar com segurana por entre as variedades do portugus que existem em nosso pas, em especial no domnio da lngua escrita.

Parece claro, ento, que precisamos trilhar outros caminhos. Para isso, ser indispensvel conhecer melhor nossa histria lingstica e reconhecer que somos um pas multilnge. Ser

PORTUGUS: UM NOME, MUITAS LNGUAS

3.

tambm importante entender por que e como o portugus se tornou a lngua hegemnica do pas, avaliando os custos desse processo e as conseqncias disso tudo para a educao.

Ao mesmo tempo, ser indispensvel nos abrirmos positivamente para as muitas variedades brasileiras do portugus, compreendendo como a lngua existe socialmente e porque ela to diversificada.

Teremos, desse modo, dado passos importantes para nos livrar de atitudes intolerantes e discriminatrias. Mais ainda: tendo essa compreenso, vamos poder garantir que a escola passe a valorizar nosso patrimnio lingstico. Ao mesmo tempo, vamos poder assegurar que ela seja, de fato, um centro de promoo do nosso portugus, da sua diversidade, da sua riqueza, e oferea aos estudantes uma educao lingstica que lhes d trnsito livre e seguro por entre as muitas variedades, faladas e escritas, que constituem a lngua no Brasil. S assim tero eles condies de ampliar suas competncias lingsticas e de se tornar participantes efetivos das nossas prticas socioculturais.

Embora tudo isso seja bastante claro e bvio, todos sabemos das dificuldades que temos tido para mudar as concepes, atitudes e comportamentos nesta rea. Basta lembrar, nesse sentido, que estas questes tm sido h pelo menos trinta anos extensamente debatidas entre ns, em especial no contexto do ensino da lngua. No entanto, persistem as atitudes negativas, os problemas, as incompreenses e as dificuldades da escola para lidar com a diversidade e para encontrar um norte que assegure uma boa educao lingstica aos alunos. Estamos, assim, desafiados a contribuir para a mudana dessa situao.

H ainda um outro aspecto que no podemos deixar de considerar quando tratamos da lngua portuguesa. Como resultado do colonialismo portugus, ela hoje uma lngua internacional. Se importante olharmos para dentro, observando e reconhecendo as variedades do portugus que falamos no Brasil, igualmente importante olhar para fora, buscando conhecer como o portugus se materializa nos outros pases em que lngua oficial, como expressa a diversidade cultural desse imenso contingente de mais de 200 milhes de falantes espalhados

PORTUGUS: UM NOME, MUITAS LNGUAS

4.

por quatro continentes e como essas culturas podem se aproximar por compartilharem a lngua.

Para dar uma boa base nossa discusso, fundamental lembrar que no existe nenhuma lngua una e homognea. Qualquer lngua sempre diversificada e heterognea.

Ns damos s lnguas um nome. E este nome sempre singular (o portugus, o francs, o tapirap, o suali). Talvez seja por isso que ns tendemos a imaginar que a lngua uma realidade una, singular, homognea e tenhamos dificuldades para conviver com a diversidade.

A lngua, no entanto, sempre plural, diversificada e heterognea. Por isso que dizemos que ela , de fato, um conjunto de variedades. No existe a lngua de um lado e as variedades de outro a lngua o prprio conjunto das variedades.

Poderamos, ento, dizer que uma lngua , no fundo, muitas lnguas. Ou, em outras palavras, o nome singular (portugus) recobre um balaio de variedades diferentes (o portugus so muitos portugueses).

E isso assim porque a lngua est profundamente enraizada na vida cotidiana, nas experincias histricas e culturais de cada uma das comunidades que a falam. Como a vida, a histria e a cultura de cada uma dessas comunidades so muito diversificadas, assim tambm ser seu modo de falar.

As variedades se diferenciam pelo modo como os enunciados so pronunciados, como as frases so construdas, como os processos morfolgicos (conjugao dos verbos, por exemplo) se realizam e tambm pelas palavras que so mais comumente usadas e pelos sentidos agregados a cada uma delas.

Diante de toda essa grande diversidade, cabe, ento, a pergunta: por que podemos dizer que todas essas comunidades falam a mesma lngua? Sabemos que, muitas vezes, os falantes de

PORTUGUS: UM NOME, MUITAS LNGUAS

5.

diferentes variedades no se entendem de imediato, isto , a compreenso entre eles no direta. Apesar disso, eles se dizem falantes da mesma lngua e, por isso, acabam por encontrar meios para se entender.

Isso possvel porque acreditamos que as variedades embora diferentes na pronncia, no modo de construir as frases, na realizao dos processos morfolgicos, no vocabulrio mais usado e nos sentidos que agregam s palavras partilham, l no fundo, um ncleo gramatical (alguns princpios gerais de organizao como, por exemplo, a ordem das palavras na frase) e um vocabulrio bsico (por exemplo, o nome dos nmeros, de algumas partes do corpo, das aes do cotidiano e assim por diante).

Sabemos ainda pouco sobre o que constitui, de fato, esse ncleo. No entanto, acreditamos que ele existe e julgamos que ele resulta da histria, ou seja, as comunidades vo se desdobrando, se estabelecendo em novos espaos, se diferenciando, se misturando e as variedades da lngua, acompanhando esses processos, vo saindo umas das outras, vo se afastando e se aproximando, vo se interinfluenciando e se mesclando.

Dizemos, ento, que falamos a mesma lngua quando nossas variedades compartilham um ncleo comum. ele que nos permite negociar significaes e construir a mtua compreenso, mesmo quando, num primeiro momento, no conseguimos eventualmente nos compreender.

Para entender isso mais claramente, imaginemos duas situaes. Numa delas, encontram-se um chins, um alemo, um brasileiro e um rabe (cada um sabendo apenas sua prpria lngua). Na outra, uma moradora de uma vila ribeirinha do Rio Amazonas (Brasil), um pescador dos Aores (Portugal), um pedreiro de Maputo (Moambique) e uma feirante de Luanda (Angola).

Num primeiro momento, haver dificuldades de comunicao no interior dos dois grupos. No entanto, os falantes do segundo grupo tm uma vantagem: eles podem mais facilmente superar essas dificuldades e construir uma base de mtua compreenso por serem falantes de

PORTUGUS: UM NOME, MUITAS LNGUAS

6.

variedades que, embora muito diferentes entre si, so constitutivas da mesma lngua, por compartilharem o mesmo fundamento.

A lngua, obviamente, no s diversidade. H fatores que contribuem para que certas variedades tenham ampla circulao social, ultrapassando em muito os limites da vida cotidiana e das experincias locais.

Podemos fazer meno aqui a dois desses fatores. Nas sociedades modernas, os meios de comunicao social (em especial o rdio e a televiso) recobrem um territrio vastssimo (o pas inteiro) e alcanam as mais diferentes comunidades. As variedades da lngua usadas nesses meios acabam por exercer um papel unificador: por serem ouvidas no pas inteiro, elas constituem um fator de aproximao de comunidades distantes e diferenciadas.

preciso ficar claro, porm, que essa unidade possibilitada pela tecnologia atual no dissolve jamais a diversidade. A vida corrente, a histria e a cultura locais continuam existindo e se movendo em suas dinmicas prprias. As comunidades vivem, no mundo da comunicao moderna, no entrecruzamento contnuo dos fatores locais (que favorecem a diversidade) com aqueles de carter mais geral (que possibilitam uma certa unidade, um certo cho comum).

Outro fator que exerce um papel unificador a escrita, em especial a que se destina a pblicos amplos, diversos e distribudos para alm de limites estritamente locais. o caso de parte da imprensa, das publicaes acadmicas (cientficas e filosficas), dos documentos oficiais de governo e, em boa medida, da literatura.

Nestes materiais escritos, costume privilegiar algumas variedades da lngua. A escrita para alcanar os diferentes pblicos a que se destina tende a se distanciar das caractersticas muito locais. A prpria dinmica histrica das prticas de escrita veio favorecendo a configurao dessas variedades peculiares a ela, pondo alguns limites diversidade.

PORTUGUS: UM NOME, MUITAS LNGUAS

7.

De novo, essa limitao contribui para uma certa unidade lingstica, sem, contudo, excluir ou anular a diversidade. Bem ao contrrio: parte importante da literatura contempornea em portugus tem sido um espao de acolhimento das variedades em geral e de um trabalho interessante e rico com elas no sentido de dar visibilidade enorme diversidade cultural que se expressa em portugus (ou em portugueses) em lugares to distintos quanto Portugal, Brasil, Angola, Moambique, Cabo Verde, So Tom e Prncipe, Guin-Bissau e TimorLeste.

Por fim, cabe comentar que a escola exerce tambm um papel unificador. Como sabemos, uma de suas principais tarefas introduzir as crianas no mundo da escrita, alfabetizando-as (ensinando-as a ler e escrever) e letrando-as (dando-lhes acesso ao vasto universo da cultura escrita e estimulando-as a efetivamente participar desse universo pela escrita de suas prprias experincias). Ao cumprir estas tarefas, a escola difunde a escrita e, com ela, promove seu papel unificador.

No entanto, essa ao primordial da escola no pode nem deve desmerecer a diversidade. A escola tem de ser uma instituio receptiva s mais diferentes experincias culturais da sociedade e, ao mesmo tempo, contribuir significativamente para ampliar a vivncia sociocultural dos estudantes, indo alm de seus limites locais. Para isso, importante que eles compreendam, pelo menos, os seguintes tpicos: - nosso pas multilnge; - a diversidade do nosso portugus riqueza cultural inestimvel; - so errneos e infundados os valores sociais negativos que recobrem algumas das variedades do nosso portugus; - os falantes vo amadurecendo lingisticamente medida que vo se tornando capazes de circular com segurana por diferentes variedades da lngua, desde as mais comuns em suas relaes sociais prximas at as de ampla circulao social; desde as estritamente orais at as fundamentalmente escritas.

PORTUGUS: UM NOME, MUITAS LNGUAS

8.

Nesta srie, questes como essas sero trazidas para o debate: - por que o portugus se tornou uma lngua internacional? - de que modo as diferentes culturas que se expressam em portugus podem se aproximar por compartilharem a lngua? - por que o Brasil, sendo um pas multilnge, tem se idealizado como monolnge? - como o portugus se tornou a lngua materna da maioria da populao em nosso pas? - como se configura, em linhas gerais, o portugus hoje no Brasil? - que desafios a diversidade lingstica do Brasil e a variabilidade do nosso portugus pem escola?

Temas que sero debatidos na srie Portugus: um nome, muitas lnguas, que ser apresentada no programa Salto para o Futuro/TV Escola (SEED/MEC) de 26 a 30 de maio de 2008:
PGM 1 - Lngua portuguesa: um breve olhar sobre sua histria

O objetivo do primeiro programa rever brevemente aspectos da histria do portugus, em especial o processo de sua difuso internacional. O programa vai tambm apresentar a situao da lngua em cada um dos oito pases em que ela oficial, comentando, em especial, as conseqncias de ela ser majoritria (em Portugal e no Brasil) ou minoritria (nos demais pases).

PGM 2 - Uma lngua, muitas gentes

O ponto central do segundo programa a questo cultural. De um lado, interessa destacar como a lngua portuguesa, por sua variabilidade, d expresso a culturas diversas; e, de outro, mostrar como essas culturas podem se aproximar pelo fato de compartilharem a lngua.

PORTUGUS: UM NOME, MUITAS LNGUAS

9.

PGM 3 - A diversidade e a desigualdade lingstica no Brasil

O eixo do terceiro programa ser a diversidade lingstica do Brasil. Sero discutidos aspectos de nossa histria lingstica, de modo a dar relevo ao nosso patrimnio lingstico. Ao mesmo tempo, sero apontados e debatidos os conflitos que estiveram na base do processo que tornou o portugus a nossa lngua hegemnica.

PGM 4 - Variao no portugus falado e escrito no Brasil

O objetivo do quarto programa traar um perfil da variabilidade atual do portugus em nosso pas. Pretende-se mostrar como as variedades expressam a experincia de vida dos grupos que as falam e como elas participam fortemente da construo das identidades sociais (so, por isso, riqueza). Por outro lado, pretende-se destacar as variedades de amplo alcance social e os seus efeitos unificadores. O desafio mostrar que as comunidades falantes vivem no entrecruzamento dos fatores diversificadores com os fatores unificadores. Ou, em outras palavras, que a unidade e a diversidade no se excluem, mas se interinfluenciam.

PGM 5 - A diversidade lingstica do Brasil e a escola

O tema central do quinto programa a relao da escola com o carter multilnge do pas e com as diferentes variedades do nosso portugus. O objetivo maior defender a importncia de a escola desenvolver uma atitude positiva frente ao modo de falar de seus estudantes, considerando que ele a expresso das experincias de vida da respectiva comunidade. S vencendo o silncio histrico sobre nosso multilingismo e a tradio de intolerncia e depreciao que afeta as variedades e os falantes do chamado portugus popular que teremos um cho firme para construir uma pedagogia capaz de assegurar aos estudantes o trnsito livre e seguro entre as variedades. Nessa vivncia, eles podero ir se apropriando das variedades faladas e escritas de ampla circulao social sem que seja necessrio desvalorizar ou proscrever as variedades que j dominam.

PORTUGUS: UM NOME, MUITAS LNGUAS

10 .

Bibliografia de apoio
ANTUNES, Irand. Muito alm da gramtica: por um ensino de lnguas sem pedras no caminho. So Paulo: Parbola, 2007. BAGNO, Marcos. Nada na lngua por acaso: por uma pedagogia da variao lingstica. So Paulo: Parbola, 2007. BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Ns cheguemu na escola, e agora?

Sociolingstica & educao. So Paulo: Parbola, 2005. ILARI, Rodolfo & BASSO, Renato. O portugus da gente: a lngua que estudamos/ a lngua que falamos. So Paulo: Contexto, 2006. SILVA, Rosa Virgnia Mattos e. Ensaios para uma scio-histria do portugus brasileiro. So Paulo: Parbola, 2004. __________. O portugus so dois...: novas fronteiras, velhos problemas. Paulo: Parbola, 2004. So

Nota: Professor da Universidade. Federal do Paran. Consultor desta srie.

PORTUGUS: UM NOME, MUITAS LNGUAS

11 .

PROGRAMA 1

LNGUA PORTUGUESA: UM BREVE OLHAR SOBRE SUA HISTRIA

Carlos Alberto Faraco1

A lngua que designamos pelo nome de portugus o desdobramento histrico dos falares romnicos (de origem latina) que se desenvolveram no noroeste da Pennsula Ibrica, numa rea que abrange hoje o norte de Portugal e a Galiza (regio da Espanha).

Dessa regio, tendo por base o Condado Portucalense, avanaram para o sul, no sculo 12, foras comandadas pelo conde Afonso Henriques envolvidas no processo histrico da chamada Reconquista, ou seja, a retomada dos territrios ibricos aos rabes.

A extenso das fronteiras do Condado para o sul terminou por dar forma a uma unidade poltica que logo se consolidou como um reino autnomo, o reino de Portugal, quando, em 1139, depois da batalha de Ourique, o conde Afonso Henriques passou a usar o ttulo de rei.

Poucos anos depois, em 1147, se deu a conquista de Lisboa e, progressivamente, a incorporao do Alentejo e do Algarve. Na metade do sculo 13, Portugal tinha j suas fronteiras atuais claramente definidas.

