Anda di halaman 1dari 5

TEXTO AUXILIAR PARA ESTUDO, NO SUBSTITUI A DOUTRINA INDICADA

BENS
CONCEITO: so coisas materiais ou imateriais que tm valor econmico e que podem servir de objeto a uma relao jurdica. 1- CARACTERSTICAS: a) Idoneidade para satisfazer um interesse econmico: exclui-se da noo de bem os elementos morais da personalidade, inapreciveis economicamente. Ex. vida, honra liberdade, nome. b) Gesto econmica autnoma: o bem deve possuir autonomia econmica; c) Subordinao ao titular do domnio: s bem jurdico aquele dotado de existncia autnoma, capaz de subordinar-se ao domnio do homem. Assim, exclui-se as estrelas do mar, o ar. 2 CLASSIFICAO: 2.1 Considerados em si mesmos (Art. 79 1 91 do CC): sem qualquer relao com outros bens ou com o seu titular. 2.2 Reciprocamente considerados (Art. 92 a 97 do CC): examinados em relao aos outros. 2.3 Em relao ao titular do domnio (Art. 98 a 103 do CC): pblicos ou privados. 2.4 Possibilidade de serem negociados: coisas no comrcio e fora do comrcio. Ex. Art. 100, 101 e 1692 do CC. OBS: desde que preencha os caracteres um bem pode se enquadrar em vrias categorias. Ex rio = pblico, imvel e fora do comrcio. 2.1 BENS CONSIDERADOS EM SI MESMOS 2.1.1 Bens corpreos: so bens que tm existncia material ou fsica; 2.1.2 Bens incorpreos: no tm existncia material, e so relativos aos direitos que as pessoas naturais ou jurdicas tm com as coisas, sobre o produto de seu intelecto ou contra outra pessoa, apresentando valor econmico. Ex. direitos reais, obrigacionais, autorais. 2.1.3 Bens imveis e mveis: a) Imveis: so bens que no podem ser removidos sem alterao de sua substncia. No se podendo retirar sem destruio, modificao, fratura ou dano. A - Classificam-se em: - imveis por sua natureza: (Art. 79, 1 parte do CC) abrange o solo e tudo quanto lhe incorporar naturalmente, compreendendo as rvores e frutos pendentes, o espao areo e o subsolo. OBS: limitaes: subsolo e espao areo, leito do rio, jazidas, minas. - imveis por acesso artificial: (Art. 79, 2 parte) inclui tudo aquilo que o homem incorporar artificialmente e permanentemente ao solo. Ex: sementes, construes. - imvel por determinao legal: (Art. 80, I e II do CC): direitos reais sobre imveis (usufruto, uso, habitao, enfiteuse, superfcie, hipoteca, anticrese, servido predial), bem como as aes que os asseguram (reivindicatrias) e o direito sucesso aberta. b) Bens mveis: so aqueles que podem ser transportados de um lugar para outro, por fora prpria ou estranha, sem deteriorao na sua substncia ou forma. A Classificam-se em:

- mveis por natureza: so as coisas corpreas suscetveis de movimento prprio, ou de remoo por fora alheia sem alterao da substncia ou da destinao econmica e social. Podem ser: - Semoventes: que se movem de um lugar para outro por movimento prprio, ou seja, os animais; - Inanimados: as que se movem por fora estranha. - mveis por antecipao: a vontade humana mobiliza bens imveis, em funo da finalidade econmica. Ex. rvores, frutos, pedras etc. - mveis por determinao legal: energias que tenham valor econmico, assim como direitos reais sobre objetos mveis (penhor, alienao fiduciria em garantia) e as aes correspondentes; direitos reais obrigacionais ou de crdito e as respectivas aes e os direitos do autor. 2.1.5 Bens fungveis e infungveis a) Bem fungvel (substituvel): aquele que pode ser substitudo por outro, sendo individualizado pela espcie, quantidade e qualidade. Ex. carvo, acar, caf, dinheiro. b) Bem infungvel (insubstituvel): aquele que pela qualidade individual tem valor especial no podendo ser substitudo sem alterao de seu contedo. Ex. quadro pintado por pintor famoso. OBS: dependendo da situao o mesmo bem pode ser fungvel ou infungvel. 2.1.6 Bens consumveis e inconsumveis Art. 86 do CC a) Consumveis: so os que terminam logo com o primeiro uso, havendo imediata destruio de sua substncia. Ex. alimento, roupas em uma loja. b) Inconsumveis: podem ser usados continuamente, possibilitando que se retirem todas as suas utilidades sem atingir sua integridade. 2.1.7 bens divisveis e indivisveis Art. 87 do CC a) Divisveis: sero divisveis se puderem ser fracionados em partes homogneas e distintas sem alterao das qualidades essenciais do todo, sem desvalorizao ou diminuio considervel do valor e sem prejuzo do uso a que se destina. Ex. saca de caf. Diamante de 50 quilates por 10 herdeiros. b) Indivisvel: que no puderem ser divididos. - por natureza: no puderem ser repartidos sem alterao na sua substncia ou no seu valor. Ex. cavalo vivo. - por determinao legal: a lei determina a sua indivisibilidade. Ex. Art. 1.386 do CC, servides prediais; 1.421 do CC, garantia hipotecria; Art. 1791, nico, herana at partilha. - por vontade das partes: nas obrigaes divisveis, tornando indivisvel bem divisvel. Ex. Art. 314 do CC. 2.1.8 Bens singulares e coletivos Art. 89 do CC a) Singulares: os bens que embora reunidos, so considerados independentes dos demais. - simples: formadas por um todo homogneo, cujas partes componentes estariam unidas em virtude da prpria natureza ou da ao humana. Ex. materiais: pedras, folha de papel, imateriais crdito.