O deslocamento das fronteiras para o sul, a constituio do novo reino (que se estendia do Rio Minho ao Algarve), a fixao do seu governo no centro-sul (primeiro em Coimbra e, depois, em Lisboa) e a permanncia da Galiza fora dos domnios de Portugal foram os principais fatores que concorreram para quebrar, em parte, a unidade lingstica original. A essa lngua antiga os estudiosos costumam dar o nome de galego-portugus. Nela foi escrita, no sculo

PORTUGUS: UM NOME, MUITAS LNGUAS

12 .

13, uma rica literatura lrica. Foi tambm utilizada literariamente mesmo por poetas castelhanos at meados do sculo 14.

Considerando os processos que afetaram a antiga unidade lingstica romnica do noroeste da pennsula Ibrica e considerando que o nome que damos s lnguas , antes de tudo, um gesto poltico-cultural, podemos afirmar que, modernamente, o antigo galego-portugus se desdobrou em duas lnguas: o galego e o portugus. A grande semelhana lexical e gramatical de ambas justifica, porm, que pensemos, no contexto histrico atual, em aes conjuntas das duas comunidades lingsticas quando se trata de dar expresso mundial ao grupo dos falares originrios do antigo galego-portugus.

A partir de meados do sculo 15, o portugus na esteira da expanso martima de Portugal se tornou uma lngua internacional, com falantes seus se estabelecendo em enclaves ao longo da costa do continente africano, alcanando a ndia em 1498, a Amrica em 1500, a China por volta de 1515 e o Japo em 1543.

A principal caracterstica do imprio mercantil portugus na frica e na sia era o estabelecimento no de colnias de ocupao territorial e povoamento, mas de pequenos enclaves que tinham basicamente duas funes: (a) serviam de entrepostos para a obteno junto s populaes locais dos produtos que movimentavam a rede mercantil portuguesa; e (b) eram portos de apoio s frotas comerciais que transportavam as especiarias do Oriente para a Europa.

Em cada entreposto, havia sempre poucos europeus. Apenas o suficiente para garantir a dinmica dos negcios. S assim se explica que um pas com cerca de dois milhes de habitantes tenha sido capaz de dominar, sem concorrncia, por praticamente um sculo, o comrcio martimo internacional na chamada rota do sudoeste, ou seja, aquela que cobria a costa africana e chegava ndia, Malaca, ao Timor e a Macau.

Se, de um lado, essa caracterstica da expanso de Portugal fez a sua lngua ressoar na frica e na sia, de outro, deu tambm origem, por fora do intercmbio com as populaes locais, a

PORTUGUS: UM NOME, MUITAS LNGUAS

13 .

vrias lnguas de contato os pidgins e crioulos africanos e asiticos de base portuguesa. A maioria destas lnguas est hoje desaparecida; outras sobrevivem, seja como lnguas nacionais (Cabo Verde, Guin-Bissau, So Tom e Prncipe), seja como expresso de pequenas comunidades em Goa e Malaca, com resqucios em Macau e Timor.

No sculo 17, Portugal perdeu para os holandeses boa parte dessa rota comercial. De seus entrepostos asiticos, manteve apenas Macau (at 1999), Timor-Leste (at 1975) e Damo, Diu e Goa, na ndia (at 1961).

Com a perda dos entrepostos, retraiu-se tambm a presena da lngua portuguesa na sia, que j no era grande quando do domnio portugus, considerando que a populao que a falava como primeira lngua sempre tinha sido numericamente pouco expressiva.

medida que Portugal foi perdendo sua rota asitica para os holandeses, crescia sua presena no Atlntico Sul, presena que se sustentava em dois eixos integrados (cf. Alencastro, 2000). O primeiro foi a ocupao agrcola do Brasil a partir da segunda metade do sculo 16. Nesse processo, uma economia de coleta (baseada no corte do pau-brasil e na explorao do trabalho indgena) foi transformada numa economia de produo aucareira intensiva baseada no trabalho escravo.

O segundo eixo era o trfico de escravos africanos que fornecia a mo-de-obra demandada pela economia aucareira da Amrica. Sustentados pelos entrepostos da costa africana, os comerciantes portugueses ou, mais propriamente, luso-brasileiros controlavam esse trfico praticamente sem concorrncia e forneciam escravos no s para o Brasil (seu principal destino), mas tambm para as colnias aucareiras nas Antilhas controladas por espanhis, franceses, holandeses e ingleses (cf. Silva, 2003).

No caso do Brasil, portanto, a presena portuguesa no se limitou a estabelecer entrepostos comerciais, mas constituiu uma colnia de explorao e povoamento permanente.

PORTUGUS: UM NOME, MUITAS LNGUAS

14 .

Antes de impulsionar a produo aucareira no Brasil, os portugueses a tinham desenvolvido nas ilhas e arquiplagos do Atlntico ocupados por eles j nas primeiras dcadas da expanso martima. A ilha da Madeira foi ocupada em 1419, os Aores em 1431, Cabo Verde em 1460 e So Tom e Prncipe em 1470.

Cada um desses empreendimentos coloniais teve histria e desdobramentos diferentes, o que se reflete na atual situao de cada um deles. Nenhuma dessas reas era habitada ao tempo da chegada dos primeiros navegadores portugueses. Sua povoao incluiu, no incio, escravos trazidos da costa africana para trabalharem nas plantaes de algodo (em Cabo Verde) e de cana-de-acar nos demais territrios insulares. No entanto, com o passar do tempo, duas situaes diferentes se configuraram. Para Madeira e Aores foram sucessivamente deslocados, em maior nmero, povoadores vindos de Portugal. J Cabo Verde, So Tom e Prncipe passaram a receber majoritariamente populaes vindas de diferentes pontos da costa africana.

Esse perfil profundamente heterogneo de sua populao e a situao dessas ilhas no contexto colonial portugus no Atlntico (foram basicamente entrepostos do trfico de escravos) favoreceram o desenvolvimento de lnguas crioulas de base portuguesa ainda hoje faladas pela maioria das respectivas populaes (a saber, o crioulo cabo-verdiano e o so-tomense).

Tambm o territrio da hoje Guin-Bissau no foi mais que um entreposto, seja, num primeiro momento, para o comrcio do ouro com as populaes saarianas, seja, posteriormente, para o trfico de escravos. A diversidade tnica e lingstica do territrio e o fluxo do trfico provocaram tambm ali o surgimento de uma lngua crioula de base portuguesa (o crioulo guineense) que hoje falada pela maior parte da populao, ao lado de dezoito outras lnguas africanas.

Em Angola e Moambique, a ocupao se fez, de incio, basicamente na costa e assim permaneceu at as ltimas dcadas do sculo 19. Sua funo principal era fornecer escravos para o trfico. Com a extino deste em 1850, Portugal que perdera o Brasil em 1822 passou a dar maior ateno a esses dois territrios. Estimulou seus emigrantes a se dirigirem

PORTUGUS: UM NOME, MUITAS LNGUAS

15 .

para l com vistas sua ocupao. Com isso, Portugal procurava repor pela intensificao da produo agrcola e da explorao das riquezas minerais as perdas econmicas decorrentes do fim do trfico de escravos. Ao mesmo tempo, buscava garantir seu domnio colonial destes territrios na poca em que Inglaterra, Frana, Alemanha, Itlia e Blgica desenvolviam suas agressivas polticas neocoloniais, dividindo entre si o continente africano.

Quando se iniciou a chamada descolonizao da frica, na dcada de 1950, Portugal sob a ditadura salazarista desde 1928 se recusou a abrir mo dos territrios que ocupava. Em 1961, viu seus enclaves indianos serem invadidos pela ndia e incorporados a ela. E, em seguida, passou a se envolver num confronto militar com os movimentos nacionalistas de Angola, Moambique e Guin-Bissau que lutavam pela independncia de seus pases.

A guerra deixou Portugal cada vez mais isolado internacionalmente e, ao mesmo tempo, esgotou o pas. Basta dizer que 40% do oramento portugus para o ano de 1970 eram destinados aos gastos com a guerra na frica (para detalhes desta situao, ver Maxwell, 2007).

Em 1974, a chamada Revoluo dos Cravos movimento desencadeado pela oficialidade jovem das Foras Armadas derrubou a ditadura e, na seqncia, desmontou a estrutura colonial, reconhecendo, entre fins daquele ano e meados de 1975, a independncia de Angola, Moambique, Guin-Bissau, Cabo Verde, So Tom e Prncipe e Timor-Leste.

Cada um desses novos pases adotou a lngua portuguesa como lngua oficial. Apesar de ser a lngua do antigo colonizador, estes pases consideraram que ela poderia ser til para lhes facilitar o intercmbio internacional e mesmo a organizao nacional, atribuindo a ela o estatuto de lngua comum em suas sociedades em geral multilnges (estima-se as estatsticas so ainda frgeis que so faladas perto de 15 lnguas autctones em Angola, 18 na Guin-Bissau e 20 em Moambique).

PORTUGUS: UM NOME, MUITAS LNGUAS

16 .

A situao poltica ps-independncia foi particularmente traumtica em Angola e Moambique, que se viram envoltos em trgicas guerras civis. Moambique s veio a conhecer a paz em 1992, e Angola apenas em 2002.

Em 1975, trs dias depois da declarao da independncia, o Timor-Leste foi invadido pela Indonsia e brutalmente dominado at 1999, quando, num referendo conduzido pela ONU, a maioria absoluta da populao optou pela independncia.

Podemos resumir a situao atual da lngua portuguesa no mundo apontando os seguintes aspectos: a) ela a lngua hegemnica em apenas dois pases: Portugal e Brasil; b) a lngua oficial de oito pases (Portugal, Brasil, Angola, Cabo Verde, Guin-Bissau, Moambique, So Tom e Prncipe e Timor-Leste) e de Macau, que foi incorporado em 1999 China como Regio Administrativa Especial; c) falada em comunidades de imigrantes em vrios lugares do mundo, dentre outros nos Estados Unidos, no Canad, na Venezuela, na frica do Sul, na Frana, na Alemanha, no Japo, no Paraguai, na Austrlia; d) ainda falada em pequenas comunidades remanescentes do colonialismo portugus na rota da sia, como em Goa (ndia); ou em reas de antiga ocupao portuguesa, como no norte do Uruguai. Em todos esses contextos, com exceo de Portugal e Brasil, o portugus lngua minoritria. No caso das comunidades de imigrantes e das comunidades remanescentes, seu futuro incerto. Poder continuar sendo falada (se essas comunidades mantiverem laos estreitos de identidade, seja internamente, seja com os pases donde se originaram) ou, em caso contrrio e sob presso da lngua majoritria, tender progressivamente a desaparecer como tem muitas vezes ocorrido com as lnguas de imigrao.

PORTUGUS: UM NOME, MUITAS LNGUAS

17 .

Nos contextos em que ela lngua oficial mas no hegemnica, prev-se que ela ampliar sua presena, seja como lngua materna, seja como segunda lngua. Essa ampliao vai depender de vrios fatores, como a prpria dinmica social (aumento da urbanizao e do alcance dos meios de comunicao social, por exemplo), polticas governamentais (polticas de educao, por exemplo) e do jogo dos valores sociolingsticos que afetam o uso e o sentido social do portugus e das demais lnguas nacionais em sociedades multitnicas e multilnges.

Nos pases africanos e no Timor, estar sempre presente, como foco de relativa tenso, o estatuto das demais lnguas nacionais, patrimnio de que, certamente, nenhuma dessas sociedades abrir mo, considerando sua fora identitria.

Do ponto de vista quantitativo, h hoje aproximadamente 220 milhes de pessoas que falam o portugus, como primeira ou segunda lngua, no mundo2. Isso torna o portugus a terceira lngua europia mais falada, perdendo apenas para o ingls e o espanhol. Com este contingente de falantes, est entre as dez lnguas mais faladas do mundo, ocupando possivelmente a sexta posio.

Apesar de ser uma lngua internacional e contar com esse expressivo nmero de falantes, h peculiaridades que relativizam este seu peso quantitativo e embaraam, de certa forma, a possibilidade de ela adquirir uma maior projeo em meio s demais lnguas internacionais.

De incio, preciso lembrar que praticamente 85% de seus falantes esto concentrados em um nico pas o Brasil. Parece inegvel que essa alta concentrao de falantes d ao Brasil um papel fundamental no futuro da lngua e de sua difuso internacional. No entanto, o Brasil parece no querer assumir esse papel. ainda pouco institucionalizada a ao do pas na difuso da lngua no exterior, na cooperao lingstico-cultural sistemtica com os demais pases de lngua oficial portuguesa e mesmo na indispensvel promoo da lngua no interior de suas prprias fronteiras. Mas o Brasil tem tambm outros problemas que limitam seu protagonismo no mbito da gesto e difuso da lngua:

PORTUGUS: UM NOME, MUITAS LNGUAS

18 .

os seus ndices de analfabetismo so ainda elevados: 12% da populao entre 15 e 65 anos so analfabetos. Por outro lado, so altos os ndices do chamado analfabetismo funcional. Calcula-se que apenas da populao adulta alfabetizada aproximadamente 26 milhes de pessoas alcana nvel razovel de domnio funcional da escrita, ou seja, apenas essa pequena parcela da populao que l e escreve fluentemente3; o sistema educacional, embora tenha universalizado, no fim da dcada de 1990, o acesso infantil s primeiras sries do Ensino Fundamental, no conseguiu ainda superar os altos ndices de evaso e o baixo rendimento do trabalho escolar. O Ensino Mdio, por sua vez, est ainda distante de se universalizar basta mencionar que dos 10 milhes de jovens entre 15 e 17 anos, metade est fora da escola4; por fim, o Brasil at hoje no conseguiu resolver adequadamente a questo de sua norma de referncia. H um conflito histrico entre a norma efetivamente praticada no pas (a chamada norma culta) e a norma gramatical definida artificialmente no sculo 19 (a chamada normapadro) e ainda defendida por uma tradio estreita e dogmtica, que tem adeptos no sistema de ensino e nos meios de comunicao social. Embora essa defesa no tenha nenhum resultado prtico, ela tem efeitos negativos sobre o modo como tradicionalmente se representa a lngua no imaginrio do Brasil. Nosso portugus costuma ser visto, com freqncia, como cheio de erros e deformaes. O pas tem tido, ao longo de sculo e meio, grandes dificuldades para reconhecer seu rosto lingstico e, em conseqncia, para promover uma educao lingstica consistente. paradoxal que o pas tenha realizado, com financiamento pblico, extensos levantamentos de sua complexa realidade dialetolgica e sociolingstica; tenha feito, j na dcada de 1970, um estudo de sua norma urbana falada; disponha de um amplo registro de sua lngua escrita nos ltimos 50 anos e no tenha conseguido, ainda, reconhecer adequadamente seu rosto lingstico e reconfigurar suas referncias normativas, abandonando o artificialismo criado no sculo 19.

Um outro aspecto que embaraa a possibilidade de o portugus adquirir uma maior projeo em meio s demais lnguas internacionais seu carter de lngua minoritria nos pases em

PORTUGUS: UM NOME, MUITAS LNGUAS

19 .

que oficial mas no hegemnica. Parece estar havendo, principalmente em Angola e Moambique, uma expanso de sua presena, pelo menos como segunda lngua, entre as populaes mais urbanizadas (as estatsticas so ainda, infelizmente, muito precrias e pouco confiveis).

De qualquer modo, ainda longo o caminho para sua consolidao como lngua comum nestas sociedades. Alm disso, so sociedades em que o analfabetismo muito elevado (em alguns casos, ele afeta mais de 50% da populao), os sistemas educacionais so ainda de restrito alcance social e os ndices de pobreza alarmantes.

Essa situao aponta para a necessidade de uma cooperao sistemtica e contnua entre os pases lusfonos, de modo a assegurar a promoo da lngua interna e externamente. Os primeiros passos foram dados com a criao, em 1996, da organizao internacional Comunidade dos Pases de Lngua Portuguesa (CPLP). Esta, no entanto, no conseguiu ainda ser, por vrias razes, mais que um belo projeto.

Sugesto de leitura
BEARZOTI FILHO, Paulo. Formao lingstica do Brasil. Curitiba: Editora Nova Didtica (atual Editora Positivo), 2002.

Referncias Bibliogrficas
ALENCASTRO, Luiz Felipe. O trato dos viventes: formao do Brasil no Atlntico Sul. So Paulo: Companhia das Letras, 2000.

MAXWELL, Kenneth. O imprio derrotado: revoluo e democracia em Portugal. So Paulo: Companhia das Letras, 2007.

PORTUGUS: UM NOME, MUITAS LNGUAS

20 .

SILVA, Alberto da Costa. Um rio chamado Atlntico: a frica no Brasil e o Brasil na frica. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira; Editora da UFRJ, 2003.

Notas: Professor da Universidade. Federal do Paran. Consultor desta srie.


2

Adotamos aqui os dados estatsticos fornecidos pelo Observatrio da Portuguesa em sua pgina na internet no endereo

Lngua

www.observatoriolp.com, consultado por ns em 02/02/2008.


3

Estamos utilizando aqui os dados do INAF - Indicador de Alfabetismo

Funcional, que uma pesquisa realizada periodicamente pelo Instituto Paulo Montenegro, vinculado ao IBOPE. Sua edio de 2005 pode ser acessada no endereo eletrnico www.ipm.org.br consultado por ns em 02/02/2008.
4

Dados sobre a educao brasileira podem ser obtidos na pgina do INEP

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Ansio Teixeira em www.inep.gov.br consultado por ns em 02/02/2008.

PORTUGUS: UM NOME, MUITAS LNGUAS

21 .

PROGRAMA 2

UMA LNGUA, MUITAS GENTES


Silvio Renato Jorge1

Jos Saramago quem afirma, ao pensar sua relao com a lngua portuguesa: Quase me apetece dizer que no h uma lngua portuguesa; h lnguas em portugus 2. De certa forma, o comentrio do escritor portugus refora as consideraes j to divulgadas acerca do carter mltiplo de nosso idioma, capaz de manter-se uno em sua enorme diversidade. O portugus compe, hoje, a cultura de vrias naes, em diversas partes do mundo. Por isso, creio que podemos ler a tambm a referncia estreita relao entre lngua e cultura e, por conseguinte, entre lngua e identidade. A lngua portuguesa, em suas variaes, possibilita a manifestao de culturas diversas, sem, contudo, deixar de afirmar a possibilidade de dilogo entre tais culturas.

Esse dilogo, no entanto, no deve ser visto como um instrumento de homogeneizao ou de anulao das diferenas. A clebre afirmao minha ptria a lngua portuguesa pode ocultar a associao entre o uso do legado lingstico do colonizador e a manuteno de princpios e valores prprios do discurso imperialista, em que Portugal aparece como dono da lngua e os demais pases, por a usarem e por terem sidos colonizados por ele, como uma espcie de inquilinos de sua cultura. Nesse sentido, j o nosso Jos de Alencar, ao pensar as relaes possveis entre ns brasileiros e a lngua trazida por nosso colonizador, indagava: O povo que chupa o caju, a manga, o cambuc e a jabuticaba pode falar uma lngua com igual pronncia e o mesmo esprito do povo que sorve o figo, a pra, o damasco e a nspera? Atravs da distncia entre os verbos sorver e chupar e da seleo lexical, Alencar reala o modo como as diferenas culturais, para alm dos hbitos alimentares, podem ser assinaladas pelo uso da lngua. Quando a referncia Europa, Alencar cita sorver, associando o verbo a frutas de clima temperado; ao passo que o verbo chupar manga, cambuc ou jabuticaba, frutas tropicais estabelece relao explcita com o povo brasileiro. Por isso, seguindo um

PORTUGUS: UM NOME, MUITAS LNGUAS

22 .

percurso pautado na diferena que devemos considerar a partilha desse idioma, hoje presente como lngua oficial em quatro continentes.

importante considerar, portanto, que se Angola, Brasil, Cabo Verde, Goa, Macau, Moambique e Portugal, para citar alguns desses espaos habitados pela lngua portuguesa, partilham do uso de uma mesma lngua porque vivenciaram um passado colonial comum, com tudo o que isso pode representar de uma memria marcada por afetos, mas, tambm e sobretudo no caso dos pases africanos, em que a independncia ainda recente pela violncia. esse passado colonial, associado s especificidades de cada local, que ir determinar o curso da lngua portuguesa nas diversas regies, influenciando o modo como chega aos dias de hoje.

Vejamos, por exemplo, o caso de Cabo Verde, arquiplago situado no Oceano Atlntico e inicialmente desabitado, onde o colonizador aportou para estabelecer um entreposto no negcio da escravatura. Para l foram levados escravos de grupos tnicos distintos, mistos, e essa populao, para sua prpria sobrevivncia, teve de renunciar s suas lnguas maternas, propiciando o nascimento de uma lngua auxiliar que teve o nome de pitim. Com o passar do tempo, o pitim passou por um processo de complexificao, com base no lxico do portugus, dando origem a uma nova lngua, o criollo. Assim, diferentemente do que ocorre em Portugal, em Cabo Verde o portugus lngua segunda, desempenhando funes de lngua oficial, mas substitudo no dia-a-dia pelo criollo.

Em Angola e Moambique, a presena do portugus, inicialmente superstrato, foi assegurada pelos colonos que l se estabeleceram, principalmente durante os sculos XIX e XX. Tais colonos acabaram por impor um modelo de prestgio social em que o domnio da lngua portuguesa era pr-requisito para aqueles que quisessem ascender socialmente. Alm disso, o seu uso era obrigatrio no contato intertnico. Com isto, podemos afirmar que o portugus s se apresenta como lngua materna para aquelas populaes africanas que sofreram esse contato de forma intensa, a partir da migrao interna para as grandes cidades.

PORTUGUS: UM NOME, MUITAS LNGUAS

23 .

Na sia, formaram-se alguns criollos de base portuguesa em lugares como ndia, Ceilo, Macau e Timor. Tais criollos se extinguiram progressivamente e, segundo Rita Marquilhas (SANTOS et al., 1998, p. 28), nos locais em que se manteve a administrao portuguesa at o sculo XX como Goa e Macau ocorreu uma descrioulizao, pois diversas estruturas da lngua foram se aproximando do portugus falado em Portugal e apenas deixaram vestgios naquilo que hoje o portugus falado por algumas comunidades macauenses e goesas.

Percebe-se, nitidamente, uma diferena no modo como a permanncia do portugus se manifesta nessas sociedades. Em Goa e Macau, o idioma se une ao desejo de afirmao identitria de parcela da comunidade, reforando o que foi a presena duradoura do colonizador. Na frica, em geral, por conta das vicissitudes de diversos mecanismos ligados ao processo de independncia e a questes de ordem poltica, a presena da lngua faz parte de uma interveno autoritria. Boa parte da populao de Angola e de Moambique no fala o portugus, principalmente se considerarmos aqueles indivduos que vivem longe dos centros urbanos. Nos dois pases h mais de uma dezena de lnguas nativas diferentes entre si. Dessa forma, se por um lado o portugus pode vir a ser utilizado como um instrumento de integrao nacional, por outro, ao menos em um primeiro momento, para esses indivduos ele funcionar sempre como uma segunda lngua.

Portanto, aps esse breve percurso, parece claro que falar portugus em Portugal no o mesmo que falar portugus no Brasil ou, sobretudo, na frica de lngua portuguesa. Ao usarmos uma lngua em condies de monolingismo, bilingismo ou de multilingismo, estaremos diante de condies diversas, que impem opes distintas, at mesmo em uma perspectiva ideolgica. Mais uma vez citando Marquilhas (Ibidem, p. 29), falar portugus em Portugal, independentemente do dialeto de origem, no implica uma escolha consciente entre dois cdigos distintos. No Brasil, a opo por um socioleto culto condio sine qua non para que o indivduo se integre a uma certa elite socioeconmica, ou seja, o nosso aparente monolingismo que j sabemos ser falso escamoteia a complexidade de nossas relaes sociais. Nas condies de plurilingismo prprias de Angola e Moambique, h possibilidade de opo por cdigos distintos por parte da populao, o que significa que o uso do portugus acarreta uma escolha significativa, reforando a posio poltico-ideolgica do indivduo.

PORTUGUS: UM NOME, MUITAS LNGUAS

24 .

A literatura, como produo cultural diretamente ligada ao exerccio da lngua, no poderia afastar-se dessas questes. De Alencar aos autores ligados ao nosso Modernismo, um largo caminho se desenvolveu, mas curioso notar como se acentuou a reflexo acerca da especificidade do portugus no Brasil, atravs da recuperao, nos textos, de elementos prprios de nossa linguagem oral. Oswald de Andrade, ciente dos problemas referentes ao uso da lngua Tupy or not tupy, this is the question levanta com extrema ironia as distines existentes entre os diferentes modos de dizer, como podemos observar no poema Brasil:

O Z Pereira chegou de caravela E preguntou pro guarani da mata virgem Sois cristo? No. Sou bravo, sou forte, sou filho da Morte Teter Tet Quiz Quiz Quec! L longe a ona resmungava Uu! ua! uu! O negro zonzo sado da fornalha Tomou a palavra e respondeu Sim pela graa de Deus Canhm Bab Canhm Bab Cum Cum! E fizeram o Carnaval. Aqui se manifesta a conscincia de uma cultura mestia que no abre mo de exercitar todas as suas possibilidades, ao mesmo tempo em que, pelo vis da ironia, exerce um movimento de apropriao antropofgica da lngua do colonizador. conhecida a proposta oswaldiana de reelaborao do que recebemos de fora lngua, arte, cultura em geral a partir de um processo em que o elemento estrangeiro entra em dilogo com o nacional, gerando um terceiro termo, diferente, mas que contm os dois primeiros. A valorizao de uma lngua brasileira, conforme apresentada pelos autores dessa gerao, parte de tal perspectiva, j de certo modo vislumbrada por Lima Barreto e intuda por Alencar.

PORTUGUS: UM NOME, MUITAS LNGUAS

25 .

No contexto africano, alguns outros elementos devem ser identificados. Na verdade, parte significativa da literatura produzida nesses pases a partir da dcada de quarenta do sculo vinte possui um carter emancipatrio, ocupando lugar de destaque na luta pela liberdade. Vrios escritores ajudaram a construir o processo de independncia, seja atravs da escrita, seja pela participao ativa na luta de libertao e, mais tarde, nos quadros de governo. Nesse universo, no difcil supor a importncia que autores brasileiros, sobretudo aqueles ligados s experincias estticas do Modernismo e tambm ao romance regionalista de 30, assumiram nesse contexto, sugerindo caminhos e novas perspectivas. Ao lado da reflexo acerca das contradies sociais prprias das sociedades perifricas constantemente referidas nos romances de Jos Lins do Rego, Graciliano Ramos, Jorge Amado e Rachel de Queiroz , importou aos autores africanos o exerccio de dessacralizao da lngua portuguesa, compreendida em toda a sua potencialidade na constituio de novas formas de dizer. Porm, importante destacar que, em termos ideolgicos, para estes escritores o uso do portugus trazia um problema imediato: como criar um texto capaz de evidenciar a runa do sistema colonial tendo como ponto de partida a lngua difundida pelo colonizador? Alis, uma lngua que era apresentada no apenas como fator de unio, mas, principalmente, como responsvel por anular as diferenas culturais entre a metrpole e as provncias, com clara prevalncia daquela. Para esses autores dos quais poderamos destacar, a ttulo de exemplo, o poeta Jos Craveirinha, em Moambique, e, mais tarde, o romancista Luandino Vieira, em Angola foi necessrio ir alm da incorporao de elementos prprios do portugus oral, em sua forma mais coloquial. O que se d nessas literaturas a incorporao de diversos elementos das lnguas indgenas: do lxico a determinadas caractersticas sintticas na construo da frase, realiza-se uma imploso do portugus como usado pelo colonizador. Os versos de Sangue da minha me (fragmento), de Craveirinha, incorporando caractersticas da lngua ronga, mostram com clareza esse processo: Xipalapala3 est chamar Oh, sangue de minha me Xigubo4 vai comear Xigubo vai rebentar E xipalapala est chamar sangue de minha me. [...]

PORTUGUS: UM NOME, MUITAS LNGUAS

26 .

Esse exerccio da diferena traduz, da mesma forma que o poema de Oswald, o desejo de apropriar-se da lngua portuguesa para, com ela, expressar o que h de especfico nas culturas de cada grupo. Enfrentando o discurso da grande civilizao portuguesa conforme apresentado no luso-tropicalismo de Gilberto Freyre, os poemas que destacamos buscam apoio em uma concepo da lngua portuguesa que reala sua variabilidade e sua capacidade de interao com outros sistemas lingsticos. Atravs deles, percebemos que a lngua no impe um modelo cultural, mas entra em dilogo com a realidade social que a circunda.

Mesmo ao apontarmos toda essa diversidade e as questes polticas que envolvem o uso do portugus em suas diversas realidades, no possvel descartar o carter integrador que o uso de uma mesma lngua pode gerar. Vivemos, como j o disse Benjamin Abdala Jr., em um mundo de fronteiras mltiplas e, com isto, se torna indispensvel considerar o valor estratgico de associaes supranacionais comunitrias. O que nos une aos pases de lngua oficial portuguesa no apenas o uso de uma lngua em comum, ainda que isso facilite todo o processo de trocas culturais: bom lembrar, por exemplo, o sucesso das novelas e da msica brasileiras na maioria desses pases e o modo como esses produtos acabam por interagir com as culturas locais. O que nos une tambm uma infinidade de laos advindos do compartilhamento de sculos de histria em comum e da experincia colonial, responsvel por um excesso de violncia capaz de atingir a todos, colonizados e colonizadores.

Nesse sentido, mostra-se coerente a busca por estabelecer laos comunitrios sob a gide da lngua portuguesa, desde que esta concorra para aproximar naes sem, no entanto, anular as diferenas. Somos todos falantes de uma mesma lngua e, no entanto, para cada um de ns brasileiros, portugueses, africanos ou asiticos ela se manifesta na inteireza de suas singularidades.

Indicao de Leitura:
ABDALA JR., Benjamin. Fronteiras mltiplas, identidades plurais: um ensaio sobre mestiagem e hibridismo cultural. So Paulo: Editora SENAC So Paulo, 2002.

PORTUGUS: UM NOME, MUITAS LNGUAS

27 .

MINISTRIO DA EDUCAO / SECRETARIA DA EDUCAO CONTINUADA. Orientaes e aes para a educao das relaes tnico-raciais. Braslia: SECAD, 2006.