- composta: cujas partes heterogneas so ligadas pela engenho humano, caso em que haveria objetos independentes unidos num s todo, sem desaparecer a condio jurdica de cada parte. b) Coletivos ou universais: so os constitudos por vrias coisas singulares, consideradas em conjunto, formando um todo nico, que possa ter individualidade prpria, distinta da dos seus objetos componentes, que conservam a sua autonomia funcional. Podem ser: - universalidade de fato: bens singulares corpreos e homogneos, ligados pela vontade das partes pela vontade humana. Ex. biblioteca, rebanho. - universalidade de direito: bens singulares, corpreos heterogneos ou incorpreos, a que a norma jurdica d unidade, para produzir certos efeitos. Ex. patrimnio, massa falida, herana. 2.2 BENS RECIPROCAMENTE CONSIDERADOS 2.2.1 Principal e acessrio a) Principal: o que existe por si prprio, exercendo sua funo e finalidade, independente do outro. Ex. solo nos bens imveis, e nos mveis, aquele para o qual ao outros se destinam, para fins de uso, enfeite ou complementao. Ex. pedra no colar. OBS: a natureza da coisa principal, a mesma da acessria, salvo disposio expressa em contrrio; a coisa acessria pertence ao titular da principal, salvo conveno ou lei. b) Acessrio: frutos, produtos, rendimentos, benfeitorias, pertenas e partes integrantes. b.1 - Frutos (Art. 95 do CC) ou utilidade que a coisa produz, periodicamente, cuja percepo mantm intacta a substncia do bem que a gera. CARACTERSTICA: periodicidade, inalterabilidade da substncia, separabilidade peridica. Os frutos podem ser: naturais, se originrios de fatos da natureza; industriais, se aderirem ao principal por interveno do engenho humano; civis, resultantes de uma relao jurdica abstrata e no de vinculao material. Classificam-se: - Quanto a origem: - naturais: quando se desenvolvem e se renovam periodicamente pela prpria fora orgnica. Ex. cria de animais, ovos, frutas. - industriais: quando devidas ao engenho humano. - civis: se se tratar de rendimentos oriundos da utilizao da coisa frutfera por outrem que no o proprietrio. Ex. renda, aluguis, juros. - Quanto ao estado: - pendentes: quando ligados coisa que as produziu (Art. 1.214, nico do CC) - percebidos: se j separados (Art. 1.214 do CC) - estantes: armazenados em depsito para expedio ou venda. - percipiendos: os que deveriam ser, mas que ainda no foram separados. - consumidos: que no mais existem. b.2 Produtos: (Art. 95 do CC) so utilidades que se podem retirar da coisa, alterando sua substncia, com a diminuio da quantidade at o esgotamento, porque no se reproduzem periodicamente. Ex. petrleo de um poo.