Referncias bibliogrficas
ALENCAR, Jos de. Sonhos douro. So Paulo: tica, 1981. ANDRADE, Oswald. Poesias Reunidas. So Paulo: Difuso Europia do Livro, 1966. CRAVEIRINHA, Jos. Obra potica. Maputo: Universidade Eduardo Mondlane, 2002. SANTOS, Afonso Carlos Marques dos et al. O que esta tal comunidade? Identidade nacional nos territrios de fala portuguesa. In: IV CONGRESSO LUSO-AFROBRASILEIRO DE CINCIAS SOCIAIS, 1 a 5 de setembro de 1996, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: IFCS, 1998, p. 25-36.
Notas: Professor da Universidade Federal Fluminense UFF.
2

Depoimento apresentado no documentrio Lngua: vidas em portugus,

dirigido por Victor Lopes.


3

Xipalapala: trompa ou trombeta feita com o chifre do antlope palapala e

utilizada para convocar o povo.


4

Xigubo: dana de exaltao guerreira, que pode ocorrer antes ou depois

da batalha.

PORTUGUS: UM NOME, MUITAS LNGUAS

28 .

PROGRAMA 3

A DIVERSIDADE E A DESIGUALDADE LINGSTICA NO BRASIL


Dante Lucchesi1

So faladas no Brasil atualmente cerca de 200 lnguas indgenas que devem ser preservadas como forma de conservar a riqueza de nosso patrimnio cultural. Da mesma forma, as comunidades lingsticas de alemes, italianos, japoneses e de tantos que para c vieram s vm enriquecer o mosaico cultural deste pas, que tem se formado a partir do encontro de diferentes povos. A importncia de se reconhecer e preservar a diversidade e o plurilingismo no Brasil cada vez maior, na medida em que o pas est se tornando praticamente monolnge, pois cerca de 98% da sua populao tem o portugus como lngua materna. O reduzido e localizado plurilingismo atual deixa no esquecimento o fato de que, no passado, o portugus era apenas uma das muitas lnguas que se falavam no Brasil.

Quando se iniciou a colonizao, na dcada de 1530, habitavam o territrio brasileiro pelo menos um milho e meio de ndios. Esse nmero foi drasticamente reduzido j no primeiro sculo de colonizao, em funo do genocdio que se perpetrou sobretudo nas populaes indgenas da costa brasileira, desde o Rio de Janeiro at Pernambuco. Entretanto, o nascimento de filhos dos colonizadores portugueses com as mulheres indgenas em algumas regies do pas resultou na formao de uma sociedade mestia, cujos membros eram chamados de mamelucos. A lngua familiar das mulheres e crianas era uma lngua de base tupi, chamada lngua geral. S uma reduzida parcela dos homens ligados administrao colonial dominava plenamente a lngua portuguesa, que as crianas aprendiam quando tinham a oportunidade de ir escola, conforme o testemunho histrico do grande padre jesuta Antnio Vieira, que nos conta tambm que o uso da lngua geral predominou na sociedade paulista at o sculo XVII, deixando marcas extensas na sua toponmia (Ibirapuera, Morumbi, Anhangaba, etc.). Do Maranho, o uso da lngua geral se estendeu para a regio amaznica, sendo ainda falada, com a denominao de nheengatu, que significa lngua boa.

PORTUGUS: UM NOME, MUITAS LNGUAS

29 .

Por outro lado, j nas ltimas dcadas do sculo XVI, comearam a ser trazidos negros escravizados do continente africano, sobretudo para o trabalho forado nas grandes plantaes de cana-de-acar. A mo-de-obra africana foi o motor dos principais ciclos econmicos no perodo colonial e do Imprio: tanto do ciclo da cana-de-acar, quanto do ciclo do ouro, no sculo XVIII e o do caf, no sculo XIX. Em cerca de 300 anos de trfico negreiro (desde 1550 at 1850, aproximadamente), foram trazidos para o Brasil pelo menos quatro milhes de africanos, que falavam cerca de 200 lnguas diferentes. Os negros escravizados eram capturados basicamente em duas regies da frica: uma que compreende o territrio atual das repblicas do Togo, do Benin e da Nigria; e outra que se concentrava em Angola, atingindo tambm o Congo. Na primeira regio, predominavam os falantes das lnguas iorub, ewe e fon; a segunda compreendia os falantes das lnguas banto, principalmente o quimbundo, mas tambm o quicongo e o umbundo.

A primeira gramtica do quimbundo foi escrita em Salvador por um padre jesuta, em 1694, o que revela que nessa poca a maioria dos escravos da cidade da Bahia falava essa lngua. provvel que o quimbundo tambm fosse usado em Alagoas, no quilombo dos Palmares, que foi desbaratado nessa altura. Um portugus escreveu um manual de conversao da lngua fon em Vila Rica, em 1734, o que mostra que essa lngua era corrente entre os escravos da regio mineira na primeira metade do sculo XVIII. Os primeiros lderes das revoltas de escravos que aterrorizam a Bahia, entre 1807 e 1835, eram haus, convertidos ao Isl, e alfabetizados em rabe. Foram sucedidos pelos iorubs, que protagonizaram a famosa Revolta dos Mals, nome que designava os muulmanos na sociedade baiana da poca. E o mdico Nina Rodrigues, em um estudo antropolgico pioneiro, registrou o uso de seis lnguas africanas em Salvador no final do sculo XIX, afirmando que o iorub era de uso corrente entre os africanos, seus descendentes e mestios.

Mas, se at meados do sculo XIX o portugus tinha de conviver, muitas vezes em situao de inferioridade, com as lnguas indgenas e africanas, o colonizador foi impondo a sua lngua, em funo do prestgio social e do poder econmico, sem deixar de recorrer violncia e represso aberta religio, cultura e lngua dos povos dominados. Em 1757, um decreto do governo do Marqus de Pombal proibia o uso da lngua geral no Brasil,

PORTUGUS: UM NOME, MUITAS LNGUAS

30 .

afirmando que o seu uso poderia levar runa do domnio colonial. Os escravos africanos eram deliberadamente misturados para que no pudessem se comunicar em suas lnguas nativas e, com isso, tramar rebelies. At meados do sculo XX, as manifestaes religiosas e culturais dos africanos, como o candombl e a capoeira, eram reprimidas pela polcia. E suprema ironia: se hoje o carnaval baiano mundialmente famoso graas aos blocos afro, como o Il Ay e o Olodum, o Jornal das Notcias, da elite baiana da poca, deplorava nos anos de 1901 e 1902, a presena no carnaval dos grupos africanizados de canzs e bzios, que deprimem o nome da Bahia. E o jornal chegava mesmo a pedir a interveno policial, afirmando que: no seria m a proibio desses candombls nas festas carnavalescas.

A desarticulao das redes sociais e familiares dos africanos, durante a escravido, e a fora da represso sua cultura fizeram com que nenhuma lngua africana se conservasse no Brasil. Sobreviveram apenas as lnguas rituais no espao de resistncia dos terreiros de candombl, e duas comunidades rurais isoladas de afrodescendentes, em So Paulo e Minas Gerais, que ainda usam uma lngua secreta com base em um vocabulrio de origem banto. At a contribuio vocabular africana para o portugus pequena, restringindo-se s reas em que a sua influncia maior, a culinria e a religio: abar e acaraj, orix, ax e Iemanj (de origem iorub); e, obviamente, escravido: senzala, mucama, mocambo e quilombo (de origem banto). Como os falantes das lnguas banto foram mais representativos durante todo o perodo da escravido, so dessas lnguas as poucas palavras que passaram a integrar o vocabulrio bsico do portugus brasileiro: caula, moleque, molambo, camundongo e cachaa.

O extermnio e o processo de aculturao forada dos povos indgenas em mais de 500 anos de colonizao tambm levaram ao desaparecimento da maioria das lnguas indgenas no Brasil. E das remanescentes, a maioria corre srio risco de extino, contando muitas vezes com pouco mais de uma dezena de falantes idosos. E a contribuio das lnguas indgenas para o vocabulrio do portugus quase que exclusivamente de origem tupi, restringindo-se, como seria natural, fauna e flora: caju, abacaxi, mandioca, tatu, tamandu etc.

PORTUGUS: UM NOME, MUITAS LNGUAS

31 .

Mas se a lngua portuguesa se imps para praticamente toda a sociedade brasileira, ela no se imps de maneira igual. Como a lngua reflete a estrutura social da comunidade que a usa, as desigualdades da lngua portuguesa no Brasil refletem as desigualdades da sociedade brasileira.

A lngua nas sociedades ditas civilizadas apresenta normalmente diferenas que refletem as diversas formas de organizao social. Existe, por um lado, a lngua do espao institucional e do saber formalizado (usada no parlamento, nas reparties pblicas, nos documentos oficiais, no ensino, nas instituies de pesquisa, e no que se chama de alta cultura), que chamada de norma culta. A norma culta se distingue da linguagem familiar, da convivncia informal entre vizinhos, da lngua da cultura e das festas populares, que podemos chamar de linguagem coloquial. A norma culta regida por um modelo do bom uso da lngua, fixado pela tradio literria, dos escritores clssicos, uma lngua ideal, codificada nos livros de gramtica, que constitui o padro normativo da lngua, ou simplesmente norma padro. As pessoas escolarizadas procuram ajustar a sua fala e sobretudo a sua escrita ao padro normativo, mas nem sempre o que escrevem e principalmente o que falam est em conformidade com os modelos prescritos pela tradio gramatical; da a diferena entre a norma culta e norma padro, que muitas vezes escapa compreenso dos gramticos normativistas. Uma outra diviso lingstica relevante a que separa a cidade da zona rural. A normativizao est muito mais presente nos centros urbanos, onde se concentram os espaos institucionais, do que no campo, onde a linguagem mais conservadora e mais distante do padro.

Todas essas diferenas sociais da lngua se intensificam com a imensa desigualdade socioeconmica da sociedade brasileira. O Instituto de Pesquisa Econmica Aplicada (Ipea) revelou recentemente que cerca de 1% dos brasileiros mais ricos (1,7 milho de pessoas) detm uma renda equivalente renda dos 50% mais pobres (86,5 milhes). Ainda segundo essa pesquisa, o Brasil uma das naes mais socialmente injustas do planeta, sendo superada apenas por Serra Leoa, na frica, no aspecto da desigualdade na distribuio de renda, em uma lista de 130 pases. No Brasil, s uma minoria tem acesso educao e assistncia mdico-hospitalar de qualidade e ao espao da cidadania, enquanto a grande maioria da populao ainda est lutando pelos direitos sociais bsicos e pela cidadania plena. Isso se

PORTUGUS: UM NOME, MUITAS LNGUAS

32 .

manifesta na polarizao sociolingstica do Brasil, que tem, de um lado, a linguagem das pessoas que tm acesso escolarizao e cidadania, a norma culta brasileira, e a linguagem da grande maioria de excludos e com pouca ou nenhuma escolarizao, a norma popular.

Do ponto de vista lingstico, a diferena mais notvel entre a norma culta e a norma popular a freqncia no emprego das regras de concordncia nominal e verbal, que um verdadeiro divisor de guas na realidade lingstica do Brasil. Enquanto uma pessoa escolarizada diz normalmente meus filhos mais velhos j esto na escola, uma pessoa sem escolaridade no interior do pas diz: meus filho mais velho j est na escola. Outra diferena que, enquanto na norma culta o pronome pessoal muda de forma quando muda de funo sinttica (a chamada flexo de caso), isso muitas vezes no ocorre na linguagem popular. Assim, na fala culta temos ns estvamos discutindo, quando Joo nos encontrou, e na norma popular: ns tava discutindo quando Joo encontrou ns. Na norma popular, a indeterminao do sujeito feita normalmente sem a partcula se: planta muita mandioca no Nordeste; ao invs de: planta-se muita mandioca no Nordeste. E em comunidades rurais afro-brasileiras isoladas, muitas delas provenientes de antigos quilombos, as diferenas podem ser ainda mais radicais, sendo possveis frases como eu trabalha muito no roa, sem concordncia verbal com a 1 pessoa e sem concordncia de gnero; e dei os meninos o remdio (ao invs de dei o remdio aos meninos).

Tudo isso faz com que a lngua padro seja quase uma lngua estrangeira para um falante da norma popular, criando srios obstculos para a alfabetizao e para o ensino de lngua portuguesa nas escolas pblicas da periferia das grandes cidades e da zona rural. Contudo, mais grave ainda o preconceito, que usa as diferenas lingsticas como um poderoso mecanismo de dominao e excluso poltica e social. As formas da lngua popular podem atrair o estigma social sobre os seus usurios. Parte da elite brasileira, por exemplo, expressa o seu descontentamento com a presena de um torneiro mecnico na Presidncia da Repblica dizendo que quem no faz corretamente as concordncias no capaz de governar o pas.

Mas todo esse preconceito no tem o menor fundamento lingstico. Faz parte do funcionamento de toda lngua viva a possibilidade de dizer a mesma coisa de formas

PORTUGUS: UM NOME, MUITAS LNGUAS

33 .

diferentes, o que se chama de variao lingstica. E, no plano estritamente lingstico, no h razo para considerar uma forma superior a outra. A falta de concordncia nominal e verbal, por exemplo, no compromete o poder expressivo de uma variedade lingstica. Uma boa parte dos mais importantes textos da civilizao ocidental foi escrita em duas lnguas que, como a nossa norma popular, praticamente no tm concordncia nominal e verbal: o francs e o ingls. possvel escrever um ensaio filosfico ou um artigo cientfico em portugus sem usar as regras de concordncia, pois a coerncia e a articulao de um texto no dependem do emprego dessas regras. Isso s no acontece porque as pessoas que escrevem ensaios e artigos cientficos esto habituadas a ler textos que empregam tais regras, de modo que elas passam a empreg-las naturalmente. A difuso da norma culta ocorre paralelamente difuso do saber e ampliao do universo da cidadania, como o demonstram as pesquisas sociolingsticas, que revelam que, nas comunidades de fala popular e rural, os mais jovens empregam mais as regras de concordncia do que os mais velhos. Isso o reflexo da massificao da rede pblica de ensino e do vertiginoso crescimento dos meios de comunicao de massa. Os mais jovens fazem mais concordncia porque freqentaram ou freqentam a escola e assistem mais televiso do que os mais velhos.

Mas, se a difuso da norma culta tem um carter democrtico porque est relacionada ao acesso ao conhecimento formal e cidadania, o seu ensino no deve ser feito em funo da discriminao da norma popular e dos seus usurios. Nas ltimas dcadas, a conscincia social tem avanado muito em relao ao respeito s diferenas, no se admitindo mais que uma pessoa seja discriminada pela cor da sua pele ou pela sua opo sexual, mas a lngua ainda permanece um espao de intolerncia, sendo normal uma pessoa ser ridicularizada por sua forma de falar. Isso se deve grande ignorncia na sociedade em relao pluralidade da lngua, alimentada pela mdia conservadora com seus programas de auto-ajuda gramatical, que s reforam o preconceito lingstico. To importante quanto ensinar as formas da norma culta desenvolver no aluno a conscincia e o respeito diversidade lingstica. A fala do povo deve ser respeitada como se respeita a cultura popular. E nomes como Patativa do Assar e Adoniran Barbosa demonstraram que possvel compor obras de grande valor artstico e esttico empregando a norma popular. Alm disso, as diferenas entre as normas culta e popular nada mais so do que o reflexo da histria lingstica do Brasil.

PORTUGUS: UM NOME, MUITAS LNGUAS

34 .