b.3 Rendimentos: so frutos civis, ou prestaes peridicas, em dinheiro, decorrente da concesso do uso e gozo de um bem que uma pessoa concede a outra. Ex. aluguel. b.4 Benfeitorias: obras ou despesas que se fazem num bem mvel ou imvel, para conserv-lo, melhor-lo ou embelez-lo (Art. 96 do CC). - volupturias: (Art. 96, 1 do CC) obras de mero deleite ou recreio que no aumentam o uso habitual da coisa, ainda que o torne mais agradvel ou seja de elevado valor. Ex. piscina numa casa particular. - teis: (Art. 96, 2 do CC) que aumentam ou facilitam o uso da coisa. Ex. instalao de aparelhos hidrulicos. - necessrias: (Art. 96, 3 do CC) tm por finalidade a conservao ou evitar a deteriorao do bem. Ex. reforo das paredes de uma casa. OBS: importante na posse de boa-f Art. 1219 do CC, tem direito a ressarcimento das benfeitoria teis e necessrias, e de levantar as volupturias, se possvel, tem direito de reteno. O possuidor de m-f somente tem direito a indenizao das benfeitorias necessrias, no tem direito de reteno, nem de levantar as volupturias. b.5 Pertenas: (Art. 93 do CC) coisas acessrias destinada, de modo duradouro, a conservar ou facilitar o uso, ou prestar servio, ou servir de adorno do bem principal, sem ser parte integrante. - bens que esto a servio da finalidade econmica de outro bem; - conserva sua individualidade e autonomia; - Ex. trator numa fazenda, mquinas de uma fbrica; - Imveis por acesso intelectual (Art. 93 e 92 c/c Art. 79, in fine); - Imveis por acesso fsica ou artificial. Ex. imvel ligado a outro artificialmente (ala de um hospital), deve ser averbado no registro da Circunscrio imobiliria. 2.3 BENS CONSIDERADOS EM RELAO AO TITULAR DO DOMNIO: 2.3.1 Pblicos e privados a) Privados: todos os bens que no so de domnio nacional, haja vista que no pertencem a qualquer entidade pblica, mas a pessoas naturais ou pessoas jurdicas de direito privado. b) Pblicos: Art. 98 do CC, so do domnio nacional, pertencentes a Unio, aos Estados, aos territrios e aos Municpios e a outras pessoas de direito pblico interno. Podem ser: - bens de uso comum do povo: Art. 99, I do CC, podem ser utilizados sem restrio, gratuita ou onerosamente por todos sem necessidade de permisso especial. Ex. Praas, rios. - bens de uso especial: Art. 99, II do CC, so utilizados pelo prprio poder pblico. Ex. prdios em que funcionem os rgos da administrao pblica. - bens dominicais: Art. 110 do CC, que compem o patrimnio dos entes administrativos, mas que no possuem ainda uma destinao especificada. A - CARACTERSTICAS: Inalienabilidade: enquanto destinados a uso pblico: so bens de uso comum e especiais. Imprescritibilidade: das pretenses a eles relativas devido a inalienabilidade. Imprescritibilidade: porque inalienveis so insuscetveis de serem dadas em garantia, no podem ser executados.

OBS: coisa de ningum: (res nullius), coisas sem dono. Ex. animais selvagens em liberdade, conchas do mar. Exceto bens imveis Art. 1.276 do CC, bens localizados na zona urbana, aps 3 anos passam ao domnio dos municpios ou territrios, e aps 3 anos, em rea rural, passam Unio. 2.4 QUANTO POSSIBILIDADE DE COMERCIALIZAO 2.4.1 Bens alienveis e inalienveis. a) Bens alienveis: disponveis ou no comrcio, encontram-se livres de quaisquer restries que impossibilitem sua transferncia ou apropriao, podendo passar, gratuita ou onerosamente, de um patrimnio a outro, que por sua natureza, quer por determinao legal. Ex. venda de um bem pblico. b) Bens inalienveis: ou fora do comrcio, so os que no podem ser transferidos de um acervo patrimonial a outro, pois so insuscetveis de apropriao. A CONSTITUEM BENS INALIENVEIS: b.1 os inapropriveis por sua natureza. Ex. o ar, o mar, a luz do sol, vida, honra. b.2 os legalmente inalienveis: apesar de serem suscetveis de apropriao , tm sua comercialidade excluda pela lei, para atender aos interesses econmicos sociais, a defesa social e proteo de determinadas pessoas. Podero ser alienados por determinao legal. So eles: - os bens pblicos. Art. 100 do CC; - os bens dos menores; - o bem de famlia LEGAL, Art. 1711 e Seg. do CC por instituio da parte, e o bem de famlia LEGAL, institudo pela Lei 8.009/90, nico imvel da famlia); - os bens mveis ou imveis tombados; b.3 os inalienveis por vontade humana: quando lhe impe clusula de inalienabilidade temporria ou vitalcia, nos casos e formas previstas em lei. Ex. clusula na doao e testamento Art. 1911 do CC.

Anda mungkin juga menyukai