O ideal lingstico brasileiro sempre esteve baseado nos padres de uso da lngua de Portugal. Era natural que, durante todo o perodo colonial, a Metrpole portuguesa funcionasse como modelo cultural e lingstico. Surpreendente que essa submisso lingstica antiga metrpole sobrevivesse independncia poltica, convivendo, ao longo do sculo XIX, com as manifestaes de nacionalismo do romantismo brasileiro. Assim, o grande romancista Jos de Alencar, que se destacava por sua temtica indianista, era duramente criticado pelos puristas por escrever com uma sintaxe brasileira. Essa submisso diminuiu no sculo XX, sobretudo com o Movimento Modernista de 1922. Porm, o nosso padro normativo ainda decalcado dos modelos portugueses, tanto que a maioria de nossas gramticas afirma que a colocao normal do pronome tono nclise (ex.: encarregaram-me desta tarefa), quando a colocao corrente do pronome no Brasil a prclise (ex.: me encarregaram desta tarefa).

Mas, se o comportamento lingstico de nossas elites tem sido marcado pelo conservadorismo e pela submisso ao cnone coimbro, no outro plo de formao de nossa realidade lingstica, a lngua portuguesa passou por profundas transformaes ao ser adquirida por milhes de africanos escravizados e de ndios e ao tornar-se a lngua materna dos seus descendentes. A forma como a lngua portuguesa foi imposta a esses segmentos no Brasil se assemelha muito forma como surgiram lnguas como o crioulo francs do Haiti, o crioulo ingls da Jamaica e o crioulo portugus do arquiplago de Cabo Verde.

A maioria das lnguas crioulas conhecidas atualmente encontra-se no Caribe, na costa da frica, no sul da sia e na Oceania e tem suas origens ligadas ao colonialismo europeu. No perodo que se estende do sculo XV ao XIX, os colonizadores europeus subjugaram pela fora centenas de povos e, atravs do trfico de escravos, seqestraram milhes de indivduos de seu ambiente cultural de origem, submetendo-os s mais aviltantes condies de trabalho forado. Esses povos eram obrigados a adotar a lngua do dominador, que adquiriam precariamente. E, no fundo das mais abjetas condies sociais, operou-se um milagre lingstico. Como flores do pntano, novas lnguas emergiram, combinando o vocabulrio da lngua dominante com uma gramtica inteiramente original.

PORTUGUS: UM NOME, MUITAS LNGUAS

35 .

Ao contrrio do que preconceituosamente afirmavam missionrios e funcionrios coloniais, as lnguas crioulas no so verses estropiadas da lngua do colonizador, So lnguas novas que gozam de plenitude funcional, como nos mostram as belssimas canes em crioulo caboverdiano que nos chegam na voz forte de Cesria vora, cujo talento reconhecido internacionalmente e muito elogiado por Caetano Veloso, um dos maiores nomes da MPB. O que ocorre que a estrutura dessas lnguas constituda apenas pelos elementos gramaticais essenciais ao seu funcionamento. Elementos que no tm valor comunicativo como as regras de concordncia e a flexo de caso dos pronomes esto ausentes na estrutura das lnguas crioulas.

A escravido no Brasil criou situaes muito semelhantes quelas em que se formaram as lnguas crioulas do Caribe, como o papiamento, um crioulo de origem portuguesa falado nas ilhas de Aruba, Curaao e Bonaire. Mas diversos fatores, como o elevado grau de mestiagem e as possibilidades de integrao e assimilao de crioulos e mestios que mediavam o violento processo de opresso e explorao no complexo cenrio sociolgico brasileiro, impediram que uma lngua crioula se formasse e se mantivesse em uso entre os afrodescendentes. Mas isso no significa que o contato entre lnguas no afetou a transmisso da lngua portuguesa nesses segmentos. Ao contrrio, como a maioria dos afrodescendentes e ndio-descendentes se encontra hoje na base da pirmide social brasileira, bastante razovel pensar que as caractersticas atuais da norma popular brasileira resultem de mudanas muito semelhantes quelas que levaram formao das lnguas crioulas, como tm revelado as pesquisas sociolingsticas realizadas recentemente no interior do pas.

Portanto, as caractersticas da fala popular sobre as quais recai o estigma social do preconceito lingstico nada mais so do que o reflexo mais notvel do carter pluritnico e multicultural da sociedade brasileira. E cabe escola resgatar essa conscincia histrica e promover o respeito diversidade cultural e lingstica. Isso no est em conflito com a tarefa de difundir a norma culta como forma de ampliar o acesso ao conhecimento e cidadania, pois a democratizao lingstica do Brasil passa necessariamente pela sua democratizao social e econmica, com o aprofundamento das polticas de distribuio de renda e a incluso de

PORTUGUS: UM NOME, MUITAS LNGUAS

36 .

milhes de brasileiros no processo poltico, e por que no dizer? lingstico de deciso acerca da destinao e do uso das imensas riquezas deste pas.

Sugesto de leitura
MATTOS E SILVA, Rosa Virgnia. Ensaios para uma scio-histria do portugus brasileiro. So Paulo: Parbola, 2004.

Nota: Professor da Universidade Federal da Bahia.

PORTUGUS: UM NOME, MUITAS LNGUAS

37 .

PROGRAMA 4

VARIAO NO PORTUGUS FALADO E ESCRITO NO BRASIL Premissas, processos e avaliao social


Ana Maria Stahl Zilles1

1. Premissas

Neste texto, assumimos algumas premissas, que convm explicitar como ponto de partida.

Todas as lnguas so primordialmente faladas, e s secundariamente escritas, tanto na histria de vida de cada pessoa, quanto na histria da humanidade e das comunidades.

Todas as lnguas variam no tempo e no espao, seja este geogrfico, social (dada a conjuno de caractersticas de classe social, idade, gnero, profisso/ocupao, religio, etc.) ou sociointeracional (afirmao de identidades, (as)simetria entre participantes, grau de sintonia com o interlocutor, direitos e deveres em funo do tipo de evento, entre outros aspectos que sero abordados adiante, na discusso de exemplos).

A variao e, mais especificamente, a escolha entre variantes est profundamente associada construo das identidades sociais: quando falamos como professores, usamos linguagem distinta daquela que usamos quando falamos como pais, ou filhos, ou amigos.

A variao pode levar ou no mudana lingstica. A associao entre variao e mudana pode ser observada, por exemplo, no uso de a gente em lugar de ns. Neste caso, trata-se, evidentemente, de mudana ainda em andamento. Entretanto, a variao pode permanecer estvel e no acarretar mudana, como o caso da reduo dos ditongos, que h sculos tem sido observada na lngua falada. Assim, alternamos entre deixa ~ dexa, entre andou ~ and,

PORTUGUS: UM NOME, MUITAS LNGUAS

38 .

conforme o contexto. Por isso, o locutor de um certo programa de rdio de Porto Alegre, quando faz entrevistas com msicos, pede que eles sugiram a faixa do seu CD a ser apresentada a cada momento do programa. Mas os entrevistados, muitas vezes, respondem dizendo que se toque a faxa tal. De um lado, o locutor do programa parece estar cuidando da linguagem que usa, monitorando-a e aproximando-a da norma culta e, mais ainda, da lngua escrita (lembremos que ele tem o CD na mo, ou seja, est diante de texto escrito, fato que costuma desencadear esse tipo de ajuste). De outro, os entrevistados, muitas vezes falando por telefone, parecem estar mais voltados para o estabelecimento de uma conexo mais informal com o pblico ouvinte e referem-se sua produo (as msicas do CD) com mais intimidade e de modo mais direto, nomeando-as, em lugar de trat-las por faixa tal.

A variao e sua avaliao social se verificam em todos os nveis de anlise lingstica: na fonologia (ex: advogado ~ adivogado); na morfologia (ex: juntar ~ ajuntar; levantar ~ alevantar; entrar ~ adentrar); na sintaxe ou morfossintaxe (ex: pra eu levar ~ pra mim levar; me telefona ~ telefona-me); no lxico: ex: aipim, macaxeira, macaxera, mandioca, mandioca-doce, mandioca-mansa. E, evidentemente, h grande variabilidade no campo da semntica (ou do sentido das palavras) e do uso contextualizado da linguagem. Considere-se, por exemplo, a multiplicidade de sentidos da palavra tribo, seja pela rea do conhecimento em que usada, seja por seu emprego recente para denominar grupos urbanos, especialmente de jovens. Ou mesmo para designar, genericamente, filiao a esta ou quela identidade social, como se l no excerto a seguir: Uma tribo urbana uma espcie de pacote de gosto musical, dolos, roupas e acessrios. uma forma de sinalizar aos outros o que se ou no nada disso. Pode ser simplesmente a expresso sem compromisso da preferncia momentnea por uma moda ou por um artista pop 2. Na mesma linha, basta pensar no sentido de palavras como galera, balada, e por a vai. Ao empreg-las, o falante faz o que tecnicamente recebe a denominao de ato de identidade: pelo modo como fala, alm de dizer um certo contedo, diz de si, de sua orientao social, dos grupos com os quais se identifica e quer ser identificado, bem como dos grupos dos quais quer ser distinguido. Acontece que, alm disso, o falante tambm precisa levar em conta a identidade da pessoa com quem ele fala: um adolescente ao telefone, falando com outro adolescente, diz, a cada nova frase, expresses como t ligado; ao passo que, ao falar com seus pais, poder no s reduzir o uso de t

PORTUGUS: UM NOME, MUITAS LNGUAS

39 .

ligado, como tambm substitu-lo por expresses como sabe ou n. Ao fazer essas escolhas, est constantemente definindo e redefinindo, junto com seu interlocutor, uma imagem de si e do outro, imagem que varivel, porque as identidades so mltiplas.

A variabilidade inerente linguagem humana entendida como fenmeno social. riqueza, dinamismo, pluralidade, jogo de poder e muito mais. Quem se vale conscientemente disso em seu dia-a-dia, seja para ouvir e falar, seja para ler e escrever, est em vantagem em relao queles que acreditam que, de cada lngua, s existe uma nica forma correta de dizer cada coisa. Essa crena , de fato, uma viso extremamente empobrecida de uma lngua e tem servido, historicamente, para produzir excluso social.

Nenhuma lngua esttica, todas elas mudam ao longo do tempo. O ingls antigo tinha uma distino entre singular e plural para o pronome reto de segunda pessoa: thou (singular) e you (plural); hoje a lngua emprega exatamente uma e a mesma forma nos dois sentidos: you, mas a forma antiga ainda ocorre em textos poticos e religiosos, por exemplo. Em portugus, o pronome reto vs, que herdamos do latim, caiu em desuso e, em seu lugar, cunhamos um novo pronome, vocs, que empregamos Brasil afora, na fala e na escrita. Evidentemente, nas duas lnguas, ingls e portugus, essas mudanas se associaram a outras (por exemplo, vosso > de vocs) e produziram novos estados de lngua, no sua deturpao ou degenerao.

A mudana lingstica produz diferena, mas no resulta nem em evoluo, nem em degradao da lngua, isto , as lnguas no ficam nem melhores nem piores. E ficam mais ricas, pois as formas antigas, enquanto delas houver memria ou registro, podem ser empregadas de modo a produzir efeitos particulares na interao social, seja oral, seja escrita. o que se observa no nome de um blog como Coleguinhas, Uni-vos! 3, que se descreve divertidamente como picadinho dirio de jornalismo e mdia em geral. marcante o contraste entre a escolha do jocoso e irreverente diminutivo Coleguinhas ao lado do sisudo e incitador imperativo seguido de pronome oblquo correspondente antiga segunda pessoa do plural (Uni-vos!), palavra de ordem de reunies, assemblias, passeatas, comcios, etc. Seria o mesmo dizer Coleguinhas, unam-se!? Talvez sim, do ponto de vista de um sentido estrito da construo; mas certamente no, do ponto de vista do que se quer dizer.

PORTUGUS: UM NOME, MUITAS LNGUAS

40 .

Saber uma lngua, portanto, implica ter o conhecimento e a capacidade de interpretar os usos orais e escritos desta lngua de acordo com o contexto sociointeracional. E aprender uma lngua implica aprender a participar desses usos, que so culturalmente co-construdos a cada interao social.

A lngua (qualquer lngua) s existe de fato e plenamente no seio da vida social, nas prticas sociais dos falantes, no uso que dela fazem, seja oral, seja escrito. Desvincul-la de seu contexto de uso, da ocasio, da relao entre quem disse o que a quem, com que propsito, etc., tirar-lhe o sentido e a razo de ser.

O contato entre lnguas ou entre dialetos favorece a variao e a mudana lingstica. No entanto, no fator de degenerao, e sim de diversificao.

As sociedades em todo o mundo, em sua maioria, so multidialetais e multilinguais; o monolingismo , de fato, exceo e est, muitas vezes, vinculado a situaes de opresso.

2. Variao e convergncia no portugus falado e escrito no Brasil

Nosso objetivo neste texto esboar um perfil da variabilidade do portugus no Brasil. Para tanto, certos aspectos de nossa constituio como pas precisam ser levados em conta. O primeiro aspecto a ser destacado diz respeito ao nosso imenso territrio e s decorrentes dificuldades, e at mesmo ausncia de contato entre as comunidades. Tais dificuldades de contato, em qualquer lugar do mundo, sempre reduzem as oportunidades de estabelecimento de prticas sociais comuns, seja de linguagem, seja de manifestaes artsticas, seja ainda de modos de viver e de sobreviver. No foi diferente no Brasil: tanto a distncia entre comunidades locais e entre a colnia e a metrpole, quanto o isolamento na zona rural e entre os ncleos urbanos constituram foras centrfugas, ou seja, foras que, por se afastarem do centro original, favoreceram a diversificao lingstica do portugus.

PORTUGUS: UM NOME, MUITAS LNGUAS

41 .

No entanto, devemos reconhecer que, a partir do sculo 20, essas dificuldades comearam a se reduzir no pas, medida que foram se expandindo os meios de telecomunicao (primeiro o rdio e a telefonia; depois a televiso e a rede de computadores) e foi ampliada enormemente a malha de estradas, encurtando distncias tanto por canais reais quanto virtuais. Assim, as possibilidades de contato e de estabelecimento de prticas sociais comuns tm aumentado gradativamente. Esse processo, que podemos descrever como de maior integrao nacional, associado macia ampliao da rede escolar, vem tendo um forte impacto sobre a linguagem: so foras centrpetas que promovem movimentos da sociedade na direo de uma relativa unificao da lngua. Ao tratarmos da concordncia verbal, adiante, voltaremos a tratar desse jogo de foras.

Outro aspecto a considerar para traar o perfil da variabilidade da lngua no pas diz respeito multiplicidade de culturas forjadas ao longo de nossa histria. Contriburam para isso os diferentes momentos de ocupao da terra e de formao dos ncleos urbanos, em funo de diferentes atividades econmicas e objetivos polticos. Foram momentos de reunir ou de separar etnias e lnguas, chegando, nos casos extremos, a seu extermnio. Foram, principalmente, momentos de consolidar o poder de uma reduzidssima elite, que assim agregava prestgio a tudo o que lhe dissesse respeito, inclusive sua linguagem, em contraposio privao e estigmatizao da maioria da populao, a comear, evidentemente, por seu modo de falar. Essas foras, portanto, so claramente centrfugas, divergentes, e levam diversificao da lngua.

Um terceiro aspecto da variabilidade lingstica emerge dos anteriores. Trata-se tambm de foras centrfugas relacionadas com o acesso lngua portuguesa. No Brasil, at o final do sculo 19, grande parte, seno a maioria da populao brasileira, no tinha o portugus como sua primeira lngua ou, quando o tinha, era por um processo de aprendizagem de variedades, distantes, em maior ou menor grau, dos padres da elite de fala portuguesa. Essas variedades recebem at hoje denominaes depreciativas, como as de lngua misturada ou salada mista, por oposio ao ideal de lngua pura, e mais freqentemente, de portugus errado, por oposio ao ideal de lngua correta. Essas denominaes revelam um importante trao da

PORTUGUS: UM NOME, MUITAS LNGUAS

42 .

linguagem: ela sempre associada, em todos os contextos, a valores sociais, como ficar mais claro em alguns exemplos que vamos discutir.

Assim, o Brasil foi, na maior parte de sua histria, um pas multilnge em que o portugus era lngua minoritria. O prprio projeto de nao da elite luso-brasileira se construiu sobre a desqualificao das outras muitas lnguas que aqui foram faladas e de seus falantes. Desse modo, a histria social do Brasil imps o portugus como lngua oficial, sem dar maioria dos falantes oportunidades adequadas para a sua aprendizagem. Com isso, criaram-se condies favorveis diversificao lingstico-cultural de carter social que hoje caracteriza o pas: reconhecemos nas mais diversas instncias da vida a existncia de um continuum de variao que tem, num dos extremos, a chamada norma culta e, no outro, certas variedades populares muito afastadas da culta. Mas note-se que as variedades populares no devem ser confundidas com lngua coloquial ou informal, porque fazer a oposio entre culto e coloquial consiste em comparar coisas distintas, empregando, de um lado, o eixo das classes sociais e, de outro, o eixo de grau de formalidade da linguagem como critrio de julgamento.

At aqui vimos que nossas condies scio-histricas e territoriais favoreceram, de um lado, o surgimento da variabilidade e, de outro, uma tendncia unificao.

A professora Rosa Virgnia Mattos e Silva, da Universidade Federal da Bahia, amplia nossa compreenso da conjugao de foras e da atual configurao do portugus brasileiro ao afirmar o que segue:

Numa perspectiva de mudana, com base nos estudos em que se fundamenta, defende Dante Lucchesi a idia de que a norma culta ou seja, os padres de uso dos segmentos escolarizados, dos falantes das classes mdia e alta tende a perder caractersticas que a aproximam do padro europeu original e a norma verncula tende a adquirir caractersticas que a aproximam da norma culta, num processo de convergncia, mas com ntidas diferenas quanto aos padres de uso e aos sistemas de valores que subjazem a eles4 (Mattos e Silva, 1998, p. 29).

PORTUGUS: UM NOME, MUITAS LNGUAS

43 .

3. A norma culta se afasta do portugus europeu

Poderamos aqui discutir vrios exemplos, tais como a colocao dos pronomes oblquos (prclise versus nclise) e a locuo verbal estou fazendo em lugar da locuo estar a fazer. Vamos, porm, nos concentrar no caso do uso de a gente, porque ele permite exemplificar as mltiplas faces dos fatos de uso da lngua que estamos interessados em apresentar e comentar. Ao contrrio do que ocorre em Portugal, o uso de a gente como pronome pessoal generalizado em nosso pas, no s nas variedades populares, mas tambm na chamada fala culta, das classes mdia e alta e dos segmentos altamente escolarizados da sociedade. Estamos nos referindo a ocorrncias como as que se observam a seguir na fala de uma professora com ensino superior completo, na faixa etria entre 36 e 55 anos, entrevistada em 1972 pelo Projeto NURC6 em Porto Alegre (inqurito 45):

Doc.: e em que ocasies voc costuma visitar seus amigos?... Inf.: bom... visita mesmo... a gente (1) visita to pouco hoje em dia e ainda ainda domingo passado ainda li no jornal um artigo... no sei se vo/ se vocs leram... a respeito justamente de negcio de visita n?... e ah::... a gente (2) se encontra sempre todos os meses nesse jantar... com os amigos... quer dizer que pouco fora disso a gente (3) no se encontra...

H dois sentidos bem distintos nas ocorrncias de a gente nesta parte da entrevista: em (1) o pronome usado para fazer referncia genericamente a toda e qualquer pessoa. Em (2) e (3) o pronome usado para fazer referncia a um conjunto especfico de pessoas, no caso, a informante e seu marido. Na entrevista, fica muito claro que ela est falando do casal, porque d muitos detalhes dessas atividades que os dois desenvolvem. Em qualquer dos casos, ela poderia ter dito ns, pois este pronome tambm pode ser usado com referncia genrica ou especfica. Sua escolha por a gente, ento, atesta o quanto esse uso est consolidado no portugus brasileiro, mesmo entre os chamados falantes cultos, mesmo em falas registradas h mais de 30 anos.

PORTUGUS: UM NOME, MUITAS LNGUAS

44 .

Uma evidncia inequvoca do uso desse pronome pela elite chamada culta e, ao mesmo tempo, de que se trata de processo de mudana em curso, sistemtico, em ascenso gradual e constante, j bastante avanado, pode ser vista na figura a seguir:

100 80 60 40 20 0 1900-1925 1926-1950 1951-1975 24 67 % a ge nte 82

Grfico 1 - Percentuais do uso de a gente conforme o ano de nascimento dos falantes - dados de Porto Alegre do NURC e do VARSUL (cf. Zilles, 20076).

Todas as pessoas cuja fala foi analisada nesta pesquisa tm, no mnimo, Ensino Mdio completo; a maioria, contudo, tem Curso Superior completo, o que significa que fazem parte da chamada elite culta da sociedade. Observa-se, no grfico, um acentuado crescimento no uso de a gente num intervalo de tempo de 75 anos. Assim, as pessoas que nasceram no primeiro quartel do sculo 20, ao serem entrevistadas, seja na dcada de 1970, seja na de 1990, apresentaram percentuais bem baixos de uso do novo pronome (24%), em contraste com o uso do pronome ns. O percentual de uso de a gente para os nascidos no segundo quartel do sculo alcana j 67% e chega a 82% para os nascidos no terceiro quartel. Esse percentual, que altssimo, pode ser interpretado como sinal de mudana em curso bastante avanada. Pelo fato de esses falantes fazerem parte da classe mais escolarizada do pas, sua progressiva adeso ao novo pronome confirma o fato de que ele goza de prestgio na sociedade.

No entanto, h grande resistncia, explcita ou no, ao uso de a gente na escrita, em geral, mais conservadora, em particular nos textos institucionais como pareceres do Supremo Tribunal Federal e do Judicirio em geral, documentos diplomticos produzidos pelo Itamaraty, documentos da Conferncia dos Bispos, teses universitrias, etc. A restrio na escrita maior quando a gente significa aquele que fala e seu interlocutor, ou seja, quando

PORTUGUS: UM NOME, MUITAS LNGUAS

45 .

entra em lugar de ns, exatamente quando , especificamente, pronome pessoal. J em seu uso como pronome indefinido, genrico, parece haver menor restrio.

Apesar disso tudo, h um uso crescente de a gente na escrita. Um aspecto interessante , ento, descobrir o caminho que leva a esta gradual aceitao. Admitimos como hiptese que esse caminho esteja relacionado com gneros textuais, alguns favorecendo e outros desfavorecendo seu uso, como exemplificamos a seguir, com base na discusso desenvolvida em Zilles (2007, p. 38-41).

A gente aparece, com valor de pronome pessoal pleno (eu+tu), em textos de literatura infantil, como em Tchau, de Bojunga (2001): a certa altura de uma conversa entre me e filha, esta diz quela: Sozinha como? e eu? e o Donatelo? a gente t sempre junto, no t?

A gente ocorre tambm em textos que do voz a crianas e criam vozes dirigidas a elas, como no magistral conto de Carlos Drummond de Andrade (1989) intitulado Na escola. De um lado, a fala dirigida pela professora aos alunos: Muito bem. Ser uma espcie de plebiscito. A palavra complicada, mas a coisa simples. Cada um d sua opinio, a gente soma as opinies, e a maioria que decide. De outro lado, a fala do aluno, em que a concordncia usada espelha a subverso da ordem proposta: Legal! exclamou Jorgito. Uniforme est superado, professora. A senhora vem de cala comprida, e a gente aparecemos de qualquer jeito.

Em outra frente, o novo pronome aparece sobejamente em textos publicitrios e em correspondncia comercial, como nos dois exemplos que se seguem, colhidos aleatoriamente: na correspondncia de um determinado Banco, em dezembro de 2006, l-se: A sua prosperidade, a gente vai celebrar juntos; no informativo entregue juntamente com o carto do assinante do jornal Correio do Povo, em 2005, l-se: um grande prazer ter voc junto com a gente.

Mas, como dissemos antes, o pronome a gente no ocorre em muitos outros tipos de texto, a no ser com seu significado genrico. Essas diferenas, claro, revelam contradies na

PORTUGUS: UM NOME, MUITAS LNGUAS

46 .

avaliao social de a gente. Na fala, pode-se dizer que o pronome recebe prestgio encoberto, no-consciente, dado o generalizado grau de adeso a seu uso por pessoas de todas as classes sociais, tanto em contextos familiares quanto institucionais (na sala de aula, nas dependncias da escola e da universidade, nos servios pblicos, nas entrevistas de televiso, etc.). Mesmo assim, h curiosamente casos de rechao prpria pronominalizao, como o de uma senhora com mais de 60 anos entrevistada na dcada de 1990 pelo Projeto VARSUL7, em Porto Alegre (POA 46):
E*T, agora- agora a gente vai perguntar pra [1senhora1]F* [Ns,1], a gente no, a gente aquele que est agindo (agora) (risos e), ns! E*Ns. F* (inint) hoje, porque vocs hoje maltratam a lngua (inint), ai meu Deus do cu, isso que o pobre do Cames, o pobre do no sei mais o qu, do Rui Barbosa, (inint), que se esmerava para punir, pra enriquecer. *Vocs hoje tratam de dilapidar, (inint) nem se usa mais o pronome. *Pessoal ("largando") ns a gente. *A gente aquele que est agindo. * ou no ? E *Ns ento? F *Ns! (riso geral) (inint) E *Ns queremos saber (hes), por exemplo, a origem da sua famlia. *A senhora nasceu aqui em Porto [2Alegre2] (inint)?

Ao dirigir-se desse modo s entrevistadoras (jovens auxiliares de pesquisa), corrigindo-as e impondo um certo modo de falar, a entrevistada subverte a ordem estabelecida (direitos e deveres de entrevistador e entrevistado) e inverte o carter assimtrico da relao entre os participantes, atribuindo a si o poder de determinar, ela mesma, e no entrevistadora, o tpico da conversa. Essa inverso de papis, contudo, logo revertida, e as entrevistadoras passam a deter o controle da entrevista, com a anuncia da entrevistada.

J na escrita, o uso de a gente alvo de restries e recebe estigma aberto, explcito, consciente, exceto nos casos de escrita que busca se aproximar ou representar a fala, como o caso da escrita usada em salas de conversa (chat) na Internet ou em stios (sites) de relacionamento, na recriao da fala de personagens em narrativas de fico ou em discurso reportado em textos jornalsticos. Temos a um mundo de observaes a fazer a fim de compreendermos o jogo de foras entre inovao e preservao, entre o centrfugo e o centrpeto, entre a diversidade e a unidade.

PORTUGUS: UM NOME, MUITAS LNGUAS

47 .

Dada essa complexa avaliao social, fundamental reconhecermos que a escolha entre ns e a gente no indiferente; pelo contrrio, recurso expressivo, riqueza da lngua.

4. Norma verncula (variedades populares) se aproxima da norma culta

Ao contrrio do que postula a gramtica tradicional, a concordncia verbal no Brasil varivel, ou seja, nem sempre usada e, muitas vezes, tem formas distintas das consideradas padro. Assim, o prprio ttulo de um livro da professora Stella Maris Bortoni-Ricardo exemplifica isso: Ns chegemu na escola, e agora?.

O que precisa ser posto em destaque que a avaliao social negativa dessa variao altamente consciente e consistente. Os dois exemplos a seguir o demonstram. Em primeiro lugar, mais um trecho de entrevista feita na dcada de 1970 pelo Projeto NURC em Porto Alegre, desta vez com um dentista e tambm professor universitrio, entre 25 e 35 anos, (inqurito 09):
Doc.: Quais os defeitos mais comuns que voc conhece no modo de falar? Inf.: Quais os defeitos mais comuns no modo de falar? ... h... no h concordncia... do verbo com a pessoa... s vezes a pes/ so vrias pessoas e usa-se o verbo numa pessoa s... ou para uma pessoa... eu posso estar aqui... perfeitamente devido ao nervosismo estar falando erradamente...

Para este profissional liberal e professor universitrio, a falta de concordncia um defeito, um erro. Esse modo de representar a variao , de fato, generalizado no pas, e encontra, certamente, bases profundas nos discursos escolares sobre o fenmeno. Note-se, ainda, que o informante admite que isso possa acontecer com ele mesmo e, at, que poderia estar acontecendo durante a prpria entrevista. Esse aspecto de seu comentrio precioso para a nossa reflexo, pois revela o quanto nos sentimos inseguros sobre o nosso uso do portugus. Essa insegurana fomentada cada vez que um professor, em sala de aula, no reconhece que a concordncia no portugus do Brasil varivel e no , simplesmente, erro ou preguia dos alunos. Pelo que disse o dentista entrevistado, uma insegurana que, injustamente, carregamos pela vida afora.

PORTUGUS: UM NOME, MUITAS LNGUAS

48 .

O segundo exemplo de avaliao negativa da falta de concordncia foi extrado do livro denominado Mal secreto, de Zuenir Ventura8. Num dado momento, o narrador refere-se fala da personagem dona Lucinda (uma me-de-santo) do seguinte modo: Ela no gostou da pergunta. Ningum faz bem ou mal, os santos que faz, respondeu rispidamente, estropiando a concordncia.

Ao caracterizar a fala da personagem, o narrador emite um juzo de valor extremamente negativo por meio da palavra estropiando, que tem entre seus sinnimos as palavras aleijar e mutilar. Mesmo com quase 30 anos de distncia entre um e outro exemplo, fica clarssima a relao entre as duas avaliaes negativas apresentadas aqui: o aleijado, o mutilado algo que tem defeito! A fora dessas metforas revela o sucesso desse verdadeiro processo de inculcao ideolgica contra a variao que vem sendo realizado explicitamente no Brasil desde o sculo 19.

Talvez essa enorme presso negativa contra a variao na concordncia verbal esteja no bojo de um fenmeno que o estudo da lngua falada vem revelando, e que tratamos a seguir. Tratase da difuso ativa de traos da lngua padro fala popular, como discute o Professor Gregory Guy9 em um interessante texto sobre a questo da crioulizao prvia do portugus do Brasil.

As pesquisas sociolingsticas recentes atestam de modo inequvoco o movimento dos falantes em direo chamada norma culta, pois h um claro aumento de uso da concordncia verbal entre os mais jovens e mais escolarizados.

Este resultado mostra o importante papel da escola no uso da linguagem, ainda que no seja ela, a escola, a nica responsvel por esta mudana em andamento. O que precisamos nos perguntar se faz sentido continuar tratando a variao como erro, quando sabemos que foras scio-histricas contriburam para o seu estabelecimento. Tambm necessrio nos perguntar se queremos continuar gerando insegurana lingstica entre os falantes, gerao aps gerao. Tais perguntas precisam ser feitas porque os juzos de valor colados

PORTUGUS: UM NOME, MUITAS LNGUAS

49 .

linguagem podem ser mudados, porque so ativamente produzidos pelos prprios falantes no contexto sociocultural, em particular por aqueles que detm mais poder.

5. Variao e identidades sociais

Em certa medida, j tratamos da relao entre variao e identidades ao discutirmos os exemplos acima apresentados. Devido importncia dessa dimenso da variabilidade, examinemos mais alguns exemplos.

Uma generalizao comum a respeito das caractersticas lingsticas do Rio Grande do Sul o emprego do pronome tu. Entretanto, h no estado zonas de uso exclusivo de tu, zonas de uso exclusivo de voc e zonas em que as duas formas se alternam. Pelotas, RS, uma cidade de zona exclusiva de uso de tu. Ser que o pronome tu acompanhado de marca verbal de segunda pessoa?

Em um amplo estudo sobre o emprego da marca de segunda pessoa do singular na fala de Pelotas, realizado por Amaral (2003) 10, os resultados gerais mostram clara tendncia ao no uso de concordncia, uma vez que os percentuais caem medida que diminuem as idades dos falantes, isto , quanto mais jovem menos se d a concordncia. o que est na tabela 1 abaixo.

Tabela 1: Distribuio da concordncia verbal de segunda pessoa do singular em relao a faixas etrias, em Pelotas (RS), cf. Amaral (2003)
Faixa Etria Ocorrncias Percentual

+ de 65 anos 50 a 64 anos 38 a 49 anos 26 a 37 anos 21 a 25 anos 16 a 20 anos

293 289 237 504 415 392


TOTAL 2.130

13 % 12 % 15 % 4% 4% 3%
7%

PORTUGUS: UM NOME, MUITAS LNGUAS

50 .

O mesmo autor mostra que tambm h interao entre idade e gnero, pois as mulheres, em todas as faixas etrias, tendem a usar mais concordncia de segunda pessoa do singular do que os homens, como mostra Amaral (2003).

H tambm uma relao entre classe social e maior ou menor freqncia da concordncia de segunda pessoa, como se pode ver pelo grfico abaixo.

12 % 8% 7%

6% 4%

Mdia-alta

Mdia

Mdia-baixa

Baixa C las s es s ociais

A LP

Grfico 2: relao entre classe social e maior ou menor freqncia da concordncia de segunda pessoa.

Por fim, a distribuio da marca de segunda pessoa por classe social mostra a estratificao do uso dessa forma lingstica. Ainda que os percentuais no sejam muito distintos e sejam bem baixos, o decrscimo evidente. Portanto, a reteno da marca de pessoa um trao de fala que, em Pelotas, est claramente associada a acesso a bens culturais e econmicos, bem como a prticas sociais em que a interao assimtrica favorece o uso da marca de segunda pessoa na fala dirigida a pessoas hierarquicamente superiores ou com mais poder.

Acima de tudo, interessante notar que os falantes que mais usam a marca so mulheres de classe mdia, particularmente, por exemplo, as com educao de nvel superior, as que trabalham em certo tipo de comrcio (butique voltada para a classe mdia e alta). A reteno da marca, portanto, um ato de identidade atravs do qual essas mulheres projetam de si uma imagem associada a um smbolo de poder culturalmente superposto, a chamada lngua padro (a que associamos com os modelos apresentados nas gramticas). Com isso, elas adquirem um capital simblico no jogo de poder da sociedade. Falamos em reteno da marca porque o baixssimo percentual de uso do morfema de segunda pessoa verbal (apenas 7%) na

PORTUGUS: UM NOME, MUITAS LNGUAS

51 .

amostra de 90 informantes forte indicao de mudana quase completada, de no uso da mesma. Ret-la parece ter o efeito, nesta sociedade, no de afetao ou esnobismo, mas sim de nvel social e educacional alto, de pertencimento a este grupo de referncia, tal como vestir roupas de grife ou usar jias.

6.

Variao e escola

Carlos Alberto Faraco11, em texto recentemente publicado, caracteriza com muita clareza a tarefa que nos cabe como professores. Diz ele:

(...) nosso grande desafio, neste incio de sculo e milnio, reunir esforos para construir uma pedagogia da variao lingstica que no escamoteie a realidade lingstica do pas (reconhea-o como multilnge e d destaque crtico variao social do portugus); no d um tratamento anedtico ou estereotipado aos fenmenos da variao; localize adequadamente os fatos da norma culta no quadro amplo da variao e no contexto das prticas sociais que a pressupem; abandone criticamente o cultivo da norma-padro; estimule a percepo do potencial estilstico e retrico dos fenmenos da variao. Mas, acima de tudo, uma pedagogia que sensibilize as crianas e os jovens para a variao de tal modo que possamos combater os estigmas lingsticos, a violncia simblica, as excluses sociais e culturais fundadas na diferena lingstica.

Cabe a todos ns que trabalhamos com educao a responsabilidade de oferecer ensino de qualidade a nossos alunos. Para faz-lo, indispensvel que desenvolvamos uma nova postura frente aos fatos da lngua portuguesa e das demais lnguas faladas no Brasil, sua relao com as identidades sociais e com as culturas que aqui convivem. indispensvel que nossos alunos tenham sua cultura e sua variedade de lngua respeitadas na escola para que se sintam valorizados e possam aprender, descobrindo-se e descobrindo o mundo, compreendendo as relaes sociais, as desigualdades, os conflitos e as potencialidades de desenvolvimento pessoal e comunitrio em nosso pas. Ouvi-los pelo que eles tm a dizer, e no pelo modo como dizem, pode ser um bom comeo. Mas no podemos ficar s no comeo. Por isso, importante ouvi-los e discutir com eles os efeitos sociais e estilsticos dos diferentes modos de

PORTUGUS: UM NOME, MUITAS LNGUAS

52 .

dizer. Ouvi-los e incorporar seus sentidos, suas perguntas e respostas, suas propostas e sua reflexo ao conhecimento que se vai co-construindo na sala de aula um importante encaminhamento para aulas de criar e aprender, e no de reproduzir e subjugar.

Sugestes de leitura

BORTONI-RICARDO, Stella Maris.

Ns cheguemu na escola, e agora?

Sociolingstica & educao. So Paulo: Parbola, 2005. CORREA, Djane A. (org.) A relevncia social da lingstica: linguagem, teoria e ensino. So Paulo: Parbola, 2007. _____________ & SALEH, Pascoalina B. de Oliveira (org.) Prticas de letramento no ensino: leitura, escrita e discurso. So Paulo: Parbola, 2007. FARACO, C. A. Lingstica histrica: uma introduo ao estudo da histria das lnguas. So Paulo: Parbola, 2005.
Notas: Professora da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos.
2

Extrado de: http://veja.abril.com.br/especiais/jovens_2003/p_048.html,

acesso em 08/04/2008.
3

Extrado de http://www.coleguinhas.jor.br/picadinho.html, acesso em

08/03/2008.
4

Mattos e Silva, Rosa Virgnia. Idias para a histria do portugus

brasileiro: fragmentos para uma composio posterior. In CASTILHO, Ataliba T. de. (org.) Para a histria do portugus brasileiro. So Paulo: Humanitas Publicaes/ FFLCH/USP, 1998. V. 1. p.21-52.

PORTUGUS: UM NOME, MUITAS LNGUAS

53 .

Projeto Norma Urbana Culta (NURC), desenvolvido em Porto Alegre, So

Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Recife. A primeira grande coleta de dados de lngua falada foi feita na dcada de 1970.
6

Zilles, Ana M. S. O que a fala e a escrita nos dizem sobre a avaliao social

do uso de a gente. In: Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 42, n. 2, p. 27 a 44, junho, 2007.
7

Projeto Variao Lingstica Urbana da Regio Sul (VARSUL), desenvolvido

na UFPR, UFSC, UFRGS e PUCRS.


8

Ventura, Z. Mal secreto. Rio de Janeiro, Ed. Objetiva, 1998. p. 94. Guy, Gregory R. A questo da crioulizao no portugus do Brasil. In:

Zilles, Ana M. (org.) Estudos de Variao Lingstica no Brasil e no Cone Sul. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2005. p. 36.
10

Amaral, Lus I. C. A concordncia verbal de segunda pessoa do singular

em Pelotas e suas implicaes sociais. Porto Alegre, Tese de doutorado, UFRGS, 2003.
11

Faraco, Carlos Alberto. Por uma pedagogia da variao lingstica. In:

Djane A. Correa (org.) A relevncia social da lingstica: linguagem, teoria e ensino. So Paulo: Parbola Editorial; Ponta Grossa, PR : UEPG, 2007. p. 46.

PORTUGUS: UM NOME, MUITAS LNGUAS

54 .

PROGRAMA 5

A DIVERSIDADE LINGSTICA DO BRASIL E A ESCOLA


Stella Maris Bortoni-Ricardo1

O Brasil multilnge

Costumamos pensar que em cada pas fala-se uma nica lngua, mas no bem assim. Em quase todos os pases do mundo falam-se duas ou mais lnguas e h alguns onde so faladas centenas de lnguas, como o caso da ndia, com mais de 200 lnguas, e da Tanznia, com mais de 135 lnguas.

Tambm costumamos pensar que o Brasil um pas monolnge, onde todos se comunicam usando somente o portugus. Mas no essa a realidade. No Brasil, hoje em dia, so falados cerca de 200 idiomas, alm do portugus. Estima-se que, quando os portugueses chegaram aqui, h 500 anos, eram faladas no Brasil por volta de 1.078 lnguas indgenas. Hoje as naes indgenas sobreviventes preservam cerca de 180 lnguas, conhecidas como lnguas brasileiras, muitas delas ameaadas de extino. Felizmente a Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional (LDB, de 1996) e o Plano Nacional de Educao (Resoluo 03 do Conselho Nacional de Educao) garantem ensino de natureza intercultural e bilnge a mais de 174 mil estudantes indgenas (Ver: Brasil/Minc, 2007).

Tambm as comunidades descendentes de imigrantes conservam, ainda, cerca de 30 lnguas. Alm disso, so usadas duas lnguas de sinais de comunidades surdas e em grupos afrobrasileiros podem-se encontrar caractersticas das lnguas faladas pelos seus ancestrais em antigos Quilombos.

PORTUGUS: UM NOME, MUITAS LNGUAS

55 .

A lngua portuguesa no Brasil e no mundo

A lngua portuguesa, que a Constituio Brasileira (art. 13) declarou idioma oficial da Repblica Federativa do Brasil, tem aproximadamente 830 anos de idade2 [1], est entre as dez mais empregadas do planeta e a sexta lngua materna mais falada do mundo. lngua oficial de oito pases lusfonos: Portugal, Brasil, Angola, Moambique, Cabo Verde, So Tom e Prncipe, Guin-Bissau e Timor-Leste.

O Brasil o maior pas de lngua portuguesa em extenso territorial. Alm disso, tambm o pas onde vive o maior nmero de falantes de portugus (cerca de 182 milhes de habitantes em 2004).

O analfabetismo em nosso pas

No obstante o uso extensivo da lngua portuguesa no Brasil, o pas enfrenta um serissimo problema na familiarizao de grande parte de seu contingente populacional com a modalidade escrita da lngua.

O analfabetismo est na raiz da maioria dos grandes problemas sociais da sociedade brasileira, praticamente to antigo quanto o prprio pas, e no foi ainda resolvido, apesar das diversas campanhas de alfabetizao que surgem no bojo de polticas educacionais.

Dados fidedignos sobre essa questo esto agora disponveis no Mapa do Analfabetismo no Brasil, que uma iniciativa conjunta do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Ansio Teixeira), do Censo Escolar do MEC, do IBGE e do PNUD (Programa de Desenvolvimento das Naes Unidas United Nations Development Program UNDP).

Segundo o referido mapa, o nmero de analfabetos varia bastante de regio para regio e inversamente proporcional ao ndice de Desenvolvimento Humano, IDH. Quanto mais baixo

PORTUGUS: UM NOME, MUITAS LNGUAS

56 .

o IDH (aferido em funo da renda per capita, da longevidade e dos nveis de educao de uma populao) mais altos os ndices de analfabetismo.

No Nordeste, o nmero de analfabetos muito maior que nas regies Sul e Sudeste. Quanto renda familiar, calculada em salrios mnimos, constata-se que o analfabetismo chega a ser 20 vezes maior nas famlias mais pobres.

Observe-se, tambm, que as mulheres apresentam uma taxa de alfabetizao superior dos homens. Em relao varivel raa, constatou-se que existem trs vezes mais brancos alfabetizados do que negros e pardos, o que confirma o peso do fator raa na desigualdade social no Brasil (segundo dados das pesquisas citadas).

Considerando-se a dicotomia rural x urbano no pas, os dados mostram que, no meio rural brasileiro, a taxa de analfabetismo trs vezes superior da populao urbana.

O analfabetismo funcional

Temos de considerar tambm uma mudana no conceito de analfabetismo. Em 1958, a UNESCO definia como analfabeto um indivduo que no conseguia decodificar palavras e ler ou escrever algo simples. Duas dcadas depois substituiu esse conceito pelo de analfabeto funcional, que um individuo que, mesmo sabendo decodificar palavras, ler e escrever frases simples, no possui as habilidades necessrias para satisfazer as demandas do seu dia-a-dia e desenvolver-se pessoal e profissionalmente.

O Quinto Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional (INAF), divulgado em setembro de 2005, pelo Instituto Paulo Montenegro - IPM - (disponvel em: <www.ipm.org.br>) mostrou que s 26% dos brasileiros na faixa de 15 a 64 anos de idade so plenamente alfabetizados. Desses, 53% so mulheres, 47% so homens e 70%, jovens de at 34 anos.

PORTUGUS: UM NOME, MUITAS LNGUAS

57 .

As razes scio-histricas do analfabetismo no Brasil

Para se entender as razes desse imenso contingente de brasileiros que vivem margem das culturas de letramento ou participam delas apenas tangencialmente, devemos estudar as circunstncias da transposio do portugus para o Brasil Colnia. Em nosso pas, desde o incio da colonizao, a cultura rural prevaleceu sobre a cultura urbana. Os ncleos urbanos no Brasil Colonial ficaram praticamente restritos faixa litornea. Nos grandes espaos interioranos, medida que as terras eram desbravadas e se sucediam os ciclos na produo agropecuria, desenvolviam-se ncleos de cultura rural.

O contato de lnguas no Brasil Colnia

Desde o incio da colonizao at o final do sculo XVII, prevaleceu na colnia um bilingismo instvel, em que predominavam dois sistemas lingsticos: o primeiro era o que veio a ser chamado de lngua geral e tambm lngua braslica, originalmente falada pelos ndios Tupinamb, que se difundiu na costa brasileira, do litoral de So Paulo ao litoral do Nordeste. O segundo era a lngua portuguesa, que chegava junto com os jesutas, a elite administrativa e os aventureiros lusitanos que vinham busca de enriquecimento rpido. A lngua braslica foi aos poucos cedendo lugar, no repertrio dos indgenas, interlngua aprendida de oitiva, isto , que eles ouviam e empregavam no esforo para se comunicar com o elemento europeu. Em 1759, o Marqus de Pombal expulsa a Companhia de Jesus de todo o territrio portugus, inclusive das colnias. Interrompe-se o trabalho nas escolas jesuticas no Brasil e aquele esforo de escolarizao da populao local indgena, mestia, ou descendente de portugueses no retomado seno mais de uma dcada depois, de forma bastante intermitente e irregular.

O ambiente de contato de lnguas no Brasil Colnia era ideal para desencadear mudanas rpidas no sistema da lngua portuguesa. No existem registros confiveis desse contato de lnguas e da emergncia de interlnguas, isto , de variedades da lngua portuguesa faladas por indivduos que no a tinham como lngua materna, no caso, os indgenas. Mas, de fato, o contato de lnguas, a ausncia de um sistema educacional e a nfima circulao de textos

PORTUGUS: UM NOME, MUITAS LNGUAS

58 .

escritos em portugus (j que at 1808 era proibida na Colnia qualquer atividade de imprensa) contriburam para formar no Brasil uma variedade dialetal de portugus oral, muito distinta da lngua falada e escrita em centros urbanos em Portugal e, posteriormente, no Brasil. Com pequenas diferenas regionais, essa variedade difundiu-se por todo o territrio brasileiro, com mais vitalidade nas grandes extenses rurais, pois nas cidades que eram formadas ela iria concorrer com o portugus lusitano, j em vias de padronizao na sua modalidade escrita.

Longe do efeito padronizador da cultura letrada, cultivada pelas instituies urbanas que so agentes letradores, a variedade da lngua usada pelas populaes rurais e interioranas era bastante diferente da lngua falada em Portugal no s na gramtica, mas tambm no vocabulrio, com forte influncia da lngua geral.

O componente africano na formao do portugus brasileiro

Esse multilingismo da sociedade brasileira nos sculos XVI e XVII torna-se mais complexo com a chegada dos escravos africanos, que no eram portadores de lngua e cultura homogneas porque provinham de diferentes grupos tnicos: os Yoruba, chamados nag; os Dahomey, denominados geg e os Fanti-Ashanti, conhecidos como minas, alm de outros grupos menores, conforme nos ensina Darcy Ribeiro (1995), baseado nos estudos pioneiros de Nina Rodrigues e Arthur Ramos. Como o trfico negreiro durou cerca de trs sculos, havia na sociedade colonial uma interao permanente entre escravos de diferentes geraes. Estima-se que cerca de 4 milhes de escravos foram trazidos para o Brasil e aqui distribudos pelas reas de lavouras ou abrigados nas cidades, nas casas de famlia, como escravos domsticos. Esse grande nmero de africanos trazidos para o Brasil nunca teve oportunidade de aprender o portugus sistematicamente. As escolas, que j eram raras, no se abriam para os escravos, que ganharam a liberdade j quase ao final do sculo XIX, sem que, contudo, tivessem as condies de insero no sistema de produo. Permaneceram margem desse sistema, longe das escolas e da cultura letrada, e contriburam para formar os grandes contingentes de mo-de-obra barata e pouco valorizada, mesmo depois que o pas entrou, tardiamente, na era industrial.

PORTUGUS: UM NOME, MUITAS LNGUAS

59 .

A padronizao do portugus no Brasil e a urbanizao

A padronizao do portugus brasileiro correu paralelamente ao processo de urbanizao, ambos sujeitos a intermitncias e meio caticos. Podem-se identificar dois perodos na urbanizao brasileira. O primeiro tem incio com a colonizao, quando se criam os ncleos urbanos litorneos e o segundo, no sculo XX, com a implantao das primeiras indstrias.

O processo de industrializao s comeou no Brasil no final dos anos 40 do sculo XX. Inicia-se a a segunda fase de urbanizao, mas poucas cidades desenvolveram um sistema social estratificado. Nas cidades menores e em regies mais pobres, foram mantidas a uniformidade e a tradio do modo rural de vida, inclusive as variedades lingsticas rurais. De fato, at hoje os grupos sociais radicados no campo, nas reas rurbanas (de transio entre o campo e a cidade) e nas reas urbanas e cosmopolitas distribuem-se em um contnuo de urbanizao, sem fronteiras rgidas.

No entanto, de uma perspectiva sociolingstica, podemos dizer que, com a acelerao da urbanizao no Brasil no sculo XX, consolidam-se, em momentos distintos, duas sociedades paralelas: a sociedade urbana, com acesso cultura letrada, e a sociedade rural e a rurbana, moldadas em prticas sociais predominantemente orais. A variao em nossa lngua, cujas origens remontam s desigualdades sociais vigentes desde o perodo colonial, est diretamente relacionada ao acesso que os grupos sociais tm cultura letrada, cultivada principalmente pelas populaes urbanas. O resultado dessa clivagem entre a populao letrada e a que no tem acesso escolarizao sistemtica que entramos neste milnio com 2/3 da populao brasileira constituda de analfabetos funcionais.

Testes nacionais de leitura e matemtica

Desde 1990, o Ministrio da Educao vem conduzindo testes nacionais de compreenso de leitura e habilidades matemticas com alunos na 4 e na 8 sries do Ensino Fundamental e na 3 srie do Ensino Mdio, identificados pela sigla SAEB: Sistema Nacional de Avaliao da Educao Bsica, hoje denominados Prova Brasil. No ano em curso, vem sendo aplicada

PORTUGUS: UM NOME, MUITAS LNGUAS

60 .

tambm, nas classes de alfabetizao, a Provinha Brasil. Os resultados desses testes de leitura so bem conhecidos e mostram, por exemplo, que um tero das crianas brasileiras matriculadas na 4 srie do Ensino Fundamental no sabe nem sequer o que deveria ter aprendido ao final do 1 ano de escola. uma tarefa prioritria da escola brasileira alterar essa situao e entendemos que, para tal, um primeiro passo consiste em conscientizar professores e escolas quanto s caractersticas do portugus falado pela grande maioria dos estudantes que freqentam o ensino bsico.

A competncia oral de nossos alunos

Quando nossos alunos chegam escola, j tm uma competncia comunicativa bem desenvolvida. J so capazes de se comunicar bem, no mbito da famlia, e de conversar com os amigos, colegas, professores, etc. Quando comeam a ter contato com a lngua escrita, ao aprender a ler e escrever, vo-se valer dos conhecimentos que lhes permitem comunicar-se oralmente para se comunicarem, tambm, por meio da lngua escrita. Por isso, devemos refletir muito sobre a integrao entre os modos de falar que os estudantes j dominam e novos modos de falar e modos de escrever que tm de incorporar ao seu repertrio lingstico, de tal forma que estejam preparados para desempenhar as mais diversas tarefas na sociedade.

Como medida inicial, importante que os professores conheam os antecedentes sociodemogrficos de seus alunos: onde nasceram; em que comunidade esto sendo criados; qual a profisso dos pais; se na famlia predomina uma cultura oral ou se no mbito da famlia combinam-se eventos de cultura oral e de cultura letrada, etc.

A variao prpria dos nossos modos de falar

Nos modos de falar dos brasileiros em geral, cujas origens j vimos neste artigo, ocorrem muitas regras variveis. Estamos diante de uma regra varivel na lngua sempre que h duas ou mais maneiras de se dizer a mesma coisa. Por exemplo, Eu t falano cc / Eu estou falando com voc. Essa segunda variante tem prestgio, valorizada e bem recebida, enquanto a primeira, embora muito usada na comunicao oral, considerada uma construo

PORTUGUS: UM NOME, MUITAS LNGUAS

61 .

ruim, que deve ser evitada. Vamos a ela.

Voc, professor, deve estar-se perguntando: Por que temos, na

sociedade brasileira, variantes que so bem recebidas e outras que no o so? Boa pergunta!

Normas sociais convencionais que regem a interao

A lngua de uma comunidade uma atividade social e, como qualquer atividade social, est sujeita a normas e convenes de uso. Em qualquer lngua podemos escolher entre usos mais formais ou menos formais. Mas essa escolha no totalmente livre. Ela condicionada pelas normas que definem quando e onde adequado usar linguagem informal (no-monitorada) e quando e onde se espera que os participantes da interao usem linguagem formal (monitorada).

Toda vez que duas ou mais pessoas se envolvem numa interao verbal, cada uma delas cria expectativas sobre a forma como ela prpria e seus interlocutores vo-se comportar. Queremos dizer que, em uma interao face a face, ou mesmo mediada pelo telefone ou pelo computador, todas as pessoas envolvidas seguem normas sociais que definem o seu comportamento, particularmente o seu comportamento lingstico. Se todas elas consideram a interao em que esto envolvidas como informal, tendero a empregar formas lingsticas adequadas s interaes informais. Se uma delas tiver uma interpretao diferente e considerar a situao como formal, poder vir a empregar formas inadequadas para a situao. Da mesma maneira, em uma situao formal, se um interlocutor escolher usos lingsticos informais, sua fala resultar inadequada para a situao. Mas veja bem: s vezes uma pessoa reconhece que a situao formal, dispe-se a monitorar-se, mas lhe faltam recursos comunicativos prprios da fala monitorada.

Os recursos comunicativos

por isso que a escola precisa empenhar-se na ampliao dos recursos comunicativos dos alunos. Dispondo de uma gama mais ampla de recursos comunicativos, os estudantes, sempre que precisarem e desejarem, sabero monitorar sua fala, ajustando-se s expectativas de seus

PORTUGUS: UM NOME, MUITAS LNGUAS

62 .

interlocutores e s normas sociais que determinam como as pessoas devem comportar-se em cada situao. Ao fazer isso, esto seguindo normas sociais e sero bem recebidos pelos seus interlocutores. Lembrem-se de que as normas sociais que definem um comportamento lingstico adequado podem ser implcitas, isto , fazem parte das crenas e dos valores que as pessoas tm. Mas podem ser explcitas tambm. o caso das normas gramaticais, que so explcitas. Mas no podemos nos esquecer de que as gramticas normativas no admitem flexibilidade. No levam em conta a noo de adequao. So prescritivas: abonam uma forma considerada correta e rejeitam as que so consideradas erro.

O que o erro de portugus?

Preferimos colocar a expresso erro de portugus entre aspas porque a consideramos inadequada e discriminatria. Erros de portugus so to-somente diferenas entre variedades da lngua. Com freqncia essas diferenas se apresentam entre a variedade usada no domnio do lar, onde predomina uma cultura de oralidade, em relaes permeadas pelo afeto e informalidade, e a cultura de letramento, que cultivada na escola e em outros domnios sociais, como nas igrejas, nos escritrios, nas reparties pblicas, etc.

Uma pedagogia sensvel s caractersticas dos alunos

no momento em que o estudante usa uma variante que a sociedade considera como erro e o professor intervm, fornecendo a variante prpria da escrita e dos estilos monitorados, que as duas variedades se justapem em sala de aula. Como proceder nesses momentos uma dvida sempre presente entre os professores. Uma pedagogia que culturalmente sensvel aos saberes dos educandos est atenta s diferenas entre a cultura que eles trazem consigo e a da escola e mostra ao professor como encontrar formas efetivas de conscientizar seus alunos sobre essas diferenas. Na prtica, contudo, esse comportamento ainda problemtico para os professores, que ficam inseguros sem saber se devem corrigir ou no, que erros devem corrigir ou at mesmo se podem falar em erros.

PORTUGUS: UM NOME, MUITAS LNGUAS

63 .

O trabalho construtivo e respeitoso com a variao em sala de aula

Quando uma professora percebe o uso de regras no-padro, nem sempre precisa corrigir o aluno diretamente, mas pode retomar aquela contribuio, comentando-a ou ampliando-a. Dessa forma, a professora est construindo um andaime, isto , apresentando a variante prpria da lngua escrita e tambm da fala monitorada, e chamando a ateno para as diferenas entre as variantes.

O padro de comportamento de uma professora ou um professor em relao ao uso de regras no-padro pelos alunos depende basicamente do tipo de evento em que essas ocorrem. De modo geral, observamos que quase nunca os professores intervm para corrigir os alunos durante a realizao de um evento de oralidade, isto , trocas espontneas de fala entre professor e alunos, na administrao da dinmica de sala de aula. J nos eventos de letramento, quando professor e alunos esto engajados em tarefas de leitura e escrita, os professores intervm com mais freqncia. Essas intervenes devem sempre ser respeitosas e levar o estudante a refletir sobre os recursos que a lngua oferece para adequarmos a nossa fala s expectativas dos interlocutores e formalidade de cada situao interacional. Finalmente, no podemos nos esquecer de que a modalidade oral da lngua, quando usada em eventos de pouco formalidade, admite muita variao. J em relao modalidade escrita, existem regras ortogrficas e outras relacionadas prpria estruturao do texto escrito, que tm de ser observadas. Portanto os professores tm de lidar com os modos de falar e com os modos de escrever de formas distintas, levando em conta que a produo lingstica de seus alunos tem sempre de estar adequada situao de uso.

Bibliografia

BAGNO, M. Portugus ou brasileiro? Um convite pesquisa. So Paulo: Parbola Editorial, 2001.

PORTUGUS: UM NOME, MUITAS LNGUAS

64 .

BORTONI-RICARDO, S. M. Educao em lngua materna: a sociolingstica na sala de aula. So Paulo: Parbola Editorial, 2004. BORTONI-RICARDO, S.M. Ns cheguemu na escola, e agora? Sociolingstica e educao. So Paulo: Parbola Editorial, 2005. BRASIL/MINC Diversidade lingstica do Brasil Relatrio de Atividades do Grupo de Trabalho da Diversidade Lingstica do Brasil, 2007. FRANCHI, E. Pedagogia da alfabetizao: da oralidade escrita. 5. ed. So Paulo: Cortez, 1995. FERRAREZI JR., C. Ensinar o brasileiro: respostas a 50 perguntas de professores de lngua materna. So Paulo: Parbola Editorial, 2007. ILLARI, R. e BASSO, R. O portugus da gente: a lngua que estudamos a lngua que falamos. So Paulo: Contexto, 2006. MOLLICA, M. C. Fala, Letramento e incluso social. So Paulo: Contexto, 2007. RIBEIRO, D. O povo brasileiro. So Paulo: Companhia das Letras, 1995. RODRIGUES, A. D. Lnguas brasileiras: para o conhecimento das lnguas indgenas. So Paulo: Edies Loyola, 1986. SCHERRE, M. Doa-se lindos filhotes de poodle: variao lingstica, mdia e preconceito. So Paulo: Parbola Editorial, 2005. SILVA, R. V. M. O portugus so dois... Novas fronteiras, velhos problemas. So Paulo: Parbola Editorial, 2004.

Notas: Professora da Universidade de Braslia UnB.


2

Estou considerando aqui como marco inicial da lngua portuguesa o

documento A Notcia de Fiadores de 1175 (Ver Ilari, R. e Basso, R., 2006).

PORTUGUS: UM NOME, MUITAS LNGUAS

65 .

Presidente da Repblica Lus Incio Lula da Silva Ministro da Educao Fernando Haddad Secretrio de Educao a Distncia Carlos Eduardo Bielschowsky TV ESCOLA/ SALTO PARA O FUTURO Diretor de Produo de Contedos e Formao em Educao a Distncia Demerval Bruzzi Coordenador-geral da TV Escola rico da Silveira Coordenadora-geral de Capacitao e Formao em Educao a Distncia Simone Medeiros Supervisora Pedaggica Rosa Helena Mendona Acompanhamento Pedaggico Carla Ramos Coordenao de Utilizao e Avaliao Mnica Mufarrej Fernanda Braga Copidesque e Reviso Magda Frediani Martins Diagramao e Editorao Equipe do Ncleo de Produo Grfica de Mdia Impressa TV Brasil Gerncia de Criao e Produo de Arte Consultor especialmente convidado Carlos Alberto Faraco E-mail: salto@mec.gov.br Home page: www.tvbrasil.org.br/salto Rua da Relao, 18, 4o andar - Centro. CEP: 20231-110 Rio de Janeiro (RJ) Maio de 2008

PORTUGUS: UM NOME, MUITAS LNGUAS

66 .

Anda mungkin juga menyukai